Este é o sentimento que me invade desde o dia em que Bruno de Carvalho anunciou Jorge Jesus como treinador da equipa principal de futebol. Muitos sportinguistas vão dizer logo: “Eh lá! Calminha aí! Pezinhos no chão!”. Mas não quero saber, vou voar bem alto porque é isso que me apetece fazer. E como ninguém me vai oferecer um para-quedas, se isto der merda sou só eu que me aleijo. Por outro lado, acho que precisamos todos de uma injecção de entusiasmo e de esperança que a simples contratação de Jesus devia ter gerado mas que, infelizmente por causa dos “notáveis” do costume, foi rapidamente substituída por uma tentativa de divisão que a mim me dá asco. Mas vá, voltemos ao céu que cá em cima é que se está bem…
Apesar do meu sentimento ser de euforia, há uma base racional que o sustenta. Afinal, contratámos o melhor treinador cá do burgo. E isto é algo que temos todos de interiorizar. A menos que o Carnide vá buscar o Mourinho e os Fruteiros o Guardiola (ou outros do mesmo calibre) acho que podemos dar como garantido que na época 2015/16 o melhor treinador vai mesmo vestir de verde e branco. Mas voltemos à vaca fria, à base racional para o Grande Sporting estar de volta. Antes de mais, conseguimos surripiar um bicampeão nacional ao nosso maior rival e só isso já é sintomático. Depois, criámos as condições financeiras para uma operação deste calibre. E, claro, tirando as questões sentimentais do mister, tornámo-nos competitivos e atractivos o suficiente para que um dos melhores treinadores europeus aceitasse assinar pelo Sporting. Isto prova que o Sporting está diferente. E está diferente porquê?
Em termos financeiros, fizemos aquilo que tinhamos de fazer e passámos dois anos a apertar o cinto para sair do estado comatoso em que nos encontrávamos. Mas a grande surpresa foi em termos desportivos. Posso estar enganado mas o Sporting deve ser caso raro de um clube que reduz orçamentos e consegue melhorar em termos desportivos. Em período de contenção atingimos um segundo lugar e conquistámos uma Taça de Portugal, o que originou um considerável aumento de receitas. Tudo isto combinado, ou seja, a folga originada pela redução de custos operacionais somada ao aumento das receitas permitiu-nos chegar a um resultado líquido de 22M. Ora, isto é algo que é preciso valorizar porque é extremamente difícil, num mundo competitivo como é o futebol, conseguir conciliar diminuição de orçamento com aumento de receitas. E foi precisamente isto que nos permitiu chegar ao ponto em que estamos hoje. E que ponto é esse? É um ponto em que podemos aumentar o nosso investimento, seja através de recursos próprios ou com recurso a investimento externo fruto da atractividade que a nossa SAD passou a ter para os investidores. Não tenho dúvidas nenhumas que se existirem por aí investidores sérios que queiram meter guita numa SAD de um clube português, olhará para o Sporting como a opção menos arriscada e com maior capacidade de valorização. Deixámos de ser os crónicos tesos e agora podemos olhar para o futuro com confiança e caminhar sem medos para sermos apenas O Crónico. E só por isto, sai um Stromp para o Carlos Vieira. Por isso, quando alguém vos perguntar de onde vem o dinheiro para pagar ao Jesus, apresentem todos os R&C desde que esta direcção tomou posse. E se isso não chegar, digam que roubámos um banco. Porque não vai fazer diferença. Faz parte da narrativa dos rivais e da sua máquina propagandista promover a imagem de um Sporting anémico, sem dinheiro e em permanente contenção. E é essa constante subestimação da nossa capacidade financeira e desportiva que nos vai permitindo não só avançar para operações aparentemente utópicas como a contratação de Jorge Jesus mas também ultrapassá-los pela direita seja em termos de classificação (ano de Jardim) ou de conquista de troféus (ano de Marco Silva). Sim, Bufas. É mesmo para ti.
Em termos desportivos, já expliquei acima, contratámos o melhor cá do burgo. Mas não é só isso. Contratámos alguém com provas dadas em matéria de valorização de jogadores. Neste momento, mais do que contratar grandes reforços, está na altura de tirar o máximo daquilo que temos. Jogadores como William, Adrien, João Mário, Carrillo, Mané, Montero ou Slimani são valores seguros do nosso futebol mas ainda não são jogadores regulares. Uns renderam muito com Jardim e baixaram com Marco Silva, outros o contrário e alguns mantiveram a bitola. Parece-me claro que todos eles ainda estão por revelar e/ou confirmar todo o potencial que os sportinguistas lhes reconhecem e, mais importante, subir um patamar em relação ao rendimento que já demonstraram. E é aqui que entra Jorge Jesus. A forma de trabalhar do Mestre da Táctica coloca os jogadores a render de forma progressiva e, mais importante, a manterem o nível quando chegam ao “ponto de rebuçado”, algo que nem Jardim nem Marco Silva foram capazes de fazer nestes últimos dois anos. Jesus é um romântico do futebol mas completamente orientado para os resultados. E o que é que isto quer dizer? Quer dizer que gosta que as suas equipas pratiquem um futebol atractivo e entusiasmante mas não abdica um milímetro do rigor táctico para o conseguir. Muito mais teria para dizer sobre a competência táctica do mister mas com Jesus, o melhor é mesmo vermos com os nossos próprios olhos quando a bola começar a rolar. E podem ter a certeza que a partir do minuto em que o árbitro apitar, Jesus envida todos os seus esforços para chegar à vitória seja pela pressão constante que coloca lá para dentro seja pela forma como influencia quem está à sua volta. Não tenho dúvidas nenhumas que passados dois anos desde que foi eleito, Bruno de Carvalho finalmente contratou o treinador que sempre quis. Pela competência, pela exigência, pela frontalidade, por ser politicamente incorrecto e, claro, por ser Sportinguista. E é por isso que esta dupla tem tudo para iniciar uma era de domínio no futebol português. Uma espécie de Bufas e Pedroto em versão honesta.
Em termos de marketing, não tenho dúvidas que a venda de gameboxes vai disparar, o estádio vai encher e as conferências de imprensa serão um grande aliciante. A imagem de Jesus vende muito e, consequentemente, o Sporting beneficiará com isso. Cada baile na imprensa, cada pastilha que lhe salte da boca, cada gesto mais expansivo que faça e, porque não, cada pontapé que der na gramática será vista em todo o lado seja através de cliques no youtube ou simplesmente em directo na tv. Esta contratação fez aumentar a notoriedade da marca Sporting e isso será decisivo na negociação de patrocínios e até no valor dos direitos televisivos. Foi tudo isto que comprámos e que fazem os 3, 4 ou 5M/ano parecerem uma ninharia ou, sendo mais rigoroso, um risco perfeitamente calculado.
Claro que tudo isto foi feito com um objectivo. E esse objectivo é, a curto prazo, ser campeão nacional e, a médio prazo, confirmar o título deste texto. Todos os sportinguistas estão ávidos de conquistas e eu, que infelizmente não era vivo na altura do Crónico, anseio por esse momento. Claro que o futebol mudou muito, que existem outros factores menos puros para o sucesso e que temos dois rivais que querem o mesmo que nós. Mas o mais difícil já conseguimos. Pela primeira vez na minha vida de sportinguista, não consigo esconder a minha emoção por, finalmente, ter o melhor presidente em quem votei e por ele me ter dado o melhor treinador que eu já vi entrar em Alvalade. O Crónico está de volta e mais ambicioso do que nunca!
Termino este texto com um repto. Este Sporting é para os duros e não compactua com falsos moralismos, falsas éticas ou falsos valores apregoados por pessoas que servem os rivais ou servem-se a si próprios. Este Sporting defende os seus interesses até às últimas instâncias e só respeita quem O respeita e utiliza todas as armas legais, repito, legais para fazer valer os seus interesses. Foi assim no caso Bruma, foi assim no caso Moutinho, vai ser assim com o ex-treinador, vai ser assim com a Doyen e vai ser assim com a Somague. E será assim com todos aqueles que se meterem no nosso caminho com o objectivo de nos prejudicar. A ética, os princípios e os valores estão guardados para quem nos respeita. Quem não o faz pode esperar um ataque feroz seja ele feito nos tribunais, nos jornais, numa conferência de imprensa ou em qualquer outro cenário que sirva a estratégia do clube. Admito que seja um choque para todos aqueles que se habituaram a um clube simpático, menosprezado por todos, pouco ambicioso ou pouco exigente. Mas não podemos olhar para trás. Mais do que nunca, este novo ciclo precisa do espírito Fight & Resist que encarnámos desde que Bruno de Carvalho tomou posse. Resta-nos fazer uma reflexão séria sobre se é isso que queremos. Eu já a fiz. Eu quero O Crónico de volta!
