Às vezes é preciso ir para longe para entender o que está mesmo à nossa frente. Sentei-me numa esplanada, bom na verdade eram apenas 6 ou 7 cadeiras à porta de um café. Pedi uma imperial da melhor forma que consegui. Na atrapalhação de um francês de algibeira com sotaque meio espanholado, o senhor que eu julgava gaulês de gema, manda-me à fava e cumprimenta-me com um belo “deve pensar que passa por estrangeiro…”
Manuel Sorvinha, ou Survina…o sotaque beirão-provençal despistou-me. “França, desde os 12 anos amigo” diz-me levantando a cabeça e olhando para cima como que vendo os anos passar nas nuvens do céu. Abano a cabeça assentindo o implícito lapso de tempo escorrido até ao presente. Pergunta-me o Manuel de onde venho. Lisboa. “Ah…ninguém é de Lisboa companheiro. Aquilo é tudo gente que vem de todo o lado e acaba ali”. De certa forma compreendo o que diz, embora certas comunidades de Alfama, Mouraria e afins não me pareçam encaixar no compêndio demográfico do nosso emigrante.
Depois de 2 ou 3 clientes atendidos com “vin” que eu não recomendaria, vem com redobrada energia para prosseguir o seu, o melhor, o meu reconhecimento. Olho para um puto que acaba de entrar com a camisa branca personalizada nas costas com o nome Gignac. “Sabe, aqui toda a gente é do Marselha, o Olympique…mas desde o tempo do Tapis que não os suporto”…mais ou menos como o Porto em Portugal digo-lhe, mas a observação caiu mal ao meu comparsa. Muito mal. Descobri da forma mais rápida que dizer as verdades a um afável dono de café perdido no meio do sul da França…pode dar direito a ter de ir às caves conhecer “a sala de jogos”. Numa parede cheia de cachecóis estavam uns bom 20 do porto e quase todos os adversários europeus que o clube enfrentou na Europa. Manuel fez questão de exibir a sua memória fazendo corresponder cada cachecol à data do confronto.
“Então e dos grandes rivais?” fiz o esforço para ser diplomático na pergunta. “Já vi tudo, o meu amigo é lampião”. Explico-lhe o grau de ofensa que tinha cometido…e perante a exclusão de partes, olha para mim e levantado um sobrolho “Ó diabos, temos lagarto!” Respondi-lhe “Nunca junte diabos e lagartos na mesma frase…” mas confirmei que na sua sala de homenagem tripeira tinha entrado um leão. Para meu espanto mostrou-se simpático e até interessado em continuar a sua explanação sobre o que estado actual do futebol português. Ouvi a teoria toda, não era nova, já todos levámos com a “ariana missão do Fuhrer Pinto da Costa”…com a tese da superioridade das gentes do norte, do trabalho e garra, do Pedroto, Artur Jorge, Bobby Robson e Fernando Santos, do aproveitamento do que os outros não dão valor.
Dei sinais evidentes que a concepção estava sinceramente desactualizada e inseri na conversa um ou outro Adrian, administradores da SAD com participações em passes de jogadores e claro…as Doyens e a repartições de poder nas barbas do Fuhrer. O coitado do Manuel entendeu que a bisca afinal era poker e mudou o chip de conversação. Talvez para fazer um reset no diálogo serviu-me “do bom” e fez-me a pergunta para “um milhão de dólares”:
“E o Bruno de Carvalho…você não acha que exagera, que qualquer diz o homem não acaba com o clube?” Passei os seguintes 10 minutos e dois copos a fazer uma mini-campanha leonina, ou se quiserem uma AG do Sporting condensada. O Manuel sorriu e serviu-me do “ainda melhor que o outro”. Para minha enorme surpresa mostra-me no telemóvel uma fotografia da neta, uma pequena habitante de Bordéus que elegeu o clube do pai. Vestida com a verde e branca, a miúda “puxou ao meu genro que é lagarto ferrenho e venceu a luta” pela afiliação clubística da Dorothy.
Manuel perdeu a luta, mas não de forma total, afinal “não tinha acabado com um lampião na família, isso é que não…”. Ainda sugeriu um “esqueça os outros, este é do melhor”, mas eu expliquei-lhe que tinha um carro com mais 2 lagartos para levar até à praia dali a umas horas, ao que levei um “bien” audível e assertivo acompanhado pelo arrumar dos copos.
