Há um detalhe que caminha lado a lado, por vezes de mão dada, com a coragem: a loucura. É preciso ter uma vertigem muito grande pelo abismo para se ser um tipo corajoso.
Nesta altura lembro-me de uma história com a Itália no Euro 2000.
Nas meias-finais, o jogo com a Holanda terminou num nulo. A presença na final, por isso, havia de se decidir da marcação das grandes penalidades. Era um daqueles momentos intensos, cheios, grossos e pesados. Um momento que acelera o coração. Os jogadores italianos estavam no centro do relvado, naquele ritual de quem se prepara para bater um penálti, quando Di Baggio teve um assomo de honestidade: «Francesco, tenho medo», atirou em direção a Totti. «A quem o dizes, já viste o tamanho daquele ali?», devolveu-lhe Totti, enquanto apontava para Van der Saar. «Obrigado, acabaste de me deixar mais tranquilo», reagiu Di Biagio. Foi nessa altura que Totti se saiu com uma frase imortal. « Nun te preoccupá, mo je faccio er cucchiaio.»
O cucchiaio não é mais do que, na linguagem do futebol português, uma panenka. No fundo Totti disse-lhe qualquer coisa como «não te preocupes, vou fazer-lhe a panenka.» Ao lado deles estava Maldini, homem experiente, capitão da seleção, que não queria acreditar no que ouvira. «Estás louco? Isto é uma meia-final do Europeu», disse-lhe. Totti não sentiu o peso da acusação. «Sim, sim, vou fazer-lhe a panenka.»
E fez. Caminhou em direção à baliza, agarrou a bola, encostou-a ao peito e colocou-a no chão. Depois fez uma panenka. Mas não foi uma qualquer: foi uma panenka linda, perfeitinha, admirável. Uma panenka com a velocidade, a intensidade e a ameaça certas. Mo je faccio er cucchiaio colou-se a Totti como uma marca de água.
O italiano é uma figura pitoresca, homem de muitos pontapés na gramática e frases parvas como «vocês sabem que não falo inglês» quando alguém lhe atirou um «carpe diem». É isso tudo sim senhor, mas também é esperto, e se calhar por isso é que lançou dois livros de anedotas: «Todas as piadas sobre Totti – contadas por mim», volume I e II. Mais tarde lançou um terceiro livro, desta vez sério, uma biografia. E o que é que lhe chamou? Precisamente. Mo je faccio er cucchiaio. É uma frase que define a coragem de um homem e que a mim me lembra Jorge Jesus.
Vamos lá ser sérios, só desta vez, prometo ser um caso sem exemplo: independentemente de ter sido ou não empurrado para fora do Benfica, independentemente de se ter sentido ou não pouco valorizado no Benfica, independentemente de o Sporting lhe ter oferecido ou não melhores condições. Independentemente de tudo isso, foi um passo de enorme risco. No fundo não foi só trocar um rival por outro, dentro da mesma cidade e do mesmo tempo. Foi acima de tudo aceitar começar do zero. Tudo o que fez, tudo o que conquistou, tudo o que ganhou no Benfica já faz parte do passado. Está lá atrás, no reservatório da memória. Exige-se a Jorge Jesus que faça exatamente o mesmo outra vez. Como se o que conquistou não tivesse existido. Vai estar à prova todos os dias, todos os jogos e em todas as provas.
Podia ser diferente, claro que sim. Bastava que tivesse ficado no Benfica ou que tivesse aceitado emigrar para Itália e treinar o Milan. Ou até que se dispusesse a parar um ano. Mas não, Jorge Jesus tomou a decisão mais arriscada. Assinou pelo Sporting e colocou-se no olho do furacão: tudo o que fizer vai ser escrutinado e as exigências são enormes. Para ele vai tudo começar do zero outra vez: não o consigo dizer de outra forma. Tem de ganhar, como se nunca tivesse ganhado nada. As expetativas são enormes.
Há mais do que os pontapés na língua a ligar Jorge Jesus e Totti, portanto. Há a coragem: é preciso bravura para tomar uma decisão destas. O que fizer vai definir a carreira dele. As qualidades técnicas de Jorge Jesus são óbvias e já escrevi sobre elas aqui. O que quero destacar agora é este temperamento, esta ousadia, esta tenacidade. Os sportinguistas podem ficar por isso tranquilos. Por muitas dúvidas que tenham, há uma coisa que não podem questionar: a valentia do treinador. É seguramente um homem corajoso, um destemido, um líder. À sua maneira, acabou de fazer um cucchiaio num daqueles momentos intensos, cheios, grossos e pesados. Uma vénia, portanto.
Texto de Sérgio Pereira, in Maisfutebol
21 Junho, 2015 at 16:04
off: alguém tem link da entrevista de ontem do Jaime Marta Soares?
21 Junho, 2015 at 16:07
acho que está no Blog do GAG
21 Junho, 2015 at 16:08
E é um ganhador!
E eu tenho fé que vai continuar a sê-lo!
21 Junho, 2015 at 16:11
Esse texto está soberbo GAG! E logo eu um apreciador do Totti.
Presunção à parte… esse texto foi uma homenagem ao italiano. Definitivamente.
21 Junho, 2015 at 16:13
Off: Paulo Sousa confirmado no comando técnico dos nossos fratelli Fiore.
Não se lembraram do Marco.
21 Junho, 2015 at 17:10
Não, ele ou alguém que lhe puxa os cordéis que lhe dão vida é que não se deve ter lembrado que a Fiorentina também tinha interesse nele. Sempre era mais uma indemnização a juntar à lista que podia reclamar.
21 Junho, 2015 at 17:21
“ Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, o Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal –Futebol, SAD, vem comunicar que, não tendo sido possível chegar a acordo, o Treinador Marco Silva foi hoje informado do seu processo de despedimento por justa causa.
Nesse sentido, foram dadas indicações expressas para de imediato serem levados a cabo os necessários procedimentos.
Lisboa, 4 de Junho de 2015
O Conselho de Administração”
Atao o Macaquinho nao o avisou que ao nao ter aceite a rescisao proposta pelo Sporting, que continuaria ligado ao Sporting durante pelo menos 30 dias , impedindo-o assim de ir treinar um clube?
Se MS agora ta fdd pq ninguem lhe pega e ir caindo no esquecimento, ponha um processo ao seu advogado e aos macaquinhos….
Claro esta que, se MS quisesse mm ir trabalhar e nao viver a pala, tinha pedido a gentileza ao Olimpiakos de mandar um faxe ao Sporting, solicitando a rescisao do contrato e que ficavam de contas saldadas para poder seguir a sua vida….Nao o fez pois nao?
Diz mt do seu caracter….
21 Junho, 2015 at 17:48
[…tinha pedido a gentileza ao Olimpiakos de mandar um faxe ao Sporting…]
Para isso era preciso que o interesse do Olympiakos tivesse sido real e o mais certo é que tenha sido apenas artificial.
21 Junho, 2015 at 16:12
E nós vamos estar aqui para o apoiar e suportar!!! A gloria dele será a nossa!
