Não percebo como é possível juntarem-se tantos ditos notáveis a agredir o Sporting e, pessoalmente, Bruno de Carvalho. Só tem uma explicação possível, descoberta pelos Romanos e aplicada na cidade de Roma, ainda durante a Monarquia, isto é há mais de dois mil e quinhentos anos: os Romanos, depois da construção da “Cloaca Maxima”, constataram ser possível juntar toda a merda no mesmo sítio e fazê-la desaparecer, como que por magia, no Rio Tibre, a jusante da Cidade, conduzindo-a por uma rede de esgotos subterrâneos, da qual ainda hoje se podem ver as ruínas.
Dizia-se em Roma que apesar disso, o cheiro dos corruptos com assento no Senado, a tudo se sobrepunha e que por isso, devia ser aberta uma caixa de visita no “Forum Romanum”, para que fossem de regresso a casa, todos, por essa via já que não havia necessidade de circularem pelas ruas da Cidade, disseminando o seu cheiro nauseabundo e tudo corrompendo à passagem.
Vejam lá que descoberta: – A merda tende a juntar-se toda na caixa de esgoto.
Fiquei especialmente magoado com o “discurso” do Dr. José Roquete por uma razão que lhe impõe, mais que a todos os outros, um dever acrescido de civilidade e educação. O Visconde Alvalade, antepassado do Dr. José Roquete foi um dos Fundadores do nosso Sporting. Por ele, todos os Sportinguistas nutrem um respeito e uma deferência louvável mas, acima de tudo, justa. Sem José Alvalade o Sporting não teria onde ficar, nada teria de seu a não ser a boa vontade dos seus Fundadores e provavelmente, tal como foi fundado, assim se teria extinto pois, qualquer associação que se proponha ser tão grande como os grandes da Europa, sem património, não iria a lado nenhum.
Até hoje, não tenho razões fundadas em factos que me levem a suspeitar que o Dr. José Roquete tenha gerido o Sporting de má-fé, com intenção de se apropriar ilegitimamente de património do Clube. Não tenho quaisquer razões para pensar que tenha intencionalmente contribuído para atirar com o Sporting para a vala comum, infectando-o com um passivo do qual acabaria por morrer de septicémia. Se errou, a auditoria o determinará, se era possível prever as consequências do erro a vinte anos de distância, penso que não. Estou convencido que o Dr. José Roquete geriu o Sporting com a intenção de satisfazer e honrar os desejos do seu Bisavô. Errarmos, todos erramos na vida e o Dr. José Roquete cometeu como qualquer outro, erros dos quais se arrepende, se o orgulho a isso se não sobrepuser.
Também penso que, o Dr. Bruno de Carvalho fez muitíssimo bem em mandar auditar a gestão do Clube relativa aos últimos vinte anos pois é preciso compreendermos porque razões e como, o Sporting que, à data da primeira eleição da Direcção do Dr. José Roquete, era um clube riquíssimo em património e sem dívidas de monta, agora, à data da Eleição da Direcção encabeçada pelo Dr. Bruno de Carvalho não só não tem património de que possa dispor em caso de necessidade como é um clube crivado de dívidas às quais o Estádio e a Academia servem de garantia real. Isto é, estão hipotecados aos credores. Em boa verdade, Estádio e Academia pertencem aos credores, enquanto o Sporting não pagar as dívidas que tem, até ao último cêntimo!
Se os Sportinguistas (que são o Sporting) não fizerem o luto destas perdas e não estiverem em paz consigo-mesmos, dificilmente o Sporting avança. Para isso, temos de compreender e saber exactamente o que se passou. A Auditoria não serve para encontrar culpados, serve para identificar erros. Caso, juntamente com os erros (que são uma merda) vierem os culpados (que são outra) a Auditoria junta-os todos na mesma caixa de esgoto e o Sporting faz desaparecer, como que por magia, um complexo que, de todos os Sportinguistas tomou conta, fazendo-nos desconfiar uns dos outros e fazendo-nos andar em guerras intestinas que parecem não ter fim. Os bois, em Alvalade, têm de ter nomes e tem de perceber-se como investem ou, antes, como investiram. Ninguém no Sporting e muito menos o Dr. Bruno de Carvalho irá colocar acções judiciais contra quem cometeu erros no exercício das suas funções, a não ser que esses erros resultem de gravíssima negligência ou tenham sido cometidos com dôlo, com intenção de enriquecimento pessoal ou de terceiros à custa do Sporting Clube de Portugal.
O Dr. José Roquete, por quem tenho admiração e respeito não estará certamente receoso que lhe possa ser imputada uma gestão “mafiosa” do clube, ou está? Se não está, como calculo, não entendo a reacção que teve fazendo-a culminar, vergonhosamente, num feroz ataque pessoal ao Dr. Bruno de Carvalho, ataque esse caracterizado por uma inqualificável má-criação sem, no entanto, dispôr de qualquer informação que justifique fazê-lo. Aquilo que fez é duma tal baixeza que constitui uma muito grave ofensa à estatura de um homem impoluto. O Dr. Bruno de Carvalho salvou o Sporting da falência e da extinção pura e simples, para onde foi conduzido por uma gestão inqualificável dos Presidentes que o antecederam a partir do primeiro mandato do Dr. José Roquete, inclusivé. Tudo o que tem feito pelo Sporting Clube de Portugal tem o sêlo da transparência de objectivos e processos que se não encontra nos actos de gestão quer nos mandatos do Dr. José Roquete, quer nos daqueles Presidentes que lhe sucederam.
O Sporting, levantou-se e saiu da vala comum para onde foi atirado pelas direcções da qual a do Dr. José Roquete faz parte, pela mão de Bruno de Carvalho e da sua Direcção que tudo o que tem feito tem sido restituir ao Clube a saúde financeira e desportiva, o prestígio e pujança de que foi espoliado. O Dr. Bruno de Carvalho tem cometido erros no percurso? Tem, ainda que eu só consiga divisar erros menores sem quaisquer consequências, designadamente, consequências graves que de algum modo se possam comparar com as consequências dos erros, dolosos ou não, das anteriores direcções. Admito que tenha cometido erros na gestão do quotidiano mas, para dizer a verdade, nem eu nem os Sportinguistas sabem quais foram de tão irrelevantes que são, perante uma obra extraordinária, já feita. Uma coisa é certa, se cometeu erros, não são esses erros que se configuram como um passivo de quase Quinhentos Milhões de Euros, esse passivo resultou da gestão das sucessivas direcções cujos mandatos são cronologicamente anteriores ao do Senhor Dr. Bruno de Carvalho, começando com a do Dr. José Roquete e culminando na gestão do Eng.º Godinho Lopes. Estes são os factos e são estes factos que temos a obrigação moral indeclinável de esclarecer.
