Uma derrapagem a rondar os 75% nos custos com a construção do Alvalade XXI. Na Academia de Alcochete gastou-se mais 24% do que o inicialmente previsto. Nas empreitadas dos terrenos envolventes ao novo estádio, houve também um desvio à volta dos 60%. Estas percentagens significam uma coisa — que o Sporting, entre 1995 e 2013, gastou muitos milhões de euros a mais do que era suposto ter gastado. Quem o diz, ou concluiu, foi a auditoria que há anos Bruno de Carvalho prometera e que, finalmente, o presidente leonino vai mostrar, no domingo, aos sócios do Sporting.
O Observador teve acesso a um documento no qual constam vários slides com resultados da auditoria que o clube encomendou à Mazars, uma consultora, e à Cuatrecasas, uma sociedade de advogados. As duas empresas detetaram irregularidades ocorridas nos últimos 18 anos, como contratos que não existem em papel, indemnizações que não se pediram, bónus transferidos para empresas, sem justificações, ou comissões pagas ilegalmente a empresários de jogadores. Já se sabia que os resultados desta auditoria seriam revelados no domingo, 28 de junho.
Para esse dia está marcada uma Assembleia-Geral Ordinária do Sporting. O clube chamou os sócios a irem a Alvalade para verem, lerem e ouvirem várias coisas. Uma delas, que está no quarto ponto da ordem dos trabalhos, são as conclusões da tal auditoria, que sempre foi uma das bandeiras içadas por Bruno de Carvalho desde que chegou à liderança do clube de Alvalade. Serão os sócios a decidir o que fazer com estes resultados, que implicam os mandatos de seis anteriores presidentes leoninos: Pedro Santana Lopes (1995-1996), José Roquete (1996-2000), António Dias da Cunha (2000-2005), Filipe Soares Franco (2005-2009), José Eduardo Bettencourt (2009-2011) e Luís Godinho Lopes (2011-2013). Existe até um relatório focado apenas na presidência de Soares Franco, mas já lá vamos.
E o que podem o Sporting e os sócios fazer com estes resultados? Poderá levá-los à justiça, ao Ministério Público, já que o clube tem o estatuto de utilidade pública desportiva. No início deste mês, aliás, fonte da direção leonina, ouvida pelo Observador, dizia que o presidente, Bruno de Carvalho, estava disposto a recorrer à justiça caso houvesse provas que o justificassem. Ora, é uma decisão dessas que poderá ser decidida no domingo, na Assembleia Geral que reunirá os sócios do Sporting.
As derrapagens nas obras e negócios com o património
Primeiro, o imobiliário. Um dos relatórios preparados pelas duas empresas focou-se nos negócios que levaram à construção, sobretudo, do Estádio Alvalade XXI e da Academia de Alcochete. A 27 de abril de 2000, pouco mais de três anos antes da inauguração do recinto, o clube estimava que a sua construção fosse custar quase 106 milhões de euros. Quando se fecharam as contas, contudo, o investimento no novo estádio rondava os 184 milhões de euros — ou seja, uma derrapagem de 75%.
Porquê? A auditoria diz que, em grande parte, se deve aos contratos que o Sporting tinha com os 21 empreiteiros da obra, nos quais também se verificou um desvio de cerca 24 milhões de euros. As três maiores discrepâncias entre o valor que se esperava e o que realmente se registou deram-se com as construtoras Alves Ribeiro (8,1 milhões de euros), Efacec (3,2 milhões) e a Martifer/Simi (2,1 milhões).
Também no centro de estágios e na Academia de Alcochete houve mais dinheiro gasto do que o previsto. O plano da obra estimava um investimento de 5,9 milhões de euros e, no final, o clube gastou mais de 18,5 milhões. Estes foram os maiores desvios contabilísticos registados pela auditoria, mas não foram os únicos: o Sporting fez vários negócios em que lucrou milhões de euros a menos do que deveria ter lucrado.
Um deles, o da adjudicação de terrenos à MDCI, deu aos leões perdas a rondar os 13,1 milhões de euros, devido, por exemplo, a atrasos nas autorizações necessárias da Câmara Municipal de Lisboa. Outro, com a Silcoge, previa que o Sporting encaixasse uma verba “não inferior” a 50 milhões de euros com a venda de cinco parcelas de terreno e, mesmo apresentando um lucro de 50,9 milhões, o clube acabou a perder dinheiro — pagamentos de comissões e de rendas fizeram com que a SAD lucrasse apenas 44,9 milhões de euros.
E o resto?