21 Junho, 2015 at 16:13
e a minha vénia para este texto lindo.
21 Junho, 2015 at 16:25
Andam aí com “inside-informations” a dizer que vai haver uma surpresa na gala do Sporting, a criar expectativa, e depois: http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_galaesclarecimento_210615_150662.asp
21 Junho, 2015 at 16:35
Pois,
das duas uma,
ou o pessoal dessas inside, diz que sabe mas afinal não sabe nada ou de facto estava prevista uma surpresa, mas lago correu entretanto mal
21 Junho, 2015 at 16:39
esqueci-me de uma terceira hipotese
de facto existir algo preparado para surpreender, dentro do programa de festas 🙂
21 Junho, 2015 at 16:54
O comunicado refere que: “Na verdade muitos têm sido os Sportinguistas que criaram justificadas mas infundadas expectativas em relação à revelação de uma surpresa na II Gala Honoris Sporting, quando o parágrafo que a refere é uma reminiscência da I Gala em que tal surpresa, o novo autocarro, como se lembrarão, existiu.”
Eu bem gostava que houvesse uma surpresa (site novo), mas parece que não. Na mesma deviam introduzir algum fator que mobilizasse as pessoas a irem ou estarem coladas à Sporting TV.
Esperemos…
21 Junho, 2015 at 17:56
Mas porque é que começam com estas manobras evasivas…
Enão dizem a verdade…’
É claro que vai haver uma surpresa e como os responsáveis não querem dizer…
Digo eu…
Sabem qual vai ser a surpresa…??
Pois é uma coisa tão banal…:
O Max vai estar (se Deus quiser…) presente na II Gala…!
Pronto…agora acabaram-se as divagações…escusam de se “meterem” a adivinhar…!!
SL
21 Junho, 2015 at 18:10
A surpresa estava mesmo à frente dos nossos olhos! 🙂
Para que zona é o “convite” (não é um convite é comprado mas pronto)?
21 Junho, 2015 at 18:33
Vou “atrás” da serigrafia…!! 🙂
Não… para mim “foi convite”…!
Do Núcleo da Caldas “convidaram-me a escolher”… o local para onde pretendo ir…e pagar é claro…!!
Abr e SL
22 Junho, 2015 at 0:15
Também sou das caldas, amigo Max 🙂
21 Junho, 2015 at 19:57
UFA é o Max, não o Maxi… 😀
21 Junho, 2015 at 20:24
Não…eu não sou o “homem da carraça”…!!
21 Junho, 2015 at 16:54
Deixando o tempo de Marco Silva para trás, o ciclo mudou e temos um novo paradigma. Quer Jardim, quer Marco vinham mostrar o que valiam, não era certa a sua qualidade como treinadores e ambos mostraram que foram válidas hipóteses para o Sporting. Exigia-se uma mudança de atitude de modo a que a exigência de ganhar e de vencer fosse uma constante. Cá está a resposta, Jorge Jesus.
Hoje, os sportinguistas partem para a época 2015/2016 com a certeza que teremos um excelente treinador que vai potenciar os jogadores e o Clube. Não prevendo os resultados desportivos, estamos muito mais perto de ganhar neste ano do que nos anos anteriores. Há uma coisa que me faz urticária e que tenho ouvido insistentemente nos últimos dias: “com Marco Silva, o 3º lugar e uma Taça é uma excelente época; com Jesus, não ser campeão é uma época horrivel.” Este dois pesos e duas medidas irrita-me e demonstra toda a hipocrisia que o Sporting ainda contêm em alguns dos seus adeptos.
Ser adepto do Sporting não é fácil. O adepto do Sporting sabe perder mas ainda não sabe ganhar. O pessimismo antropológico do adepto sportinguista é qualquer coisa de autofágico. Reflitamos sobre isto e pensemos se a actual conjectura não merece não só um balão de oxigénio mas um continente de oxigénio. A todos os adeptos da Central que passam o jogo a mandar vir e a assobiar, calem-se. Vão mijar, vão comer pipocas, faltem ao jogo. Sou sócio há 21 anos e sempre que posso assisto ao jogo na central. Não há jogo nenhum que não peço calma a 2 ou 3 idosos da famosa “elite” que passam o jogo inteiro a enojar as pessoas alheias que caíram ali.
Jesus é o meu treinador e tenho muito orgulho nisso. Bruno de Carvalho é o meu presidente, eleito democraticamente e não tenho dúvidas que os meus 5 votos foram bem entregues. O Sporting vai subir de nível e aliado às conquistas que vão advir estaremos cá todos para comemorar.
SL
21 Junho, 2015 at 17:57
Excelente… Muito bom comentário.
21 Junho, 2015 at 18:26
E mais…há Sportinguista que já estão completamente obcecados pela Super-Taça…quando esse jogo deveria ser só encarado, como mais um particular para preparar a pré-eliminatória da CL, essa sim os 2 jogos mais importante do mês de Agosto…
Se me disserem levas 5 dos lampiões mas passas para a fase de grupos da CL, assinava já por baixo…
SL
21 Junho, 2015 at 18:32
Bem, tirando o primeiro ano de Jesus no carnide, todos começaram mal.
Uns já na liga, outros na supertaça (goleada do porco) e outros na pré-epoca (5 do arsenal???).
Mas ele lá se vai adaptando ao que tem (pedido ou não) e luta sempre onde está até ao fim.
Jesus é isto:
http://economico.sapo.pt/public/uploads/articles/1_novo_site/card_jorge_jesus_2015.jpg
21 Junho, 2015 at 18:59
tirava a gravata…
21 Junho, 2015 at 18:35
É claro que eu desejo que ganhemos a super taça…
Mas se não ganharmos…é preciso é que ganhemos “os jogos a sério…”
SL
21 Junho, 2015 at 18:52
sim, estou mentalizado para a champions… e claro para as 2 primeiras rondas do campeonato. O nível está bastante elevado.
21 Junho, 2015 at 17:02
Ja tinho lido no blog do GAG. Texto genial. Tal como Totti
21 Junho, 2015 at 17:09
GAG, colocaste um comentário junto com um post sobre o JE.
Vê a “Quinta da Bola” desta 5ª feira… se calhar, vai ajudar-te a perceber mais alguma coisa.
Eu cá, nunca tive dúvidas de que lado estava Martim Moniz…
21 Junho, 2015 at 17:11
Qualquer texto que tenha uma referência a Il Capitano, terá sempre a minha admiração. Mesmo que o autor seja mais uma pequena peça da propaganda lampiã.
No Totti, no party.
21 Junho, 2015 at 18:01
Totti ? Chi?
Parole per cosa?
https://www.youtube.com/watch?v=0Zh5_PVtKr8
21 Junho, 2015 at 18:16
Gosto mais deste. Derby é derby
http://youtu.be/gDMzp07CJKw
21 Junho, 2015 at 18:27
Roma para quando há derby. Literalmente.
21 Junho, 2015 at 18:01
JJ para mim…
“já não é um problema…”
É o “nosso” treinador e agora só temos é de desejar que tudo lhe corra como ele e nós desejamos…!!