Dito isto, que entendo essencial para clarear a visão dos Sportinguistas, obscurecida por tantos ataques e maledicências recentes, por mentiras, calúnias e difamações aos seus representantes e designadamente, ao Dr. Bruno de Carvalho, dito isto, repito, para dar a todos argumentos que lhes permitam esmagar a cabeça da serpente que os ataca no calcanhar, vou debruçar-me por breves instantes sobre o asqueroso ataque pessoal de José Roquete a Bruno de Carvalho pois, dessa baixeza, não pode ficar impune nestas linhas, convindo que os Sportinguistas conheçam a sua génese espúria, entendam a traição que representa e que entendam que tal insulto se dirige a todos nós que, partilhamos há décadas, com Bruno de Carvalho o sofrimento de vermos o nosso Sporting financeiramente moribundo, perdedor e escárnio dos nossos permanentes inimigos.
O Dr. José Roquete dirigiu-se ao Dr. Bruno de Carvalho, tratando-o por Senhor Carvalho, omitindo, como se o não soubesse, a referência ao título académico de que ele tem feito prova consistente, contrariamente àquele que o Senhor Dr. Roquete usa, antes do nome e por quem toda a gente o trata deferentemente apesar de, de nada lhe terá servido quando esteve à frente dos destinos do Sporting Clube de Portugal. Se alguém se poderia arrogar o direito de se dirigir a outrem pelo epíteto de ” o senhor” seria o Dr. Bruno de Carvalho, na resposta que lhe poderia dar, se quisesse adoptar um comportamento tão baixo como o do Dr. José Roquete.
Subjacente à forma que frase tomou está a intenção de apoucar a formação universitária do Dr. Bruno de Carvalho como tratando-se dum curso tirado por correspondência, através do reader’s digest ou da internet, se quisermos ser actuais, sem que tal formação lhe outorgasse, por isso, a necessária competência para o desempenho do cargo para o qual foi Eleito.
Por outro lado, a formação académica do Dr. José Roquete, obtida nas melhores universidades da Europa e arredores é obviamente de elevada qualidade e nunca ninguém a omitiu quando se lhe dirige. Má-criação pura.
Mas, a intenção de José Roquete vai mais além, não se queda por aqui. Descendente directo do Sr. Visconde de Alvalade, para o Dr. José Roquete, o Sr. Carvalho é o “moiral das éguas”, um empregado seu, objectivamente inferior, tanto intelectual como socialmente, a quem deve tratar desse modo, como se de mais uma “coisa” se tratasse, para dela dispôr como bem entenda ou decida ignorar, se lhe aprouver.
O Dr. José Roquete, não sabe e nem desconfia porque não pode saber nem desconfiar, passadas apenas três ou quatro gerações, depois de agraciado o Visconde com o título, no que constituem as responsabilidades da verdadeira Nobreza, daqueles que representam linhagens titulares erguidas por feitos gigantescos realizados ao serviço de Portugal, ao longo de setecentos ou oitocentos anos de História. Na Monarquia tardia os Reis de Portugal outorgavam títulos nobiliárquicos aos que enriqueciam, subitamente, vindos do nada. Negreiros, produtores de café e cacau nas roças em África à custa de trabalho escravo e de sistemática utilização de chicote, nas costas dos seus semelhantes. Por excelência, a referência à “Nobreza Instantânea”, daqueles que a ela eram formalmente guindados então, fê-la de forma exemplar o “Visconde” de Almeida Garrett na conhecida e lapidar tirada, só passível de ser proferida por alguém muito inteligente, ácido e malcriado, cujo título provinha, apenas, de meados do século IXX: – Foge cão que, te fazem Barão! Para onde, se me fazem Visconde!” “Veja lá o que fez, que o fazem Marquês!” acrescento eu, porque há vários exemplos dessa outorga, também. Títulos que nada valiam, nem nada valeram. No caso do Visconde de Alvalade, só por ter fundado o Sporting, não é essa a minha opinião. Acresce que a República tendo extinto os títulos nobiliárquicos, não extinguiu as responsabilidades daqueles que os detêm, responsabilidades para com Portugal mas, principalmente responsabilidade face à sua Família, aos Antepassados que honraram com sangue esses mesmos títulos e a responsabilidade face às pessoas com quem se cruzam na vida.
Quem estudou Direito sabe da existência de um princípio com mais de dois mil anos, que reza assim “nemo in allium plus juris transferre potest, quam ipso habet”, isto é ninguém pode dispôr daquilo que não é seu para dispôr e portanto, não poude a República, por mais decretos que emitisse, extinguir uma realidade que não era sua para extinguir. O objecto não estava na sua disponibilidade, por ser de natureza moral. Aquilo que distinguia um Duque de Aveiro ou o Marquês de Vila Real do comum dos mortais era o grau da sua responsabilidade avassaladoramente superior à de muitos outros porque, como bem o sabem os modernos representantes das verdadeiras Casas Nobres Portuguesas, não há Portugueses inferiores a outros, excepto no peso das responsabilidades que recaem sobre os ombros de cada um. Então, o Dr. José Roquete não compreende esta simples verdade, a verdade que consiste em entender a nobreza como carácter, como exemplo de abnegação, como sacrifício próprio em benefício alheio, O Dr. José Roquete não entende que a Nobreza verdadeira acarreta Serviço aos outros e ao País. Não entende porque numa Família Nobre, verdadeiramente Nobre, o conceito de Nobreza leva séculos a construir, vivendo cada um dos membros da Família essa noção no dia-a-dia, assumindo as responsabilidades que a Honra exige e apenas nela residem. Três ou quatro gerações são insuficientes para que pudesse tornar seu o conceito e vivesse de acordo com o inerente código de conduta.
