Este é o sentimento que me invade desde o dia em que Bruno de Carvalho anunciou Jorge Jesus como treinador da equipa principal de futebol. Muitos sportinguistas vão dizer logo: “Eh lá! Calminha aí! Pezinhos no chão!”. Mas não quero saber, vou voar bem alto porque é isso que me apetece fazer. E como ninguém me vai oferecer um para-quedas, se isto der merda sou só eu que me aleijo. Por outro lado, acho que precisamos todos de uma injecção de entusiasmo e de esperança que a simples contratação de Jesus devia ter gerado mas que, infelizmente por causa dos “notáveis” do costume, foi rapidamente substituída por uma tentativa de divisão que a mim me dá asco. Mas vá, voltemos ao céu que cá em cima é que se está bem…
Apesar do meu sentimento ser de euforia, há uma base racional que o sustenta. Afinal, contratámos o melhor treinador cá do burgo. E isto é algo que temos todos de interiorizar. A menos que o Carnide vá buscar o Mourinho e os Fruteiros o Guardiola (ou outros do mesmo calibre) acho que podemos dar como garantido que na época 2015/16 o melhor treinador vai mesmo vestir de verde e branco. Mas voltemos à vaca fria, à base racional para o Grande Sporting estar de volta. Antes de mais, conseguimos surripiar um bicampeão nacional ao nosso maior rival e só isso já é sintomático. Depois, criámos as condições financeiras para uma operação deste calibre. E, claro, tirando as questões sentimentais do mister, tornámo-nos competitivos e atractivos o suficiente para que um dos melhores treinadores europeus aceitasse assinar pelo Sporting. Isto prova que o Sporting está diferente. E está diferente porquê?
Em termos financeiros, fizemos aquilo que tinhamos de fazer e passámos dois anos a apertar o cinto para sair do estado comatoso em que nos encontrávamos. Mas a grande surpresa foi em termos desportivos. Posso estar enganado mas o Sporting deve ser caso raro de um clube que reduz orçamentos e consegue melhorar em termos desportivos. Em período de contenção atingimos um segundo lugar e conquistámos uma Taça de Portugal, o que originou um considerável aumento de receitas. Tudo isto combinado, ou seja, a folga originada pela redução de custos operacionais somada ao aumento das receitas permitiu-nos chegar a um resultado líquido de 22M. Ora, isto é algo que é preciso valorizar porque é extremamente difícil, num mundo competitivo como é o futebol, conseguir conciliar diminuição de orçamento com aumento de receitas. E foi precisamente isto que nos permitiu chegar ao ponto em que estamos hoje. E que ponto é esse? É um ponto em que podemos aumentar o nosso investimento, seja através de recursos próprios ou com recurso a investimento externo fruto da atractividade que a nossa SAD passou a ter para os investidores. Não tenho dúvidas nenhumas que se existirem por aí investidores sérios que queiram meter guita numa SAD de um clube português, olhará para o Sporting como a opção menos arriscada e com maior capacidade de valorização. Deixámos de ser os crónicos tesos e agora podemos olhar para o futuro com confiança e caminhar sem medos para sermos apenas O Crónico. E só por isto, sai um Stromp para o Carlos Vieira. Por isso, quando alguém vos perguntar de onde vem o dinheiro para pagar ao Jesus, apresentem todos os R&C desde que esta direcção tomou posse. E se isso não chegar, digam que roubámos um banco. Porque não vai fazer diferença. Faz parte da narrativa dos rivais e da sua máquina propagandista promover a imagem de um Sporting anémico, sem dinheiro e em permanente contenção. E é essa constante subestimação da nossa capacidade financeira e desportiva que nos vai permitindo não só avançar para operações aparentemente utópicas como a contratação de Jorge Jesus mas também ultrapassá-los pela direita seja em termos de classificação (ano de Jardim) ou de conquista de troféus (ano de Marco Silva). Sim, Bufas. É mesmo para ti.
Em termos desportivos, já expliquei acima, contratámos o melhor cá do burgo. Mas não é só isso. Contratámos alguém com provas dadas em matéria de valorização de jogadores. Neste momento, mais do que contratar grandes reforços, está na altura de tirar o máximo daquilo que temos. Jogadores como William, Adrien, João Mário, Carrillo, Mané, Montero ou Slimani são valores seguros do nosso futebol mas ainda não são jogadores regulares. Uns renderam muito com Jardim e baixaram com Marco Silva, outros o contrário e alguns mantiveram a bitola. Parece-me claro que todos eles ainda estão por revelar e/ou confirmar todo o potencial que os sportinguistas lhes reconhecem e, mais importante, subir um patamar em relação ao rendimento que já demonstraram. E é aqui que entra Jorge Jesus. A forma de trabalhar do Mestre da Táctica coloca os jogadores a render de forma progressiva e, mais importante, a manterem o nível quando chegam ao “ponto de rebuçado”, algo que nem Jardim nem Marco Silva foram capazes de fazer nestes últimos dois anos. Jesus é um romântico do futebol mas completamente orientado para os resultados. E o que é que isto quer dizer? Quer dizer que gosta que as suas equipas pratiquem um futebol atractivo e entusiasmante mas não abdica um milímetro do rigor táctico para o conseguir. Muito mais teria para dizer sobre a competência táctica do mister mas com Jesus, o melhor é mesmo vermos com os nossos próprios olhos quando a bola começar a rolar. E podem ter a certeza que a partir do minuto em que o árbitro apitar, Jesus envida todos os seus esforços para chegar à vitória seja pela pressão constante que coloca lá para dentro seja pela forma como influencia quem está à sua volta. Não tenho dúvidas nenhumas que passados dois anos desde que foi eleito, Bruno de Carvalho finalmente contratou o treinador que sempre quis. Pela competência, pela exigência, pela frontalidade, por ser politicamente incorrecto e, claro, por ser Sportinguista. E é por isso que esta dupla tem tudo para iniciar uma era de domínio no futebol português. Uma espécie de Bufas e Pedroto em versão honesta.
