Uma vez mais, Pippo Russo pega na podridão do nosso futebol e escreve um artigo que devia ter sido escrito por um dos desportivos cá da praça (já agora, também dava jeito existirem comunicados à CMVM sobre estas transferências com toque de Midas…). O Mestre de Cerimónias (aka Artista do Dia), fez o favor de traduzir, portanto quem quiser ler o original basta clicar aqui e quem quiser ler a tradução basta continuar a ler.
Sistema Mendes: o Benfica e a regra dos 15
O toque de Midas. A primeira página da edição desta manhã de A Bola não deixa margem para dúvidas sobre a capacidade do Benfica em formar e vender os seus próprios talentos. Uma caprichosa montagem fotográfica mete em primeiro plano o presidente encarnado Luís Filipe Vieira e algumas das figuras produzidas no Seixal, o centro desportivo do Benfica também conhecido como Caixa Futebol Campus. Essa academia, segundo a história contada pelo mais benfiquista dos três diários desportivos portugueses, tornou-se numa espécie de reserva dourada para o clube, que de há um ano para cá esteve ocupado a vender os melhores produtos do viveiro. Daqui vem a explicação para o “toque de Midas” de que A Bola fala, apregoando na primeira página os nomes e os valores desta suposta bonança e, como se tivesse necessidade de cair no exagero, afirma ainda que “o Benfica é um caso de estudo mundial”.
E aqui os colegas portugueses meteram verdadeiramente os pés pelas mãos, porque preferiram passar a mão pelo pelo à nação benfiquista e ao Estado Maior encarnado, mas deviam também ter mantido uma certa moderação ao representarem a realidade das coisas. Especialmente quando se faz referência a metade da verdade e se omite a outra metade da história. É certo que ninguém pode contestar o que uma das legendas refere (“Diamantes do Seixal já renderam mais de 75 milhões de euros”), mas não se olha para a outra parte da história e às perguntas que se impõem: por que motivo, sem exceção, os nomes e os valores envolvidos nestas transferências são sempre os mesmos? E os mais de 75 milhões recebidos serão realmente o melhor que conseguiram arranjar?
É precisamente olhando para o outro lado desta questão que os recentes negócios do Benfica assumem realmente o título de “caso de estudo mundial”. Um pouco como aquilo que aconteceu com o Porto há três meses, cuja propaganda exaltava os 700 milhões de receitas encaixadas nos últimos onze anos graças à venda de jogadores. Felizmente existiram análises oportunas como a que foi feita por Enrico Turcato para o site da Eurosport a contar o outro lado da história (LER AQUI). Ou, para aproveitar os mesmos termos já usados aqui, para revelar a outra metade da verdade. No que diz respeito ao Benfica, o outro lado da história nem necessita de um grande trabalho de investigação. Em vez disso, basta referir dois elementos: a presença pouco discreta de Jorge Mendes e dos seus clubes de confiança, e a bizarra utilização do montante de 15 milhões (ou o quer que seja) como o preço que fechou as transações.
