Nem de propósito… Pouco antes de entrar no barbeiro para a “tosquia” do mês, leio de forma apressada mais uma marmitada do nosso Leão Plastificado. No barbeiro um gajo sujeita a ouvir de tudo. Geralmente ouvimos sempre falar de bola, política, bola, bola, bola, politica, religião, bola, bola bola. Hoje até calhou de ouvir falar dos “pretos” que andam a tomar conta do Martim Moniz, e de como deviam voltar para a terra deles! Giro… A pensar assim, Gil Eanes, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, Diogo Cão nem tinham passado das docas. Tempos em que este pequeno país foi, de facto, uma potência mundial. Enfim, ouve-se de tudo.
Regra geral (11 em cada 10 vezes, pelo menos…) vou ao mesmo barbeiro há anos (aliás, arisco dizer que a maioria do pessoal troca mais vezes de parceiro que de barbeiro. Fidelidade maior que ao nosso barbeiro, só mesmo ao nosso clube). Hoje não foi excepção… Não será por acaso… também ele é Leão dos sete costados. Estamos em casa, como diria o outro.
Chego cedo e já tenho duas/três pessoas à minha frente. Tudo normal. Já pouco antes de chegar, começo a ouvir um sujeito a falar em “alta voz”… Penso para comigo “Eishhhh… Oh sorte, temos lampião. Só pode. E logo de manhã?! Enfim… Coragem, Sampaio!”. Não me enganei.
Toca de “abancar” no exterior do estabelecimento de forma a não ferir a minha sensibilidade auditiva com tamanhas “bujardas” matinais. Um homem não é de ferro… e levar logo de manhã com lampiões a zurrar já é indicio que não augura nada de bom.
“Boa!” – penso eu… o “infame” lãzudo retira-se (aparentemente vai buscar o jornal da casa para os clientes lavarem as vistas enquanto não lhes toca a vez). “Finalmente, um pouco de sossego” – murmuro comigo mesmo enquanto me esgueiro para o interior onde vislumbro um lugar para me sentar, e aguardo a minha vez.
“Bom… já era o sossego!” – Lampião de volta. Pelo menos traz dois jornais. Assim evito passar cartão e vou-me entretendo enquanto aguardo para me sentar no “trono”…
Folheando o JN… «Adelino Caldeira ganha processo contra BdC» (lembram-se da supertaça de andebol jogada no Algarve?! É isso). Penso comigo: “Safoda… percamos nós muitas dessas. Tem mesmo cara de grunho o fdp do Adelino…”
Folheando o Rascord (Foda-se, esqueci as pinças em casa. O gajo aqui tem luvas mas é para lavar cabeças. Ora, porra. Vai ter mesmo de ser à mão. Paciência)… «Jesus controla tudo», capa de jornal. “Olha a novidade! Claro que sim, controla tudo… e o despota do BdC fica a assistir e a bater palmas. Estes fdp sempre com a mesma merda de conversa” – Isto enquanto o lampião ia-se entretendo com os outros fregueses. Sim, que eu, nem olhar direito para ele conseguia… e bem que me aguentei para não lhe dar o nó cego no Teco e no Tico (Sim, sou um optimista… ainda sou daqueles que pensa que os lampiões tem dois neurónios). Mas para isso está lá o amigo Tonito… Ele não corta só cabelo. Às vezes corta orelhas e rabos, quando a faena se proporciona…
Bem, folha para atrás, folha para a frente, lá vou ouvindo em pano de fundo (nem tão fundo, porque quando se trata de lampiões eles adoram ouvir-se a eles mesmos, por muita merda que digam), a verborreia que teima em sair da boca do bicho. Chega a ser impressionante, de facto… enfim, como diria o Octávio: “Vocês sabem do que estou a falar”…
Não esperem que vos diga o que o tipo ladrava… não me peçam isso. Tenho a “estranha” reacção de, assim que identifico e confirmo a presença um jactante lampião, deixar de ouvir. Não sei se vos acontece, mas comigo é quase fatal. É quase tão inevitável como eu não poder encostar uma peça vermelha ao corpo. Não consigo. Deixa-me com os nervos em franja e irritado mais depressa que um Aventador vai dos 0 aos 100…
A minha mulher diz que o vermelho me ficava bem porque como sou para o clarinho… “Tu queres ver-me doente, é?!” – questiono sempre que vem com essa conversa. Eh pá, não me ofereçam nada – PORRA, MESMO NADA – que seja vermelho. A não ser que me queiram ver a ser desagradável convosco… ai sim.