O resto está no outro relatório que, no domingo, será apresentado aos sócios do Sporting. O tal que apenas se focou nos quase quatro anos de mandato de Filipe Soares Franco, que presidiu ao clube entre janeiro de 2006 e abril de 2009. Durante a sua presidência, a Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Sporting, diz a auditoria, assinou vários contratos cujas condições não favoreceram o clube e, aliás, lhe causaram prejuízos financeiros. Eis alguns deles:
Corbroker
A SAD leonina assinou um contrato com esta corretora de serviços, para cobrir acidentes de trabalho dos jogadores e dos restantes trabalhadores. Até aqui, tudo ok. A auditoria vasculhou, mas não conseguiu encontrar uma versão escrita deste contrato, a não ser um documento de uma proposta que a empresa enviou ao Sporting para as épocas 2006/2007 e 2007/2008.
Phedra Sport
A 6 de julho de 2007, alguém no Sporting pegou numa caneta para assinar um contrato com a Phedra Sport, uma empresa de eventos desportivos. Nesse papel estava um acordo para os leões jogarem um amigável contra o Hertha de Berlim, que serviria para a equipa se apresentar aos sócios e adeptos. Mas o clube alemão terá mudado de ideias e, na semana seguinte, a Phedra dizia ao Sporting que estava complicado haver jogo.
A SAD leonina não gostou. Exigiu a “restituição dos montantes pagos”, que deviam ter sido 30 mil euros, o valor do contrato, mas a auditoria só encontrou vestígios de um pagamento de 24.760,23 euros. Contas feitas, ninguém sabe o que aconteceu aos 5.239,77 euros que faltaram.
E há mais, porque o clube teve de utilizar “meios internos” — leia-se, mais dinheiro — para convencer o Recreativo de Huelva a ir a Alvalade empatar (1-1, golos de Carlos Paredes e Sinama-Pongolle). O Sporting até teria direito a exigir uma indemnização que, a par de uma cláusula penal que constaria no tal contrato, poderia culminar no clube receber mais de 100 mil euros. Mas a direção nada fez.
New Next Moves
A auditoria também não encontrou uma versão escrita do contrato que a SAD do Sporting assinou com esta empresa de assessoria de recursos humanos, que foi contratada para reorganizar do Grupo SCP.
Hipostadium
Além de o contrato não existir por escrito, Pedro Batalha Ribeiro, sócio único da empresa, foi despedido a dezembro de 2007 do cargo de Diretor dos Projetos Mobiliários do Sporting. Esta dispensa terá sido feita contra as recomendações da NNM. Seria de novo contratado em janeiro de 2009, já depois de o clube lhe ter pagado quase o dobro a que tinha direito a receber, por lei, como compensação pela rescisão do contrato.
Care
Não estava “reduzido a escrito”. Parte dos funcionários que tinham contrato com a Care, uma empresa de prestação de serviços, também tinham um vínculo com o Sporting. Os pagamentos eram feitos diretamente do dinheiro das vendas em bilheteira. Um “procedimento incorreto”, diz o relatório, por parte da SAD.
Casa do Marquês
O contrato com esta empresa previa a cedência de espaços, com a respetiva concessão e exploração, com serviços decatering. O contrato foi firmado com a Sporting Património e Marketing (SPM), em março de 2003. Nesse mês, o clube faz obras nas zonas da cozinha e gasta quase 500 mil euros quando, segundo o vínculo, estes trabalhos eram da responsabilidade da empresa.
Em junho de 2005, o Sporting atribui bonificações de quase 190 mil euros à Casa do Marquês, o que a auditoria considerou “um ato de gestão discricionário à margem dos termos e condições contratuais estabelecidas entre as partes”. Em junho de 2007, novo contrato é celebrado, no qual fica estipulado que a Casa do Marquês tem de pagar uma remuneração mensal à SPM como contrapartida pelos espaços. No total, o clube teve prejuízos a rondar os 3,2 milhões de euros com este contrato.
As comissões pagas a empresários de jogadores
Por último, e no que toca à presidência de Soares Franco, o relatório da Mazars e da Cuatrecasas aponta que, durante três épocas, o clube pagou 21 operações (compras, vendas, renovações de contrato, etc.) nas quais gastou mais de 1,7 milhões de euros em comissões com representantes/agentes de jogadores. O relatório indicou que em 10 destes negócios, os leões acabaram por pagar montantes “acima do valor de mercado”.
Cinco desses casos, lê-se no documento a que o Observador teve acesso, “podem ser considerados nulos por inobservância de forma legal”, porque não existia qualquer contrato que implicasse o pagamento dessas verbas. Foi isso que terá acontecido nas operações que o clube fez com os direitos económicos de Simon Vukcevic, Rodrigo Tiui, Rabiu Ibrahim, Leandro Grimi e Marian Had — nenhum destes jogadores está hoje vinculado aos leões.
