Uma das coisas que mais esperei ver melhoradas no mandato de BdC foi a fuga de informação. Passado todo este tempo posso dizer que é ainda a mais grave doença que afecta o departamento de futebol. Antes que alguns dos que estão a ler se apressem a excomungar este post como blasfemo a esta direcção, descontraiam as mandíbulas e leiam um pouco mais. Vão entender que não é “quem tem a culpa” a questão mais importante.
O Sporting sempre foi um clube bastante multifacetado, multiclasses, multicultural e multi tudo o que possam imaginar. É a nossa cena. Ninguém manda calar ninguém, não há sportinguistas de primeira ou segunda, não “devia” existir pretenções de ninguém de saber o que é melhor para o clube que o próximo. Tudo lindo e maravilhoso, só é pena ser tudo treta e graças a isso o debate “dentro de portas” é que é, infelizmente, cada vez mais pobre (ou podre, escolham). No mundo dos tachos, tachinhos, tacho life ou, passe a publicidade, “tacho easy”…existem muitos egos que se empoleiram no Sporting como espaço de afirmação pessoal. Alguns fazem-no por fervor clubístico. Noutros a tentação e o foco não é tão abnegado. Em quase todos persiste um distinto perfume a vaidade. “Eu é que sei o que é o Sporting e o que o clube devia fazer”. À custa da mediatização do futebol na internet e na tv, estes egos são convidados a falar sobre o clube e “parecem” debater o Sporting. Mas é mera ilusão. Miragens em pleno deserto. Não há debate, não há esclarecimento, não há sequer confronto ou construção de ideias. É apenas a análise mais superficial possível da espuma dos temas do dia.
Para estes, como para muitos outros, ter informação é um trunfo. Dá vantagem, dá poder, dá influência e sobretudo abre as portas do espaço mediático. Os media procuram sequiosamente informação, nem sempre para os melhores fins, mas apenas porque querem tê-la primeiro. Se for do Sporting ainda melhor. As “fugas” dos nossos rivais, sei-o eu e sabe muita gente, são menos tentadoras. Há muito poucos jornalistas em Portugal com tomates para fazer publicar uma notícia à revelia do interesse dos nossos clubes rivais. Arrisco em dizê-lo que nas redacções dos 3 jornais desportivos diários não existe sequer um. O Sporting é portanto o que se designa cientificamente como “mato”. Vale tudo e sinceramente não é o tratamento dado ao nosso clube que está errado, é o que é dado aos restantes que se materializa como nocivo. Mas sendo esta a realidade e sendo mais difícil mudar o método do que o meio….o Sporting deveria pegar de caras esta taurina beldade ao invés de permanecer em limbos de tentativas ténues de “blindar” o acesso à informação.
Há paletes de razões para o futebol leonino estar a ser completamente esventrado de informação confidencial. Algumas delas são óbvias e têm como origem a batalha contra instituições e empresários. Outras serão de outros “fornos internos” e sinceramente não é matéria para se mexer assim sem sequer um par de luvas a jeito. Mais do que constatar que os nossos “inimigos” têm de facto interesse em publicar os “segredos” do nosso clube (anulando as vantagens possíveis) o que pode ser mesmo interessante é entender melhor como o conseguem e se existem formas de o evitar. TPC Bruno, TPC.
Fico sempre bastante desiludido com o QI das pessoas que costumam criticar os bloggers ou a malta do facebook por comentarem algo que ainda não é oficial e que se mantém ainda apenas no reino do “boato nos pasquins”. Vem-me sempre à cabeça a imagem de alguém a culpar as formigas por um desabamento de terras. Meus amigos, quando um blogger escreve sobre um boato, a sua mensagem pode ser vista por um público de poucos milhares de pessoas. O mesmo conteúdo tem milhões de page views diários num site desportivo e é partilhado por 100 vezes o número dos leitores do blogger. Não brinquemos, o poder de alcance da informação em Portugal, mantém-se ainda nas mãos dos 3 diários desportivos, onde ainda temos de somar a CMTV associada ao Record, e a AbolaTV. A grande maioria das fugas de informação do Sporting dirigem-se ainda a estes grupos. Por mais que desprezemos e odiemos este facto, temos de o assumir, o Sporting não tem ganho muitas batalhas neste território. Manter os nomes dos reforços no segredo dos deuses é fixe e tal, mas é uma ínfima parte do problema.
Quem coloca/vende/dá a informação do clube aos media? Arrisco, sem margem de muita dúvida, que serão todos. Ou quase. A lista das razões é vasta, o resultado é sempre o mesmo – prejuízo. Uns fazem-no por despeito, por sentido de justiça, por vaidade, com mais ou menos estratégia, com mais ou menos ideia do que o resultado do que contam a outros terá na vida do clube e dos adeptos. Acima de tudo penso ser resultado de uma má convivência com o que significa agir num ou interagir com um departamento profissional de futebol. Mas por amadorismo ou bimbice, a verdade é que um clube como o Sporting, se quer seguir um rumo, projecto ou objectivo sem sobressaltos constantes, tem mesmo de levar esta questão muito a sério. Muito mais do que tem feito até agora, por muito que entenda que muitas “fugas” são propositadas. Ver na imprensa casos como a antipatia entre MS e BdC tratadas em formato de novela não é digno nem é aceitável de uma instituição como Sporting Clube de Portugal.
