Uma vez mais, Pippo Russo pega na podridão do nosso futebol e escreve um artigo que devia ter sido escrito por um dos desportivos cá da praça (já agora, também dava jeito existirem comunicados à CMVM sobre estas transferências com toque de Midas…). O Mestre de Cerimónias (aka Artista do Dia), fez o favor de traduzir, portanto quem quiser ler o original basta clicar aqui e quem quiser ler a tradução basta continuar a ler.
Sistema Mendes: o Benfica e a regra dos 15
O toque de Midas. A primeira página da edição desta manhã de A Bola não deixa margem para dúvidas sobre a capacidade do Benfica em formar e vender os seus próprios talentos. Uma caprichosa montagem fotográfica mete em primeiro plano o presidente encarnado Luís Filipe Vieira e algumas das figuras produzidas no Seixal, o centro desportivo do Benfica também conhecido como Caixa Futebol Campus. Essa academia, segundo a história contada pelo mais benfiquista dos três diários desportivos portugueses, tornou-se numa espécie de reserva dourada para o clube, que de há um ano para cá esteve ocupado a vender os melhores produtos do viveiro. Daqui vem a explicação para o “toque de Midas” de que A Bola fala, apregoando na primeira página os nomes e os valores desta suposta bonança e, como se tivesse necessidade de cair no exagero, afirma ainda que “o Benfica é um caso de estudo mundial”.
E aqui os colegas portugueses meteram verdadeiramente os pés pelas mãos, porque preferiram passar a mão pelo pelo à nação benfiquista e ao Estado Maior encarnado, mas deviam também ter mantido uma certa moderação ao representarem a realidade das coisas. Especialmente quando se faz referência a metade da verdade e se omite a outra metade da história. É certo que ninguém pode contestar o que uma das legendas refere (“Diamantes do Seixal já renderam mais de 75 milhões de euros”), mas não se olha para a outra parte da história e às perguntas que se impõem: por que motivo, sem exceção, os nomes e os valores envolvidos nestas transferências são sempre os mesmos? E os mais de 75 milhões recebidos serão realmente o melhor que conseguiram arranjar?
É precisamente olhando para o outro lado desta questão que os recentes negócios do Benfica assumem realmente o título de “caso de estudo mundial”. Um pouco como aquilo que aconteceu com o Porto há três meses, cuja propaganda exaltava os 700 milhões de receitas encaixadas nos últimos onze anos graças à venda de jogadores. Felizmente existiram análises oportunas como a que foi feita por Enrico Turcato para o site da Eurosport a contar o outro lado da história (LER AQUI). Ou, para aproveitar os mesmos termos já usados aqui, para revelar a outra metade da verdade. No que diz respeito ao Benfica, o outro lado da história nem necessita de um grande trabalho de investigação. Em vez disso, basta referir dois elementos: a presença pouco discreta de Jorge Mendes e dos seus clubes de confiança, e a bizarra utilização do montante de 15 milhões (ou o quer que seja) como o preço que fechou as transações.
E daqui voltamos ao nosso Midas: o presidente Vieira. Ou seja, o presidente de um clube que, segundo o que foi revelado no início de junho pelo Jornal de Negócios, é o “campeão da dívida”. Uma crise que se tornou mais séria desde o verão de 2014, com o colapso do Banco Espírito Santo, que para além de ter constituído o Benfica Stars Fund (fundo de investimento a quem o Benfica cedia percentagens dos direitos económicos dos seus jogadores) era também acionista do clube. E na verdade continua a ser acionista enquanto Novo Banco, que é a entidade renascida das cinzas do BES graças a uma vigorosa injeção de dinheiros públicos. Há que acrescentar que alguns dos problemas dos incidentes do BES também envolveram o presidente Vieira, exposto pela sua empresa Promovalor. É neste contexto que Jorge Mendes aparece e coloca à disposição a sua rede de clubes e alianças. A primeira fase ocorre em janeiro de 2014, numa altura em que o BES ainda não tinha declarado bancarrota, e como tal as finanças do Benfica eram consideradas “dores normais”. Nos últimos dias do mercado de inverno de 2014 o clube encarnado cedeu o atacante brasileiro naturalizado espanhol Rodrigo Moreno e o jovem médio André Gomes (um dos “diamantes do Seixal”). O comprador é o fundo de investimento Meriton Capital, propriedade do singapurense Peter Lim, que negociava a compra do Valência e, sobretudo, sócio de Jorge Mendes no fundo Quality Sports Investment (LER AQUI). Curiosamente, os dois jogadores acabaram por ficar até ao final da época no Benfica. Viriam a ser transferidos para o Valência ainda antes de Peter Lim ter concluido a sua ascensão no clube espanhol: uma cedência dos “seus” jogadores como prova de confiança, quase como se fosse uma garantia. Quanto aos valores, 15 milhões foi o custo de André Gomes, enquanto Rodrigo custou 30 milhões. O total foi 45 milhões, ou seja, 15 milhões por 3. Este último cálculo não é nenhum pretensiosismo da minha parte, mas apenas uma recorrência curiosa.
