Caros Sportinguistas,
Encerramos uma época desportiva mas, mais do que isso, encerramos um ciclo na vida do nosso Clube. Um se fecha, para que outro se abra mais à frente. E para que este se feche definitivamente remeto-vos esta mensagem.
Transportaremos sempre connosco o que de melhor tenhamos conquistado. Desde logo uma situação financeira que conseguimos estabilizar, fruto do esforço, trabalho competente e dedicação de toda a minha equipa. Posso hoje dizer-vos que pertencemos a um Clube que apresentou um lucro de 22 milhões de euros, que acaba de concluir o mais bem sucedido empréstimo obrigacionista da sua história, que soube reduzir as despesas, honrar os compromissos e preparar ambiciosa, mas prudentemente, o seu caminho.
Conseguimos aumentar os índices competitivos em todas as nossas modalidades e assim, estamos certos, criar condições sustentadas para que a conquista de mais títulos seja regular.
Dentro de 21 meses estaremos em condições de festejar muitas dessas vitórias no Pavilhão João Rocha, que será inaugurado em Março de 2017
Temos lucro e temos títulos mas este não seria o Sporting Clube de Portugal se não tivéssemos desde sempre, hoje e para sempre valores!
Um deles, porventura o principal, é o do intransigente compromisso com a verdade.
Quem hoje vos fala não o faz por ter um contrato de longa duração a ligá-lo a uma Instituição mas antes um contrato eterno e irrevogável com o Sporting Clube de Portugal. Como todos saberão, decidiu a Administração da Sporting SAD, por unanimidade, esgotada a tentativa de chegar a um acordo com o treinador Marco Silva, instaurar um processo disciplinar com vista ao seu despedimento com justa causa não por consequência da falta de acordo, mas pelo número significativo de ocorrências que tiveram lugar e que, a nosso ver, causaram uma ruptura de relacionamento com o treinador do Clube.
Marco Silva não será apagado nem da nossa História nem das fotografias do nosso Clube e em ambas, ficará registado como o treinador que venceu a Taça de Portugal 2014/2015, contribuindo desse modo, para terminar com um ciclo de sete anos sem vitórias nas competições principais.
O reconhecimento ao seu trabalho e mérito ficará para sempre registado porque nunca foi o seu valor como treinador que esteve em causa.
As qualidades técnicas de um jovem treinador em formação, foram por mim próprio reconhecidas, quando tomei a decisão de assinar um contrato por quatro anos. Tal como muitos Sportinguistas partilhei dessa percepção.
Todavia, ao trabalhar com Marco Silva, vi-me involuntariamente envolvido num conjunto de episódios em que este demonstrou, no nosso entendimento, falta de respeito para com o clube e para com a estrutura que com ele trabalhava.
Inevitavelmente, isso mudou a minha opinião.
Não está em causa o treinador, cujas qualidades técnicas não se colocam em causa, mas sim circunstâncias pessoais que naquelas ocasiões nos deixaram revoltados e desapontados, de forma extremamente grave.
Foram esses (vários) episódios que serviram como factor de constante desestabilização do normal relacionamento institucional, tornando a situação insustentável.
Assinalamos ainda que, durante vários destes episódios, e porventura por pelo nosso silêncio, não foi dada qualquer ênfase na comunicação social aos actos de Marco Silva, ou procurada qualquer justificação para um elevado conjunto de atitudes e frases enigmáticas que este proferiu. Foi igualmente visível o aproveitamento da natural simpatia, que os sócios e adeptos do nosso clube sentiam para com o treinador, para se procurar provocar instabilidade.
O último episódio foi, após ter sido convocado para uma reunião com o seu Presidente na passada 4ª-feira , ter dado a informação de que não podia reunir nessa data porque estaria presente num acção de renovação da licença “UEFA Pro”, a decorrer em Fátima. Situação que se veio a verificar não correspondia à verdade, com a agravante de ao mesmo tempo – e como tantas vezes aconteceu – ter sido passada para os jornais a informação de que era o treinador que estava à espera para ser recebido.
O mesmo sucede agora, com uma selecção adjectivada de factos que vemos patente nos escaparates e pela qual os sportinguistas não devem deixar-se enganar.