(artigo publicado no Observador)
27 Junho, 2015 at 13:43
Isto é a ponta do iceberg … Amanhã veremos a real dimensão destes ” afunda navios ” que foram as direções anteriores.
É assustadora a quantidade , repito, a quantidade estratosférica de gente que se serviu do meu querido clube.
E ainda haver gente que se revê nestes javalis é que me deixa atónito !
Puta que pariu !
27 Junho, 2015 at 13:50
Continuo perplexo… como esta informação já está cá fora?!?
Esta mal, está mal.. venha a fuga donde venha
27 Junho, 2015 at 13:51
Então o Clube de fãs do José Eduardo não diz nada?!?
27 Junho, 2015 at 14:15
Em relação ao que especificamente?
27 Junho, 2015 at 14:57
Casa do Marques. Ou também não sabes ler?
27 Junho, 2015 at 15:01
Que se investigue até às últimas consequências.
27 Junho, 2015 at 15:03
+1
27 Junho, 2015 at 17:08
Isso só demonstra independência da auditoria. Se José Eduardo fez o frete a Bruno de Carvalho, seria expectável que agora esta parte da auditoria ‘desaparecesse’. Mas não aconteceu.
27 Junho, 2015 at 18:26
Ó palhaço, por acaso até nem tinha tido oportunidade de ler o texto, o que é que tu queres?
Vai lá pró caralho fazer broches ao Macaco Silva, chulo do caralho
27 Junho, 2015 at 14:16
Recomendo aos idolatradores do Sr. Sabotador Marco Lampião Doyen Proeleven Traffic Nádegas Silva, a leitura de mais um excelente texto da autoria do sócio, ex-jogador e Bi-Campeão Nacional pelo Sporting Clube de Portugal, José Eduardo.
“Auditoria e Caso Doyen. Ideias & Factos.” http://gigatuga.com/2015/06/jornal-abola-27-06-2015/
27 Junho, 2015 at 13:53
“Os pagamentos eram feitos directamente do dinheiro das vendas em bilheteira.”
que é isto ???
27 Junho, 2015 at 14:01
Houve mt gente que mamou a conta do Sporting…
E qt mais puxares o novelo mais surpresas vai haver …desde politicos, empresarios e dirigentes de outros clubes a ter um pe ca dentro e a sacar dinheiro!
ALTA TRAIÇÃO é o que se tem passado durante décadas no Sporting!
SIM…Nao ha outra forma! Teremos de fazer mesmo um Exorcismo no Sporting e expulsar sem do nem piedade quem se serviu do Sporting!
O Respeito ao Sporting terá de começar por nós e em nossa casa já amanha!
Há pessoas que tem de começar a ter medo de passar ao pe de Alvalade!
27 Junho, 2015 at 13:59
Deixaram o clube na miséria… mas em Maio de 1999, Godinho Lopes, qual ilusionista, apresentava aos sócios em AG, o projecto do novo estádio, academia e urbanização dos terrenos de Alvalade, com a promessa de que o clube iria aumentar (muito) o seu valor patrimonial…
Obrigatório ver este vídeo (+-20min)
http://www.dailymotion.com/video/x2v5svp_godinho-lopes-apresenta-em-ag-o-projecto-do-novo-estadio-academia-e-urbanizacao-dos-terrenos-de-alva_sport
27 Junho, 2015 at 14:03
não consegui ver mais para alem do momento em que aparece o Roquette com aquela cara de espantado mental a hipnotizar a plateia…
27 Junho, 2015 at 14:07
OBRIGATORIO VER!
ao minuto 6:50, GL diz:
– Estadio com 54000 lugares, com ginasios e piscinas
– Todas as modalidades ficaram no estadio, com excepçao do Atletismo…FODX!!!
27 Junho, 2015 at 14:15
OBRIGATORIO VER:
-Minuto 16:04
O Patrimonio Futuro do Sporting (visto por GL em 99):
-Um Estadio Moderno
-Uma Sede
-Centro de Estagio com 25 hectares de terreno
-3 Concessoes (2 de combustiveis e 1 de alimentaçao)
-Participaçao de 50% na SP GIS (parques de estacionamento)
-Participaçao nas diversas empresas do grupo SCP
-Sporting SAD
Sporting Comercio e Serviços SA
Estádio Jose AlvaladeSA
Sporting SGPS
VALOR TOTAL FUTURO DO PATRIMONIO DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL:
APROXIDAMENTE DE 30 MILHOES DE CONTOS”
30 milhoes de contos= 150 Milhoes de Euros!!