Força JJ…!
http://www.mytop.fm/wp-content/uploads/2015/06/Captura-de-ecr%C3%A3-2015-06-4-%C3%A0s-00.08.55-262×292.png
“Podem confiar em mim…eu também “sou” Sporting…!!”
Força Sporitng…!!
SL
21 Junho, 2015 at 18:08
Bem escrito!
21 Junho, 2015 at 18:13
Pois eu gosto do JJ não gostava era dele nos nossos rivais … de resto acho que o homem percebe de bola percebe o que quer … e de facto vir para o sporting revela que é um homem corajoso valente mesmo !!! Com JJ os jogadores vão se borrar todos mas todos não há paninhos quentes isto agora é para homens de barba rija ….
21 Junho, 2015 at 18:21
Demora a ler mas vale a pena os minutos “perdidos” …
«Eis como o “garoto Bruninho” “entalou” (em 6 meses) as duas nádegas nojentas do futebol português…
22-12-2015 O “garoto Bruninho” chega finalmente à conclusão que, apesar de “talentoso”, o Marquito não é o treinador que o Sporting precisa para, juntamente consigo, fazer a tão necessária “Revolução de Mentalidades”: vê-o como um homem excessivamente diplomático, cínico e com dupla cara, e suspeita (desde a pré-época e do caso Rojo-Doyen) que está ao serviço dos mesmos interesses que ele próprio combate…
23-12-2015 Para controlar a “manipulação de informação sobre o clube”, “impedir “injustificados e repetidos ataques”, e calar de vez o “Marquito e o seus Macaquitos”, o “garoto Bruninho” decreta um período de “blackout”, que inclui “o treinador” e os “atletas”, mas não “as plataformas de comunicação do próprio clube”…
24-12-2015 A vontade do “garoto Bruninho” é a de despedir imediatamente Marco Silva, por reiterados actos de indisciplina e desobediência pública, mas o contrato por 4 anos, a excelente imagem junto da massa adepta, e a falta de uma alternativa imediata, levam-no a abrir um dossiê…
25-12-2015 No dia de Natal o “garoto Bruninho” vai à Sporting TV porque “estava com a família em casa” e leu que “o Marco Silva saiu”… Sossega os adeptos quanto à continuidade de Marco Silva, pelo menos até ao final da época…
7.2.2015 Na véspera da recepção ao SLB, depois de uma sequência de 6 vitórias seguidas na Liga com o Marquito em silêncio forçado, o “garoto Bruninho” decreta o fim do período de “blackout”…
8.2.15 No dérbi com o SLB o Sporting empata 1-1 (golos de Jefferson aos 87 e Jardel aos 94) e fica definitivamente afastado do título; o Marquito volta a enterrar, principalmente na altura das substituições: mete o Tanaka pelo Montero aos 89’ (quando podia trocá-los no período de compensação), e o Capel pelo Nani aos 90+2, quando se pedia a defesa intransigente (com mais um central) da magra vantagem de 1-0…
O “garoto Bruninho” olha para o treinador no banco do SLB e começa a pensar… “E se eu tentasse o “JJ”… O gajo é sportinguista e está em final de contrato…”…
15.4.2015 Um amigo de “JJ” (“empresário de futebol desconhecido com ligações ao Sporting”, segundo a revista Sábado de 11.6.15) pergunta-lhe se pode iniciar negociações discretas para uma eventual transferência para o Sporting… “JJ” não fecha a porta, mas continua a acreditar que vai continuar no SLB do “amigo e vizinho Vieira”…
18.4.15 O tal “empresário de futebol desconhecido com ligações ao Sporting” entrega-lhe uma “pen” com informação detalhada sobre a estrutura do SCP, a nível de jogadores, treinadores e pessoas envolvidas com o futebol…
27.4.2015 No programa “Último Passe” (de A Bola TV) o comentador José Eduardo (“amigo” de BdC e denunciador público do “jogo duplo” de Marco Silva) declara que é sua convicção a não continuação de “JJ” no Benfica…
12.5.2015 O “garoto Bruninho” dá uma entrevista ao canal que ele próprio criou onde se queixa da falta de patrocinador para a camisola e da imprevisibilidade em relação às receitas da “Champions” (não sabe se passa da pré-eliminatória), o que resulta na espantosa declaração de “Não faço a mínima ideia do orçamento que terei na próxima época”… Uma declaração de um dirigente incompetente, ingénuo, imprevidente, amador, e sem um tostão furado no bolso… As nádegas gozam e riem à fartazana com o “garoto Bruninho”…
15.5.2015 Espiões ao serviço da Ditadura Lampiónica informam o “Rei Orelhas dos Pneus I” que “JJ” anda a ter das reuniões secretas com agentes leoninos enviados pelo “garoto Bruninho”; dizem-lhe para ter cuidado porque o “JJ” é “lagarto”, tem o pai num lar em Caneças, e o Sporting parece que está disposto a cobrir o que ele ganha no SLB! O “Rei Orelhas dos Pneus I” sacode os apêndices auditivos, e reage como Estaline (quando lhe disseram que Hitler preparava a invasão da URSS)… “Isso nunca vai acontecer, o “JJ” é meu amigo e eu vou convencê-lo a ganhar mais lá fora…”
20.5.2015 O jornal A Bola estampa em espectacular, inesperada e inacreditável, manchete que “Sporting quer Jesus”, e que “há uma estratégia leonina em marcha para contratar o treinador do Benfica”…
21.5.2015 Durante a apresentação, na Bolsa de Lisboa, dos resultados da oferta pública de um empréstimo obrigacionista de 30 milhões de euros (em que uma parte do dinheiro “reforça a tesouraria do clube para que este possa gerir o seu dia-a-dia”) os jornalistas questionam o “garoto Bruninho” sobre se “gostaria de ver Jorge Jesus a treinar o Sporting”… “Estou focado nos dois jogos que nos faltam para o fim da época (…) Mas também lhe digo que o Cristiano Ronaldo e o Messi seriam bem vindos no Sporting, de caretas!”… Afinal o presidente do Sporting admite humildemente que (o salário de) “JJ” é tão inalcançável para o “clube dos Viscondes Falidos” quanto CR7 ou Messi… As nádegas gozam e riem à fartazana com o inofensivo “garoto Bruninho”…
22.5.2015 O juiz Rui Rangel, derrotado pelo “Rei Orelhas dos Pneus I” nas eleições de 2012, declara que “Jesus no Sporting é a anedota da semana”… “Não o digo com ironia, mas, com toda a consideração que tenho pelo Sporting, Jesus em Alvalade é a anedota da semana… Vontade toda a gente pode ter: não é preciso só vontade nem dinheiro. Jesus quer estar numa equipa ganhadora”, afirmou à Antena 1.