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
12 Junho, 2015 at 11:27
Como sempre 100% de acordo com o Sa!!! Nao acrescentaria nem mais uma linha.
12 Junho, 2015 at 11:32
“um dos melhores treinadores europeus”…
É oficial: já ouvi de tudo! 😉
SL
12 Junho, 2015 at 11:44
2 finais da Liga Europa, 3 campeonatos nacionais em seis anos… não devem existir muitos com este curriculum.
12 Junho, 2015 at 11:53
Claro que não…os melhores treinadores não andam na Liga Europa!
12 Junho, 2015 at 11:57
Deveras? Então agora chegar a duas finais da Liga Europa com uma equipa portuguesa é sinal de incompetência? OK .
12 Junho, 2015 at 12:08
Por acaso tendo em conta o percurso feito na Champions que ditou o afastamento para a Liga Europa… Sim!
Isto sem contar que não venceu nenhuma…embora reconheça o mérito do percurso até lá: Spurs, Juventus…
12 Junho, 2015 at 12:36
Por acaso também não deves ter percebido que o percurso na Champions correspondeu a uma opção (discutível claro) de apostar todas as fichas no campeonato… continuo a dizer: um treinador que consegue duas finais da Liga Europa com uma equipa portuguesa é obra. Mas tens todo o direito de achar o Jesus incompetente… tal como eu de achar essa opinião (a confirmar-se ) um perfeito disparate. SL
12 Junho, 2015 at 12:10
Que cheiro a fritos que está aqui.
Os clubes portugueses vão todos os anos a finais da champions, claro.
Eu quero o regresso do CRÔNICO.
12 Junho, 2015 at 15:05
Caro Leoníssimo,
Mesmo que esqueçamos a forma como todos os Sportinguistas diziam que os milhafres ganharam esses três campeonatos, quer mesmo utilizar como comparação ganhar o campeonato português? E, já agora, não vamos falar dos dois campeonatos que o Jasus perdeu com uma equipe MELHOR do que a adversária?
Quanto à Liga Europa, chegar à Final é kiducho. O Fulham, o Braga e o Dnipro cometeram essa proeza. O Braga, ainda por cima eliminando…. os milhafres.
O Emery será, então, um dos melhores treinadores europeus, por ter vencido duas vezes (e seguidas) essa competição?
Não quis com o meu post dizer que o Jasus é mau treinador. Ou “incompetente”, como infra supuseram. Apenas que é um grandessíssimo exagero dizer que é dos “melhores treinadores europeus”. A título de curiosidade, se o fosse, porque é que não teria mercado fora de Portugal? Porque sabemos mais do que todos os outros?
AGORA, SE o Jasus nos levar ao título esta época e a uma excelente campanha europeia, aí mudo logo de opinião! 😉
SL
12 Junho, 2015 at 16:07
Aceito a opinião, embora não concorde. Acho que chegar DUAS vezes à final da Liga Europa é muito difícil (o Braga foi quase um milagre) e sobretudo praticar o futebol que Jesus colocou o Benfica a praticar no primeiro ano (o tal que levou Vieira à loucura para renovar contrato) não é para qualquer um. Quanto a não ter ido para o estrangeiro, além de ele muito provavelmente não estar muito motivado para isso, quando se é um dos dez mais bem pagos da Europa, se calhar não é muito fácil querer mudar, digo eu.
Mas fico a aguardar que tenha todos os motivos para mudar de opinião. SL
12 Junho, 2015 at 12:30
Esta visto que percebes mesmo de futebol.
12 Junho, 2015 at 14:01
Sim JJ é dos melhores treinadores europeus Livramento também tenho essa opinião. Há indícios tácticos que comprovam isso. Basta olhar para a forma como as suas equipas defendem.
12 Junho, 2015 at 11:35
Grande posta para entrar nos santos populares !
EU QUEEEERO VEEER……O CRÓNICO de ALVALADE A VENCER !!!!!
12 Junho, 2015 at 11:37
Mas caganda bacalhauzada. Ja se tornou… crónica!
SPORTINGGGGGG!!!
12 Junho, 2015 at 11:38
Capacidade de escrita impressionante!
É tudo isto, sem tirar nem por!
“Este Sporting é para os duros e não compactua com falsos moralismos, falsas éticas ou falsos valores apregoados por pessoas que servem os rivais ou servem-se a si próprios”
“Admito que seja um choque para todos aqueles que se habituaram a um clube simpático, menosprezado por todos, pouco ambicioso ou pouco exigente.” É esta imagem que temos de uma vez por todas retirar de todos aqueles que ainda pensam assim
12 Junho, 2015 at 11:39
Diz o PS. “É uma vergonha vender a TAP por metade de Jorge Jesus”
O “Jorge Jesus” vai substituir o euro daqui a uns tempos!
12 Junho, 2015 at 11:39
Quanto é a divida grega em “Jorge Jesus” ? ;D
12 Junho, 2015 at 12:32
Imensos “Jorge Jesus” mas só muitos “William Carvalho” 😉
12 Junho, 2015 at 13:29
O PS já disse e fez tanta trampa…que nem vale a pena ter em conta as suas “boutades”…
SL
12 Junho, 2015 at 13:29
O PS e os outros é claro…!!
12 Junho, 2015 at 14:29
Pois, só que a dívida à banca da TAP equivale à soma das dívidas bancárias do Benfica e das empresas do “orelhas”.
12 Junho, 2015 at 11:41
E mais nada!
12 Junho, 2015 at 11:43
Não altero uma vírgula!
12 Junho, 2015 at 11:48
Pronto já cá está a bacalhauzada… É isto. Precisamos de nos focar no futuro e deixar de lado os fantasmas que nos querem colocar na frente. Venha Jesus rapidamente e que comece a trabalhar com a nossa equipa.
Como já disse: acredito em Jesus e em Deus
12 Junho, 2015 at 11:51
Acho que tenho bacalhau enfiado entre os molares… divinal!
A vinda do Jesus já mexeu com a bolsa de Lisboa, fez disparar o consumo de medicação contra a azia crónica, o consumo de estupefacientes aumentou substancialmente nas redacções e estúdios da CS, os cliques e partilhas galoparam e… muito importante, fez com que o desinvestimento orçamental anunciado pelo LFV passasse a ser mais um mito urbano entre a nação lampiónica. O medo instalado na estrutura encornada é uma realidade. Esta jogada do BC é de mestre.
12 Junho, 2015 at 11:52
Digo mais.. É de mestre!
12 Junho, 2015 at 12:01
Mas cuidado! Não podemos menosprezar as qualidades do LFV. A vinda do Taraabt é uma ideia genial! Agora compreendo o Vilarinho, quando um dia, no meio de muito copo, dizia que o orelhas tinha uma visão ímpar. Com esta contratação ele sabe que vai aumentar as vendas do Haxixe entre os adeptos. Vai por todo o cubo a fumar charros. De tão ganzado, o Cubo vai virar cilindro. O Taraabt é homem para passar com 5 sabonetes enfiados pelo cú acima. Marroquin Conection.
12 Junho, 2015 at 11:52
Alguém me passa o azeite?!
12 Junho, 2015 at 11:53
Por favor…. alguma tasqueira que me chegue o fio-dental para remover o bacalhau dos dentes!
12 Junho, 2015 at 12:13
Não tens melhoras nenhumas. Bem vistas as coisas talvez seja por ainda seres muito novo. Deixa passar uns tempos e ainda ficas pior. Presunção e água benta cada um toma a que quer. SL e bons dias para todos.
12 Junho, 2015 at 12:18
Olá Ed 🙂 obrigado 🙂 bom fim-de-semana! SL e bjinhos.
