109 anos de vida, sem artimanhas cronológicas. São muitos anos ou, se preferirem, mais de um século de histórias para contar. Tantas, que se pudesse pedir uns quantos desejos, um deles seria entrar numa máquina do tempo verde e branca e viver tantos e tantos momentos que me chegam relatados por outras vozes. É uma data especial, como são todos os dias 1 de Julho para quem se apaixonou pelo emblema do Leão Rampante. E sendo uma data especial, faz todo o sentido sacudir, definitivamente, tudo o que me incomodou ao longo das últimas semanas.
Confesso-vos que não é fácil respirar fundo e seguir em frente, de cada vez que entramos numa espiral de ofensas gratuitas. E à medida que cresce o número de comentários desse género, aumenta, também, o meu sentimento de desilusão. Longe de mim, obviamente, querer que a Tasca seja um retiro para meninos bem comportados. O próprio nome indicia, aliás, que existe a constante possibilidade de se soltarem impropérios ou de voarem canecas de cerveja sempre que as opiniões não sejam exactamente iguais. Mas quando as ofensas passam a ser uma constante ou quando as opiniões divergentes das da maioria são rapidamente etiquetadas de “lampião” ou “traidor” (a lista continua, numa sequência de nomes deprimente), isso significa que o papel mais importante da Tasca está a perder-se.
O que me guia nesta longa jornada, que começou num Cacifo e se mudou para uma Tasca, é algo que, parecendo simples, representa o maior desafio de todos: promover a união alimentando o Sportinguismo. É essa responsabilidade que me fez e faz continuar. É essa responsabilidade que cresce, à medida que este belíssimo monstro verde e branco se espalha pelos quatro cantos do mundo (mais de três milhões de visitas em ano e meio falam por si). É o assumir dessa responsabilidade que se sente traído, quando vejo pessoas que estão do mesmo lado e partilham uma mesma paixão, insultarem-se de toda a forma e feitio.
Tenho a certeza, que ao fim de alguns anos de convivência, conseguimos perceber quem está com o Sporting e quem está contra o Sporting. E esta é uma casa de pessoas que estão com o Sporting! Que vivem o Sporting! Que partilham sorrisos, que partilham lágrimas, que replicam gritos de golos, que replicam palavrões. Que, quando vão ao estádio, ao pavilhão ou a qualquer outro local onde as nossas cores lutam pela vitória, se abraçam como se se conhecessem desde sempre! E foram esses abraços que, no espaço de três dias, se transformaram em ofensas. Aquela felicidade sentida com a conquista da Taça de Portugal, deu lugar à criação de trincheiras onde quem se tinha abraçado passou a ser inimigo. Há justificação para isto? Não, não há, mesmo que me digam que nestas coisas da paixão uma pessoa às vezes faz e diz coisas que não devia. E, já agora, alguma vez vos passou pela cabeça que o nick que ofendem pode ser alguém que já abraçaram a festejar um golo do Sporting?
É disto que precisamos: de nunca nos esquecermos dos abraços! São estes abraços, tantos e tantos dados a desconhecidos, que ajudam a explicar como este clube chega aos 109 anos cheio de pujança e com uma história que a todos nos orgulha. São estes abraços que nos fazem continuar a acreditar, mesmo quando sentimos bater no fundo. São estes abraços que alimentam o nosso Sporting e nos permitem resistir a quem nos quer mal. Basta olhar para o folclore, preparado por um jornal e por um canal televisivo para o dia em que regressamos ao trabalho e em que apresentamos um treinador que, até há bem pouco tempo, era o maior, para percebermos como tudo isto funciona. Basta olhar para a forma como se tentou desvirtuar as votações que conduziram ao sorteio dos árbitros, numa medida defendida e encabeçada pelo Sporting. Basta ver como se fazem entrevistas a jogadores como Wilson Eduardo e se lhe pergunta o que acha do futuro face a um treinador que não aposta na formação (agora é que isso importa, claro). Basta ver como uma justa causa passa a ser algo normal quando ocorre na cidade dos arcebispos. Basta ver como, infelizmente, ex-dirigentes e alguns paineleiros de serviço vão minando o trabalho que é feito. Basta ver como uma eurodeputada resolve pedir à CMVM que nos investigue. Basta ver como se ignora as palavras do empresário de um tal Jackson Martinez. Basta ver como lá por fora aplaudem a nossa luta contra os fundos e cá dentro nos apontam o dedo por fazê-lo. Basta ver como se bajulou um jogador ao serviço da selecção e como, ao contrário da imprensa estrangeira, se continua a ignorar o que fazemos por este país em termos desportivos. Basta…
A lista continuaria, mas prefiro utilizar a palavra “basta” para escrever um “basta de tomarmos por inimigos quem luta ao nosso lado!”