Em termos de marketing, não tenho dúvidas que a venda de gameboxes vai disparar, o estádio vai encher e as conferências de imprensa serão um grande aliciante. A imagem de Jesus vende muito e, consequentemente, o Sporting beneficiará com isso. Cada baile na imprensa, cada pastilha que lhe salte da boca, cada gesto mais expansivo que faça e, porque não, cada pontapé que der na gramática será vista em todo o lado seja através de cliques no youtube ou simplesmente em directo na tv. Esta contratação fez aumentar a notoriedade da marca Sporting e isso será decisivo na negociação de patrocínios e até no valor dos direitos televisivos. Foi tudo isto que comprámos e que fazem os 3, 4 ou 5M/ano parecerem uma ninharia ou, sendo mais rigoroso, um risco perfeitamente calculado.
Claro que tudo isto foi feito com um objectivo. E esse objectivo é, a curto prazo, ser campeão nacional e, a médio prazo, confirmar o título deste texto. Todos os sportinguistas estão ávidos de conquistas e eu, que infelizmente não era vivo na altura do Crónico, anseio por esse momento. Claro que o futebol mudou muito, que existem outros factores menos puros para o sucesso e que temos dois rivais que querem o mesmo que nós. Mas o mais difícil já conseguimos. Pela primeira vez na minha vida de sportinguista, não consigo esconder a minha emoção por, finalmente, ter o melhor presidente em quem votei e por ele me ter dado o melhor treinador que eu já vi entrar em Alvalade. O Crónico está de volta e mais ambicioso do que nunca!
Termino este texto com um repto. Este Sporting é para os duros e não compactua com falsos moralismos, falsas éticas ou falsos valores apregoados por pessoas que servem os rivais ou servem-se a si próprios. Este Sporting defende os seus interesses até às últimas instâncias e só respeita quem O respeita e utiliza todas as armas legais, repito, legais para fazer valer os seus interesses. Foi assim no caso Bruma, foi assim no caso Moutinho, vai ser assim com o ex-treinador, vai ser assim com a Doyen e vai ser assim com a Somague. E será assim com todos aqueles que se meterem no nosso caminho com o objectivo de nos prejudicar. A ética, os princípios e os valores estão guardados para quem nos respeita. Quem não o faz pode esperar um ataque feroz seja ele feito nos tribunais, nos jornais, numa conferência de imprensa ou em qualquer outro cenário que sirva a estratégia do clube. Admito que seja um choque para todos aqueles que se habituaram a um clube simpático, menosprezado por todos, pouco ambicioso ou pouco exigente. Mas não podemos olhar para trás. Mais do que nunca, este novo ciclo precisa do espírito Fight & Resist que encarnámos desde que Bruno de Carvalho tomou posse. Resta-nos fazer uma reflexão séria sobre se é isso que queremos. Eu já a fiz. Eu quero O Crónico de volta!
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
12 Junho, 2015 at 12:45
Parabéns Olysipo. Abraço
12 Junho, 2015 at 12:45
Excelente, excelente, excelente!
Só discordo de um ponto, tem de haver mesmo uma divisão, separar aqueles que estão com o Sporting para o servir e aqueles que se querem servir dele (ou já o fizeram). Gente dessa não é precisa para nada, e prova disso são os prejuízos e passivos acumulados, os disparates que dizem na praça pública e a não comparência nas AG´s, local oficial de discussão dos temas.
Quanto a tudo o resto concordo em absoluto e é exactamente o que tenho vindo a dizer ao longo dos últimos dias, não gosto da postura do Jesus, do português tasqueiro (com o devido respeito pelos restantes tasqueiros) e por algumas vezes perder a noção do ridículo. Mas não creio que haja dúvidas quanto à sua qualidade técnica, da forma como potencia os seus jogadores e da sua personalidade forte e honesta.
Esta jogada vai com certeza trazer outros benefícios a nível financeiro, eleva-nos a outro patamar, é uma demonstração de força e poder, de uma gestão exigente e ao mesmo tempo ambiciosa. Estou com um feeling que vamos em breve ter um anúncio importante a nível de patrocínios, e quem sabe se não teremos uma proposta de naming a apresentar a votação na próxima AG.