E daqui voltamos ao nosso Midas: o presidente Vieira. Ou seja, o presidente de um clube que, segundo o que foi revelado no início de junho pelo Jornal de Negócios, é o “campeão da dívida”. Uma crise que se tornou mais séria desde o verão de 2014, com o colapso do Banco Espírito Santo, que para além de ter constituído o Benfica Stars Fund (fundo de investimento a quem o Benfica cedia percentagens dos direitos económicos dos seus jogadores) era também acionista do clube. E na verdade continua a ser acionista enquanto Novo Banco, que é a entidade renascida das cinzas do BES graças a uma vigorosa injeção de dinheiros públicos. Há que acrescentar que alguns dos problemas dos incidentes do BES também envolveram o presidente Vieira, exposto pela sua empresa Promovalor. É neste contexto que Jorge Mendes aparece e coloca à disposição a sua rede de clubes e alianças. A primeira fase ocorre em janeiro de 2014, numa altura em que o BES ainda não tinha declarado bancarrota, e como tal as finanças do Benfica eram consideradas “dores normais”. Nos últimos dias do mercado de inverno de 2014 o clube encarnado cedeu o atacante brasileiro naturalizado espanhol Rodrigo Moreno e o jovem médio André Gomes (um dos “diamantes do Seixal”). O comprador é o fundo de investimento Meriton Capital, propriedade do singapurense Peter Lim, que negociava a compra do Valência e, sobretudo, sócio de Jorge Mendes no fundo Quality Sports Investment (LER AQUI). Curiosamente, os dois jogadores acabaram por ficar até ao final da época no Benfica. Viriam a ser transferidos para o Valência ainda antes de Peter Lim ter concluido a sua ascensão no clube espanhol: uma cedência dos “seus” jogadores como prova de confiança, quase como se fosse uma garantia. Quanto aos valores, 15 milhões foi o custo de André Gomes, enquanto Rodrigo custou 30 milhões. O total foi 45 milhões, ou seja, 15 milhões por 3. Este último cálculo não é nenhum pretensiosismo da minha parte, mas apenas uma recorrência curiosa.
Depois chegou o verão de 2014, altura em que o estouro do BES coloca o Benfica e Vieira em estado de emergência. E quem chega para resolver o problema? Jorge Mendes, obviamente, que facilita a transferência de um dos “diamantes do Seixal”, o guarda-redes Jan Oblak, para o Atlético Madrid (LER AQUI). Este é um dos clubes campeões do mundo em TPOs. O preço é 16 milhões, o valor da cláusula de rescisão. E mais uma vez estamos muito próximos da tal cifra fatídica. O mais estranho na transferência de Oblak é que, poucos dias depois da venda, Luís Filipe Vieira vê-o ser oferecido de volta (LER AQUI). Oblak devia ter mesmo muita utilidade para os colchoneros. De qualquer forma, depois de um começo lento, o guarda-redes esloveno acabaria por conquistar a titularidade no Atlético. Mas as manobras feitas por Mendes na zona do Seixal no verão de 2014 não se ficaram por aqui. O super-agente conseguiu de facto pôr as mãos em três dos jovens mais promissores: Bernardo Silva, João Cancelo e Ivan Cavaleiro. Os três foram emprestados com uma cláusula de compra já fixada. Conseguem adivinhar o valor? Exatamente, 15 milhões de euros cada. Os três são enviados para clubes de chancela mendesiana: Bernardo Silva para o Mónaco, Ivan Cavaleiro para o Deportivo La Coruña e João Cancelo para o Valência. De notar que os treinadores de Mónaco e Valência têm como agente Jorge Mendes: tratam-se dos portugueses Leonardo Jardim e Nuno Espírito Santo. Este último não tem nada a ver com o banco falido, apesar de a coincidência de nomes ser curiosa. Como se saíram os três jogadores emprestados? Muito bem, Bernardo Silva. Suficiente para alimentar a dúvida sobre se o Benfica não o terá dispensado demasiado cedo e a um preço bem inferior daquilo que poderiam ter obtido se o tivessem deixado amadurecer na sua equipa. Os outros dois ainda não se revelaram ao nível do seu colega, mas também no seu caso a pergunta se aplica: o brilho do ouro de Midas é realmente tudo aquilo que conseguiram arranjar? Ou não ficaria melhor descrever-se como um anúncio de “compro ouro”, com um vendedor aflito e um comprador capaz de fazer o preço pretendido? Falta dizer que no final da época o Benfica viu os três saírem definitivamente. O Mónaco acionou a opção por Bernardo Silva e levou também Ivan Cavaleiro, enquanto que o Valência acionou a opção por João Cancelo. Os valores? O que podemos ver na primeira página de A Bola são respetivamente: 15,75 milhões, 15 milhões e 15 milhões. Um disco riscado. Que promete continuar tocar a mesma música durante muito tempo. É que o Mónaco já recebeu por empréstimo outro “diamante do Seixal”, Hélder Costa. A cláusula de compra já está definida. Por quanto? Vamos ver se adivinhamos.