O Dr. José Roquete comportou-se com verdadeira baixeza moral e desceu a um nível execrável, nível a que um Homem, como o Dr. Bruno de Carvalho, forjado no serviço aos outros, por uma questão de Honra e Carácter, jamais se permitiria descer. Um Homem torna-se num Homem Superior pela forma como assume as suas responsabilidades. Pelos vistos, o Dr. Bruno de Carvalho é um Homem Superior e o Dr. José Roquete, não. O Dr. José Roquete foi malcriado, ordinário e baixo nos seus propósitos. Tenho a certeza (nem preciso de ir ver) que o seu amor ao Sporting é tão grande que, o levou a contribuir e certamente com uma razoável soma para a Missão Pavilhão, a exemplo daquilo que fez o seu Trisavô quando fundou o Sporting que, contribuiu com a doação de uma quinta.
Não há nada como um carácter forjado no serviço aos outros e às instituições, pelas quais cada um de nós é responsável permanente. Uns devem essa responsabilidade ao facto de fazerem sua determinada causa, outros herdam essa responsabilidade daqueles que os antecederam, na mesma causa. Fico descansado no que respeita ao sentido de responsabilidade do Dr. José Roquete e à verdadeira natureza do seu carácter, apesar de, em meu entender, não ser de forma alguma um “Homem Superior”, ainda que imagine sê-lo.
Queria ter acabado com uma brincadeira que tinha por objectivo “aligeirar a carga” naquilo que afirmo mas, é superior às minhas forças. Reconheço que não sou capaz. Assim sendo, mais vale escrever aquilo que me vai na alma e deixar-me de rodeios, senão rebento.
O Dr. José Roquete representa uma linha de pensamento e acção de muito má memória para Portugal e para o Sporting. Desferiu contra Bruno de Carvalho um ataque vil e baixo, indigno de um homem vertical e sério. Insultou Bruno de Carvalho e ao fazê-lo insultou o Sporting que é hoje a imagem de Bruno de Carvalho e não a de José Roquete. Insultando o Sporting, porque o Sporting não é um ser humano, insultou cada Sportinguista, passado presente e futuro. Insulta-nos com baixeza e sem pudor, dando à evidência o que nos faltava para que dele devêssemos suspeitar como co-autor e responsável directo pelos danos sofridos pelo Sporting nos seus vários mandatos. Temos esse direito porque contrariamente àquilo que parecia, o comportamento recente de José Roquete nos revelou o seu mau carácter. De gente de mau carácter, tudo se espera. Fico atento ao relatório da auditoria e exigirei enquanto sócio, se for necessário, que os responsáveis sejam entregues à Justiça, sem dó nem piedade.
Viva o Sporting Clube de Portugal! Viva Bruno de Carvalho, o Presidente com Honra!
ESCRITO POR Mário Túlio
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
17 Junho, 2015 at 12:28
Aplaudo, de pé!
17 Junho, 2015 at 12:29
Eu tb tinha uma grande, digamos, estima pelo Dr. José Roquette, talvez pelo passado do seu avó! Tinha! Depois de ouvir essas declarações, e bem bom que ouvi, ninguém em contou, a minha opinião mudou, e mudou de uma forma que nem sabia como expressar essa mudança até ler este post!
Bravo é isso tudo o que eu sinto e penso deste assunto e desses “notáveis”!
É preciso n esquecer que o Dr. Bruno de Carvalho foi eleito, sem “afinações”, pelos Sportinguistas e por isso mesmo ele representa-nos! É o “encarnar” de todos os Sportinguistas e por isso mesmo qq ataque ao Dr. Bruno de Carvalho é um ataque a todos os Sportinguistas!
17 Junho, 2015 at 12:40
Ave Mário Túlio! Mais um excelente texto!
17 Junho, 2015 at 12:44
Tudo pelo Sporting. Viva o Sporting Clube de Portugal! Viva o presidente Bruno de Carvalho!
17 Junho, 2015 at 12:47
também me levanto para aplaudir
17 Junho, 2015 at 12:54
Fabuloso, já enviei por mail a uma amiga que anda meio envenenada pela cs.Não haja dúvida que os teus textos são dignos de ser lidos. SL. Desculpa o tratamento por tú.
17 Junho, 2015 at 23:01
Até agradeço, trato toda a gente por tu e não acredito em excessivas deferências senão, em relação ao Papa e aos Heróis da Pátria.
17 Junho, 2015 at 12:54
Excelente texto, os meus parabéns ao seu autor, eu andava com uma espinha cravada na garganta, desde o ataque cobarde do Drº José Roquete ao Drº Bruno de Carvalho, agora posso dizer que me sinto liberta dessa espinha, e ao mesmo tempo vingada, penso que como eu terão ficado a grande maioria dos Sportinguistas, o meu mto obrigado ao Mário Túlio que nos continue sempre a brindar, com grandes textos como este…
SL
17 Junho, 2015 at 23:02
E foi o obrigado que agradeço de uma jovem Leoa a um velho leão.
17 Junho, 2015 at 12:56
Mais uma Ode ao grande Bruno de Carvalho. É o que eu digo, vocês não são do Sporting Clube de Portugal, são do Bruno de Carvalho FC ou lá como lhe queiram chamar.
A auditoria vai servir para desresponsabilizar o BdC , tal como a ida do Sr Lopes ao TAS irá servir para desresponsabilizar uma eventual derrota contra a Doyen.
O BdC não cometeu erros???
Assinar 4 anos com um treinador sem provas dadas num grande clube?
A forma como rescindiu com esse mesmo treinador?
Despedir dezenas de funcionários para depois contratar o “palerma” por milhões?
O BdC não está acima de qualquer critica. E vocês, quando alguém o faz, atiram-se a quem o critica, qual tropa norte coreana quando alguém critica o Grande Líder.
Para ser um verdadeiro presidente é preciso saber lidar com criticas e não só com as odes dos seus adoradores.
Á custa de toda esta polémica com o MS e a contratação do “palerma”, 2 gameboxes não serão renovadas aqui em casa. R só nos mantemos sócios por parte vai para as modalidades e não para o ordenado do “palerma”. Como eu conheço muitos.
