Trabalho, muito, é o que espera Jorge Jesus até ter a equipa afinada. Mas se há coisa que o futebol nos vai ensinando, é que esse trabalho flui muito melhor quando envolto em conquistas.
Resulta daí a importância da vitória no torneio de Cape Town, prova que terá permitido ao técnico dissipar algumas dúvidas e, muito provavelmente, ver surgir outras. Os dois golos de Montero, por exemplo, baralham por completo a possibilidade do colombiano não ser titular (para mim não há duvidas de que seria Montero e o Sli e o Teo que se desenrascassem). Tal como a capacidade de Naldo disfarçar a falta de rotina ao lado de Paulo Oliveira, poderão valer o lugar ao brasileiro ao lado daquele que continua a dar lambadas de luva branca na tromba de muito boa gente. Atrás deles, Patrício parece ter atingido o ponto de rebuçado das suas capacidades e começa a época com defesas monumentais e para todos os gostos (se quiserem lançar a Missão Ficar com o Rui Toda a Carreira, eu contribuo).
Mas se o trabalho defensivo carece de aprumo, nomeadamente no que toca às movimentações dos laterais e à capacidade dos centrais jogarem em cima da linha de meio campo, a ausência de William no miolo é uma dor de cabeça. João Mário pareceu com dificuldades em perceber o seu papel num duplo pivot, Ruben Semedo será sempre uma adaptação que nos dará arcaboiço no plano defensivo e um extra em termos de bolas paradas, mas menos elasticidade ofensiva. É aqui que Wallyson entra nas contas. Um senhor jogador, que faz questão de prová-lo sempre que tem oportunidade e que, para mim, teria a responsabilidade de fazer dupla com Adrien neste arranque de temporada.
Depois, os extremos e toda a movimentação ofensiva. Bryan Ruiz acabou de chegar e vem com ritmo de jogo (vamos ver como reagem as pernas lá mais para a frente), para lá de toda a classe, maturidade e centímetros que acrescenta. Mas jogará ele de fora para dentro ou surgirá em apoio directo ao ponta de lança? E que papel está reservado a Gelson, a Carrillo, a Mané? Iuri entra nas contas ou rodará mais um ano antes do regresso definitivo?
As definições começam agora e o jogo de sábado, frente à Roma, permitirá ficar mais perto das pretensões de Jesus. Mas, tal como nas últimas duas épocas, será importante termos paciência e percebermos que dar margem de tempo é fundamental. Para implementar ideias e processos de jogo, claro, mas, não menos importante, para termos oportunidade de deixar um treinador enraizar-se em Alvalade.
Depois da vitória frente ao Castle Palace ou ao Charlton Castle ou ao raio que parta dos fixe and cheers, que se siga a vitória frente à Roma, a conquista da Supertaça e a entrada na Champions. Mesmo que as exibições tenham médio brilho e algumas dúvidas persistam, esse boost de confiança terá um peso incontornável nos meses que se seguirão e que muito nos dirão sobre o que poderá ser esta época para a qual voltamos a partir carregadinhos de boas ilusões.
27 Julho, 2015 at 15:40
boas..
houve alterações de monta em apenas dois dias.
sim, ainda há problemas na saída de bola pelos centrais. se por acaso o adversário encosta dois ou três jogadores naquela linha, sentimos dificuldades.
mas é um problema que está a ser resolvido duma maneira que ainda não tinha percebido.
o problema na saída de bola é que quando o médio baixava para meio dos centrais o outro médio ficava sozinho no centro do terreno. (algo que voltou a acontecer no início deste jogo enquanto o Carrillo dormia). depois, Carrillo começou finalmente a vir servir de muleta a Adrien e o jogo começou a fluir.
com a subida dos laterais e como o médio baixa, ficamos com uma defesa a três com PO, RS e Naldo. e o meio campo deve ficar com cinco. no caso JP, Carrillo, Adrien, Gelson e Jefferson. no caso dos dois últimos eles dão mais profundidade e ficam mais junto à linha. Carrillo tem a função de encostar a Adrien e servir de segundo médio. depois desta lacuna estar completamente ultrapassada, devemos ter muito menos problemas na saída de bola.
é precisamente pela saída de bola que temos problemas defensivos. perdemos a bola em situações de desequilíbrio e deixamos a defesa em sobressalto. de resto, a equipa tem estado bem posicionada. ou em processo evolutivo notório.
confesso que não gosto de ver o Adrien a jogar como o médio que recua (5 – como JJ diz). perde a sua essência. Adrien é um dínamo. está sempre em alta rotação. se o metem estanque no meio dos centrais…fica sem sentido. mas, precisa melhorar a recepção de bola de costas para o ataque. em ambos os jogos falhou passes que não devia. saber rodar para evitar o adversário é importante.
no ataque, o Teo foi mais complicativo. a precisar claramente de rotinas de jogo. e sente-se mais confortável com alguém que veja o jogo da mesma maneira…como Montero.
mais tempo…
no geral, gostei muito da equipa, principalmente pela evolução que teve.
SL
p.s.: seria mesmo importante haver mais um ou dois jogos de preparação. acho que o Sporting foi apanhado desprevenido com o cancelamento da taça de honra.
27 Julho, 2015 at 15:44
Não sei se alguém deu por isso, mas este ano temos um treinador no banco! Percebi isso em todos os jogos que já vi.
Na época anterior bem tentei perceber….mas nada. Provavelmente, algum castigo ….
27 Julho, 2015 at 15:59
eheh
zeleaozao entra sempre no blogue com uma patadazorra na porta.
27 Julho, 2015 at 16:31
😉
27 Julho, 2015 at 16:18
Muito bom ouvir o homem aos gritos….
Lembro-me uma
bola vai pro Carrillo….
“bola no pé”, “bola no pé”, “bola no pé” gritava o mister JJ
Carrillo perde a bola
“Passa a bola, quaralho!!!”
🙂
27 Julho, 2015 at 20:26
“Passa a bola, quaralho!!!”
Isso fui eu que disse… se calhar, ouviu-se aqui de casa.
27 Julho, 2015 at 15:46
Só sei é que aquela camisola sem patrocínio é LINDA!! Pudéssemos nós viver sem ele…
27 Julho, 2015 at 16:00
Um dia destes, ana gomes manda carta pra CMVM para investigarem como é possivel o Sporting sobreviver sem patrocinio……
27 Julho, 2015 at 16:06
Ficavam admirados???
27 Julho, 2015 at 16:16
não.. a estupidez humana não tem limites.
27 Julho, 2015 at 17:07
E a da Ana Gomes ainda tem menos…
27 Julho, 2015 at 16:16
– – OFF-TOPIC – –
Desculpem o OT mas… acho isto importante, mesmo:
https://www.facebook.com/bruno.carvalho.963434/posts/10205692991783063?fref=nf
É o texto de um benfiquista. Figura que conhece como ninguém a ‘estrutura’ do carnide.
Vale a pena ler o texto e os comentários logo abaixo.
27 Julho, 2015 at 16:20
Epah….o homem que teve pai 1% nas ultimas eleições?! ninguém lhe liga peva…ele é um coitadinho meu…que queria ser o Pau mandado do bufas nos lampiões!
De bom só tem mesmo o nome ser igual ao do nosso presidente…
O Orelhas tem quem realmente podia fazer oposição bem pago…este não conta para o totobola…
27 Julho, 2015 at 16:25
Se o que diz bate certo isso importa alguma coisa??
Centrem-se no conteúdo e acima de tudo na quantidade de gente que diz, claramente, nos comentários que o carnide é uma farsa completa.
Isto não é para desvalorizar e sim para DIVULGAR.
SL.
27 Julho, 2015 at 16:39
Este não tem peso para mudar e criar instabilidade…é só isso! Para os lampiões, o que este diz é para o lado em que dormem melhor…
27 Julho, 2015 at 16:42
Totalmente de acordo. Não se deve desvalorizar o conteúdo dessa mensagem porque o gajo teve 1% nas eleições. Isso é conversa de acéfalos.
27 Julho, 2015 at 16:44
Vamos os 2 ficar sentados e ver as consequências que este post vai ter…e depois logo vemos quem é o acéfalo…
27 Julho, 2015 at 21:48
Meu caro, não sei se a divulgação da opinião desse sócio do carnide tem consequências.
Mas podes garantir que não tem?
E se abrir os olhos nem que seja a meia dúzia de benfas, que seja, não terá valido a pena?
“Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”, escreveu alguém, um dia. Aposto que, se gostava de desporto, era sportinguista !!!
SL
27 Julho, 2015 at 16:27
Olha-me o desplante deste gajo.
Olha lá ó caralho, mas o que o homem diz é mentira?
27 Julho, 2015 at 16:34
Não…o que estou a dizer é que o gajo não tem peso suficiente para provocar a mínima instabilidade…
27 Julho, 2015 at 21:54
E eu repito:
“Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”. Alguém escreveu isto, um dia. Aposto que, se FP gostava de desporto, era sportinguista !!!
SL
27 Julho, 2015 at 23:50
Eu não digo que não vale a pena…ele tem todo o direito e talvez dever de denunciar! O que eu digo é que não terá impacto na minha opinião e que eles vão continuar alegremente até baterem com o nariz na parede! Não tenhamos é a ilusão que este post muda o que quer que seja ou desestabiliza o que quer que seja…
Eu de resto olha…sinceramente quero é saber acima de tudo de nós! O resto passa cada vez mais ao lado! 😉
SL
27 Julho, 2015 at 16:33
Aliás se ele fosse alguém com valor mesmo dizia isto em directo para a TV com umas quantas frases fortes…não fazia uma composição no FB à espera que alguém da CS lhe pegue…
27 Julho, 2015 at 16:36
Mas qual em direto para a tv, pá, acorda para a vida.
Mas alguma vez este “caramelo” ia à tv mandar o presidente do benfica abaixo, e davam-lhe a autorização e os minutos?
Está-se tudo a cagar para o homem, e quem levantar cabelo o mais provável é perder o emprego.
Este gajo pode não ter muito crédito, mas não tem desistido. Se o facebook é a sua última arma, faz bem em usá-la.
27 Julho, 2015 at 16:43
Sim…tem muito menos peso do que o Farinha Alves dizer mal do BdC no FB porque o BdC nem sequer ainda foi campeão! Os Sportinguistas estão-se a cagar, os lampiões e porcos acham que é uma grande coisa…
27 Julho, 2015 at 16:48
Tiago, estou a ver o teu ponto de vista, mas não sejas casmurro.
Estas merdas não são para desvalorizar.
É o futuro do benfica (que apesar de rival centenário, é parte importantíssima do desporto nacional) e é o futuro do futebol português!
Foda-se, o Vieira era sócio dos três grandes! Cum caralho! SÓCIO DO SPORTING, DO benfica E DO porto!
Como a dinastia roquetista mandava em Alvalade, e no porto o Pintinho não dava chances a ninguém, o benfica foi a aposta certa porque estava cheia de atrasados mentais como Vale e Azevedo, Vilarinho ou Manuel Damásio!
27 Julho, 2015 at 17:06
O Orelhas é um currupto de merda que estava a ver onde ia conseguir poleiro! Andou a aprender com porco lá de cima e quando percebeu que dali não ia tirar muito colou-se ao Vilavinho e a partir daí foi só chuxar dinheiro aos lampiões! Seja em comissões de transferências, lavagem de guita, comissões de obras, etc etc etc! Nenhuma duvida sobre isso! Além de mentir com os dentes todos que tem na boca cada vez que a abre, assim como pagar aos Delgados da vida para lhe fazerem a propaganda toda! Eu só digo que não é este gajo, não são os Sportinguistas nem os porcos que vão tirar as palas dos lampiões, que vão continuar alegremente a comer o que o orelhas lhes serve! Ponto! Não está em causa o conteúdo…que ainda por cima até é curto porque a trafulhice é MUITO mais que isto…apenas a ineficácia do mensageiro! Não vale é a pena achar que isto é uma grande coisa para os lampiões porque eles vão continuar exactamente na mesma até baterem com o focinho na parede! Para eles ser este gajo vale tanto como ser um tripeiro ou um Sportinguista a escrever…
Tinha de ser alguém com peso a falar e como eu já disse…o orelhas mantém quem tem peso com os bolsos cheios de forma a que eles digam apenas o que ele quer…uma marionetas que em vez de cordéis têm moeda…
27 Julho, 2015 at 21:50
…ou partirem-lhe os dentes…
27 Julho, 2015 at 21:02
Mas alguém duvida que em carnide estabeleceu-se um regime tipo estadista iraquiano do tempo de Saddam Hussein?! É tudo um mar de rosas, ninguém fala mal do presidente, a maquina propangadista trata de ocultar tudo que possa abalar o “regime”. A “estrutura” é a máquina que põe a funcionar o “regime”, todos sabemos o que é a estrutura. Desde CS, APAF, FPF, Liga de Clubes, CMVM, fundos, empresários, instâncias politicas e judiciárias e sabe-se lá quem mais, no fundo eles alegam serem mais de 14 milhões, entre vivos e mortos todos contam na sua contabilidade.
Se houvesse coragem…. os poucos que se opõem tal como este triste são desacreditados e rapidamente desaparecem do mapa.
27 Julho, 2015 at 21:06
Desses 14 milhões, certamente que há ali muitos manéis, que como se sabem são piores que os gatos!!!! 😈
27 Julho, 2015 at 16:21
Dá para copiar? Não tenho acesso…
27 Julho, 2015 at 16:24
A VERDADE SOBRE O SPORT LISBOA E BENFICA E LUIS FILIPE VIEIRA COMO PRESIDENTE
O Benfica especializou-se, há muito, diga-se em abono da verdade, em comunicar, em fantasiar a realidade e em criar um clima de propaganda permanente.
A verdade é que Luís Filipe Vieira, coadjuvado por João Gabriel, sempre soube passar uma mensagem que tem tanto de hipócrita e demagógica como de eficaz.
Só assim se explica que passados 15 anos ainda se fale das “pedras da calçada” ou de Vale e Azevedo.
Ora se a política de comunicação do Benfica já era tremendamente eficaz num cenário em que o Benfica pouco ou nada ganhava, ela tornou-se avassaladora e esquizofrénica num contexto de dois anos consecutivos muito bem sucedidos no futebol e num ano em que o Clube foi dominador nas modalidades.
Assim, e neste contexto, Luís Filipe Vieira é apresentado como o homem que, sem sombra de dúvida, fez renascer o Benfica e que tem uma visão de futuro para o futebol português, sendo mesmo apontado, espante-se, como o seu verdadeiro ideólogo.
A verdade é que as vitórias deixaram muita gente confusa e com o cérebro enevoado.
Veremos, então, se Vieira fez, de facto, renascer o Benfica e que futuro e legado nos deixa a nós Benfiquistas.
– O Património
Não é verdade que quando Vieira chegou ao Benfica apenas existissem as “pedras da calçada”.
Não me vou alongar porque todos sabem o que o Benfica tinha ou se não sabem deveriam saber.
No entanto, não é menos verdade que Vieira, dando de barato que o estádio foi construído por ele e não por Manuel Vilarinho, fez uma profunda e significativa remodelação das infraestruturas do Benfica das quais se destacam o estádio, um centro de formação moderno e um museu que enche de orgulho qualquer Benfiquista.
O que não é dito aos Benfiquistas é que o custo líquido de toda esta obra não excede os 100 milhões de euros e que o passivo passou de 80 para perto dos 500 milhões.
O que não é dito aos Benfiquistas é que o que foi feito não foi pago, sobretudo o estádio cujo “project finance” previa que devia estar totalmente pago em 2013 e está quase todo por pagar.
Como os portugueses bem sabem e sentem-no todos os dias nos seus bolsos, o difícil não é mandar construir auto-estradas, TGVs ou aeroportos.
O difícil é pagar as coisas que se mandaram fazer.
E o que Vieira fez foi tão e somente mandar fazer (se não considerarmos o papel de Vilarinho), esquecendo-se da parte mais importante: pagar.
Já nem quero ir à escolha da empresa que foi seleccionada para construir o Seixal – a Britalar – cujo dono é o Presidente do Braga com quem Vieira parece ter forte amizade e negócios em conjunto.
– O Passivo
Num país que era dominado por um só homem, Vieira e o Benfica tinham crédito quase ilimitado no BES.
Não admira, pois as contas do BES eram todas falsificadas e por isso dinheiro não era um problema.
Até se saber o que era realmente o BES, eu fartei-me de avisar e manifestei a estranheza em como era possível que essa torneira de crédito fácil estivesse permanentemente aberta.
Hoje é fácil de perceber.
A teia de relações pessoais e de controlo de tudo gizada por Ricardo Salgado baseava-se em dinheiro falso, inexistente.
