Um tipo deixa de frequentar certos destinos a Norte, mantém-se longe dos camarotes, entusiasma-se com os primeiros minutos televisivos do novo Sporting, já nem se lembra das marcaquices da temporada passada, deposita toda a esperança na hipótese de o futebol voltar a puxar umas minis, mas há sempre alguém, mesmo aqui, na Tasca, há sempre alguém pronto para lançar lama sobre o projecto que devia ser de todos os que se dizem leões.
A sério que uns minutos do Naldo e do Ciani na África do Sul já são pretexto para os meter no mesmo saco do Maurício e do Sarr? Que a falha do Ciani no segundo golo dos cape towns é suficiente para lhe apontar falta de qualidade, mesmo sendo uma falha igual à do Paulo Oliveira na primeira parte, num lance que só o Rui safou? A sério que estes comentários foram dirigidos a jogadores com uma semana de treinos e uma semana de Sporting?
Gosto especialmente quando se pedem menos contratações, mas com mais qualidade. Vamos ignorar o facto de ninguém conhecer o Naldo e o Ciani, a não ser que tenham passado anos a ver jogos do Getafe, da Udinese, do Bordéus e da Lazio. Vamos também ignorar que havia três centrais com qualidade que quiseram sair – e quase que aposto que alguns vêem o Sporting com argumentos para contrariar o Man Utd, o Liverpool e o Tottenham, além do pai do Dier. É um comentário típico de camarote porque se baseia no seguinte raciocínio: os que estão cá são maus, os que não estão cá são bons. E se é possível contratar melhor quem está a falhar é o departamento de futebol do Sporting.
Não há paciência para estes invisuais. O Sporting esteve semanas para resgatar um colombiano de 30 anos em litígio na Argentina, alegadamente falhou um brasileiro exilado na Rússia, continua sem fechar o negócio que envolve um grego perdido na segunda divisão inglesa – e os invisuais não percebem, ou não querem perceber, algo natural para qualquer pessoa sem azia: quando se começa a contratar no patamar acima, a capacidade financeira do Sporting esfuma-se. Basta um clube russo ou turco para tudo se complicar, ou mesmo um Fulham da Championship. Daí a aposta em jovens (Paulo Oliveira) e segundas linhas (Ewerton) porque há milhares de futebolistas mundo fora e nem só os que as fontes seguras conhecem, ou acham que conhecem, são bons. Até pode ser que o Sporting acerte sem precisar de passar um cheque do tamanho Luís Duque.
Mas tentemos o exercício. Investiram-se 8 milhões de euros em Maurício, Sarr, Rabia, Paulo Oliveira, Ewerton, Naldo e Ciani. Vamos esquecer que o patinho feio Maurício foi transferido para Itália por um valor oito vezes superior ao custo de aquisição e que terminou a época a titular no terceiro classificado da Série A. Ou que o Paulo Oliveira chegou entretanto à selecção nacional. Vamos esquecer e admitir que o Sporting de Jorge Jesus podia começar com Tobias Figueiredo, Rúben Semedo e um central de qualidade superior.
De acordo com o site Transfermarkt, 8 milhões davam para contratar o Kjaer, transferido do Lille para o Fenerbahce. Mas será que davam? É que o Bruno Alves achou que o salário não compensava a mudança para Alvalade. Outra coisa interessante no Transfermarkt: o Rhodolfo é o central brasileiro mais caro de 2015.
Para esta gente que até o Marcelo do Rio Ave prefere face aos reforços que vão chegando, nove anos a titular em França e Itália, com passagens por Bordéus e Lazio, não chegam para um internacional francês escapar ao rótulo Sarr. E cinco anos no Brasileirão, Série A e Espanha não chegam ao Naldo para fugir à etiqueta o-próximo-Maurício. Bons, mesmo bons, são o Rhodolfo e o Douglas, cuja remuneração em Alvalade podemos apenas imaginar, sabendo-se que Douglas já recebe 1,7 milhões por ano na Rússia.