Não estou nada preocupado com a entrada de novos jogadores, se ficarmos com o plantel do ano passado e mais os putos que entram da B já será mais que suficiente para ter uma grande equipa, com um excelente treinador e um Presidente do outro Mundo!
Façamos voltar o Crónico!
12 Junho, 2015 at 12:51
10 Combates pela Hegemonia Mundial do Sporting:
1) Fechar o ciclo roquettiano.Derrotar implacavelmente os inimigos internos, os que roubaram e lesaram o clube.
2) Iniciar a Era do Leão. Ligar o clube às amplas massas do povo, garantia da sua vitalidade eterna, e promover os filhos mais talentosos da nossa pátria à condição de verdadeiras elites de mérito.
3) Manter firmemente e irrevogavelmente o clube a dirigir a SAD, e os sócios a mandarem no clube, como condição de alma, operacionalidade estratégica e irmandade associativa.
4) Unir o Clube sob novas bases, recuperando todos os elementos saudáveis que se deixaram enganar e manipular. Rechear os quadros do clube de glórias passadas e elementos competentes.
5) Expandir a marca Sporting pelo Planeta Terra. Aumentar as parcerias estratégicas, reforçar o peso internacional. Ser um crónico na Champions League.
6) Vencer a batalha contra a Doyen, ou fazer um estardalhaço mundial! Liderar o processo pela regeneração do futebol, ser uma autoridade reconhecida no meio.
7) Nova mentalidade de alto a baixo no futebol. Exigimos o comprometimento do Hoquei em Patins. Guerrilha pela Vitória se necessário.
8) Reganhar dimensão olímpica e multidesportiva e ultrapassar o Barcelona como melhor clube mundial.
9) Mentalidade de Novo Tipo. Basta de contemplações com o derrotismo romantizado. Basta de Judas, Renegados e Traidores. Castigo exemplar para quem não respeita o clube.
10) Ser o Crónico. Cumprir o Sporting.
12 Junho, 2015 at 12:55
https://www.youtube.com/watch?v=C1_9ZLrOgzY
12 Junho, 2015 at 13:12
Td isso e o Sporting q tem de ser cumprido!
12 Junho, 2015 at 12:52
“folga originada pela redução de custos operacionais somada ao aumento das receitas permitiu-nos chegar a um resultado líquido de 22M. Ora, isto é algo que é preciso valorizar porque é extremamente difícil, num mundo competitivo como é o futebol, conseguir conciliar diminuição de orçamento com aumento de receitas. ”
Isto só foi possível pela nossa academia,a nossa formação.
O rigor foi fundamental, necessário e imperioso.
Mas poder investir ao fim de dois anos só é possível porque podíamos ter sete, sete jovens com valor, para os quais não teríamos dinheiro se não fossem nossos.
Foi isso que deu a qualidade mínima para qualificar, a baixo custo, champions, conseguir a taça e alguns jogos interessantes na champions
12 Junho, 2015 at 12:57
Por acaso não há nenhum banqueiro que tenha bilhetes para vender para o futsal?
12 Junho, 2015 at 13:05
Ui, banqueiros?
Como as coisas andam, esses só conseguem ver futsal só mesmo pela TV…
12 Junho, 2015 at 13:17
Merda para a escrita inteligente, queria dizer tasqueiros
12 Junho, 2015 at 22:02
Para Domingo?
12 Junho, 2015 at 13:05
Alguém se decida quanto é que o Jesus vai ganhar…
Dasss… é que assim um gajo não pode organizar a sua vidinha. Não se sabe a quantas anda, pá…
Alguém diga ao homem ao que vem… já que as “fontes” só largam água aos bochechos…
É tal a vontade em bater canholas para dizer mal do SCP que depois saem-se com estas “precocidades”… É que nem isto fazem em condições!
12 Junho, 2015 at 13:06
Era a história do prémio de assinatura (que afinal parece não existir), era assumir-se como certo um valor máximo que só seria pago se (como esperamos) atingirmos os objectivos mais ambiciosos (logo gerando receitas que o suportam), enfim…
12 Junho, 2015 at 13:09
Parece que o André Gomes anda a seguir o conselho do Jesus…
Este nasceu no Valencia pela 2ª vez… diz que são mais 15M€ para o Carnide!!!
UAU… qualquer merda daquela casa vale 30M€?!
Não me fodam! E ainda perguntam de onde vem o dinheiro do Sporting?
Perguntem ao “Chinês” que se juntou ao Benfas como trabalha a lavandaria do gajo…
12 Junho, 2015 at 13:13
Eles la sabem e se calhar o orelhas nao se recandidata!
12 Junho, 2015 at 13:15
Queria só deixar aqui um pequeno comentário, sob o qual falei de forma célere no tópico anterior, e não foi abordado pelo Sá: a permanência de Inácio na estrutura directiva.
Penso que foi importante a sua permanência porque, por um lado veio calar todo o tipo de criticas despropositadas que se vinham a ler e ouvir nos media, e por outro, porque a estrutura mostra uma vez mais que para além de não ceder a pressões externas (como já foi dito variadíssimas vezes pelo Presidente) também não abana, ou seja, as saídas têm sido feitas sobretudo numa óptica de restruturação/aperfeiçoamento e não por ordem ou aconselhamento de outros. Penso que é visível que esse tipo de política em Alvalade acabou.