12 Junho, 2015 at 11:52
mai nada
12 Junho, 2015 at 11:52
Excelente, Sá…devo confessar que, inicialmente, fiquei estupefacto com esta contratação, tendo em mente o que o chiclas foi dizendo contra o Sporting enquanto vestiu a camisola da lampionagem, mas agora partilho o teu entusiasmo, contratámos o melhor treinador a treinar em Portugal, vamos jogar mais à bola, vamos espremer toda a qualidade que os jogadores possuem e vamos ter alguém com nervo, no banco…
Mas não tenhamos dúvidas que, cada vez mais, vamos ter de lutar contra a APAF, contra toda a podridão do sistema lampionico e os seus lacaios da CS…agora, prefiro lutar contra esta merda com Bruno de Carvalho e Jorge Jesus do nosso lado…FIGHT & RESIST !!!!
Eu também quero o CRÓNICO de volta !!!!!!
12 Junho, 2015 at 11:57
Hugo, a parte boa é que as lutas contra os bastidores do futebol terão neste momento um BdC mais disponível para elas.
Eu ainda acredito num desporto com rivalidade saudável, fair-play e famílias inteiras no estádio (só não sei quanto tempo temos de esperar nem se vou cá estar para ver!).
12 Junho, 2015 at 12:02
E uma coisa podem ter a certeza….vão ter um treinador que vai lutar contra elas com tudo o que tem…
12 Junho, 2015 at 12:03
E bem precisamos que ele esteja disponível, GAeG…estamos numa altura crucial de luta contra a corrupção no mundo do futebol, temos as duas nádegas cada vez mais contra nós ( e ainda bem ), temos os ratos todos a vir à tona, com o cu apertado por causa da auditoria…Bruno de Carvalho tem ainda muito para fazer nos tempos mais próximos e nós temos de lá estar, com ele, nessa luta…
Começarmos a ser ainda mais ameaçadores, no que ao futebol diz respeito, é uma das peças chave desta luta…
SL
12 Junho, 2015 at 11:53
Sá. certeiro, realista e sonhador.
A verdade é que, financeiramente, antes de BdC, a SAD só tinha dado resultados positivos em 3 épocas.
Desde a entrada de BdC que tivemos dois resultados positivos e de valor superior aos 3 positivos anteriores.
Se dúvidas houverem quanto ao equilíbrio das nossas finanças basta, como dizes, consultar os R&C (ver os dos rivais também é um exercício interessante).
Quanto a Jesus, é isso tudo que dizes e, também eu, me encontro entusiasmado.
Temos um presidente exigente.
Temos um treinador exigente.
Sejamos também nós exigentes, sem esquecer de dar o apoio habitual, e seremos fortes…fortíssimos e, quem sabe, não jogamos o dobro 😉
12 Junho, 2015 at 14:15
Johnny boy, positivos à conta de alienação de património…
Não sei o que é mais execrável, contas negativas por mau investimento se positivas por delapidação !!!
Mas no ter e haver, os mandatos do soares franco deixaram o SCP mais pobre
12 Junho, 2015 at 11:58
Esta aquisição leva-nos por um caminho, sem volta, e que nós sportinguista, o desconhecemos.
O mundo da gestão futebolística e do investimento sustentado. Vamos a um caso prático. Temos uma empresa que vende garrafas. As garrafas são de óptima qualidade, fabricadas no próprio espaço e mal utiliza importação de matéria para as produzir. Acontece que apesar do referido, a empresa dá lucro mas não é líder de mercado. Por uma razão ou por outra, a empresa não é a número 1 como é sua ambição. Até que o jovem CEO da empresa resolver contratar um comercial na concorrência. Não se limita a contratar “um” qualquer, ele fez uma proposta pelo melhor comercial da empresa concorrente. Um custo com pessoal que sai fora da estrutura sustentada da empresa, diziam os trabalhadores. Muitas foram as críticas e foi posta em causa este tratamento diferenciado. Sim, o melhor comercial auferia muito mais que todos os outros. Passado um ano, este continuou a ser o melhor do sector, impulsionando a sua nova empresa a ser líder de mercado. O lucro duplicou! Sustentadamente, foi elevada a estrutura salarial da empresa, que foi criticada anteriormente. A aposta arriscada do CEO, verificou-se acertada.
Bom texto Sá!
Parabéns!
12 Junho, 2015 at 12:01
Nem mais.
Mas, para muitos, nem o livro ‘Gestão para totós’ esclarece dúvidas (felizmente, a maioria destes são rivais).
SL
12 Junho, 2015 at 12:26
Gosto da analogia mas há factores que em ambos os casos não referes e podem ter influencia no resultado final. Um deles o da concorrência desleal… If you know what I mean…
SL
12 Junho, 2015 at 19:02
É “gastar” com critério. Gastar 18, para ir buscar 100! Potenciar o que temos de melhor. Não se poupe no farelo para gastar na farinha!
12 Junho, 2015 at 12:00
Eu não sou muito dado a poles positions de inicio de época…nunca fui muito e com os anos de desilusão perdi essa capacidade definitivamente! Nunca percebi bem qual a vantagem de encher um balão quando nem sequer sabemos se vamos ter capacidade para andar nele ou não…antes pelo contrário! Sempre fui favorável a ir com calma e sem dar muito nas vistas…e quando derem por ela estamos lá em cima! Propaganda acente em sonhos do que aí vem é para o Orelhas e afins…pelo menos é assim que eu vejo as coisas! Claro que isto que eu estou a dizer está relacionado com a politica de comunicação do clube e não com o sentimento do adepto! O Adepto sente o que sente, diz o que diz! Isso não significa nada por isso todos somos livres de fazer como queremos (como diz o Sá)!
Ainda é muito cedo! Acima de tudo para mim fomos buscar o melhor treinador possivel (e só depois de o termos percebemos que era possível…)! Agora o que vai dar?! Vamos ver…depende de tanta coisa! Já li que ia fazer do William mais do que fez com o Matic, que vai fazer do Labyade um Gaitan, do Montero um Jonas, do Mané um Salvio…Calma gente…vamos ver o que vai acontecer e como é que o JJ vai trabalhar o que vai ter à sua disposição!
Tenho algumas coisas como garantidas:
– O Sporting vai passar a jogar em 4x4x2;
– O Sporting vai ter um plantel de 24/26 jogadores;
– No Sporting vão jogar normalmente os mesmos 17/18 jogadores;
– No plantel vai continuar a existir muita gente da formação;
– O Sporting vai comprar pouco mas experiente!
De resto…vamos ver o que o futuro nos trás…com tranquilidade e uma pontinha de ansiedade!
Agora?!?!? Já só penso no futsal! E na infelicidade que tenho de não ter tido tempo para ir comprar bilhetes….
12 Junho, 2015 at 12:02
A koras é o futsal ?
12 Junho, 2015 at 12:03
Sábado ás 15, Domingo ás 14:30 se não me engano!
12 Junho, 2015 at 12:13
Se calhar tenho um bilhete a mais para Domingo (futsal)… Se quiseres diz qualquer coisa…
12 Junho, 2015 at 12:17
Fds…entretanto marquei para estar fora no fds porque Domingo faço anos!
Deixa ver se consigo desmarcar… 🙂 🙂 🙂
Obrigado!
12 Junho, 2015 at 12:02
Sá é claro que estamos todos empolgados … e é claro que (depois de termos feito a catarse à transferência) estamos todos do lado desta Direcção (porque como muito bem referiste não é apenas o Presidente que trabalha bem – O Carlos Vieira vai ficar na História do clube) e estamos todos ao lado da equipa.
Existe ainda um aspecto que julgo ser da maior importância.
A tranquilidade que nos chega neste defeso. Nada de histerismo alavancado pela cs e respectivo jornalixo.
Existe uma profunda percepção que as negociações de jogadores serão feitas com cabeça tronco e membros e que teremos uma equipa forte para lutar pelo campeonato desde o principio.
A única coisa que não temos é o colinho.
12 Junho, 2015 at 12:04
\\\ Olysipo (1969) ///
12 Junho, 2015 at 12:04
Parabéns
12 Junho, 2015 at 12:05
Parabéns tasqueiro Olysipo! Feliz Aniversário! Abraço e SL!
