Às vezes é preciso ir para longe para entender o que está mesmo à nossa frente. Sentei-me numa esplanada, bom na verdade eram apenas 6 ou 7 cadeiras à porta de um café. Pedi uma imperial da melhor forma que consegui. Na atrapalhação de um francês de algibeira com sotaque meio espanholado, o senhor que eu julgava gaulês de gema, manda-me à fava e cumprimenta-me com um belo “deve pensar que passa por estrangeiro…”
Manuel Sorvinha, ou Survina…o sotaque beirão-provençal despistou-me. “França, desde os 12 anos amigo” diz-me levantando a cabeça e olhando para cima como que vendo os anos passar nas nuvens do céu. Abano a cabeça assentindo o implícito lapso de tempo escorrido até ao presente. Pergunta-me o Manuel de onde venho. Lisboa. “Ah…ninguém é de Lisboa companheiro. Aquilo é tudo gente que vem de todo o lado e acaba ali”. De certa forma compreendo o que diz, embora certas comunidades de Alfama, Mouraria e afins não me pareçam encaixar no compêndio demográfico do nosso emigrante.
Depois de 2 ou 3 clientes atendidos com “vin” que eu não recomendaria, vem com redobrada energia para prosseguir o seu, o melhor, o meu reconhecimento. Olho para um puto que acaba de entrar com a camisa branca personalizada nas costas com o nome Gignac. “Sabe, aqui toda a gente é do Marselha, o Olympique…mas desde o tempo do Tapis que não os suporto”…mais ou menos como o Porto em Portugal digo-lhe, mas a observação caiu mal ao meu comparsa. Muito mal. Descobri da forma mais rápida que dizer as verdades a um afável dono de café perdido no meio do sul da França…pode dar direito a ter de ir às caves conhecer “a sala de jogos”. Numa parede cheia de cachecóis estavam uns bom 20 do porto e quase todos os adversários europeus que o clube enfrentou na Europa. Manuel fez questão de exibir a sua memória fazendo corresponder cada cachecol à data do confronto.
“Então e dos grandes rivais?” fiz o esforço para ser diplomático na pergunta. “Já vi tudo, o meu amigo é lampião”. Explico-lhe o grau de ofensa que tinha cometido…e perante a exclusão de partes, olha para mim e levantado um sobrolho “Ó diabos, temos lagarto!” Respondi-lhe “Nunca junte diabos e lagartos na mesma frase…” mas confirmei que na sua sala de homenagem tripeira tinha entrado um leão. Para meu espanto mostrou-se simpático e até interessado em continuar a sua explanação sobre o que estado actual do futebol português. Ouvi a teoria toda, não era nova, já todos levámos com a “ariana missão do Fuhrer Pinto da Costa”…com a tese da superioridade das gentes do norte, do trabalho e garra, do Pedroto, Artur Jorge, Bobby Robson e Fernando Santos, do aproveitamento do que os outros não dão valor.
Dei sinais evidentes que a concepção estava sinceramente desactualizada e inseri na conversa um ou outro Adrian, administradores da SAD com participações em passes de jogadores e claro…as Doyens e a repartições de poder nas barbas do Fuhrer. O coitado do Manuel entendeu que a bisca afinal era poker e mudou o chip de conversação. Talvez para fazer um reset no diálogo serviu-me “do bom” e fez-me a pergunta para “um milhão de dólares”:
“E o Bruno de Carvalho…você não acha que exagera, que qualquer diz o homem não acaba com o clube?” Passei os seguintes 10 minutos e dois copos a fazer uma mini-campanha leonina, ou se quiserem uma AG do Sporting condensada. O Manuel sorriu e serviu-me do “ainda melhor que o outro”. Para minha enorme surpresa mostra-me no telemóvel uma fotografia da neta, uma pequena habitante de Bordéus que elegeu o clube do pai. Vestida com a verde e branca, a miúda “puxou ao meu genro que é lagarto ferrenho e venceu a luta” pela afiliação clubística da Dorothy.
Manuel perdeu a luta, mas não de forma total, afinal “não tinha acabado com um lampião na família, isso é que não…”. Ainda sugeriu um “esqueça os outros, este é do melhor”, mas eu expliquei-lhe que tinha um carro com mais 2 lagartos para levar até à praia dali a umas horas, ao que levei um “bien” audível e assertivo acompanhado pelo arrumar dos copos.
