Uma vez mais, Pippo Russo pega na podridão do nosso futebol e escreve um artigo que devia ter sido escrito por um dos desportivos cá da praça (já agora, também dava jeito existirem comunicados à CMVM sobre estas transferências com toque de Midas…). O Mestre de Cerimónias (aka Artista do Dia), fez o favor de traduzir, portanto quem quiser ler o original basta clicar aqui e quem quiser ler a tradução basta continuar a ler.
Sistema Mendes: o Benfica e a regra dos 15
O toque de Midas. A primeira página da edição desta manhã de A Bola não deixa margem para dúvidas sobre a capacidade do Benfica em formar e vender os seus próprios talentos. Uma caprichosa montagem fotográfica mete em primeiro plano o presidente encarnado Luís Filipe Vieira e algumas das figuras produzidas no Seixal, o centro desportivo do Benfica também conhecido como Caixa Futebol Campus. Essa academia, segundo a história contada pelo mais benfiquista dos três diários desportivos portugueses, tornou-se numa espécie de reserva dourada para o clube, que de há um ano para cá esteve ocupado a vender os melhores produtos do viveiro. Daqui vem a explicação para o “toque de Midas” de que A Bola fala, apregoando na primeira página os nomes e os valores desta suposta bonança e, como se tivesse necessidade de cair no exagero, afirma ainda que “o Benfica é um caso de estudo mundial”.
E aqui os colegas portugueses meteram verdadeiramente os pés pelas mãos, porque preferiram passar a mão pelo pelo à nação benfiquista e ao Estado Maior encarnado, mas deviam também ter mantido uma certa moderação ao representarem a realidade das coisas. Especialmente quando se faz referência a metade da verdade e se omite a outra metade da história. É certo que ninguém pode contestar o que uma das legendas refere (“Diamantes do Seixal já renderam mais de 75 milhões de euros”), mas não se olha para a outra parte da história e às perguntas que se impõem: por que motivo, sem exceção, os nomes e os valores envolvidos nestas transferências são sempre os mesmos? E os mais de 75 milhões recebidos serão realmente o melhor que conseguiram arranjar?
É precisamente olhando para o outro lado desta questão que os recentes negócios do Benfica assumem realmente o título de “caso de estudo mundial”. Um pouco como aquilo que aconteceu com o Porto há três meses, cuja propaganda exaltava os 700 milhões de receitas encaixadas nos últimos onze anos graças à venda de jogadores. Felizmente existiram análises oportunas como a que foi feita por Enrico Turcato para o site da Eurosport a contar o outro lado da história (LER AQUI). Ou, para aproveitar os mesmos termos já usados aqui, para revelar a outra metade da verdade. No que diz respeito ao Benfica, o outro lado da história nem necessita de um grande trabalho de investigação. Em vez disso, basta referir dois elementos: a presença pouco discreta de Jorge Mendes e dos seus clubes de confiança, e a bizarra utilização do montante de 15 milhões (ou o quer que seja) como o preço que fechou as transações.
E daqui voltamos ao nosso Midas: o presidente Vieira. Ou seja, o presidente de um clube que, segundo o que foi revelado no início de junho pelo Jornal de Negócios, é o “campeão da dívida”. Uma crise que se tornou mais séria desde o verão de 2014, com o colapso do Banco Espírito Santo, que para além de ter constituído o Benfica Stars Fund (fundo de investimento a quem o Benfica cedia percentagens dos direitos económicos dos seus jogadores) era também acionista do clube. E na verdade continua a ser acionista enquanto Novo Banco, que é a entidade renascida das cinzas do BES graças a uma vigorosa injeção de dinheiros públicos. Há que acrescentar que alguns dos problemas dos incidentes do BES também envolveram o presidente Vieira, exposto pela sua empresa Promovalor. É neste contexto que Jorge Mendes aparece e coloca à disposição a sua rede de clubes e alianças. A primeira fase ocorre em janeiro de 2014, numa altura em que o BES ainda não tinha declarado bancarrota, e como tal as finanças do Benfica eram consideradas “dores normais”. Nos últimos dias do mercado de inverno de 2014 o clube encarnado cedeu o atacante brasileiro naturalizado espanhol Rodrigo Moreno e o jovem médio André Gomes (um dos “diamantes do Seixal”). O comprador é o fundo de investimento Meriton Capital, propriedade do singapurense Peter Lim, que negociava a compra do Valência e, sobretudo, sócio de Jorge Mendes no fundo Quality Sports Investment (LER AQUI). Curiosamente, os dois jogadores acabaram por ficar até ao final da época no Benfica. Viriam a ser transferidos para o Valência ainda antes de Peter Lim ter concluido a sua ascensão no clube espanhol: uma cedência dos “seus” jogadores como prova de confiança, quase como se fosse uma garantia. Quanto aos valores, 15 milhões foi o custo de André Gomes, enquanto Rodrigo custou 30 milhões. O total foi 45 milhões, ou seja, 15 milhões por 3. Este último cálculo não é nenhum pretensiosismo da minha parte, mas apenas uma recorrência curiosa.