Voltámos ao café. Fiz questão de regressar à “esplanada”. Manuel ficou a tratar da vida dele. Entrei e fiz intenção de pagar as cervejas, como já não nasci ontem sabia que mencionar os copos de vinho seria ofensa, mas estendi a nota. Manuel, meio sério, olhou para o meu gesto e rosnou “é o primeiro lagarto que não paga cerveja, mas pela conversa e…por não ser lampião…é por conta daqui do portista.” Agradeci e respondi-lhe “Ah vai-me deixar levar assim o Rui Jorge sem pagar?”…como qualquer nortenho o melhor sinal de apreço é a ofensa e levei com uma caralhada de meia-noite…seguida com uma recomendação de que o melhor seria chegar a horas para levar a malta à praia, que “os lagartos não gostam de atrasos”. Ri-me e agradeci outra vez.
Já estava no carro e quando passei pelo café, levantei o braço a acenar e o Manuel também, mas o aceno era mais veemente que o normal, entendi que queria dizer mais alguma coisa e baixei o vidro. Passou-me uma garrafa do “esqueça os outros este é do melhor” para o assento e com o ar mais contente do mundo diz-me “leve lá e como um de nós vai ser campeão….já tem aqui qualquer coisa para comemorar como deve ser”. Barafustei encenando qualquer parecida com espanto pela oferta…mas depois ainda fui capaz de ripostar “olhe, vou beber com o Bruno à sua saúde. Manuel aproximou-se ainda mais da porta e já quase com a cabeça no interior disse-me em voz baixa “sabe, nenhum portista lhe vai dizer isto, mas sem saber o que vai acontecer no Sporting, quem me dera eu que o “meu presidente” tivesse um sucessor como o vosso…aquilo vai ou racha. No meu porto ia e ia muito bem, no vosso clube tenho as minha dúvidas….sempre foi mais galos que capoeira.
De caminho para a praia dei-me conta do que acabara de ouvir e do que é o meu clube aos olhos de outros. Um clube de conversa, de promessas, de morais e nobreza, de múltiplas personalidades, notáveis e “quintas”…um clube que se devora por dentro por ninharias e “estatuto”. Um clube que o Manuel prevê que regresse brevemente ao seu habitual depois de um tumulto qualquer de maus resultados e uma purga brazonada. No Sporting é cool e hipster dizer mal dos dirigentes…gente que o Manuel correria à stickada do bar, gente que não “é” de nada sem ser o seu próprio ego.
“Ó Manuel peço-lhe já desculpa, mas se eu for campeão não dedico a pomada só a si, vou estender a dedicatória a todos os cultos e sagazes antis que se levantam no início da época. Bem hajam palermas.”
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
22 Julho, 2015 at 7:23
faço questão de acompanhar-te nesse brinde!
22 Julho, 2015 at 7:42
Brindo e também eu irei ter umas palavras para todos aqueles que andam deste há dois anos a vaticinar o fim do Crónico e a irresponsabilidade do Garoto
22 Julho, 2015 at 7:53
Cheers!
22 Julho, 2015 at 7:56
Bem me pareceu que o nosso ‘Lion de plastique ‘ estava de vacances!
22 Julho, 2015 at 7:56
Saude, Kampaï, sloncha, santé, salud, salute, kippis, lichaïm, prost!! Este ano è nosso Sr Manuel!
22 Julho, 2015 at 8:05
Saúde amigo, até vai saber melhor
SL
22 Julho, 2015 at 8:21
O primeiro copo é para beber em Tondela.
Se o balneário entrar no mesmo esquema já temos uma nova função para o Palmelão: fornecer a pomada no final dos jogos.
Que seja de copo a copo até à bebedeira final no Marquês!
22 Julho, 2015 at 9:07
Por acaso o Palmelão “está a dever-me” (e a mais sportinguistas) umas garrafas de Moscatel de Setubal…
Eu explico…:
Há uns anos atrás, fazia parte de um espaço internáutico, o …” ForumSporting1906″ , onde se respirava sportinguismo e amizade…
Como todas as coisas boas, acabou…por “acabar”…!
Mas antes ainda fizemos muitos almoços, onde fomos “alimentando” o nosso sportinguismo e criando novas amizades…
Nalguns desses almoços tivemos convidados ilustres…
lembro-me por exemplo do nosso antigo jogador Hilário, num almoço no Montijo…
E em Leiria, o responsável pela Museu do Sporting naquerla linda e sportinguista cidade do Liz, o “leoníssimo” Bernardo Diniz e quem mais…?