Voltámos ao café. Fiz questão de regressar à “esplanada”. Manuel ficou a tratar da vida dele. Entrei e fiz intenção de pagar as cervejas, como já não nasci ontem sabia que mencionar os copos de vinho seria ofensa, mas estendi a nota. Manuel, meio sério, olhou para o meu gesto e rosnou “é o primeiro lagarto que não paga cerveja, mas pela conversa e…por não ser lampião…é por conta daqui do portista.” Agradeci e respondi-lhe “Ah vai-me deixar levar assim o Rui Jorge sem pagar?”…como qualquer nortenho o melhor sinal de apreço é a ofensa e levei com uma caralhada de meia-noite…seguida com uma recomendação de que o melhor seria chegar a horas para levar a malta à praia, que “os lagartos não gostam de atrasos”. Ri-me e agradeci outra vez.
Já estava no carro e quando passei pelo café, levantei o braço a acenar e o Manuel também, mas o aceno era mais veemente que o normal, entendi que queria dizer mais alguma coisa e baixei o vidro. Passou-me uma garrafa do “esqueça os outros este é do melhor” para o assento e com o ar mais contente do mundo diz-me “leve lá e como um de nós vai ser campeão….já tem aqui qualquer coisa para comemorar como deve ser”. Barafustei encenando qualquer parecida com espanto pela oferta…mas depois ainda fui capaz de ripostar “olhe, vou beber com o Bruno à sua saúde. Manuel aproximou-se ainda mais da porta e já quase com a cabeça no interior disse-me em voz baixa “sabe, nenhum portista lhe vai dizer isto, mas sem saber o que vai acontecer no Sporting, quem me dera eu que o “meu presidente” tivesse um sucessor como o vosso…aquilo vai ou racha. No meu porto ia e ia muito bem, no vosso clube tenho as minha dúvidas….sempre foi mais galos que capoeira.
De caminho para a praia dei-me conta do que acabara de ouvir e do que é o meu clube aos olhos de outros. Um clube de conversa, de promessas, de morais e nobreza, de múltiplas personalidades, notáveis e “quintas”…um clube que se devora por dentro por ninharias e “estatuto”. Um clube que o Manuel prevê que regresse brevemente ao seu habitual depois de um tumulto qualquer de maus resultados e uma purga brazonada. No Sporting é cool e hipster dizer mal dos dirigentes…gente que o Manuel correria à stickada do bar, gente que não “é” de nada sem ser o seu próprio ego.
“Ó Manuel peço-lhe já desculpa, mas se eu for campeão não dedico a pomada só a si, vou estender a dedicatória a todos os cultos e sagazes antis que se levantam no início da época. Bem hajam palermas.”
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
22 Julho, 2015 at 11:39
Conclusão:
Se querem passar umas férias “descansadas” o melhor é nem falar de bola.
Os emigrantes são ainda “piores” do que os de cá, e muitas vezes defendem cegamente aquilo que porventura não conhecem tão bem.
Guilty as charge… 😀
22 Julho, 2015 at 13:12
O melhor é ir para o Algarve, é só ingleses e o futebol de lá é mais interessante do que a fantochada de cá !
22 Julho, 2015 at 13:13
“vá para fora, cá dentro” = Agosto + Algarve
22 Julho, 2015 at 11:40
OFF topic: Alguém de Évora por aqui?? é que o meu companheiro de guerra este ano não vai comprar gamebox e vai fazer-me falta um companheiro para as deslocações…
22 Julho, 2015 at 11:47
Podes sempre tentar o 44 🙂
22 Julho, 2015 at 11:51
É caso para dizer o velho dito mais vale só…hehehe!
22 Julho, 2015 at 11:51
Esse nao que é lampiao
22 Julho, 2015 at 11:51
eheheheh
22 Julho, 2015 at 11:41
Belo post. Mostra bem aquilo que temos de ouvir dos antis todos os dias, que o bruno é isto e aquilo, que vai acabar com o clube, que é outro vale e azevedo. Nos sabemos que temos um grande presidente, mas confesso que me incomodam esses comentarios. So ha uma forma de os calar, que é ganhando. Vamos a eles!!!
22 Julho, 2015 at 11:51
Esses comentários têm um pouco a ver pela entrada do Bruno neste lamaçal.
Foi a pés juntos, até pode ter virado uns quantos, mas acabou por jogar a bola. Levou uns cartões, mas cá anda e para ficar. Tenha ele paciência e o nosso apoio.
A CS claro que não ajudou, pq o realce dado a algumas frases, o tema “fetiche” dos contratos, serviu para vender e nos denegrir.
Enquanto o Vieira e PC são protegidos (por medo ou por interesses), o BC (pensavam eles) seria o alvo fácil.