12 Junho, 2015 at 12:05
1) JJ é uma aposta de risco e cara (pelo menos à partida…) mas em termos de treinador partimos claramente na frente!
2) Reforços e plantel nesta altura para mim são as grandes incógnitas… Só espero que não se cometa os erros do passado e não se exagere (e a contratação do GR não me agradou!).
3) Euforia!!! Festa e folia… Claro que tem de ser controlada mas espero um jogo de apresentação como aquele contra o Valência (só que o resultado tem de ser ao contrário!!!) e vitória na Supertaça e aí a partir daí: “Calma que nada está ganho! Ok mas este Sporting vai ser Campeão!”
12 Junho, 2015 at 12:10
Sobre isso da aposta de risco…eu mantenho que não percebo:
Eu vejo uma aposta assente em qualidade (risco mínimo…se toda a gente sabe a qualidade dele onde está o risco), com base num valor perfeitamente comportável (3/4M de euros por ano…num orçamento de 30M de uma empresa com ganhos de exploração de 7M este ano…) e com a certeza de que é o melhor que há disponivel!
Posso perguntar se foi arriscado para o Abramovic contratar o Mourinho?!
Arriscado era gastar tipo 30M em 2 miúdos brasileiros em quem acreditávamos que iam resolver! Isso é que era risco máximo…
12 Junho, 2015 at 12:19
Não é risco máximo mas…é risco! 5 M€ (+1.5 M€ esperamos nós!)é 1\6 do orçamento! Esperemos que não mas se não formos campeões é mau demais…
Depois entra aqui opiniões pessoais sobre a qualidade do JJ para mim é bom (mas não muito bom ou quase excelente!).
Não se pode comparar situações de Mourinho\Guardiola quando são os melhores do mundo…
12 Junho, 2015 at 12:24
Percebo o ponto de vista que nos separa…
“Depois entra aqui opiniões pessoais sobre a qualidade do JJ para mim é bom (mas não muito bom ou quase excelente!).”
Para mim, fora Mourinho e pouco mais, para o campeonato Português não há melhor (especifico PARA O CAMPEONATO PORTUGUÊS…que para mim é a grande prioridade…)! Por isso é que não vejo o risco! Percebo que outros achem diferente porque têm uma opinião do valor dele diferente da minha…
12 Junho, 2015 at 12:37
5 + 1.5 M€?
Todos os dias o JJ tem uma remuneração nova. Admitam, ninguém sabe quanto o homem vem ganhar. Já vi variações desde os 3M€ + prémios até aos 6M€ (LOL).
Vou esperar para ver a rubrica de custos com pessoal nesta nova época. Aí poderemos dizer se estamos a correr riscos e em que grau estamos a desequilibrar o orçamento da SAD. Até lá é pura especulação.
12 Junho, 2015 at 12:15
Illuminator, o Jesus vai ser mais do que um treinador. Vai assumir funções de manager, de testa de ferro. Acredito igualmente que tem olho para o mercado.
12 Junho, 2015 at 12:21
Isso é bom ou mau? Que jogadores é que ele “descobriu\levou” para o slb?
12 Junho, 2015 at 12:23
Não sei…
12 Junho, 2015 at 12:30
Mas dou-te o exemplo do Coentrão. Penso que terá tido o aval do Jesus. Foi o Jesus que transformou um médio-ala num lateral.
12 Junho, 2015 at 12:41
O JJ mandava alguma coisa nos contentores de vics que chegavam ao lãmpiodromo? Começo a duvidar…
Compreendo que essa mistificação será útil ao orelhas, mas… O JJ saiu e os contentores continuam a chegar… Já levam 9 contratações no ano da “aposta na formação e redução e contenção de custos” e ainda a época de transferências não começou…
O JJ tem as costas largas…
12 Junho, 2015 at 12:43
+1!
12 Junho, 2015 at 12:56
Eu quero ver a versão JJ sem a ligação ao Mendes. Se calhar muita gente vai ficar surpreendida…
12 Junho, 2015 at 13:27
tou com as msm duvidas…ollhando para o q tem chegado ao outro lado da 2º circular…
supostamente pelas contratacoes e rotulo posto no JJ,parece que ainda nao saiu do carnide!
12 Junho, 2015 at 12:20
Caro foi o Semgole!!!
12 Junho, 2015 at 12:12
Pronto. A euforia é bom mas de vez em quando temos de vir à Terra, até para ver melhor os inimigos. Agora vou colocar alguma água na fervura: temos um longo caminho ainda. Esta pré-época vai ser decisiva bem como as entradas e saídas de jogadores.
Um dos fatores críticos de sucesso, um treinador experiente, competente, capaz de colocar a jogar os jogadores com garra (que faltou várias vezes) já temos.
Agora falta cuidar dos outros e eu acredito.
Continuam os dois principais inimigos do Sporting – a CS e a APAF.
Bruno de Carvalho tem de dar luta aos dois. A CS além de ter sido várias vezes seviciada esta época, precisa de um tratamento mais “personalizado” e serem claramente identificados os órgãos a quem se vai dar uma oportunidade como interlocutores e os que se vai mandar à merda.
Com a APAF a coisa pia mais fino e temos de arranjar forma de expor toda a porcaria que vão fazendo de forma incansável. Mas aqui estará o grande busílis da questão.
Mas deixemos para já isso (sei que o Bruno pensará também nisso). Até porque como eu já disse, a APAF põe em risco a classificação da nossa equipa e as suas aspirações, a CS põe em risco a Direcção. Alguém duvida?
12 Junho, 2015 at 12:13
Parabéns ao Olysipo, que tive o prazer de conhecer e abraçar no Jamor e habitual presente de 6ª feira para todos vós…a agenda leonina 🙂
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/agenda-leonina-206073
12 Junho, 2015 at 12:38
Muito obrigado pela agenda 🙂
Pena estar a ficar mais curta…
SL
12 Junho, 2015 at 12:49
Dentro de pouco mais de um mês, voltará a azáfama 😉
12 Junho, 2015 at 12:17
off: o pessoal no fórumscp.com está todo ao rubro porque, sengundo insides do administrador , fechámos a contratação dum craque para a frente de ataque.só que os gajos só disponibilizam “secretamente”, por mail. alguem que esteja registado lá dê uma olhada, pelase. o pessaol tá todo contente!
12 Junho, 2015 at 12:21
Parabéns, Olysipo, contes muitos;)
12 Junho, 2015 at 12:21
Ainda não tinham a certeza mas ou era o Messi ou era o Aguero….
Só se sabe que o Presidente se juntou à selecção da Argentina…
😛 😛 😛
12 Junho, 2015 at 12:29
o pessoal que já sabe diz coisas como:
“ótimo reforço!”
“finalmente um bom marcador de livres”
“Não é uma super inside, tem sido falado e muito na CS, penso que o próprio jogador já falou.O Futre vai ficar satisfeito…a seguir chegam os chineses…”
ok, é o Bryan Ruiz. será? era excelente.
12 Junho, 2015 at 12:35
o ROC diz que é um colombiano, o Bruno Luís
12 Junho, 2015 at 12:36
ahahaha, que vai fazer dupla com o Chapel
12 Junho, 2015 at 12:41
Pena já não estar no Sporting o Parreirinha…
12 Junho, 2015 at 13:29
Cherba, vê o teu email. Seguiu um texto para lá, para apreciação. Abraço.
12 Junho, 2015 at 12:42
O Bryan Ruiz foi referenciado pelo Futre quando ele estava na candidatura com o Dias Ferreira. Deve ser ele.
12 Junho, 2015 at 12:47
Vai ser giro! O Bryan Ruiz vem para o Sporting no declínio da sua carreira ganhar um balburdio, em contrapartida o Taarabt vem na flor da idade para o carnide e ainda vem ganhar pouquinho com uma redução substancial do ordenado!!
Quanto vale que vamos ler isto vezes sem conta?!?!
12 Junho, 2015 at 12:51
Recebi um PM e dizem q é o Bryan Ruiz!