Que criem níveis de informação, contratos com clausulas de confidencialidade com penalizações milionárias, que purguem as vaidades dos amigos e familiares ou façam questão de romper os laços mais duvidosos entre pessoas do clube e jornalistas. As fontes têm de secar. O Sporting tem de chegar muito em breve a um nível próximo do que deve ser um departamento de futebol à séria. As inimizades começam a ser em número suficiente para entendermos que se vamos para a guerra, teremos de ir preparados e entrar numa batalha naval com submarinos a bombar “as coordenadas de posicionamento” nos altifalantes é capaz de não ser a melhor das ideias. Não é fixe ligar a tv e ouvir um lampião a versar sobre matérias internas do Sporting que não são públicas (ou não devia ser). Digo mais, é totalmente absurdo. As pernas têm de se fechar, a rolha tem ser rolhar, a tampa tem de tapar. E é para ontem.
Caro Bruno, veja lá isso homem. Eu gostava de chegar um dia a uma banca de jornais e “ler” que as fugas são todinhas plantadas por nós. Pois que assim é que está bonito. Pelo menos enquanto o colinho aos rivais se mantiver e enquanto não nascer um par deles a algum jornalista, será uma regra de sobrevivência e não um preciosismo profissional.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
17 Junho, 2015 at 8:11
Tema muito pertinente, ainda para mais numa altura em que até no grupo de jornalistas do facebook já correm conversas sobre o artigo que o Pippo Russo para o Calciomercato.
Eu abomino este tipo de capas encomendadas, mas, tal como dizes, percebo que faça parte do estar na guerra com as mesmas armas. E usámo-las há bem pouco tempo, primeiro para, via record e cm, tornar público parte da lista de acusações a Marco Silva, depois para, via a bola e record, contar aos adeptos que o Bruno e o Jesus até durante a madrugada falavam sobre o Sporting.
Quanto aos bufos… isso vai demorar. Se é que alguma vez vai acontecer.
17 Junho, 2015 at 14:27
Ve lá que enquanto falavam ao telefone pela madrugada dentro, bruno e jj se deleitavam num banho quente. Há coisas tão ridiculas que só acredita quem acredita em tudo que lê. Ou, a fonte é o próprio bruno, ou, tem o seu telefone com escuta?
Só para se ter uma ideia das sucessivas invenções dos jornaleiros que falam do recorrente interesse em bruno Alves, ainda ontem li que bruno Alves dizia que ninguém do scp o tinha contactado. No entanto tantas tretas publicam que alguma irão acertar.
Numa coisa concordo o scp esta sempre na berlinda e isto so termina se forem os próprios adeptos a não darem importância as merdas que diariamente sao cagadas pela cs. É sabido que cs é dominado pelos nossos rivais, so nos resta apoiar o presidente e não ir ma onda dos rivais.
17 Junho, 2015 at 8:25
Pelo que sei, um dos maiores bufos é bem conhecido de todos os sportinguistas, que a troco de uns copos e de umas gajas conta tudo.
17 Junho, 2015 at 8:32
Isso não apenas uma calúnia plantada no Cacifo por um lampião?
…pelos vistos a semente germinou entre os sportinguistas.
17 Junho, 2015 at 10:25
Boas,
Se eu percebi bem a pessoa em causa.. Não é notícia plantada não, pois eu próprio já muitas vezes o tirei de determinados locais onde começava a falar mais do que devia. Infelizmente é verdade que a troco de umas pedras de gelo dentro do copo, a língua solta-se e bastante
SL
17 Junho, 2015 at 11:34
E quem é esse tipo?
17 Junho, 2015 at 12:41
Deve começar por P e acabar em inho. Ah e não joga futsal.
17 Junho, 2015 at 13:55
É bem fácil encontrar e falar com o Paulinho – Verdade.
Todos sabemos que gosta de copos – Quem não gosta?!
Como alguém aqui já disse há uns posts atrás o segredo é afastá-lo (e sobretudo a outros) da informação…
Calculo que no Sporting o roupeiro não tenha acesso a informação que é competência da Administração da SAD ou Direcção do Clube. E se tem a culpa não é dele(s) mas de quem o permite.
Não sejamos injustos para com o Paulinho, cujo passado e presente personifica plenamente os valores que do Sportinguismo.
17 Junho, 2015 at 13:59
*do Sportinguismo.
17 Junho, 2015 at 14:06
Isso mesmo!
O Paulinho bufar para fora só o culpo se for sobre as dobras nas camisolas, os pinos nos treinos, o numero das chuteiras do Adrien, o tamanho das luvas do Patrício ou as bolas para o pinhal! Tudo o que não seja isso a culpa é de quem lhe diz…
17 Junho, 2015 at 14:31
Querem ver que o paulinho dorme com o bruno e rscutou o telefonema ao jj?!