26.5.2015 Rui Vitória é o “treinador de sucesso” (quinto classificado, atrás de Sérgio Conceição, por exemplo, que não agrada ao “sistema”) convidado principal do programa “Grande Área” e, entrevistado pelo promotor-benfiquista Carlos Daniel, sublinha a sua carreira de “médio-centro que gostava de tocar na bola e de jogar”: “Se eu não fui trauliteiro quando jogava também não quero ser trauliteiro agora”, portanto, “assim que possa (assim que possas?!) aquilo que mais quero é jogar bem e ter qualidade no jogo”… um discurso à mister do VSC ou do… Benfica?!
29.5.2015 São apresentadas as contas dos primeiros nove meses do ano fiscal: “O Sporting aumentou os seus lucros em 21,4 milhões de euros”. “Dos 720 mil euros registados em período homólogo, a SAD leonina aumentou os lucros para os 22,1 milhões de euros, um aumento acima de 2900%”…
1.6.2015 Apesar de suspeitar que o querem despachar, “JJ” ainda tem esperanças de continuar ao serviço do clube do “Colinho” quando entra no gabinete do “Rei Orelhas dos Pneus I”, mas este já tem Rui Vitória “controlado”, e puxa da condição de “amigo”, e não de “presidente”, para o convencer a assinar por um clube estrangeiro: “Está na altura de saíres de Portugal… Tens que pensar na tua carreira e no futuro da tua família… Tens muitos clubes atrás de ti… o Milan, o Nápoles, o Marselha, o Fenerbahçe… tens clubes da China… tens clubes da Arábia… enfim, tu escolhes… Olha, estes 6 milhões do Qatar são irrecusáveis… O dono é irmão do gajo do PSG, e tens a promessa que para o ano te contratam… Amanhã vamos os dois num jacto até Paris e o Mendes explica-te tudo”…
2.6.2015 No programa de “Marretas da Bola” da SIC Notícias o “fanático” ao serviço da “Ditadura Lampiónica”, Rui Gomes da Selva (com ligação directa ao “Rei Orelhas dos Pneus I”), desatou à gargalhada como um louco (muito bem acompanhado pelo portista Guilherme Aguiar) quando interrogado sobre a hipótese de “JJ” ir para o Sporting… Quando parou de rir, respirou fundo, e justificou: “Não acredito que o Sporting arranje algum empresário que dê 4 milhões para ir buscar Jorge Jesus”…
2.6.2015 Enquanto o Rui Gomes da Selva ria à gargalhada o “JJ” “sentiu-se o marido enganado”. “Tinha estado em negação até essa altura”, resumiu à Sábado de 11.6.15 um amigo “próximo do técnico”, que explode ao telefone quando o “Rei Orelhas” lhe liga para apanharem o tal jacto rumo a Paris: “Não vou! Não quero ir para o estrangeiro! E se algum clube me quiser que venha ter comigo, não sou eu que vou ter com eles!”
3.6.2015 “JJ” é um leão ferido de morte no seu orgulho, e agora não há dinheiro nenhum neste mundo que o faça continuar ao serviço da “Ditadura Lampiónica”: “Eles não me querem no Benfica… Querem-me ver lá fora… Agora é que eu já não fico, nem que me paguem o dobro!”
4.6.2015 O “Rei Orelhas dos Pneus I” entra em desespero quando percebe que o sacana do “JJ” vai mesmo atravessar a estrada para o clube do outro lado da rua… Está disposto a pagar-lhe os “4 milhões”, e “até lhe pagava 6 milhões se fosse preciso”, mas o maldito ‘lagarto ingrato’ tem o telemóvel desligado…
4.6.2015 O maldito “lagarto” está num jantar com o “garoto Bruninho”… “reunidos noite dentro na casa de um sportinguista”, “jantam um peixe grelhado com arroz”, o salário está definido há meses (serão os 4 milhões brutos que auferia no SLB, mais prémios por objectivos), e ficam a dialogar até às quatro da manhã no sofá da sala… “Ò Brune, comigue num há intermediáries… o Ináce vai c’ú caralhinhe… e eu nã gost’e de presidentes no banque de suplentes… Podes continuar nos primeiros jogues, mas ò despois vais saindo de fininhe pr’á camarata…”
4.6.2015 As nádegas já não gozam nem riem à fartazana com o inofensivo “garoto Bruninho”… que em poucos meses conseguiu aquilo que o “Dom Bufas Corleone” tentou e falhou nos últimos 5 anos… e o grande aliado da nádega burmelha, o “Rei Orelhas dos Pneus I”, ficou sem o “treinador amigão/bicampeão”, e com as calças na mão perante o comum lampião, que exigiu a imediata contratação de… Marco Silva…”Queremos vingança! … Queremos vingança!” … Impossível porque o “garoto Bruninho” precaveu a situação e despediu-o com “justa causa”, ou seja, o Marquinho nem é treinador do Sporting nem pode ser (tão cedo) treinador de clube nenhum… e ficou bem f… lixado!
4.6.15 Num jantar com deputados lampiões da Assembleia da República, no estádio da Luz, o “Rei Orelhas dos Pneus I” leu o discurso preparado pelo seu “escritor fantasma” (João Gabriel), onde se declarou “ desiludido, mas não surpreendido” (não, que ideia) com a atitude de “JJ”, a quem deixou várias indirectas: “Os que me conhecem sabem que uma das maiores virtudes que aprecio nas pessoas é a gratidão. A gratidão define muito o carácter das pessoas (ou seja, o “JJ” é engrato e não tem carácter, facto que “desiludiu” um presidente de grande carácter)” (…) “Quero um treinador ganhador, que não tenha medo de apostar nos nossos miúdos e jovens da escola de talentos (ao contrário do que acontecia com o “ingrato e sem carácter” do “JJ”)… e “no Benfica não há insubstituíveis, mesmo que alguns pensem que o são” (aqui devia estar a referir-se a um sujeito orelhudo sentado no “trono dos pneus”)…
5.6.2015 As “viúvas carpideiras” do “Marquinho e seu Macaquito” (de ex-presidentes a ministros cervejeiros) choram, rasgam as vestes, e gritam contra a injustiça que o “Maluko Gordo Koreano” lhe está a fazer, mas Rui Alexandre Jesus (Presidente da Associação Portuguesa de Direito Desportivo) explica na RTP Informação que, com base no que se conhece do documento de 400 páginas, há fundamentos para o despedimento por justa causa, de acordo com o Contrato Colectivo de Trabalho assinado entre os clubes e da Associação de Treinadores…Ora… bolas!
5.6.2015 O “Rei Orelhas dos Pneus I” embarca mesmo num avião com o super-empresário Jorge Mendes, até à final da Liga dos Campeões, em Berlim, para a qual o “garoto Bruninho” “também estava convidado”, mas este… preferiu a calorosa e feliz companhia dos sportinguistas do Núcleo de Alenquer! O “JJ” é nosso! Festejemos!