E não vai acabar aqui, porque o Benfica já contratou três jogadores ao Rio Ave, o clube mais mendesiano de todos (LER AQUI). Tratam-se de Ederson, Diego Lopes e Hassan. Todos da zona Mendes. Hassan foi devolvido devido a problemas cardíacos, enquanto os outros dois não são propriamente reforços indispensáveis ao Benfica.
P.S.: nas últimas semanas o Mónaco foi protagonista de uma transferência muito desagradável para o Milan: aquela que levou Geoffrey Kondogbia para o Inter. Uma leitura credível dessa história fala numa desfeita de Jorge Mendes aos seus inimigos da Doyen Sports Investment. Mas sabemos como é, o Milan é sempre um clube com quem devemos manter boas relações diplomáticas, coisa que Mendes tem bem presente. Daí que nas últimas horas se tenha concluído uma negociação reparadora: os monegascos compraram El Shaarawy, apesar do seu desastroso currículo recente. Valor do negócio: 2 milhões pelo primeiro ano de empréstimo e opção de compra para o próximo ano de 14. 16 no total, dos quais 15 vêm da venda de Ferreira Carrasco do Mónaco ao Atlético. Será que na Liga TPO roda sempre o mesmo dinheiro?
13 Julho, 2015 at 10:30
Eu quero é o Mitroglou (mesmo que seja por empréstimo) e um DCentral!
O Teo por onde tem passado tem dado sinais de muita instabilidade emocional….pelo que a mim não me enche as medidas ainda que tenha Qualidade Futebolistica.
Quanto a estas “noticias” dos vermelhos nada de novo e a vergonha é para continuar pois estamos em Portugal.
Quem espera que a CMVM actue ou que algum pasquim ou jornalista em Portugal face eco desta investigação jornalistica italiana é Ingénuo!
13 Julho, 2015 at 10:30
Parabéns ao autor do post e também aos aniversariantes. Em Portugal não há jornalistas com eles no sítio para desmascarar estas situações. Só nós Sporting é que temos de provar explicar e demonstrar tudo só porque contratamos um treinador que é realmente bem pago. Vejam se agora algum jornaleiro questiona a origem do dinheiro para pagar a Casillas ?
Quanto aos lampiões uma questão os devia fazer pensar e reflectir (estou a pedir muito eu sei ) que é a seguinte : se é verdade como se ouve e lê por todo o lado que realizaram 226 milhões de vendas nos últimos 3 anos porque será que só abateram 10 milhões ao passivo no mesmo período ?
Alô Ana Gomes…Alô Carlos Tavares. Alô Ministério Público.
SPORTING SEMPRE !
13 Julho, 2015 at 10:33
É sintomático que sejam italianos a fazer jornalismo sobre Portugal. E digo bem jornalismo, assim sózinho, e não jornalismo desportivo, porque esta temática vai para além do futebol. Pago um prato de rissóis com meia de verde tinto a quem me encontrar um artigo a tratar destas questões em Portugal.
13 Julho, 2015 at 10:40
Parabéns Alexia e camisola 12.
13 Julho, 2015 at 10:42
75 milhões não vale o carnide inteiro, quanto mais 4 juniores da B que nunca tinham calçado na principal. alias, a academia do seixal é conhecidíssima no mundo inteiro por ter formado bolas de ouro e grandes jogadores como edgar, kennedy, baião, roderick e tantos outros craques.
13 Julho, 2015 at 10:42
Parabéns Alexia e Camisola 12, contem muitos e bons anos.
13 Julho, 2015 at 10:44
Off… esse Bruma é um badalhoco. Na minha opinião, e deixando de lado as tristes afirmações que o gajo deu recentemente, a carreira dele está a cair a pique. O Bruma que nós tivemos a oportunidade de ver a jogar, deixando envergonhado o Carrillo, morreu. Desde que saiu é sempre a cair a pique.
Ontem o cabeçudo do Rui Braz já dizia que o Bruma seria muito provavelmente a primeira contratação do putedo para a época de 2016-2017. Puta que o pariu. Esse comentador é zero.