Existem algumas vozes discordantes de Inácio (mesmo dentro do universo leonino), algumas das vezes relacionadas com comissões ou outro tipo de benesses mas penso que ainda nem todos se aperceberam de que NINGUÉM está a salvo de uma auditoria, e se porventura alguma for feita no futuro, a esta direcção, penso que não haverá problemas em identificar quem não agiu em conformidade com os pergaminhos do clube.
Inácio poderá voltar para mais perto do futebol daqui a uns anos, pois certamente Jorge Jesus não ficará cá para sempre, e nessa altura poderá ser reconhecido como alguém que não abandonou o barco e “levou um tiro pela equipa”, como quem diz, “sacrificou-se” numa nova posição para bem da sobrevivência e da evolução do Sporting Clube de Portugal.
12 Junho, 2015 at 13:19
Nota:
Esta Leonor Pinhata abancou na BurlaTV e só leva lãzudos… ou isso, ou eu tenho uma pontaria do caralho…
Agora estou a ver que convidou o António Rola… ex-arbitro e que, curiosamente, e só mesmo curiosamente, é comentador da… da… da… adivinhem lá… da… CarnideTV! Como adivinharam???
Diz que se identifica com a Pinhata…
Foda-se… deixa-me desligar antes que me comecem a fazer elogios a mim…
Fica aqui uma pérola que encontrei no Rascord… vejam a data!
E ainda falam dos tachos que os politicos arranjam depois dos “serviços prestados à nação”… Mas claro… isto aqui deve ser tudo coincidência.
Isto do #colinho tem muito que se diga…
« António Rola na Luz a «ensinar» arbitragem
EX-ÁRBITRO TEM CONTRATO ASSINADO COM A BENFICA, SAD
Segunda-Feira, 11 fevereiro de 2002 | 06:01
O EX-ÁRBITRO António Rola confirmou, ontem, que já tem um vínculo contratual assinado com a Benfica, SAD para desempenhar as funções de assessor do clube para a área da arbitragem.
“Em termos oficiais, só comecei a exercer a função a partir de Janeiro. Trabalho para o Benfica, mas é um novo serviço para todo o futebol português”, explicou-nos o antigo árbitro, que se retirou em 1997, devido a razões pessoais.
Já era sabido que o clube da Luz pretendia, ainda no tempo de Toni, ter um elemento que pudesse proporcionar aos jogadores melhor convivência com as leis de jogo e com os próprios árbitros.
A opção dos encarnados recaiu, assim, sobre o ex-juiz de Santarém, o qual desempenha funções para o Benfica há alguns meses e esteve inclusivamente no estágio das Caldas da Rainha, sexta-feira e sábado passados, na preparação para a deslocação de ontem às Antas, onde curiosamente as águias não viram qualquer cartão durante a primeira parte – apenas Fernando Aguiar viu a cartolina amarela, já no segundo tempo, num tipo de partida que costuma ter bastantes ocorrências em termos disciplinares.
Comentando a esperança de ver outros clubes seguirem o exemplo do Benfica, António Rola explicou-nos também, mais em pormenor, o objectivo das suas funções.
“É uma forma de poder tornar os jogadores mais profissionais. A concentração tem de ser total, mas não no árbitro. É o jogo que interessa. Muitas vezes os atletas incorrem em situações desnecessárias, até por desconhecimento de algumas questões”, disse, prosseguindo: “Agrada-me esta situação que se verifica com o Benfica, mas podia acontecer com qualquer outro clube. É uma forma – inédita em Portugal – de poder transmitir os meus conhecimentos”, concluiu António Rola.
Apesar de o seu trabalho visar, essencialmente, o contacto com jogadores, António Rola não deverá passar a ser uma presença constante na Luz. Irá trabalhar em ligação bastante próxima com a equipa técnica, com a qual definirá o tempo e área de actuação. Apesar de estar ligado à arbitragem, o novo “reforço” não estará, hoje, na reunião de Luís Filipe Vieira com a APAF. »
12 Junho, 2015 at 13:24
Curiosamente apanhei este pedaço de história, num blog do putero…
« quinta-feira, 4 de março de 2010
A Rola Enc(o)rnada
“Quem lê semanalmente a análise feita por ex-árbitos no chamado Tribunal do OJOGO, não fica indiferente às posições assumidas pelo ex-árbitro António Rola.
Numa conversa entre amigos, fui desafiado a fazer um apanhado das situações onde o António Rola destoava dos restantes, Jorge Coroado e Rosa Santos, especialmente nos jogos onde o Benfica era protagonista.
Baseando-me somente nas arbitragens da 1ªvolta dos jogos do Benfica cheguei a conclusões que já suspeitava. Vamos lá aos números:
– Existiram 34 casos que favoreceram o Benfica.
– Houve unanimidade em 8 desses casos.
– Em 16 casos, vejam bem, 16 casos que favoreceram o Benfica, tanto Jorge Coroado como Rosa Santos concordam com o favorecimento, menos…o António Rola. Só 16 casos.
– 1 único caso em que só Jorge Coroado e António Rola concordam.