5.6.2015 O país acorda em estado de choque, os benfiquistas estão indignados (como RAP, o Bobo oficial da corte da “Ditadura Lampiónica”, falou com grande coragem contra “um erro histórico”, embora assumisse temer represálias…), revoltados, ou ainda em negação, as crianças não querem acreditar, choram sem parar, e não querem sair da cama…A rádio TSF ausculta (pelas 12h10) a opinião da especialista Margarida Cordo, psicóloga do programa Pensamento Cruzado da TSF: “A mudança de Jorge Jesus vai trazer alterações comportamentais porque está a ser muito difícil para alguns adaptarem-se… Parece que as pessoas são descartáveis… As crianças vão sofrer e este exemplo desta criança que não quer se levantar da cama e chora… É uma criança que levou uma desilusão”
6.6.15 O “amigo sportinguista” Pedro Cardoso embarca com “JJ” (mulher e filho mais novo) para Newark (EUA), numas férias “combinadas há meses”, “as segundas em 20 anos”, que incluíram ainda uma visita à capital de Porto Rico (San Juan), e um cruzeiro pelas Caraíbas…
7.6.2015 As crianças benfiquistas têm de ser protegidas (as outras que se lixem…) da Tragédia “JJ” e na SIC Notícias o Psiquiatra Vítor Cotovio analisa a “componente emocional da ida de Jesus para o Sporting”: “Para o psiquiatra Vítor Cotovio, o caso de Jorge Jesus mostra bem como o futebol mexe com as emoções mais primárias do ser humano e com as noções de poder e narcisismo”
7.6.2015 A claque “Directivo Ultras XXI” divulga um novo cântico de homenagem ao regresso de “JJ” a Alvalade: “Jesus és indecente, abandonaste os animais”
8.6.2015 A “bomba” de “JJ” faz explodir as acções do Sporting, que ultrapassam as do SLB: “A contratação de Jorge Jesus deu nova vida às acções do Sporting em bolsa. A SAD sportinguista já valorizou mais de 27% em bolsa desde que foi tornado público que o treinador vai trocar o Benfica pelo seu rival da segunda circular na próxima época. (…) O Sporting vale agora um total de 25,4 milhões de euros, acima do valor de mercado de 24,6 milhões do Benfica”
8.6.2015 No programa de Marretas da Bola da TVI o médico cirurgião Eduardo Barroso faz uma inconfidência: “Quando JJ foi campeão mandei-lhe uma mensagem a dar os parabéns e a desejar que um dia estivéssemos no mesmo lado. Uns dias depois tive a resposta via sms: “Oh Dôtor, finalmente estamos do mesmo lado!”
9.6.15 Os “lampiões”, as “melancias”, os “crocretinos”, os “paineleiros” e os “comentadeiros” anti-BdC ficam loucos com a entrada de “JJ” no Sporting… O ponta-de-lança “Fífias da Cunha” diz que o Bruninho tem de ser internado rapidamente num manicómio e, no meio do “manicómio noticioso”, o “salário imoral” de “JJ” varia entre “os 2 milhões,os 3, os 4, os 5, os 6, ou ainda os 7 milhões + premio de assinatura de 5 milhões…”
10.6.15 “Isto é demais! Ninguém pode ganhar tanto dinheiro em Portugal! Estamos num país pobre! “ É só gritaria e ranger de dentes, e até o “professor Martelo” critica, na sua eucaristia dominical da TVI, o “salário imoral” de “JJ”, e a proveniência do “dinheiro sujo”, que só podia vir do ditador Obiang, do ditador de Angola, ou daquele Álvaro Sobrinho que “vai tomar conta da maioria da SAD do Sporting”… O “JJ” só vem para o Sporting porque “a maioria da SAD vai para as mãos dos angolanos”!
10.6.15 Se fosse o Pinto da Costa a contratar o “JJ” ao Benfica (e a despachar o LOLpetegui) teria sido o “golpe do século” do “maior génio da história do futebol português”, como foi o “garoto Bruninho”, então é porque “há falta de ética para com o cavalheiro Marco Silva”, apareceu “petróleo em Alvalade”, ficaram “crianças a sofrer em todo o Portugal, até ao Sul da Guiné Equatorial”, e “angolanos a tomar conta da SAD”…
11.6.2015 Aos olhos lampiónicos todas as virtudes de “JJ” se transformam em defeitos: passou de um “guru” da bola que já devia estar no Real Madrid ou Barcelona para um mercenário que nem na 2ª divisão tinha lugar, afinal “perdeu 3 campeonatos, só sabia ganhar taças da liga, acobardava-se nos jogos grandes, ajoelhou-se no Dragão, não apostou na formação, ridicularizou os jogadores jovens (teve a desfaçatez de dizer aos pais do craque “JP”, de 15 anos, que “se é um grande jogador e eu não conheço, então não deve ser lá grande jogador”), não gosta de jogadores portugueses, não deixa que os treinadores da equipa B vejam os seus treinos, contratou 17 defesas-esquerdos, levou um empurrão do Cardozo, tirou o Quim e pôs um Roberto na baliza, não fez nada na Europa, não sabe falar português, não tem categoria para um clube como o Benfica, só funciona com grandes orçamentos, exigia dezenas de contratações todas as épocas, e deixou vários clubes à beira da falência”…
11.6.2015 O chefe-de-redacção do Correio da Manhã, o lampião doente Paulo Fonte, dá exemplo e destila veneno num editorial contra “o novo rei dos leões”, onde ironiza sobre a “falta de aposta na formação” de um treinador que vai levar para casa “um valor simbólico de 5 milhões de euros”, uma “figura messiânica” que no Sporting vai ser “um novo rei”, prepotente e absolutista…
11.6.15 A entrada de “JJ” no Sporting chega ao Parlamento Português durante a discussão da venda da TAP…O deputado socialista Rui Paulo Figueiredo (PS e ex-dirigente do SCP) alega que a TAP “não pode ser vendida por metade de um treinador/Jorge Jesus”!
