Não sou pessoa de comparações. O que faço (ou tento fazer) faço o melhor possível, procurando sempre a excelência. Se houver indicadores de comparação ainda melhor, mas esses servem para isso mesmo: para indicar se estou no bom caminho e comparar se já cheguei lá, se estou perto ou já ultrapassei. Vem isto a propósito do título – hoje falo do Sporting, sim, mas por comparação e, acima de tudo, uma comparação para saber onde estamos, para onde vamos e devemos ir.

Já me passou a irritação do campeonato ganho pelo Benfica. Uma das piores equipas de sempre a ganhar o campeonato mas que foi rebentando recordes e procurando o pleno que só o Braga conseguiu parar e que ficará na história como uma das maiores vergonhas nacionais, tal a ajuda que teve. Pior ainda é o facto dos benfiquistas se estarem a cagar para o facto de serem levados ao colo, qual Porto nos anos 80: e isso irritou-me profundamente.

Mas tudo passou com a vitória na taça; não só por termos ganho da maneira como ganhámos, mas por me ter aberto os olhos a uma evidência tão óbvia que senti que tinha que partilhar: o Benfica (e o Porto, a outro nível) vive numa “bolha” desportiva muito semelhante às “bolhas” financeiras que criaram as crises económicas que ainda vivemos. E isso vai-nos beneficiar (e muito!) a curto prazo.

Passo a explicar.
Imaginemos um (ou dois) clube(s) que lava(m) dinheiro transacionando jogadores de um lado para o outro. Há muitos por aí, sim. Mas imaginemos um (ou dois) que o faz(em) com valores altos. Dos mais altos. Todos os anos. Como é que se justifica isso? Com sucesso desportivo, claro – se ganham campeonatos só podem ser bons! E isso vale dinheiro! Só que o dinheiro não é real: ou seja, diz que entram 30 milhões aqui, 25 ali, 15×3 acolá mas na verdade só entra uma parte. Pequena. Suficiente para terem as contas em ordem (ou não…).

Agora imaginemos que os jogadores que entram são piores do que os que saem. Sistematicamente. Ou seja, de ano para ano as equipas máquina-de-lavar-dinheiro-como-se-fosse-roupa ficam mais fracas desportivamente, gastam mais dinheiro para comprar outros e continuam a depender das vendas (por valores fictícios) para equilibrarem as contas. Imaginemos também que uma delas não vai à Champions ou não consegue vender (lavar) como esperaria – as contas começam a resvalar e começam a ter problemas sérios… Se calhar até com a Justiça… Mas nada como manter o Sporting na sombra, garantindo SEMPRE um lugar na Champions, garantindo SEMPRE títulos e, por consequência, podendo dizer que, como são campeões ano sim ano não, os jogadores valem o “valor” por que sairam.

Então o que é que isso tem a ver connosco? Domingo foi um dia especial: ganhámos a taça contra tudo e contra todos e, na sequência disso, apercebi-me que iremos ser campeões mais cedo do que esperava. Para o ano que vem, se conseguirmos fazer bem as coisas. Por forma a manter os valores inflacionados, o Benfica teve MESMO de ser campeão. Só que essa necessidade criou um enorme problema para eles próprios: criou expectativas demasiado elevadas. Ou seja, por forma a poder manter as contas equilibradas e vender (maus) jogadores este ano a preços inflacionados, tivemos uma das maiores vergonhas de sempre. Só que essa vergonha fez com que os adeptos (que estão completamente tapados a tudo isto, fruto das vitórias a qualquer custo) vão esperar mais do mesmo este ano que vem. O que não vai acontecer. Porque o Porto também quer ser campeão e vai fazer DE TUDO para, o ano que vem, ficar em primeiro. E os adeptos do Benfica não esperam menos que o pleno… De preferência só com goleadas e sem levar nenhum golo, claro.

Onde entramos nós então?
Se conseguirmos dividir a aliança Porto-Benfica-ficamos-sempre-em-primeiro-e-segundo-para-não-sermos-apanhados, seremos NÓS os beneficiados e não um dos dois, já que restará só um lugar na Champions… e eles precisam ambos desse lugar. Por isso faço-vos um apelo: para o ano temos de apoiar a 1000% o clube! Qualquer que seja o treinador, quaisquer que sejam os jogadores, esteja o presidente no banco ou na bancada, nós só contamos connosco – e precisamos estar a 1000% a apoiar o clube. Depois do que foi a épica vitória contra uma vergonhosa arbitragem (mais uma…), está na altura de percebermos que só há um inimigo que nos deita abaixo – NÓS PRÓPRIOS! ESTÁ NA ALTURA DE NOS JUNTARMOS E LUTARMOS POR NÓS!

11312606_10204366435901445_1555612367796013409_o

ESCRITO POR LS

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]