SL aos verdadeiros…
17 Junho, 2015 at 13:02
Ja ca faltava mais um iluminado.
17 Junho, 2015 at 13:06
Quem são os verdadeiros? Nao percebo, se podes chamar palerma a BdC, porque nao se pode fazer um texto a elogia-lo? Sao opinioes.
17 Junho, 2015 at 13:07
Os verdadeiros também têm direito a ter uma opinião diferente da sua.
O Sporting é nosso, não é do BdC.
Acredito no trabalho; acredito que quem trabalha para alcançar objectivos, atingir metas, é quem tem o meu voto.
Não via há muito tempo tantas mudanças (para melhor) e vontade de fazer.
O BdC errou? É possível, assim como o Leão1980 também errou muitas vezes.
No final do mandato fazem-se os balanços com os erros e os acertos.
Até lá, apoie o Sporting.
SL
17 Junho, 2015 at 13:10
“Á custa de toda esta polémica com o MS e a contratação do “palerma”, 2 gameboxes não serão renovadas aqui em casa. R só nos mantemos sócios por parte vai para as modalidades e não para o ordenado do “palerma”. Como eu conheço muitos.”
Também me parece que então o seu clube não é o Sporting Clube de Portugal mas sim o Marco Silva FC.
Já agora fica aqui o link para comprar a gamebox do Olympiakos, onde provavelmente “jogará” o seu clube:
https://buy.tickethour.com/olympiacos/showProductList.html?changeLanguageTo=en&tkhrrt=AfterEvent&tkhrh=0112304e333cd9a034592181bb071502&tkhrq=00000000-0000-0000-0000-000000000000&tkhre=osfpfcvsmalmofinal&tkhrts=1434542775&tkhrp=bfa9d779-9f9a-4c21-a9ef-8e91329b32d6&tkhrc=tickethour
17 Junho, 2015 at 14:13
AHAHAHAH
Priceless!!!!
17 Junho, 2015 at 15:29
+ 1
Mudem para o Olimpiakos, então. Ou então mudem para o Benfica, pois assim juntavam-se os ressabiados todos.
Já tive de me chatear com um sportinguista por causa dessa merda. Um tipo que conheço queixa-se que agora tem de levar com os lampiões por causa do Jesus ter vindo para o Sporting. A minha vontade foi logo mandá-lo à merda. Leva com os lampiões porque é parvo, não dê conversa. Eles andam a chatear os sportinguistas porque estão com medo. Coitadinhos, não podem ter contrariedades. Não queriam o treinador para o clube deles, mas também não podia vir para o Sporting. Essa gente parece as criancinhas mimadas que querem ter tudo. E pior são os sportinguistas sem PERSONALIDADE que em vez de estarem contentes estão mijados porque têm de levar com os lampiões e acham que vai correr tudo mal, porque os outros estão a agoirar o Sporting, como se alguma vez nos desejassem bem. Há gente tão fraca de cabeça…
17 Junho, 2015 at 13:10
Poderá chegar o dia em que dizer que sou apoiante de BdC é uma ofensa, até lá não me preocupa nada que o digam. São opções, e ter carácter obriga a estas coisas. E eu assumo a minha opção pela gestão de BdC.
Se comete erros, sim! Mas ele é presidente do Sporting Clube de Portugal e um ser humano, não uma mitologia ou um herói de fantasia. Por isso é um não argumento aquele que usa.
Não temos de concordar contudo o que a Direcção decide, mas temos de ter a capacidade de apontar o que discordamos e dar ênfase ao que é bem feito! dizer mal por mal é que não é uma política muito boa…
17 Junho, 2015 at 13:14
Fica longe de Alvalade, por favor.
E as quotas vão 100% para o clube. Decisão do “grande líder coreano”…
Entre outras decisões:
.Construção do pavilhão
.Recuperação das % de passes de jogadores
.Recuperação desportiva e financeira do clube
.SAD a dar lucro
.Modalidades a recuperar fôlego
. Fim da submissão aos fruteiros e demais anti SCP
. Contratação do melhor treinador português disponível
. Sporting TV
Mas claro, o que é isto comparado com o despedimento de um treinador desleal e insubmisso e a reacção aos ataques insultuosos e ignóbeis dos antigos dirigentes que enterraram o Clube.
Fica longe.
17 Junho, 2015 at 13:17
olha lá ó palhaço estás a falar de quem? é que se for do Presidente do Sporting Clube de Portugal é Sr.Dr. Bruno de Carvalho , vai-te encher de pulgas
17 Junho, 2015 at 13:20
sou do Sporting Clube de Portugal , que tem um Presidente legitimamente eleito e que representa o universo leonino , quem falta ao respeito ao Presidente está a desrespeitar o universo leonino , no final do mandato quem estiver em condiçoes de fazer melhor que se apresente…
17 Junho, 2015 at 13:18
E o Leão1980 nem disse nada acerca do “que antecedeu” o Presidente BC o que quererá no minimo dizer “que apoia” as presidencias anteriores…
Não direi que não está no seu direito… “de ver” apenas aquilo que “lhe convém”…
Mas para quem ataca o actual Presidente (que sim, todos concordamos que já cometeu alguns erros…) e “silencia” o passado de quem colocou o Sporting no “fio da navalha”…nem sei sei se quererá que o levemos a sério…!!
SL
17 Junho, 2015 at 13:19
É sempre bom informar quem anda distraido.
Que a TOTALIDADE das receitas das quotas de sócio vão para o clube (logo modalidades) e não para o futebol (coisa que o malvado Bruno de Carvalho fez, antes 25% do valor dos sócios ia para o futebol para pagar não a palermas mas a chulos)
SL
17 Junho, 2015 at 13:20
coisas de grande lider … não é neste clube ! blog enganado …. a serio … o Mario Tulio fez um elogio ao caracter do Bruno ( sim Bruno ) sim ao caracter do nosso presidente em contraste com o Outro !!!!!! …. quando se ataca pode se …quando se enaltece nao se pode …e os ditadores e coreanos somos nós !!!!!! ok !!!!!! entendi te
17 Junho, 2015 at 13:21
“SL aos verdadeiros…”
LOL
Calculo que te estejas a excluir…
…ou então carneirinhos, seguidistas, e tu és o único sportinguista verdadeiro.