13.6.15 Outro deputado, o lampiónico Duarte Marques, do PSD, quer saber se CMVM está a rastrear a origem do dinheiro de Álvaro Sobrinho, o tipo que toda a gente sabe que “vai tomar conta da maioria da SAD do Sporting”…
14.6.15 A “Máquina de Propaganda” lampiónica começa a aquecer até ficar em alta rotação na divulgação das “teorias da inevitável colisão” entre “os dois malucos que não se vão entender”, e que não tarda “começam à cabeçada”: o “JJ” vai “andar à batatada com o presidente e não chega ao Natal”, e depois o “garoto Bruninho” tem de lhe pagar “uma ganda indemnização”…
14.6.15 Apesar de “JJ” levar para Alvalade todos os homens de confiança da sua equipa técnica (Raul José, Miguel Quaresma, o preparador físico Mário Monteiro e o “consultor motivacional” brasileiro, Evandro Costa), a “Máquina de Propaganda” centra-se nos nomes que “corajosamente recusaram”, “por amor ao SLB”, seguir as pisadas de “Jorge Judas”: casos do “analista de vídeos” Marco Pedroso, do” super-olheiro” José Boto, do “super-director desportivo” José Luís (este por acaso até estava no Belém), e dos “mega-craques” Enzo Perez, Cardozo, Coentrão, Markovic, e Maxi, quase todos com “uma péssima relação” com o “lagarto ingrato”…
15.6.15 O grupo de rock “Supporting” lança a canção “JOTA JOTA VIESTE PRO CLUBE DO TEU CORAÇÃO”
15.6.15 Antes da apresentação do novo treinador do SLB o “Rei Orelhas dos Pneus I” leu mais um discurso preparado pelo seu querido “escritor fantasma” (João Gabriel): “Sei que nunca há um problema suficientemente grande que não resulte numa oportunidade (ou seja, a saída de “JJ” para o outro lado da estrada significou “um problema bem grande”), o Rui Vitória representa essa oportunidade, oportunidade de estender a ambição aos jovens da nossa formação (lá está a tacada habitual no “JJ”)… Quero sentir essa união em torno do Rui, o Rui é um dos nossos (sim, porque o “lagarto ingrato” nunca foi “um dos nossos”…), tenho a certeza que este é um dia muito especial para ti (sim, porque o “lagarto ingrato” nunca sentiu este dia como especial…), o Rui Vitória volta a casa (e ele a dar-lhe)… Rui Vitória tem o carácter dos grandes (estás a ouvir, oh carácter pequenino), a vontade dos que nunca se rendem (estás a ouvir, oh rendido ao Bruninho), e o compromisso adicional que a sua condição de benfiquista lhe traz (ah ganda lampião!)…
16.6.15 O jornal “A Bola” titula em manchete “Temos Homem!” (Sim, porque o “rato ingrato” fugiu para Alvalade), e Rui “Águia” Vitória é um indivíduo que sabe estar, que sabe vestir, que sabe comer com talheres, que sabe falar português, espanhol, francês e inglês, que já escreveu um livro (“A arte da Guerra para Treinadores”), que nesse livro vincou a importância de “nunca perder a cabeça no banco, porque se o líder a perder os seus soldados também a perderão”, um “especialista em aproveitar jovens jogadores”, enfim, um verdadeiro treinador-diplomata, um sujeito bem-falante, praticamente a antítese de “JJ” (embora só lhe tenha ganho 2 jogos em 13…), e a frase “vou dar a vida pelo Benfica” (sim, porque o outro foi suicidar-se para Alvalade…) parece contraditória com um discurso repleto de racionalidade e muito pouco “suicida”…
16.6.2015 Bastou ser anunciado como treinador do Sporting para que (depois de 6 anos ao serviço do SLB) a revista TV 7 Dias descobrisse finalmente “o segredo mais bem guardado de JJ”: um irmão adoptivo secreto chamado Victor, com o qual não se relaciona porque se meteu na delinquência. Além de traidor do “Glorigozo” também és mau irmão! Só tens defeitos, ò “JJ”!
17.6.15 O jornal Correio da Manhã noticia que “Jorge Jesus decidiu trocar também de casa”. “O novo técnico dos ‘leões’ mudou-se da Charneca de Caparica para o Estoril, onde comprou um apartamento avaliado em 4 milhões de euros. O imóvel, um T4 com 284 m2, e tem “vista privilegiada para a baía de Cascais”. Correm de imediato rumores de que a casa foi uma oferta de Álvaro Sobrinho, o tipo que toda a gente sabe que “vai tomar conta da maioria da SAD do Sporting”… O jornal esqueceu-se de mencionar que “JJ” comprou a casa há 2 anos em planta, e fez a escritura há 3 meses, altura em que o assunto não tinha interesse algum porque treinava o clube da “Ditadura Lampiónica”!
19.6.2015 O mesmo Correio da Manhã decidiu finalmente noticiar (depois de 6 anos sem tocar no assunto, enquanto esteve no clube da “Ditadura Lampiónica”) que“Jorge Jesus cuida do visual”, com imagens do “treinador a fazer madeixas e manicure antes de se apresentar no Sporting”… Eis a mensagem pretendida: saíste do “Glorioso” e, como castigo, passaste logo a “Jorge Judas”, “tio mariconço da Linha de Cascais, que “arranja as unhas, despreza o irmão pobre e desgraçado, e compra um apartamento em Cascais para fugir do povão”…
Tem continuação…»
21 Junho, 2015 at 18:31
Ó Alexia…
Podia-me ter avisado de que ia falar da casa do JJ…
Assim eu escusava de estar a postar a noticia…!!
Beijinho do Max e SL
21 Junho, 2015 at 18:33
😉
Beijinhos Max
21 Junho, 2015 at 19:16
O pior que podem fazer ao Sporting é menosprezá-lo, depois dá nisto!
Agora vai ser mais complicado esconder o nosso “poder” mas julgo que ainda temos “margem de coitadinho” para roubar ao “Rei Orelhas dos Pneus I” e ao “Dom Bufas Corleone” muito mais coisas!
Vamos esperar e confiar no “garoto Bruninho” 😀
21 Junho, 2015 at 20:57
Muito bom…
21 Junho, 2015 at 23:21
Bem, Aléxia, este é dos melhores textos que já li na Tasca.
Ri-me sem parar durante uns bons 10 minutos. E atencao que está ali tanta coisa para nao esquece!
22 Junho, 2015 at 2:44
Acabei de ler na íntegra o teu comentário, está soberbo!!!
O Bruninho é um “sacana”, não é??????
Bons sonhos!!
Saudações Leoninas
21 Junho, 2015 at 18:24
Há jornais e jornalistas que são simplesmente nojentos…:
A “estrumeira” CM trás esta noticia em destaque…:
“… JORGE JESUS LEVA VIDA DE LUXOTreinador compra casa de milhões no Estoril.2 0 21/06/2015 16H00
Com um ordenado anual bruto a rondar cinco milhões de euros, Jorge Jesus é um dos treinadores mais bem pagos da atualidade e leva um estilo de vida condizente com o que aufere.
O técnico do Sporting faz férias de luxo em família, inúmeros tratamentos de estética nas melhores clínicas, e acabou de comprar um apartamento de sonho, num renovado condomínio no Estoril.
A viver na Margem Sul, Jorge Jesus achou que estava na altura de deixar a antiga moradia e comprou uma casa com vista para o mar – e cujo preço pode atingir os quatro milhões de euros. Comodidades não faltam a Jesus nesta nova fase da vida….”
A verdade é que a fazer fé em noticias de outro jornal (já aqui publicada também…), JJ comprou a casa em janeiro deste ano, portanto enquanto era ainda treinador dos galinhas…
Ora se nessa altura a compra foi tida como normal e não deu caixa de jornais…
Porquê agora toda esta nojeira do CM…?
Mas se o homem tem rendimento que lhe permita comprar um apartamento dessa qualidade e preço…o que terão a ver com a sua vida…
Esta gente ordinária dos jornais…?
Porque não se interrogam antes, como é que o Vieira conseguiu ficar a dever 600 milhões à Banca… que teremos de ser nós os contribuintes a pagar…?
Isso sim é que devia ser noticia…
SL
21 Junho, 2015 at 18:27
Excelente texto. Particularmente aquela parte do JJ aceitar começar tudo do zero. Acho que é bom percber bem e, depois, lembrar o que isto realmente signifca. Quando precisarmos de uma referência que estimule a união, esta servirá perfeitamente. É muito bonito falar do grande amor e do para sempre e do até à morte, mas isso não vale nada se depois andarmos à procura broncas e se ao primeiro (ou segundo ou terceiro…) deslize começarmos a queimar jogadores, a queimar putos, a queimar treindores, etc..
