«O Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal, Futebol – SAD, informa que foi accionado o processo de rescisão do contrato de trabalho com o treinador Marco Silva invocando justa causa.
Nesse sentido, foram dadas indicações expressas aos órgãos competentes para de imediato desenvolverem os necessários procedimentos, tendo hoje, Marco Silva sido informado desta decisão com efeitos imediatos.
Lisboa, 4 de Junho de 2015»
Creio que não havia necessidade de se fechar assim uma ligação que até nos deu uma das mais épicas vitórias de que temos memória. Mas já que esta foi a via escolhida, fico a aguardar a divulgação dos motivos que levaram a esta decisão (julgo que temos direito de ser elucidados sobre o que se passou realmente, não temos?)
4 Junho, 2015 at 23:54
Bem, sem ler estes posts, duas ou três coisitas:
1. Obrigado pela taça, Marco e Bruno. Estive a gozá-la até ontem. Seria muito pedir mais duas semanitas para o que realmente interessa?
2. Nunca fiz amizade com o Marco. Acho que perdemos muitos pontos pela sua arrogância e soberba. Nunca evoluímos ao longo da época (da 1ª época, porra). Na verdade até fomos piorando. Não se construiu uma equipa com segurança defensiva, nem se acertou bolas paradas. Isso custa campeonatos.
3. Acho óbvio que é um incremento de qualidade, do Marco para o Jasus. Mas que se desengane quem acha que vai haver milagre. O mito de Jasus é construído colinho em cima de limpinho. Fora colinho, consegue partir de cabeça-de-série na liga dos campeões e acabar em último.
4. É impensável, para mim, que o Sporting abdique de apostar na formação, muito menos que dê as rédeas da formação a quem nunca teve vontade nem saber para formar jogadores e homens.
5. É impensável, para mim, que se abdique da estrutura que ressuscitou o futebol profissional e o de formação do Sporting, só por sacrifício a este “Deus menor”.
6. Se é verdade que acho que um bom treinador merece mais dinheiro que um bom jogador, e mesmo sabendo que gastamos ou gastámos com Capel+Labyad+Miguel Lopes no banco o mesmo que vamos gastar com Jesus no banco, ocorrem-me uma centena de melhores formas de gastar 9 a 18 milhões em 3 anos. Já agora, o rigor, o lucro e o fair-play financeiro vão para o caralhinho, ou há dinheiro?
7. Espero que haja mesmo justa causa para mandar o Marco embora. Caso contrário o Bruno acaba de se tornar naquilo que mais abomino.
8. Não dava para esperar para vender o Marco? Lucrar em vez de potencialmente pagar? Sem o meter no colo do orelhas?
9. E o Inácio? Também é com justa causa? É que esta, ao contrário das outras jamais engolirei.
5 Junho, 2015 at 0:12
Eu quero é que o cona de sabão se foda.
SCP Sempre.
Só não foi despedido em Dezembro pq não havia 2M. Qual estabilidade qual quê.
Aquela conf de imprensa na Madeira a mandar bocas ao Presidente foi a gota de água.
5 Junho, 2015 at 0:17
Este texto foi copiado de um grupo do fb do Sporting! Vale o que vale , mas acho interessante ler!!
Marco Silva o Diabo que virou Santo para alguns adeptos
Estes últimos dias têm sido ridículos, grande parte por culpa da comunicação social mas também porque muitos Sportinguistas não conseguem ver a verdade. Temos assistido a uma vitimização do treinador marco Silva que está a ser compactuada pelos jornais desportivos. De repente é marco Silva o salvador da pátria porque ganhou a taça de Portugal (sem querer tirar o devido valor da prova), quando quase de certeza que se não a tivesse ganho a culpa iria ser da direção que não lhe deu as condições necessárias. Ora bem, este treinador foi falhando durante toda a época: casos de desrespeito quando não segue as indicações que lhe são dadas (o caso da exclusão ou inclusão de certos jogadores, decisões tomadas de acordo com influência de interesses externos ao Sporting); a falta de apostas na formação, que era uma das prioridades da linha de trabalho da direção e do Sporting Clube de Portugal; as constantes indiretas em conferências de imprensa ou entrevistas em que nunca tomou uma posição que mostrasse a sua lealdade para com o presidente e o seu método de trabalho.