13 Julho, 2015 at 10:45
É marcar um jogo amigável com a Real Sociedad e encarregar um dos nossos de foder a carreira dese porco. Vaó pó CARALHO BRUMA! ÉS ESTERCO ENLATADO.
13 Julho, 2015 at 10:48
Mas lá tens cabeça para pensar?! Põe-te no caralho BOI!
13 Julho, 2015 at 14:13
O Bruma continua a revelar a mesma coerência e burrice do que quando estava para sair do Sporting e deixar-nos a ver navios: num dia era do Sporting e queria ficar, no outro já não fechava a porta a um dos outros grandes… agora dizia que podia vir para o Sporting e depois no outro dia que nunca lhe passou pela cabeça isso (depois de assinar). Mesmo que para o ano vá para o Porco (Como diz o anti-sportinguista e monte de esterco Rui Pedro Braz) irá 12 milhões de euros depois e já com a carreira a declinar…
13 Julho, 2015 at 10:52
Primeiro que tudo muitos parabéns à AlexiaFerreira e para o Camisola 12! Que tenham um grande dia!
Quanto ao tema em espefico eu mantenho o que sempre achei…para mim foram 15M pelo BS e pelo Cangalheiros + 15M pelo Cancelo e o AG! Nada indica que tenha sido de outra forma e só a propaganda lampónica e da CS é que indica que poderá ter sido de outra forma embora ninguém acredite mesmo nisso!
Mas o que realmente se passa acho que ninguém percebe…quem estaria em condições para investigar o que se está a passar nos lampiões e nos porcos tasse positivamente a cagar para fazer o seu trabalho e está mais preocupado em fazer aquilo para o que lhe pagam…fazer propaganda da mentira, tentando que isso se torne verdade…
13 Julho, 2015 at 10:57
Quanto ao trabalho do Pippo Ruzzo tem o mérito de pelo menos questionar o que se está a passar…e penso que dificilmente terá capacidade para ir mais fundo e dar respostas! É pena…
Já os de cá podiam ir mais fundo…mas não querem e nem sequer se questionam! Aliás a vontade de explicar o inexplicável é tanta que já ouvi que afinal o BS foi vendido por mais e o cangalheiro menos e que por isso no fundo foi 30M pelos 2! Andam doidos a tentar tornar uma mentira clara numa história minimamente aceitável…
13 Julho, 2015 at 10:55
Em relação ao tema, vejo que o Pippo Russo está a colocar a vaselina no cu da imprensa manhosa portuguesa e ao mesmo tempo no cu dos lampiões e tripeiros, a coisa vai-lhes começar a doer á força toda porque estas vergonhas estão a ganhar proporções internacionais e nada vai ficar como dantes, aliás a uefa já deve estar a investigar. Vai ser lindo!
Parabens Alexia (um beijinho) e Camisola 12, muita saúde para ambos e tudo de bom.
13 Julho, 2015 at 10:58
OFF: o Pippo Russo passou a seguir o Italiano no Tuítas
13 Julho, 2015 at 11:23
Siamo tutti @Pippoevai
13 Julho, 2015 at 11:29
13 Julho, 2015 at 11:07
Lê-se acima que a CMVM devia investigar …. não, isto não é para a CMVM é sim para a Polícia Judiciária (negócio ilícito e branqueamento de capitais)…!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bom dia para a Alexia e para o Camisola 12 – Parabéns
Saudações Leoninas
13 Julho, 2015 at 11:09
Para quando um programa de investigação sobre estas merdas na SPORTING TV?!
13 Julho, 2015 at 11:10
investigação jornalística, bem entendido…
13 Julho, 2015 at 11:18
Sigo este homem no Twitter e adoro o trabalho que ele está a fazer.
O jornalismo desportivo italiano dá 10-0 a qualquer outro na Europa.
DiMarzio é sempre o primeiro a confirmar as enormes transferências, mesmo em Inglaterra. O homem só dá as notícias de que está certo e tem contactos em todo o mundo.
O Calciomercatto faz artigos de opinião incríveis.