Assim, era fácil emprestar todo o dinheiro que Vieira quisesse para o Benfica.
Também neste âmbito não quero explorar os negócios em conjunto que aparentemente Vieira e Ricardo Salgado têm.
O grave desta situação é que alguém vai ter, um dia, que pagar as gigantescas dívidas do Benfica.
Na primeira parte da peça de propaganda nunca antes vista, assinada por Nuno Luz, via-se Vieira contar a um acéfalo “jornalista” que quando chegou ao Benfica encontrou um monte gigante de facturas e fazia o gesto da altura da pilha.
Pois… agora as dívidas medem-se pela altura do molhe de facturas?
Pois esse enorme monte de facturas totalizava 80 milhões de euros e agora, com a casa arrumada, com o Benfica em ordem e com o milagre financeiro apenas há um pequeno montinho de facturas por pagar.
O problema é que esse monte pequenino totaliza quase 500 milhões.
Parece mentira, mas o Passivo do Benfica é maior do que o do Barcelona que dispõe de jogadores como Messi, Neymar ou Suarez.
Foi o brilho das vitórias que apagou o cérebro de Nuno Luz e de tantos outros que fazem comentários sobre o Benfica?
Bem sei que a propaganda é grande, mas um jornalista é um profissional e deve tentar distinguir a propaganda barata da verdade dos factos.
– A Benfica TV
A Benfica TV foi algo proposto por mim ao Benfica em 2004.
Evidentemente acho a Benfica TV uma excelente ideia e uma ferramenta eficaz para o Benfica chegar aos seus sócios e simpatizantes e ajudar o clube a atingir os seus objectivos.
Dito isto, a Benfica TV tem sido um projecto propositadamente envolvo num manto de névoa.
Em bom rigor, ninguém sabe os resultados em termos económicos da Benfica TV.
O Benfica tinha uma proposta da Sport TV de 22,2 milhões pelos direitos dos seus jogos em casa para a Liga.E agora, lucra quanto?
Uma estimativa fria de alguém que está no mercado há uns anos diz-me que o Benfica deve lucrar cerca de metade daquilo que receberia se tivesse vendido os seus direitos.
É possível que esse fosse o preço a pagar para diminuir o peso da Sport TV que era, no entendimento de muitos, um projecto que ajudava a perpetuar um ciclo podre do futebol português, marcado pela corrupção e por um domínio avassalador do Porto, mas cujas vitórias soavam a sujidade.
Todos os Benfiquistas entenderiam tudo isto se a Direcção fosse clara.
Mas o Benfica não diz quais são os resultados da sua operação de televisão.
Fica aqui um alerta: com a centralização de direitos, que levará o Benfica de novo para a Sport TV e com a Liga Inglesa a ficar previsivelmente na Sport TV a partir da época 2016/17, parece-me que o projecto Benfica TV ficará muito comprometido a partir do verão do próximo ano, a não ser que o Benfica ache que os Benfiquistas vão pagar 10 euros por mês para ver a Liga Francesa e Italiana.
– As transferências e a redução do Passivo
Uma ideia que se gosta de passar de Vieira e que o “jornalista” da SIC Nuno Luz tentou passar com insistência é de que Vieira é um feroz negociador e que vê valor onde mais ninguém consegue vislumbrar.
Deve ser por esse motivo, por ver valor onde mais ninguém vê, que Vieira comprou o guarda-redes Roberto por 8,5 milhões de euros quando pediam por ele um valor a rondar os 3,5 milhões.
Estranhamente Roberto acaba por ser vendido por um incrível valor de 8,6 milhões depois de actuações muitas vezes a roçar o ridículo.
Da mesma forma, estranho foi o negócio de Pizzi que foi comprado pelo Atlético de Madrid ao Braga por uns surpreendentes 13,5 milhões.
Pizzi acabou no Benfica, tendo sido dado Roberto como pagamento de 50% do passe de Pizzi, tendo-se, na altura sabido, que, afinal, Roberto não tinha nada sido vendido pelos tais 8,6 milhões.
Uma trapalhada!
Interessante no mínimo a ponte que sempre há, desde há uns anos, entre o Benfica, Braga e Atlético de Madrid que ninguém parece reparar.
Mas Nuno Luz não lembrou disto nem tentou pesquisar qual a relação entre os três clubes ou a relação da actividade dos três presidentes que poderão originar situações como estas.
Nuno Luz não se lembrou, também, de perguntar ao grande negociador Vieira como foi possível vender Garay por 6 milhões, se acreditarmos que o negócio foi mesmo assim, o que muitos duvidam.
Nuno Luz não se lembrou, igualmente, de tentar procurar saber o saldo entre as compras e vendas de Vieira ao longo de todos estes anos.
Seria importante notar que o completamento desmantelamento da equipa do Benfica e a venda de alguns dos melhores das suas jovens promessas permitiu ao Benfica baixar o passivo somente 40 milhões.
É muito pouco para tanta venda e para tanto génio negocial.
– O número de sócio
Na construção da imagem de Vieira feita por alguns jornalistas de pacotilha ou de alguns mensageiros de facebook sempre com interesses mais ou menos escondidos no Benfica, nunca ninguém cuidou de saber se o número de sócio de Vieira é ou não verdadeiro.
Não são dois campeonatos seguidos que transformam um número de sócio em algo autêntico.
As legítimas suspeitas que há acerca do número de Vieira nunca foram esclarecidas pelo próprio Presidente do Benfica e nunca houve um único jornalista com coragem ou interesse em investigar.
Claro que não seria Nuno Luz a fazê-lo.
– Os estatutos e o voto electrónico
O Benfica foi arrastado por Vieira para uns estatutos impensáveis e nada condizentes com o passado democrático do Benfica.
O papel dos sócios é absolutamente subalterno.
Os sócios podem chumbar umas contas e a Direcção nem sequer obrigação de as submeter a nova votação tem.
E os sócios votam através de um sistema electrónico sem comprovativo físico o que não permite qualquer recontagem dos votos e lança todas as suspeitas sobre o resultado eleitoral a quem tiver dois dedos de testa.
Este voto electrónico é agora usado não só para a eleição dos corpos sociais, mas também em todas as AGs.
Desta forma, até no voto, os sócios foram secundarizados e os resultados serão sempre, no mínimo, altamente questionáveis.
– Conclusão
Ao contrário do que a vasta maioria parece sentir, e ao contrário do que Nuno Luz e muita imprensa quer fazer passar, a liderança de Vieira não me parece nada positiva.
É verdade que o Benfica nos últimos 15 anos modernizou o seu património e recuperou, recentemente, a competitividade perdida.
Não há dúvida sobre isso.
Mas fê-lo com dinheiro fácil e atingindo valores absurdos de dívida que um dia alguém terá que pagar.
Mesmo o sucesso desportivo é ainda muito despiciente.
No melhor ciclo dos últimos anos que o ego de Vieira resolveu interromper – os 6 anos de Jesus – a verdade é que o Benfica ganhou o mesmo número de campeonatos que o Porto.
E fê-lo à força bruta do dinheiro que nunca mais chegará à Luz com a facilidade do passado recente.
Dinheiro esse que não se percebe como foi desbaratado e que foi usado numa teia muito pouco transparente envolvendo outros clubes como o Braga ou o Atlético de Madrid.
Dinheiro que se sente que hoje escasseia na Luz.
O elogiado sossego no mercado (apesar da compra de 10 ou 11 jogadores) é muito mais fruto de falta de capacidade financeira do que de algo planeado e pensado.
Sente-se que tudo o que mexe está à venda e se o Benfica transferir Gaitán veremos logo outra iniciativa no mercado.
Até agora, o que se viu foi uma passividade algo confrangedora, tendo o treinador, num erro histórico e inexplicável, mudado para um adversário directo e o lateral direito para outro adversário directo.
A par disso, assiste-se nos últimos tempos a uma lavagem da imagem de Vieira nunca vista com nenhuma outra pessoa em Portugal, passando-se por cima de uma passado muito pouco recomendável.
Na verdade, o Presidente que dizia que não falava nas vitórias desdobra-se em entrevistas.
Sinceramente, acho esta atitude muito estranha, mas deixo a outros a reflexão do que este comportamento indiciará.
A ideia que se pretende instalar que o Benfica e Vieira são quase a mesma coisa é profundamente perigosa e inquietante.
E mais, o Benfica não deve ser usado como escudo protector de ninguém.