17 Junho, 2015 at 8:26
Bom dia para a Familia da Tasca…
E não deixo de concordar com o Leão de Plástico…
Não “podendo” (nem devendo…) usar por exemplo as “armas” usadas pelos “merdões” do norte (“aquecer” o pelo aos jornaleiros…), nem tendo o “poder” de dominar a CS como fasem os “merdosos” da capital (ter os jornais “empapados” da trampa jornaleira “da cor”…)…
Tambémk concordo que a “arma” seja “inundar” as redacções com noticias…muitas noticias nem todas falsas (pelo meio uma ou outra verdade)…para não “espantar a caça” e faze-los acreditar que “são muito espertos”…
“Obrigá-los a desbocarem-se” com os assuntos do Sporting…até chegarem ao ponto de para sua própria credibilidade…deixarem de “dar” noticias nossas, porque já “é demais” tanta “desinformação” em tão pouco tempo…
Um abraço para todos os amigos e amigas…!!
A Maria e a Alexia tem andado “desaperecidas”…?
SL
17 Junho, 2015 at 8:38
“A Maria e a Alexia tem andado “desaparecidas”…?
Pois é, e não são os únicos.
Infelizmente tem-se visto muita desunião entre os sportinguistas. Alguns preferem afastar-se do que contribuir a dissensão…
17 Junho, 2015 at 8:44
Ta a chegar a época dos saldos, Max…
Estão certamente a abordar estrategias para “ataques cirurgicos”… 😀
17 Junho, 2015 at 9:38
Porque a tasca esta infecta de cogumelos.
Tem falinhas manças … Mas eu ja dei para esse peditório.
Antes fossem Sportinguistas … Nao sao!
Há tipos do departamento de comunicação do Benfica que vem aqui beber todos os dias.
Agora eles também já tem uma campanha do Nós e da formação.
Sao tipos sem ideias próprias … Apenas se limitam a copiar o que os outros tem de bom.
Isto leva me a pensar duas ou três vezes antes de dar a próxima ideia.
Participo menos leio menos… Amo mais?! Talvez!
17 Junho, 2015 at 9:51
Amigos No Rules…e Tadeu…
Nós temos de ser dos que “estamos imunes a cogumelos e não compramos em saldos…”
É preciso “manter o fogo aceso”…
“Não dar os flancos e lutar …pelo nosso amor…!!”
Abraço e SL
17 Junho, 2015 at 9:49
Não acredito que seja essa a “razão” das nossas duas amigas…
Beijinhos para elas, abraço para o amigo “Laurentino” e SL
17 Junho, 2015 at 10:49
Não há mulher que resista a um banho de loja, amigo Max…
17 Junho, 2015 at 8:38
Estou confuso…
Estamos a criticar as fugas de informação mas apoiamos disseminação de boatos ( porventura muitos deles vindos precisamente de… Fugas de informação )?
Estou confuso e perdido…
Curiosamente concordo quando dizes que pensa-se pouco no SCP…
É que numa altura em que muita gente queria dar todas as opiniões deste mundo e do outro sobre os problemas MS-BDC a poucas semanas de jogar a taça eu andei a fazer campanha (com pouco sucesso) para o pessoal não emprenhar pelos olhos de tudo o que lia para não criar ainda mais dificuldades a quem tinha de gerir esta situação.
Não tendo o poder de atingir alvos como a TV tem… A opinião blogger também ajuda a criar vagas de fundo e a mudar opiniões… Querem maior prova disso que o Dar Rumo ao SCP?
Acima de tudo, quem escreve sobre o SCP tem a responsabilidade de o proteger também… Porque, mesmo sem intenção, pode criar danos inadvertidamente.
Este texto não é critica a ninguém. Fica apenas para reflexão de quem quiser reflectir nele…
17 Junho, 2015 at 14:13
Isso seria tudo verdade se fores ingénuo o suficiente para achares que muito do que é dito e escrito não é encomendado pelo próprio Sporting…acho que hoje percebes que o teu “emprenhar pelos ouvidos” desde há um tempo para cá ficou brutalmente desmascarado! A verdade é que muitas vezes foi o próprio Sporting que quis e pôs as coisas a circular! Houve claramente uma guerra de fugas e fontes silenciosa!
Para já não falar de uma fonte anónima da SAD que dá entrevistas, diz que todos andam impressionados com o JJ, que o JJ fala ás 5 da manhã com o presidente, diz que não há interesse num qualquer Russo, responde pela CS à suposta resposta da nota de culpa do MS, etc, etc, etc… ou ainda achas que é o macaquinho?!?!
De resto, depois de estar a circular só se todos fossemos burros com palas é que não falávamos disso…aliás muitas vezes o próprio Sporting quer que se fale quanto mais…
E nota que evitei olimpicamente tocar no tema “participação anónima de gente da estrutura do Sporting em Blogues” e no tema “Zé dos Tachos”….
17 Junho, 2015 at 8:40
Amigo Max, ando atolhada de trabalho, nem tempo tenho dw vir à net durante o dia.
Um beijinho
17 Junho, 2015 at 11:10
Ahhh…
Trabalho…?
então, desde que haja saude…estou muito mais descansado…!!
Beijinho retribuido (em dobro…) e SL
17 Junho, 2015 at 8:49
Num clube de futebol, ( e não só, como no caso do SCP), a democracia tem de andar de mão dada com a meritocracia…
Só quem merecer deve ser tratado democraticamente, quem não merecer fica à “porta”…(acesso a informacao mais confidencial)…
Estao muitos milhoes em jogo…
17 Junho, 2015 at 9:00
E a malta td , mm o povo Sportinguists, e avido em querer saber td qt se passa mm qd nao devia!