Depois chegou o verão de 2014, altura em que o estouro do BES coloca o Benfica e Vieira em estado de emergência. E quem chega para resolver o problema? Jorge Mendes, obviamente, que facilita a transferência de um dos “diamantes do Seixal”, o guarda-redes Jan Oblak, para o Atlético Madrid (LER AQUI). Este é um dos clubes campeões do mundo em TPOs. O preço é 16 milhões, o valor da cláusula de rescisão. E mais uma vez estamos muito próximos da tal cifra fatídica. O mais estranho na transferência de Oblak é que, poucos dias depois da venda, Luís Filipe Vieira vê-o ser oferecido de volta (LER AQUI). Oblak devia ter mesmo muita utilidade para os colchoneros. De qualquer forma, depois de um começo lento, o guarda-redes esloveno acabaria por conquistar a titularidade no Atlético. Mas as manobras feitas por Mendes na zona do Seixal no verão de 2014 não se ficaram por aqui. O super-agente conseguiu de facto pôr as mãos em três dos jovens mais promissores: Bernardo Silva, João Cancelo e Ivan Cavaleiro. Os três foram emprestados com uma cláusula de compra já fixada. Conseguem adivinhar o valor? Exatamente, 15 milhões de euros cada. Os três são enviados para clubes de chancela mendesiana: Bernardo Silva para o Mónaco, Ivan Cavaleiro para o Deportivo La Coruña e João Cancelo para o Valência. De notar que os treinadores de Mónaco e Valência têm como agente Jorge Mendes: tratam-se dos portugueses Leonardo Jardim e Nuno Espírito Santo. Este último não tem nada a ver com o banco falido, apesar de a coincidência de nomes ser curiosa. Como se saíram os três jogadores emprestados? Muito bem, Bernardo Silva. Suficiente para alimentar a dúvida sobre se o Benfica não o terá dispensado demasiado cedo e a um preço bem inferior daquilo que poderiam ter obtido se o tivessem deixado amadurecer na sua equipa. Os outros dois ainda não se revelaram ao nível do seu colega, mas também no seu caso a pergunta se aplica: o brilho do ouro de Midas é realmente tudo aquilo que conseguiram arranjar? Ou não ficaria melhor descrever-se como um anúncio de “compro ouro”, com um vendedor aflito e um comprador capaz de fazer o preço pretendido? Falta dizer que no final da época o Benfica viu os três saírem definitivamente. O Mónaco acionou a opção por Bernardo Silva e levou também Ivan Cavaleiro, enquanto que o Valência acionou a opção por João Cancelo. Os valores? O que podemos ver na primeira página de A Bola são respetivamente: 15,75 milhões, 15 milhões e 15 milhões. Um disco riscado. Que promete continuar tocar a mesma música durante muito tempo. É que o Mónaco já recebeu por empréstimo outro “diamante do Seixal”, Hélder Costa. A cláusula de compra já está definida. Por quanto? Vamos ver se adivinhamos.
