Depois da bomba lançada por Bruno de Carvalho, a mensagem que que está a passar através dos órgãos de propaganda benfiquista é que Vieira tem a convicção que é a sua estrutura que tem sido responsável pelos últimos títulos do Benfica. Ao princípio, como todos nós, parti-me a rir. Os factos estão à vista: Antes de Jesus, Vieira tinha sido campeão apenas uma vez, depois do nosso actual treinador chegar foi três, com um bicampeonato que não existia à várias décadas. Depois, comecei a pensar e chego à conclusão que a estrutura do nosso rival é, realmente, de topo.
Antes de continuar, convém fazer uma distinção. A estrutura que me refiro não é mais que um Gabinete de Influências. Porque no resto, ou seja, na organização do futebol encarnado, nunca vi estrutura mais amadora. Afinal, estamos a falar da malta que durante anos andou a perder grande parte dos reforços do seu scouting para o Porto e que, mais recentemente, deixa dois dos seus principais activos entrarem no último mês de contrato para encetarem negociações (Jesus e Maxi). E, já agora, que se gaba de fazer ziliões em vendas sem conseguirem descer o passivo. Portanto, aqui, estou descansado. Esta estrutura é daquelas que eu gosto num rival, ou seja, altamente profissionalizada na incompetência. Compram muito, na maioria das vezes mal e ainda pagam balúrdios por jogadores claramente inflacionados. A grande verdade é que a estrutura do futebol do Benfica era constituida por Jorge Jesus, que trabalhava os jogadores, e Jorge Mendes que os promovia lá fora. Sem os Jorges desta vida, a estrutura encarnada vale tanto como o pé direito do Talisca, ou seja, muito pouco. A grande prova disto é que LFV anunciou, com toda a pompa e circunstância, uma forte aposta na sua formação e que ao mesmo tempo já somou mais 10 jogadores contratados aos 567 que já figuram nos seus quadros e, sob o manto do “desinvestimento” (pausa para rirem) resolve dar uma guinada na sua “estratégia” e garantir ao Rui Vitória um nível de qualidade semelhante ao que teve Jorge Jesus tornando ainda mais ridícula a decisão de não renovar com aquele que foi só o treinador mais ganhador dos últimos anos. Mas isto, é um problema do Benfica e do seu presidente já que cada um é livre de seguir a sua estratégia ou de iludir os adeptos com a existência de uma. Não é isto que me preocupa. Se fosse, bastaria sentar-me no sofá, pegar numas pipocas e assistir aos inúmeros tiros nos pés que o Benfica costuma dar em matéria de gestão desportiva.
O que me preocupa é a outra estrutura, ou como disse acima, o Gabinete das Influências e a sua elevadíssima “competência”. É público que o presidente do Benfica tem a convicção que ter pontas de lança nos lugares certos traz mais dividendos do que metê-los dentro da área a marcar golos. E nesse aspecto, tem sido coerente. Ao enorme investimento que tem sido feito nas suas equipas soma-se outro, de igual envergadura, nos órgãos de decisão do desporto em Portugal. No futebol, é sabido que o presidente da Comissão de Arbitragem, sob o manto de um falso sportinguismo, faz inúmeros favores ao Benfica nomeando os árbitros da sua preferência para os seus jogos e para os dos rivais sendo que alguns deles não se coibem de demonstrar publicamente a sua cor clubística tornando este cenário ainda mais vergonhoso e descarado. Não é inocente que o único árbitro que prejudicou o Benfica já foi enviado para fora da “elite”. Na relação com os clubes, o Benfica controla o Belenenses através de Rui Pedro Soares que lhes fez inúmeros favores durante as duas últimas épocas e foi o mentor da eleição de Luís Duque para a Liga. Na Federação aproveitaram um aparente litígio entre Fernando Gomes e o Porto para se aliarem ao mesmo colocando conhecidos benfiquistas como Paulo Bento, Fernando Santos, João Pinto ou Humberto Coelho em lugares de destaque na FPF sempre com a benção do seu parceiro, Jorge Mendes. Os dividendos estão à vista e têm sido decisivos na atribuição dos seus títulos dos últimos anos. Mas não é apenas no futebol. No hóquei, vi a arbitragem mais escandalosa vista em muitos anos numa final da Taça entre Benfica e Sporting que acabou o jogo com 1 GR e 2 jogadores de campo. No jogo 4 do playoff do futsal vi dois árbitros altamente concentrados nos movimentos do GR do Sporting na altura dos penaltys e a ignorarem por completo os movimentos do GR do Benfica. Tudo isto são os méritos da “estrutura”. Neste momento, o Gabinete de Influências do Benfica está, de tal forma profissionalizado e com tantos tentáculos à volta do desporto nacional que não tenho dúvidas que até no campeonato nacional do berlinde eles chegariam, se o Benfica nele participasse.