Pois esse mesmo…: o Octávio Machado…
A bebida oficial do “ForumSporting1906” era a ginja de Óbidos (que alguns dos que por aqui andam também já conhecem…) e no final foram ofertadas garrafas em nome do 1906 desse óptimo licor de ginja, ao amigo Diniz e ao Palmelão…e foi nesse momento que “ficou a promessa”…: “vou mandar-vos umas garrafas do meu moscatel…”
Estás em falta aó Octávio…!!
Mas se ajudares o Sporting a ser campião já este ano…estás perdoado…!!
SL
22 Julho, 2015 at 9:47
Caro amigo,
como sei que não bebe bebidas alcoólicas eu com muito esforço e dedicação sou voluntário para provar o moscatel, por si 😀
22 Julho, 2015 at 10:19
Prontop eu aceitop esse “teu sacrificio”…é bem verdade
22 Julho, 2015 at 10:22
Bolas nem sei onde toquei e o comentário “desbroncou-se”…
Estava eu a dizer que aceito esse “teu esforço”…e que os amigos são para as ocasiões…!!
Mas quando for o próximo almoço da Tasca…tu vais ter de levar uns brancos das Gaeiras, para dares a conhecer aos amigos (e às amigas é claro…), esse precioso vinho da tua terra…!
Abr e SL
22 Julho, 2015 at 10:44
Encontrei este video http://videos.sapo.pt/AZJ8GfvBf4lqOJAz2FYg
22 Julho, 2015 at 11:38
É impressão minha, ou a primeira pessoa que se vê nesse vídeo é o nosso presidente?
22 Julho, 2015 at 11:57
Também me parece 🙂
22 Julho, 2015 at 12:32
acho que e ele mesmo uns anitos mais novo!
22 Julho, 2015 at 12:34
É sim senhor é o nosso Presidente…
Ele fazia parte do 1906 com o nickname “CapitãoAmérica”…
Este almoço foi se não estou em erro em Ponte de Sor e foi o unico em que eu não estive presente…
Foi bom rever ali amigos, o Veve, o Michel (o nosso alemão amigo da Sempre Leoa), o Pedrp Lanzinha, o Biglion, A Leonina e outros que já nem me recordo o nickname…
Foram tempos de muita amizade e leoninidade…
E digam lá se as nossas T-shirts não era lindas…?
SL
22 Julho, 2015 at 13:24
E já agora aproveito para colocar aqui o vídeo de um almoço em Castelo de Vide e nesse eu já estive também…
https://youtu.be/cPPalJ2sdLQ
E um outro dos chamados “Akecimentos do 1906″, que eram as nossas reuniões nas roulotes antes dos jogos…onde se despejava no final uma garrafita de ginja de Óbidos…”para dar pedalada” para o jogo…
Um vídeo do amigo Cidade um alentejano de Portalegre que fazia “asa delta”
https://youtu.be/zixHOBgwCl8
SL
22 Julho, 2015 at 11:25
E se ele(a)s gostam?
Depois bebem a pinga toda e não fica nenhuma para mim 😀
SL
22 Julho, 2015 at 10:09
Bom dia Max! Eu também pertenci a esse fórum e como o mundo é pequeno acabei por encontrar no dito fórum uma pessoa que pertencia ao Núcleo Sportinguista de Coimbra e que eu já não via fazia bastante tempo.
22 Julho, 2015 at 10:19
Então para si meu amigo, um abraço do Ti Max, que era assim como me tratavam nesse espaço onde se resopirava Sporting e amizade…
SL
22 Julho, 2015 at 10:31
Eu antes do cacifo, seguia e escrevia ~já com o mesmo acrónimo no http://www.forumsporting.com … penso q depois evoluiu para o http://www.forumscp.com.
No ” ForumSporting1906″ não me lembro de participar mas às vezes ia lá fazer umas consultas. Actualmente já só tenho tempo de vir aqui à Tasca e mesmo assim …
Quanto ao assunto em questão: sou grande apreciador de moscatel de Setúbal. Aliás, quando estou ai em PT e vou ver os jogos ao café da terrinha, acompanho quase sempre com um (ou 2 ou 3) moscatel. Ginginha também gosto. Aliás não sou esquisito 😉
22 Julho, 2015 at 19:58
MaxMartins, com a ginja de Óbidos fez-me recuar uns 45 anos! Tive que passar cerca de 2 meses em serviço (militar) nas Caldas e sempre que podia dava um pulinho a Óbidos.