– 1 único caso em que só Rosa Santos e António Rola concordam.
– 5 casos em que só o Jorge Coroado concorda.
– 3 casos em que só o Rosa Santos concorda.
– 0 casos em que só o António concorda. Novidade!!!
Ou seja, dos 34 casos totais que favoreceram o Benfica , em 26 houve maioria de opiniões concordantes, havendo somente 8 casos em que um único árbitro avaliou dessa forma .
E dos 26 casos em que houve maioria, em 25 casos esteve o Jorge Coroado, em 25 casos esteve o Rosa Santos e em somente 10 casos esteve o António Rola.
O facciosismo deve toldar-lhe muito a visão. E nós o vimos a arbitrar durante anos por esses campos fora. Como se vê com uma imparcialidade desarmante.”
Portanto… #colinho e #lavandaria
12 Junho, 2015 at 13:24
Por outro lado e falando de futebol, parece-me que alguns tasqueiros andam um pouco enganados em relação ao que são as apostas de Jorge Jesus para o futebol.
Não tendo eu uma bola de cristal, custa-me a acreditar que Jesus dê muitos minutos a jogadores mais novos. É certo que tudo dependerá da sua maturidade, mas alguns da equipa B que gostaríamos de ver, provavelmente terão de passar mais um ano emprestados.
Se queremos ser campeões teremos de, forçosamente, apostar em jogadores mais maduros, com outra consciência táctica e disponibilidade física.
Evidente que jogadores como Rui Patrício, Cédric (caso fique), Paulo Oliveira, Williams, Adrien, João Mário, Mané, etc andarão por lá. Andarão porque já têm outro andamento, mas começo a duvidar que jogadores como Gelson Martins, Gauld, e mesmo Chaby ou Iuri sejam apostas. O mesmo se aplica ao Saar e ao Tobias.
12 Junho, 2015 at 13:48
tens razão, Trolha. mas tb não deixa de ser um mito essa do JJ nao apostar na formação. nao aposta na formaçao do benfica que é uma merda!
Como disse no outro dia na Sporting TV, o grande Carlos Dolbeth:
“A formação do benfica só formou na sua história um jogador de classe mundial: Rui Costa. Nós formámos: Futre, Figo, Simão Sabrosa, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma. Eles têm 0 bolas de Ouro, nós temos 4! Só há um clube com o mesmo nº de bolas de Ouro, que é o Barcelona, mas com o mesmo jogador, Messi. Nós temos com 2, Figo e CR.Somos o único clube do Mundo assim”.
A questão, caro Trolha, é esta: JJ e BdC querem fabricar o próximo Bola de Ouro. E sabem que estão na Oficina certa”.
12 Junho, 2015 at 14:21
A diferença entre Sporting e Benfica, é que mesmo os jogadores mais novos do Sporting já lá jogam há pelo menos duas épocas, e muitos deles são portugueses!
A nossa política é completamente antagónica à do benfica ou porto, que compram jovens valores a peso de ouro, enriquecem agentes, e depois são obrigados a vendê-los a grandes clubes europeus passado um ano ou dois.
Há quem diga que assim se ganha mais dinheiro, mas é mentira! É escasso o dinheiro a que estes clubes têm direito, a larga percentagem vai para as figuronas que fazem parte dos processos de transferência.
Parece-me bastante clara a estratégia do Sporting, caso vendamos um William Carvalho por 40M, arrisco-me a dizer que 95% do dinheiro entra nas contas do clube.
13 Junho, 2015 at 0:15
Para mim, o Paulo Sousa era classe mundial.
E penso que a formação deles.
12 Junho, 2015 at 13:25
Boa posta Sá. Quase tudo aquilo que escreveste ainda hoje estive a esgrimir muitos desses argumentos com um lampião. O maior gozo que me dá é ouvir os “adversários” virem-me falar que não gostam do BC e agora também do Jesus….
Parabéns Olysipo, um abraço.
12 Junho, 2015 at 13:30
Sá, estás a conseguir arrancar-me da apreensão e já sinto um certo entusiasmo a borbulhar-me no âmago. É de valor.
12 Junho, 2015 at 13:33
Parabéns Olysipo.
12 Junho, 2015 at 13:36
+1.
Parabéns!
12 Junho, 2015 at 13:35
Diz-se que o Montinho está a fazer as malas para a Rússia?
Ainda vai tocar um pedaço desse bolo ao SCP ou há uma idade a partir da qual não se aplica o mecanismo de solidariedade do clube formador?
12 Junho, 2015 at 13:39
Venha o graveto. Ele que desapareça para bem longe.
12 Junho, 2015 at 13:43
Anda a fazer por isso… por este andar acaba a carreira na China.
E eu ficaria bastante contente…
12 Junho, 2015 at 13:35
Enorme texto, Sá!
Está tudo aqui… É só ler e partilhar com quem tem dúvidas.
Até me custa encontrar algo para acrescentar.
Olha, só me ocorre um comentário.
Diz-me que um bom Sportinguista tem que saber de trás para a frente o nosso lema é até os velhinhos 10 mandamentos.
Eu acrescento mais uma.
Ler obrigatoriamente os Relatórios & Contas do Clube!