Somos inteligentes o suficiente para fazê-lo. Somos inteligentes o suficiente para respeitar opiniões diferentes e para perceber se quem as manifesta o faz com segundas intenções! Somos inteligentes o suficiente para guardarmos as nossas forças para enfrentam os verdadeiros perigos! Sejamos capazes de perceber que isso é fundamental para o Sporting Clube de Portugal. Neste dia de festa, em que desejamos muitos anos de vida a esta paixão, sejamos capazes de dar-lhe a prenda que ela mais precisa: um abraço. Ou melhor, o abraço. Aquele que nos une em defesa da camisola verde e branca e que garante que nem daqui por outros 109 anos terão sido capazes de calar o nosso rugido!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
1 Julho, 2015 at 11:38
Parabéns Grande Sporting … hoje eu tu e milhoes de sportinguistas estamos de parabéns festejamos 109 anos …nascemos vivemos e morreremos pelas tuas cores 🙂 !!!!!!
um grande abraço a todos os Sportinguista do Mundo !!!!!!!!
1 Julho, 2015 at 11:39
Parabéns grande Sporting!!!
1 Julho, 2015 at 11:40
Parabéns Sporting Clube de Portugal!
Entretanto no instagram: ” Adrien Silva está agora a seguir Jack Wilshere.”
1 Julho, 2015 at 11:43
PARABÉNS….!!! x109
GRANDE ABRAÇO A TODOS
SL
1 Julho, 2015 at 11:45
Parabéns Sporting!
1 Julho, 2015 at 11:45
Parabens Grande Sporting, obrigado Cherba, forte abraço Tasqueiros.
1 Julho, 2015 at 11:47
Parabéns Sporting Clube de Portugal!
Parabéns Tasca por ser este bastião de sportinguismo!
Tal como outros, comento pouco mas leio muito do que se escreve aquil. Nem sempre é agradável, nem sempre é bonito. Nem todos os dias estamos bem dispostos, nem todos os dias temos paciência para ouvir/ler o que não gostamos ou o que não concordamos. É assim na vida real e ainda mais é assim atrás de um teclado, onde se torna por vezes fácil de insultar alguém sem estar a olhar nos olhos quando se o faz. Conforme diz e bem o Cherba, podem estar a insultar quem ainda ontem abraçaram efusivamente a festejar um golo ou uma vitória do nosso grande Amor! Lembrem-se disso constantemente quando aqui comentam…parece-me que é essa a mensagem a reter. De certeza que todos saímos a ganhar com isso. Quem comenta, quem lê, quem administra o espaço, e no final…o Sporting, claro!
Um bom dia de aniversário a todos (com alguma surpresa agradável, esperamos todos) e o desejo de que marque o início de uma nova página de glória na enciclopédia da História do nosso Clube!
SL
1 Julho, 2015 at 11:51
Muito sucesso grande Sporting !
Com Cultura, com dieta qb e algumas crenquas bem dadas em gente irremediavelmente absorvida pelo lado escuro.
Em relação às rixas na Tasca, especialmente as que envolveram o Cotovio….mau de mais…. “no comment”.
Significado de Desavença:
Ação ou efeito de desavir; falta de entendimento entre duas ou mais pessoas; discordância apresentada em relação a (algo ou alguém); dissensão.
(A algo ou alguém)
Parece simples e dá para incluir caralhadas com alguma elegância.
Insultos GRATUITOS entre nós…para quê?
2 exemplos óbvios:
Consoante a perspectiva, se alguém “deposita na arca”, inside info a mais ou se alguém, quando algo ou alguém lhe parece errado, se explana de forma emotivo-contundente como geralmente o faz, o nosso mui nobre Diogo C.,….essas abordagens pertencem somente a “esse alguém” e se eu não conseguir contra-argumentar com factos ou opiniões concretas, prefiro não dizer nada, respeitando/aceitando ou não, as opiniões e/ou descargas de sentimento….sentimento.
Mesmo e apenas, tentar opinar de forma discreta, acerca destas duas situações, das suas causas e consequências, torna-se deveras complexo.
O nosso equipamento não tem apenas duas cores, tem 3.
Tem 3, coisa que o estúpido do letão até hoje, não percebeu.
Viajar na maionese é fodid.
Numa família numerosa, tentar tapar/cortar ao máximo, os focos de intriga, de forma clara, com, e pelo respeito por ALGO que nos UNE. (ás vezes é fodido eu sei mas é a ViDa…)
Se alguém curte o Peixoto…bom, isso já é diferente.