Não consigo recordar o nome do bar (era mais adega) para onde ia com colegas, mas ainda há poucos anos, da última vez que por lá passei, esse bar existia. Boa ginja. Com elas!!!
24 Julho, 2015 at 14:19
É capaz de ser na Rua Direita (rua principal) o “Bar Ibn Errik Rex”
Foi nesse bar que começou a ser vendida era eu rapzola a ginja pelo dono (já falecido), o Montez…
Era um contador de histórias, e um “agradável aldrabão”…
Vendia também antiguidades num outro estabelecimento que possuia…
Contava-se uma história do Montez que parece ter sido real…
O Montez tinha uma caveira de adulto no estabelecimento e dizia para uns visitantes…:
Esta é a caveira do Napoleão e dito com a convicção que usava o Montez …ninguém se atreveri a duvidar…
Continuando visita, chegaram a uma mesa onde estava uma outra caveira, mas esta de criança… e diz o Montez…:
Esta era a caveira do Napoleão…
E diz um dos visitantes mais antentos…:
Mas então como é isso possível, ali atrás o senhor disse que aquela era a caveira do Napoleão…!
Ah pois disse, ripostou o Montez…:
Aquela era a caveira do Napoleão enquanto adulto e esta era a caveira dele quando era criança…!!
O Montez era mesmo assim…!!
Abr e SL
22 Julho, 2015 at 8:28
Brutal, muito bom…
22 Julho, 2015 at 8:32
Um tinto logo de manhã?
Esta tasca não é para meninos 😀
22 Julho, 2015 at 8:36
Saúde ! Excelente “estória” com muitas verdades pelo meio!
SL
22 Julho, 2015 at 8:48
junto me ao brinde 🙂 !!!!!!!!!!!! Sr. Manuel este ano é para nós !!!!!!
22 Julho, 2015 at 8:55
manel… tinhas que sair taberneiro.
na alemanha há mais sportinguismo, frança é muito demodé.
22 Julho, 2015 at 14:17
Olhe que nao.Amigo aminhatvpifou aqui en frança a muitos SORTINGUISTAS.SL
22 Julho, 2015 at 17:30
Olha, eu vim para França recentemente, por isso o índice de Sportinguismo aqui subiu significativamente. 🙂
22 Julho, 2015 at 9:11
Bom dia para a Familia da Tasca…
Boas férias para quem as tem (mesmo que as não tenha merecido…)…
Boa viagem para todos os que estão em viagem, inclusive para o nosso “Leão de Plástico”…e boas férias (e é bom que nunca esqueça que há uma viatura para conduzir…)
Abraço para todos/as…!!
SL
22 Julho, 2015 at 9:17
Muito bom!
Invariavelmente.
22 Julho, 2015 at 9:18
Allez Allez…
22 Julho, 2015 at 9:22
“com a tese da superioridade das gentes do norte, do trabalho e garra, do Pedroto, Artur Jorge, Bobby Robson e Fernando Santos, do aproveitamento do que os outros não dão valor.”
No “Porto de Pedroto”, nunca um Cacilhas de Carbonero aterraria nas Pedras Rubras nem haveria jogadores a fazer de modelos de castanho coco num desfile publico.
O Porto esta a perder a sua postura e lampionizar-se…c o s resultados a vista!
22 Julho, 2015 at 9:29
o porto à porto, onde só no porto se trabalha é uma cultura fascista que eles adoram.
se vai chegar a benfica ninguém sabe… é que o black-out (preto fora) foi inventado por eles.
22 Julho, 2015 at 12:06
Nem mais. No dizer de alguém, há pouco tempo, o fóculporto assemelha-se a um império tomado pelos bárbaros.
22 Julho, 2015 at 9:31
Bom dia!
Também ergo o meu copo, mesmo que normalmente não beba.
O melhor post dos últimos dois meses. Parabéns ao leão de plástico e boas férias…para ele e para todos os que delas desfrutam por estes dias (eu incluído).
Como Sportinguista residente no Porto, confirmo que os portistas, embora igualmente sobranceiros, são mais afáveis, compreensivos e empáticos que os lampiões. Com um portista dá para falar de bola sem bazófia, embora rematem sempre a conversa com um ‘no final, ganhamos nós’.
Talvez este ano façamos nós a festa. Eu acredito!