27 Junho, 2015 at 14:20
OBRIGATORIO VER:
ao minuto 17:30 os mapas de custos/proveitos das operaçoes de beneficiaçao do velho Estadio em contos:
OBRA Custo Estimado Proveitos p 3 anos
Centro de Dia 5000 0
Futebol Juvenil 40 000 0
Restaurantes/Bares 0 82000
Escritorios SAD 20000 20000
Piso Intermedio Nave 36000 14700
Camarotes 25000 150000
Arranjos/Zona Comercial 29000 21600
SALDO 155000 288300
Ah ganda Godinho e restante pandilha! Mt obrigado pelas Guidelines!
27 Junho, 2015 at 14:27
Outro exemplo de “boa” gestão da pandilha do roquette que nunca vi ninguém referir:
– Depois de extintas as modalidades, Basquetebol, Hóquei e Voleibol, construíram uma piscina de raiz (excelente por sinal) no lugar de uma das Naves, para 4/5 anos depois ser demolida devido à construção do Novo Estádio!?
27 Junho, 2015 at 14:34
Este video, tristemente, vale ouro para se ver a quadrilha de ladroes de colarinho branco que ainda anda pelo Sporting!
Eu ja mandei a todos os meus contactos…ponham nos vossos facebooks e compareçam amanha para o Exorcismo desta gente toda!
CHEGA !
27 Junho, 2015 at 14:41
Há mais vídeos interessantes para ver:
– Este marca o início do projecto Roquette “novo ciclo” (17/12/1998)
http://www.sporting.footballhome.net/index.php?option=com_seyret&Itemid=29&task=videodirectlink&id=2528
– Este assinala a entrada de Godinho Lopes no CD da SAD (22/01/1999).
http://www.sporting.footballhome.net/index.php?option=com_seyret&Itemid=29&task=videodirectlink&id=2530
27 Junho, 2015 at 17:11
O repórter desta assembleia foi Carlos Severino.
27 Junho, 2015 at 14:22
OBRIGATORIO VER:
Ao minuto 8:57:
Esboço da entrada do Estadio Alvalade, com um Simbolo Enorme do Sporting Clube de Portugal !
Foi isto que foi mostrado aos socios em AG!
Tudo a ver com o que foi construido, ne??
27 Junho, 2015 at 14:27
OBRIGATORIO VER:
Ao minuto 7:25,
Godinho Lopes mostra o estadio num “diapositivo” e indica a novidade do edificio da SAD e do edificio a Sul do Estadio que é o …..Ginásio e das Piscinas!!
FDX! Ando mm a precisar de oculos!
Tou farto de passar ali e nao vejo nem ginasio nem piscinas!!
27 Junho, 2015 at 14:48
OBRIGATORIO VER:
Minuto 12:50
Godinho afirma:
1996, patrimonio 6 M de contos (30 M€)
1999, patrimonio 16 M contos (80 M€)
27 Junho, 2015 at 14:01
Que nojo. Fomos usurpados. Fazer isto ao nosso grande amor. Não pode ficar impune.
27 Junho, 2015 at 14:07
Desculpem o off.
Quería agradecer a Maria e ao Hic Svnt Leones (faz-melembrar a minha equipa de béisbol ), pelos vouchers cedidos.
Fiz dois novos sócios para o SCP, um deles benfiquista, mas entre a filha (de 12 anos ) e eu, fizemos dele sócio.
SL
27 Junho, 2015 at 14:17
Grande Vinho Verde,
é assim mesmo, a combater nas trincheiras do inimigo. Um abraço e seja bem aparecido!!!!
27 Junho, 2015 at 15:30
🙂
27 Junho, 2015 at 16:23
😀
Grande Vinho Verde! E já temos mais 2 membros na família.
27 Junho, 2015 at 19:16
E menos 1 lampião!
27 Junho, 2015 at 14:20
Exorcismo!!! Sem duvida a palavra certa!!!
SL
27 Junho, 2015 at 14:23
OFF:
Tenho um amigo no Active Bank e estou a tratar tb de abrir conta (2) e ficar com os vouchers de 70€ para a loja verde.
Ele confirma que se pode tirar logo o dinheiro, é o risco que o banco assumiu, mas na realidade a maioria das pessoas até está a manter a conta.
Tem sido uma aderência brutal, diz ele. E parece que termina 3ª feira a campanha, com hipótese de prolongar.
27 Junho, 2015 at 15:06
Eu também recomendo. Já sou cliente há algum tempo. Não cobram anuidades do cartão nem comissões da treta. Funcionam muito bem, do melhor em serviços bancários.
27 Junho, 2015 at 15:10
Eu abri conta o sábado passado, tenho o vocheur para dscontar na Gamebox e não tenho ideias de fechar a conta.
