109 anos de vida, sem artimanhas cronológicas. São muitos anos ou, se preferirem, mais de um século de histórias para contar. Tantas, que se pudesse pedir uns quantos desejos, um deles seria entrar numa máquina do tempo verde e branca e viver tantos e tantos momentos que me chegam relatados por outras vozes. É uma data especial, como são todos os dias 1 de Julho para quem se apaixonou pelo emblema do Leão Rampante. E sendo uma data especial, faz todo o sentido sacudir, definitivamente, tudo o que me incomodou ao longo das últimas semanas.
Confesso-vos que não é fácil respirar fundo e seguir em frente, de cada vez que entramos numa espiral de ofensas gratuitas. E à medida que cresce o número de comentários desse género, aumenta, também, o meu sentimento de desilusão. Longe de mim, obviamente, querer que a Tasca seja um retiro para meninos bem comportados. O próprio nome indicia, aliás, que existe a constante possibilidade de se soltarem impropérios ou de voarem canecas de cerveja sempre que as opiniões não sejam exactamente iguais. Mas quando as ofensas passam a ser uma constante ou quando as opiniões divergentes das da maioria são rapidamente etiquetadas de “lampião” ou “traidor” (a lista continua, numa sequência de nomes deprimente), isso significa que o papel mais importante da Tasca está a perder-se.
O que me guia nesta longa jornada, que começou num Cacifo e se mudou para uma Tasca, é algo que, parecendo simples, representa o maior desafio de todos: promover a união alimentando o Sportinguismo. É essa responsabilidade que me fez e faz continuar. É essa responsabilidade que cresce, à medida que este belíssimo monstro verde e branco se espalha pelos quatro cantos do mundo (mais de três milhões de visitas em ano e meio falam por si). É o assumir dessa responsabilidade que se sente traído, quando vejo pessoas que estão do mesmo lado e partilham uma mesma paixão, insultarem-se de toda a forma e feitio.
Tenho a certeza, que ao fim de alguns anos de convivência, conseguimos perceber quem está com o Sporting e quem está contra o Sporting. E esta é uma casa de pessoas que estão com o Sporting! Que vivem o Sporting! Que partilham sorrisos, que partilham lágrimas, que replicam gritos de golos, que replicam palavrões. Que, quando vão ao estádio, ao pavilhão ou a qualquer outro local onde as nossas cores lutam pela vitória, se abraçam como se se conhecessem desde sempre! E foram esses abraços que, no espaço de três dias, se transformaram em ofensas. Aquela felicidade sentida com a conquista da Taça de Portugal, deu lugar à criação de trincheiras onde quem se tinha abraçado passou a ser inimigo. Há justificação para isto? Não, não há, mesmo que me digam que nestas coisas da paixão uma pessoa às vezes faz e diz coisas que não devia. E, já agora, alguma vez vos passou pela cabeça que o nick que ofendem pode ser alguém que já abraçaram a festejar um golo do Sporting?
É disto que precisamos: de nunca nos esquecermos dos abraços! São estes abraços, tantos e tantos dados a desconhecidos, que ajudam a explicar como este clube chega aos 109 anos cheio de pujança e com uma história que a todos nos orgulha. São estes abraços que nos fazem continuar a acreditar, mesmo quando sentimos bater no fundo. São estes abraços que alimentam o nosso Sporting e nos permitem resistir a quem nos quer mal. Basta olhar para o folclore, preparado por um jornal e por um canal televisivo para o dia em que regressamos ao trabalho e em que apresentamos um treinador que, até há bem pouco tempo, era o maior, para percebermos como tudo isto funciona. Basta olhar para a forma como se tentou desvirtuar as votações que conduziram ao sorteio dos árbitros, numa medida defendida e encabeçada pelo Sporting. Basta ver como se fazem entrevistas a jogadores como Wilson Eduardo e se lhe pergunta o que acha do futuro face a um treinador que não aposta na formação (agora é que isso importa, claro). Basta ver como uma justa causa passa a ser algo normal quando ocorre na cidade dos arcebispos. Basta ver como, infelizmente, ex-dirigentes e alguns paineleiros de serviço vão minando o trabalho que é feito. Basta ver como uma eurodeputada resolve pedir à CMVM que nos investigue. Basta ver como se ignora as palavras do empresário de um tal Jackson Martinez. Basta ver como lá por fora aplaudem a nossa luta contra os fundos e cá dentro nos apontam o dedo por fazê-lo. Basta ver como se bajulou um jogador ao serviço da selecção e como, ao contrário da imprensa estrangeira, se continua a ignorar o que fazemos por este país em termos desportivos. Basta…
A lista continuaria, mas prefiro utilizar a palavra “basta” para escrever um “basta de tomarmos por inimigos quem luta ao nosso lado!”