Saudações irremediavelmente Leoninas!
1 Julho, 2015 at 13:48
Significado de Desavença (by Tasca, mode “verso”):
Mesas a voar,
co(r)pos partidos,
queixos caídos,
racionalidade a minguar.
Bocas foleiras,
Na língua… chuteiras,
Sai prosa rasteira,
pronta a se pontapear…
Balcão com maculas,
Patrão em pranto,
Fregueses abéculas,
E a razão chutada ao canto.
Tasca invulgar,
de medonhas conversas,
Emotivas e intensas…
Sem nada para a igualar.
Tem letões, gregos e polacos,
De Marte (We) até importados,
Cada um com o seu vernáculo…
Mas nada que bata o Bussaco!
1 Julho, 2015 at 15:11
Isto merecia um post.
Ca’ganda poema ó Sampaio!!
1 Julho, 2015 at 11:54
Saudações leoninas a todos !
Este Blog faz parte do meu dia-a-dia. Embora comente muito pouco, visito a Tasca umas 20 vezes por dia. É algo que faço desde os tempos do Cacifo.
Em 2009 a vida obrigou a minha familia a vir para França. Desde ai que o Sporting se tornou na unica ligaçao que tenho com Portugal. Adaptei-me bem à França, arranjei novas amizades, trabalho e até me vou casar com uma Francesa. Mas ha uma coisa que nunca mudou nem vai mudar: a minha paixao pelo Sporting Clube de Portugal.
Vivi 18 anos em Portugal e nunca fui a Alvalade. Os meus pais infelizmente nunca tiveram condições financeiras para me levar a mim, ou a qualquer outro dos meus irmãos, ao estadio para ver a turma de verde e branco jogar. Mas mesmo assim duas das minhas melhores recordações de infancia estão ligadas diretamente ao Sporting. A primeira foi no meu primeiro contato com os jogadores da equipa Senior de futsal do Sporting. Eu tinha os meus 10 anos, mas tive o prazer de de participar num mini-jogo de futsal para celebrar o 1o aniversario do Nucleo Sportinguista da Carpinheira.
O outro momento marcante veio mais tarde, quando estive com José Peseiro no Hotel, na vespera de um Academica – Sporting. Eu sempre tive um bichinho para ser treinador de futebol e na altura o futebol do Sporting apaixonava-me. Eu era fã de Peseiro e enquanto toda a gente aproveitou para tirar fotos com os craques da altura, eu fiquei uns instantes com o mister. Ele foi bastante simpatico comigo e até me deixou um autografo num velho caderno. Para muitos estes momentos nao sao nada comparados com aquilo que na vivenciaram com o Sporting. Mas na minha humilde infancia, foram eles que em muito me ajudaram a ser Sportinguista.
Hoje o meu amor festeja 109 anos. É um amor platonico, vivido a uma distancia énorme, mas que a Tasca tem ajudado a alimentar. Como ja tive oportunidade de dizer, nunca fui a Alvalade mas esta Tasca leva-me ate la a cada Bloco de Notas. Nao conheço nenhum tasqueiro pessoalmente mas considero-vos meus companheiros de bancada.
Graças a Deus, tornei-me socio do Sporting ha cerca de 6 meses. Esta epoca espero ir a Alvalade 5 vezes, no minimo. E levar o meu pai e o meu avô comigo. Mas também espero encontrar muitos de vocês por la. E sim, pagarei uma rodada na Roulote das Boas.
Obrigado Cherba, obrigado a todos que participam neste espaço, pois vocês nem imaginam a importancia de um espaço como este na vida de milhares de leões anonimos espalhados pelo Mundo.
Obrigado Sporting por fazeres parte da minha vida e educaçao.
Parabéns a este grande Clube e a todos que diariamente lutam por ele. Parabéns a todos os que, estejam no Estadio ou num comboio a milhares de KM de distancia, sozinhos ou rodeados por multidões, vivem intensamente cada jogo do SCP.
SL
1 Julho, 2015 at 11:58
Caro amigo, o fervor dos nossos emigrantes emociona-me!
São muitos, aqui na Tasca e merecem a minha vénia porque não é fácil sofrer à distância.
Lá te espero na Parybebe e no nosso José Alvalade.
Abraço e SL
1 Julho, 2015 at 12:48
Muito obrigado pela tua mensagem GAG.
Até breve.
Abraço e SL
2 Julho, 2015 at 10:56
Capitão Moura serei mais um na “roulotte das bouas” para fazermos um brinde ao nosso grande amor.