Parece aquele pessoal q compra a “maria” pa dizer a vizinha o q vai dar hoje na novela.
Combinem isso c os tradicionais “o meu sporting nao e isto” e ai tem a Balcanizacao em td o seu esplendor!
17 Junho, 2015 at 8:56
Fala-se mt do “meu” Sporting mas e raro falar-se do “Nosso”!!
17 Junho, 2015 at 8:57
Não tenho muito tempo para comentar mas assinalo a oportunidade deste post que vem de encontro a uma das minhas “obsessoes” como sportinguista: a relação com a CS e por arrastamento da política de comunicação do clube quer interna quer externa. Algo que está Direcção tem de melhorar mas que também está associada à falta de respeito pelo clube que tem de acabar. Mas
Voltarei um dia destes a este tema fundamental com mais tempo. Mas atenção que não há apenas fugas internas… Os atletas que negoceiam com o Sporting, os seus empresários e os dirigentes dos clubes têm de aprender a ficar caladinhos quando negoceiam connosco….
17 Junho, 2015 at 8:58
daqui até 28 de junho vais ter vácuo nos jornais. Não vai ser fácil.
17 Junho, 2015 at 9:12
Blindar o departamento de futebol é completamente ilusorio, até pq muitas das fontes nao sao fontes. Metade dum rumor transforma-se em certeza e meia, em verdade do povo!
As noticias nefastas serão sempre alimentadas pelos nossos inimigos, e muitas vezes nem precisam de vir do interior. Em Portugal tudo se sabe….
Mas os adeptos do Sporting preferem pedir algo de impossivel, algo que nem as estruturas rivais conseguem, do que assumir o papel de consumidor activo!
Quando houve o caso Bruma/Oblak foi bem visivel, que a CS estava a par de tudo nos 2 casos. A cobertura é que foi muito diferente. Porquê? Porque eles podem, os Sporinguistas enquanto consumidores aceitam isso! A CS tem a informaçao sobre os podres dos 3 grandes. Mas so os nossos adeptos aceitam este tipo de enxovalho!
O facto de começarmos a plantar informaçoes, de começarmos a compreender como funciona a informaçao no sec XXI, que o rumor é mais importante que a noticia. Como se diz em economia “compra o rumor, vende a noticia”. Tudo isto é ainda muito balbuciante na nossa estrutura.
O Sporting é uma empresa do sec XXI, uma empresa fragilisada pela crise economica, como milhares doutras empresas. Ou esta empresa se adapta aos desafios dum novo seculo, de novas mentalidades, novos meios de comunicaçao, novos instrumenos financeiros, nova mentalidade, ou estamos condenados a morrer!
Temos de nos libertar de certas atitudes anacronicas. O Sporting nao é um seminario de teologos a discutirem a moral e ética dos seculos passados. O Sporting é um clube desportivo, uma empresa que aspira a ir sempre mais longe, mais alto, mais forte, dentro dum espirito de respeito pelas regras e pelo adversario.
17 Junho, 2015 at 12:14
+1
17 Junho, 2015 at 9:23
Bom dia, malta.
Sou um gajo tremendamente curioso. Sobre o Sporting, quero saber tudo e online se possível. Mas bem acima dessa curiosidade, desejo sinceramente que sejamos um clube BLINDADO no que a fugas de informação diz respeito.
Será um passo de gigante (ou vários pequenos passos) e contribuirá para negócios mais certeiros, mas também para menos motivos para a verdadeira palhaçada que são as novelas constantes sobre nós nos orgãos de comunicação social.
Posto isto, claro que há as notícias “propositadas” como fala o LdP (ou plantadas), mas são pura estratégia. Se é boa ou não, é outra conversa e para já acredito que são na defesa do nosso clube. Estamos em guerra, ok?
PS: Parabéns ao ??????????.
PS2: Já vi o video do Alex 400 vezes. Vou ver só mais 300.
17 Junho, 2015 at 10:54
Acho que o ?????????? anda a mentir descaradamente sobre a sua idade…
17 Junho, 2015 at 12:12
LOL
17 Junho, 2015 at 12:33
Então é o Bruma.
17 Junho, 2015 at 9:36
OFF
Parabéns ao ténis de mesa:
https://youtu.be/JkkjTLq-TkY
E um grande abraço para o meu amigo Rui Bragança (taekwondo – 58kg):
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=837216&tm=46&layout=158&visual=49
17 Junho, 2015 at 9:41
Estaria de acordo do encher os jornais com noticias falsas sobre o Sporting mas isso só me parece possivel se o departamento estiver completamente blindado. Assim estar a plantar noticias quando há uma fonte lá dentro a dizer que é falsa e a destruir a estratégia não me parece plausível. As que partem dos empresários são difíceis de controlar. As internas resolvem-se com contar 2 ou 3 versões diferentes a 2 ou 3 pessoas e esperar que versão aparece nos jornais. Ai descobrimos a nossa fuga e a afastamos a seguir.
17 Junho, 2015 at 9:42
Algumas situações são impossiveis de n sair para fora, outras podem ser minimizadas/controladas!