Depois chegou o verão de 2014, altura em que o estouro do BES coloca o Benfica e Vieira em estado de emergência. E quem chega para resolver o problema? Jorge Mendes, obviamente, que facilita a transferência de um dos “diamantes do Seixal”, o guarda-redes Jan Oblak, para o Atlético Madrid (LER AQUI). Este é um dos clubes campeões do mundo em TPOs. O preço é 16 milhões, o valor da cláusula de rescisão. E mais uma vez estamos muito próximos da tal cifra fatídica. O mais estranho na transferência de Oblak é que, poucos dias depois da venda, Luís Filipe Vieira vê-o ser oferecido de volta (LER AQUI). Oblak devia ter mesmo muita utilidade para os colchoneros. De qualquer forma, depois de um começo lento, o guarda-redes esloveno acabaria por conquistar a titularidade no Atlético. Mas as manobras feitas por Mendes na zona do Seixal no verão de 2014 não se ficaram por aqui. O super-agente conseguiu de facto pôr as mãos em três dos jovens mais promissores: Bernardo Silva, João Cancelo e Ivan Cavaleiro. Os três foram emprestados com uma cláusula de compra já fixada. Conseguem adivinhar o valor? Exatamente, 15 milhões de euros cada. Os três são enviados para clubes de chancela mendesiana: Bernardo Silva para o Mónaco, Ivan Cavaleiro para o Deportivo La Coruña e João Cancelo para o Valência. De notar que os treinadores de Mónaco e Valência têm como agente Jorge Mendes: tratam-se dos portugueses Leonardo Jardim e Nuno Espírito Santo. Este último não tem nada a ver com o banco falido, apesar de a coincidência de nomes ser curiosa. Como se saíram os três jogadores emprestados? Muito bem, Bernardo Silva. Suficiente para alimentar a dúvida sobre se o Benfica não o terá dispensado demasiado cedo e a um preço bem inferior daquilo que poderiam ter obtido se o tivessem deixado amadurecer na sua equipa. Os outros dois ainda não se revelaram ao nível do seu colega, mas também no seu caso a pergunta se aplica: o brilho do ouro de Midas é realmente tudo aquilo que conseguiram arranjar? Ou não ficaria melhor descrever-se como um anúncio de “compro ouro”, com um vendedor aflito e um comprador capaz de fazer o preço pretendido? Falta dizer que no final da época o Benfica viu os três saírem definitivamente. O Mónaco acionou a opção por Bernardo Silva e levou também Ivan Cavaleiro, enquanto que o Valência acionou a opção por João Cancelo. Os valores? O que podemos ver na primeira página de A Bola são respetivamente: 15,75 milhões, 15 milhões e 15 milhões. Um disco riscado. Que promete continuar tocar a mesma música durante muito tempo. É que o Mónaco já recebeu por empréstimo outro “diamante do Seixal”, Hélder Costa. A cláusula de compra já está definida. Por quanto? Vamos ver se adivinhamos.
E não vai acabar aqui, porque o Benfica já contratou três jogadores ao Rio Ave, o clube mais mendesiano de todos (LER AQUI). Tratam-se de Ederson, Diego Lopes e Hassan. Todos da zona Mendes. Hassan foi devolvido devido a problemas cardíacos, enquanto os outros dois não são propriamente reforços indispensáveis ao Benfica.