27 Junho, 2015 at 15:14
Fui ontem tratar disso, já cá cantam os 2 vouchers.
27 Junho, 2015 at 15:19
Lambão 😛 logo 2?
27 Junho, 2015 at 15:21
Claro!!! Se as camisolas são aquelas, bem que vou precisar deles 🙂
27 Junho, 2015 at 15:22
Podes crer 😛
27 Junho, 2015 at 18:21
Estava a pensar ir lá na 6ª feira que vem quando fôr a Lx, se acaba 3ª feira já estou feita.
27 Junho, 2015 at 14:28
OFF:
Os juvenis estão a ganhar 2-1 (futsal), perto do intervalo.
Não tinha ideia que na arbitragem houvesse tanta qualidade … falo das duas árbitras 🙂
27 Junho, 2015 at 14:31
Como diria o capitão moura, eu também mamei!!!!
27 Junho, 2015 at 14:42
Não concordo com processos sumários, ou com justiça popular.
Que se apurem responsabilidades nas entidades competentes.
27 Junho, 2015 at 15:00
“Artigo 21°
(Deveres dos sócios)
g) manter impecável comportamento moral e disciplinar de forma a não prejudicar os legítimos interesses do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, nomeadamente defendendo e zelando pelo património do Clube;”
Eu como sócio não preciso de mais nada com uma auditoria destas para de acordo com os estatutos agir em conformidade e votar a expulsão destes fulanos!
A AG é a ENTIDADE COMPETENTE no que respeita á continuação ou não da filiaçao clubistica desta gente!
E eu voto EXPULSAO!
27 Junho, 2015 at 15:14
Apenas acjo que é um precedente perigoso. Nada mais.
27 Junho, 2015 at 15:18
Precedente perigoso é continuarem a
27 Junho, 2015 at 15:19
Precedente perigoso é continuarem a afagar! !!!!
27 Junho, 2015 at 15:19
A afanar! !!!
27 Junho, 2015 at 15:20
Estava dificil óhhh Edujuveleo
27 Junho, 2015 at 15:27
Fanar? Abafar? Abarbatar?
27 Junho, 2015 at 15:18
O precedente só é perigoso para quem não se “portar” bem, todos os outros podem estar comodamente descansados.
27 Junho, 2015 at 14:51
Essa corja mete-me NOJO
27 Junho, 2015 at 15:18
A mim também Mario. Mas infelizmente o mal está feito. A história não se apaga.Já não temos nada a ganhar em expulsar ex-presidentes ( por muito que nos custe) e só estamos a prejudicar a imagem externa do Sporting. A melhor lição que os sócios poderão tirar deste ciclo negro é nunca mais repetir.
27 Junho, 2015 at 15:41
Não concordo!
Quem prejudica e age de má fé, tem de ser punido.
Não gosto de esconder esqueletos dentro do armário.
Imagem prejudicada? Só se for a imagem que passamos para pessoas sem escrúpulos e corruptas, e essas não interessam.
27 Junho, 2015 at 15:47
Val, a imagem já era. Há que recuperá-la.
A melhor forma é punir o que for possível para que fique o aviso. Já chega o exemplo político deste país.
Não fazem mais farinha connosco.
27 Junho, 2015 at 18:32
Este palhaço do Val Verde deve ter comido alguma coisa com a corja, porque até agora só o vi a defende-los.
27 Junho, 2015 at 14:53
A quantidade de vezes que GL cita Socrates no video que o Nogueira trouxe e assustador…pelo que se calhar se percebe a preocupaçao de Anas Gomes..
27 Junho, 2015 at 15:23
Ui! Ui!
27 Junho, 2015 at 15:25
Num mundo ideal esta gente toda teria o que merecia, mas infelizmente penso que não terão nem metade.
Digo isto devido á realidade em que vivemos:
– os culpados safam-se da cadeia e quem se lixa é o mexilhão
– processos arrastam se anos nos tribunais
– indemnizar as vitimas é uma miragem no deserto
Amanha saberemos tudo ao pormenor e expulsar esta gente toda do clube é o mínimo que devemos fazer. Tudo o resto não está nas nossas mãos, mas este simples acto sim.
27 Junho, 2015 at 15:26
Pois, mas o conceito de portar bem é subjectivo. E a História é escrita pelos vencedores.
Que o clube seja ressarcido, que peça indemnizações, que active mecanismos legais.
Já isto… O Robespierre também morreu como morreu… Uma simples analogia.
27 Junho, 2015 at 15:27
o dia triste… o de amanhã.
Ficaremos a saber finalmente como foi possível que o melhor clube português chegou ao estado a que chegou.
Importa também olhar para o futuro.
