Dois jogos de preparação a que pudemos assistir e já conseguimos ver o desenho do que será este novo Sporting: muita presença na área, um extremo puro, outro com constantes movimentos interiores, laterais a ajudar na profundidade e um meio campo praticamente reduzido a dois, que tem de correr mais e lançar o ataque muito rápido (posicionamento nunca foi tão importante)
Se é verdade que o ataque nos deixa a salivar, com pés talentosos, alguns jovens da nossa formação, e goleadores natos, a defesa também aperece muito mais estável esta temporada. João Pereira terá a sombra de Esgaio (finalmente!), Jefferson a de Jonathan e no centro temos opções de qualidade e a recuperação de Ewerton a caminho.
Para nº8 temos imensas opções, com imensa qualidade, e apenas João Mário parece estar a ter algumas dificuldades a lidar com estes processos tão rápidos na era de Jorge Jesus.
Na baliza, o enorme e incomparável Patrício começa a temporada como terminou: num grande nível e a crescer a olhos vistos de ano para ano.
De momento, a preocupação prende-se apenas com uma posição: o médio defensivo. Existe ainda um buraco entre a defesa e o centro do terreno, muita confusão, posicionamentos deficientes e alguma dificuldade em compreender a importância deste homem no sistema de JJ.
Rúben Semedo e Palhinha oferecem a altura, a capacidade defensiva e músculo que o meio-campo precisa. Mas não trazem experiência, nem calma, nem merecem ver a sua formação prejudicada ao terem de ser o substituto sombra do melhor jogador do campeonato. Ainda assim, merecem a presença no plantel e estou certa que com vários meses de trabalho serão capazes de nos dar imensas alegrias.
Adrien Silva já faz mais o que Jesus lhe pede. Aparece entre os centrais, constrói na ala e no centro do terreno, mas tem de reaprender os posicionamentos e como jogar apenas com um companheiro (algo que nunca fez na sua carreira).
André Martins foi colocado nesta posição por Marco Silva e parece que vai mesmo ficar no plantel durante a próxima temporada. Ainda assim, André seria apenas capaz de cumprir como pivot defensivo, uma espécie de Pirlo, que se concentra menos em defender e mais em construir de trás.
Wallyson é um seis moderno, com intensidade e capacidade de passe, características muito semelhantes a Adrien mas longe do conhecimento táctico do seu companheiro de equipa.
Recorrer ao mercado ainda é uma opção, mas será muito difícil ter alguém com mais qualidade que os apresentados pronto a jogar no dia 9 de Agosto, frente ao Benfica. Seja como for, esta é a urgência que tem de ser tratada e o que falta para se ver uma equipa mais estável em campo.
29 Julho, 2015 at 15:44
Para a posição “6” enquanto o King William está KO:
Rossel : NÃO !!!!
Palhinha : vai ser mesmo
CRAQUE mas precisa ainda de amadurecer …KING esteve 2 anos no Cercle ..,
Wallyson: vai dar muita luta ao Adrien mas tal como este é “8” !!!
J Mario: mesmo a “8” precisa de mais INTENSIDADE!!!!!
R Semedo : A melhor hipótese caso não recorramos ao mercado ….
Notas:
1) comparar o LÉO J ao Marquito … Por amor da SAnTA !!!!
2) a posição onde acredito q estejamos menos fortes é a de LD… A rever!
3)gosto do Mitro…,
4) espero q o NALDO se imponha … Fundamental termos parceiro para o PAULO!!!!
5) PARABÉNS ao CONVERGE — já és socio!
Grande abraço do sócio 98.443!!!!
Tornei o meu filhote sócio no dia do jogo em ALVALADE com o Nacional … Ele é o sócio 118.??? !!!
Era bom q rapidamentechegassmos ao sócio 150.000 !!!!
SL
29 Julho, 2015 at 16:08
obrigadão, grande Stan Valckx (saudades deste centralão)! o meu filhote já é sócio desde que nasceu é o 85 mil e tal. lucky bastard! 😉
e concordo em absoluto com tudo o que dizes. tudo.
29 Julho, 2015 at 16:25
Esgaio não é (ainda) a alternativa !
29 Julho, 2015 at 16:30
Vou ser sincero.
Não gosto do Rúben Semedo. Nem a central nem a médio defensivo.
Não consigo ver ali um jogador com qualidade para jogar no Sporting. Pode ter características físicas imponentes, sem dúvida, mas parafraseando um blog algo desconhecido sobre o verdadeiro futebol: “A predominância do cérebro sobre o físico.” E, na minha opinião, o rapaz não tem mentalidade competitiva nem maturidade como pessoa para fazer parte do Sporting, a saber:
Conduziu embriagado de madrugada sem carta de condução com 17 anos;
Chutou com violência o manto sagrado depois de o atirar ao chão e de ser expulso;
Quando tinha 15\16, revelou numa rede social a sua preferência clubística e denegriu a imagem do Sporting, referindo que o seu verdadeiro clube era melhor em todos os aspectos, menos na academia de formação e na se retratou deste acto por sua vontade;
Teve que ser desterrado para a 3° divisão espanhola por mau comportamento.
Outros dados importantes:
O seu empresário é o nosso conhecido amigo Catio Baldé. Dificultou várias vezes a renovação do contrato do Rúben Semedo, para além de ser um “chulo” e um “ladrão”;
Está muito longe da qualidade evidenciada pelo Palhinha;
Quando surgir o interesse de outros clubes com maior capacidade financeira, preparem-se para birras e ultimatos, típico de crianças sem maturidade;
É este tipo de jogadores que queremos no clube?
Deixo isto para reflexão. Se algum dia, o Rúben Semedo provar o contrário daquilo que penso, estarei aqui para me retratar.
29 Julho, 2015 at 16:51
+1
29 Julho, 2015 at 17:57
O grande problema é que o Sir vai ficar de fora até à vespera do jogo com o benfica… não vai ter ritmo para entrar de início e se calhar vai entrar de vagar nos jogos seguintes, nos quais a Champions ou LE já estarão em andamento. É uma pena mas temos de saber jogar sem ele, pois prevê-se que para a próxima época assim seja