Resultado: Apesar de gordo (ou anafadinho para uns), desvia-se com uma grande pinta…
22 Julho, 2015 at 11:56
E digo mais. Vai sendo hora de aumentar o salario do presidente e aproveitar para subir a clausula de rescisao hehehe 😀
22 Julho, 2015 at 12:09
O gajo é tão mau, achas que alguém lhe pega?
22 Julho, 2015 at 11:50
E essa do “se fosse lampião é que era mau” ou “é lagart tá-se bem, nao gosto é dos tripeiros” tambem tem de acabar. Quando sou tratado assim nao consigo evitar sentir-me uma especie de corno-manso da bola
22 Julho, 2015 at 12:18
Por acaso até é porque acho o lampião o ser mais desprezível que existe e ninguém pode com eles, às vezes até eles próprios.
22 Julho, 2015 at 12:25
+1000
22 Julho, 2015 at 12:31
O Homem é emigrante e por isso desconhece a realidade cá do burgo.
Mas nota-se (pelo menos tenho notado) que o paradigma mudou e que os bimbos já nos olham de outra forma! É que agora ganhamos e jogamos para Ganhar!! E ainda por cima o Bruno quando entrou foi logo para cima deles!
Mas o que emigrante disse no final é uma grande verdade!!
Eles (bimbos) dizem da boca para fora que o Bruno é isto e aquilo, mas lá no fundo o que ele têm é Inveja, pois queriam um “Bruno” a Presidente no clube deles!
Sabem bem que com Bruno o paradigma mudou e ainda só estamos a “gatinhar”… Quando começarmos a “morder a sério” (ganhando Campeonatos) vão ver o “ódio” dos lampiões e bimbos a crescer ainda mais!
Eu adoro quando os rivais dizem mal e fazem ataques de baixo nivel! É sinal de falta de argumentos e que realmente existe temor da parte deles!!
Dia 9 é para ganhar ou….. Ganhar!!
22 Julho, 2015 at 11:52
Em relação ao jogador rúben semedo, espero que o actual Sporting tenha em consideração o comportamento passado do jogador e pondere bem se lhe deve dar mais oportunidades.
Isto nunca vou esquecer:
http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/detalhe/junior-do-sporting-causa-polemica-apos-afirmar-que-e-do-benfica.html
22 Julho, 2015 at 12:05
Vale o que vale. Os jigadores da bola sao assim. Quem foi que disse estas 3 frases: “devo tudo ao meu sporting”, “devo tudo ao meu norte”, “devo muito ao meu besiktas”… deixo uma pista: é um caloteiro porque devea toda a gente!!
22 Julho, 2015 at 12:07
O problema é que já ocorreram diversos episódios com o dito.
No mínimo, 3!
22 Julho, 2015 at 12:10
Olhando para a carreira dele e para o que podia ter sido é caso para dizer que deve muito pouco…hehehe
22 Julho, 2015 at 12:18
Hoje fala-se no Afellay?!!!
Então mas o Carrillo não fez juras de amor?
O BC não acedeu ás suas pretensões para renovar contracto?
Mais um extremo?!
22 Julho, 2015 at 12:28
As juras de amor são um prenúncio. Não necessariamente bom, não necessariamente mau…
22 Julho, 2015 at 12:43
Espero que renove, apesar de gostar do Carrillo, é um jogador que irrita qq um, gostava de ver o que é que ele faria sobre a batuta do Meste Jesus.
O Afellay se estiver completamente recuperado da lesão é um óptimo jogador para o campeonato nacional. Ficavamos é com extremos a mais.
22 Julho, 2015 at 23:10
Afellay, “em bom estado de conservação”, é um bom jogador, experiente, mas…
achas que é um jogador ao alcance do Sporting?
Custou muito ao Conselho Directivo (é o que penso) trazer o Sporting/SAD ao ponto em que está (estava há 3 semanas, em 30 Junho).
Mas passa pela cabeça de alguém que, de repente, lhes deu “uma coisinha má” e iam pôr em risco tudo o que conseguiram nestes 2 anos?
Vocês dizem que confiam, mas creio bem que tendes uma mão direita que não confia na esquerda…
22 Julho, 2015 at 12:42
Afellay é mais um falhado como o Labyad, não o queria nem dado.
22 Julho, 2015 at 12:46
Um falhado??? Não me parece!
22 Julho, 2015 at 13:32
Olha que é…
22 Julho, 2015 at 14:03
+1!
22 Julho, 2015 at 23:13
Falhado, talvez não seja, mas um cliente dos fisioterapeutas, talvez seja.
No tempo do sr Lopes, com a dupla Duque/Freitas, tivemos alguns assim… e deu no que deu.