E não vai acabar aqui, porque o Benfica já contratou três jogadores ao Rio Ave, o clube mais mendesiano de todos (LER AQUI). Tratam-se de Ederson, Diego Lopes e Hassan. Todos da zona Mendes. Hassan foi devolvido devido a problemas cardíacos, enquanto os outros dois não são propriamente reforços indispensáveis ao Benfica.
P.S.: nas últimas semanas o Mónaco foi protagonista de uma transferência muito desagradável para o Milan: aquela que levou Geoffrey Kondogbia para o Inter. Uma leitura credível dessa história fala numa desfeita de Jorge Mendes aos seus inimigos da Doyen Sports Investment. Mas sabemos como é, o Milan é sempre um clube com quem devemos manter boas relações diplomáticas, coisa que Mendes tem bem presente. Daí que nas últimas horas se tenha concluído uma negociação reparadora: os monegascos compraram El Shaarawy, apesar do seu desastroso currículo recente. Valor do negócio: 2 milhões pelo primeiro ano de empréstimo e opção de compra para o próximo ano de 14. 16 no total, dos quais 15 vêm da venda de Ferreira Carrasco do Mónaco ao Atlético. Será que na Liga TPO roda sempre o mesmo dinheiro?
13 Julho, 2015 at 11:49
João Pereira…..again
13 Julho, 2015 at 11:50
João Pereira – Parte II
(dá para mais piadas)…
13 Julho, 2015 at 11:57
Muito bom 🙂
13 Julho, 2015 at 12:04
🙂
13 Julho, 2015 at 11:52
Parabéns a Alexia e ao Camisola 12!
Alexia,tentaste escapar num lado,foste apanhada no outro! eheheh
Quanto ao artigo da abosta; se a CMVM e o MP não viram nada sobre o BES; alguma vez verão algo de errado na”15 à sec”?? Não me parece! SL
13 Julho, 2015 at 11:53
A confirmar-se João Pereira, que ainda hoje disse – sem saber da noticia – que era uma boa aposta, poderá querer dizer que ML está de saída?
No DN de hoje vem uma lista de jogadores que estão sem contrato
Romero – GR
Vlarr – Defesa Central
Afellany – Médio Defensivo/Centro
Será que vamos ter surpresas? No forum scp falam muito bem deste Ron Vlarr
13 Julho, 2015 at 11:54
Acredito que Miguel Lopes fique e Esgaio vai rodar mais um ano.
13 Julho, 2015 at 11:57
Acho complicado ficar com 2 laterais direitos bem remunerados como será o caso de JP e ML…mas, também não estou a ver para onde poderá ir ML :S
13 Julho, 2015 at 11:53
Parabéns a Alexia e ao Camisola 12.
Joao Pereira de volta….Gosto e muito
13 Julho, 2015 at 11:54
Parabéns aos aniversariantes 🙂
P.S – Para dizer que no Active Bank das Amoreiras os vouchers esgotaram no Sábado e só devem estar disponíveis amanha após as 18h00
13 Julho, 2015 at 12:11
E no Vasco da Gama há lá um Activo Bank certo?
13 Julho, 2015 at 12:19
Certo
Em Lisboa que eu conheça
Amoreiras
Saldanha
Vasco da Gama
13 Julho, 2015 at 12:26
Obrigado! A ver se passo lá hoje…
13 Julho, 2015 at 12:00
E já agora… e as 12 páginas de entrevista ao Rui Barrote no Rascord?! Andei o dia todo enjoado…
13 Julho, 2015 at 12:00
Bom dia Familia SPORTINGUISTA,
No
13 Julho, 2015 at 12:04
sorry, enganei-me…
continuando…
Bom dia Família SPORTINGUISTA,
não quero ser do contra mas João Pereira??
não será um cedric mais velhote?
não quero ser injusto, mas não é um jogador que em 30 cruzamentos acerta um??
SL
13 Julho, 2015 at 12:00
João Pereira a fazer exames médicos!!!!
13 Julho, 2015 at 12:00
João Pereira vai assinar por três épocas.
13 Julho, 2015 at 12:01
O jornal da Bola não é independente é um jornal de clube portanto
não é justo nas suas análises e não é o jornal das pessoas que não
pertencem a esse clube. A sua linha editorial é sempre a mesma coisa.