Não nos esqueçamos que dois dos principais amigos dos negócios de Vieira, um faliu a sua empresa – a Britalar – e o outro está em prisão domiciliária desde a passada sexta-feira.
Repito, porque é importante reter este ideia: Vieira e o Benfica não são a mesma coisa.
Fica feito o aviso que deve ser levado muito a sério por quem gosta do Benfica.
Finalmente, deixo o convite, inútil é certo, que os jornalistas mais respeitáveis, da área de desporto ou não, usem a cabeça e tenha sentido crítico.
Sinceramente, eu já não acredito que tal seja possível.
Bruno Carvalho (O Lampião !)
27 Julho, 2015 at 16:34
O que também tiro disto tudo, é porque é que não aparece um jornalista isento a metê-lo contra a parede, como aparecem às carradas para tentar encrencar o nosso Bruno de Carvalho.
Essa é que é essa.
É só entrevistas da treta, mas quando fazem perguntas ao nosso é sempre a foder.
Vieira sai das entrevistas tal qual Júlio César, o imperador.
Assim também eu.
27 Julho, 2015 at 17:07
Eu diria que este bruno “lampião” carvalho é “perigoso”
E é perigoso porque diz sem papas nas linguas o que passa na lampionagem!
Pelo menos sabe fazer o diagnóstico!
Que se mantenha em silencio e se publicite o menos possivel….pois por mim o ideal é que a maioria da lampionagem continue a idolatrar o vieira e que continue a acreditar nos 15 milhões cavaleiro…. nos 14 milhões de adeptos….nos milhões da fly emirates que não são comunicados à CMVM e em todas as histórias da carochinha.
27 Julho, 2015 at 18:55
+1
Também porque me vai dar um gozo do caraças vencer a um adversário que usa este tipo de expedientes.
27 Julho, 2015 at 21:22
Isto é muito importante!
Já partilhei no meu facebook
27 Julho, 2015 at 16:41
Que continuem com as palas à frente dos olhos, batendo palmas a tudo e mais alguma coisa 😉
27 Julho, 2015 at 16:59
Exactamente, devem ser muito poucos os que nao comem gelados com a testa.
27 Julho, 2015 at 16:23
estamos no bom caminho. 🙂
falta para mim um trinco (para mim wally chegava, mas o mister deve querer mais um) e extremo acima da média, o gelson tem muito potencial..mas como se viu contra equipas mais poderosas fisicamente, fica complicado. mané e carrillo (se ficar) é curto para as alas..o bryanruiz não é extremo puro.
27 Julho, 2015 at 16:24
A VERDADE SOBRE O SPORT LISBOA E BENFICA E LUIS FILIPE VIEIRA COMO PRESIDENTE
O Benfica especializou-se, há muito, diga-se em abono da verdade, em comunicar, em fantasiar a realidade e em criar um clima de propaganda permanente.
A verdade é que Luís Filipe Vieira, coadjuvado por João Gabriel, sempre soube passar uma mensagem que tem tanto de hipócrita e demagógica como de eficaz.
Só assim se explica que passados 15 anos ainda se fale das “pedras da calçada” ou de Vale e Azevedo.
Ora se a política de comunicação do Benfica já era tremendamente eficaz num cenário em que o Benfica pouco ou nada ganhava, ela tornou-se avassaladora e esquizofrénica num contexto de dois anos consecutivos muito bem sucedidos no futebol e num ano em que o Clube foi dominador nas modalidades.
Assim, e neste contexto, Luís Filipe Vieira é apresentado como o homem que, sem sombra de dúvida, fez renascer o Benfica e que tem uma visão de futuro para o futebol português, sendo mesmo apontado, espante-se, como o seu verdadeiro ideólogo.
A verdade é que as vitórias deixaram muita gente confusa e com o cérebro enevoado.
Veremos, então, se Vieira fez, de facto, renascer o Benfica e que futuro e legado nos deixa a nós Benfiquistas.
– O Património
Não é verdade que quando Vieira chegou ao Benfica apenas existissem as “pedras da calçada”.
Não me vou alongar porque todos sabem o que o Benfica tinha ou se não sabem deveriam saber.
No entanto, não é menos verdade que Vieira, dando de barato que o estádio foi construído por ele e não por Manuel Vilarinho, fez uma profunda e significativa remodelação das infraestruturas do Benfica das quais se destacam o estádio, um centro de formação moderno e um museu que enche de orgulho qualquer Benfiquista.
O que não é dito aos Benfiquistas é que o custo líquido de toda esta obra não excede os 100 milhões de euros e que o passivo passou de 80 para perto dos 500 milhões.
O que não é dito aos Benfiquistas é que o que foi feito não foi pago, sobretudo o estádio cujo “project finance” previa que devia estar totalmente pago em 2013 e está quase todo por pagar.
Como os portugueses bem sabem e sentem-no todos os dias nos seus bolsos, o difícil não é mandar construir auto-estradas, TGVs ou aeroportos.
O difícil é pagar as coisas que se mandaram fazer.
E o que Vieira fez foi tão e somente mandar fazer (se não considerarmos o papel de Vilarinho), esquecendo-se da parte mais importante: pagar.
Já nem quero ir à escolha da empresa que foi seleccionada para construir o Seixal – a Britalar – cujo dono é o Presidente do Braga com quem Vieira parece ter forte amizade e negócios em conjunto.
– O Passivo
Num país que era dominado por um só homem, Vieira e o Benfica tinham crédito quase ilimitado no BES.
Não admira, pois as contas do BES eram todas falsificadas e por isso dinheiro não era um problema.
Até se saber o que era realmente o BES, eu fartei-me de avisar e manifestei a estranheza em como era possível que essa torneira de crédito fácil estivesse permanentemente aberta.
Hoje é fácil de perceber.
A teia de relações pessoais e de controlo de tudo gizada por Ricardo Salgado baseava-se em dinheiro falso, inexistente.
Assim, era fácil emprestar todo o dinheiro que Vieira quisesse para o Benfica.
Também neste âmbito não quero explorar os negócios em conjunto que aparentemente Vieira e Ricardo Salgado têm.
O grave desta situação é que alguém vai ter, um dia, que pagar as gigantescas dívidas do Benfica.
Na primeira parte da peça de propaganda nunca antes vista, assinada por Nuno Luz, via-se Vieira contar a um acéfalo “jornalista” que quando chegou ao Benfica encontrou um monte gigante de facturas e fazia o gesto da altura da pilha.
Pois… agora as dívidas medem-se pela altura do molhe de facturas?
Pois esse enorme monte de facturas totalizava 80 milhões de euros e agora, com a casa arrumada, com o Benfica em ordem e com o milagre financeiro apenas há um pequeno montinho de facturas por pagar.
O problema é que esse monte pequenino totaliza quase 500 milhões.
Parece mentira, mas o Passivo do Benfica é maior do que o do Barcelona que dispõe de jogadores como Messi, Neymar ou Suarez.
Foi o brilho das vitórias que apagou o cérebro de Nuno Luz e de tantos outros que fazem comentários sobre o Benfica?
Bem sei que a propaganda é grande, mas um jornalista é um profissional e deve tentar distinguir a propaganda barata da verdade dos factos.
– A Benfica TV
A Benfica TV foi algo proposto por mim ao Benfica em 2004.
Evidentemente acho a Benfica TV uma excelente ideia e uma ferramenta eficaz para o Benfica chegar aos seus sócios e simpatizantes e ajudar o clube a atingir os seus objectivos.
Dito isto, a Benfica TV tem sido um projecto propositadamente envolvo num manto de névoa.
Em bom rigor, ninguém sabe os resultados em termos económicos da Benfica TV.
O Benfica tinha uma proposta da Sport TV de 22,2 milhões pelos direitos dos seus jogos em casa para a Liga.E agora, lucra quanto?
Uma estimativa fria de alguém que está no mercado há uns anos diz-me que o Benfica deve lucrar cerca de metade daquilo que receberia se tivesse vendido os seus direitos.
É possível que esse fosse o preço a pagar para diminuir o peso da Sport TV que era, no entendimento de muitos, um projecto que ajudava a perpetuar um ciclo podre do futebol português, marcado pela corrupção e por um domínio avassalador do Porto, mas cujas vitórias soavam a sujidade.
Todos os Benfiquistas entenderiam tudo isto se a Direcção fosse clara.
Mas o Benfica não diz quais são os resultados da sua operação de televisão.