Somos inteligentes o suficiente para fazê-lo. Somos inteligentes o suficiente para respeitar opiniões diferentes e para perceber se quem as manifesta o faz com segundas intenções! Somos inteligentes o suficiente para guardarmos as nossas forças para enfrentam os verdadeiros perigos! Sejamos capazes de perceber que isso é fundamental para o Sporting Clube de Portugal. Neste dia de festa, em que desejamos muitos anos de vida a esta paixão, sejamos capazes de dar-lhe a prenda que ela mais precisa: um abraço. Ou melhor, o abraço. Aquele que nos une em defesa da camisola verde e branca e que garante que nem daqui por outros 109 anos terão sido capazes de calar o nosso rugido!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
1 Julho, 2015 at 5:22
Bom dia SCP…
Parabéns e um grande abraço para ti…
1 Julho, 2015 at 5:38
Tens toda a razão, Cherba.
Mas as coisas são mesmo assim. Muitas vezes muito mais próximas que diferentes.
Inclusivamente quando mandas entrefolhar o zero ídolos enquanto dás um beijo de saudade na foto do montinho.
Para mim é muito mais fácil. Acedo e participo quando quero.
Mas nunca me esquecerei do respeito que todos te devemos por este fantástico espaço, e como a ele te dedicas.
Bem hajas.
p.s. – isto sem o bloco perde um pouco. Mas bebe-se muito menos.
Abraço!
1 Julho, 2015 at 6:11
Parabéns Cherba. Segue em frente.
Precisamos muito deste espaço, é vital para quem ama o Leão Rampante. E mais ainda para quem está a milhares de quilômetros de distância, como eu.
Viva o Sporting. Hurras sim, ofensas não!
1 Julho, 2015 at 6:21
Parabens Sporting!!!!
Bela leitura oh Cherba, ja tinha saudades.
SL
1 Julho, 2015 at 6:46
Parabéns para o nosso Sporting e para nós!
Um abraço a todos!
1 Julho, 2015 at 6:59
Parabéns ao GRANDE SPORTING e a todos os Sportinguistas que o amam de verdade, como eu.
SPPOOOOOORRRTTTTIIIINNNGGGG!!!!!!!!!!!
1 Julho, 2015 at 7:02
Parabéns Sporting!
SL aqui dos EUA
1 Julho, 2015 at 7:27
Parabéns, Sporting! E um abraço a todos os tasqueiros.
1 Julho, 2015 at 7:38
Parabéns para o nosso Sporting e para nós!
Um abraço a todos!
1 Julho, 2015 at 7:39
Spooooorting!
Se tivessem ouvido o que foi dito pela imprensa alema sobre o William e os “meninos do Sporting” até cresciam um palmo. Eles sim nao têm clubismos no jornalismo. Entao os ingleses…. meu Deus. Se pudessem já o tinham posto na Liga Inglesa.
Basta de tiros nos pés! Já temos inimigos suficientes!
Forca Sporting!
1 Julho, 2015 at 7:45
Parabéns sporting clube de Portugal e a todos nós, sportinguistas.
1 Julho, 2015 at 7:59
Parabéns Sporting! E por mais um texto fantástico já tinha saudades.
1 Julho, 2015 at 7:59
Um dia feliz para todos e muitos Parabéns para o maior clube do Mundo, SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
SL
1 Julho, 2015 at 8:02
Parabéns Sporting!
Obrigado por tudo Cherba!
Um abraço aos tasqueiros desaparecidos nestas quezílias, nomeadamente, Miguel Cotovio, LaS e Diogo. Lamento o rumo e o resultado das discussões.
Prisão para Godinho Lopes.
Viva o Sporting Clube de Portugal.
1 Julho, 2015 at 9:44
esses… um abraço para eles!
1 Julho, 2015 at 8:03
Finalmente… Voltou o cherba….