27 Junho, 2015 at 15:34
Desculpem lá revisitar o tema do post anterior, mas para quem ainda acha que para a Ana Gomes a Guiné Equatorial é apenas uma questão política…
http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior.aspx?content_id=4400488
27 Junho, 2015 at 15:53
O Sporting acima de tudo. E eu como não sou nem do PS nem do PSD, gostaria de ver este senhor deputado do partido do governo, ser tratado como foi a senhora deputada da oposição.
http://expresso.sapo.pt/politica/2015-06-13-Deputado-questiona-Sobrinho-no-Sporting
Igualdade para todos, no bem e no mal
27 Junho, 2015 at 15:57
Muito Bom!
Agora é que vamos ver se esta grande indignação se devia ao fervor clubístico ou partidário…
27 Junho, 2015 at 16:05
Ana gomes e esse Duarte Marques foram os executantes do ataque em tenaz ao Sporting na CmVm.
Um jotinha e a brejeirona…2 faces da msn moeda….
Relembro q ja ha uma semana no NGB se gabavan de ter a turminha politica encarnada a tratar do assunto c apoio ..de croquetes deste lado!!
Isto so a chapada!
27 Junho, 2015 at 16:45
Nesse aspecto são “duas faces da mesma moeda”, pessoalmente, deste “só conheço” isto… enquanto que a outra tem um longo historial de levantar suspeitas que depois não pode provar, por serem em grande parte apenas mentiras…
É “um bicho perigoso” a tal senhora…
Mas note-se que mesmo se a Ana Gomes questionasse esta situação do Alvaro Sobrinho, eu até admitia, afinal muito do dinheiro que estes “novos ricos” amealharam não deixa de ser um pouco questinável…
Nenhum o ganhou a trabalhar apenas e “honestamente”…acho eu…(se me enganei, peço desculpa…)
Mas não posso ir mais além, sem entrar nas mesmas suspeições sem fundamento e não tarda… sou tal qual a Ana Gomes (na barba é claro…)…
Agora o que me faz confusão é questionarem o possível dinheiro investido no Sporting como não sendo admissível “aceitar-se de um ditador”…
E ao mesmo tempo calarem todas as outras situações de dinheiros vindos sabe-se lá de onde e dado sabe-se lá por quem…!
Estes dois pesos e duas medidas é que são questionáveis…!
27 Junho, 2015 at 16:47
Calma lá…
Nesta situação “era difícil branquear” um dos intervenientes…
E olhem que me estou a referir ao orelhas…!!
27 Junho, 2015 at 15:38
Exorcismo é a palavra certa, Cherba.
Tenho um post escrito há quatro ou cinco dias, que publicarei amanhã em que o título que escolhi foi precisamente esse: “O exorcismo”.
Não há termo mais correcto que este, embora muito digam que é uma caça às bruxas.
27 Junho, 2015 at 15:44
O melhor que podemos fazer é apoiar e manter o BC o máximo de anos possível.
E nunca termos palas nos olhos, criticando construtivamente aquilo que for criticável pois só assim ele será cada vez melhor. No dia que não aceitar uma crítica assina a sua sentença
Tenha ele saúde pq vontade não lhe falta.
27 Junho, 2015 at 15:46
É isto tudo!
27 Junho, 2015 at 16:38
Saúde e paciência para aturar tantos acefalos 😉
27 Junho, 2015 at 16:01
O respeito ao Sporting tem de comecar dentro do Sporting!
Read my lips…Expulsao para todos os q roubem o Sporting! Sejam croquetes, brunetes, marquetes,cotonetes,etc….am i clear?
Q sirva de aviso tb para os atuais e futuros dirigentes, bem cm para os nossos inimigos q a brincadeira acabou!
Os socios do Sporting Clube de Portugal tem de demonstrar Forca e Caracter!
27 Junho, 2015 at 19:26
Concordo.
27 Junho, 2015 at 16:25
O jogo já nao da na rtp1?
27 Junho, 2015 at 16:37
Se te estás a referir aos Sub21, sim, dá!
27 Junho, 2015 at 16:43
Amigos tasqueiros, um pedido de ajuda de alguém que está atualmente a trabalhar na China (nem aqui deixo de ler a tasca eheheheh). Um link stream (de preferência no YouTube, como aquele que aqui encontrei para o jogo Portugal Inglaterra) para o jogo de hoje dos sub-21,
Por favor, urgente…
Um grande abraço a todos e SL
Ps: que saudades do meu Sporting.
27 Junho, 2015 at 16:54
Espero que funcione 😉
https://www.youtube.com/watch?v=_Xyep9pjR88
27 Junho, 2015 at 17:23
GAG, como sempre, um espétaculo.
