O MaisFutebol resolveu ter um repórter atento a tudo o que Jorge Jesus fez no seu primeiro jogo em Alvalade e o resultado, com um ou outro exagero e um toque de opinião, é este:
O relógio marcava 19.05 horas quando Jorge Jesus entrou no relvado de Alvalade como treinador do Sporting. Vestia o fato treino oficial e aplaudia os adeptos. Virou-se de costas, aplaudiu todo o estádio, sempre acompanhado por Bruno de Carvalho.
Os dois dirigiram-se para o palco no centro do relvado, que servia de montra do plantel para a nova época: Jesus colocou-se na retaguarda, ao lado da equipa técnica.
Saiu logo depois de concluída a apresentação e regressou durante o aquecimento. Ficou logo à saída do túnel de acesso aos balneários, a olhar para o ambiente, para o aquecimento dos atletas: e a falar com o diretor de campo do Sporting.
É assim o novo Jesus: controla tudo.
Mais tarde voltou, quando as equipas subiram ao relvado para disputar o jogo. Entrou em campo logo a seguir aos jogadores, entre Nélson e Bruno de Carvalho, voltando a saudar as bancadas, antes de se posicionar em frente do banco, de pé, a olhar para o relvado.
Enquanto isso os fotógrafos atacavam-nos com disparos sem fim: muitos, todos queriam o retrato perfeito do treinador no primeiro jogo em Alvalade.
Olhou para a bancada sul e leu a mensagem da Juventude Leonina. «Esforço diário, dedicação constante, devoção sem limites: eis o caminho para a glória». Ouviu a marcha do Sporting e bateu palmas ao ritmo da música. Pouco normal, não é?
Aplaudiu Gabriel, quando o miúdo que venceu o cancro deu o pontapé de saída.
Depois foi o espetáculo habitual: sempre de pé, sempre de um lado para o outro, constantemente fora da zona técnica. Ainda antes dos três minutos foi ao banco pegar num papel e numa caneta para tirar apontamentos.
Frenético como ele costuma ser, andou de um lado para o outro, foi quase até à linha de meio-campo, pediu constantemente aos extremos para fechar por dentro. Mandou calar João Pereira quando lhe deu uma indicação e o lateral tentou argumentar.
Mais tarde exasperou-se numa jogada em que Slimani demorou a recuar e não preencheu o espaço central.
À passagem do quarto de hora insistia com a equipa para que se movimentasse em bloco para a zona da bola, cobrindo imediatamente os espaços no momento defensivo.
Gritou com Téo Gutierrez para ocupar o espaço em branco e escreveu mais notas na folha de papel. Num lançamento lateral defensivo deu indicações aos jogadores: tu aqui, tu ali, tu acolá. Gritou com Jefferson por não estar a posicionar-se por dentro.
Aos 24 minutos o primeiro aplauso: para dar os parabéns a Slimani por uma iniciativa individual que valeu um canto ofensivo. Pouco depois levantou o polegar para João Pereira. Estava a tornar-se um homem simpático e afável.
Felizmente durou pouco. Uns segundos depois quase entrava em campo para bater em João Pereira, que fez um passe em vez de aproveitar o espaço para correr com a bola. O bom e velho Jesus estava de volta.
Antes do intervalo ainda deu nas vistas quando pediu a Carrillo para ser mais duro, depois de uma perda de bola. Por fim mais aplausos: desta vez para um passe de Ruiz a rasgar o adversário, que soltou João Mário para um cruzamento atrasado.
Quando o árbitro apitou para o intervalo, caminhou até à linha de meio campo e esperou pelos jogadores, para sair no meio deles. Foi o que fez. Um homem de grupo.
No regresso para a segunda parte voltou a ser dos primeiros a entrar: logo depois de Ruben Semedo e Tanaka.
Começou a segunda parte mais calmo, mas depois de um mau passe de Téofilo Gutierrez deslocou-se ao lado contrário do banco e chamou Ruben Semedo, Tobias Figueiredo e Montero. Era a altura de mexer no onze: iam entrar.
