109 anos de vida, sem artimanhas cronológicas. São muitos anos ou, se preferirem, mais de um século de histórias para contar. Tantas, que se pudesse pedir uns quantos desejos, um deles seria entrar numa máquina do tempo verde e branca e viver tantos e tantos momentos que me chegam relatados por outras vozes. É uma data especial, como são todos os dias 1 de Julho para quem se apaixonou pelo emblema do Leão Rampante. E sendo uma data especial, faz todo o sentido sacudir, definitivamente, tudo o que me incomodou ao longo das últimas semanas.
Confesso-vos que não é fácil respirar fundo e seguir em frente, de cada vez que entramos numa espiral de ofensas gratuitas. E à medida que cresce o número de comentários desse género, aumenta, também, o meu sentimento de desilusão. Longe de mim, obviamente, querer que a Tasca seja um retiro para meninos bem comportados. O próprio nome indicia, aliás, que existe a constante possibilidade de se soltarem impropérios ou de voarem canecas de cerveja sempre que as opiniões não sejam exactamente iguais. Mas quando as ofensas passam a ser uma constante ou quando as opiniões divergentes das da maioria são rapidamente etiquetadas de “lampião” ou “traidor” (a lista continua, numa sequência de nomes deprimente), isso significa que o papel mais importante da Tasca está a perder-se.
O que me guia nesta longa jornada, que começou num Cacifo e se mudou para uma Tasca, é algo que, parecendo simples, representa o maior desafio de todos: promover a união alimentando o Sportinguismo. É essa responsabilidade que me fez e faz continuar. É essa responsabilidade que cresce, à medida que este belíssimo monstro verde e branco se espalha pelos quatro cantos do mundo (mais de três milhões de visitas em ano e meio falam por si). É o assumir dessa responsabilidade que se sente traído, quando vejo pessoas que estão do mesmo lado e partilham uma mesma paixão, insultarem-se de toda a forma e feitio.
Tenho a certeza, que ao fim de alguns anos de convivência, conseguimos perceber quem está com o Sporting e quem está contra o Sporting. E esta é uma casa de pessoas que estão com o Sporting! Que vivem o Sporting! Que partilham sorrisos, que partilham lágrimas, que replicam gritos de golos, que replicam palavrões. Que, quando vão ao estádio, ao pavilhão ou a qualquer outro local onde as nossas cores lutam pela vitória, se abraçam como se se conhecessem desde sempre! E foram esses abraços que, no espaço de três dias, se transformaram em ofensas. Aquela felicidade sentida com a conquista da Taça de Portugal, deu lugar à criação de trincheiras onde quem se tinha abraçado passou a ser inimigo. Há justificação para isto? Não, não há, mesmo que me digam que nestas coisas da paixão uma pessoa às vezes faz e diz coisas que não devia. E, já agora, alguma vez vos passou pela cabeça que o nick que ofendem pode ser alguém que já abraçaram a festejar um golo do Sporting?
É disto que precisamos: de nunca nos esquecermos dos abraços! São estes abraços, tantos e tantos dados a desconhecidos, que ajudam a explicar como este clube chega aos 109 anos cheio de pujança e com uma história que a todos nos orgulha. São estes abraços que nos fazem continuar a acreditar, mesmo quando sentimos bater no fundo. São estes abraços que alimentam o nosso Sporting e nos permitem resistir a quem nos quer mal. Basta olhar para o folclore, preparado por um jornal e por um canal televisivo para o dia em que regressamos ao trabalho e em que apresentamos um treinador que, até há bem pouco tempo, era o maior, para percebermos como tudo isto funciona. Basta olhar para a forma como se tentou desvirtuar as votações que conduziram ao sorteio dos árbitros, numa medida defendida e encabeçada pelo Sporting. Basta ver como se fazem entrevistas a jogadores como Wilson Eduardo e se lhe pergunta o que acha do futuro face a um treinador que não aposta na formação (agora é que isso importa, claro). Basta ver como uma justa causa passa a ser algo normal quando ocorre na cidade dos arcebispos. Basta ver como, infelizmente, ex-dirigentes e alguns paineleiros de serviço vão minando o trabalho que é feito. Basta ver como uma eurodeputada resolve pedir à CMVM que nos investigue. Basta ver como se ignora as palavras do empresário de um tal Jackson Martinez. Basta ver como lá por fora aplaudem a nossa luta contra os fundos e cá dentro nos apontam o dedo por fazê-lo. Basta ver como se bajulou um jogador ao serviço da selecção e como, ao contrário da imprensa estrangeira, se continua a ignorar o que fazemos por este país em termos desportivos. Basta…
A lista continuaria, mas prefiro utilizar a palavra “basta” para escrever um “basta de tomarmos por inimigos quem luta ao nosso lado!”