Muito obrigado amigo e parabens pelo/os serviço/s publicos que vens prestando a todos os sportinguistas aqui na tasca e também no teu blog que é de visita obrigatória (até na china).
SL
27 Junho, 2015 at 16:45
a que horas vai sair o “comunicado” do dias da cunha??
e o do nobre guedes?
e o do luis duque??
ou estam-se a guardar para amanha?
eheheh tanta cuequinha borrada, que estou a “antecipar”… eheheh
as tias de Cascais vao comecar a usar um novo tipo de “perfume”…
27 Junho, 2015 at 16:59
Esta merda da nojo fdx. Cambada de filhos da puta.
27 Junho, 2015 at 17:03
Outros exorcismos: 😈
Para: [email protected]
De: Ricardo Jorge de Melo Sampaio (***********@hotmail.com)
Enviada: sábado, 27 de Junho de 2015 17:01:10
Para: [email protected] ([email protected])
Boa Tarde.
Começo por não me referir a si como “Caro” ou “Carissimo” Fernando Guerra, por duas razões:
a) Não o conheço, pelo que não lhe reconheço virtudes públicas que me levem a referir-me dessa forma reverente, mais ainda quando o assunto que se permite “degustar” numa coluna editorial é o Sporting Clube de Portugal, na pessoa do seu Presidente;
b) No sentido restrito da palavra, seria para mim “caro” (mais… seria “carissimo” apenas se me predispusesse a gastar o dinheiro que o jornal custa. E neste caso, acredite… por todas as razões seria muito “custoso” para mim) para ler opiniões como a que transcreve no vosso documento informativo diário em formato papel de hoje. Coisa que não faço há muito tempo pelo simples facto que muito do seu conteúdo diário interessa-me tanto como me interessa o Jornal do “Carnidense”. Há demasiada semelhança e pouca informação para mim relevante.
Tenho tido o desprazer de confirmar que, em muitas das vezes que tenho o “azar” de me cruzar com as suas opiniões no canal 12 ou no vosso documento informativo diário em formato papel, lá vem recorrentemente um cheirinho a azedo de cada vez que o assunto é o Sporting… redundando constantemente em criticas mais ou menos veladas a atitudes/comportamentos/decisões do Presidente eleito pelos sócios do Sporting Clube de Portugal. Muitos deles, curiosamente, actuais leitores assíduos (vá-se lá saber porque) do vosso documento informativo diário em formato papel…
Geralmente, nem sou de dar valor a essas “opiniões” (reforço que estamos a falar duma coluna EDITORIAL… o que não deixa de ser revelador). Geralmente chuto para canto… tendo em conta a sua relevância para mim.
O que me faz alguma espécie é que ainda hajam leitores “pagantes” do vosso documento informativo diário em formato papel afectos ao Sporting Clube de Portugal (sócios/adeptos/simpatizantes). E hoje, a coluna EDITORIAL do vosso documento informativo diário em formato papel leva-me mais uma vez a interrogar-me: “Como é possível?”
Assim, vou-me permitir desconstruir aquilo que consegui ler.
1) Critica a abordagem e a “consumação” da contratação do treinador JJ em detrimento de MS por ter sido feita antes deste ser convidado a sair. Giro. Acho enternecedor como gente de tanta capacidade no vosso documento informativo diário em formato papel consegue descobrir que JJ negociava com o Sporting mas acredita credulamente que Rui Vitória só foi abordado depois do clube de Carnide ter emitido um comunicado sobre o fim das negociações para renovação… Notável. Claro que aqui não se questiona a ética do treinador vindo de Guimarães pois certamente NUNCA terá sido abordado antes… Por isso é que o Presidente do clube de Carnide, na sua inocência, pretendia levar o JJ a passear até Paris… Obviamente quereria aproveitar a fama da cidade luz para fechar o enlace para mais uma renovação com JJ. Certamente era isso. Ética é isto.
2) Está muito preocupado com os trabalhos de BdC. E com a “sua maneira” de fazer as coisas… Imaginemos uma situação (e estou a ser meramente especulativo): Um Presidente que não está interessado num treinador, que não pretende renovar com ele, que planeia com um empresário conhecido da praça, colocar o treinador fora de Portugal para não ir para a concorrência, não comunicando directamente ao mesmo que não conta com ele… É isto ÉTICO? Ética é isto.
3) Referir apenas a situação “fatual” esquecendo convenientemente outras questões que terão estado na opção do Presidente do SCP de descartar o treinador MS (já desde a pré-época passada), no mínimo é redutor, mal intencionado e um atestado de menoridade a quem lê o vosso documento informativo diário em formato papel… Ética, é isto?