O Sporting respondeu bem e marcou logo a seguir. Jesus respirou fundo e caminhou de um lado para o outro do banco incessantemente. Parecia Marcelo Bielsa.
Desesperou com um mau passe de Montero, foi ao banco e falou com quem lá estava. Estava furioso. Pouco depois Carlos Mané fez o segundo golo e Jorge Jesus voltou a caminhar incessantemente para um lado e para o outro. Tal como fizera no primeiro golo.
Em nenhum momento se lhe viu qualquer punho no ar, qualquer celebração eufórica.
As muitas mexidas no onze, e provavelmente o resultado tranquilo, deixaram o treinador mais tranquilo. Os minutos finais do jogo foram bem mais calmos.
Quando o jogo terminou, Jorge Jesus caminhou até à linha de meio-campo. Regressou ao banco pouco depois e foi saber como estava Adrien Silva: parecia preocupado. Ficou por ali, dentro do relvado, em frente ao banco. A ver, a admirar, sozinho com ele.
Pelo meio ainda cumprimentou Octávio Machado, falou com Bruno de Carvalho e teve uma longa conversa com o médico Frederico Varandas.
Quando o palco para receber vencedores e vencidos estava finalmente pronto, no centro do relvado, foi o primeiro a juntar-se aos jogadores para fazer o túnel de honra à Roma.
Quando chegou a altura do Sporting receber o troféu, deixou os jogadores subir ao palco primeiro, percorreu o mesmo caminho logo depois e colocou-se num canto. Discreto, deixou a festa ser feita pelos jogadores. Quando a taça foi levada, bateu palmas e sorriu. Foi a primeira vez que se viu Jorge Jesus esboçar um sorriso aberto.
No fim estava contente. A noite tinha corrido bem: o Sporting ganhou e Jorge Jesus honrou a memória do pai, também ele um membro da famosa equipa dos Cinco Violinos.
Para o futuro fica a ideia de um treinador discreto fora dos noventa minutos do jogo: nessa altura, enquanto a bola rola, é frenético. Sempre a exigir, sempre a dar instruções, sempre a gritar. Não deixa os jogadores em paz nem por um momento.
Fora desses momentos em que a bola rola, chega-se para um canto e deixa os atletas tornarem-se as estrelas. Mas nunca, mas nunca deixa de pensar na equipa, no clube, no Sporting: fala com funcionários, faz perguntas, quer saber se está tudo bem.
Quer saber se está tudo perfeito: afinal da bitola dele é essa. Um eterno insatisfeito.
2 Agosto, 2015 at 16:40
«Para o futuro fica a ideia de um treinador discreto fora dos noventa minutos do jogo: nessa altura, enquanto a bola rola, é frenético. Sempre a exigir, sempre a dar instruções, sempre a gritar. Não deixa os jogadores em paz nem por um momento.
Fora desses momentos em que a bola rola, chega-se para um canto e deixa os atletas tornarem-se as estrelas. Mas nunca, mas nunca deixa de pensar na equipa, no clube, no Sporting: fala com funcionários, faz perguntas, quer saber se está tudo bem.»
Tal e qual como o MS que o cherba tanto gosta.
2 Agosto, 2015 at 21:54
Chamaste?
3 Agosto, 2015 at 15:35
MS?!? Qu’é isso?… Ah, será “Microsoft”? De facto, esses tipos são detestáveis. Mas é um bocado off-topic, não?
2 Agosto, 2015 at 16:41
Acrescento um momento que gostei: nos poucos minutos do marcelo boeck, houve duas saidas que ele se atrasou para cobrir o tobias. Na primeira saída, o atraso foi discreto, na segunda já foi mais evidente. Neste segundo erro, JJ virou-se para o Nélson que estava no outro banco de suplentes do Sporting e começou a gritar com ele, enquanto apontava para o Marcelo.