13 Julho, 2015 at 12:02
João Pereira??
13 Julho, 2015 at 12:03
João Pereira….AGRADA-ME! 🙂
Venha ele!
13 Julho, 2015 at 12:20
Maria, aos árbitros também deve agradar…
Parabéns Alexia, grande leoa, parabéns camisola 12, um dia feliz.
13 Julho, 2015 at 12:38
Temi isso na primeira passagem pelo Sporting.
( Depois vi que não era burro. 😉 )
13 Julho, 2015 at 12:04
Parabéns aos aniversariantes.
Qnt ao post só nos resta continuar a partilhar estes artigos q vão saindo um pouco por todos lado.
João Pereira,boa contratação vem somente com o prémio de assinatura e o ordenado não deve ser muito elevado, será um bom reforço para o nosso campeonato, conhece o Sporting é vai trazer experiência.
Acredito q se aparecer uma.oportunidade de negócio ml saia devido ao elevado salário.
13 Julho, 2015 at 12:05
João Pereira esteve praticamente um ano sem jogar. Recuperaçao dificil aos 31 anos. In Jesus we trust.. se ele vê que ainda é possivel, vamos là. Embora nesta sinceramente esteja de pé atràs…
SL
13 Julho, 2015 at 12:06
Vontade e garra não lhe faltará seguramente.
SL
13 Julho, 2015 at 12:08
Acho que só faz sentido Joao Pereira se se “emprestar” o Miguel Lopes.
Alguem sabe do rendimento do JP desde a saida do nosso Clube?
13 Julho, 2015 at 12:11
Deve ser meio ordenado do maxi.
13 Julho, 2015 at 12:10
Parabéns à Alexia e Camisola 12.
13 Julho, 2015 at 12:13
OFF
Parece que o João pereira está a fazer testes médicos para regressar ao Sporting (nojo/TVI).
13 Julho, 2015 at 12:15
Antena 1: Acordo por 3 épocas.
13 Julho, 2015 at 12:14
Jogou regularmente no Valência até ter chegado o afilhado do jm.
Entretanto no mercado de inverno assinou pelo hannover.
13 Julho, 2015 at 12:16
Eu gosto do João Pereira e acho que vai trazer, para além de qualidade, experiência e raça à equipa!
Mas fico divido…quererá isto dizer que o Esgaio vai ser emprestado ou o ML vendido/emprestado?!
13 Julho, 2015 at 12:17
A meu ver foi uma boa opção,não se investiu no lateral, conhece o clube,traz experiência e é um jogador que dá sempre 120% qnd entra em campo.
13 Julho, 2015 at 12:17
João Pereira????
O JJ tem tara por laterais direitos sarrafeiros, só pode ser.
Enfim… acreditemos em Jesus.
(sendo que o miguel lopes é fraco e o Esgaio não é, e duvido que venha a ser, lateral, por mais boa vontade que tenhamos)
13 Julho, 2015 at 12:19
O Mitroglou era bombástico. A ser verdade que está disposto a abdicar de 30% do salário para vir, era assinar já com ele.
Não estou a gostar nada destas negociações com o Teo, agora fala-se em prémio de assinatura. Se vamos pagar o passe ao River, porque raio haveríamos de pagar premio de assinatura?!?
13 Julho, 2015 at 12:30
Pagas sempre amigo
13 Julho, 2015 at 12:36
assim por alto o Teo fica-nos em: 3,5 milhões do passe + 500 mil prémio assinatura = 4 milhões (fora salário)
o Mitro fica em 1,2 milhão de empréstimo, (fora salário) sem prémio de assinatura e sem riscos para nós.
o salário deve ser ela por ela – 1,2 milhões
13 Julho, 2015 at 12:22
Sem dúvidas alguma que prefiro João pancada Pereira do que o Maxi lampião pancada Pereira
Mais barato
Português
Conhece o clube e os seus adeptos
Família de Sportinguistas
Sportinguista – apesar da lavagem que lhe quiseram fazer na etar –
Espero que seja ML – nada contra ele – , do que Esgaio – mais futuro – a sair
Acho que não faz sentido ter dois laterais direitos como JP e ML…ou se calhar faz…sei lá
13 Julho, 2015 at 12:25
Até faz : o Miguel Lopes tambem faz de LE 😉
13 Julho, 2015 at 12:25
Eu acho que sai o Esgaio.