Por outro lado, tal como está referido no primeiro parágrafo deste texto, também existe uma estrutura de propaganda que faria corar o próprio Goebbells. Seja na imprensa televisiva como na SICNotícias, AbolaTV, CMT ou na RTP, seja na escrita com os dois jornais desportivos de maior tiragem e outros generalistas, o Benfica controla todos os comentadores e jornalistas destacados para comentar qualquer assunto da actualidade desportiva. E todas as opiniões, artigos, reportagens e notícias são dadas com a finalidade de branquear ou enfatizar de acordo com os interesses do Benfica.
O próximo ano poderá ser sintomático de tudo isto. A sul chamamos-lhe de “colinho”, a norte chamam-lhe de “manto protector”, expressões diferentes para identificar o assalto do Benfica às estruturas federativas, dirigentes e de comunicação social do nosso país. Nuns casos poderão haver situações ilícitas (afinal estamos a falar de um indivíduo que açambarcou 600M ao Estado) noutras trata-se apenas de falta de isenção aliada a um clubismo primário da maioria dos agentes. Nós, adeptos e contribuintes para a sustentabilidade do desporto em Portugal, não merecemos nada disto. Merecemos um desporto onde apenas a competência seja factor de decisão. Com Jorge Jesus, estamos mais perto de desafiar o dantesco cenário que descrevi acima. Os adeptos do Sporting sabem perfeitamente que não chega ser apenas melhor dentro do campo, temos de ser muito melhores. Finalmente, temos um treinador que é capaz de responder a esta evidência.
Portanto, espero que na próxima temporada Bruno de Carvalho esteja atento. Não podemos ficar calados quando vemos todo este cenário a acontecer mesmo à frente dos nossos olhos. Pessoalmente, não me interessa o estilo ou a forma das denúncias que temos de fazer, desde que elas sejam feitas. Espero que a reacção no futsal tenha sido o mote para uma postura mais agressiva no futuro. No ano passado assisti a um silêncio invulgar do nosso presidente, quiçá, por entender que o Sporting teve poucas razões de queixa da arbitragem. Acontece que existem inúmeras formas de viciar uma competição e a estrutura do Vieira é competente em todas elas, seja no benefício directo do seu clube, seja no prejuízo directo dos seus rivais, seja no incumprimento de regras de equidade como os empréstimos entre os clubes, entre outras. Este ano o Sporting está a apostar no futebol e quer regressar aos títulos. Não podemos deixar que o nosso sonho seja morto pela pandilha do costume…
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
19 Junho, 2015 at 13:54
Sobre Danilo…parece q a malta ja se esqueceu q Bdc sempre disse q se se alguem falasse antes o Sporting sairia logo de negociacoes…ora vimos danilo a falar no sabado…
19 Junho, 2015 at 13:55
TEMOS QUE CONTINUAR A APOIAR ESTA DIREÇÃO.
O TRABALHO DE BRUNO DE CARVALHO NÃO VALE UM CHAVO SE NÃO FOR APOIADO!
UM INIMIGO DELE É MAIS FORTE DO QUE 20 AMIGOS! ENTÃO, TEMOS QUE SER MUITOS MUITOS MAIS!!
O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ!!!
19 Junho, 2015 at 14:02
Sá, soma à estrutura que se mexe dentro das estruturas do futebol, a parte que o escudam fora dele…
“É extensa a lista de membros da Comissão de Honra da candidatura de Luís Filipe Vieira. Não vou detalhar muito.