17 Junho, 2015 at 13:27
Pode ser que vás comprar as game vozes mais tarde, espero que sim. Também eu já fiz a mesma asneira..
17 Junho, 2015 at 13:54
Dizer que algum sportinguista é não do Sporting Clube de Portugal mas de qualquer coisa Futebol Clube é uma ofensa aos sportinguistas. Atacar o presidente por não ter previsto quando assinou com MS por quatro anos o que se iria passar mas ao mesmo tempo criticar o despedimento desse treinador revela incoerência e má-fé. Bruno de Carvalho comete erros mas não se pode responsabilizar pelo comportamento de terceiros que são em primeiro lugar funcionários do clube e deviam pensar nisso. Por fim quando se ataca Bruno de Carvalho da forma que o fazes (havendo muitas outras coisas que até podias invocar) só se está a dar mais força a esta Direcção. E aqui não há coreanos há bons sportinguistas embora nem todos se assumam como tal…alguns preferem dividir e alinhar pelo coro que fazem os nossos adversários. São opções…
17 Junho, 2015 at 14:36
Vai cheirar mal para bem longe!
17 Junho, 2015 at 14:40
Ia a responder aos pontos que levantas…mas era tempo perdido…a tua narrativa está feita e todos sabemos que és pior que os burros…é que os burros podem ter palas mas viram a cabeça! Para além de palas ainda tens uma tv à frente…e não vês mais nada a não ser o canal croquete…
17 Junho, 2015 at 14:47
Caro amigo, depois de ler o que escreveu, agradeço-lhe o facto de nao renovar a sua gamebox. Sao sportinguistas como o senhor que nao fazem falta nenhuma. até um dia
17 Junho, 2015 at 14:56
Que tragédia!!!!Menos dois assobiadeiros em Alvalade!!!
17 Junho, 2015 at 15:06
Acho mais sensato assinar 4 anos com 1 treinador do que num 1 ano com 4…
Você gosta é de paródia…
17 Junho, 2015 at 15:07
Lindo!
17 Junho, 2015 at 15:33
Os croquettes estão todos queimados ahahahah até saltam!
Grande texto Mário!Excelente!
SL
17 Junho, 2015 at 15:35
Tambem foi um erro de gestão a contratação do Marcaquito Silva?
O numero de anos foi o reconhecimento de que seria um bom treinador, e sinal de estabilidade neste sector, depois de termos “VENDIDO” um treinador para o estrangeiro. (talvez considere, mais um erro de BdC, a venda de Leonardo Jardim).
17 Junho, 2015 at 23:50
A tua sabedoria de Sporting é “tanta”, que nem sabes que agora as quotas vão na totalidade para o Clube, não vai apenas uma parte. É 100% para o Clube e 0% para a SAD.
Logo por aí dá para ver a aldrabice que deve ser esse texto. Mas se por acaso for verdade, então Adeus, vai pela sombra!
18 Junho, 2015 at 0:07
Por cada game box que se não renova há dez que se constituem de novo. Um dia que a queiras renovar não vais a tempo está tudo vendido por antecipação. Este é o Sporting autentico o Sporting do 7º lugar no campeonato e dos quinhentos milhões de euros de passivo, é o teu.
É mais cego o que não quer ver que aquele que não vê de todo.
Gosto de polémicas porque têm a vantagem de fazer ajoelhar a parte com menos argumentos.
De baixo para cima, dá mais gozo:
1. MARCO SILVA
O Marco Silva é um bom técnico mas, não ´um bom profissional. O convite para a Grécia vem do ano passado, de durante as férias. Marco Silva foi no Sporting um mau profissional porque faltou grave e sucessivamente a dois deveres essenciais de quem trabalha por conta d’outrém: – Lealdade para com quem lhe enche o prato e obediência a ordens legítimas da entidade patronal. Mereceu o despedimento, por estas duas simples razões e pelo facto de não ter querido negociar a rescisão. Nenhum tribunal lhe dará razão e provavelmente, os quatro anos de contrato que fez com o Sporting constituiram a condição que colocou para não ir de frosques para a Grécia. Que vá agora e lhe faça muito bom proveito.
2. Auditoria
A Auditoria não pode isentar Bruno de Carvalho de quaisquer responsabilidades porque tem por objecto temporal o período de vinte anos que antecedem o primeiro mandato para o qual Bruno de Carvalho foi eleito. Isentará de responsabilidades todos aqueles cujos actos de gestão ou não foram danosos (não causaram dano ao Sporting) ou, tendo-o sido não se enquadram no âmbito dos conceitos de dolo ou de negligência grave. Os remanescentes devem ser julgados e condenados . Bastará que tenham oferecido a compinchas seus duas game boxes à borla, para concluir desse simples facto que geriram de forma danosa? É evidente que não e quem pense que o podem ser, é burro a valer, mesmo.
3. A contratação do Palerma.
Não sei, em bom rigôr, a quem designas por palerma mas presumo que, como não gostas de Bruno de Carvalho e a azia te está a toldar o entendimento, o “palerma” seja Jorge Jesus. Tens o direito de não gostar dele há muita gente que não gosta dele e gosta de Bruno de Carvalho mas, o “palerma” é o único treinador Português que ganhou, pelo menos nos últimos 50 anos 3 campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, 5 taças da Liga e levou a sua equipe a duas finais sucessivas da Liga Europa além das Supertaças que, não sei se foram uma ou mais. Convenhamos que os factos desmentem o teu insulto ao rapaz. Se disseses que o gajo parece a Camila Papa Bolas, que mastiga de boca aberta e fala um português quase tão bom como o teu, até estava de acordo agora, palerma ? Chamar-lhe palerma é de quem não vê ou, não quer ver. Podes escolher à vontade.