Eh pá, não consigo… Há quem seja intolerante à lactose, ao glúten, ao pólen, etc, etc… Eu sou intolerante ao vermelho. Ponto. A minha sogra ficou a saber da pior maneira… Ela não sabia que a coisa era tão extrema mas eu, munindo-me duma extraordinária faceta diplomática, tendo em conta a “gravidade” da situação (estamos a falar de sogras, vocês sabem), consegui, sem perder a cabeça, agradecer mas recusar o presente (polo vermelho). Posso-vos dizer que passados uns tempos, a querida (não estou a ser irónico!) ofereceu-me um polo verdinho, verdinho, com um Leão amarelo no lado esquerdo do peito. E vocês acham que foi fácil para ela encontrar? Nada! Interessa é que ela percebeu a mensagem… 😀
Voltando ao lampião…
É impressionante. É impressionante quão facilmente (e justamente, acrescento) se consegue estereotipar o lampião. Geralmente é um gajo rude, irritante, mal e hiper falante (falante, não… gritante), mal informado, desagradável, faccioso, irascível, egomaniaco, megalomano, sem capacidade argumentativa, autoritário… Olhem, tudo o que um gajo não quer encontrar pela manhã.
Apesar do meu défice de atenção subir à medida que a intensidade de lampionice se agudiza no discURSO, consegui identificar alguns temas tão do gosto do “common lampion”. A saber… Cornos, putas, Carnide, paneleiros, deitar abaixo Sporting… Estão a ver a capacidade discursiva do animal? É isto… Então quando lhe ouvi dizer que o Abramovich queria ir para o Manchestar… ali, perdeu-me de vez.
Entrei em modo autista…
E é nestas alturas que eu penso: “Eh pá, Sampas… como é que tu ainda consegues viver num país com tantas aves raras destas?!”… Ao que me respondo: “Sabes, camarada,… só mesmo gostar muito deste país e do Sporting para conseguir. Há muito para fazer de bom. Mas tens razão, quando dizes que este país é do melhor que há neste mundo, só precisava de menos uns milhões para ser um paraíso”.
Despeço-me do Tonito com ar condescendente. Agradeço-lhe a tosquia e desejo-lhe um bom dia de trabalho. Ao que ele retribui e solta, revirando os olhos para cima mas com um sorriso malicioso, um discreto: “É preciso ter muita paciência…”
Como eu te compreendo, Tonito…
Bendita camisola que o meu pai um dia se lembrou de comprar numa feira qualquer em Portugal e levou para a Venezuela para eu usar ainda era eu muito puto… Esta será certamente uma das coisas a que terei de ficar grato para toda a vida. Foi o empurrão que viria a ser determinante para ser o homem que hoje sou. O Sporting não é só um Clube… É uma maneira de viver e de estar diferente. Tenho provas disso TODOS os dias. E quem vos disser o contrário, ou não sabe o que diz ou é pura inveja. Claro que há umas ovelhas tresmalhadas… mas esses são certamente lampiões não assumidos que tem dificuldade em assumir-se.
Por mim, sou Leão por dentro e por fora. Lagarto… o caralhilho (leva logo um sermão quem me tratar assim)… LEÃO!
ESCRITO POR Ricardo Sampaio
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
22 Julho, 2015 at 23:14
Confrade tasqueiro como o compreendo tão bem!
22 Julho, 2015 at 23:26
Atenção que o Adelino não ganhou nada…a queixa foi arquivada por falta de provas (para variar!).
Interessante que agora já se inverte as histórias…primeiro era o BdC que gostava muito de aparecer mandava em tudo… Agora para”picar” o BdC querem passar a imagem de que o JJ é que controla tudo enfim…estratégia que começou com aquele Rodolfo quando JJ foi ao “Play-off”.
Sei que é um pormenor mas quase que aposto que BdC vai continuar no banco nesta época!
22 Julho, 2015 at 23:35
Olhem sabem uma coisa…?
Só há uma coisa vermelha que eu suporto…:
– Um bocadito (não muito) de melancia…!!
De resto…
vade retro satanás…vermelho nem vê-lo…!
SL
22 Julho, 2015 at 23:45
Bem bom com este calor sabe mesmo bem.
Nem as melancias gostam de vermelho… se assim nao fosse… eram vermelhas por fora e verdes por dentro!!!
Ahahahahah 🙂
23 Julho, 2015 at 0:29
Max, não se apoquente mais… Parece que já há melancias amarelas! 😐
24 Julho, 2015 at 14:08
Eu conheço e brancas…comi-as há quase 50 anos em Moçambique…!
Abr e SL
23 Julho, 2015 at 3:07
Há mais coisas boas que vêm em vermelho…
https://deniswesley.files.wordpress.com/2011/03/pcp_flag.jpg
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQwtClB6RpJtj5vxR1R-S29FKJeMN3GeAtZ2kj0bVRhyJbKyt5F
23 Julho, 2015 at 8:32
Realmente são uns belos azulejos.