Por exemplo, o Sporting tem parceiros e patrocinadores que lhe permitem alcançar determinados níveis económicos. Diminuir-se publicamente as necessidades de um parceiro e patrocinador do Sporting Clube de Portugal, que entrega ao Clube receitas em troca de visibilidade, e que vê o seu retorno de visibilidade injustificadamente diminuído por alguém que, por algum motivo, entendeu não lhe serem aplicáveis as regras de um grupo, nem de que um mero fato estejamos a falar, não é só deselegante como é pouco sério.
Em prol do superior interesse do cumprimento dos objetivos desportivos, optámos por não causar a ruptura quando ela se impunha, tendo mantido uma posição de tolerância quase involuntária para que os objectivos do Sporting Clube de Portugal pudessem ser alcançados.
Quero também deixar expresso, de forma muito clara, o sentimento de que terminado este processo, para o Sporting Clube de Portugal, são indiferentes as opções profissionais que o treinador Marco Silva venha a tomar, inclusivamente no que se refere ao clube que decida treinar, seja ele rival ou não.
O meu único dever de lealdade é para com o Sporting Clube de Portugal.
Hoje como amanhã estarei sempre única e exclusivamente ao serviço do Sporting Clube de Portugal.
A minha dedicação 24 horas por dia é com esta Instituição que tanto amo e me orgulho de presidir.
Instituição que merece o máximo de respeito, lealdade e verdade por parte de todos os que a servem.
O nosso Sporting Clube de Portugal pauta-se por princípios de rigor e exigência muito claros, demonstrados de forma inequívoca nas contas que já apresentámos e nos resultados desportivos que melhoram de época para época.
E quero dizer a todos os Sportinguistas que existem valores que para nós são inalienáveis.
Estando eles em questão é todo um projeto que é posto em causa.
E para mim o projeto que conta é só um: o sucesso e o futuro do nosso Sporting Clube de Portugal!
Fecho este ciclo com a absoluta convicção de que, mais uma vez e como sempre, decidimos com a consciência e a obrigação de agir no melhor interesse do Sporting Cube de Portugal e na defesa intransigente dos seus valores e princípios que sempre nos diferenciaram.
Presidente do Sporting Clube de Portugal
Bruno de Carvalho
5 Junho, 2015 at 20:11
Surpreendido…julguei que ainda não fosse possível ser apresentado
Epa, mas o Bruno hoje pareceu-me mais acelerado do que o costume…ou foi impressão minha?
5 Junho, 2015 at 20:12
O homem só tinha 2 minutos para ler aquilo! 😀
5 Junho, 2015 at 20:14
humm
sou muito desconfiado Maria
5 Junho, 2015 at 20:15
Peço desculpa. 3 minutos. 😛
5 Junho, 2015 at 20:14
O nosso presidente é um ser humano. É normal que por vezes sinta a pressão. O que é preciso é que mesmo sentindo a pressão não arrepie caminho.
Uma grande bardamerda para o portugal desportivo – sportinguistas calimeros incluído – que não consegue encaixar o Sporting Leão, o Sporting tubarão, sem medo de existir, como alguém disse aqui e muito bem.
5 Junho, 2015 at 20:11
Sem exigências, capitais próprios, com a Academia ….
5 Junho, 2015 at 20:11
Bem-vindo JJ. Experiência=Aquisições.
5 Junho, 2015 at 20:50
Ou Experiência = “temos um treinador com 3 campeonatos ganhos, e uma vida de futebol”?
5 Junho, 2015 at 20:12
Ganha brunooooo inchem seus filhos da p
…., apoiantes do infiltrado
5 Junho, 2015 at 20:12
Não houve direito a perguntas …. Enfiam o sapo e mai nada 🙂
5 Junho, 2015 at 20:12
Off
Agora é Oficial!
JJ é o nosso Treinador!!
Bombástico Bruno de Carvalho
VIVA O GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
5 Junho, 2015 at 20:12
RECURSOS FINANCEIROS PRÓPRIOS!!!!!!!!!!!!!!!
Pumba!
5 Junho, 2015 at 20:13
E o Inácio, ó presidente? BUAHAHA
5 Junho, 2015 at 20:18
então e o… e o…. e …. também o outro!
vamos agora acentuar isto e sorrir de um lado ao outro!!
á manhã ha mais 🙂
5 Junho, 2015 at 20:13
Única exigência…. Treinar o clube do seu coração…… Ehehehe mto bom mesmo.