E o nosso Pippo, que anda a partir isto tudo.
13 Julho, 2015 at 11:20
E a capa de hoje dos FDP do CM?
Jesus e “Cacilhas” na mira do fisco? Really????
13 Julho, 2015 at 11:23
http://www.sapo.pt/noticias/cmvm-diz-estar-a-averiguar-diligencia-da_558dac0aa6602219260510bd
Coisas giras de se ler, indicadas pelo “regulador”:
“No âmbito das suas atribuições e em articulação, designadamente, com o Banco de Portugal, a CMVM está a desenvolver diligências no caso em concreto no sentido de apurar o cumprimento dos deveres de diligências simples ou reforçada em matéria de verificação das fontes de financiamento e/ou de riqueza, tal como previsto nos normativos legais e regulamentares de controlo e prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo”. Com o Sporting, está claro!
Na carta assinada pelo presidente da CMVM, Carlos Tavares esclarece que a Sporting SAD encontra-se “sujeita à supervisão da CMVM, designadamente no que diz respeito ao cumprimento dos deveres de prestação de contas, participações qualificadas e informação privilegiada”. O Sporting tem de cumprir… está claro!
Compete ainda ao regulador, esclarece, a fiscalização “sempre que se revele pertinente a aferição da origem, condições de obtenção e movimentos de capitais tendentes ao financiamento” da atividade de entidades financeiras, “sobretudo quando tais tenham por fonte ou se destinem a financiar o recurso ou investimento em mercado de capitais”. Só do Sporting… está claro!
Pergunta: A CMVM só lhe compete fazer estas fiscalizações quando se trata do SCP?
Porque não mudar para CMVMSCP: Comissão de Mercado de Valores Mobiliário do Sporting Clube de Portugal??? Já agora… é que só se suspendem e só se averiguam quando se trata do SCP…
13 Julho, 2015 at 11:26
Parabéns, minha querida Alexia! Minha grande companheira a aturar tasqueiros uma época inteira. Não é fácil. Mas estamos juntas!
Beijoooooo! Tem um dia muito feliz!!!!
Parabéns, camisola12! SL, beijos e abraços.
13 Julho, 2015 at 11:27
Parabéns Alexia! Parabéns Camisola 12! Feliz Aniversário! SL!
13 Julho, 2015 at 11:28
CHERBA, uma GRANDE CONTRATAÇÃO PARA ESTA ÉPOCA SERIA O MESTRE DAS CERIMÓNIAS!
13 Julho, 2015 at 11:32
Parabéns querida Alexia!
Parabéns Camisola 12!
13 Julho, 2015 at 11:33
off : quando é que será que o presidente abre o livro acerca do que realmente aconteceu com a putefia s marcos de alvalade? penso que todos estamos interessados em descobrir a verdade e dado o historico de transparencia desta direçao acho que ja estava na altura de se saber o que aconteceu realmente
13 Julho, 2015 at 11:37
Isso ja está enterrado!
O futuro está á tua frente… Siga a marinha!
13 Julho, 2015 at 12:52
nem mais, para quê ir mexer na mer…
13 Julho, 2015 at 19:13
Credo… Morreu está morto
13 Julho, 2015 at 11:37
ULTIMA HORA: joao pereira volta ao sporting!
13 Julho, 2015 at 11:38
Podia ser boa ideia
13 Julho, 2015 at 11:39
e vem a custo zero
13 Julho, 2015 at 11:43
A sério. ??
Por mim era já.
13 Julho, 2015 at 11:38
Joao Pereira está a fazer os testes médicos em Alvalade, neste momento
13 Julho, 2015 at 11:43
Não seria má ideia!
13 Julho, 2015 at 11:39
Parabéns Alexia e Camisola 12! Parece que o vosso presente é o João Pereira
13 Julho, 2015 at 11:43
Bom dia,
Diz agora no jogo que o João Pereira está a fazer testes médicos e pode ser apresentado ainda hoje.
Saudações Canarinhas.