12 Junho, 2015 at 12:54
Se for vem para 2º avançado…
Eu não sou grande fã embora ache bom jogador…mas vamos ver…Vi mais jogos dele no Fulham que no Twente mas não me ficou marcado como um dos que gostava de ver no Sporting…
12 Junho, 2015 at 12:57
Sou da tua opinião, não é um nome que me fascine muito, mas como temos agora o JJ pode ser que eu mude de opinião! 😉
12 Junho, 2015 at 13:27
+1
12 Junho, 2015 at 13:38
+1
E há aquela situação que ontem um tasqueiro aqui alertou, é o facto de ser um ano de golden cup. A ser ele, vai estar fora de combate durante algum tempo…
12 Junho, 2015 at 13:38
F-A-B-U-L-O-S-O.
Se for, é um Craque! O que ele fez no Twente não desaprendeu. Agora, no Fulham, era complicado a arastar-se pela 2ª divisão inglesa. Devia ser proibido os clubes ingleses terem tanto dinheiro. Há clubes da 2ª liga inglesa que tem mais dinheiro para contratações do que Sporting, porto ou benfica.
Mas espero que seja verdade: o que ele fez no Mundial…,meus amigos, e com Jesus…uuuiii.
Agora, só queria o Campbell, o Bruma (p/substituir o Carrillo) e um centralão (Bruno Alves ou Zambrano).
aguardemos…
12 Junho, 2015 at 14:31
Eu acho que seria excelente, impressionam-me alem da qualidade técnica os números.
Para um tipo que é segundo avançado ou extremo em 303 jogos oficiais marcar 88 golos e fazer 70 assistências, não é para todos!
12 Junho, 2015 at 12:40
Bom bom era o Gignac…Está em fim de contrato…
12 Junho, 2015 at 15:38
https://twitter.com/GFN_France/status/609362656110215168
parece que está a caminho do Tigres (????????!)
12 Junho, 2015 at 13:29
Llorente era nice:P!
12 Junho, 2015 at 12:17
Dizem que o marroquino que chegou para o Carnide ficou maravilhado.. com a cantina do estádio.
O que me ri a lêr no twitter os comentários de adeptos ingleses á contratação do Taarabat.
O outro gajo parece um dos elementos dos one direction, ainda queria o JJ trazer o gajo da prospeção.
O RV pensa que foi treinar um clube de futebol e afinal foi trabalhar para uma lavandaria.
12 Junho, 2015 at 12:19
Parabéns ao Olysipo e saudações leoninas
12 Junho, 2015 at 12:20
Parabéns Olysipo.
12 Junho, 2015 at 12:22
Era uma vez o Sporting o Benfica e o Porto … Cada uma andava com o seu meio de transporte favorito !!
O Sporting, por não poder mais, “arrastava” a sua ” carcaça ” num Fiat 500 … 20 cavalinhos e não passava dos 100.
O Porto, qual projecto da NASA, exibia os seus dotes num space shuttle acoplado a uma foguetão … Aquilo debitava 10.000 cavalos e umas quantas “vacas” … Tinha “hotel” com direito a pequeno almoço. Desde fruta a bebidas com cafeína. Luxo, puro luxo.
O Benfica era um “in between” … Mas mais perto do “programa espacial do Porto. Não havendo fluidez para viagens constantes á terra e ao espaço, fizeram um “all in ” e construíram uma Estação Espacial. Foi o modo encontrado para “supervisionar” a estratosfera e a superfície terrestre. Perceberam que a “estrutura ” é mais importante que os astronautas e os pilotos. Precisaram deles até ao terminus da construção do ” laboratório ” … Agora quem gere aquilo são os “engenheiros” ! É só evitar que haja “fogo” a bordo e a coisa tem pernas para andar.
O problema surge quando há a intromissão de um “corpo estranho ” a.k.a Agente Sputnik, que a pedido do director do Skylab, decide prescindir do último engenheiro … !!
O plano é leva-lo de volta a terra … A razão?! A Estação Espacial encetou contactos com civilizações de Marte que lhe prometeram “vida eterna” ! Não mais necessitam de mão de obra terráquea !
Decide-se levar o agente de volta à terra. A missão é faze-lo aterrar no deserto, deixa-lo a “marinar” uns dias e despacha-lo para ” Cape Caniveral “.
O Porto percebe a jogada e tenta interceptar a comunicação mas, percebe que a descida do cosmonauta do Benfica á terra, coincide com a viagem do seu astronauta para a Lua. Não há forma de interromper o “momentum” … O Porto terá que perfazer a volta ao globo terrestre com o seu Iuri Gagarin !!
Ainda na descida, o astronauta de seu nome Jesus, não entende o porquê da sua dispensa, isto numa altura em que a “Sky Lab ” estava a dar passos importantes no conhecimento Astrofisico.
É-lhe explicado que o tempo agora é outro. É altura de fazer experiências no novo “Cubo Magico”, uma estrutura em vácuo que porencia aliens … ! C
Entendem que Jesus não é o homem certo para o trabalho porque não fala marciano. É tempo de passar a pasta ao tio Rui, o “pés de chumbo” … Que na ausência de gravidade, nem se nota que tem os pés teocados para a bola.
Jesus não gosta da explicação mas a decisão está tomada.
A escassas 24horas da aterragem, o Fiat 500 intercepta uma comunicação em FM, dando conta de uma possivel aterragem de emergência por parte de uma cápsula da Estação Espacial Benfica. O Fiat é pequeno e fraco mas, quem o conduz faz corar o Alain Prost ou o Niki Lauda … ! Assim que a nave aterra, o ” Agente Sputnik” pede que Jesus entre num avião cheio de agentes do Mi6, CIA, KGB e Mossad. Este recusa de imediato, deixando todos á toa.
O castigo imposto é ficar a ‘ penar’ dois dias no tórrido deserto !!
Mas antes que a seca e a fome tomem conta de Jesus, uma “miragem” se vislumbra naquele oásis … É o Hitman BdC ! Mercenário para os inimigos, agente secreto para a familia Fiat ! Ele é a gota de agua, a migalha de pao que pode ajudar Jesus a sair daquela situação.
Para o carro, e enceta negociações para o “resgate” do cosmonauta. Não se afigura fácil mas, Jesus entende que quem não fala nenhuma língua estrangeira não sobrevive no deserto. Jesus vacila e pede mais que pao e agua. BdC aceita as pretensões e garante que a migalha de pão e a gota de água imediata foram apenas para enganar o estômago e promete que Jesus terá uma surpresa quando chegar ás instalações Fiat.
Jesus anui e entra no pequeno Fiat 500. A Sky Lab, estação que tudo vê, só se apercebe da jogada quando o Space Shuttle do Porto lhe envia a seguinte comunicação em ondas rádio : tinham Jesus no céu e preferiram fazê-lo descer á terra. Nunca se lembraran é que Deus já não mora nas estrelas mas sim na Fiat.
A Sky Lab entra em curto- circuito. Tentam desesperadamente comunicar com Jesus mas, tanta tecnologia não lhes serve de nada. O Fiat não usa parafernália espacial porque a sua “obra” é terra á terra.
Desesperados, enviam caças bombardeiros interceptar o bólide mas, levam um rotundo não … Os agentes secretos sentiram-se desrespeitados pela atitude de Jesus e pela inoperância do Agente Sputnik.
Jesus está incontactável e a caminho da Fiat.
A viagem não é longa mas Jesus percebe que a sede da Fiat não fica naquela direcção e pergunta ao agente BdC para onde se estão a dirigir, eis senão quando, uma megaestrutura se faz notar no horizonte : Maranello … A casa da Ferrari !
Jesus não acredita mas BdC fá-lo entender, dizendo : esta era a surpresa Jesus. A Fiat apertou o cinto, reestruturou-se e adquiriu a Ferrari. Vais poder trabalhar com os melhores desportivos do Mundo … Ferrari Williams, Ferrari Mané, Ferrarri Carrillo entre outros.
Jesus nem tem reacção. Aquilo só pode ser um sonho.
O ultimo membro da equipa está encontrado. É hora de arregaçar as mangas e colocar toda aquela cavalagem a “papar asfalto”.
Quanto á Estação Espacial … Bem, essa percebeu de maneira dura e crua que é a ocasião que dita a audácia … Por muitos meios que tenha, um simples parafuso não utilizado pode ditar o fim da megaestrutura.