Os factos que mostram a falta de profissionalismo de Marco Silva representado por Carlos Gonçalves são os seguintes
1-No meio do conflito Rojo-Sporting-Carlos Gonçalves e Nélio Lucas (responsável da Doyen) pediram à Administração da Sporting SAD para que Rojo não jogasse frente ao Deportivo da Corunha no troféu Teresa Herrera. Esta pretensão foi negada pela Administração da Sporting SAD, mas a verdade é que o treinador Marco Silva não o colocou a jogar
2- Jefferson fora da convocatória até mudar de empresário (acabou por mudar para a Proeleven e voltar à titularidade)
Maurício Pressionado a mudar de empresário (acaba por mudar para a proeleven)
3- Constantes respostas desagradáveis do treinador ao Presidente pela Comunicação Social
4- Não utilização de jovens jogadores e das contratações a não ser por necessidade extrema como lesões ou indisponíveis
5- O Presidente deu conhecimento aos Sportinguistas que Rojo e Slimani se tinham negado a jogar pelo Sporting e que por isso estavam a ser alvo de castigo disciplinar do Clube. O treinador disse que ambos os jogadores com ele nunca tinham feito nada de mal e que o que se tinha passado era apenas com a Administração, e que por isso tinha de respeitar. Os atletas não se negam a jogar à Administração, negam-se a jogar ao treinador
6- Ewerton, defesa-central que veio por empréstimo no mercado de inverno, veio com o aval do treinador. Quando começou a sair na comunicação social que ele estava parado há 4 meses, começou numa estratégia de desresponsabilização pela escolha e que disse sim ao Ewerton mas sem saber que ele estava parado à 4 meses. Um treinador que aprova uma escolha tem de ter a noção de toda a envolvência e no final de tudo, assumir com lealdade e coragem as suas opções
7- Recusou-se a estar presente em vários eventos do Sporting clube Portugal por não ter disponibilidade
8- Proibiu um jogador da formação de assistir ao treino quando o sporting queria renovar contrato com o miúdo, (o jovem jogador queria apenas assistir ao treino do seu ídolo William Carvalho) mas Marco Silva interrompeu o treino para o expulsar.
9- Acções da Fundação Sporting rejeitadas por Marco silva. Proibiu vários miúdos deficientes de assistir ao treino quando estes tinham apenas o sonho de assistir a um treino do seu clube de coração
10- Desde Novembro de 2014 que rejeita participar no Balneário Solidário, acção da Fundação Sporting
11- Recusa-se a treinar bolas paradas (alegava que não era competência dele)
12- Recusa-se a corrigir aspectos técnicos dos jogadores (alegava que não era competência dele)
13- Recusa reunião com o Presidente em Março de 2014 para preparar a próxima época alegando problemas familiares
14- Volta a recusar a segunda reunião com o Presidente no mesmo mês sem justificação
15- Apanhado a reunir com o FC Porto em Maio 2015 no dia de folga
16 – Recusa reunir com Presidente novamente em Junho de 2015 por ter nessa data curso de treinadores em Fátima, mas depois foi visto em Sevilha (Clube controlado pela Doyen e por Carlos Gonçalves Proeleven)
17- Doyen atrasa saída do treinador do Sevilha Unai Emery para que Marco tente sacar dinheiro ao Sporting com despedimento (provocado durante toda a época)
18 – Apanhado em almoços e jantares com jornalistas e com jean paul lares (assessor de comunicação da proeleven) muitas vezes durante época para passar informação à CS
5 Junho, 2015 at 1:28
isto pode explicar muita coisa… mas espera, não pode ser, isto não fala do fato!!
5 Junho, 2015 at 2:36
Muito interessante de facto!!
5 Junho, 2015 at 8:36
Isto sim dava direito a uma posta!!!
5 Junho, 2015 at 17:03
ISto deve ser só o resumo…
5 Junho, 2015 at 0:19
Claro que so nao saltou em dezembro para nao desestabilisar!
O Cherba foi dos 1os a abrir brechas em dezembro, a apoiar o marquito, e agora vive mal nao ter explicaçoes….mas é normal pq o marquito salvou o clube!
As marquetes têm os dias contados …..HAHAHAHA
CARREGA BRUNO!!!!!