Somos inteligentes o suficiente para fazê-lo. Somos inteligentes o suficiente para respeitar opiniões diferentes e para perceber se quem as manifesta o faz com segundas intenções! Somos inteligentes o suficiente para guardarmos as nossas forças para enfrentam os verdadeiros perigos! Sejamos capazes de perceber que isso é fundamental para o Sporting Clube de Portugal. Neste dia de festa, em que desejamos muitos anos de vida a esta paixão, sejamos capazes de dar-lhe a prenda que ela mais precisa: um abraço. Ou melhor, o abraço. Aquele que nos une em defesa da camisola verde e branca e que garante que nem daqui por outros 109 anos terão sido capazes de calar o nosso rugido!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
1 Julho, 2015 at 8:54
Parabéns SPORTING…!!
Parabéns CHERBA…!!
Parabéns a todos nós sporftinguistas…!!
O que desejo neste dia…?
Que os sportiguistas “se deem as mãos” e se lembrem de uma vez por todas…
Que maior do que as “birrinhas”…
Que maior do que os “odiozinhos de estimação”…
Que maior de qualquer um de nós…é o Sporting…!!
Que nos lembremos “do nosso papel” e juntos ajudemos o Sporting a aumentar as conquistas…
A ser cada vez MAIOR…
A ser o verdadeiro SPORTING…que esteve na génese da sua fundação…!!
Porque o Sporting é mesmo a nossa razão de existência como adeptos…!!
Sporting Sempre…!!
Abraço e SL
1 Julho, 2015 at 8:55
Obrigado,obrigado e Obrigado.
Parabens a mim,a ti,a todos nós e principalmente ao nosso Sporting Clube de Portugal.
que a onda verde se continue a expander:)!
SL
1 Julho, 2015 at 9:00
Bom dia! Hoje e o primeiro dia do resto da vida do Sporting.Parabens SPORTING, parabens a todos nos.
Pela primeira vez, sinto um entusiasmo genuino e autentico nao so em nos mas principalmente…nos jogadores! E isso e fantastico!
1 Julho, 2015 at 9:01
acredito que no JJ tbm..ele proprio devia estar a precisar de um desafio novo!
eu “acradito”!
SL
1 Julho, 2015 at 9:03
Parabéns Sporting! Parabéns a todos nós também!
Z
1 Julho, 2015 at 9:10
Muitos Parabéns Sporting! Que seja o inicio de um grande ano!
Obrigado ao Cherba por manter este espaço onde todos os dias podemos viver o nosso amor pelo Leão Rampante!
Um grande abraço a todos!
1 Julho, 2015 at 9:10
“promover a união alimentando o Sportinguismo” …
Pelas mais diversas razões, a malta por vezes esquece-se disto.
Cherba, és enorme na forma como vives e fazes viver este espaço. O teu tempo, o tempo da tua família e do teu trabalho.
Para nós é fácil, acedemos quando queremos ou podemos… e a Tasca está lá, disponível.