5 Junho, 2015 at 20:13
Alguém viu o Inácio a entrar? Só vi o Carlos Vieira
5 Junho, 2015 at 20:14
O Inácio vai sair. E é uma decisão antiga.
5 Junho, 2015 at 20:15
:(, não entendo
sou da opinião que uma estrutura forte é o mais importante, e quando essa se começa a desmantelar…é complicado
espero que não seja o caso
5 Junho, 2015 at 20:22
O homem pode querer outras coisas para a vida profissional dele. Não sei. ( as minhas “fontes” não são assim tão boas. 😉 )
5 Junho, 2015 at 20:13
“Jesus é homem frontal (…) que ama o Sporting”
Tumba macaco!
5 Junho, 2015 at 20:14
Olha melão, olha o melão do lampião!
5 Junho, 2015 at 20:14
O Rita na sic tá todo fodido …. Eles só querem saber como é que se chega ao milagre e vamos ter de mostrar contas. Nem os 22 ME de lucro lhes chega …
5 Junho, 2015 at 20:17
Eu mostrava-lhes era um CARALHO de 22 metros! O Sporting só tem de dar satisfações aos sócios E A MAIS NINGUÉM!
5 Junho, 2015 at 20:35
Acho que o maior que se arranja é:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/que-bicho-tem-o-maior-penis-do-mundo
Maior só por encomenda na ‘fábrica dos caralhos’ nas Caldas da Rainha!!!
5 Junho, 2015 at 20:14
Estou-me nas tintas que o gajo seja velho, apanho-o na rua e vou-lhe aos cornos. Cabrão do Ribeiro Cristóvão. Acabou de afirmar que há um choque de personalidades entre o Bruno de Carvalho e o Jorge de Jesus, reforçando-o com a ideia de que toda a gente o sabe.
A gente encontra-se por aí.
5 Junho, 2015 at 20:18
Estás a ver como já estás a pensar como deve ser…
5 Junho, 2015 at 20:19
O Gregor é um tipo inteligente e com princípios Trolha. Apenas estava a dar o benefício da dúvida a quem não o merecia…
5 Junho, 2015 at 20:28
Não, leonissimo, passo-me quando oiço aquela criatura. Aquilo é um sportinguista? Só destila veneno contra nós. Só não entendo a agenda do homem? Qual é?
P.S. Nunca esquecerei o que ele, inchado e autosuficiente, disse da eliminatória com o Manchester City. Aquilo não é gente, é um verme, uma lesma, um protozoário.
5 Junho, 2015 at 20:36
Uma “ameeba”… E memso assim…
5 Junho, 2015 at 20:18
O gajo desde a história do Manchester City que anda a testar a paciência dos sportinguistas (verdadeiros). E é mais perigoso que os assumidamente lampiões porque se diz sportinguista e alguns sportingueiros emprenham pelos ouvidos…
5 Junho, 2015 at 20:15
já tá. oroligas oficializado
5 Junho, 2015 at 20:16
Na TVi 24 os gajos já tão todos cagados com a utilização de jogadores da Academia .. E comparam com cancelos, almeidas e afins ….. 😉
5 Junho, 2015 at 20:16
Bem-vindo Jorge Jesus.
Tu agora também és a nossa Fé.
Obrigado Presidente.
Viva a maior potência desportiva Nacional.
Viva o SSSSSPOOOOOOOOOOORTIIIIING
5 Junho, 2015 at 20:16
opa eu estou maluca maluca !!!!!!!!!!!!!!!!
5 Junho, 2015 at 20:16
Sem vaselina.
5 Junho, 2015 at 20:17
Tão tão fodidos ….
Contrato valido até 2018
5 Junho, 2015 at 20:17
Já estas feito!
Obrigado Bruno!
Por mim este esclarecimento é suficiente, vem porque é Sportinguista e aposta na formação…LINDO!
Agora é trabalhar, muito trabalho….EXIGÊNCIA!
5 Junho, 2015 at 20:19
Estou quase a vomitar com os comentários do filho da puta do Rita, avençado de merda.
5 Junho, 2015 at 20:20
Pois tb estou a ouvir.
5 Junho, 2015 at 20:22
É só merda na CS.-
Como disse: está na altura agora do BdC enfrentar os outros dois inimigos que temos: CS (que tanta ideia merdosa tem plantado em tantos sportingueiros tapadinhos, virando-os contra a Direcção) e APAF.
