Javier Zupo Equisoain é o novo técnico da equipa principal de andebol do Sporting. O timoneiro natural de Pamplona (Navarra, Espanha) regressa a Portugal depois de ter sido seleccionador nacional em 1999, onde alcançou o apuramento da formação das ‘quinas’ para o Europeu de Osijek em 2000.
Treinador de equipas da principal liga espanhol (ASOBAL) desde 1989, teve o seu ponto alto pelo Portland San Antonio, onde permaneceu 10 épocas, conquistando uma Liga dos Campeões, uma Supertaça europeia, duas Recopas europeias, duas ligas espanholas, duas Taças do Rei e uma Supertaça espanhola. Liderou a selecção italiana entre 2008 e 2010, regressando a Espanha para orientar o Ciudad Encantada Cuenca da Liga ASOBAL entre 2010 e 2014. Antes do ingresso no Sporting, esteve no Mundial do ano passado pelo Catar, onde foi finalista vencido.

Zupo assina por duas épocas e aponta o Campeonato Nacional como o principal objectivo. “O Sporting é um Clube com fome de títulos. Com trabalho e com garra espero poder dar essa alegria ao Clube de voltar a ser campeão. É esse o meu grande objectivo”, disse o espanhol que se considera um técnico experiente. “Tenho o meu método que me tem dado resultados ao longo dos anos. Considero-me um técnico experiente. A disciplina é fundamental e costumo dizer “como treinas, jogas”. Para mim são palavras fundamentais para entender o que pretendo. Primeiro lutar pelo símbolo, sempre com respeito pelas equipas contrárias, e criar um bom ambiente de trabalho. Depois, como diz Simeone no Atlético de Madrid, é trabalhar jogo a jogo” (entrevista completa na íntegra na próxima edição do Jornal Sporting).

________________________________________________________________________________

Marcão, guarda-redes brasileiro de 31 anos que acuava no Kairat Almaty, onde venceu a UEFA Futsal Cup em Lisboa, em Abril passado, é o quarto reforço da equipa de seniores masculinos de futsal do Sporting para 2015/16.
“Sempre olhei para o Sporting com o desejo de jogar aqui. O que me fez aceitar a proposta foi sem dúvida a grandeza do Clube e os meus objectivos passam por ganhar tudo e levar de novo o Sporting à UEFA Cup, para aí contarmos uma história diferente. Podem esperar muita garra, muita entrega, muita dedicação. Sou uma pessoa intensa em tudo o que faço e verão um Marcão disposto a dar o sangue pelo Clube”, disse o guardião ao Jornal Sporting.