SL
1 Julho, 2015 at 11:59
Parabéns Sporting Clube de Portugal!! Que tenhas muitos anos de vida e com muitas vitórias e feitos! 🙂
Um dia feliz para todos os Sportinguistas!
1 Julho, 2015 at 12:01
Muitos parabéns ao nosso grande Amor, o Sporting Clube de Portugal!
Cumprimentos e Saudações Leoninas para todos os tasqueiros, adeptos e sócios do nosso grande Clube, o verdadeiro e insubstituível património do Sporting são vocês.
Desde já peço desculpa ao grande Cherba e demais tasqueiros por qualquer excesso cometido no calor das discussões. Como diz o grande Mário Túlio, mesmo os irmãos mais chegados por vezes andam à estalada uns com os outros. E todo o Sportinguista é meu irmão. Infelizmente, devido aos anos de desvario, anemia e ataques externos e internos ao nosso grande Amor, era inevitável passarmos por um período mais quente de discussão característico dos momentos de mudança históricos. E não tenho dúvidas que a mudança era imperativa.
Parabéns também ao grande Cherba pelos anos seguidos de horas “perdidas” na dedicação pura ao ideal Sporting. Com certeza não é fácil ver cadeiras e insultos a voar na tasca, embora estes últimos tempos até pareçam calmos quando comparados com as zaragatas da Letónia.
Enfim.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
1 Julho, 2015 at 12:02
Parabens ao Grande SPORTING CLUBE de PORTUGAL! 109 anos de vida sem espinhas….
Parabens a todos nos sportinguistas! Que seja um dia em grande…
SL
1 Julho, 2015 at 12:11
Parabéns meu grande SPORTING
1 Julho, 2015 at 12:17
Dedicado a todos os “tasqueiros”
https://youtu.be/s9feK3SDDkg
Para não esquecer…!!
1 Julho, 2015 at 12:18
É por estas e por outras que eu sou fiel a esta Tasca… Posso ler de tudo um pouco nesta internet a fora, mas nada me satisfaz como a Tasca! Desde 2010!
A postura do nosso presidente entusiasma-me, irrita-me e faz-me querer segui-lo até ao fim… mas compreendo as reservas de todos os outros… Eu não sou do tempo do saudoso João Rocha, as minhas memórias só chegam a partir de Roquette e de todo o descalabro… Percebo que pessoas como eu, que nunca tiveram um presidente em prol do Sporting tenham os seus receios, até com as (infelizes) comparações com um certo Vale do outro lado da 2A circular.
Este ano está a tornar-se um daqueles anos que prometem ser memoráveis. Como em 99-00. Está a criar-se uma expectativa que há muito não via, nem sentia. Acredito que este seja o NOSSO ano, não o dos croquetes, dos brunettes, ou do que quer que seja… Somos todos Sporting e é a Ele que devemos agradecer por nos juntar.
A ele e aos que decidiram começar o Sonho de um clube tão grande como os maiores da Europa:
José Alfredo Holtreman Roquette (José Alvalade)
José Maria da Ponte e Horta Gavazzo
Frederico Seguro Ferreira
Alfredo Augusto das Neves Holtreman (Visconde de Alvalade)
Fernando Soares Cardoso Barbosa
José Stromp
Henrique d’ Almeida Leite Júnior
John Henrique Scarlett
Eduardo Francisco Quintela de Mendonça
Afonso Botelho
António Stromp
Augusto Barjona de Freitas
Augusto Carlos Cruz Seguro
Francisco da Ponte e Horta Gavazzo
Francisco Stromp
Sérgio Rolin Geraldes Barba
José Seguro Borges de Castro
José Cordeiro Ferreira Roquette
João Serrão de Moura
1 Julho, 2015 at 12:19
Já agora: http://www.sporting.pt/Clube/Historia/historia_fundadores.asp
1 Julho, 2015 at 12:25
Deixo-vos aqui a minha pequena homenagem aos 109 anos de vida do Sporting Clube de Portugal.
Nem todos passam no blog e assim todos podem ler.
Espero que gostem! (Desculpa, Cherba!)
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/109-anos-de-historias-para-contar-222817
1 Julho, 2015 at 12:40
Parabéns nosso SPORTING!! 1 abraço, 1 beijo, o que quiseres.
Amor incondicional, sempre.
1 Julho, 2015 at 12:49
Bom dia Sporting e parabéns! Venham mais 109 anos! Amo-te.
SL
1 Julho, 2015 at 12:56
Hoje é dia de Sporting, pára tudo!!