Fica aqui um alerta: com a centralização de direitos, que levará o Benfica de novo para a Sport TV e com a Liga Inglesa a ficar previsivelmente na Sport TV a partir da época 2016/17, parece-me que o projecto Benfica TV ficará muito comprometido a partir do verão do próximo ano, a não ser que o Benfica ache que os Benfiquistas vão pagar 10 euros por mês para ver a Liga Francesa e Italiana.
– As transferências e a redução do Passivo
Uma ideia que se gosta de passar de Vieira e que o “jornalista” da SIC Nuno Luz tentou passar com insistência é de que Vieira é um feroz negociador e que vê valor onde mais ninguém consegue vislumbrar.
Deve ser por esse motivo, por ver valor onde mais ninguém vê, que Vieira comprou o guarda-redes Roberto por 8,5 milhões de euros quando pediam por ele um valor a rondar os 3,5 milhões.
Estranhamente Roberto acaba por ser vendido por um incrível valor de 8,6 milhões depois de actuações muitas vezes a roçar o ridículo.
Da mesma forma, estranho foi o negócio de Pizzi que foi comprado pelo Atlético de Madrid ao Braga por uns surpreendentes 13,5 milhões.
Pizzi acabou no Benfica, tendo sido dado Roberto como pagamento de 50% do passe de Pizzi, tendo-se, na altura sabido, que, afinal, Roberto não tinha nada sido vendido pelos tais 8,6 milhões.
Uma trapalhada!
Interessante no mínimo a ponte que sempre há, desde há uns anos, entre o Benfica, Braga e Atlético de Madrid que ninguém parece reparar.
Mas Nuno Luz não lembrou disto nem tentou pesquisar qual a relação entre os três clubes ou a relação da actividade dos três presidentes que poderão originar situações como estas.
Nuno Luz não se lembrou, também, de perguntar ao grande negociador Vieira como foi possível vender Garay por 6 milhões, se acreditarmos que o negócio foi mesmo assim, o que muitos duvidam.
Nuno Luz não se lembrou, igualmente, de tentar procurar saber o saldo entre as compras e vendas de Vieira ao longo de todos estes anos.
Seria importante notar que o completamento desmantelamento da equipa do Benfica e a venda de alguns dos melhores das suas jovens promessas permitiu ao Benfica baixar o passivo somente 40 milhões.
É muito pouco para tanta venda e para tanto génio negocial.
– O número de sócio
Na construção da imagem de Vieira feita por alguns jornalistas de pacotilha ou de alguns mensageiros de facebook sempre com interesses mais ou menos escondidos no Benfica, nunca ninguém cuidou de saber se o número de sócio de Vieira é ou não verdadeiro.
Não são dois campeonatos seguidos que transformam um número de sócio em algo autêntico.
As legítimas suspeitas que há acerca do número de Vieira nunca foram esclarecidas pelo próprio Presidente do Benfica e nunca houve um único jornalista com coragem ou interesse em investigar.
Claro que não seria Nuno Luz a fazê-lo.
– Os estatutos e o voto electrónico
O Benfica foi arrastado por Vieira para uns estatutos impensáveis e nada condizentes com o passado democrático do Benfica.
O papel dos sócios é absolutamente subalterno.
Os sócios podem chumbar umas contas e a Direcção nem sequer obrigação de as submeter a nova votação tem.
E os sócios votam através de um sistema electrónico sem comprovativo físico o que não permite qualquer recontagem dos votos e lança todas as suspeitas sobre o resultado eleitoral a quem tiver dois dedos de testa.
Este voto electrónico é agora usado não só para a eleição dos corpos sociais, mas também em todas as AGs.
Desta forma, até no voto, os sócios foram secundarizados e os resultados serão sempre, no mínimo, altamente questionáveis.
– Conclusão
Ao contrário do que a vasta maioria parece sentir, e ao contrário do que Nuno Luz e muita imprensa quer fazer passar, a liderança de Vieira não me parece nada positiva.
É verdade que o Benfica nos últimos 15 anos modernizou o seu património e recuperou, recentemente, a competitividade perdida.
Não há dúvida sobre isso.
Mas fê-lo com dinheiro fácil e atingindo valores absurdos de dívida que um dia alguém terá que pagar.
Mesmo o sucesso desportivo é ainda muito despiciente.
No melhor ciclo dos últimos anos que o ego de Vieira resolveu interromper – os 6 anos de Jesus – a verdade é que o Benfica ganhou o mesmo número de campeonatos que o Porto.
E fê-lo à força bruta do dinheiro que nunca mais chegará à Luz com a facilidade do passado recente.
Dinheiro esse que não se percebe como foi desbaratado e que foi usado numa teia muito pouco transparente envolvendo outros clubes como o Braga ou o Atlético de Madrid.
Dinheiro que se sente que hoje escasseia na Luz.
O elogiado sossego no mercado (apesar da compra de 10 ou 11 jogadores) é muito mais fruto de falta de capacidade financeira do que de algo planeado e pensado.
Sente-se que tudo o que mexe está à venda e se o Benfica transferir Gaitán veremos logo outra iniciativa no mercado.
Até agora, o que se viu foi uma passividade algo confrangedora, tendo o treinador, num erro histórico e inexplicável, mudado para um adversário directo e o lateral direito para outro adversário directo.
A par disso, assiste-se nos últimos tempos a uma lavagem da imagem de Vieira nunca vista com nenhuma outra pessoa em Portugal, passando-se por cima de uma passado muito pouco recomendável.
Na verdade, o Presidente que dizia que não falava nas vitórias desdobra-se em entrevistas.
Sinceramente, acho esta atitude muito estranha, mas deixo a outros a reflexão do que este comportamento indiciará.
A ideia que se pretende instalar que o Benfica e Vieira são quase a mesma coisa é profundamente perigosa e inquietante.
E mais, o Benfica não deve ser usado como escudo protector de ninguém.
Não nos esqueçamos que dois dos principais amigos dos negócios de Vieira, um faliu a sua empresa – a Britalar – e o outro está em prisão domiciliária desde a passada sexta-feira.
Repito, porque é importante reter este ideia: Vieira e o Benfica não são a mesma coisa.
Fica feito o aviso que deve ser levado muito a sério por quem gosta do Benfica.
Finalmente, deixo o convite, inútil é certo, que os jornalistas mais respeitáveis, da área de desporto ou não, usem a cabeça e tenha sentido crítico.
Sinceramente, eu já não acredito que tal seja possível.
– Bruno Carvalho
27 Julho, 2015 at 16:53
benfica vai ser como o BES, um dia estoura a bomba e os sócios (ceguinhos) ficam incrédulos.
27 Julho, 2015 at 17:08
obrigado pela informaçao , mas sinceramente a vida dos outros nao me interessa minimamente saibamos nós seguir o nosso caminho , a verdade tarda mas nao falha…
27 Julho, 2015 at 17:20
“O grave desta situação é que alguém vai ter, um dia, que pagar as gigantescas dívidas do Benfica.”
Claro. tal como no Alverca. O senhor que se segue, que pague. a diferença está nos mon tantes. No ALverca foram cerca de 500k€. aqui são 500M€.
Nada de novo na vida do sr. dos pneus.
mas sabem o que é que eu costumo dizer? o Juíz Carlos Alexandre não anda a dormir.
1º Sócrates
2º Salgado
3º Vieira….
não vejo o dia…
27 Julho, 2015 at 17:36
Não acredito que “toquem” no vieira tal como não tocam no pintinho.
O futebol funciona como o “circo” para o povo….pelo que são todos intocáveis enquanto lá estiverem! Até o vale azevedo era!! Mas 15 dias depois de perder as eleições na lampionagem… cairam-lhe em cima, mas enquanto lá esteve… intocável!
27 Julho, 2015 at 17:38
+1!
Só depois de sair….
27 Julho, 2015 at 17:39
Se sair…
27 Julho, 2015 at 17:49
E por isso o pintinho só sai do clube “encaixotado”
27 Julho, 2015 at 17:52
O Pintinho quando sair já terá nacionalidade brasileira, e ai meu caro, ninguém lhe pega. Achas que o velho anda a dormir?
27 Julho, 2015 at 17:54
Touché…
27 Julho, 2015 at 17:53
Ou 1 mês antes de sair mudasse para o Brasil…
27 Julho, 2015 at 20:50
Lá o pé de meia anda ele a fazer…
O Vara (CGD que financiou um projecto enorme no Brasil do Orelhudo da PromoValor) também já anda bem entalado. O cerco está a apertar…
27 Julho, 2015 at 19:29
Não vejo aí o bimbo da bosta.