Estava cansado de esperar…
Vais me desculpar mas vou roubar a parte do “basta….” e vou publicar no face….
1 Julho, 2015 at 8:10
Parabéns ao Sporting e aos seus adeptos.
1 Julho, 2015 at 8:11
PARABENS SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
1 Julho, 2015 at 8:14
Bom Dia a todos e muitos parabéns ….
vamos mas é para a luta e não baixar os braços que anda por aí muita gente que não merece este Sporting.
Viva o Sporting Clube de Portugal
1 Julho, 2015 at 8:17
Abraço para todos os sportinguistas. Juntos seremos mais fortes,!
Parabéns meu grande Sporting
1 Julho, 2015 at 8:19
Hoje é um dia duplamente especial para mim. Faço 11 anos de namoro e 6 de casamento e o nosso grande amor tem a bonita idade de 109 anos.
Saibamos respeitar as opiniões de todos nós sem ofensas e mostrar realmente porque somos diferentes de todos os outros. Para aqueles que só vem para aqui atear fogo é deixa-los a falar sozinhos que vão acabar por desistir.
Que daqui a 100 os nossos filhos,netos,bisnetos venham à Tasca falar dos nossos feitos e conquistas.
Obrigado por tudo Sporting
1 Julho, 2015 at 8:19
Parabéns ao Sporting… à Tasca e a todos nós!!!
Quanto às quezílias… é assim mesmo! Nem todos tivemos a mesma educação e os tempos têm sido quentes para o nosso lado! O importante é nunca desistir de vir para aqui mandar as nossas postas de pescada! Sem ressentimentos… Sal e pimenta de vez em quando também é preciso… se não o sitio poderia muito bem virar a “Catequese do Cherba”!!! Tou com saudades o LaS pah…. agora é normal que algumas “marquetes” (mas Sportinguistas com S grande) estejam de férias até a bola começar a rolar hahahahahahahahahah
Hoje será um grande dia… apresentação do JJ… II Gala… e espero surpresas….
SPORRRTTTIIIINNNNGGGGGGG
1 Julho, 2015 at 8:22
Parabéns para nós ! 🙂
SPOOOOOOOOORTING !!!!
1 Julho, 2015 at 8:22
Muito bem, Cherba.
Se a Tasca fosse um livro, este post seria mais uma página que daria início a um Capítulo importante…
E, Parabéns Sporting Clube de Portugal por mais um ano de vida brilhante.
Hurra! Hurra! Hurra!
1 Julho, 2015 at 9:47
Ari-El.. outro que já não via por aqui faz tempo.. grande abraço para ti…
1 Julho, 2015 at 10:53
Obrigado.
Estou sempre cá, mas fico quase sempre nas sombras…
SL
1 Julho, 2015 at 8:23
Depois da final da taça andei afastado da tasca, parecia que a inquisição, a caça às bruxas tinha começado aqui.
O sentimento que tu falas, fez-me voltar.
Assim como o Sporting me fez voltar a ser sócio, depois de o PSFlopes me ter feito deixar de o ser quando extinguiu as amadoras no clube.
Como dizia o placar na assembleia.
‘Juntos somos fortes, unidos invencíveis’
Sporting Sempre
1 Julho, 2015 at 8:23
Parabéns meu grande amor
1 Julho, 2015 at 8:37
Parabéns ao Amor da nossa vida.
1 Julho, 2015 at 9:05
Obrigado.
1 Julho, 2015 at 8:37
Sou dos muitos que passa aqui várias vezes ao dia mas que comenta muito pouco. Por vezes por falta de tempo, por vezes pq as discussões chegam a um ponto em que nem vale a pena entrar.
Ainda assim este é um espaço essencial na minha e na vida do Sporting. Continua Cherba.
Parabéns a todos os que amam o Sporting e, acima de tudo, ao grande, único e eterno Sporting Clube de Portugal!
1 Julho, 2015 at 8:43
És grande Cherba! Obrigado por tudo.
Pergunto eu, de que forma nos podemos organizar e ajudar mais o nosso clube do coração, na defesa e salvaguarda dos seus interesses?
No que se pode transformar a Tasca?
1 Julho, 2015 at 8:43
“Jorge Jesus já está em Alcochete. O treinador dos leões, que será apresentado oficialmente esta quarta-feira às 18 horas, chegou à Academia eram 7h49.