Vou apenas referir os seguintes nomes: António Correia de Oliveira, Duarte Oliveira Martins,José Vasconcellos e Sousa, Leonel Sérgio Pinto, Luís Coelho Ribeiro, Luís Óscar Morais, Manuel Jesus Carvalho,Miguel Albuquerque de Lemos, Rui Gomes Girão, José Coelho da Costa, Gonçalo Amaral e Vítor Tavares de Almeida.
Não conhecem? É provável, são todos inspectores ou ex-inspectores da Polícia Judiciária. Um deles até integrou a Equipa Especial do Processo Apito Dourado.”
Tirado daqui: http://comunidade.xl.pt/Record/blogs/bolanaarea/archive/2012/10/21/pol-237-cia-judici-225-ria-apoia-lu-237-s-filipe-vieira.aspx
E também há juízes. Muitos…
19 Junho, 2015 at 14:09
Desculpa a pergunta… és o artista?
19 Junho, 2015 at 14:16
Acho que é… O artista é um enorme sportinguista
19 Junho, 2015 at 14:40
Sim… 🙂
19 Junho, 2015 at 14:57
grande artista, pá! sou fã do teu blogue (acho que somos todos) e adorei o que fizeste com o Asterix. de génio! 😉
19 Junho, 2015 at 17:24
Epá, deixa-me só dar-te os parabéns. É que prestas verdadeiro serviço de qualidade para o nosso Sporting.
Metes o dedo na ferida com uma facilidade tremenda.
Só te desejo força para continuar 🙂
19 Junho, 2015 at 16:14
MdC, tem sido um prazer acompanhar o teu blogue !
Muito importante para desmascarar o futebol português. Continua !
19 Junho, 2015 at 18:12
Mas como é que tu achas que um criminoso como o Vieira se tem aguentado se não tivesse bem escudado? Deve pagar e bem para isso, mas o “negócio” dele é rentável.
20 Junho, 2015 at 0:53
Um copo de 3 aqui para o MdC.
Para ires aguentar nunitos e ricarditos na tua tenda…. já te gabei lá no circo a paciência , faço também aqui!
Keep on the good work !
Com este Mestre
Com o Capto de volta a acção
Com a casa do Cherba a disseminar sportinguismo, acredito, este pode ser o verão da viragem…
Mas vai ser preciso estarmos todos alerta, contribuirmos para espalhar as bombas destapadas pelo Mestre, pelo Capto e aqui pelo Cherba, e pelos ilustres tasqueiros investigadores, pois ainda há muito sportinguista que ainda não viu as profundezas do lodo e o tamanho dos braços do polvo.
O que o SCP, pelo seu presidente, está a fazer, mexe com muitos interesses, muito dinheiro e parece que há muitos sportinguistas (já nem falo dos outros) que estão a leste, a dormir…..
Como escreve o Converge, temos de estar ao lado desta direcção e, acima de tudo, demonstra-lo publicamente.
E tentar, desmontar as teorias, historietas, falácias com argumentos e elevação, senão é conversa de adepto….
É preciso disseminar o trabalho de artistas como o Mestre, q fazem real trabalho jornalístico, pois são poucos para expor a propaganda nadegueira.
E não sejamos sonsos, o garoto fez uma grande jogada mas ainda a procissão vai no adro….
Até acredito que a história do Maxi, foi semeada para mostrar alguma aparente cisão na aliança… mas a campanha de bipolarização do desporto ( não é só no futebol) continua.
Depois da inevitável sangria dentro Sporting, com a auditoria, vai ser fundamental, repito fundamental, que os sportinguistas que ficam se saibam unir, escolher o caminho da união, esquecer as diferenças e perceber que somos muitos mas Sporting há apenas um. Maior que qualquer orgulho e ego que cada um de nós tem.
Vamos ter de saber falar alto para defender o SCP mas tb saber calar e engolir entre sportinguistas porque o de bom que a auditoria vai trazer, vai potencialmente trazer outro tanto de mau… e tudo tudo será aproveitado para minar o caminho contra os poderes \ interesses instalados em está direção encetou.