Vou dar exemplos:
Em relação ao caso do MS, por mais que quisessem esconder era impossivel pq estava à vista de todos. Podiam tentar disfarçar, como tentaram fazer qd estiveram juntos a ver uns jogos da B, mas o mal estar era visivel fora desse espaço. Qq jogador, dirigente, segurança, podia ver isso no dia a dia e depois era só bufar na CS e tudo se sabia!
Em relação a reforços, acho que pode ser minimizado as fugas, isto pq podem e devem ser mantidas apenas por quem as quer fazer, ou seja, imaginemos q o Sporting C.P. estava interessado, por exemplo, no Bryan Ruiz, ou que o JJ queria o Bryan Ruiz, este comunicava ao Presidente ou ao seu director desportivo, e apenas a esses, por sua vez entram em contato com o clube deste e seu representa e dá-se sequencia ao processo, se houver alguma fuga de informação, foi uma destas partes e por isso é fácil de detetar quem fez isso. Solução, assim q se soubesse, era deixar o processo cair. Bastava isso acontecer uma ou duas vezes q todos iam pensar seriamente se valia a pena bufar na CS. Aqui é muito importante que esses desejos sejam apenas conhecidos dos intervenientes.
17 Junho, 2015 at 9:51
Ja ouviram falar em escutas telefónicas?
17 Junho, 2015 at 9:48
O Alex deu uma imagem de Sportinguismo difícil de igualar.
Demonstrou muita gratidão ao que goi a sua família na ultima década.
Boa Sorte Rapaz … Vida longa, é o que te desejo!
17 Junho, 2015 at 10:04
Blindar um balneário é difícil. As pessoas falam, seja com os agentes, com as esposas, com o cão, com o barman…
E depois, as fontes tanto servem para desestabilizar como para dar recados e “fazer” informação.
Hoje em dia, não desprezaria os meios de comunicação alternativos, os blogs e redes e sociais. Até porque alguns “furos” jornalísticos aparecem fruto de “pesquisa” nesses mesmos meios
17 Junho, 2015 at 10:05
Ainda há 2 anos, os jornais descobriram que o Niculae não podia ser inscrito após intensa investigação e pesquisa…
17 Junho, 2015 at 10:05
Eu já tinha falado relativamente aos Bufos aqui como sendo uma praga que temos que irradicar!
E a primeira coisa a fazer é rodear a equipa principal de menos pessoas (a academia tem muita gente e provavelmente terá que haver zonas de acesso restrito à equipa principal durante determinados períodos de tempo, pelo menos);
Em segundo lugar é encontrar esses bufos e mandá-los de lá para fora e esse é um trabalho que tem que ser feito porque os bufos são pessoas e tÊm nome e essa gente dá cabo do trabalho que vai sendo feito ou pelo menos ajuda.
BDC, numa entrevista na sporting TV, disse claramente que sabia quem eram o(s) bufo(s) e que iria dizê-lo na assembleia geral e o jornalista disse-lhe ainda que havia também gente de dentro que também colocava informação cá fora.
Ora, esta gente é fácil de apanhar, basta alguém se passar por jornalista e começar a oferecer algo para apanhar esses bufos todos e colocá-los de lá para fora!
17 Junho, 2015 at 10:06
Polícia captura bufo do Sporting
http://1.bp.blogspot.com/-Eb9wZvFKLGU/VWbp_DWF7WI/AAAAAAAAU0g/qzE-AgyKouk/s1600/1%2Balpalh%25C3%25A3o%2Bbufo%2Breal1.JPG
17 Junho, 2015 at 10:24
Hahahahaha
17 Junho, 2015 at 11:13
Era facilmente descoberto…por causa das penas…!!
Vou mais por esta…
http://gazetaweb.globo.com/v2/miniatura.php?v22=1&foto=%2FFotos%2FNoticias%2F090909rato.jpg
Abr e SL
17 Junho, 2015 at 10:16
Eu trabalho numa empresa e aqui há uns anos precisámos de saber informações sobre determinadas pessoas da empresa que andavam a “fazer o que não deviam” e resolvemos a situação muito facilmente. colocámos um “novo funcionário” que na verdade era um policia contratado e semanas depois já sabiamos tudo timtim por timtim e demos-lhe libertade para ele aplicar as técnicas e os meios que achava necessário sedo que única coisa que “exigiamos” era resultados práticos. Por isso se a direcção quiser realmente encontrar quem anda a bufar informação cá para fora é muito mais fácil lá chegar do que o que parece. É preciso é querer
17 Junho, 2015 at 10:19
Na empresa estavam diariamente cerca de 1500 pessoas.
17 Junho, 2015 at 10:32
e o cara-a-cara parece-me ser um dos pontes fortes do Bruno de Carvalho.
17 Junho, 2015 at 10:24
isso parece-me uma técnica estilo PPC.
Se eu quiser saber o que se passa, falo directamente com as pessoas. O tal cara-a-cara.
17 Junho, 2015 at 10:40
Tretas. Quem faz a merda não te vai dizer isso na cara porque não vai querer perder o emprego!
Terá que haver engodo, simulado e usando a técnica que ele utiliza para fazer sair a informação cá para fora e usar esse caminho para colocar alguém, de preferência oferecendo ainda mais dinheiro e aí chega-se lá.
A instigação, num crime, numa , organização, instituição, numa enpresa (vejam a fifa) existe é para isso mesmo, para apanhar os culpados!