E acreditar mais no que lá está escrito e menos no que se diz nos pasquins.
12 Junho, 2015 at 14:07
Caro Jorge Lagarto, andava por aqui a ver se o via… nunca considerou mudar a sua alcunha para Jorge Leão? Ou Lagarto é mesmo o seu apelido?
12 Junho, 2015 at 14:11
http://sporting.blogs.sapo.pt/240109.html
12 Junho, 2015 at 14:17
O original
http://pt.wikipedia.org/wiki/Virgulino_Ferreira_da_Silva
12 Junho, 2015 at 14:42
Boas, Trolha!
Tenho escrito menos, mas ando sempre com a leitura da Tasca em dia 🙂
Podia ser sobrenome, mas não é. Lagarto é um nome que alguns amigos me chamavam e quando á uns anos quis arranjar um Nick para estas coisas do ciberespaço, achei que este ficava bem.
Depois, até descobri a verdadeira origem do nome (que o Leonissimo aqui deixou) e pelos vistos nem deveria ser considerado assim tão depreciativo.
Por acaso, recentemente, quis registar-me no Fórum SCP e não me deixaram usar este Nick… preconceituosos!
Mas se algum dia mudasse, Jorge Leão seria precisamente o Nick que eu gostava (adivinhaste!).
Mas olha, fica aqui uma promessa em jeito de desafio!
Se formos campeões este ano, mudo de Jorge Lagarto para… Leão.
SL
12 Junho, 2015 at 14:46
Boa Jorge… Leão.
12 Junho, 2015 at 22:02
A mim chamam-me Lagartixa portanto
12 Junho, 2015 at 15:01
Nunca fiquei ofendido por me apelidarem de lagarto, são na maioria das vezes verdes e uma espécie admirável.
12 Junho, 2015 at 15:07
Só que os gajos associam isso ao facto de ser um animal rastejante. Parece mais ofensiva essa alcunha quando afinal é a deles que o é… estamos sempre a aprender. Mas o nosso símbolo é o leão. E vamos rugir… SPORTING!
12 Junho, 2015 at 15:13
SPORTING sempre companheiro, o Leão foi uma das causas de me tornar Sportinguista e lagarto “de gema” 😉
12 Junho, 2015 at 15:46
Ideias dos Virgulinos…
Ahahah ganda nome… Virgulinos… Ahahah
Proponho um abaixo assinado para os passar a chamar virgulinos…
Parabens Olysipo
12 Junho, 2015 at 17:57
Não pode ser. O pai do nosso Mestre chama-se Virgolino (com o).
12 Junho, 2015 at 17:57
Mestre, como lhe chama o Sá.
12 Junho, 2015 at 22:08
só mostra que sao todos filhos bastardos de um grande Leao, eheheh, (seguindo as pisadas do “nosso” Visconde)
12 Junho, 2015 at 20:57
Não é rastejante…voa é baixinho.
12 Junho, 2015 at 13:38
Mais 15 milhões pelo André Gomes? Outra vez um negócio com o Valência? O Vieira fica com uma percentagem, o Mendes, outra, o Peter outra e sobram umas migalhas para o Carnide. E parece que o Rio Ave também vai servir. É que o carnide só consegue vender os miudos para o Valência. Sempre ao Valência. Sobre isto a CS não escreve.
12 Junho, 2015 at 13:45
Não entra guito nenhum no carnide … não se preocupem! aquilo é só lavar o $$ que foi adiantado ao carnide da primeira vez.
O próprio comunicado à CMVM diz expressamente que o $$ agora referido é para entregar integralmente à Meriton …
transparência é para aqueles lados 😉
12 Junho, 2015 at 14:13
Mas sobre isto a CMVM não se preocupa! Em Janeiro de 2014 é comunicado (à CMVM) a venda do Rodrigo e do André Gomes à Meriton e agora é comunicada (de novo à CMVM) a venda ao Valencia mas com o dinheiro a ir para a Meriton. Afinal em que ficamos? Inacreditável como aparentemente tudo isto é normal! Só ao Sporting é que são suspensas as acções por falta de informação…
12 Junho, 2015 at 14:15
Tudo às claras e ninguém faz nada, espero que seja estratégia das autoridades deixá-los “trabalhar” à vontade para depois lançar a rede…tão ingenuo que eu sou!
12 Junho, 2015 at 13:40
Os parabéns ao companheiro Olysipo …
Muitos anos de vida, boa saude e muitas vitórias leoninas…Abraço do Max…
Quanto ao “petisco” a que o amigo Sá nos habitou…
É mais um com todos os condimentos…
Também eu estou optimista …(eu sú um “crónico” optimista…)
Agora a “contratação” que eu mais desejava…era um “trabalho” honesto da parte das equipas de arbitragem…
Estou certo que…
Nós “sem travões…”…
E os outros…sem “empurrões”…as vitórias poderão estar muito mais próximas…!!
SL
12 Junho, 2015 at 13:54
Primeiro estranha-se…depois entranha-se!