23 Julho, 2015 at 14:52
O único que vermelho que suporto é o vermelho tinto !
22 Julho, 2015 at 23:37
Os Lã-zudos irritam-me profundamente. Quando estou por perto e eles começam a ladrar entre eles ou contra uma parede, sinto-me burro e tento afastar-me asap porque não dá para “entrar numa conversa por definição” se não estou certificado para tal.
22 Julho, 2015 at 23:45
Joaquim rita: O principal responsável pela lesão do William é ele próprio.
4 palhaços na Sic que anteveem tormentas e nuvens negras para os lados de Alvalade. O melão é lixado.
Não sei se ria ou se chore.
22 Julho, 2015 at 23:47
nem ligo já… e eu chorar por esses ridículos nunca… mas gostava de por alguns deles a chorar!!!
23 Julho, 2015 at 0:20
O Joaquim Rita fode com paneleiros no Parque Eduardo VII, não é para levar em conta o que diz.
23 Julho, 2015 at 0:28
Faltava lá o “meu” Tonito para fazer a tosquia a esses lãzudos… 😀
23 Julho, 2015 at 0:02
Muito bom…um grande texto do Javardeiro ao acordar, e outro grande texto do Ric Sampas ao deitar…
A Tasca parece um tinto, daqueles reserva…
23 Julho, 2015 at 0:05
o facadas levou 3 secos na apresentação do chaves, será o karma da venda do bernard?
O que é certo é que a dias de representarem portugal na uefa não se augura nada de bom, a não ser que peçam ao mendes para fazer milagres.
23 Julho, 2015 at 0:54
Pois é Ricardo acontece-me tanta vez… e cada vez noto que vão ficando piores: mais grunhos, mais burros, cada vez menos humildes, menos civilizados (tens razão Ricardo e já tinha reparado nisso porque razão falaram sempre alto serão surdos?), dizem de tudo sem pensar em nada, provocando por vezes vergonha alheia (eu, tenho vergonha de alguns “seres humanos” serem assim), são uma raça que abomino, evitando-os sempre que posso. Evito-os quando vencem, pois falta-lhes a humildade de um vencedor, não sabem ganhar sem humilhar o adversário, e evito-os quando perdem, pois tornam-se pouco civilizados autênticos grunhos, inventando mil desculpas para a derrota, e como gente desta qualidade não é de fiar, evito-os também quando empatam.
BdC tens de por ai uma campanha em curso para que os bebes nas maternidades vistam-se todos de verde. (de pequenino se torce o pepino eheheheh)
Tens de começar a levar as nossas vedetas ás muitas escolas deste pais para ver de ficam vacinados contra o lampionismo que lhes é imposto em casa.
Em vez de dares bilhetes aos patrocinadores oferece-os ás escolas ou a crianças de algumas escolas promovendo um evento desportivo onde o prémio seria ir ver um jogo dos leões ou ate passar um dia na academia.
Temos de os virar para o nosso lado antes de aprenderem maus hábitos…
23 Julho, 2015 at 1:10
Bom texto Sampaio!
Também desligo ao pé de lampiões e partilho a alergia ao vermelho.
23 Julho, 2015 at 1:13
Lol!!! Grande texto! Mas não deixa de ser verdade que nos também temos cada aventesma…
23 Julho, 2015 at 1:21
Gostei do texto!
Fez-me ecordar algumas vezes em que estive ao lado de exemplares lampionicos e realmente existe um padrão de comportamento.
23 Julho, 2015 at 12:52
Ainda bem que mudaste o nick a tempo este texto
23 Julho, 2015 at 12:56
Sentiu o “toque”… 😉
23 Julho, 2015 at 1:27
Sampas, sai um royal saqué para a mesa do fundo. 🙂
Vermelho?!’ Não pleass !!
SL
23 Julho, 2015 at 1:28
Nem mais! Partilho a sua ideologia!!!!!!