Parabéns à Tasca e ao Cherba por nos aturar. Não deve ser nada fácil…
A minha prenda vai ser inscrever o meu pequeno filhote como sócio do nosso grande amor. E como prova da minha boa fé, hoje prometo que dou folga ao José Eduardo e aos seus “negócios transparentes”.
Saudações Leoninas para todos os Tasqueiros e aos ex-Tasqueiros, com quem tanto gosto de discutir aquilo que mais gosto: o futebol do nosso Sporting!
1 Julho, 2015 at 13:01
Parabéns ao nosso grande amor; que venham mais 109!
Obrigado ao Cherba por nos continuar a proporcionar a frequência neste bastião de Sportinguismo! Saibamos aproveitá-lo, é o que eu desejo.
1 Julho, 2015 at 13:04
Parabéns Grande Sporting!! Que hoje seja o primeiro dia de uma onda verde mágica que termine em grandes festejos como todos merecemos. Um abraço para todos os Tasqueiros, em especial o Sr. Cherba. Responsável por manter a tasca aberta e servir a bela da jola tão apreciada aqui, em terras de Lorosae. Todos temos o direito à opinião… Que não percamos é o sentido da nossa força, o de mostrarmos ao mundo que somos a maior potência desportiva nacional. Quando as vitórias começarem, acaba-se o tirolirolirolé da CS… darão lugar aos abraços que se multiplicarão à medida de um golo de Mané, Slim ou Labyad e aí gritaremos todos a uma só voz: Spoooooortiiiiiiiing!!!! Abraço grande de Timor Leste. (Ah, como imaginam, aqui é difícil aceder à gala em direto…se houver algum tasqueiro que queira relatar as surpresas…pagarei uma rodada.)
1 Julho, 2015 at 13:41
Parabéns Sporting!
Cherba, um abraço.
1 Julho, 2015 at 13:47
Parabéns, SPORTING!!! Parabéns, Sportinguistas!!!
1 Julho, 2015 at 13:51
juntos somos mais fortes, unidos invencíveis.
Parabéns SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
1 Julho, 2015 at 14:03
Parabéns ao Sporting Clube de Portugal e parabéns ao Cherba por mais um grande texto!
Um abraço para todos os tasqueiros
1 Julho, 2015 at 14:17
Parabéns ao GRANDE SPORTING e a todos os sportinguistas. E também à Tasca que permite aos verdadeiros sportinguistas expressarem as suas opiniões.
1 Julho, 2015 at 14:23
parabens ao GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e a todos os sportinguistas
e um muito obrigado à tasca por dar-me a possibilidade de manter- me informado sobre a vida do nosso clube
VIVA A TASCA DO CHERBA
VIVA O GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
1 Julho, 2015 at 14:29
Parabéns ao nosso Sporting! E a todos nós! E a todos os que contribuiram para sermos o melhor clube do mundo! Obrigado Cherba por continuares a manter o melhor espaço Sportinguista de debate! Obrigado por já ter conhecido através da Tasca, gente boa (Alô Max, Jorge Lagarto, Mário Schmeichel, Zandonaide, Cotovio, Maria, Alexia…..desculpem se me esqueci de alguém). E….vai postando Man! Os teus posts dão mais calor à Tasca!
1 Julho, 2015 at 14:30
Aproveito ainda este post para me redimir de algumas indelicadezas minhas perante alguns tasqueiros, lembro-me apenas do Gregor Samsa, Trolha e mais uns quantos (não me lembro de todos). A tampa por vezes salta-me com alguma facilidade, principalmente quando o nome do SCP é posto em causa. Reconheço que estive algumas vezes mal.
Também cheguei a ter alguns desaquisados com o Las. No entanto, como o tempo o vem provando, nunca tive nada contra ele. Não andei por aqui a falar mal do homem nas suas costas. O Sportinguismo dele sentia-se à distância. Isso é indiscutível. Que apareça por cá, pois não tenho a mínima dúvida que ele tinha um certo carisma.
No entanto, gajos como o Riga não fazem parte desse pacote.
Com o tempo fui-me controlando melhor… estou longe de ser perfeito, mas digo-vos: o meu amor ao clube e enorme.
Parabéns Cherba pelo sportinguismo que aqui se bebe. Parabéns a todos os tasqueiros que dão vida a este espaço.
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!
1 Julho, 2015 at 14:48
Cherba:
Parabéns a ti
Parabéns a mim
Parabéns a todos os tasqueiros, porque o Sporting somos nós!
E unidos, somos ainda mais Sporting!
Vamos aos 110!