Já agora, quem são os centrais de qualidade insuspeita do Benfica e do Porto? Luisão? Jardel? Lindelof? Marcano? Maicon? Ou no Sporting só te vamos conseguir calar no dia em que pagarmos 4 milhões por Lisandro Lopez ou 7,7 milhões por Martins Indi?
ESCRITO POR Kovacevic
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
29 Julho, 2015 at 22:46
ao ver o titulo do post lembrei-me desta cena faz-me lembrar algumas personagens que por aqui andam!
https://www.youtube.com/watch?v=AKXlhpeb6wI
29 Julho, 2015 at 22:52
CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! estou em pe a bater palmas.Muitos parabens, Bruno de Carvalho, renovaste com o jovem de maior potencial do plantel.MANE vai crescer pooootes.um extremo goleador de luxo! Rooooooooooam-se de inveja detractores de merda!!!
29 Julho, 2015 at 22:55
Fenerbahçe 0 – 0 Shakhtar Donetsk
Rapid Viena 2 – 2 Ajax
Esperar pela segunda-mão. A ver se ucranianos ou holandeses ficam pelo caminho para sermos cabeças-de-série.
Acredito que o Fenerbahçe empate com golos ou ganhe na Ucrânia. Equipas holandesas também são imprevisíveis: tanto podem ganhar como perder contra adversários mais acessíveis.
29 Julho, 2015 at 22:58
Grande Post Kovacevic.
É isso tudo! Muitas vezes falta pachorra para ouvir tanta critica antes sequer de os jogadores tocarem na bola já são paupérrimos.
29 Julho, 2015 at 23:11
Lindo este post! Tirou-me as palavras da boca! Tinha vergonha de ser como esses sportinguenses desses blogs que metem o tachinho e ódios pessoais mesquinhos à frente do SCP.
Gente do mais medíocre e mesquinha que se encontra na blogosfera.
Mudem-se para o outro lado da rua! Ou para um clubeco a Norte.
29 Julho, 2015 at 23:24
Alguem sem ser faccioso é capaz de olhar para o curriculo do Douglas e achá-lo superior ao do Ciani?
29 Julho, 2015 at 23:55
Eu não conhecia um nem outro…
30 Julho, 2015 at 1:46
o Nuno nunca foi melhor que o Patrício
30 Julho, 2015 at 0:44
Cherba, este post merece o tag #na peida. Daqueles que a gente sabe!
30 Julho, 2015 at 1:26
Obrigado Kovacevic!
Obrigado por expressares, de forma sublime, a miséria como tanta gente que se diz do SCP vive o “seu” clube do coração…
Há uns anos atrás ainda perdia tempo a tentar ‘ressuscitar’ algumas dessas almas envoltas em neblina… Agora, e depois de trocar 4 ou 5 frases com esse tipo de gente, fica o diagnóstico feito… Quanto á terapia… Não me pagam para isso…
Sejam felizes e curtam o Sporting Clube de Portugal! É que ele é mesmo NOSSO!
30 Julho, 2015 at 9:14
Grande, enorme texto!!!
30 Julho, 2015 at 9:59
Os melhores jogadores são sempre os que nunca chegam, os melhores negócios são sempre os que não se fazem.
A paranoia instalada nesses blogs ditos leoninos passa para lá do que é admissível numa democrática troca de pontos de vista entre pessoas do mesmo clube.
Alguns desses nunca lhes alimentei o ego, outros sentia vómitos só de ler os comentários expostos, por isso quando passo nessas ruas é sempre de longe e preocupado, nunca mais bati a uma porta dessas. Aconselho-vos a fazer o mesmo, deixem-nos a pregar no deserto.
30 Julho, 2015 at 10:44
Muito bom Kovacevic! Parabéns pelo texto!
30 Julho, 2015 at 17:08
Muito bom !
Disseste tudo !
31 Julho, 2015 at 2:04
Grande texto!
SL