P.S.: nas últimas semanas o Mónaco foi protagonista de uma transferência muito desagradável para o Milan: aquela que levou Geoffrey Kondogbia para o Inter. Uma leitura credível dessa história fala numa desfeita de Jorge Mendes aos seus inimigos da Doyen Sports Investment. Mas sabemos como é, o Milan é sempre um clube com quem devemos manter boas relações diplomáticas, coisa que Mendes tem bem presente. Daí que nas últimas horas se tenha concluído uma negociação reparadora: os monegascos compraram El Shaarawy, apesar do seu desastroso currículo recente. Valor do negócio: 2 milhões pelo primeiro ano de empréstimo e opção de compra para o próximo ano de 14. 16 no total, dos quais 15 vêm da venda de Ferreira Carrasco do Mónaco ao Atlético. Será que na Liga TPO roda sempre o mesmo dinheiro?
13 Julho, 2015 at 8:41
Muito bem Pippo Russo! Como cá não há jornalistas (ou os que há estão completamente ou vendidos ou amordaçados pelo arrastão lampiónico) resta-nos ir contando com jornalistas a sério como este caso deste jornalista italiano que tem seguido a pista da Doyen em várias paragens da Europa, entre outras investigações que tem efetuado para denunciar as mafias que existem no futebol mundial.
Agradeço também ao Cherba o grande serviço de colocar aqui o artigo com a tradução o que o torna mais acessível a todos nós. SL
13 Julho, 2015 at 8:47
E obviamente uma enorme vénia para o Mestre de Cerimónias… uma referência incontornável na nossa blogosfera. Parabéns…
13 Julho, 2015 at 10:25
+1
13 Julho, 2015 at 8:45
Já toda a gente percebeu a podridão que grassa nos nossos rivais. Estranho é que a CMVM feche os olhos a isto!
13 Julho, 2015 at 8:51
+ 1!!
13 Julho, 2015 at 8:53
bom dia Tasca…
tenho a impressao de que, depois do “servico” que o “delgado”, (que gozo de nome para uma baleia daquelas),fez aos investigadores dos “corredores” da UEFA e FIFA…o jornal “a bosta” vai ficar na estoria como o :
BOLALEAKS… (e ainda vamos ver o delgado/grosso a “fugir” para uma qualquer embaixada para evitar ser “repatriado”… ahahah)
tanto se “baixou” ao dono que deixou o rego todo á mostra…
13 Julho, 2015 at 8:55
e PARABENS
para a ALEXIA FERREIRA e para o Camisola 12…
beijinhos e abracos…
13 Julho, 2015 at 8:53
até já os jornalistas estrangeiros gozam com o trabalho dos portugueses.
“E qui davvero ai colleghi portoghesi è scivolato il piede sulla frizione.”
ou
“E aqui os colegas portugueses meteram verdadeiramente os pés pelas mãos…”
13 Julho, 2015 at 19:49
Na realidade, essa frase é uma imagem: significa literalmente “… aos jornalistas portugueses escorregou-lhes o pé na embraiagem”, ou seja, “fizeram asneira”. SL
13 Julho, 2015 at 8:54
Que bicaça tão mal amanhada do jornal a Bola ao LFV. Vergonhoso!
Quem devia ter estado na capa da Bola de ontem era o Jorge Mendes, com a ressalva de que está por trás do clube que vende e do clube que compra…por isso é mérito é nulo.
13 Julho, 2015 at 8:55
Já perdi a conta às vezes que tentei explicar tudo isso a alguns lampiões. Há também uma versão muito engraçada de todas essas transferências serem o “pagamento” do empréstimo que JM fez ao carnide há coisa de 2 ou 3 anos para fazer face aos problemas imediatos de tesouraria.
Mas os lampiões não querem saber nada disso. Para eles o cubo do Seixal é de fato um cubo mágico. Independentemente do lado para que rodam as peças, saí sempre 15M de euros. Os papalvos ainda nem perceberam que as mãos que giram o cubo não são as do Vieira. Também que é que os pode culpar? Quem tem obrigação de se interessar pela verdade, como o Pipo Russo tão bem explica numa enorme chapada de luva branca, prefere assobiar para o lado e preocupar-se com fatos de treino, ordenados de treinadores e dar tempo de antena ao Godinho.
13 Julho, 2015 at 9:34
o interesse deles so se vai notar quando começarem a perder forte e feio!!!
Deem-lhe “pao e circo” que ficam todos contentes… coitados visao curta…
so espero que quando rebentar a bolha não se consigam endireitar nunca mais…
👿
13 Julho, 2015 at 8:56
Parabens Alexia (um grande beijinho) e Camisola 12.