17 Junho, 2015 at 10:41
A investigação…
17 Junho, 2015 at 11:15
Já algyuns se sairam mal no Sporting com esse estratagema…
Lembra-se do …
http://www.record.xl.pt/storage/ng1032795.jpg
Abr e SL
17 Junho, 2015 at 10:31
Este Tema é mais do fundamental é crónico! E grande Posta!
Será importante arrepiar caminho e deter um estratégia que nos permita solidificar a informação que sai, e a mensagem que queremos deixar sair!
https://frenteleoninaacredita.wordpress.com/2015/06/15/vamos-la-saber-hoje-e-dia-d-de-doyen/
17 Junho, 2015 at 10:36
Há a blindagem directiva e a blindagem de balneário.
A blindagem directiva parece-me que tem corrido de forma normal. A direcção passa pouca informação e apenas a que quer. Um exemplo disto é a questão dos investidores e dos patrocínios. Primeiro, as granadas de fumo com “patrocínios na camisola jogo a jogo” e “investidores/patrocínios da Guiné Equatorial” e as “indefinições de orçamento”. Acredito que a informação fidedigna dos patrocínios e investidores estão bem guardados. Por outro lado, acredito que a primeira abordagem ao Jorge Jesus terá sido feita bem antes da semana que precipitou a sua contratação.
A blindagem de balneário, quer queiramos quer não, depende apenas e só de quem está lá dentro, ou seja, equipa técnica, staff e jogadores. Aqui a direcção pode definir normas mas é muito difícil encontrar os bufos (uma simples chamada telefónica pode ser veiculo de “bufaria”) e ainda mais difícil é provar que alguém se bufou. Aqui, o líder da equipa é o treinador e se ele é o responsável por juntar o balneário também tem de ser responsável por garantir que o que se passa lá dentro fica em segredo. O Presidente, por mais perto que queira estar dos jogadores, não pode estar sempre. E quem está lá diariamente é que desenvolve as relações de confiança com todos de forma a criar um compromisso de “não bufaria”.
Em relação ao que se passou esta época, algumas perguntas:
1) O treinador definiu esse compromisso?
2) Se sim, o treinador respeitou esse compromisso?
3) Se não definiu o compromisso ou não o respeitou, porque é que o fez?
Uma das vantagens de ter um manager em vez de um treinador é precisamente a delegação do controlo da informação de balneário à pessoa que faz mais sentido tê-la. É sabido o secretismo que Jorge Jesus gosta de dar aos seus treinos e aos seus métodos de trabalho pelo que acredito que ele será o primeiro a definir o compromisso que referi acima e zelará pelo controlo do mesmo.
17 Junho, 2015 at 10:49
há vários niveis de blindagem
1- direção
2- equipa tecnica e jogadores
3- pessoal que lida diáriamente com a equipa
4- restante pessoal da academia (separados por níveis – por exemplo não vai ser o cozinheiro que vai ver se o jogador A num treino discutiu com o presidente, mas pode saber isto indiretamente por outro funcionário da academia e ser ele a bufar ca para fora… e neste caso temos dois bufos – interno e externo- o interno terá que ser alertado para a situação não se repetir o externo é tirá-lo de lá)
5- outros atletas
17 Junho, 2015 at 10:56
Não esquecer também ainda as razões que levam os bufos fazer isso:
1- Serem de outro clube;
2- quererem ganhar mais dinheiro com essas informações previligiadas;
3- serem pessoas com mau caráter, independentemente da filiação clubista (muitas vezes aparentemente são uns santos);
4- ódios internos a pessoas e direções
17 Junho, 2015 at 11:14
ou serem ingénuos.
ou mandatados por alguém.
17 Junho, 2015 at 10:52
Jornalista: «Paulinho de que cor são os boxers do Patrício?»
Paulinho:« São rosa choque e têm umas pingas de urina.»
Jornalista:« Paulinho o que podes dizer do Adrien?»
Paulinho:« Ontem passou mais de 5 minutos ao espelhos a arranjar o cabelo no fim do treino.»
Capa dos Pasquins: PATRICIO É GAY E PORCO;
ADRIEN É EGOCENTRICO
17 Junho, 2015 at 11:06
Hahaha.
Essa foi boa!
17 Junho, 2015 at 10:58
Por falar em “fontes”…
Então o “jorginho” anda a querer vender metade da Gestifute a chineses? E supostamente metade da empresa?
Hummmm…
Curioso ser no momento em que os fundos vão ao ar… Pode ser coincidência… ou não… O que andará este intruja a planear?
17 Junho, 2015 at 10:59
Será a torneira a fechar-se…?
17 Junho, 2015 at 10:58
O que é preciso é PLANTAR, nesses canais de maior audiência, comentadeiros (dos bons) que nos façam serventia…. Pois reports como o de Pippo Russo, p.ex., nunca são referenciados nesses canais, porque os ‘nossos representantes’ são, no mínimo, pouco informados… para não dizer… BANANAS…
Ao contrário…, os outros não perdoam… e como até sabem mais de nós (verdadeiro ou falso, pouco importa) que nós próprios…, apertam-nos até ao tutano… E nós deixamos… porque não vamos preparados…
“TPC Bruno, TPC”
SL
17 Junho, 2015 at 10:59
As “fontes” têm sido usadas pelos 2 lados. Ainda recentemente usámos o record para preparar a saida do MS. E a pior fuga de informação desta época foi protagonizada pelo responsável do catering do Sporting, não por um jornal.