4. O Pavilhão, o Clube e as Modalidades
Acho muito bem que queiras ir ao Pavilhão. A game box para o pavilhão vai ser tão barata que nem vale a pena ficares à espera que ta ofereçam. Vai ser uma pechincha . Mais um erro enorme da gestão de Bruno de Carvalho, mandar construir um pavilhão para os pacóvios irem ver as modalidades. Vê lá, um edifício novinho em folha, só do Sporting, sem hipotecas nem dívidas. Que raio de gestor me saíu o rapaz. Quando a Direcção de um Clube manda construir um edifício, a primeira coisa que deve garantir é um contrato com uma entidade que se atrase na construção. Depois é ir ao banco, pedir um empréstimo, pelo menos três vezes superior ao custo do Pavilhão e, de imediato, dá-lo em hipoteca ao credor. No fim, é só dividir o custo do atraso na construção entre o empreiteiro e os membros da Direcção do Clube. Ganham todos (como o Centro Cultural de Belém, as autoestradas onde ninguém passa, a Casa da Música no Porto). Ganha o Sporting que fica com um Pavilhão que não é seu, logo à nascença mas, dá-se pão e jogos e a malta fica feliz, o quer é arraiais. Ganham os Directores do Clube que ficam felicíssimos e dormem descansados pois, só não dormem descansados aqueles que são sérios e se preocupam efectivamente em servir o Sporting. O resto, é a sono solto que dorme. será que tens dúvidas que era desse esquema que a Somague estava à espera, tal como costuma fazer nas obras para o FCP, o SLB, a CML, o EP.
5. A Doyen
Muito má decisão de Bruno de Carvalho. Erro crasso, daqueles que fazem perder a cabeça para os Partos. Se conseguires decifrar esta, podes ficar com a bola de hóquei que te vai acertar o relógio num qualquer dia no Pavilhão João Rocha.
De resto o exemplo é o mesmo que se aplica à gestão da contratação de um empreiteiro e “mutatis mutandis” à compra e venda de jogadores de futebol através de fundos. O Clube compra por 3 milhões, o Clube vende por 20 milhões, o clube recebe 3 Milhões, a Doyen e os administradores da SAD, repartem os remanescentes 17 milhões (10 Milhões para a Doyen, sete para os administradores da SAD. Já acordaste? Conseguiste acordar sem bateres outra vez com a cabeça na mesa de cabeceira? Percebeste, ou precisas que te explique de novo. se quiseres, repito. Vê lá, não te acanhes.
Para tua informação a Doyen tem tanto a certeza de ganhar a causa que, contrariamente ao requerido pelo Sporting, não aceita que o Douto Acórdão do TAS seja tornado público. Consequentemente ninguém vai saber quais os fundamentos da decisão que venha ser proferida pelo Douto Tribunal isto é, ninguém vem a saber se o Sporting ganhar a causa pois, se a perder, vai ser do conhecimento público porque vai haver leaks. Olha o primeiro a saber vai ser o new York Times e logo a seguir, quem havia de ser senão, “A BURLA”?
6. A assinatura do teu comentário
Não valia a pena estares a incomodar-te, “SL aos verdadeiros…”
SLB, SLAB aos verdadeiros Benfiquistas, SLB! Isso é o grito das claques dos gajos.
Não tens mesmo jeitinho nenhum. Diz lá ao patrão que vocês cheiram a galinheiro à distância.
Já agora, gostaste ou queres continuar a dançar? Danças mesmo ao som da música da Tasca. Não danças bem mas, entretens o pessoal.
Oh da cozinha, sai outra bifana. gosto delas bem vermelhuças para lhes ferrar os dentes com prazer. Carrega no pimentão!
17 Junho, 2015 at 13:03
Mais um grande texto Mario. Como é habitual.
17 Junho, 2015 at 13:06
OFF, OFF Topic
O fcporco está mesmo nas últimas.
Longe andam os tempos das maçãs podres, agora andam mesmo ao rabisco
http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=4628762
17 Junho, 2015 at 13:12
Ave Cesar … Perdão, Mário Túlio 😉
17 Junho, 2015 at 13:16
“Até hoje, não tenho razões fundadas em factos que me levem a suspeitar que o Dr. José Roquete tenha gerido o Sporting de má-fé, com intenção de se apropriar ilegitimamente de património do Clube”
cof, cof…
A forma como se apropriou do esporão… totta/mario conde… plêiade/dias loureiro… alqueva…
Lembro-me de, quando chegou ao Sporting, ter “descoberto” que os terrenos à volta do estádio tinham sido dados por familiares seus, mas que por erro processual a ele lhe pertenciam… dezenas de sociedades no grupo sporting a dar prejuízo e sem prestarem contas… informações falsas acerca da SAD aos sócios e à CMVM…
…
…
…
18 Junho, 2015 at 0:15
Também ouvi falar disso. Será que a auditoria vai desatar o novelo e produzir as provas que me faltam Cof, cof…
A retórica precisa de espaço, senão não funciona.
17 Junho, 2015 at 13:23
Grande texto, Mário.
E obrigado pelo apoio indefectível que dás ao Presidente, e ao nosso Sporting CP.
SL
17 Junho, 2015 at 13:27
Como eu sempre digo 🙂 !!!!!!! os seus textos são sempre educativos …elucidativos e que têm mais sumo… mais conteudo …do que se extrai numa leitura ligeira …espero que nós continue a deliciar com as suas belissimas dissertações …..
18 Junho, 2015 at 0:35
Obrigado, a minha Mulher não quer acreditar nas coisas que escrevo…só os meus netos é que dizem “boa avô dá-lhes com força. Eu tento obedecer.
Sempre gostei de histórias de cavalaria, a Távola Redonda, os três Mosqueteiros, os Corsários de Emílio Salgari. No fundo são histórias construidas à volta de um código de honra , dedicação a uma causa, total devoção à equipe, heroísmo e glória. Os bons contra os maus um pouco à American, onde não há cinzento os bons são bons, os maus, maus mesmo. Bem, na Távola Redonda, Em Victor Hugo ou em Emílio Salgari não é necessariamente assim. A Rainha trai o Rei com Lancelote, Lancelote é um dissimulado que, se Artur não tivesse notado um peso suplementar na testa e uma deslocação acentuada do seu centro de gravidade, ainda lá hoje andava metido com a Genovéva, nas barbas do rei. O Governador das caraíbas era um malandro e os corsários, ladrões e assassinos, os bons da fita. Os três Mosqueteiros que, afinal eram quatro, mercenários a soldo, homens violentos que depois da guerra precisavam de poder continuar a atar com impunidade, foram erguidos a homens honrados; O Rei, um notório esquizofrénico com um intelecto de benfiquista e o cardeal Richelieu, um homem que governou efectivamente a França com enorme distinção, um pulha de vão de escada sem princípios nem moral.