13 Julho, 2015 at 8:57
bom dia …. este Pippo poe sempre o dedo na ferida … referencia disto em qualquer jornaleco cá do burgo é que nem por sombras nem ve lo !!!!! mas haja alguem que fala nisto escreve sobre isto …. isto vai rebentar pode não ser já mas vai rebentar !!!!!!!
13 Julho, 2015 at 8:59
Tudo isto e o hoje na CS fala-se em investigar os negócios do futebol: Transferância de JJ… Pois.
13 Julho, 2015 at 8:59
Já agora sigam-no e apoiem-no. Porque quem faz jornalismo merece o nosso crédito.
Twitter Oficial:
https://twitter.com/pippoevai
13 Julho, 2015 at 11:17
o mestre de cerimonias está lá a dar-lhe forte… eheheh
13 Julho, 2015 at 11:57
Obrigado!
Vou já passar a segui-lo.
13 Julho, 2015 at 9:04
A razao de não haver comunicado a CMVM é simples:
As transferencias não são superiores a 5% do capital social da sad do benfica.
Eles que enfiem os 15 milhoes na peida.
Aquilo é um clube que simplesmente mente aos proprios socios.
13 Julho, 2015 at 9:46
Estás a dizer que o capital social do carnide são 300M€??????
13 Julho, 2015 at 9:55
Nao.
Estou a dizer que as transferencias nunca na vida foram de 15 Milhoes.
Foram inferiores a 5M.
13 Julho, 2015 at 10:12
Exactamente as minhas conclusões!
5% do Capital da Roubalheira SAD (115M€) = 5.75M€.
Senão comunicaram é porque as vendas são inferiores a estes valores.
No entanto, é um exercício no mínimo grave, deixar transparecer que são negócios de 15M€. Sendo a Roubalheira SAD cotada em bolsa…
13 Julho, 2015 at 9:48
essa regra é importantíssima para continuar a negociar na sombra com a rede do jorge mendes e os chulos das partilhas de passes…
13 Julho, 2015 at 9:48
Phil,
O capital social das galinhas é 115.000.000€.
Logo qualquer transação acima de 5.750.000€ tem de ser comunicada.
E do cubo mágico o único que teve direito a CMVM foi o Bernardo Silva.
Giro, não é?
13 Julho, 2015 at 9:56
Exactamente.
So que os benfiquistas comem gelados com a testa…
13 Julho, 2015 at 9:59
A regulação (CMVM) deve ter andado a fazer workshop com o Banco de Portugal… só pode!
Quando é o SCP, caralho… é vê-los correr a pedir informações sobre tudo e mais alguma coisa (até sobre o MS pediram, salvo erro!!!)
Então se as entidades tem de comunicar transacções acima de 5% do Cap. Social, onde andam os pedidos recorrentes, uma vez que se faz tanta questão que venham nos jornais as vendas a minimo múltiplo comum de 15…???
13 Julho, 2015 at 10:38
E suspenderam (não sei bem o que – a compra e venda de ações certo?) até anunciares o Jorge Jesus.
Tive a consultar isso ontem e eles comunicaram, por exemplo, a venda do Enzo e por acaso nem o valor lá estava…
13 Julho, 2015 at 11:15
Chamem a Ana Gomes.
13 Julho, 2015 at 10:35
Capital social da benfica Sad são 115 milhões de euros.
5% são 5.750.000, não é?
13 Julho, 2015 at 9:11
Parabéns à Alexia e ao Camisola12
Até me custa misturar lixo no mesmo comentário em que dou os parabéns aos aniversariantes…
Se o mendes consegue vender estes manéis por 15M€ como é que não vende os nossos de que é agente por muito mais que isso? É um mistério sem explicação.
13 Julho, 2015 at 9:11
Bons dias, Caros Tasqueiros.
O que me revolta, pessoalmente, é o facto de a CS milhafre, em vez de fazer silêncio ou assobiar para o lado (porque já se sabe que nunca investigará o assunto como deve ser) inverte as coisas e faz passar a imagem de que os milhafres são uma excelente equipe “formadora” e que facilmente coloca os seus jogadores no estrangeiro.