Aprendeu também que o disfarce é a alama do negócio. Não é necessário mostrar tudo o que se tem … É melhor mostrar o pouco e esconder o muito.
Outra lição aprendida é que as super agências secretas são tão fortes quanto o agente mais fraco.
A Fiat papou a NASA … Porque alguém se esqueceu que é na terra que vivemos, e o Espaço, sendo lindo, não é para todos ou qualquer um.
12 Junho, 2015 at 12:42
Muito bom!
12 Junho, 2015 at 13:10
Se o Cherba quiser pode aproveitar 😉
Eheheheheh !! Deve ser a minha primeira rodada na Tasca. Acho que nunca escrevi um texto para publicação !
12 Junho, 2015 at 12:51
Muito bem Paulo.
12 Junho, 2015 at 13:11
Olha, a vinda do Brian Ruije deu-me good vibes para a escrita ahahahah
12 Junho, 2015 at 12:57
LOL
Grande filme.
Não sei como não te lembraste de pôr o PdCosta como Imperador do dark-side e o Gobern como Jabba the Hutt 🙂
12 Junho, 2015 at 13:01
Ahahahah … Devia ter-me lembrado … Imperdoável 😉
12 Junho, 2015 at 13:20
Clap clap clap
12 Junho, 2015 at 13:28
Thx. Eu trocava o C pelo S e era isso que fazia nas fuças do Orelhas Hahahahah 😉
12 Junho, 2015 at 17:08
Brutal 😉
12 Junho, 2015 at 19:17
Com os pés bem assentes na lua, te digo. Foi uma boa trip!
És candidato a comentar os minutos iniciais d’O Crónico, até fazer o resultado aos vinte minutos de jogo!
Aponta aí Cherba.
12 Junho, 2015 at 12:29
4 importantes vitórias:
Vitória Ideológica:
Basta de “caminhos caminhando” rumo à apatia, o conformismo, e o menos mal. Só com objectivos é possível vencer.
Vitória Anímica:
Duro golpe desferido no rival, com o espectro de “94” a pairar sobre o Carnide.
Vitória Estratégica:
Contra “tudo e contra todos”, MS foi corrido. Fogo contra Fogo. E a Lixeira a Arder.
Vitória Financeira:
Prova imponente de fulgor.
12 Junho, 2015 at 12:54
https://www.youtube.com/watch?v=fJwWUiVJhLU
12 Junho, 2015 at 13:28
Isto.
12 Junho, 2015 at 12:33
Os macacos já tem nome em Alvalade..chamam se “Gorilas”
12 Junho, 2015 at 12:36
Sobre a euforia, fui eu que a escrevi, logo, pus-me a jeito.
Ainda assim, quero explicar. A euforia não é pela “certeza do título”, isso é bazófia. Ou seja, de lampião. A minha euforia é por finalmente sentir que temos condições para o projecto em que votei evoluir desportivamente. Com Jardim excedemos as previsões, com Marco mantivemos mais ou menos a bitola (considero uma entrada directa na Champions mais ou menos igual à conquista da Taça). Não sendo mau, já não chega. Claro que depois disto é o título mas para mim, mais importante é estar lá por cima até ao fim e deixar para os detalhes a resolução do campeonato. Se estivermos sempre na luta, os rivais terão mais pressão, algo que não tiveram da nossa parte este ano. E em pressão, qualquer um pode ceder.
12 Junho, 2015 at 12:50
Este ano todos gostaríamos de ser campeões mas a primeira coisa e principal que espero do plantel é que lutem pelo título até ao fim. Algo que este ano não aconteceu. Aliás quase nunca estivemos a lutar pelo título. Algo que não pode voltar a acontecer.
12 Junho, 2015 at 12:54
Nao precisas de te explicar Sá!!!! Só nao percebeu quem não quis!!! É mesmo assim… grande texto!!!
12 Junho, 2015 at 13:42
tá tudo dito, amigo Sá.sem tirar nem por.;)
12 Junho, 2015 at 12:41
O Sá tem-nos habituado aos melhores bolos de bacalhau (para os meus amigos do Norte) ou Pasteis de bacalhau (para os do Sul) que tês sido servidos na tasca.
Por mim, estou habituado a petiscá-los à moda do Ribatejo, com uma caneca ao lado e um ovo cozido com casca de cebola, para dar côr. Quando vou à terra da minha família, como os bolos de bacalhau um copo de Dão pois, que me perdoem os Ribatejanos mas, onde vivo, só do branco ou então a Superbock da ordem, já que a Sagres tem um travo a Carnide e um cheiro azedo que não consigo senão associar à merda dos vídeos que produz. Sagres, água do Luso, etc. Nunca mais. Ultimamente não lhes tenho escrito a informar o número de amigos que deixaram de comprar produtos da Central de cervejas mas, em Abril, já eram 321. Disse-lhes 821, só para chatear. Nunca mais me responderam desde a primeira carta de amor que tive o especial prazer de lhes fazer chegar. Os meus netos também não bebem Pepsi, à conta do video que fizeram na Suécia. Estes das bebidas têm a cabeça ao contrário das pessoas que bebem com moderação. É como é. Não vou conseguir mudar o Mundo mas, a cerveja dos gajos, que a vendam em Carnide.
A nossa equipe de futebol vale mais de 220 Milhões de Euros. Se os quiséssemos vender todos, ficávamos quase sem dívidas. O mesmo não pode dizer o SLB que para saldar o passivo deve precisar de qualquer coisa como 800 Milhões de Euros. No dia em que consolidarem as contas do grupo, ainda nos vamos rir à farta. Hão-de ver -se obrigados a isso, é uma questão de tempo. O passivo dos morcões, deconheço-o mas, ouvi dizer que andará a par com o do Carnide, não sei se é verdade, se o não for, é porque ainda é maior. O que é um facto é que nem que vendam os plantéis de ambos, não pagam o passivo de um deles. Se calhar, já que são tão amigos, podiam consolidar as contas dos dois grupos. Era uma boa, uma vez que já estão autorizados a roubar-se um ao outro. Como “ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão” ficavam ambos perdoados.
Doutra forma, o Desporto Português jamais lhes perdoará. Connosco não contam para lhes perdoarmos o que quer que seja.
Bom, depois desta singela introdução ao meu comentário, aqui vai a resposta à questão de se saber como irá o Sporting pagar Jesus?
Além das reservas que criámos com o dinheiro amealhado nestes dois anos e meio, não é Jorge Jesus que valoriza os jogadores para o dobro? Por exemplo, o Bernardo Silva, não valia um caracol e foi vendido por uma carrada de milhões. É tão bom, tão bom como o Ivan Cavaleiro ou o André Gomes e parece que o Eng.º do Penta o vai pôr a jogar no Sábado, contra uma gaja qualquer que se chama Arménia. Fico satisfeito pela preocupação do Eng.º Santos com o descanso do Cristiano que, de dois em dois anos, tem férias muito curtas. Se puser a jogar o Trio maravilha lá do Clube dele e lhe associar, ainda, o cêpo do Eliseu então é que a Selecção não vai mesmo a França e o Cristiano vai ter as férias que merece.
Se o JJ valoriza tanto os jogadores do plantel, vamos ter uma equipe a valer mais de 600 M, no final desta época e a conta, seja ela qual fôr que Jesus nos apresente, é sempre uma conta pequena.
Não vejo porque razão alguém se deva preocupar com a nossa saúde financeira. Sei que as custas judiciais são caras mas, estejam os Senhores antigos Presidentes do Sporting Clube de Portugal e fiquem cientes disso que, vamos ter dinheiro para as pagar quando pusermos contra eles, todas as acções que vamos ter de propôr, assim que os Auditores emitirem os devido relatórios sobre os vários tipos de gestão danosa a que denfreadamente se dedicaram, literalmente, com o freio já na boca. Os cavalos, desembestam para as cocheiras, os burros não, vão direitinhos à parede e o Sporting Clube de Portugal é hoje uma verdadeira parede para eles. Na parede constarão os nomes deles como coveiros putativos, de um lado. Do do outro, porém, constarão os dos Sportinguistas que contribuíram para a Missão Pavilhão, com Bruno de Carvalho à cabeça.