Plantar noticias não é o caminho. O caminho em matéria de comunicação, é tratar bem quem nos respeita na CS e não respeitar quem não nos respeita.
17 Junho, 2015 at 11:07
Amigas das mulheres de jogadores… Ui ui que medo!!!
17 Junho, 2015 at 11:12
No início da presidência do BdC apareceram manchetes com os salários milionários dos tipos que o GOdinho deixara e que eram para despachar.
Não me digam que de repente os jornais decidiram investigar a massa salarial do Sporting e fazer disso primeira página.
Os rumores, boatos e outros casos saem sempre… as pessoas falam, as organizações não são estanques. Claro que, quem conta um ponto aumenta um ponto, e em cada verdade há 50% de mentira, e vice-versa.
No caso do Jesus, também se soube que a dupla JM-LFV o tentou colocar num avião para o deserto, quem terá contado esse episódio? Duvido que tenham sido os próprios, que preferiam a versão de que tinham tentado tudo para a renovação, e o ingrato fechou-lhes a porta. Terá sido o Jesus? Ou alguém do próprio Sporting? Ou o empregado de mesa do tasco onde se reuniram?
17 Junho, 2015 at 11:15
Este tem sido o problema do Sporting desde que me lembro…
Para bilindar uma organização é preciso tempo e uma liderança forte, em que todos lutam pelo mesmo objectivo e estão comprometidos com o clube (e não com os seus objectivos pessoais).
Andamos à 20 anos a trocar de presidente, de director desportivo, treinador e sei lá mais o que… nenhuma estrutura se consolida quando as pessoas andam sempre a mudar!
Mas penso que esse problema está perfeitamente identificado pelo BdC e a seu tempo as “ervas daninhas” vão ser retiradas….sõ que em 2 anos não se resolve o que outros não resolveram em 20.
17 Junho, 2015 at 16:10
20???
Mete ai uns pózinhos Sff
30 na boa
17 Junho, 2015 at 11:15
Hoje na página Sporting Adeptos, alguém postou que Danilo já é jogador do SPORTING. É por estas e por outras que todos os dias levamos porrada, sem saber de onde ela vem.
17 Junho, 2015 at 15:26
Ahah talvez seja já 🙂
17 Junho, 2015 at 11:20
Bom dia!
Para já, ainda só consigo ver de forma consecutiva a entrevista ao Alex!
Está na minha galeria dos imortais e, sempre que tiver de mostrar ao meu filho o que é viver o Sporting, ser Sportinguista, vou-lhe mostrar o Alex a chorar como um menino.
SL
17 Junho, 2015 at 11:20
Um artigo de um homem cujas intervenções públicas nem sempre aprecio. Vale a pena ler. Versa a conduta execrável de três dos últimos quatro presidentes do Sporting e algumas clarificações que importa fazer.
http://4.bp.blogspot.com/-A4ZqH5yf6N4/VYE8FFjypdI/AAAAAAAAR94/HVOzSU8_mY8/s1600/edbarrexpresi.PNG
Tirado daqui: http://bancadadeleao.blogspot.pt/2015/06/eduardo-barroso-na-mouche-sobre-os-ex.html
17 Junho, 2015 at 12:53
Muito bom, obrigado.
17 Junho, 2015 at 16:17
Merci
17 Junho, 2015 at 11:23
Cédric no Southampton por 5 milhoes? Secar fontes???;-)
17 Junho, 2015 at 15:37
Cinco milhões é pouco…
17 Junho, 2015 at 16:06
Maria, em final de contrato, nao acho mal. Daqui a seis meses pode sair a custo zero!!
17 Junho, 2015 at 11:24
Acho que temos de ter em conta outro aspecto importante se queremos bem analisar este problema. O futebol e um negocio que gera milhoes de euros. Pouco a pouco os agentes (représentantes de jogadores, dirigentes de clubes e das instancias que geram o futebol, e desde algum tempo os fundos…) encontraram maneiras de ganhar ainda mais dinheiro e sempre a custa dos clubes.. Criaram verdadeiras mafias (o exemplo sa fifa e ilustracao perfeita) numa especia de mundo a parte.. Onde os politicos nao querem intervir.
Ninguem sabe melhor do que nos, sportinguistas, que nao e sempre o melhor que ganha. O caso do apito dourado revelou a quem nao sabia como se faziam as manobras de falsificacao da verdade desportiva. A justica nao passou.. Pronto, paciença.. Mas sempre que ouço o leio o presidente do Porto a falar fico estupefacto !!! Como e possivel esta “pessoa” continuar a ter credito suficiente na CS deste pais e ser tratado como se fosse um genio em materia de dirigismo desportivo !!! ???