Se calhar andou mesmo a dormir,mas mais vale tarde que nunca 😉
27 Julho, 2015 at 17:28
Pelas pessoas que prezo do Carnide, que rebente o mais rápido possível para que o mal não seja definitivo.
27 Julho, 2015 at 17:34
Pode soar “estranho” mas também não quero que o mal seja definitivo.
Por mim bastava que fossem uma épocas para a 2ªliga para a nossa Equipa B jogar com eles e Ganhar 🙂
27 Julho, 2015 at 18:57
O futuro do carnide é ser propriedade da adidas e jogar a Major League Soccer.
27 Julho, 2015 at 22:03
Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiuuuuu….Então mas vocês não sabem estar caladinhos? Deixem-os estar assim com os olhos tapados pelos elogios encomendados. Eu cá por mim já tenho as pipocas à mão à espera de ver o carnide a explodir. Vai ser um espetáculo digno de se ver.
27 Julho, 2015 at 16:27
Gosto da tasca… somos (o conjunto OK)… tão bipolares…
O Naldo já é uma referencia… ui o que foi criticado… O Carrillo!!! Pânico que não renova… e afinal não se aplica, não se esforça… que o levem as nadegas…
A serio que assim é bem melhor… Deixem lá a malta falar… Se é pra malhar num jogador é pra malhar, mas amanhã se for necessário somos fãs desde pequeninos. Uns sabem de táticas, jogadas de bastidores, sabem todas as regras e mais algumas, outros (eu incluido) só sabem que são do SCP e pouco conseguem alimentar uma discussão.
Até acho muito Bem que andem para ai uns trolls, para a malta malhar neles e esquecer-se de malhar uns nos outros.
Obrigado ó pessoal e SL
(nunca mais é dia 1, jogo de apresentação e inicio de férias)
28 Julho, 2015 at 5:35
Tasca é tasca !!!!!
27 Julho, 2015 at 16:44
Foda-se…. vi um resumo do jogo da final. O Rui Patrício está um guarda-redes do CARALHÃO!!!! Bravíssima exibição!!!
27 Julho, 2015 at 17:01
é da barba 🙂
27 Julho, 2015 at 17:09
O Rui está um senhor.
27 Julho, 2015 at 17:40
Mais que William, Slimani, etc…. o Rui é a peça-chave que não pode sair!! É uma posição “demasiado chave” para ser substituida!
E numa análise fria seria sempre uma substituição para PIOR, porque o Rui faz parte dos melhores do mundo e esses custam muito dinheiro.
Substitutos para o William e para o Slimani…claro que custam muito dinheiro, mas sendo jogadores de “campo” é sempre possivel fazer modificações ao sistema de jogo potenciando as virtudes de outros jogadores no colectivo.
No GK é que não dá para modificar!
27 Julho, 2015 at 17:18
Parabéns ao tasqueiro RPMS!
27 Julho, 2015 at 17:46
Sai uma rodada de minis e uns pires de tremoços por minha conta!
SL
😉
27 Julho, 2015 at 20:54
Andas há 3 dias a fazer anos? Assim envelheces depressa!
27 Julho, 2015 at 17:36
Não tenho problemas em dizer que adoro/odeio o Carrillo. É um jogador genial, com uma cabeça marada e imprevisível… LJ não conseguiu nada dele, MS extraiu mais, ajudando Carrillo a fazer a sua melhor época ao serviço do Sporting. Mesmo assim, ainda me pareceu pouco para o seu potencial. Fala JJ!
27 Julho, 2015 at 17:49
Carrillo …correndo o risco de ser injusto não me recordo de nenhuma grande exibição em jogos de “risco elevado”, com excepção do Shalke04 em Alvalade, sendo que por exemplo na final da taça teve uma exibição miserável.
E salário de topo no plantel não pode ser para jogadores que nos grandes jogos se “escondem”.
27 Julho, 2015 at 17:53
Tenho memória de um pardal atropelado, mas não me recordo de nada mais em jogos grandes. Nos jogos com o Carnide desapareceu por completo. Ele e o Nani.
27 Julho, 2015 at 20:58
Não foi o MS que fez dele alguma coisa mas, sim o próprio Carrilho que, já no início do ano o disse, que era este o ano em que se tinha de afirmar pois estava na Liga dos Campeões, ou seja era o último ano em que se podia mostrar ANTES DE SER VENDIDO.
27 Julho, 2015 at 22:43
Exacto
27 Julho, 2015 at 18:34
Hoje o casillas não sofreu golos.
Ca ganda gr, caralho.
27 Julho, 2015 at 18:47
E o maxi 4M levou uma cueca monumental.
Sei que isto não interessa para nada, mas não tenho melhor para fazer.
27 Julho, 2015 at 19:36
O jogo foi uma bela merda. Este consigo ver no trabalho, o do SCP tenho a loja cheia e nao vejo nada.
Merda pa isto
27 Julho, 2015 at 18:39
Off:
Parece que o Belfodil sempre vem…para o carnide:
“Depois do Sporting, agora é a vez do Benfica ser apontado como um possível destino do avançado argelino Ishak Belfodil. A informação é esta segunda-feira avançada pelo jornal “Le Buteur”, que cita uma fonte próxima do avançado internacional argelino.
Segundo o mesmo jornal, Belfodil terá estado em Lisboa nos últimos dias para negociar o seu contrato com a equipa da Luz, à qual chegaria a custo zero, visto estar atualmente sem clube.
De referir que o último emblema que o avançado argelino representou foi o Parma, em 2014/15. Antes, representou o Lyon e o Inter Milão ao mais alto nível.”
Notícia do rascord.
27 Julho, 2015 at 18:45
Vão-nos roubar o belfodil…NÃO!!!!
O Casillas não sofreu golos, mas ia mandando uma casilhada de todo o tamanho.
Heltón é muito mais seguro, basta ver a defesa no segundo tempo, quando o alemão apareceu isolado.
27 Julho, 2015 at 18:47
E o maxi ja distribui… fruta.
27 Julho, 2015 at 20:47
the right man at the right place…
27 Julho, 2015 at 18:55
Essa é que é essa, o Helton é muito mais guarda-redes que o Casillas, mas deixa-os andar!
27 Julho, 2015 at 19:37
Nao vi o jogo do SCP, mas naobesperava grande brilhantismo. Ganhar e criar rotinas e o mais importante
27 Julho, 2015 at 20:40
Off-topic:
Estava há pouco a ver um programa da sic radical chamado ‘Irritações’ e há uma convidada que é jornalista de desporto do Expresso. Vejam bem ao que está entregue o jornalismo em Portugal,
a partir do minuto 27m30s
http://sicradical.sapo.pt/programas/irritacoes/Videos/2015-07-10-Irritacoes—Programa-de-dia-9-de-julho
Pena não estar lá o João Quadros para a deixar encarnada de corada, não apenas de mentalidade.
27 Julho, 2015 at 20:48
O Quadros terá sido certamente uma baixa de circunstância…
27 Julho, 2015 at 21:03
Não sei se o link que pus acima é o correcto. O melhor será ir por aqui:
http://sicradical.sapo.pt/programas/irritacoes
programa de 24 de Julho – a partir dos 27 minutos e 30 segundos.
Acho que é um bom exemplo da gente que está por trás das aberrações, da lenga-lenga e das lavagens cerebrais diárias que nos tentam impingir.
27 Julho, 2015 at 22:41
é uma tal de mariana cabral? é uma lampiã que no twitter tá sempre a gozar com o SCP, era uma renegado lover, que como deve ser incompetente em tudo o que faz decidiu dar uma de jornalista desportiva naquela do ter piada, apesar de não passar de uma labrega sem substância.
27 Julho, 2015 at 22:47
Não foi aceite no Chapitô e agora desgraça-se no jornalismo desportivo
27 Julho, 2015 at 22:50
Não conhecia tal personagem e espantei-me com o despudor e ignorância da personagem, além da sua labreguice, claro. Parece que aprendeu a falar no big brother…
27 Julho, 2015 at 23:00
Sim, esquematicamente, agora está na moda a jornalista desportiva wannabe palhaça, o seu retrato típico é cabeça oca, riso estridente, obsessão pelo pitoresco e acidental para melhor camuflar a sua ignorância, saber ler mais ou menos, ter relativamente poucos erros de dicção, cara minimamente telegénica para apelar ao erotismo do homem das cavernas, excitado com os “conhecimentos” futebolísticos da dama em questão, “simpatia” excessiva, ausência de opinião, divulgação rasteira do senso comum.