Mas os heróis eram heróis, as mulheres bonitas e o vinho Francês via os seus melhores dias na época em que as aventuras decorreram.
Vir a encontrar à frente dos destinos do Sporting um homem sério, trabalhador, abnegado e destemido fazia parte do meu imaginário.
A realidade por vezes, muito raramente, se calhar uma vez em cada duzentos ou trezentos anos, tem o extraordinário desplante de surpreender o sonho e fazer muita gente feliz.
A lição é a de que a esperança se não tem em vão e não a ter é desumano. Mais, não ter esperança do melhor é efectivamente uma forma de desumanização e o ser humano que se desumaniza, degrada-se.
17 Junho, 2015 at 13:31
Caro Mário, deixe-me dar-lhe os parabéns pelo texto e pela sua escrita. Não obstante não concordar consigo na parte em que diz que o insulto do Roquette a BdC ser um insulto também ao Sporting, não posso deixar de aplaudir os seu texto.
Valeu a pena cada linha.
SL
17 Junho, 2015 at 13:46
Eu,como. não tenho titulos, que tenha de “honrar” digo alto e em bom som:
O pulha jose roquette foi/é/será será sempre um filho da puta com a mania que é um nobre…
(E pelo que li nos comentarios seguintes o aguia1980 é outro…)
Gente sem formação ou educação… sendo assim só podem merecer desprezo
17 Junho, 2015 at 13:50
Mário
Nao querendo parecer “picuinhas”… em numeral romano 19 escreve-se XIX e não IXX (espero que não legs a mal a emenda)
SL para todos os sportinguistas e não só os verdadeiros, eheheh
17 Junho, 2015 at 14:36
Eh! Eu também me tinha apercebido disso mas pensei que tinha sido erro ao teclar.
17 Junho, 2015 at 13:48
Um grande obrigado ao Mário Túlio por nos brindar com esta petisco “gourmet”!
17 Junho, 2015 at 13:49
“este”
17 Junho, 2015 at 13:53
Confesso que quando o dr Roquete “tomou conta” dos destinos do Sporting “uma grande esperança encheu o meu coração de sportinguista”…
Eu “ainda me lembrava” dos meus tempos de menino…quando o Sporting. sobretudo no futebol e no ciclismo “salpicava de verde da cor da esperança”…o universo dos seus adeptos estivessem eles onde estivessem…
O dr Roquete “trouxe-me” o renascer da esperança…
A “quase certeza” de que iriamos voltar aos “bons velhos tempos…”…
Ao tempo “lançaram” entre outras coisas, a iniciativa de um relógio com o emblema do nosso Sporting e com a possibilidade de ser personalizado com o nosso nome, a que de imediato aderi…para ajudar o nosso Clube…
Porém o tempo foi passando e a “esperança” foi-se “apagando” qual candeia sem azeite…
Sucessivas direcções se seguiram e o Sporting continuou de mal a pior…até cair na quase “ndigencia…”
Foi então que um movimento de sportinguistas que não se deixaram “amolecer pelo destino traçado” (parabéns a esses bravos…)…
Deitou mãos à tarefa de “trazer de volta o Sporting…”
Isso foi consguido com a eleição de uma nova Direcção, com outro paradigma para o Sporting…:
“Deixar de ser elitista” (pertença apenas de meia duzia de notáveis) e passar a ser “nosso”…passar a “ser dos sócios novamente”…
O percurso e a luta que essa Direcção tem travado …com vitórias e “situações menos conseguidas”, mas onde deixou de haver lugar para o “conformismo”…para o deixa andar…para “a ideia do destino traçado”…era mesmo a “força” que o Leão necessitava para se reerguer novamente…
E assim, com o apoio da maioria dos sócios e adeptos, tem vindo a “ultrapassar a pulso” as dificuldades próprias e as “criadas de fora”…nas quais se inserem as tomadas de posição do dr Roquete e o grupo de “notáveis” que depois de quase “enterrarem” o Leão…
Tudo tentam fazer agora, para que ele continue para sempre …sem conseguir sair do “monstruoso buraco” onde o ajudaram a cair…
Não quero crer que o Dr Roquete “tenha falhado” propositadamente…
Mas também não acredito que ainda “não tenha concluido” que o seu “desejo” de salvar o Sporting…por uma ou muitas razões, falhou redundamente…
Por isso…”desculpo” mais as “suas boas intenções falhadas…”…
Do que a “tentativa” de levar a actual Direcção a falhar também…e com esse falhanço, ficar “branqueada” a sua falta de capacidade para fazer melhor … a
Aactuação do dr Roquete e seus comparsas…para “fazer falhar” a tentativa de reabilitação do Sporting que todos os sportinguistas deveríamos desejar…vai falhar…
E para além disso…a sua “tentativa de achincalhamento pessoal” do dr Bruno Carvalho…foi no minimo…
Um “grande tiro nos pés…”…
Aguardemos os acontecimentos futuros…
Mas desejo que alguns sportinguistas, mesmo que isso lhes seja dificil (em nome do Sportig que dizem amar…)…
Deixem a actual Direcção fzer o seu trabalho e julguem no fim…
Depois de colocarem frente a frente e “pesarem”…: o trabalho que as anteriores direcções fizeram e as suas conseguencias…
e o trabalho que a actual está a levar a cabo…e também as suas consequencias…
Deixem de lado os “odiozinhos de estimação” e tentem apreciar o trabalho que se está a fazer “usando lentes verdes”…da cor da Bandeira que ostenta o “Leão Rampante”…
Parabéns companheiro Mário Tulio…pelos seus pontos de vista…
Abr e SL
17 Junho, 2015 at 14:44
Max, você lembra-se que na altura também apareceu um vinho, na loja verde, com um rótulo feito pelo Jordão, a um preço absurdo «que era para ajudar o Sporting»? Eu também fui nessa e comprei mais que uma garrafa. O vinho era do esporão, diga-se de passagem, que se bebia bem, contudo, o preço !!! ui, ui, mas «alguns dos verdadeiros» vão sempre caindo «quando é para ajudar o Sporting».