21 Junho, 2015 at 18:30
Off…A nossa comunicação continua no seu melhor… 🙁
“Porque acima de tudo estão os Sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal e o compromisso de honestidade e transparência para com os mesmos, vem o Sporting esclarecer que foi identificado um lamentável erro na elaboração da anterior comunicação sobre a II Gala Honoris Sporting.
Pelo facto de terem sido revisitados textos referentes à I Gala (2014) sem serem feitas as necessárias alterações, tal erro tem vindo a criar um equívoco que vimos agora esclarecer. Na verdade muitos têm sido os Sportinguistas que criaram justificadas mas infundadas expectativas em relação à revelação de uma surpresa na II Gala Honoris Sporting, quando o parágrafo que a refere é uma reminiscência da I Gala em que tal surpresa, o novo autocarro, como se lembrarão, existiu.
Deste modo, cumpre-nos esclarecer que na II Gala não está programada qualquer surpresa relativa à nova época desportiva, mas sim um evento organizado pelo Sporting Clube de Portugal que tem um programa que tem por finalidade celebrar o aniversário do Clube.
Recordamos que a Gala Honoris Sporting realiza-se anualmente, idealmente na data da fundação do Sporting (1 de Julho) tendo por finalidade celebrar o aniversário do Clube e simultaneamente reconhecer através dos prémios “Honoris Sporting” aqueles que, individual e colectivamente, mais contribuíram para o engrandecimento do Clube nas suas múltiplas dimensões, pelo talento e boas práticas desenvolvidas, honrando as insígnias: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.
A II Gala Honoris Sporting terá lugar no próximo dia 1 de Julho, no Coliseu dos Recreios, a partir das 20h, com início da “Passadeira Verde” e colocação dos emblemas de ouro aos Sócios que completam 50 anos de associados. Pelas 21h30 terá início o espectáculo e respectiva entrega de prémios. A entrada é exclusiva a Sócios e adeptos portadores de convites. Veja aqui como obter um convite.”
Z
21 Junho, 2015 at 18:39
No jornal a burla durante os últimos anos, sempre lá aparecia um tal de Manuel Sérgio, professor a falar sempre do sr pastilhas, Jorge Jesus.
Agora e de repente desapareceu (o jesus) da conversa do manel sergio mas… imagine-se… continua o tal de manel sergio sempre a falar… mas agora fala imagine-se… do benfica…da estrutura do benfica… do carisma ….do benfica… Andou o homem durante seis anos encapotadamente a falar do Jorge Jesus… e agora..de repente… aparece a verdade a sair da casca… o homem fala é do boifica…
À burla, burla, que não enganas ninguém! O que já foste e a merda que ágora és!
21 Junho, 2015 at 18:42
OFF:
Golo dos ingleses contra a suécia.
O guidetti hoje lixou-me a fantasy…
21 Junho, 2015 at 18:47
E a mim. Va la que tenho o Volland
21 Junho, 2015 at 18:50
Lixaram-me o Guidett e o Kane (Fuck!!)
21 Junho, 2015 at 18:56
A que horas e o Italia Portugal?
21 Junho, 2015 at 18:59
19h45
21 Junho, 2015 at 18:44
lol
Golo no hoquei aos 10 segundos. Bem, mais vale falar disto apenas no final.
21 Junho, 2015 at 18:54
Belo texto.
E Totti… é um jogador de outra época, um anti-mercenário da bola, um dos últimos heróis old school. Ave, Totti.
21 Junho, 2015 at 19:01
pois é.. numa altura em que era muito premiado pela sorte, ganhei uma história digna de contar.
há mais de 10 anos, no tempo em que Santana Lopes era presidente aqui na Figueira da Foz, havia uma festa de verão ao melhor estilo brasileiro. um trio eléctrico.
numa das edições (das quais eu tinha convites vip com entrada no autocarro do trio – a tal sorte de que falava) subo para o autocarro que se deslocava bem devagar e reparo logo numa cara conhecida. Rochemback. “o que é que este gajo está aqui a fazer” – pensei eu. mas bom..nunca fui muito de andar atrás dos jogadores, até porque sempre acreditei que eles também gostam de desfrutar em paz.
o autocarro tinha um bar ao estilo self-service. havia cachaça e limas e um montão de açucar amarelo. “siga caipirinhas” quando me aproximo do bar, reparo que há alguém a preparar uma caipirinha, uma cara estranhamente familiar. mas não liguei. ao aproximar-me pergunta-me “Caipirinha?”. eu aceno com a cabeça e essa pessoa dá-me a caipirinha que estava a preparar. agradeci e segui para a festa.
no dia seguinte, o meu pai dá-me o jornal onde falava da festa. a voz da figueira, um jornal local. “olha..o Rochamback esteve lá. viste-o? – ya. vi. – e esteve um italiano. um Totti.”
fez-se luz.. tive o privilégio de receber uma caipirinha das mãos do eterno. – e nem liguei… :/
mas vale pela história.
SL
21 Junho, 2015 at 19:05
🙂
Ficaste com uma história para contar e…um melão do caraças!
Mas valeu 😉
21 Junho, 2015 at 19:05
completamente! ahaha
21 Junho, 2015 at 19:15
Il Capitano a emborcar caipirinhas na Figueira?
Quando pensava que era impossível um dos meus maiores ídolos surpreender-me…
Obrigado, Tiago!
Essa tua história confirma o slogan:
NO TOTTI, NO PARTY!
21 Junho, 2015 at 20:33
il capitano.. mesmo!
21 Junho, 2015 at 19:12
Grande história!
21 Junho, 2015 at 19:10
Mané a titular
21 Junho, 2015 at 19:12
da facto.. a imprensa a falar no Gonçalo (não é que seja melhor ou pior) mas tendo em conta o estilo de jogo do cavaleiro, o Mané (além de claramente melhor) é o que mais se assemelha..
22 Junho, 2015 at 10:20
Ontem quando o Iuri entrou para o lugar do Bernardo Silva, Portugal não saiu de cima da Itália. Há alguma dúvida? Só o nojo dos órgão de comunicação Portugueses não querem ver.
21 Junho, 2015 at 19:14
Acho que o Iuri podia fazer mais mossa 😉
Mas o Mané também está bem 🙂
21 Junho, 2015 at 20:11
Para mim, a melhor dupla de avançados seria Mané e Gonçalo, recuava o Rafa para o meio campo em troca com o Sérgio Oliveira…
21 Junho, 2015 at 19:13
Dois golos em 30 segundos prognosticavam uma goleada à antiga…
…depois…
…sono…
…e os alemães vão para o intervalo empatados.
2-2
Bem feito! É bom que acordemos!
21 Junho, 2015 at 19:17
Agora entra o Slimani, chuveirinho e está safo.