O objectivo é desviar as atenções das verdadeiras alavancas do futebol, ao nível económico e financeiro, para melhor alienar, com a barreira da Miss Simpatia porreira, o adepto do desporto.
27 Julho, 2015 at 23:03
O pedro guerra já precisava de companhia…
Confirma-se que a estupidez humana não tem limites!
27 Julho, 2015 at 23:10
Sim, podiam fazer um casal, um mais no estilo caverna armado em bravo mas no fundo um gatinho ao pé do dono, e a outra armada em urbana, mas aprisionada nas suas piadas provincianas
27 Julho, 2015 at 23:16
Não sei se ela consegue ser mais ridícula que o p.g.
Um gajo que se dá ao desplante de lamber o escroto do Vieira da forma como já o fez, ainda por cima numa ocasião em que ligou para a TV dos comedores-de-gelados-com-a-testa, identificando-se como Fernando Santos (mas percebe-se que a voz é do urso… nem isso acautelou, foda-se, lá o burro!) a tecer loas ao Vieira… enfim… vergonha alheia…
28 Julho, 2015 at 0:04
venha o vieira e escolha
27 Julho, 2015 at 23:34
Costumo ver esse programa as quintas feiras, e ate acho engraçado, tem semanas que roça o bom, mas a semana passada foi miserável se continuam assim deixo de ver. e essa menina em muito contribui para isso assim que falou na Carbonero vi a pinta dela de cabra ressabiada.
27 Julho, 2015 at 21:05
Mas então e o MITROGLOU?
27 Julho, 2015 at 21:12
Foi com o coelhinho, o pai natal, e o belfodil ao circo.
27 Julho, 2015 at 22:02
tá boa lol
27 Julho, 2015 at 21:15
Glou glou!
27 Julho, 2015 at 21:19
Adoro… Sai um corneto.
27 Julho, 2015 at 21:37
Leão d’Àsso, emprestas-me 25 K’s sff., para uma boa causa. (Remodelar prateleira)
30% x 74 Luas.
Atentamente e Cps.,
Aldegunda Q. F.
27 Julho, 2015 at 22:05
Épá , não se percebe nada do que escreves.
É que para além de não jogares com o baralho todo, jogas sozinho.
Não é chato?
27 Julho, 2015 at 22:07
É.
27 Julho, 2015 at 22:09
Então coça.
27 Julho, 2015 at 22:18
É bem.
27 Julho, 2015 at 23:07
Será?
27 Julho, 2015 at 23:53
Tu assim baralhas o homem :))
28 Julho, 2015 at 0:07
Quem?
28 Julho, 2015 at 0:14
o TADEU? Não acredito!
27 Julho, 2015 at 21:40
Nitrogolo, como diz o ROC
27 Julho, 2015 at 21:17
“Quem habitualmente consulta a imprensa internacional certamente já terá reparado que fora do nosso país o Sporting é tratado como Sporting Lisbon ou, em países latinos, como Sporting Lisboa. Ora, como no nome do clube de Alvalade não consta sequer a capital portuguesa, foi criado um grupo na rede social Twitter para apelar à mudança para o nome correto.
Intitulada “Not Sporting Lisbon”, a conta tornou-se viral esta segunda-feira, chegando ao ponto de liderar os trend topics no nosso país. Aliás, diga-se que a página chegou ao conhecimento do próprio Sporting, que prontamente “retweetou” várias mensagens, dando ainda mais dimensão ao movimento que procura mudar a forma como os leões são tratados fora do nosso país.”
#NotSportingLisbon, spread the word!
27 Julho, 2015 at 21:19
Twitter SCP:
“Um clube de Norte a Sul, Madeira e Açores, espalhado pelo Europa e pelo Mundo. É Sporting Clube de Portugal! #NotSportingLisbon “
27 Julho, 2015 at 21:33
ora ai está!
ha anos que isso me irrita!!
sporting di lisbona, sporting lissabon e o caralho…
muito bém!!
É SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
O CRÓNICO
27 Julho, 2015 at 21:47
Houve um tasqueiro que chegou a mandar um email à macron(!), a avisar que não era Sporting lisbon, mas sim Sporting Clube de Portugal!
SL
27 Julho, 2015 at 21:44
Eu também vou dizendo quando posso, isto é capaz de ser muito difícil mudar…
Muitos clubes sao chamados pelo nome da cidade fora do seu próprio país. Rangers, Celtic, por exemplo. Só quando os comentadores na televisao tomarem atencao é que as pessoas comecam a perceber
27 Julho, 2015 at 23:51
sim ate porque a maior parte dos clubes com o primeiro nome Sporting o restante parte do nome costuma ser o nome da cidade como Sporting clube Covilha Sporting de braga, Real Sporting Gijon, Sporting Kansas City, nao me lembro (assim de repente se calhar ate existe) de nenhum clube que tenha o nome do pais inserido no nome do clube.
Acho que e por isso que põem o Lisbon para melhor distinção dos vários Sporting´s que existem em Portugal como SCFarense, o SCCovilha, o SCOlhanense, SCAveiro etc… etc…
EU POR MIM BASTAVA QUE METESSEM AS INICIAIS S.C.P. EM VEZ DO SPORTING LISSABONE JÁ FICAVA CONTENTE!!!
27 Julho, 2015 at 21:39
Bryan Ruiz (e esposa…)… BIEN VEINITUS !
27 Julho, 2015 at 21:40
..e amiga da esposa.
27 Julho, 2015 at 21:41
Ama ?
27 Julho, 2015 at 21:42
Irmã ?
27 Julho, 2015 at 21:51
Cunhada não é.
27 Julho, 2015 at 21:51
Não pode.
27 Julho, 2015 at 22:57
Aeromoça “sequestrada”? Trisome a caminho???
Isto na “Costa” é outra coisa…
27 Julho, 2015 at 23:14
Qual? a costa do castelo? lol
27 Julho, 2015 at 21:41
Segundo o DN, o Erik Lamela pode chegar ao Porto via empréstimo e com uma opção de compra de 7,5 milhões de euros.
LOL
27 Julho, 2015 at 23:49
Espero que não…
27 Julho, 2015 at 21:43
La palisse é do caralho.
27 Julho, 2015 at 21:46
O erotismo em Portugal, morreu.
P.Q.O.P.A.T’s. !!
Os talibãs investiram alguma coisa neste país ultimamente ?
27 Julho, 2015 at 22:08
Já tomás-te os comprimidos hoje ?
27 Julho, 2015 at 22:10
Não stresses.
27 Julho, 2015 at 22:24
Já “tomás-te” os comprimidos 🙂 Não sei se gosto mais do “assento” no (a) ou do hífen.
27 Julho, 2015 at 22:30
Hehehehehe….o Leãodeaço é bom rapaz.
Lion of steel, o que achà-stes do filme Hércules ?
27 Julho, 2015 at 22:55
Acho que trocaram os protagonistas…
A Irina conseguia convencer mais com o seu ar másculo que o The Rock…
27 Julho, 2015 at 23:10
Bem me pareceu.
Acabei de o apagar do disco rígido da box e ganhei cerca de 1,5 % e assim já poderei gravar o Sabrina – Segredos de uma bruxa.
27 Julho, 2015 at 23:13
Esquece a porca da Sabrina (sempre a achei um pouco badalhoca).
Investe na Viole(n)tta… é trendy!
27 Julho, 2015 at 23:18
Não véjo filmes gáys
27 Julho, 2015 at 23:06
Calma, chegam pra todos
27 Julho, 2015 at 23:07
Não abuses nos hífens…
São uma espécie em extinção! (obrigado, A.O.)
27 Julho, 2015 at 23:13
Já que o MITRO nunca mais chega, há que dar-lhe com fé …nos hífens.
27 Julho, 2015 at 21:46
OFF
Lampionite crónica na RTP: “Benfica desperdica goleada e perde com o New York”
Desperdica goleada e perde! Ahahahahahah
27 Julho, 2015 at 21:48
Perdeu, mas quase que goleava! Ah ah ah ah ah ah ah ah aha ha
27 Julho, 2015 at 22:11
Aliás, isso de sporte lisa bon parece-me coisa de gaja, de galinhas. Sporting de Portugal, spóirt de Portugal, íþrótta de Portugal, スポーツ・デ・ポルトガル, спортивное Португалии … epá, até os bascos dizem Sporting de Portugal !