Também o adjunto Raul José chegou a Alcochete à mesma hora, numa altura em que já vários jogadores leoninos se tinham apresentado na Academia, entre os quais Miguel Lopes, o primeiro a chegar eram 7h33, André Martins, Viola, Tanaka, Wilson Eduardo, Labyad, Gelson Martins, Wallyson e Mateus Pereira.
Jorge Jesus, que começa esta quarta-feira a trabalhar com a equipa principal dos leões, arranca a nova temporada, não estando agendado qualquer treino.”
Nao me lembro de tanta gente chegar tao cedo…e pouco o entusiasmo! 😉
Parabens !
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
1 Julho, 2015 at 8:45
Um abraço ao “ganda” Sporting, do tamanho do Bussaco…
Erguer os copos de saké ao alto e brindar ao nosso Enorme e ao regresso do “CRÓNICO”…
Abraço ao Riga… 😎
1 Julho, 2015 at 9:53
ahahahaha
1 Julho, 2015 at 13:35
As cenas que um gajo tem de dizer para não implodir um post ao Cherba! 😉
1 Julho, 2015 at 10:16
http://youtu.be/U4DU-ovvySU
1 Julho, 2015 at 13:34
Quem é o “salchicha” e quem é o Leão?!
Deixa… não respondas…
1 Julho, 2015 at 13:34
Quem é o “salchicha” e quem é o Leão?!
Deixa… não respondas..
1 Julho, 2015 at 10:57
Estás com saudades diz lá! ahah
1 Julho, 2015 at 13:32
Abraço bem apertado… ao nível da jugular! 😈
1 Julho, 2015 at 8:52
Parabéns a todos nós que o nosso Grande Amor faz anos, acima de tudo isso!
SL
1 Julho, 2015 at 8:54
Parabéns SPORTING…!!
Parabéns CHERBA…!!
Parabéns a todos nós sporftinguistas…!!
O que desejo neste dia…?
Que os sportiguistas “se deem as mãos” e se lembrem de uma vez por todas…
Que maior do que as “birrinhas”…
Que maior do que os “odiozinhos de estimação”…
Que maior de qualquer um de nós…é o Sporting…!!
Que nos lembremos “do nosso papel” e juntos ajudemos o Sporting a aumentar as conquistas…
A ser cada vez MAIOR…
A ser o verdadeiro SPORTING…que esteve na génese da sua fundação…!!
Porque o Sporting é mesmo a nossa razão de existência como adeptos…!!
Sporting Sempre…!!
Abraço e SL
1 Julho, 2015 at 8:55
Obrigado,obrigado e Obrigado.
Parabens a mim,a ti,a todos nós e principalmente ao nosso Sporting Clube de Portugal.
que a onda verde se continue a expander:)!
SL
1 Julho, 2015 at 9:00
Bom dia! Hoje e o primeiro dia do resto da vida do Sporting.Parabens SPORTING, parabens a todos nos.
Pela primeira vez, sinto um entusiasmo genuino e autentico nao so em nos mas principalmente…nos jogadores! E isso e fantastico!
1 Julho, 2015 at 9:01
acredito que no JJ tbm..ele proprio devia estar a precisar de um desafio novo!
eu “acradito”!
SL
1 Julho, 2015 at 9:03
Parabéns Sporting! Parabéns a todos nós também!
Z
1 Julho, 2015 at 9:10
Muitos Parabéns Sporting! Que seja o inicio de um grande ano!
Obrigado ao Cherba por manter este espaço onde todos os dias podemos viver o nosso amor pelo Leão Rampante!
Um grande abraço a todos!
1 Julho, 2015 at 9:10
“promover a união alimentando o Sportinguismo” …
Pelas mais diversas razões, a malta por vezes esquece-se disto.
Cherba, és enorme na forma como vives e fazes viver este espaço. O teu tempo, o tempo da tua família e do teu trabalho.
Para nós é fácil, acedemos quando queremos ou podemos… e a Tasca está lá, disponível.