Benvindo Jesus! Nunca mais começa a época! 😀
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
12 Junho, 2015 at 13:57
Não me esqueço e gosto de ser justo:
Há uma “pessoa” (diria mais, um “marreta”) a quem todos nós temos que agradecer pela contratação de um dos 5 melhores treinadores Europeus e muito porvavlemente (a par de Boby Robson) o melhor treinador que já passou por Alvalade. Essa pessoa chama-se….Sr. Dr. Inginheiro Gordinho Flopes.
Se nao fosse o “Engº de obras feitas” Godinho Lopes, JJ não estava cá. Porquê? porque é a ele que se deve:
– ter tentado contratar JJ e, por ser quem é, o JJ não ter aceite (risco: deu + 2 títulos para os lampiões, mas agora é nosso);
– e ter ganho as eleições manipuladas, e com isso ter permitido que o Garoto crescesse e aprendesse e preparasse a equipa não com Van Bastens mas com Leonardo Jardim e Marco Silva.
Há coisas do arco da velha, porra! Obrigado Sr. Engenheiro! que viva muito, a ver os nossos títulos!
12 Junho, 2015 at 13:59
E já agora que devolva algum do graveto que fez o Sporting perder…
12 Junho, 2015 at 14:08
Enviei-te um email Converge
12 Junho, 2015 at 15:19
ok, já vi e já te respondi, Leonissimo. grd abraço.
12 Junho, 2015 at 14:01
Ah grande Inácio… Sem papas na língua!
https://m.youtube.com/watch?v=Bl8RO9rFjZc
12 Junho, 2015 at 14:12
Inácio a dizer o que muita gente pensa!
12 Junho, 2015 at 14:38
Em cheio, oiçam o Inácio…
12 Junho, 2015 at 14:10
Caro Sá, desculpa conspurcar o teu prato, mas não resisti.
O resultado da soma ódio ao clube + ódio ao presidente dá este resultado:
http://oartistadodia.blogspot.pt/
12 Junho, 2015 at 14:37
A RTP está entregue aos lampiões à muito…deixem de ver essa merda de canal…
12 Junho, 2015 at 14:41
Mas neste caso ninguém viu… o artista do dia é que glosou o tema e gozou e muito bem o prato. SL
12 Junho, 2015 at 14:43
Estava a dizer em geral, quem ainda perde tempo com isso…num post algures estavam a falar destes estarolas suponho que estivessem a ver…
12 Junho, 2015 at 16:50
Caramba…
Mas raio de democracia é esta existente no meu País…??
Então eu sou OBRIGADO a pagar impostos, para “manter” a RTP…e eles “espetam-me” assim pels costas um “faquinéu” desse tamanho…??
Mas será que essas “bestas quadradas” não têm ninguém que lhes diga que eles estão a ultrapassar todos os limites da decência…?
Que pena “este governo não ter tempo”…para privatizar a RTP…!!
SL
12 Junho, 2015 at 14:18
A propósito da questão das alcunhas:
“Lampiões nada tem a ver com as luzinhas atrás nos comboios, como se diz por aí. Nos anos 30, começo de 40, os sportinguistas começaram a chamar aos benfiquistas de lampiões, porque Lampião era nessa altura um famoso ladrão e bandido do nordeste brasileiro. E os sportinguistas achavam que o Benfica eram muito beneficiado pelos árbitros e começaram a aplicar assim o termo lampião.”
Não vos parece um termo actual e apropriado? Eu também pensava que tinha a ver com luz…
12 Junho, 2015 at 14:26
Não conhecia essa história mas faz todo o sentido! Os anos passam mas o termo mantém-se, sem dúvida, actual e apropriado!
12 Junho, 2015 at 14:26
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5f/Cartazlamp.jpg
12 Junho, 2015 at 14:29
Ahahaha! Impecável!
12 Junho, 2015 at 15:00
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a2/Degola_de_Lampi%C3%A3o_MB.jpg/800px-Degola_de_Lampi%C3%A3o_MB.jpg
12 Junho, 2015 at 15:04
Cortaram a cabeça ao Lampião (ou Lampeão), foi isso? Que violento…
12 Junho, 2015 at 15:35
Quando a quadrilha foi apanhada, foram todos decapitados (incluindo a lampiã, namorada do chefe Ferreira, Maria Bonita) e as cabeça estiveram expostas no largo da aldeia, naquele ‘estaminé’, até apodrecerem.
12 Junho, 2015 at 15:44
lampião, o cangaço.
https://youtu.be/4ldSot7OLeU
12 Junho, 2015 at 14:21
cara Sá é mesmo por aí , fonix que nem consigo trabalhar , quero o CRÓNICO de volta …
12 Junho, 2015 at 14:22
cara = caro … desculpa..
12 Junho, 2015 at 14:31
Obrigada Sá! Que grande dose de feelings positivos!