27 Julho, 2015 at 22:53
#lampiaonuncaperde…poupanasgoleadas
28 Julho, 2015 at 0:50
Nunca li nada tão divertido!!!!!!!!!!!!
“Benfica desperdica goleada e perde com o New York”
Esta é para os anais da história da comédia!
27 Julho, 2015 at 21:47
Pessoal, estou no site a tentar comprar bilhete para sábado, já pus o nº de sócio , escolhi o lugar, aparece o lugar escolhido e não consigo avançar para confirmar e me enviarem a refª MB para pagamento. Falta alguma coisa? Tks
27 Julho, 2015 at 21:50
Experimenta noutro browser.
27 Julho, 2015 at 21:53
Tks
27 Julho, 2015 at 21:47
É só chernes na TV FDX.
27 Julho, 2015 at 21:52
Q’esta merda ?
27 Julho, 2015 at 21:56
Zeleaozao. Já me aconteceu o mesmo. No 1º ecran onde se coloca o numero sócio, estás a preencher a linha de baixo ( no campo bilhetes adicionais ) indevidamente.
27 Julho, 2015 at 22:12
Obgdo JC
27 Julho, 2015 at 22:24
Já está. Tive que mudar de browser como sugeriu o Moura, para o Mozilla, no Chrome não me aparecia a opção de continuar.
27 Julho, 2015 at 22:03
O marido do Pedro Guerra tem uma paciência do caraças.
27 Julho, 2015 at 22:04
Guerra, eu voto em ti para deputada do BE no parlamento.
27 Julho, 2015 at 22:51
O Pedro Guerra é um transsexual de um bicho vietnamita com pila de burro e cérebro de Louva-Deus…
Ou ao contrário, não sei…
27 Julho, 2015 at 23:56
eu acho que a leonor pinhao e o pedro guerra sao a mesma pessoa….
28 Julho, 2015 at 0:52
leonor pinhão é homem ou mulher?
28 Julho, 2015 at 0:56
acho que é homlher!
28 Julho, 2015 at 1:57
São tipo Dr Jekyll and Mr Hyde…
😉
27 Julho, 2015 at 22:04
Ora aqui està algo que me parece merecer a atenção dos tasqueiros.
“Entretanto #NotSportingLisbon, hashtag criada por um adepto Sportinguista, ganha força e chega às tendências do Twitter em Portugal em poucos minutos, sendo mesmo usada por jornalistas brasileiros e argentinos. ”
Se tens Twitter já sabes o que tens a fazer.
27 Julho, 2015 at 22:36
Está outra vez em primeiro lugar nas trends em Portugal!!! Vai ajudar no patrocinador…
Orgulho do caraças ter apanhado aquilo mesmo no início.
Orgulho ainda maior é ter contribuído para o Pavilhão João Rocha (https://missaopavilhao.pt/) que começa a ser construído no início de Agosto!
Era excelente ir ao estádio no dia 1 (gamebox já cá canta há muito) e começar a ver as máquinas e contentores a chegar, que visão!
28 Julho, 2015 at 0:36
Assino por baixo. Só não poderei estar presente no dia 1 mas de resto é isso mesmo.
SL
27 Julho, 2015 at 22:37
Não sei se já vos disse, mas este ano temos um treinador no banco! Percebi isso em todos os jogos que já vi.
Na época anterior bem tentei perceber….mas nada. Provavelmente, algum castigo ….
Já dá para poupar algum em vinil….certo Marcelo?
Responder
27 Julho, 2015 at 23:32
Abraço amigo…
SL
27 Julho, 2015 at 23:39
Abraço amigo Max…..e sábado lá estamos!
27 Julho, 2015 at 23:43
Sabado vou matar saudades do Amigo Max 🙂
27 Julho, 2015 at 23:49
Cá para mim vais é matar saudades da ginginha… 😉
27 Julho, 2015 at 22:44
“Belfodil assina pelo Baniyas SC”
Ora…, foda-se. 🙁
27 Julho, 2015 at 22:51
O campeonato fica mais pobre…
27 Julho, 2015 at 22:54
A vida perde encanto…
27 Julho, 2015 at 22:59
Onde caralho joga esse Baunilhas???
27 Julho, 2015 at 23:05
Flew Emirates
27 Julho, 2015 at 23:07
Nada a dizer. Entre Banyas e Carnide, escolheu o clube melhor. Boa sorte para o Belfodil!
27 Julho, 2015 at 23:58
nao tiveram arte nem engenho para conseguir um Belfodil!!!! AHAHAHAHAHAHAHHA DOIDAS DOIDAS DOIDAS ANDAM AS GALINHAS!!!!
27 Julho, 2015 at 23:23
Foi-se o Belfodil, mas ainda sobra este
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sandro_Foda
27 Julho, 2015 at 23:24
Irmão do Franco?
27 Julho, 2015 at 23:34
Filho
27 Julho, 2015 at 23:51
Esse não era o Foda Júnior?
28 Julho, 2015 at 8:21
O Fodinhas…
28 Julho, 2015 at 0:00
sim era mas depois chateou-se por gozarem com o nome e mudou para ……………… MANEL Foda.
27 Julho, 2015 at 23:26
Ultima hora:
Carnide confirma venda de Limão.
Entretanto , vem uma LAMELA de Belfodi´s para o Porco.
27 Julho, 2015 at 23:27
Belfodil: um jogador imensamente adorado em Alvalade, apesar de nunca ter envergado o leão rampante ao peito.
27 Julho, 2015 at 23:29
E continua a saga…. o citrino foi vendido por 7 m(i)el(h)ões, mas comunicação à cmvm népia.
27 Julho, 2015 at 23:34
Não precisam.
E pergunta para queijo;
Porque será?
Quem acertar toca o sino amanhã na abertura da bolsa.
27 Julho, 2015 at 23:34
lol
27 Julho, 2015 at 23:49
JOÃO PINTO É REFORÇO
João Pinto é o terceiro reforço da equipa de andebol do Sporting para a próxima época, depois de Carlos Carneiro e Aljosa Cudic. O universal formado em Alvalade regressa aos ‘leões’ proveniente do ABC Braga, depois de, em 2012/13, ter abandonado o Clube ‘verde e branco’ para rumar ao Madeira SAD.
“Volto com mais cabeça, mais maturidade e mais experiência. Sempre gostei do Clube e das pessoas que cá estão, por isso decidi voltar”, confessa o atleta, que vai encontrar o irmão, Nuno Pinto, no plantel ‘leonino’.
Com 26 anos e 1,89 metros, João Pinto não espera problemas na adaptação ao Clube e chega com os objectivos bem definidos. “A equipa não é muito diferente da que já conhecia e o novo treinador é exigente e duro, o que nos leva a dar o nosso máximo para atingir o que queremos: ser campeão nacional, vencer a Taça de Portugal e ir o mais longe possível nas competições europeias”, afirma João Pinto, que assinou contrato válido para as próximas duas temporadas.
28 Julho, 2015 at 0:00
no Mais Transferências…. a derrota das Galinhas…. foi em passant …. nem imagens, nem falaram do jogo.
ridículos!..e já nem o escondem!
“é pó této”…. como se diz no Porto.
Sa foder todos!… como eu digo.
28 Julho, 2015 at 0:11
Vês?
Faz-te mal veres conteudo televisivo com bolinha.
A curiosidade masoquista vence-te sempre não é?
Quando esse impulso voltar a atacar, muda logo para a Sporting tv, vais ver que passa lol
28 Julho, 2015 at 15:46
pois…. mas a Sporting TV agora não dá par andar para traz…. e nem todos os programas neta época são os mais agradáveis….tál como andar a ver jogos de andebol repetidos…
28 Julho, 2015 at 1:02
granda golo do james!
https://www.youtube.com/watch?v=oA3s4H_mq7U
28 Julho, 2015 at 1:05
mesmo livre, de outro angulo
https://www.youtube.com/watch?v=7XUkyJQ8sLE
28 Julho, 2015 at 10:49
Golaço!!! Livres do lado direito têm de ser para James ou Bale.
28 Julho, 2015 at 1:08
Nunca mais é dia 1.
SL, sonhos verdes e brancos.
28 Julho, 2015 at 1:41
Alguém me explica como é possível sectores que estão esgotados para venda de gameboxes aparecem com lugares vagos para o jogo de sábado?
Não vale responder que o site é uma merda.
Tou belfodido 🙁