22 Julho, 2015 at 9:45
Grandeartista,
não é “Eu acredito!”, com o novo acordo ortográfico versão JJ diz-se: Eu acardito! 😀
SL
22 Julho, 2015 at 11:59
Peço desculpa, meu caro! O meu Jesuês está enferrujado 😉
SL
22 Julho, 2015 at 9:44
Muito bom, acompanho no brinde agora e espero que também no futuro.
Salut e Saudações Leoninas.
22 Julho, 2015 at 9:48
Epá, isto fez corar de inveja qq blogue cor de rosa desta vida com o dia a dia de uma qq personalidade nas suas viagens 🙂 No offense.
“E o Bruno de Carvalho…você não acha que exagera, que qualquer diz o homem não acaba com o clube?” Passei os seguintes 10 minutos e dois copos a fazer uma mini-campanha leonina, ou se quiserem uma AG do Sporting condensada”
Isto é tão bom e o um pequeno resumo dos meus ultimos dois anos entre colegas no trabalho, amigos chegados e familiares. O mais incrível é esta “campanha leonina” é necessária tb para Sportinguistas…
22 Julho, 2015 at 10:19
O que mais me custa é ainda ouvir Sportinguistas (se calhar esses sim são lagartos) que acham que o Presidente é só bazófia !
Dos clubes rivais é para o lado que durmo melhor…mas pessoal que se diz do Sporting ser contra este presidente, sinceramente não entendo !
22 Julho, 2015 at 10:59
« O mais incrível é esta “campanha leonina” é necessária tb para Sportinguistas…» Dizes bem. Também ergo o meu copo para a saudação.
Trabalhei 1 ano destacada em Tabuaço, uma terrinha lá bem no meio das serras. Havia razoáveis Sportinguistas mas a maioria era lampião e contra o que eu pensava, pois era norte profundo, alguns portistas. Entre os porcos e os lampiões era uma guerra pegada e não é que eu Sportinguista passava incólume entre os pingos de chuva. Portanto não me admira que o Manel tivesse recebido muito bem o Leão de Plástico. SL
22 Julho, 2015 at 11:45
Normalmente os leões são sempre boa gente com boa conversa.
A facilidade com vemos as coisas e assumimos os nossos próprios problemas.
Se há coisa dificil de gerir é a bazófia nos lampiões e a passividade dos tripeiros perante tanta falcatrua assumida.
22 Julho, 2015 at 9:49
Detesto o FCP e os seus simpatizantes, que para mim são uns lamps wannabe.
Claro que como em tudo ha exceções.
22 Julho, 2015 at 9:59
Um brinde !!
22 Julho, 2015 at 10:09
É bom começar assim o dia… eu que nem bebo, hoje abro uma excepção, tchim tchim Leão de Plástico.
22 Julho, 2015 at 10:21
O porco atual já não assusta.
– perda do dominio da APAF para os carnidenses
– dom bufas a já não ter o mesmo poder de antigamente
– Administradores da SAD em guerra e a quererem suceder ao dom bufas
– Perda da mistica porquista no balneário
– Negócios de milhões e a SAD sempre com prejuizos (€€€ desviados)
– Dependência da Doeyn e Mendes
No porco antigo nunca um Casillas e a sua dama teriam vindo. Primeiro porque não é superior ao Helton e facilmente comprariam um GR de nivel semelhante ou melhor por menos de metade do preço. Segundo porque o porco antigo era o contrário de mediatismo. A SAD vai ter uma percentagem nas entrevistas às revistas cor-de-rosa da dama do Casillas?
Sinceramente, quero é que o porco se espete ao comprido mais uma vez e aquela merda rebente toda.
Se fosse eu, certamente não teria a paciência do Leão de Plástico, quando o gajo não gostou da conversa do Tapie, eu tinha-lhe dito que a unica diferença entre o Tapie e o dom bufas, é um viver em França e ter sido punido e o outro viver em Portugal e passar impune. Porque a grande verdade é que os dois são uns corruptos.
22 Julho, 2015 at 10:26
Muito Bom!! Muito bom mesmo!!
Eu percebo bem o que o Manuel diz…vamos ver como vão correr as coisas mas que o BdC no porco seria um herói não tenho duvidas! No Sporting tudo é mais difícil…
PS: Bilhete para a Supertaça comprado! Falta-me tê-lo na mão que é o meu irmão que tem! Fds….tou em pulgas!! Se o JJ entra a ganhar é o fim do mundo em cuecas….eles andam doidos para nos deitar a baixo….