Finalmente a bola vai rolar. Mesmo com o mundial dos putos, com os sub21 ou com a Copa America, não consigo sentir o bichinho… Venham os jogos de preparação para haver bloco 😉
1 Julho, 2015 at 9:15
já frequento a Tasca desde que abriu. já antes frequentava o Cacifo desde o tempo em que não era só um escriba. sempre usei este nome.
a meu ver, um Sportinguista é um potencial amigo para a vida. daí, vários terem o meu perfil de facebook, já me ter encontrado com alguns e já ter recebido um em minha casa.
o Sporting não é só um clube. é um criador de famílias. de irmandades.
o Sporting é sempre o que nos une e nunca o que nos separa.
daí, também ter ficado bastante agastado com estas discussões.
há outros, como eu, que também já por cá andam à anos. não temos obrigação de nos conhecer-mos ao ponto de sabermos o que cada um defende (se prefere o estilo deste ou daquele presidente, se gosta deste ou do outro treinador, se adora as fintas deste e abomina a lentidão daquele jogador). mas sabemos que defende o Sporting. e mal ou bem, se lermos com atenção o que cada um diz, sabemos perfeitamente a mensagem que querem passar.
ainda recentemente, se não me engano com o Gregor Samsa (outro que me lembro de ver por cá há vários anos) e cuja opinião respeito, deu o seu parecer sobre alguns assuntos do clube com o qual não estava de acordo. não tardaram a cair-lhe em cima. muitos desses não me lembro de os ver por cá antes do Natal e apressam-se a atacar um tasqueiro que já cá vem há menso tempo. um tasqueiro que quando dá a sua opinião é sempre construtivo, acaba sendo apelidado de croquette (já chega disto penso eu).
no ano passado por exemplo, com a história dos calções: “caralho pah…calções verdes? que merda” a resposta é pronta: “tu queres e o Godinho de volta”… hein??
vários leões tasqueiros foram ficando pelo caminho. LàS, Miguel Cotovio, entre outros que infelizmente não recordo o nome ou o nick.
se eu tivesse um desejo para a tasca seria o de poder ler um último comentário desta malta. da malta que comentava completamente desprendida porque sabia que estava em casa e podia contar o que gostava e o que não gostava. sem medos.
hoje, tenho a perfeita noção que estamos divididos. glorificamos textos completamente secos de sumo ou de interesse só porque falam bem deste ou daquele e espezinhamos quem ousa apontar um erro ou outro caminho. e nada disso faz sentido.
não façam da tasca um grupo restrito. antes, vangloriem-se por conseguirem frequentar e partilhar um espaço que foi e deve ser sempre plural.
obrigado Cherba por este texto. confesso que já tinha saudades duma prosa das tuas.
SL e muitos parabéns a todos e principalmente ao Sporting Clube de Portugal por estes 109 anos.
1 Julho, 2015 at 9:39
Um abraço pelo esforço (sempre louvável…) de unir o que nunca se deveria desunir…!!
SL
1 Julho, 2015 at 9:54
obrigado amigo Max. um grande abraço para si!
1 Julho, 2015 at 10:03
Sai um medronho para este comentário 🙂
1 Julho, 2015 at 10:25
Isto.
1 Julho, 2015 at 10:40
Sem tirar nem por Tiago!!!
VIVA ao SPORTING!!!!
VIVA a nós, SPORTINGUISTAS!!!
Estamos JUNTOS!!!
SL
1 Julho, 2015 at 13:45
Que grande comentário Tiago!
2 Julho, 2015 at 9:52
é isto tudo sem tirar nem por!!!!!!!
1 Julho, 2015 at 9:17
bom dia parabéns ao meu grande amor hoje apelo a todos os sportinguistas que se desloquem a alvalade para a apresentação de jesus e comeco de epoca comeca agora o apoio incondicional ao nosso amor força grande Sporting força sportinguistas abraco saudações tasqueiras
1 Julho, 2015 at 9:17
Fiz deste espaço um local de visita diária obrigatória na minha vivência leonina. Gosto e gosto! Parabéns mais uma vez por um grande texto!
Parabéns a nós! Somos o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
1 Julho, 2015 at 9:21
Parabéns Sporting C.P. e parabéns para ti tb Cherba, pq nossas vidas seriam bem mais tristonhas sem este espaço!
As “discusões” fazem parte da vida, temos todos os dias ou quase todos os dias, é importante sair delas sempre com elevação e com respeito, de resto até é saudável “discutir-mos”, de vez enquanto, uns com os outros!