13 Julho, 2015 at 12:26
se calhar até faz. o joão pereira vê um amarelo por jogo, o lopes lesiona-se de 15 em 15 dias.
13 Julho, 2015 at 12:32
Eu preferia que ficasse João e Esgaio…mas entendo que o facto de ML poder jogar em ambas as laterais, possa fazer com que a opção recaia nele
Resta a Esgaio arrepiar caminho quando chegar aos treinos
Eu sou apreciador de Esgaio, considero ser daqueles jogadores que um plantel precisa. Jovem, fiável, taticamente inteligente, tecnicamente evoluído…os cruzamentos..bem, os cruzamentos é o calcanhar de aquiles em todos os nossos laterais 🙁
Esperar para ver o esta semana nos reserva…penso que sábado será feita a 2ª triagem e no estágio da África do Sul, irão ser feitas as escolhas finais
13 Julho, 2015 at 12:33
Concordo em tudo! Resta saber em que condições vem o João Pereira que é um jogador que depende muito da sua capacidade física em especial a velocidade… Mas até gosto e não vejo alternativas melhores desportiva e financeiramente ao nosso nível ( Montoya??? Podíamos ter ficado nós com o empréstimo…)
13 Julho, 2015 at 12:35
Familia de Sportinguistas? E ele Sportinguista? É verdade?
13 Julho, 2015 at 14:06
Sim, de verdade
13 Julho, 2015 at 12:24
Prémio de assinatura pk a ser verdade o q se diz o rapaz depois de ter acordadobreceber 1 milhão, lá fez bem as contas e chegou a conclusão que afinal 1 milhão não chega.
O River ficou.lhe a dever ordenados o rapaz está mal financeiramente ,ainda ontem o empresário referiu que está tudo acordado e q só estão a espera q o Sporting envie os bilhetes de avião….
13 Julho, 2015 at 12:25
Boa aquisiçao. Barato, experiente e raçudo.
E vamos ver se nos entendemos de uma vez por todas…nunca na vida o Esgaio é LD…
Pode vir a ser…mas neste momento não é.
Lopes e Pereira.
13 Julho, 2015 at 12:47
Barato nao, dado! 😛
13 Julho, 2015 at 12:25
Mais um para o futsal, Cavinato: http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Futsal/notfutsal_cainato_190715_151759.asp?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
13 Julho, 2015 at 12:36
Não conheço… Não é internacional pois não? Em princípio o plantel já está fechado e vamos com tudo para cima deles…
13 Julho, 2015 at 13:53
Campeão europeu. Internacional italiano…
13 Julho, 2015 at 12:59
Grande expectativa por este internacional italiano, acredito que vai ser um jogador que fará a diferença!
13 Julho, 2015 at 12:28
Algo me diz que hoje vão haver contratações!
13 Julho, 2015 at 12:30
Ao menos não vem o Maxi
13 Julho, 2015 at 12:31
meeesmo
13 Julho, 2015 at 12:36
Isso também…
13 Julho, 2015 at 12:42
Não??????
Então mas não foi aqui GARANTIDO por um tasqueiro que de FONTE SEGURA vinha o Maxi?????
🙁
13 Julho, 2015 at 13:13
pois
e depois ficam danados comigo por refilar com essas fontes seguras…
do maxi pancada espero bem que esteja certo ou seja – que não vem – porque ia-me dar uma coisa, se gastássemos 5M ano nesse jogador
13 Julho, 2015 at 12:30
Fez a época na académica a lateral e foi sempre dos mais produtivos, nas selecções tmb não lhe é uma posição estranha.
Acredito que com Jesus jogará na lateral.
Ml deve estar de saída por empréstimo, nunca vendido devido à super cláusula com os porcos