13 Julho, 2015 at 11:45
Epah estive a ver videos do mitroglou era bombástico que o gajo viesse.
Slimani e mitroglou na frente o luisao e o casillas até cagavam parafusos cada vez que jogassem contra o grande SCP
13 Julho, 2015 at 11:48
Dois tanques na frente!!!!!!!!!
Parecia o Inter no PES 6 com o Ibraimovic e o Adriano na frente.
SL
13 Julho, 2015 at 11:53
+1
13 Julho, 2015 at 13:36
Eu no PES costumava jogar com o Inter mas fazia um 11 quase só de canhotos: Mihalovic, Coco (ou Pasquale), Emre, Recoba, Obafeme Martins, Adriano e já não me lembro de mais quem. Era sempre a varrer!
13 Julho, 2015 at 14:48
Vieri e Materazzi
13 Julho, 2015 at 14:57
Pois claro, o Vieri estava a faltar. Nem aqui com a sua camisola ao pé (ainda da Lazio) me lembrei dele!
13 Julho, 2015 at 15:10
+ Cambiasso.
13 Julho, 2015 at 11:46
ahahah
a confirmar-se a vinda do Joao Pereira…é caso para dizer: andam atarefados a fazer reportagens ao bolo de anos do “outro” e deixaram “cair” o chantilly pelo intervalo dos dedos…ahahah nao “apanham” uma…
(já estou a ver o extremo esquerdo de quem jogar contra nós a levar com o JJ e JP ali junto á linha…ahahah)
13 Julho, 2015 at 11:49
mas o Joao Pereira já nao pertence á Proeleven??
13 Julho, 2015 at 11:52
Acho que sim.
13 Julho, 2015 at 11:47
João Pereira é uma boa opção. A custo zero, ja conhece alvalade e, enquanto ca esteve, representou sempre bem o Sporting.
Gosto.
Os árbitros é que ficam contentes tambem…
13 Julho, 2015 at 11:47
Andavam todos entretidos com Mitroglus e Pumba … Mais uma na bundinha!!!
A CS anda a levar … Baile!
13 Julho, 2015 at 11:51
Eu confesso que ando a anestesiado com Mitroglu gostava que viesse mas parece me bom de mais para ser verdade….
Quanto a João Pereira mesmo com 31 anos tenho a certeza que é um upgrade em relação ao Cedric.
Já agora alguém sabe como está a situação da seleção do Ruiz com mais um empate. ?
Confesso que estou a torcer para que sejam eliminados…
13 Julho, 2015 at 11:48
Bom dia,
Pouco se pode acrescentar após uma descrição destas. Lamento como Português que nenhum jornalista consiga ter a hombridade de escrever algo semelhante, e que nem se quer se dê ao trabalho de dar eco ao que é dito lá fora.
Tivemos esse exemplo com o congresso do Sporting, com as reuniões feitas na Uefa e Fifa etc
Infelizmente é o que temos, mas o que esperar de quem tem uma eurodeputada como ana gomes…sendo ela uma das caras da nossa politica no exterior, podemos extrapolar o que temos cá dentro
Cabe a nós adeptos, dar o eco necessário ao que é dito no exterior
SL
13 Julho, 2015 at 11:49
Bom dia pessoal,
Na minha opinião para fazer com que estas acusações colem, temos de ser o mais rigorosos possível, sob pena de nos refutarem facilmente e, assim, perdermos o poder que a verdade nos dá.
Que estas transferências TODAS cheiram a engenharia financeira (para não falar em burla. .. ups afinal falei) não tenho dúvidas. Mas quando se diz que não foram relatadas à CMVM, estamos a entregar o ouro ao bandido. Numa pesquisa rápida pelo Google encontrei os comunicados à CMVM referentes a BS, AG e RM. Não encontrei o do JC e o do IC.
Com isto quero dizer que o rigor é fulcral para que nos levem a sério porque se permitimos que facilmente desmintam algum dos nossos argumentos, cria-se a ideia na opinião pública que todas as acusações são falsas.
Fight & Resist sempre, mas com inteligência!
Grande abraço!