Precisamos claramente de uma estratégia para estes dois problemas.
Ainda no outro dia vi o merdas do Bruno Prata dizer que os árbitros “ganharam respeito ao Benfica”. Inacreditável! Traduzindo: “os árbitros beneficiam o Carnide à descarada…”
5 Junho, 2015 at 20:20
Tou tranquilo.
5 Junho, 2015 at 20:20
Comunicação escrita… foi melhor assim.
Haverá tempo.
5 Junho, 2015 at 20:21
Mais um belfodil de Bruno de Carvalho ao Portugal desportivo mesquinho e ao calimerismo do nosso clube que anda por aí a pregar a abstinência em nome não sei de que moralidade – e não sei porque se fartam de atacar o carácter do presidente e ataques constantes de carácter, ad hominem, não me parece muito moral.
5 Junho, 2015 at 20:21
«”Marco Silva não será treinador do Benfica, segundo apurou Bola Branca.
Apesar do reconhecimento pelo trabalho desempenhado pelo jovem treinador em Alvalade, o constante atrito público gerado com o presidente leonino, usando a comunicação social, é um factor que pesa na decisão de Luís Filipe Vieira e que está a afastar Marco Silva da lista de candidatos ao lugar deixado vago por “JJ”.»
Oops. Resta o Dragão.
http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=4&did=189737
5 Junho, 2015 at 20:22
Meus amigos, os comentários aziados dos ritas, dos cristóvãos e afins, para mim são PINERS!
5 Junho, 2015 at 20:23
Bem a azia do Rita foi algo de “priceless”
Até as meias do Jesus o homem falou!!! 😀
Bem vindo de volta a tua casa Jorge Jesus!!!
5 Junho, 2015 at 20:23
ERRO crasso na estratégia da Direcção.
Nem acredito nesta falha! Anunciar a contratação de um treinador quando ainda não foi despedido o anterior?
SL
5 Junho, 2015 at 20:25
Podes ter 15 treinadores contratados. O coninhas do MS é que não pode assinar por ninguém.
5 Junho, 2015 at 20:26
Caro Fraguito,
A meu ver, o MS tem agora fundamento para ser ELE a despedir-se com justa causa.
Não que isso importe muito, mas acho estranho que se anuncie a contratação antes da desvinculação do treinador anterior.
SL
5 Junho, 2015 at 20:28
Em termos legais o Sporting pode contratar os treinadores que quiser. Nada o impede de fazer isso.
Mas sim, o MS pode pedir a demissão.
5 Junho, 2015 at 20:35
mas se pedir a demissao não ha pillimmmm
5 Junho, 2015 at 20:30
O Departamento jurídico do Sporting é uma merda.
Como é que não pensaram nisso ? Uma coisa que qq mortal sabe.
5 Junho, 2015 at 20:37
Cara Maria,
Não estou a dizer isso. O que acho é que isto (leia-se, a desvinculação do MS) deve ter sido bem pensado, pelo que estranho ter sido anunciado hoje o que seria mais próprio ser anunciado daqui a 15/20 dias (acabando o processo disciplinar).
Mas, como eu digo infra, não é questão preocupante para o SCP, porque o resultado prático deverá ser o mesmo….
SL
5 Junho, 2015 at 20:56
A cmvm obriga a estas coisas. É só por isso.
5 Junho, 2015 at 21:05
😀
Livramento, tb não percebo nada disso. Mas o departamento jurídico deve saber o que anda a fazer ( como o Livramento tb afirma ) . 😉
5 Junho, 2015 at 21:24
Livramento já tinha isto no post anterior. Mas tens a resposta nesta intervenção de um gajo (a RTP disse que era Presidente mas não é. Mas faz parte da direção) da Associação Portuguesa de Direito Desportivo. É a última pergunta em que a jornalista da RTP tenta sacar nabos da púcara.
https://www.youtube.com/watch?v=nL8qWiztxGg&feature=youtu.be
Desculpa lá o som. Há uma versão de melhor qualidade algures no Youtube.