21 Junho, 2015 at 19:33
AHAHAHAH
.. Vcs nao me ligam qd falo em Pinheiros….mm em Hoquei… 😛
21 Junho, 2015 at 19:33
4-2 pa Portugal
21 Junho, 2015 at 19:21
Campeões em mais um escalão de infatis!
http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Andebol/notand_andebolinfantis_210615_150670.asp
Temos de começar a ganhar de baixo para cima e estamos a fazê-lo, em quase todas as modalidades!
É bom ver que as “guidelines” dos fundadores estão a ser seguidas pelo nosso Presidente!
SL
21 Junho, 2015 at 19:40
Atenção a este puto… renovou até 2019.
https://www.youtube.com/watch?v=rYoRtB_ls-Y
21 Junho, 2015 at 20:21
OHHH João Mário!!!!
21 Junho, 2015 at 20:38
A vida sem desafios… não tem graça nenhuma.
No outro clube… ele sabia que ia volta a ganhar, ou não…. ou então sabia que aquele clube se iria afundar.
E o JJ é Rato 😉
22 Junho, 2015 at 10:07
Bom esforço e bom texto Sérgio. É sempre com prazer que leio os teus textos. Se os jornalistas fossem como tu, escrevessem bem e contassem coisas com interesse a minha opinião acerca deles, mudava.
Espero que muitos Sportinguistas leiam esta crónica sobre Jesus, em duas partes, e se convertam à ideia, passando a gostar dele.
Quando eu era pequeno os médicos recomendavam às Mães que dessem miolos aos filhos e ainda hoje há quem se tenha habituado e goste de miolos mas, as vacas loucas, excluiram-nos das ementas e principalmente das dietas infantis. Acabou-se o pitéu.
Nunca gostei de miolos, nem fritos nem com açorda e muito menos com ovos mexidos e um belo dia disse à minha Mãe que não voltava a comer miolos nem que a vaca tossisse.
Passada uma semana lá vieram os malfadados e não os comi. Só o cheiro nauseabundo ainda hoje permanece na minha memória porque os miolos vieram ao prato durante três dias até que, ao quarto dia, não me levantei da cama e recusei-me a comer fosse o que fosse.
À hora de almoço a minha Mãe já não me trouxe os miolos e perguntou-me o que queria comer. – Joaquinzinhos com açorda de coentros. Finalmente almocei. Fiquei com fama de obstinado na Família mas, a minha vida, a partir daí, foi mais fácil. Se eu ao almoço não quisesse comer o que vinha à mesa acabava a comer ovos mexidos com tomate.
Um dos meus Irmãos, não gosta de bacalhau e outro, nem o cheiro da cebola tolera. Todos comeram miolos. Ao meu irmão mais novo, no dia dos miolos, até os olhos lhe brilhavam. Como não me deixavam levantar da mesa à chegada dos miolos, nesse dia o meu almoço era de ovos mexidos com cebola frita, porque o meu feitio que, parece bom, afinal é mau.
Numa Família em que todos gostam de miolos, não é fácil recusar comê-los.
Não me recuso a ter Jorge Jesus como treinador e já estou como Adrien, se o Presidente o escolheu, venha Jorge Jesus que eu recebo-o de braços abertos. Venham daí os miolos. Não os como mas, há muito quem goste na Família e outros aprenderão a gostar eu, mando já vir ovos mexidos com cebola frita.
De qualquer modo, era mais fácil ver os miolos no banco de suplentes se Mourinho se sentasse ao meu lado na bancada. Pelo menos, ouvia umas piadas ácidas. assim, não sei se vou aguentar época atrás de época a ver servir miolos. Logo se vê. Não posso dizer que “desta água não beberei” pois, já bebi bem pior e não me fez mal. Por isso e porque só os burros não mudam de opinião perante factos concretos, dou a Jorge Jesus o benefício da dúvida durante a próxima época. Estou plenamente convencido que, se Jorge Jesus me não fizer mudar de opinião, sai no fim da época e só espero que isso não afecte o Presidente.
Ele que correu o risco, sabe a sua dimensão melhor que eu a possa calcular. Sem Bruno de Carvalho, não há Sporting e com árbitros sistematicamente a agirem com dolo em nosso prejuízo, por muito bom que Jesus seja, não há Sporting Campeão.
Poderemos superar tudo, as nossas forças as nossas preocupações, os adversários e muitas vezes as arbitragens mas, se vier delá um Capela a roubar-nos quatro penalties num jogo e a validar um golo nulo ao adversário, no mesmo jogo, não sei não. Ora, Capelas é o que não falta no futebol Português. A descida de Marco Ferreira à segunda divisão, por não ter agradado aos “patrões”, trouxe mais um “Capela” para a primeira liga. Isto só a tiro! João Costa, dá uma mãozinha que isto já lá não vai doutra maneira!
A mesma coisa com Cédric que esteve 17 anos no Sporting e saiu sem antes ter renovado, impedindo desse modo que o Sporting fizesse um melhor negócio. Não gostei nada. Quis garantir, autonomamente, que saia no fim da época. Não quis depender da palavra do Presidente, porque não confia nele. Sementes de Marco Silva ou, fraco carácter mas, o mais provável é que sejam ambas as coisas. Não tive qualquer pena de o ver partir e a Sporting TV escusa de repassar um documentáriozito sobre ele que me não convence e além disso, não percebo porque o faz. Cedric saiu e consequentemente deixa de acrescentar seja aquilo que for. Deu um péssimo exemplo a Carrillo que, também não quer renovar mas, quer treinar com Jesus para ser Campeão. Estes gajos são mesmo estúpidos. Querem sugar ao Sporting tudo o que este lhes possa oferecer mas, não querem ter de oferecer alguma compensação. Ora porra! O gajo pensa que só tem de cumprir a letra da lei (do contrato)? Ele que não renove e vai ver onde vai treinar este ano. nem na Academia o deixam entrar. No Estádio Universitário há muito sítio por onde correr. Agora, se renovar e mudar de empresário, fica mais dois aninhos no Sporting, aprende muito do muito que ainda não sabe e pode perspectivar uma carreira profissional de sucesso. Se não quer, a vida é dele. Eu emprestava-o por um ano a um clube da segunda divisão Búlgara para ele ver o que é bom.
Sportinguista é o Alex do Futsal. que entrou no Sporting já adulto e tem uma paixão louca pelo Clube a ponto de o afirmar, sem papas na língua e com os olhos rasos de lágrimas. Esse sim, para sair tivemos de lhe dizer que já não conseguia acompanhar o ritmo e teríamos de o dispensar. Os jogadores do Sporting têm de render a época toda e não apenas durante um terço do tempo. Ver partir um jogador destes dá uma séria “tristeza Sportinguista” e vontade de o agarrarmos por um braço e convidá-lo a ficar, nem que seja para fazer 10 jogos por época até passar a treinador dos miúdos da formação. Para infundir Sportinguismo autêntico nos jovens quem escolherias, Cedric, Jorge Jesus ou Alex?
Amigo Sérgio, por melhor que cozinhes os miolos, miolos são miolos.Não há volta a dar-lhe.