A verdade é que os milhafres só conseguiram sobreviver financeiramente nos últimos tempos através de injecções de capital por parte de Jorge Mendes & Companhia. E que estas “vendas” de jogadores constituem o pagamento dos empréstimos contraídos.
O negócio, em si, não é anormal: alguém financia um Clube; como este não tem possibilidades de pagar a dívida, vende os jogadores (normalmente não são aposta do treinador) a quem o investidor indicar, revertendo o preço da venda para a amortização do empréstimo.
No fundo, eventualmente o que aconteceria se o SCP não tivesse chegado a acordo com a Holdimo…
Agora, “camuflar” isto com a imagem de Clube Formador é que é, no mínimo, ridículo…
SL
13 Julho, 2015 at 9:15
Afinal o jornalismo não morreu!…em Itália pois, por cá, já cheira a morto há muito tempo.
Mais uma vez, a minha vénia ao Pippo Russo, que não tem medo de fazer o seu trabalho.
Tal como o Megaxone, já perdi a conta às vezes que tentei explicar isto a algumas papoilas saltitantes (e não há melhor termo para gente que se diverte a saltitar todo o dia em blogs e páginas alusivas ao Sporting Clube de Portugal).
Grazie, Pippo! Obrigado Mestre de Cerimónias!
E agora, acho que devíamos todos enviar isto para a Burla. Olhem eles a receber centenas de mails com este artigo!
Parabéns à Alexia e ao Camisola 12!
13 Julho, 2015 at 9:22
Sem dúvidad GAG. É enviar para A Burla. Não vai mudar a sua postura mas levarem com centenas / milhares de emails destes não será muito agradável e mostra que a malta não anda a dormir… [email protected] (não sei se há outro contacto). Já agora e se tiverem o email do caracolinhos também seria interessante enviar-lhe isto. Ele que se diz o paladino da verdade desportiva…
13 Julho, 2015 at 9:26
Penso que o do caracolinhos será este: [email protected]. Também vai levar com o Pippo Russo e a tradução do Artista do Dia…
13 Julho, 2015 at 9:46
Daqui, já seguiu para ambos.
Agora vou à praia 😉
13 Julho, 2015 at 9:51
Depois de um trabalho desses, só te posso desejar uma grande praia… 😀 . Abraço.
13 Julho, 2015 at 9:23
Infelizmente também existe um certo corporativismo na classe aqui em Portugal. Porque comem todos da mesma gamela e ninguém se quer “queimar”. Uma situação que se agudiza com os efeitos da crise que afectaram de sobremaneira o sector editorial.
Toda a gente sabe o que se passa mas ninguém tem coragem para contar a verdade. Por têm medo de ostracizar os leitores lampiónicos, porque têm medo de “secar” as fontes que lhes segredam ao ouvido todos os dias, porque têm medo do corte de relações e cortes na publicidade. Tudo isso com potencial para afectar ainda mais as poucas receitas que já têm. Por isso preferem “apostar” em jornalistas que fazem o que lhes mandam e não levantam ondas. Nem precisam de saber escrever.
Isto é válido em tantas outras áreas do jornalismo e por demais evidente no desportivo. Acredita, pois é algo que sei por experiência própria.
13 Julho, 2015 at 9:48
Claro que existo corporativismo. E não é de hoje!
O que faz com que, muitos de nós, que hoje não se deixam enganar, o tenham permitido durante muitos anos.
Com papas e bolos se enganam os tolos e mais tolos que os lampiões não existe.
13 Julho, 2015 at 9:23
Parabens Alexia e ao camisola 12 … feliz dia leões !!!!!!
13 Julho, 2015 at 9:27
Parabéns aos aniversariantes.
SL,
13 Julho, 2015 at 9:28
Bom dia. Antes de mais, se houve tas queiras que fizeram anos no sábado e ontem, assim como hoje, parabéns (sem telemóvel não consigo ver quem é aniversariante.
Sobre o post, sacana do garoto, que conseguiu arranjar um italiano mafioso para escrever estas mentiras sobre o SLB os tá e a doyen e o medes.
Pessoal, há que ter paciência, equilibrar as finanças, para, juntamente com a nossa formação , ter-mos equipas de topo. Se estivermos à espera do estoiro do carnide e dos bufeiros não vamos, eles vão ter sempre um esquema e quem de direito fecha os olhos.
13 Julho, 2015 at 9:30
Tasqueiras e tasqueiros, rais parta o corrector ortográfico.