21 Junho, 2015 at 10:06
Sem esquecer o javardeiro, o Alamo, entre outros.
19 Junho, 2015 at 14:05
Vale o que vale, mas na pasquinada é mencionado que Bruno de Carvalho se reuniu com os comentadores de tv, afetos ao Sporting
19 Junho, 2015 at 14:08
O Hugo Miguel quase que descia… quase. Esse é outro dos homens de mão, vai fazendo uns serviços, nos jogos mais mediáticos devem cascar-lhe nas notas (se forem revistas após protesto), mas não o suficiente para o despromover. O Marco Ferreira tinha a sentença lida… pode ser que um anito na segunda lhe faça bem e aprenda a comportar-se.
O resultado do processo Doyen vai ser um marco nesta presidência, e quiçá no futebol português. Se o Sporting perder, não se vai livrar do estigma (fundamentado ou não) de rasgador de contratos e incumpridor. Se vencer, é a machadada no futebol comandado por empresários e fundos, em que os clubes estão em segundo plano. Os clubes portugueses trocaram a sua identidade, e sustentabilidade, por resultados desportivos imediatos. E o Benfica está nesse grupo, caso contrário não precisaria de inverter o seu projecto ganhador, bastar-lhes-ia renovar com a equipa deste ano, ir buscar um treinador do mesmo calibre (por 4M/ano não seria difícil), e contratar mais dois ou três Gaitans. No entanto, querem apostar na formação à força toda (vamos esquecer os 10 que já vieram), mesmo ganhando 15M por elementos que nunca calçariam na equipa principal? Porquê? Para quê mudar o que está bem?…
19 Junho, 2015 at 14:18
Para o ano sem Marco Ferreira a atrapalhar Vieira já definiu o objectivo: um campeonato sem derrotas. À atenção da APAF …
19 Junho, 2015 at 15:11
“Não é inocente que o único árbitro que prejudicou o Benfica já foi enviado para fora da “elite”
Não posso estar mais em desacordo pois este se te referes o rio-ave benfica não vejo onde o benfica foi prejudicado. Ele apitou o que muitos incompetentes não teriam apitado!
19 Junho, 2015 at 15:22
foi para a rua…porque não conseguio ajudar o Braga na final (ponto)
19 Junho, 2015 at 15:18
Mas vamos pensar por outro prisma.
A época está a terminar.
Vai ser nomeado um árbitro para a final da taça de portugal!
Critério lógico: vamos escolher o que mais merece e o que merece é o que está em primeiro (ou se não pode o que está em segundo …)
Critério escolhido: nomeado o que segundo o próprio critério deles é o pior, o que vai ser despromovido!
Está merda cheira e esturro por todos os lados e mais algum!
Está na hora de convocar uma manifestação e “incendiar” a FPF e LIGA porque estas organizações há muito que é só corrupção e isto não vai lá a bem isso de certeza absoluta.
19 Junho, 2015 at 16:21
Isto do Marco Ferreira é uma vergonha para a arbitragem portuguesa e para o futebol português. Então nomear para a final da Taça o árbitro que desce de divisão, não lembra ao diabo, e o conselho de arbitragem ainda não se demitiu?
Quanto ao nosso Presidente e Direcção, enquanto continuar a sua acção na defesa de um Sporting não subserviente aos corruptos do nosso futebol, na luta pelas vitórias e na nossa plena afirmação como clube independente e capaz de lutar em todas as frentes desportivas, terá o meu apoio a 200%.
Não há CS, comentadores, blogosfera, roquetadas e quejandos que me possam virar contra quem está a defender o meu Sporting.
Venham as próximas eleições.
19 Junho, 2015 at 17:22
Que posta gostosa, um bem haja ao cronista.
19 Junho, 2015 at 18:53
O bacalhau queralho!!
Não podemos adormecer, esta merda está a aquecer!
O verão ainda nem começou, e vai ser quente, muito quente!
20 Junho, 2015 at 1:32
Great Post Sa!!!
Unidos venceremos!!!!
SL