Eu não falo de bola com eles e a maior parte dos meus camaradas são lampiões. Os Sportinguistas e portistas são digamos “agnósticos” são do clube, mas quando chega a hora de mandar uma bela bojarda argumentativa nesses cornos mansos quando falam mal do Sporting não querem perder a paciência ou têm medo porque eles argumentam com títulos e nós com moralidades, contudo, comigo já sabem que não fazem farinha eles bem insistem em falar mal do Sporting à minha frente e eu ignoro e olho para a TV ou finjo responder a uma mensagem. Aqui há dias íamos todos no meu carro e dizem eles todos “eu odeio o Sporting, mas é só por causa do Bruno de Carvalho” eu travo a fundo (um bate com os cornos na assento da frente) e digo “no meu carro não se fala de política, futebol ou religião porque ninguém está de acordo. Não sao assuntos consensuais”. São amigos, menos quando se transformam em lampiões aí só me dá vontade de me levantar e ir para ao pé de pessoal que não perder tempo com fanatismos e preferem falar de coisas mais interessantes como miúdas, sítios que já visitaram e marcam futeboladas e idas à piscina. Agora gajos doentes?, para o caralho que os foda. (É mesmo assim, desculpem a linguagem)
SL
23 Julho, 2015 at 2:13
Nem de propósito….
“…, só precisava de menos uns milhões para ser um paraíso”.
….. Então nao é que acabei de ver um anuncio na SIC sobre os muitos milhões necessários para convencer Este jogador ou intusiasmar aquele grande atleta do Carnide… E que milhões sao esses, perguntao vocês?
Sao… 14 Milhõês de adeptos ( tudo isto em legendas sobre um mar de gente no Marques)
14 Milhões !!!!! ????
Mas este pais esta a ficar assim tão disfuncional, aldrabão e merdoso???
E eu aqui com os 4 milhões … Sou mesmo pobrezinho… Dassss
23 Julho, 2015 at 7:03
Bolas, bolas, bolas
Hoje vesti um pólo vermelho. 😛
23 Julho, 2015 at 7:47
heregeeeeeeeeeeeee
23 Julho, 2015 at 8:07
Vestir algo vermelho???
Sempre que há obras em casa 😉 como costumo dizer, “é a melhor cor de se vestir quando sabemos que nos vamos sujar”
23 Julho, 2015 at 9:49
Até porque o vermelho já é uma cor bastante suja… ninguém nota a diferença!
Ainda assim… longe! Não consigo…
Querem ver-me ansioso… vistam-me de vermelho… se conseguirem! 😈
23 Julho, 2015 at 8:57
Belo texto 🙂 às vezes temos mesmo que ser surdos para nossa propria sanidade mental…eheheh , como te compreendo!
Saudações Leoninas.
23 Julho, 2015 at 9:43
Ah leão.
23 Julho, 2015 at 10:22
Epah….eu sinceramente neste momento tenho uma óptima capacidade de ignorar o que diz um lampião…a sério! Nem fervo nem me enervo nem nada! Entrei no modo “Pois…vamos ver…vamos ver” com um ar irónico enquanto eles espumam de raiva com as previsões do Armagedon no Sporting!
Tenho boas discussões com Sportinguistas e Benfiquistas de vez em quando…
Irritar-me mesmo hoje em dia só um Sportinguista consegue….e acontece mais vezes do que parece…
23 Julho, 2015 at 10:27
Grande texto Sampaio.
Vermelho para mim só assim mesmo:
http://1ms.net/woman-in-red-dress-308752.html
23 Julho, 2015 at 17:24
nem mesmo assim tirava aquele “vermelho” todo dali ! 🙂
23 Julho, 2015 at 10:40
Muito bom Ric Sampas!
23 Julho, 2015 at 11:35
E ainda dizem que o Bussaco não é lindo! (quem diz que o Bussaco não é lindo deve ser lampião).
Parabéns pelo texto.
Também já me aconteceu aturar lampiões no baeta mas o animal que ouvi fiquei com pena dele… eles vivem num mundo de ilusão pior que o Matrix. Eu acho que muita cabeça têm alguns… é tanta a areia para os olhos e banha da cobra vendida que acreditam mesmo naquela lavagem cerebral de uma grandeza bacoca. Sonho com o dia em que lhes tirem o cenário da frente…
SL
23 Julho, 2015 at 11:40
Força nisso, “Neo”… 😀
23 Julho, 2015 at 12:48
De repente pensei que tinha ido parar ao verded+ (era isso Sampaio?).
São estes textos que me fazem regressar à tasca vezes sem conta. Confesso que tenho pouca pachorra para silly seasons mas injeções de sportinguismo como estas pode ser todos os dias da semana e duas vezes ao Domingo.
Em relação à espécie carnidense, a única vantagem de viver fora é não ter que aturá-los. Eu, infelizmente, não tenho essa capacidade de ignorar os zurros. Dá sempre merda. É como ouvir alguém falar mal da nossa família. Tenho sempre que os “educar”.
Grd Abr Sampaio e SL
Spoooooooooooorting! Este pagas tu!
23 Julho, 2015 at 12:59
50 cents & counting… 😀
Era verded+ era, grande Barbosa… por isso está actualmente a um canto a amadurecer! Tá a ganhar “grau”…