22 Julho, 2015 at 10:30
Num mundo perfeito alguns tocatones que gostam de camarotes a norte liam , percebiam e mudavam.
No nosso, enfim.
Muito bom post, fantástico e brilhante.
22 Julho, 2015 at 10:35
mais um brinde daqui, que história deliciosa pela manhã!
SL
22 Julho, 2015 at 10:41
“E o Bruno de Carvalho…você não acha que exagera, que qualquer diz o homem não acaba com o clube?”
Sabem o que é mais engraçado nisto!
Ouço Sportinguistas e Lampiões afirmarem que o Porco está por um fio e que vai rebentar!
Ouço Lampiões e Tripas a dizer que o Sporting está por um fio e que o BdC vai acabar com o clube!
Ouço Sportinguistas e Tripas a dizer que o orelhas e a lavandaria estão por um fio e que vai rebentar a qualquer momento…
Isto já pai desde há 5/6 anos para cá….todos os anos é o all in de todos aos olhos dos rivais…
22 Julho, 2015 at 11:18
E já cá moram dois bilhetes para dia 9 🙂
22 Julho, 2015 at 12:04
🙂
Também já tenho! 😛
22 Julho, 2015 at 12:24
E o meu também cá mora após a negociação “caseira” 🙂
O segredo foi falar sempre em Dia 9 e nunca em Domingo!
Ontem descobriu que era Domingo e não no Sábado…. passou-me a mensagem que se soubesse que era Domingo não tinha cedido. Mas eu falei sempre a verdade….referindo sempre apenas dia 9!
Por isso dia 9 lá estarei no Sector S18 (acho eu)! 20 € Central mais chegada ao canto 🙂
22 Julho, 2015 at 12:32
Põe -te é a pau, se ela não vem aqui à tasca!
Apanha -te as manhas!!
22 Julho, 2015 at 12:48
É da outra “cor” 😛
Claro que disse que também gostava de ir e tal e eu disse que por mim era com todo o gosto, mas só ia conseguir 1 bilhete (e de facto é a verdade)
22 Julho, 2015 at 12:40
🙂
Eu e mais 3 tasqueiros vamos estar no S17.
E espero que o Cherba Tov se lembre de criar um post de boleias. Senão tenho que vir a pé…. 🙁
22 Julho, 2015 at 12:46
Põe-te a pau que qualquer dia ela nao encontra um “amigo”….;-) Spik da tru from de bagining!!
22 Julho, 2015 at 13:51
É dia 9 que perco a vergonha e vou conhecer todos os tasqueiros…. Ó Z! Anda cá ver isto ! 🙂
22 Julho, 2015 at 14:03
És tu e eu que conheço pouquissimos. hehe
22 Julho, 2015 at 11:22
Tchim-tchim!!! Ganda Javardeiro!
22 Julho, 2015 at 11:54
Ainda ontem recebi a visita de um primo «franciú». Veio com a mesma conversa. Que as contas do SCP andavam a ser investigadas (efeito da europutada), que tínhamos descoberto petróleo em Alvalade, que o Sobrinho Couto roubou o BES para andar a meter dinheiro no clube, que após a supertaça íamos todos enfiar o rabo entre as pernas. Mas o engraçado, é que o meu primo, super bem (des)informado, ainda acreditava que o craque venezuelado ia fazer furor com a camisola do boifica. Tive de o informar em directo que o gajo tinha sido emprestado ao Tondela.
22 Julho, 2015 at 11:56
Digam lá se a campanha de propaganda e desinformação lampiónica não funciona bem?
22 Julho, 2015 at 12:47
E estranho que todos os emigrantes sao os primos “do pais onde vivemos”…eu sou o prima belga…fico mesmo F….com isso de cada vez que visito a familia em Portugal!!
22 Julho, 2015 at 14:19
Patrício 😀 eu já fui emigrante em França 😀
22 Julho, 2015 at 15:20
A partir de hoje ès o meu primo franciu!!;-)
22 Julho, 2015 at 11:25
Às vezes apanhamos com uns “encontros imediatos” com seres de outras galáxias, é um facto… então quando vou ao barbeiro, como me aconteceu hoje… ui. É cada ave…
22 Julho, 2015 at 11:36
Grande texto (mesmo em vacances) e detesto o FêCêPorco (representa, ainda mais que o Carnide, tudo o que é mau no futebol moderno).