17 Junho, 2015 at 16:02
Ainda existe aqui em casa uma garrafa dessas… cheia
Uma outra foi convenientemente bebida
SL
17 Junho, 2015 at 16:12
Então não lembro amiga…
E dos relógios, eu comprei um e consegui que outros comprassem mais 3…e cada um custava qualquer coisa como 18 500 escudos se não estou em erro o que era dinheiro nesse tempo…
Só que quando “acreditamos”, fazemos das tripas coração…o pior é quando “nos sentimos depois enganados”…e desiludidos…
Beijinho e SL
17 Junho, 2015 at 13:56
OFF
Mais uma medalha conquistada por um leão
http://www.sapo.pt/noticias/joao-costa-medalha-de-prata-em-pistola-de-ar-_558168e4e83aef1d1917f45d
17 Junho, 2015 at 14:01
São textos como estes que me faz ter orgulho de ser do Sporting e com alguma tristeza que em pleno Sec XXI ainda temos tipos que se acham superiores mas no fundo esta certissimo e e aquilo que acho:
“(…) para o Dr. José Roquete, o Sr. Carvalho é o “moiral das éguas”, um empregado seu, objectivamente inferior, tanto intelectual como socialmente (…).
Ansioso de levar o meu filhote e a minha sobrinha ao estadio pela primeira vez… os sportinguistas de amanha 🙂
17 Junho, 2015 at 14:03
parabéns mario tulio , é tudo isto parabens a bruno de carvalho o menino nao é! !!!! grande presidente grande sporting APRENDAM COM O MENINO BRUNO roquetistas
17 Junho, 2015 at 14:07
Grande texto Mário e não me estou a referir à extensão do mesmo.
Quanto ao Roquette também me enganou. E só agora vemos toda a extensão do erro. Ficámos embriagados por ter sido com ele que conquistámos um título ao fim de dezoito anos… demos-lhe carta branca a ele e aos sucessores e foi o que se viu.
Quanto à nobreza e aos títulos não me dizem nada. Como já disse aqui somos todos descendentes dos homens das cavernas e nessa altura não existiam nobres.
Não acredito na igualdade das pessoas – nem em termos de inteligência ou capacidades nem de carácter, defendo é a igualdade de oportunidades. E o Roquete teve a sua oportunidade e falhou.
Lembro que devemos sempre ter a capacidade de criticar incluindo esta Direcção mas no essencial estar unidos. O Porto e o Benfica só tiveram sucesso quando deixou de existir guerra interna. Só isso não chega mas é essencial. Alguns como o leão de 1980 preferem apostar em recriminar quem defende a Direcção em vez de fazer críticas construtivas. É com este tipo de intervenções que os nossos adversários esfregam as mãos. De qualquer modo nem todos os que aqui intervêm são do Sporting e outros se o são (como toda a croquetes a em que cada presidente ia quase desigando o seu sucessor) disfarçam muito bem..
17 Junho, 2015 at 14:10
Este texto, caro Túlio, parecia provir da ementa do Bistro 100 Maneiras…
Há uns dias estive na Capital e deliciei-me neste restaurante…
E, eu q moro em Matosinhos — terra de excelentes restaurantes….
Grande post!
Abraço forte!
SL
17 Junho, 2015 at 14:13
Excelente texto, como é apanágio do nosso Mário Túlio.
Sobre o Roquette só me apraz dizer isto: foi com ele e Dias da Cunha que se mandou às malvas qualquer ideia de democracia dentro do Sporting. São ambos os mentores da estratégia de tomar o clube de assalto cooptando os “seus” alinhados quando deviam era ter saído e convocado eleições. Tudo o resto é consequência disto.
Odeio-os.
17 Junho, 2015 at 15:28
Es tu e eu … tenho lhe mesmo odeio a cambada de croquetes todos não me escapa um 🙂
17 Junho, 2015 at 14:14
OFF TOPIC:
Conforme escrevi há uns post atrás… Parece MESMO q vão haver surpresas… Na constituição do plantel:
— ZEZINHO reaproveitado ?!?!
— Capel o novo LE do NOSSO AMOR?!?!
—- Mané a afirmar-se MESMO?!?!
SL
17 Junho, 2015 at 14:23
Zezinho aproveitado?? E o Slavchev? E o Wallyson?
Capel a DE? Deve de ser vendido, ganhar uns trocos e dar fôlego a massa salarial para por exemplo, renovar com o Carrillo..
Obviamente que o Mané vai se afirmar, com a saída do Nani, o lugar é dele.
17 Junho, 2015 at 14:35
Ouvi falar do Adrien na Lazio.
Sabem alguma coisa?
17 Junho, 2015 at 15:32
E eu que pensei que a surpresa, a grande surpresa da noite, iria ser a apresentação do Pedro Marques Lopes a dançar Lambada com a Leonor Pinhão e gritando “Viva o Sporting!”…
17 Junho, 2015 at 15:36
Visão do inferno…dasse!
17 Junho, 2015 at 20:28
Capel a LE, meh gostava de Zezinho reaproveito, mas duvido muito e há quem mereça mais.
17 Junho, 2015 at 14:20
Magnífico, Mário Túlio! Valeu a pena ler.
17 Junho, 2015 at 14:21
Magistral! Penso que está aqui expressa a minha opinião sobre este assunto!
17 Junho, 2015 at 14:21
Já agora mais uma convicção minha: uma boa crítica é aquela que nos faz reflectir no seu conteúdo e não repudiar de imediato quem a faz…
17 Junho, 2015 at 14:23
Só para quem quer ser cego.
Ponham nos pratos de uma balança o que de mau e bom foi feito nesta direção, depois façam o mesmo raciocínio com as direções de Roquete a Lopes.
Comparem, e depois atirem os bitaites que essas cabecinhas pensadoras entenderem.
Só assim, depois de analisar, poderei decidir quem são os tais verdadeiros que mereçam SL, não acha leão 1980?
Saudações, apenas, ao Mário Túlio pelo texto que escreveu, e que me revejo na generalidade.
Um bom dia a todos os tasqueiros.