13 Julho, 2015 at 9:31
E é slbosta.
13 Julho, 2015 at 9:29
Bom dia.
Ó Ana Gomes, anda cá ver isto!!!
SL,
13 Julho, 2015 at 9:31
Olha mais uma que devia levar com este link do Artista do Dia no twitter…
13 Julho, 2015 at 9:39
a Ana Gomes só vai querer tratar disto quando o Mendes for encontrado numa jangada no mediterraneo ou o Orelhas assumir que a ditadura encornada expulsou os “cubitos” do Seixal com dinheiros sujos…
Até lá é esquecer…
13 Julho, 2015 at 9:37
Parabéns a Alexia e ao Camisola 12
desejo um dia feliz a ambos
13 Julho, 2015 at 9:47
Por ande andará a ilustre deputada Ana Gomes?
Será que já viu isto?
Temos de a informar a ver se pede explicações à CMVM.
13 Julho, 2015 at 11:28
[email protected]
13 Julho, 2015 at 9:50
essa regra dos 5% ou 10% devia ser banida em sociedades como as do futebol.
13 Julho, 2015 at 10:03
banida… ou aplicada a todos?
13 Julho, 2015 at 9:54
Morte as nadegas! So fazem é poluir o desporto e o próprio país! E que sa foda os esbruma! E o lori! E o dier! Q tebham os 3 um acidente e q perca. Uma ou duas pernas! E viva o SPORTING!
13 Julho, 2015 at 10:00
Jogos de pré-época?? Preciso de ver o Sporting jogar à bola…..quando é? quando é?…..
13 Julho, 2015 at 10:13
+1 dass…que ressaca!
13 Julho, 2015 at 10:02
Eh pá eu esqueço sempre os nomes daqueles miúdos protagonistas das aventuras dos CINCO. Falta-me sempre um nome…
Luisinho,
Dominguinhos,
Jorginho,
Peterzinho…
Eh pá…. ahhhhhh… falta-me um!
Como se chama mesmo o presidente da cmvm???
13 Julho, 2015 at 10:10
Carlinhos (Tavares)
13 Julho, 2015 at 12:39
Tim (o cão) ????
SL,
13 Julho, 2015 at 10:02
Parabéns aniversariantes!!!
13 Julho, 2015 at 10:03
Confirmo as minhas expectativas!
Quando se diz que os jogadores renderam 75 M€ ao SLB é tanga.
Uma vez que eles eram parte de um fundo onde os lucros são divididos pelos investidores nesse fundo… o Peter, o Jorge e outros clientes dos TPO’s.
Depois, crias-se uma campanha com a ajuda do SIC e A Bola e faz-se aparecer um conjunto de reportagens e páginas de jornal para enganar os tolos dos adeptos, cumprindo o provérbio… com papas e bolos se enganam os tolos.
O FCP efectuou 700 M€ e continua a ter a dívida que tem, o SLB farta-se de factura 15 M€ de cada vez e é o rei da dívida e o problema da CS é se o Sporting consegue pagar o JJ.
Um abraço leonino a todos
13 Julho, 2015 at 10:13
E parece q o corporativismo já contra atacou! No rascoed ja apareceu um artigo a explicar q o merdafica exporta jogadores para imensos clubes clubes, nao apenas para os satélites dos mendes. E certamente q foram so transferencias milionarias
13 Julho, 2015 at 10:25
para espanha. um país com o historial que se sabe em tpo’s
13 Julho, 2015 at 10:15
Parabéns aos aniversariantes Alexia e Camisola12.
Quanto ao post, mais uma vez Pippo Russo a fazer jornalismo, algo que não estamos habituados a ver por estas paragens…
13 Julho, 2015 at 10:18
E que tal enviarem um mail com este texto à Dr.ª Ana Gomes e à CMVM ?!
13 Julho, 2015 at 10:21
[email protected]
13 Julho, 2015 at 10:47
Eu a essa senhora apenas tenho a dizer…. “vai pró caralho!!!”
13 Julho, 2015 at 10:21
Bom dia Tasca,
Um Tchim -Tchim de
Parabéns à Alexia Ferreira e ao Camisola 12!
15X1-15X1=”noves fora nada”
13 Julho, 2015 at 10:24
Mudam se os tempos e hoje
Temos a prova dos 15
“Quinze fora nada”