5 Junho, 2015 at 1:09
A partir do momento em que na celebração do 1º ano de mandato o Sporting ou o BdC , quem quer que seja, convidou sócios a assistir ao jogo na tribuna centenário, onde tivemos a surpresa do jogadores jogarem com os nossos nomes ( o Montero jogou com o meu), sim, pode ser considerado folclore, para mim foi dos melhores momentos da minha vida. Então a parte da descida ao relvado para receber a camisola com o meu nome aí foi o êxtase ( isto tudo sem ninguém saber que ia receber a camisola no fim)
Começo a descer as escadas e começa o nó na garganta, entro no relvado e ainda está a curva sul a cantar, começa a lágrima a chegar ao canto do olho, fiz-me de forte, o que é isto, um rapaz feito a chorar ?! vou andando até perto do túnel e vejo os jogadores à nossa espera, sinto o nó a aumentar e lágrima a querer escorrer, até que me apercebo da situação, aí não contive e deixei cair algumas, olho para BdC ele olha para mim, vê as lágrimas de felicidade no meu rosto e todo ele é felicidade, um ar de satisfação enorme ver os sócios contentes. Na altura falava-se em mau estar no SCP eu vi o contrário,boa disposição no balneário, ver o BdC a brincar com os jogadores, os jogadores a brincarem com ele (nada do género boeck e cédric do autocarro, tudo saudável) nunca senti tamanha felicidade na minha vida, ver a satisfação de um Homem por ver os adeptos felizes, receber a camisola, tirar fotos, tudo isto .. (só de recordar o momento volta o nó na garganta)
Este episódio faz-me acreditar sempre mais no lado do BdC do que nos outros, não sou nenhum ingénuo que acha que o BdC é a pessoa mais correcta do mundo, não, mas ninguém defende ou tenta defender o clube como ele, os ataques que o homem sofre, dos próprios adeptos e sócios, do treinador (? ainda não confirmado) da CS, dos lamps e dos fruteiros, é para levar qualquer pessoa à loucura ! Eu próprio não sei se teria estofo para tal.
Com isto, não entro em euforias, confio no Bruno, não confio no Marco, eu votei no Bruno, não votei no Marco, não tenho razões para desconfiar do Bruno, do Marco .. vamos ver.
Fico contente com a troca, não fico totalmente contente com a forma como todo o processo está a ser tratado (isto porque ainda ninguém sabe ao certo como se vai passar e o que se passou), mas não posso estar a tomar uma posição inicial para o lado do Marco e contra o Bruno.
5 Junho, 2015 at 2:41
recordo-me perfeitamente desse dia, e acho que apareces depois numa entrevista ,com mais um dos participantes.
não querendo responder novamente, acho que os opositores á questão, nem estão do lado do Marco, nem contra o Bruno.
Querem somente ser esclarecidos.
Cump.
5 Junho, 2015 at 11:37
Sim, eu não estou só de um lado nem do outro, também quero perceber claramente o que se passou.
Não tenho inside infos nem conheço ninguém nos bastidores, mas também não venho para aqui crucificar ninguém sem primeiro ouvir as duas partes e usando os pressupostos que disse anteriormente, claro que se crucificar já seria o MS, pois do lado do BdC sempre vi que luta pelos melhores interesses do clube. Sim ele pode ter tido uma paragem cerebral e o MS ser uma bota difícil de tirar, mas também ninguém descalça se estiver confortável com a bota.
5 Junho, 2015 at 3:36
Vamos por partes… porque estou cansado de tanta desconversa…
Justa causa
Sporting pensa que tem vários exemplos que demonstram o despedimento por justa causa. O problema é que segundo a lei o empregador tem 60 dias para despedir desde o momento da “ação” do despedimento.
Ganhe ou não, o Sporting consegue que MS não seja contratado como treinador de outro clube até decisão final do tribunal. Presumidamente o Sporting podia ter logo pago os salários futuros mas prefere ir a tribunal e se perder pagar salários+juros+despesas de tribunal. Assim pressiona o slb a contratar alguém primeiro. Aconteça isso ou não (MS ir para o slb), JJ pode oficialmente começar a preparar a próxima época a partir de dia 1 seja no Sporting ou noutro clube. O Sporting pode contratar a partir de agora qualquer treinador mesmo que esteja com processo em tribunal – se perder tem que pagar o que foi dito anteriormente, e não JJ não pode ir para Alvalade trabalhar até dia 1.
MS podia ter tido tratamento diferente? Subjetivo.
MS
Queria sair no fim da época, foi apenas nos últimos dias quando já se ouvia falar em divórcio que MS começou a dizer que tinha 3 anos de contrato. Deste modo mostra que para sair precisa de receber algum. Sporting propôs só pagar o mês de Junho o que não aceitou. Não aceitando o Sporting parte para justa causa.