É sempre assim, dum lado do Muro os ladrões; do outro os donos do terreno. Uma vez apuradas as responsabilidades as responsabilidades, postas as acções e transitadas em julgado as sentenças condenatórias no Museu do Sporting deveria haver lugar para o “Quadro da desonra” onde os nomes desses supostos senhores deveriam constar por anátema, de modo a que as gerações vindouras, ao vê-los, perguntem quem foram e ao sabê-lo se recusem terminantemente a admitir que gente como eles regresse ao Sporting pela Porta 10A. É esta a gratidão que lhes tenho por aquilo que fizeram. A gratidão que se pode ter ao “Trimonol”, a vacina que me protege de uma multiplicidade de doenças mortais desde tenra idade.
12 Junho, 2015 at 12:47
É sempre um prazer ler os seus escritos Mário. SL
12 Junho, 2015 at 16:55
ou Sá, ou Mário, ou Mário de Sá… tá bom tá!
12 Junho, 2015 at 12:42
à gomes de Sá*, um dos meus pratos preferidos!
uma leitura que me faz sentir saudável e deixa num estado anímico brutal!
100%
VIVA O GRANDE CRÓNICO
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
12 Junho, 2015 at 12:45
Parabéns Olysipo. Abraço
12 Junho, 2015 at 12:45
Excelente, excelente, excelente!
Só discordo de um ponto, tem de haver mesmo uma divisão, separar aqueles que estão com o Sporting para o servir e aqueles que se querem servir dele (ou já o fizeram). Gente dessa não é precisa para nada, e prova disso são os prejuízos e passivos acumulados, os disparates que dizem na praça pública e a não comparência nas AG´s, local oficial de discussão dos temas.
Quanto a tudo o resto concordo em absoluto e é exactamente o que tenho vindo a dizer ao longo dos últimos dias, não gosto da postura do Jesus, do português tasqueiro (com o devido respeito pelos restantes tasqueiros) e por algumas vezes perder a noção do ridículo. Mas não creio que haja dúvidas quanto à sua qualidade técnica, da forma como potencia os seus jogadores e da sua personalidade forte e honesta.
Esta jogada vai com certeza trazer outros benefícios a nível financeiro, eleva-nos a outro patamar, é uma demonstração de força e poder, de uma gestão exigente e ao mesmo tempo ambiciosa. Estou com um feeling que vamos em breve ter um anúncio importante a nível de patrocínios, e quem sabe se não teremos uma proposta de naming a apresentar a votação na próxima AG.
Não estou nada preocupado com a entrada de novos jogadores, se ficarmos com o plantel do ano passado e mais os putos que entram da B já será mais que suficiente para ter uma grande equipa, com um excelente treinador e um Presidente do outro Mundo!
Façamos voltar o Crónico!
12 Junho, 2015 at 12:51
10 Combates pela Hegemonia Mundial do Sporting:
1) Fechar o ciclo roquettiano.Derrotar implacavelmente os inimigos internos, os que roubaram e lesaram o clube.
2) Iniciar a Era do Leão. Ligar o clube às amplas massas do povo, garantia da sua vitalidade eterna, e promover os filhos mais talentosos da nossa pátria à condição de verdadeiras elites de mérito.
3) Manter firmemente e irrevogavelmente o clube a dirigir a SAD, e os sócios a mandarem no clube, como condição de alma, operacionalidade estratégica e irmandade associativa.
4) Unir o Clube sob novas bases, recuperando todos os elementos saudáveis que se deixaram enganar e manipular. Rechear os quadros do clube de glórias passadas e elementos competentes.
5) Expandir a marca Sporting pelo Planeta Terra. Aumentar as parcerias estratégicas, reforçar o peso internacional. Ser um crónico na Champions League.
6) Vencer a batalha contra a Doyen, ou fazer um estardalhaço mundial! Liderar o processo pela regeneração do futebol, ser uma autoridade reconhecida no meio.
7) Nova mentalidade de alto a baixo no futebol. Exigimos o comprometimento do Hoquei em Patins. Guerrilha pela Vitória se necessário.
8) Reganhar dimensão olímpica e multidesportiva e ultrapassar o Barcelona como melhor clube mundial.
9) Mentalidade de Novo Tipo. Basta de contemplações com o derrotismo romantizado. Basta de Judas, Renegados e Traidores. Castigo exemplar para quem não respeita o clube.
10) Ser o Crónico. Cumprir o Sporting.
12 Junho, 2015 at 12:55
https://www.youtube.com/watch?v=C1_9ZLrOgzY
12 Junho, 2015 at 13:12
Td isso e o Sporting q tem de ser cumprido!
12 Junho, 2015 at 12:52
“folga originada pela redução de custos operacionais somada ao aumento das receitas permitiu-nos chegar a um resultado líquido de 22M. Ora, isto é algo que é preciso valorizar porque é extremamente difícil, num mundo competitivo como é o futebol, conseguir conciliar diminuição de orçamento com aumento de receitas. ”
Isto só foi possível pela nossa academia,a nossa formação.
O rigor foi fundamental, necessário e imperioso.
Mas poder investir ao fim de dois anos só é possível porque podíamos ter sete, sete jovens com valor, para os quais não teríamos dinheiro se não fossem nossos.
Foi isso que deu a qualidade mínima para qualificar, a baixo custo, champions, conseguir a taça e alguns jogos interessantes na champions
12 Junho, 2015 at 12:57
Por acaso não há nenhum banqueiro que tenha bilhetes para vender para o futsal?
12 Junho, 2015 at 13:05
Ui, banqueiros?
Como as coisas andam, esses só conseguem ver futsal só mesmo pela TV…
12 Junho, 2015 at 13:17
Merda para a escrita inteligente, queria dizer tasqueiros
12 Junho, 2015 at 22:02
Para Domingo?
12 Junho, 2015 at 13:05
Alguém se decida quanto é que o Jesus vai ganhar…
Dasss… é que assim um gajo não pode organizar a sua vidinha. Não se sabe a quantas anda, pá…
Alguém diga ao homem ao que vem… já que as “fontes” só largam água aos bochechos…
É tal a vontade em bater canholas para dizer mal do SCP que depois saem-se com estas “precocidades”… É que nem isto fazem em condições!
12 Junho, 2015 at 13:06
Era a história do prémio de assinatura (que afinal parece não existir), era assumir-se como certo um valor máximo que só seria pago se (como esperamos) atingirmos os objectivos mais ambiciosos (logo gerando receitas que o suportam), enfim…
12 Junho, 2015 at 13:09
Parece que o André Gomes anda a seguir o conselho do Jesus…
Este nasceu no Valencia pela 2ª vez… diz que são mais 15M€ para o Carnide!!!
UAU… qualquer merda daquela casa vale 30M€?!
Não me fodam! E ainda perguntam de onde vem o dinheiro do Sporting?
Perguntem ao “Chinês” que se juntou ao Benfas como trabalha a lavandaria do gajo…
12 Junho, 2015 at 13:13
Eles la sabem e se calhar o orelhas nao se recandidata!
12 Junho, 2015 at 13:15
Queria só deixar aqui um pequeno comentário, sob o qual falei de forma célere no tópico anterior, e não foi abordado pelo Sá: a permanência de Inácio na estrutura directiva.
Penso que foi importante a sua permanência porque, por um lado veio calar todo o tipo de criticas despropositadas que se vinham a ler e ouvir nos media, e por outro, porque a estrutura mostra uma vez mais que para além de não ceder a pressões externas (como já foi dito variadíssimas vezes pelo Presidente) também não abana, ou seja, as saídas têm sido feitas sobretudo numa óptica de restruturação/aperfeiçoamento e não por ordem ou aconselhamento de outros. Penso que é visível que esse tipo de política em Alvalade acabou.
Existem algumas vozes discordantes de Inácio (mesmo dentro do universo leonino), algumas das vezes relacionadas com comissões ou outro tipo de benesses mas penso que ainda nem todos se aperceberam de que NINGUÉM está a salvo de uma auditoria, e se porventura alguma for feita no futuro, a esta direcção, penso que não haverá problemas em identificar quem não agiu em conformidade com os pergaminhos do clube.