4) Trazer à baila as declarações ABSURDAS do senhor da ANTF e enquadrá-las (?!) da maneira que fez… Enfim, para mim, esse sim é um “inusitado comportamento, que, objectivamente, não tem graça nenhuma”. Ética, é isto?
Sim… o fair play é uma treta (veja-se que agora até o financeiro se encontra suspenso… porque será)…
E a falta de ética, a desonestidade intelectual, a manipulação da opinião pública, a distorção de factos, a fabulação de outros… O que acha que é?
Já agora, deixo-lhe aqui uma listinha de coisas “naif” que encontrei na NET (esse mundo onde se encontra um pouco de tudo). É apenas uma curiosidade… Não sei se alguma vez ouviu falar ou se conhece, mas aqui lhe deixo para seu entretenimento. Certamente achará divertida a leitura. Se calhar já está desactualizado, pelo muito que se vê hoje em dia…
Código Deontológico do Jornalista
1. O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.
2. O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais.
3. O jornalista deve lutar contra as restrições no acesso às fontes de informação e as tentativas de limitar a liberdade de expressão e o direito de informar. É obrigação do jornalista divulgar as ofensas a estes direitos.
4. O jornalista deve utilizar meios legais para obter informações, imagens ou documentos e proibir-se de abusar da boa-fé de quem quer que seja. A identificação como jornalista é a regra e outros processos só podem justificar-se por razões de incontestável interesse público.
5. O jornalista deve assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas. O jornalista deve também recusar actos que violentem a sua consciência.
6. O jornalista deve usar como critério fundamental a identificação das fontes. O jornalista não deve revelar, mesmo em juízo, as suas fontes confidenciais de informação, nem desrespeitar os compromissos assumidos, excepto se o tentarem usar para canalizar informações falsas. As opiniões devem ser sempre atribuídas.
7. O jornalista deve salvaguardar a presunção de inocência dos arguidos até a sentença transitar em julgado. O jornalista não deve identificar, directa ou indirectamente, as vítimas de crimes sexuais e os delinquentes menores de idade, assim como deve proibir-se de humilhar as pessoas ou perturbar a sua dor.
8. O jornalista deve rejeitar o tratamento discriminatório das pessoas em função da cor, raça, credos, nacionalidade, ou sexo.
9. O jornalista deve respeitar a privacidade dos cidadãos excepto quando estiver em causa o interesse público ou a conduta do indivíduo contradiga, manifestamente, valores e princípios que publicamente defende. O jornalista obriga-se, antes de recolher declarações e imagens, a atender às condições de serenidade, liberdade e responsabilidade das pessoas envolvidas.
10. O jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesse.
(Aprovado em 4 de maio de 1993, em assembleia-geral do Sindicato dos Jornalistas)
Continuação de bom trabalho e continue a divertir-me.
Ricardo Sampaio
27 Junho, 2015 at 17:12
OOUUCCHHH!!!
27 Junho, 2015 at 17:21
Uns quantos dedinhos no cu.
27 Junho, 2015 at 17:24
10. O jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesse.
Este está longe de ser um dedinho…
27 Junho, 2015 at 17:55
Só faltam mesmo os murros bis cornos que estes merecem.
Infelizmente esta política do bla bla bla ( semo mínimo sentido pejorativo) não leva a lado nenhum.
Enquanto não aprenderem à força não vamos lá.
Somos demasiado educados e cordiais.
Sl
27 Junho, 2015 at 18:40
Caro Ricardo Sampaio.
Excelente comentário o teu, e, no entanto, lamento dizer que de pouco serviu. Este Fernando guerra não é jornalista, pelo menos na verdadeira acepção da palavra, o que torna o teu esforço inglório.
Sorry mate!
27 Junho, 2015 at 17:15
Fiz o mesmo que Rui Jorge. Mãos na cabeça.
William é um monstro.
27 Junho, 2015 at 17:17
nao sei porque, dei comigo a “lembrar-me” duma cantiga que costumavamos usar na escola, para tipos do estilo da mama gomes, guerras,goberns, etcetc
era qualquer coisa assim:
“a merda, é uma massa acastanhada, que tu comes á colherada…
(refrao)
tira da boca e mete no cu…
tira da boca e mete no cu…
e a c*na, é uma industria portuguesa, que faz por a pixa tesa…
tira da boca e mete no cu…
tira da boca e mete no cu…
(desculpem a brejeirice, mas estes especimens, nao merecem mais da minha parte… nojo, muito nojo…)
27 Junho, 2015 at 17:25
Bora miúdos. Golo do camandro!
27 Junho, 2015 at 17:41
Desconfio que a capa do relatório com os resultados da auditoria correspondente ao mandato de SF, deve ser algo como isto:
http://postimg.org/image/xqm32m9dv/