SL
1 Julho, 2015 at 9:34
Grande texto cherba. Descobri este espaço ha pouco tempo e tenho-o apreciado como um balsamo dos meus 37 anos de sportinguismo fervoroso
1 Julho, 2015 at 9:35
Grande texto cherba. Descobri este espaço ha pouco tempo e tenho-o apreciado como um balsamo dos meus 37 anos de sportinguismo fervoroso.
1 Julho, 2015 at 9:38
PARABENS SPOORTING!!! HOJE É O PRIMEIRO DIA DO NOVO SPORTING! CHEGA DE CROQUETES, CHEGA DE VITÓRIAS MORAIS E CHEGA DE 2º E 3º LUGARES! SO SE ACEITA SER CAMPEÃO!
1 Julho, 2015 at 9:39
PARABÉNS a todos nós, porque se o Sporting é nosso outra vez, significa que estamos todos de parabéns.
Quero deixar uma palavra especial para o Cherba, respira-se sportinguismo nesse blog e reconhecer mérito ao “Guia Espiritual” do mesmo é uma obrigação. A maior parte de nós já criou amigos graças à Tasca, aos encontros no Parybebe, outros que a vida levou para longe da ocidental praia lusitana, têm aqui um ponto de ligação virtual ao clube e ao país.
Quanto ao texto em si, quem numa tasca com um copo a mais nunca chamou nomes a alguém que atire a primeira pedra. Temos é todos de respirar fundo e em vez de abrir a boca para chamar nomes aos outros, passamos a abrir a boca para pedir mais um copo, combinado?
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
SL
1 Julho, 2015 at 9:44
Parabéns ao Nosso Grande Amor – SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !
1 Julho, 2015 at 9:45
Bom dia. Peço desculpa de não ter tempo de fazer um texto como gostaria neste dia, por falta de tempo. Mas aqui fica:
:Hoje faz anos o nosso clube. Um clube enorme. Agradeço ao meu avô (aí onde estiveres… abração) ter-me levado pela primeira vez a Alvalade com 3 anos de idade. Ensinaste-me a amar este clube maravilhoso. Um clube que já me deu muitas alegrias e tenho a certeza que o melhor está para vir ainda. Neste clube não há lugar para facções nem para divisões estúpidas.
Devemos concentrar-nos no essencial que é apoiar sem reservas. Na certeza que podemos sempre melhorar a forma como manifestamos o nosso sportinguismo e apoiamos o clube mesmo quando não concordamos com alguma decisão de quem o dirige. Ninguém ensina sportinguismo a um sportinguista mas este está sempre disposto a aprender.
As paixões não se explicam, vivem-se. Vivam a paixão pelo Sporting de forma intensa e incondicional. Um bom dia para todos. SPORTING!
1 Julho, 2015 at 9:55
Parabéns à Tasca e malta que a frequenta e Parabéns Sporting.
Saudações Leoninas
1 Julho, 2015 at 9:56
Parabéns ao meu grande e verdadeiro Amor! (ainda não tenho filhos)
Parabéns e obrigado por me teres ensinado a ser uma pessoa melhor!
Parabéns e obrigado por me deixares fazer parte de uma família única!
Parabéns e que para o ano te esteja a parabenizar pelo aniversário e pelos títulos!
SL
1 Julho, 2015 at 9:58
Parabéns ao grande Sporting Clube de Portugal e a todos nós sportinguistas do coração.
SL
1 Julho, 2015 at 10:00
Parabéns SPORTING!!!!
Oh Cherba, estás-te a esquecer de por aí no lado direito o mais importante aniversariante da tasca, o SPORTING!!
1 Julho, 2015 at 10:02
Parabéns Leões !
1 Julho, 2015 at 10:05
Os meus parabens vao primeiro para o nosso grande AMOR…o eterno Sporting Clube de Portugal!!
O segundo vai para todos os sportinguistas da tasca…isto è uma familia que encontrei e que venho visitar varias vezes por dia…ja nao posso passar sem ela!
Mas o meu brinde principal vai ao Cherba…sem ti, e acho que falo em nome da maioria das pessoas que frequentam este espaço, as nossas vidas nao seriao aquilo que sao por termos a sorte, a felicidade, a honra de poder frequentar a Tasca.