Inácio poderá voltar para mais perto do futebol daqui a uns anos, pois certamente Jorge Jesus não ficará cá para sempre, e nessa altura poderá ser reconhecido como alguém que não abandonou o barco e “levou um tiro pela equipa”, como quem diz, “sacrificou-se” numa nova posição para bem da sobrevivência e da evolução do Sporting Clube de Portugal.
12 Junho, 2015 at 13:19
Nota:
Esta Leonor Pinhata abancou na BurlaTV e só leva lãzudos… ou isso, ou eu tenho uma pontaria do caralho…
Agora estou a ver que convidou o António Rola… ex-arbitro e que, curiosamente, e só mesmo curiosamente, é comentador da… da… da… adivinhem lá… da… CarnideTV! Como adivinharam???
Diz que se identifica com a Pinhata…
Foda-se… deixa-me desligar antes que me comecem a fazer elogios a mim…
Fica aqui uma pérola que encontrei no Rascord… vejam a data!
E ainda falam dos tachos que os politicos arranjam depois dos “serviços prestados à nação”… Mas claro… isto aqui deve ser tudo coincidência.
Isto do #colinho tem muito que se diga…
« António Rola na Luz a «ensinar» arbitragem
EX-ÁRBITRO TEM CONTRATO ASSINADO COM A BENFICA, SAD
Segunda-Feira, 11 fevereiro de 2002 | 06:01
O EX-ÁRBITRO António Rola confirmou, ontem, que já tem um vínculo contratual assinado com a Benfica, SAD para desempenhar as funções de assessor do clube para a área da arbitragem.
“Em termos oficiais, só comecei a exercer a função a partir de Janeiro. Trabalho para o Benfica, mas é um novo serviço para todo o futebol português”, explicou-nos o antigo árbitro, que se retirou em 1997, devido a razões pessoais.
Já era sabido que o clube da Luz pretendia, ainda no tempo de Toni, ter um elemento que pudesse proporcionar aos jogadores melhor convivência com as leis de jogo e com os próprios árbitros.
A opção dos encarnados recaiu, assim, sobre o ex-juiz de Santarém, o qual desempenha funções para o Benfica há alguns meses e esteve inclusivamente no estágio das Caldas da Rainha, sexta-feira e sábado passados, na preparação para a deslocação de ontem às Antas, onde curiosamente as águias não viram qualquer cartão durante a primeira parte – apenas Fernando Aguiar viu a cartolina amarela, já no segundo tempo, num tipo de partida que costuma ter bastantes ocorrências em termos disciplinares.
Comentando a esperança de ver outros clubes seguirem o exemplo do Benfica, António Rola explicou-nos também, mais em pormenor, o objectivo das suas funções.
“É uma forma de poder tornar os jogadores mais profissionais. A concentração tem de ser total, mas não no árbitro. É o jogo que interessa. Muitas vezes os atletas incorrem em situações desnecessárias, até por desconhecimento de algumas questões”, disse, prosseguindo: “Agrada-me esta situação que se verifica com o Benfica, mas podia acontecer com qualquer outro clube. É uma forma – inédita em Portugal – de poder transmitir os meus conhecimentos”, concluiu António Rola.
Apesar de o seu trabalho visar, essencialmente, o contacto com jogadores, António Rola não deverá passar a ser uma presença constante na Luz. Irá trabalhar em ligação bastante próxima com a equipa técnica, com a qual definirá o tempo e área de actuação. Apesar de estar ligado à arbitragem, o novo “reforço” não estará, hoje, na reunião de Luís Filipe Vieira com a APAF. »
12 Junho, 2015 at 13:24
Curiosamente apanhei este pedaço de história, num blog do putero…
« quinta-feira, 4 de março de 2010
A Rola Enc(o)rnada
“Quem lê semanalmente a análise feita por ex-árbitos no chamado Tribunal do OJOGO, não fica indiferente às posições assumidas pelo ex-árbitro António Rola.
Numa conversa entre amigos, fui desafiado a fazer um apanhado das situações onde o António Rola destoava dos restantes, Jorge Coroado e Rosa Santos, especialmente nos jogos onde o Benfica era protagonista.
Baseando-me somente nas arbitragens da 1ªvolta dos jogos do Benfica cheguei a conclusões que já suspeitava. Vamos lá aos números:
– Existiram 34 casos que favoreceram o Benfica.
– Houve unanimidade em 8 desses casos.
– Em 16 casos, vejam bem, 16 casos que favoreceram o Benfica, tanto Jorge Coroado como Rosa Santos concordam com o favorecimento, menos…o António Rola. Só 16 casos.
– 1 único caso em que só Jorge Coroado e António Rola concordam.
– 1 único caso em que só Rosa Santos e António Rola concordam.
– 5 casos em que só o Jorge Coroado concorda.
– 3 casos em que só o Rosa Santos concorda.
– 0 casos em que só o António concorda. Novidade!!!
Ou seja, dos 34 casos totais que favoreceram o Benfica , em 26 houve maioria de opiniões concordantes, havendo somente 8 casos em que um único árbitro avaliou dessa forma .
E dos 26 casos em que houve maioria, em 25 casos esteve o Jorge Coroado, em 25 casos esteve o Rosa Santos e em somente 10 casos esteve o António Rola.
O facciosismo deve toldar-lhe muito a visão. E nós o vimos a arbitrar durante anos por esses campos fora. Como se vê com uma imparcialidade desarmante.”
Portanto… #colinho e #lavandaria
12 Junho, 2015 at 13:24
Por outro lado e falando de futebol, parece-me que alguns tasqueiros andam um pouco enganados em relação ao que são as apostas de Jorge Jesus para o futebol.
Não tendo eu uma bola de cristal, custa-me a acreditar que Jesus dê muitos minutos a jogadores mais novos. É certo que tudo dependerá da sua maturidade, mas alguns da equipa B que gostaríamos de ver, provavelmente terão de passar mais um ano emprestados.
Se queremos ser campeões teremos de, forçosamente, apostar em jogadores mais maduros, com outra consciência táctica e disponibilidade física.
Evidente que jogadores como Rui Patrício, Cédric (caso fique), Paulo Oliveira, Williams, Adrien, João Mário, Mané, etc andarão por lá. Andarão porque já têm outro andamento, mas começo a duvidar que jogadores como Gelson Martins, Gauld, e mesmo Chaby ou Iuri sejam apostas. O mesmo se aplica ao Saar e ao Tobias.
12 Junho, 2015 at 13:48
tens razão, Trolha. mas tb não deixa de ser um mito essa do JJ nao apostar na formação. nao aposta na formaçao do benfica que é uma merda!
Como disse no outro dia na Sporting TV, o grande Carlos Dolbeth:
“A formação do benfica só formou na sua história um jogador de classe mundial: Rui Costa. Nós formámos: Futre, Figo, Simão Sabrosa, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma. Eles têm 0 bolas de Ouro, nós temos 4! Só há um clube com o mesmo nº de bolas de Ouro, que é o Barcelona, mas com o mesmo jogador, Messi. Nós temos com 2, Figo e CR.Somos o único clube do Mundo assim”.
A questão, caro Trolha, é esta: JJ e BdC querem fabricar o próximo Bola de Ouro. E sabem que estão na Oficina certa”.
12 Junho, 2015 at 14:21
A diferença entre Sporting e Benfica, é que mesmo os jogadores mais novos do Sporting já lá jogam há pelo menos duas épocas, e muitos deles são portugueses!
A nossa política é completamente antagónica à do benfica ou porto, que compram jovens valores a peso de ouro, enriquecem agentes, e depois são obrigados a vendê-los a grandes clubes europeus passado um ano ou dois.
Há quem diga que assim se ganha mais dinheiro, mas é mentira! É escasso o dinheiro a que estes clubes têm direito, a larga percentagem vai para as figuronas que fazem parte dos processos de transferência.
Parece-me bastante clara a estratégia do Sporting, caso vendamos um William Carvalho por 40M, arrisco-me a dizer que 95% do dinheiro entra nas contas do clube.
13 Junho, 2015 at 0:15
Para mim, o Paulo Sousa era classe mundial.
E penso que a formação deles.