Eis a minha figura à espera que o Danilo e o Bryan Ruiz assinem;
https://www.google.pt/search?q=waiting+for…&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMI7vyS9KGKxgIVC20UCh3uWAA6#imgdii=W9S0aVB_fsHAAM%3A%3BW9S0aVB_fsHAAM%3A%3Bc-a9Af1xHb8vKM%3A&imgrc=W9S0aVB_fsHAAM%253A%3B63yRugUyA0R9sM%3Bhttp%253A%252F%252Falphaefficiency.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F08%252FWho-is-in-Charge-of-Your-Waiting-For-List.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Falphaefficiency.com%252Fwho-is-in-charge-of-your-waiting-for-list%252F%3B425%3B282
12 Junho, 2015 at 14:35
Ok… este link ficou estranho
12 Junho, 2015 at 14:40
OFF:
Alguém me consegue explicar porque é que as fontes anónimas do Sporting continuam a dar declarações aos jornais todos os dias?!!?
Antigamente era porque era o outro…agora já não há outro afinal as fontes anonimas continuam a falar com os jornais todos os dias…
Fds…assumam-se caralho! E em vez de fontes anónimas mandem as mensagens que têm a mandar pelos canais do clube! Saiam do armário…
12 Junho, 2015 at 14:47
A que te estás a referir em concreto Tiago?
12 Junho, 2015 at 14:51
Para além de terça uma entrevista a uma fonte dessas que falou o JJ e de outras cenas, agora resposta à resposta da Nota de culpa do MS:
“No seguimento da notícia hoje avançada por A BOLA, na qual dá conta que o treinador Marco Silva respondeu à nota de culpa e, apesar de ter rebatido ponto por ponto, defender que de todos os pontos que é acusado só o último não prescreveu, fonte leonina realçou a A BOLA que «a verdade nunca prescreve».”
Para além de fontes do Sporting desmentirem o jogador Russo de que se falava, etc etc etc….
12 Junho, 2015 at 15:02
Aliás nem percebo porque há ainda fontes do Sporting que falam com a Bosta…
12 Junho, 2015 at 15:06
Pois…
12 Junho, 2015 at 15:04
Por acaso já pensei nisso mas continua a ser importante deixar os jornais sem notícias com que nos possam desestabilizar principalmente àqueles que continuam a ler esses pasquins…
12 Junho, 2015 at 15:11
Para isso é muito mais credivel:
A tal entrevista que aconteceu na terça ser com uma cara que desse credibilidade, ser o presidente, ser o Inácio, ser outro administrador da SAD ou ser mesmo o director de comunicação;
Desta do MS bastava um post no FB com o desenho engraçado com a mesma frase “A verdade nunca prescreve” que todos percebiam o que queria dizer;
12 Junho, 2015 at 15:07
caro tasqueiro essa fonte fui eu, assumo que disse a verdade nunca prescreve…. wtf desmentir jogadores não são fontes são realidades
12 Junho, 2015 at 14:53
Parabéns Tasqueiro Olysipo.
Que contes muitos cheios de Sportinguismo e saúde.
12 Junho, 2015 at 15:08
Há uma coisa que acredito ainda não está bem presente na mente de todos nós e que o nosso Diretor Financeiro já referiu.
Jorge Jesus não é um custo.
É um investimento.
Quem percebe de gestão percebe perfeitamente a diferença.
Um investmento que se crê com grande retorno.
Um retorno proventura maior do que qualquer jogador jamais rendeu ao Sporting.
E isto é o que os belfodils nos “ofereceram” de forma verdadeiramente incrível.
Cá para mim até deviam contabilizá-lo como Ativo Intangível.
Tipo Good-Will, uma vez que vai valorizar a marca Sporting grandemente.
Se tudo correr como se espera, os belfodils contribuirão de forma significativa para o acelarar do ressurgimento do Crónico.
E isso será algo que um dia lhes teremos de agradecer.
Será de inteira justiça.
SL
12 Junho, 2015 at 15:20
Acho que vão abrir nova rubrica nos Intangiveis – “Belfodwill”.
Concordo com o que dizes, é um investimento pois são esperados benefícios no futuro, bastantes de preferência! Custo é aturar os croquettes já todos podres a dizer disparates!
SL
12 Junho, 2015 at 15:23
Belfodwill
Como é que não me lembrei desta.
HEEEHEHHE
12 Junho, 2015 at 15:22
O problema não é esse caríssimo…eles sabem bem!
Tanto sabem que antes, quando ele ganhava o que ganhava nos lampiões era um investimento…só para nós é que passou a ser um gasto (palavra tenebrosa que agora é usada para dizer custo…)!
12 Junho, 2015 at 15:26
Certo.
Um gasto que nos vai dar muito proveito, quero dizer rendimento.
SL
12 Junho, 2015 at 15:27
Heheheh! Exacto…
12 Junho, 2015 at 15:10
Até me arrepiei! Belíssimo texto
12 Junho, 2015 at 15:18
Grande post Sá, como se costuma dizer “nem eu diria melhor”. clap clap clap
parabéns Olysipo, tudo de bom para ti !
12 Junho, 2015 at 15:21
Vejam esta pseudo sportinguista. http://maufeitio3.blogs.sapo.pt/deixei-de-ser-do-sporting-955309
12 Junho, 2015 at 16:17
Cada vez mais, acho que Marco Silva é o Yannick Djaló dos treinadores
🙂 🙂 🙂
12 Junho, 2015 at 16:52
“Deixei de ser do Sporting…?”
Mas será que “uma besta” que afirma uma coisas destas…alguma vez foi do Sporting…!!
SL