22 Julho, 2015 at 12:21
Como sabe bem ouvir as criticas dos adversários, significam que estamos no caminho certo!
Tanto manel que anda por aí a querer o mal do vizinho quando o seu já vem a caminho, manel, manel…
Recuperámos a identidade, o equilibrio financeiro, as vitórias em Taças, agora só faltam as vitórias nas Supertaças e nos Campeonatos!
Somos mais que um clube!
22 Julho, 2015 at 12:25
Não tenho dúvidas nenhumas que, se pudessem, muitos andrades e lamps escolheriam um líder como BdC para o futuro dos seus clubes. Alguns já me confessaram isso, envergonhadamente. Compreendo-os perfeitamente, afinal de contas, é uma verdadeira pedrada no charco do futebol português.
É jovem, apaixonado, ambicioso e tem energia que nunca mais acaba.
E tem tanto de teimoso, como de bom gestor. E isso, para eles e para alguma CS é assustador. Para nós, é a garantia que o Sporting vai ressurgir, mais forte do que nunca.
22 Julho, 2015 at 12:25
Um tupperware “este é do melhor” logo de manhã. Muito bom.
Durante muitos anos discuti futebol ao vivo quase só com andrades. Hoje discuto futebol ao vivo maioritariamente com lampiões. Tenho saudades…
22 Julho, 2015 at 12:26
Tchim-Tchim
Boa posta.
“E o Bruno de Carvalho…você não acha que exagera, que qualquer diz o homem não acaba com o clube?” Passei os seguintes 10 minutos ….
Uma luta quase diária que também tenho… mas quando é com Sportinguistas que vêm com essa conversa, penso que a maior parte no fim já começa a ficar desintoxicada. Quanto são de outros clubes, só mostra o medo com que eles estão….
22 Julho, 2015 at 12:28
“…mas se eu for campeão não dedico a pomada só a si, vou estender a dedicatória a todos os cultos e sagazes antis que se levantam no início da época. Bem hajam palermas.”
O melhor estava guardado para o fim!!!
E eles já “andem” ai !!!
22 Julho, 2015 at 14:40
Excelente história e que prova o respeito que começamos a ter (embora ainda timido ou desconfiado)
22 Julho, 2015 at 15:15
Grande post Ldp!
22 Julho, 2015 at 17:15
eu brindo a isso Javardeiro
22 Julho, 2015 at 17:56
Esta crónica do Leão de Plástico, vem demonstrar o nível a que a propaganda contra o Sporting, na pessoa do seu presidente, está a atingir os seus objectivos.
“E o Bruno de Carvalho…você não acha que exagera, que qualquer dia o homem não acaba com o clube?” esta frase traz consigo uma ideia transmitida pelos meios propagandistas e chega não só à lampionagem e morcoagem , em Porugal e no estrangeiro, como até a alguns adeptos Sportinguistas, conforme quase todos já pudemos constatar.
Como é que se pode transformar alguém que pega num clube à beira do abismo, o resgata da sarjeta e dá-lhe um novo amor próprio, num coveiro? É bom que nos lembremos disto e deixemos de pensar que o carnide está a fechar as portas ou que os bufeiros estão a morrer. Nunca menosprezar o adversário é o melhor caminho para os pudermos vencer, porque vencer é o que queremos e só quando isso suceder é que eu vou brindar.
Com um branco das Gaeiras, um tinto da Sanguinheira, um moscatel de Setubal, ou uma ginjinha de Óbidos. Não menosprezando todos os outros bons nectares deste país.
22 Julho, 2015 at 18:30
Excelente, excelente!
22 Julho, 2015 at 23:20
Haja calma. E união. E muita sorte nestes primeiros jogos, com o que se vai passar dentro de campo e nos bastidores.
Se conseguirmos vencer as primeiras ondas, estou convicto que os anti vão começar a sobressaír como tal e, portanto, irão perdendo credibilidade.
Os sportinguistas só têm que estar unidos (porra, somos muitos, mesmo muitos!) e cerrar fileiras à volta do essencial.
O resto virá por acréscimo.
23 Julho, 2015 at 11:01
Só consegui ler hoje!
Bela partilha…
Quanto ao conteúdo, também não tenho duvidas que o sonho dos corruptos e do próprio PdC era ter BdC como sucessor, certamente se reve nele, mas… azar!
É nosso, vai levantar o clube, po-lo no caminho do sucesso e lá em cima cuidem-se que não vai ser bonito! Nunca é a segur a uma ditadura…
Sporting Sempre
Ps: ai se o Leão de Aço vê que andas a utilizar a expressão Lagarto…