Terá MS falado com outroS clubeS?! Há fontes que dizem que o slb tentou por várias vezes falar com MS sem muito sucesso; outras fontes dizem que PdC tinha também o MS de olho…
O grande problema entre MS e Sporting está que BdC sentiu que MS não estava a remar para o mesmo lado (e.g. discussões com Rojo, Slimani, Jefferson… não apostar em miúdos, etc); bem como foi avisado por certas conversas de bastidores entre MS e CS.
JJ
O slb já tinha sondado informalmente outros treinadores para o caso de JJ não renovar, JJ soube disso – rui vitória e sua equipa já tiveram contactos com o slb mas apenas está, por enquanto, como acordo de compromisso, pois o LFV ainda está a ponderar se RV é a melhor opção, além disso não poderá inscrever na liga/CMVM outro treinador até dia 30 (obviamente poderá apresentar um futuro treinador nos próximos dias mas o contracto tem que ser a partir de dia 1).
Foi proposto uma redução inicial de salário a JJ, algo que JJ não aceitou. O Sporting já tinha sondado informalmente JJ, dado ser do Sporting e ter grandes amigos e familiares com as cores do Sporting, sobretudo o seu pai. O salário foi o maior entrave nas discussões iniciais mas parece que o salário fixo de JJ será menor do que no slb, se bem que depois tem variáveis (e.g. entrar na Champions, ganhar competição europeias, liga portuguesa, venda de jogadores por X%) o que lhe pode aumentar ao salário fixo.
Há um acordo de compromisso feito pelo seu advogado e Sporting, contudo ainda não está 100% certo. A mudança das cadeiras de treinador ainda pode dar algumas voltas por influência espanhola – há treinadoreS(!) e clubeS(!) livres para esses lados o que pode afetar os clubes portugueses e espanhóis…
slb
RV e equipa já tiveram conversas mais aprofundadas nestes dias com LFV – são a equipa que poderá treinar o slb. Contudo há outros interesses fala-se de PB, VP, MS… ou “alguém” que recentemente está sem clube… O primeiro interesse contudo foi RV.
Dinheiro
Sporting não está rico, mas pode fazer contratos com rendimentos variáveis – ao ir para a Champions o Sporting ganha dinheiro, parte desse dinheiro será para treinadores/jogadores, ou seja não entra 100% nos cofres…
Mais, qualquer acionista, seja angolano ou da guiné, pode fazer investimentos na sociedade, a perda da maioria da SAD tem que ir a AG.
Ter um treinador bi-campeão atrai mais investidores – mais dinheiro.
Não vamos fazer mais novelas. Apartir de dia 1 poderá se saber mais pormenores. Certo certo: MS não fica no Sporting; JJ não fica no slb; há interesse sério do Sporting no JJ; há interesse mais moderado no slb no RV.
5 Junho, 2015 at 8:06
Apoio incondicionalmente o nosso Sporting….
…. Apenas não se queixem-se de terem sócios e adeptos bi-polares…
São decádas de erros e imbroglios desnecesseráios, mas a vida continua…
Qualquer dia a nossa “psyche”componente e filosófica será cada vez mais lampiursa… com tanta merda que temos vindo a aturar ao longo de decádas…
Isto parece a história da gaja que era muito boa pessoa e boa na cama… que depois de casar… transforma-se numa filha da puta…. ahhhhhh caralho…. será que BdC e a sua entourage, nunca olharam para a família da gaja???? (donde veio, com quem estava, etc) e dá-lhe um contrato de 4 anos… a uma puta de merda??? ahhhh meu grande TóTó ( vê lá se aprendes a lição), mas “estásse” bem, BdC e JJ vão ter muito tempo de qualidade… mesmo com BdC fora do banco… visto que JJ há-de estar na bancada mais vezes que no banco, pagando por todos os seus pecados cometidos no seu periodo de Lampiurso…
PS-Passámos de 4 para 3 anos de contrato… tá bem… de 2 milhões para 18 milhões….
Faz-me muita confusão e só espero que não estejam correctos estes valores, … por 18 milhões qual o treinador que trazias???? Bielsa? mais um bocadido e por 18 milhões trazes Klop por 2 anos… A mim não me faz sentido….Mas olhem HAJA SAÚDE é o que interessa !!!! SL
9 Junho, 2015 at 15:23
Obviamente que não fico contente da maneira que o homem foi despedido mas vamos esperar para ver os motivos dados para a justa causa.
Mesmo que não existam quaisquer motivos (o que é errado se assim for) qual é a moral da lampionada e da CS em geral para andarem a dizer que é uma baixeza e que nunca se viu? Para os de memória curta quando o Manuel José foi despedido do fifica um dos motivos dados para a justa causa é que se peidava nos treinos.