O segredo passa por controlar a informacao (subornar jornalistas) e o que explica tambem tamanho silencio da CS no caso dos fundos. Estes fundos sao a parte visivel da mafia que tomou conta do futebol. Nunca vimos por exemplo um jornalista tentar explicar aos profanos que somos quem esta ha traz da Doyern??? quem realmente consegue ganhar milhoes (desficalizados!!!) com esta “empresa” ?? .. (Talvez que tambem tem a ver com o facto que poderiamos assim perceber como foi possivel o LFV tornar se em tao pouco tempo um dos homems mais rico de Portugal.. Talvez.. )
Assim se explica que quem nao for cumplices desta porcaria sera sempre atacado e nunca apoiado por estes agentes podres e coruptos que sao agora os jornalistas do desporto em Portugal. Morder Benfica o Porto séria igual a morder as maos que os alimentam…
SL
17 Junho, 2015 at 11:26
PS : desculpem o meu Portugues.. So Frances de pai portugues 🙂
17 Junho, 2015 at 12:57
Está perfeito Leonel, é isso mesmo que escreves.
17 Junho, 2015 at 11:28
off:
O empresário Jorge Mendes está em Xangai, na China, para negociar a venda de 50 por cento da Gestifute, empresa que gere a carreira de jogadores de futebol como Cristiano Ronaldo, Di María ou Radamel Falcao.
Segundo escreve esta quarta-feira o diário Correio da Manhã, Jorge Mendes viajou até Xangai, acompanhado do seu advogado, Osório de Castro, para ultimar os pormenores para a conclusão do negócio, que deverá render pelo menos 50 milhões de euros ao ‘superagente’.
“A decisão de vender 50% da Gestifute prende-se com um apelo da família, pois assim teria mais tempo para estar com a mulher e as filhas”, escreve o referido jornal.
isto meus caros amigos é a piada do ano.
17 Junho, 2015 at 11:31
50 Milhões?! Isso são peanurs!
17 Junho, 2015 at 12:58
Que a venda toda e passa a ser ama.
17 Junho, 2015 at 11:30
Não há dúvidas de que o Sporting é mesmo um clube autofágico. Bruno de Carvalho tem toda a razão. Mas digo-vos uma coisa: apesar dos vampiros, hienas, sanguessugas e abutres, o Leão está cada vez mais forte e cada vez mais o Sporting é de NÓS. por isso, nada há que temer. Enquanto Bruno de Carvalho e esta Direção estiver unida e tiver o nosso Apoio, nada há que temer.
entretanto, OFF-TOPIC:
A NOTÍCIA PELA QUAL TODOS NÓS ESPERÁVAMOS: CALÇÕES PRETOS!!
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=955859
(será que esta fonte é seca…?)
17 Junho, 2015 at 11:45
Parece-me que estamos a misturar alhos com bugalhos.
a) Estratégia do clube, SAD e decisões da administração, direcção desportiva e departamento de futebol: isto pode e deve ser blindado, reservando a informação para um núcleo restrito de pessoas
b) Enredos de telenovela sobre estados de espírito, birras e invejas no balneário: impossível de blindar. E desnecessário blindar, porque resolve-se facilmente: com vitórias.
17 Junho, 2015 at 12:18
E não acreditar em mitos…
17 Junho, 2015 at 12:17
Nem seca fontes nem acaba com boatos. O Danilo por exemplo, quem é que fez saber do interesse? Não foi o Sporting nem o Sporting pode controlar isso.
O que o Sporting tem que fazer é preparar – se melhor. Criar condições e cenários onde tudo isso não interfira com o objectivo de ganhar.
Os blackouts deveriam ser obrigatórios durante toda a temporada.
17 Junho, 2015 at 13:02
Foi o agente ou o clube para valorizar o jogador
17 Junho, 2015 at 12:20
O problema do Sporting é a sua história … Foi fundado por gente da alta sociedade, numa era de cavalheiros.
Os tempos passaram, e a alta sociedade que tomou conta do clube, é de numa estirpe que não tem cura e princípios morais.
É gente que sobe na vida empoleirando-se em tudo o que é galho.
Quando a bananeira seca, os bebés choram.
Muito poucos que passaram pelo clube, o fizeram por devoção.
Foi quase sempre por auto-promoção.
Dois anos não chegam para mudar tudo.
Percebe-se que de dentro para fora as coisas mudaram muito. O problema é de fora para dentro … E aí temos que ser astutos na forma como lidamos com a pasquinada.
Da mesma forma que eles veiculam noticias falsas, nós devemos e podemos enveredar pelo mesmo caminho.
Todos sabem os passos do jornalista A , B, C … É só pagar na mesma moeda.
Por exemplo … Perguntar ao Carlos Daniel porque caralho viaja para Cuba em trabalho mas não apresenta o trabalho que foi fazer na viagem.
As coisas sabem-se … Temos jornal, TV, site … Eles escrevem sobre nos, nós escrevemos sobre eles.
Desnudar essa malta … Mostrar a todos os entrefolhos dessa gente e quão emporcalhados estão.
17 Junho, 2015 at 13:04
Olha Paulo é isso mesmo… Mesmo
17 Junho, 2015 at 14:16
A partir do momento em que acho que há uma fonte anónima oficial do Sporting para mim isto deixa de ser tema…no Sporting é assim e continuará a ser…
A não ser que o Sporting se preocupe efectivamente com isto…que não preocupa! Utiliza até esse instrumento e só se insurge quanto aparece uma “fonte” que não lhe convém…um bocadinho como por exemplo uns sócios podem falar e o presidente diz não deve comentar o que é dito por um sócio, ao mesmo tempo que outros têm resposta pronta mesmo que injusta assim que dizem qualquer coisa….