Finalmente a bola vai rolar. Mesmo com o mundial dos putos, com os sub21 ou com a Copa America, não consigo sentir o bichinho… Venham os jogos de preparação para haver bloco 😉
1 Julho, 2015 at 9:15
já frequento a Tasca desde que abriu. já antes frequentava o Cacifo desde o tempo em que não era só um escriba. sempre usei este nome.
a meu ver, um Sportinguista é um potencial amigo para a vida. daí, vários terem o meu perfil de facebook, já me ter encontrado com alguns e já ter recebido um em minha casa.
o Sporting não é só um clube. é um criador de famílias. de irmandades.
o Sporting é sempre o que nos une e nunca o que nos separa.
daí, também ter ficado bastante agastado com estas discussões.
há outros, como eu, que também já por cá andam à anos. não temos obrigação de nos conhecer-mos ao ponto de sabermos o que cada um defende (se prefere o estilo deste ou daquele presidente, se gosta deste ou do outro treinador, se adora as fintas deste e abomina a lentidão daquele jogador). mas sabemos que defende o Sporting. e mal ou bem, se lermos com atenção o que cada um diz, sabemos perfeitamente a mensagem que querem passar.
ainda recentemente, se não me engano com o Gregor Samsa (outro que me lembro de ver por cá há vários anos) e cuja opinião respeito, deu o seu parecer sobre alguns assuntos do clube com o qual não estava de acordo. não tardaram a cair-lhe em cima. muitos desses não me lembro de os ver por cá antes do Natal e apressam-se a atacar um tasqueiro que já cá vem há menso tempo. um tasqueiro que quando dá a sua opinião é sempre construtivo, acaba sendo apelidado de croquette (já chega disto penso eu).
no ano passado por exemplo, com a história dos calções: “caralho pah…calções verdes? que merda” a resposta é pronta: “tu queres e o Godinho de volta”… hein??
vários leões tasqueiros foram ficando pelo caminho. LàS, Miguel Cotovio, entre outros que infelizmente não recordo o nome ou o nick.
se eu tivesse um desejo para a tasca seria o de poder ler um último comentário desta malta. da malta que comentava completamente desprendida porque sabia que estava em casa e podia contar o que gostava e o que não gostava. sem medos.
hoje, tenho a perfeita noção que estamos divididos. glorificamos textos completamente secos de sumo ou de interesse só porque falam bem deste ou daquele e espezinhamos quem ousa apontar um erro ou outro caminho. e nada disso faz sentido.
não façam da tasca um grupo restrito. antes, vangloriem-se por conseguirem frequentar e partilhar um espaço que foi e deve ser sempre plural.
obrigado Cherba por este texto. confesso que já tinha saudades duma prosa das tuas.
SL e muitos parabéns a todos e principalmente ao Sporting Clube de Portugal por estes 109 anos.
1 Julho, 2015 at 9:39
Um abraço pelo esforço (sempre louvável…) de unir o que nunca se deveria desunir…!!
SL
1 Julho, 2015 at 9:54
obrigado amigo Max. um grande abraço para si!
1 Julho, 2015 at 10:03
Sai um medronho para este comentário 🙂
1 Julho, 2015 at 10:25
Isto.
1 Julho, 2015 at 10:40
Sem tirar nem por Tiago!!!
VIVA ao SPORTING!!!!
VIVA a nós, SPORTINGUISTAS!!!
Estamos JUNTOS!!!
SL
1 Julho, 2015 at 13:45
Que grande comentário Tiago!
2 Julho, 2015 at 9:52
é isto tudo sem tirar nem por!!!!!!!
1 Julho, 2015 at 9:17
bom dia parabéns ao meu grande amor hoje apelo a todos os sportinguistas que se desloquem a alvalade para a apresentação de jesus e comeco de epoca comeca agora o apoio incondicional ao nosso amor força grande Sporting força sportinguistas abraco saudações tasqueiras
1 Julho, 2015 at 9:17
Fiz deste espaço um local de visita diária obrigatória na minha vivência leonina. Gosto e gosto! Parabéns mais uma vez por um grande texto!
Parabéns a nós! Somos o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
1 Julho, 2015 at 9:21
Parabéns Sporting C.P. e parabéns para ti tb Cherba, pq nossas vidas seriam bem mais tristonhas sem este espaço!
As “discusões” fazem parte da vida, temos todos os dias ou quase todos os dias, é importante sair delas sempre com elevação e com respeito, de resto até é saudável “discutir-mos”, de vez enquanto, uns com os outros!
SL