7 Junho, 2015 at 5:01
Mas qual processo disciplinar ? O MS foi demitido. Contracto terminado. Agora ver se a se há indemnização e de que tipo. O MS foi chamado a Alvalade de urgência porque o Sporting viu se na obrigação de informar a CMVM e tinha que mandar o MS embora antes de anunciar o JJ. O MS não quis sair com acordo , saiu sem ele. Mas saiu! Agora tem que decidir se pede indemnização.
5 Junho, 2015 at 20:38
O Presidente do SCP anunciou que o treinador para a próxima época e até 30 Junho de 2018 será JORGE JESUS!
30 de Junho?!?! Allllooooooooooooo???????????
5 Junho, 2015 at 20:44
De 1 de Julho de 2015 a 30 de Junho de 2018.
Qual é o aloooo ?
6 Junho, 2015 at 1:55
O Alooooooooo era para o comentário que refere:
“ERRO crasso na estratégia da Direcção.
Nem acredito nesta falha! Anunciar a contratação de um treinador quando ainda não foi despedido o anterior?
SL”
Creio que foi o Livramento que o escreveu…….
5 Junho, 2015 at 20:27
Boas,
Acho que isto responde á tua questão só n sei se o que este diz é verdade mas ele deve ser entendido no assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=x63hPlqY8Nw
SL
5 Junho, 2015 at 20:28
mas qual que ? livramento o Sporting ja despediu o outro é que não quer ser despedido !!!!!!!!! temos de ver as leis antes de dizer essas coisas ..uma empresa pode estar em litígio com um director e contratar outro por para o cargo …. no máximo pode e ter de pagar ao outro a rescisão
5 Junho, 2015 at 20:34
Cara Bela,
O BdC acabou de anunciar publicamente a contratação do substituto do Marco Silva., que ainda tem contrato em vigor. Acha que isso não é fundamento para o MS se despedir com justa causa? Olhe que eu não acho descabido.
Mas seja como for, o impacto prático é o mesmo: quer o MS seja despedido com justa causa inexistente quer ele se despeça invocando justa causa a indemnização seria a mesma (retribuições até final do contrato, a descontar o que entretanto auferir)… E como ele certamente não ficará sem trabalhar…
Por outro lado, fica um bocado estranho em termos de colegas de profissão: o Jasus ser anunciado treinador quando o SCP tem um treinador com contrato AINDA em vigor…
SL
5 Junho, 2015 at 21:18
Livramento…
tens um funcionário teu que se portou mal.
queres despedir o funcionário mas com ele te deu prejuízo queres descontar isso na indeminização. Daí o processo disciplinar.
que fazes? não contratas ninguém para o substituir até se apurar o processo disciplinar? a fábrica fica parada?
5 Junho, 2015 at 21:26
A lei diz que não se pode despedir imediatamente, A menos que haja acordo entre as partes (rescisão amigável).
Posto isto, o procedimento corrente, é enviar nota de culpa, e consequente suspensão do funcionário até decisão do tribunal. Entretanto, o Sporting pode e deve seguir a sua gestão, contratando um substituto, sem prejuizo para a decisão que vossa vir a resultar em tribunal com Marco Silva. Infelizmente, e com 99% de certeza, enquanto o processo decorrer os tramites legais, Marco Silva tem direito ao vencimento, ainda que não esteja a trabalhar.
É a lei.
SL
5 Junho, 2015 at 21:28
Não tem nada a haver. O MS já foi despedido (com justa causa), cessação do contrato de trabalho por iniciativa da entidade empregadora.. Logo não há qualquer problema. Outro assunto é se tem direito ou não a indemnização.
7 Junho, 2015 at 5:05
Bem, estás a fazer confusão. O MS rescindido por just causa não recebe nada do Sporting. Se ele tiver razão para pedir justa causa, não tem é que pagar ao Sporting indemnização.
É o mesmo que um jogador rescindir por justa causa. O clube não tem que lhe pagar nada. No máximo o jogador fica livre de pagar indemnização ao clube.
E o Sporting claro que pode contratar quem quiser porque já tinha informado que rescindir com o MS.
5 Junho, 2015 at 20:26
Bom, esta feito, é oficial .
Já desespero por voltar a ver o meu grande amor a jogar, tenho saudades .
Adoro todos estes ataques que estão a ser feitos, só quer dizer que foi mesmo em cheio na peidola.
Agora um mês para preparar a defesa pois depois disto o ataque vai ser mais feroz que nunca.
Venham eles, SOMOS SPORTING !