Um grande OBRIGADO a ti Cherba. Que estas mensagens te dêem a força de continuar a servir o Sporting por muitos anos. Porque aquilo que tu fazes aqui, nao è servir-nos…è servir o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
1 Julho, 2015 at 10:05
É isso Cherba! Tal como o lema aqui da Tasca indica e embora desiludidos com as trincheiras escavadas e os lados escolhidos…a verdadeira luta trava-se no respeito e devoção que temos para com o clube (e um clube também são as pessoas – mais ou menos alinhadas com o que pensamos) e contra os inimigos externos que nos tentam votar à irrelevância.
Para mim, há muitas pessoas que têm de dar o passo em frente, rumo à união. Presidente, Orgãos Sociais, Opinadores com o pin do leão ranpante, sócios, bloggers, membros de claque…”opositores” mais ou menos declarados. Se ninguém enterrar o machado, a nossa época vai ser isto – ataque de uns, contra-ataque de outros, numa continuidade de aparições nos media que nos desgastará e desfocará do que se passa nos relvados e à volta deles…(e este ano vai se passar tanta coisa).
Hesitei no post de hoje escrever sobre a necessidade de a comunidade Sporting fechar o assunto “auditoria” o mais rápido possível…mas também entendo que terminar abruptamente um assunto pode ser a forma mais evidente de criar um tabu. Mas é urgente que paremos de fazer eco dos processos internos do clube e aguardar pelas conclusões das figuras competentes para o julgar. A praça pública nunca resolveu coisa alguma. Grande post Cherba, espero que seja a luz verde ao fundo do túnel. Fazes muita falta à cena.
1 Julho, 2015 at 10:44
completamente de acordo…
1 Julho, 2015 at 10:06
Parabéns ao nosso grande amor e a todos nós 😀
Hoje o medronho é por minha conta…
1 Julho, 2015 at 13:48
Isso é que é falar! 🙂
1 Julho, 2015 at 10:07
Somos o único grande clube em portugal que pode festejar o aniversário e sabermos quantos anos temos.
Os outros parecem as seleções africanas que aldrabam as datas de nascimento e nem sabem a idade nem o dia em que nasceram.
Por aí se vê logo como cada clube caminha e ao que anda!
A aldradice começa logo quando no dia em que nasce!
Por isso temos a gala!
1 Julho, 2015 at 10:12
Se quiseres comentar os rivais, tens todo o meu apoio..ou quase..mas se nao t’importares de deixar as bocas em relaçao aos africanos justamente na boca dos nossos rivais!!! Parabens leao!!;-)
1 Julho, 2015 at 10:18
Eu sou africano e não tenho tabus de dizer o que quer que seja!
1 Julho, 2015 at 10:20
E não estou preocupado com o teu apoio!
1 Julho, 2015 at 10:30
Um bom dia para ti entao!!
1 Julho, 2015 at 10:33
Para ti também!
1 Julho, 2015 at 10:13
Só tenho no meu coração o simbolo do leão que mais posso eu desejar na vida, senão honrar o meu clube e defende-lo acima de tudo e todos que o querem desturir, somos muitos grandes, as pessoas passam, o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é ETERNO.
Parabéns meu amor de todas as vidas
1 Julho, 2015 at 10:14
Parabéns Cherba pelo texto (que sirva de uma vez por todas para a mudança de consciência dos últimos convivas aqui do tasco), e claro parabéns SPORTING por tudo o que representa nas nossas vidas!
1 Julho, 2015 at 10:19
Optimo texto.
Parabens a todos nos…hoje é o nosso dia!
Somos Todos Sporting!!
SSPPOORRTTIINNGG!!!!!
1 Julho, 2015 at 10:20
Parabéns meu querido Sporting, pelos teus 109 anos verdadeiros de hístória!
é isso tudo Cherba, mas olha…continua que a coisa compõe-se, fight & resist
SL
1 Julho, 2015 at 10:21
Mais um post para afixar na parede da Tasca. À entrada.