2 Agosto, 2015 at 16:45
é isto que faz de JJ um grande treinador e um treinador de eleição!
2 Agosto, 2015 at 16:45
Excelente relato!
O Jorge Jesus é mesmo assim… um espectáculo dentro do espectáculo!
2 Agosto, 2015 at 16:56
E isso mesmo Jorge!!!
E o ESPECTÁCULO está mesmo de volta a Alvalade!
Vamos a eles como Leões!
SL
2 Agosto, 2015 at 16:50
Outra situação foi o raspanete que passou a Semedo, quando este perdeu uma bola que deu uma jogada perigosa, fiquei com a impressão que o jogador se tivesse ali um buraco tinha-se lá enfiado.
Vê-se na cara dos jogadores o respeito que têm pelo treinador.
2 Agosto, 2015 at 16:51
Futebol é paixão. Pode haver outros estilos igualmente eficazes, mas um treinador que vive o futebol desta maneira, que nunca está satisfeito e que não pára de tentar corrigir os jogadores, enche as medidas de qualquer adepto. E são este tipo de pessoas que levam mais adeptos ao estádio.
Foi bonita a festa pá!
2 Agosto, 2015 at 16:53
Já era altura desta direção renovar com o Jesus…ontem antes do jogo já devia ter sido feito.
Mete-se a jeito o BC e ainda vamos perder o treinador.
Quem tenha visto o Sporting ontem pela primeira vez ate pensa que Jefferson, Mane entre outros são jogadores comprados a 20 milhões. Grande jogo de todos.
Já se nota a valorização dos jogadores.
2 Agosto, 2015 at 16:58
É isso que conta, pois quanto melhor jogarem os jogadores/activos maior será a sua Valorização!
É mesmo uma “win-win situation”, o problema é que treinadores há muitos, agora aqueles que consigam levar este ‘simples’ principio á práctica há poucos! E, felizmente para nós, Jorge Jesus é um desses Treinadores!!!
Força Sporting CP!
2 Agosto, 2015 at 22:50
Qual é a cláusula de rescisão? Nem quero pensar muito nisso…mas se formos campeões e com uma boa campanha europeia vai ser difícil manter JJ!
2 Agosto, 2015 at 22:52
O JJ se tudo correr bem acaba a carreira no Sporting.
2 Agosto, 2015 at 23:06
Não sei não… Acho que ele disse que sonhava treinar uma equipa que “pudesse ganhar a Champions” e temos o Bayern em risco, R. Madrid (talvez), M. City? ou PSG…
3 Agosto, 2015 at 8:49
Calma pessoal, o JJ ganhou muito no benfas e ninguém lhe pegou. Não vai sair facilmente do Sporting (ainda bem)
2 Agosto, 2015 at 16:56
Desculpem o off:
Pelo que ando a ver o Kevin-Prince Boateng é médio centro de origem, podendo fazer médio ofensivo centro e segundo avançado.
Se jogou a extremo (já não me lembro) pode muito bem tê-lo feito mas não me parece que seja a posição em que mais rende. O treinador era Roberto di Matteo, não lhe vejo grandes qualidades mesmo tendo ganho uma Champions (que ele me desculpe mas para mim foi sorte…), treinador esse que já foi despedido tendo sido o Boateng e outro colega suspensos por “performances atléticas insatisfatórias”.
Devido à suspensão (mesmo tendo contrato até 2017) pode ser transferido muito mais facilmente. Obviamente, devido a isto, fico de pé atrás em relação à sua personalidade e profissionalismo.
O que considero que o Sporting e JJ possam estar a pensar fazer é a adaptá-lo a médio defensivo, pois é essa a posição que precisamos de reforçar (tem o físico). O problema é que quando o Sir William voltar “têm” de ser os dois titulares.
Se for contratado para médio centro penso que é um exagero de opções que temos para essa posição.
Concluo dizendo que duvido que esta transferência se venha a concretizar devido ao dinheiro envolvido (já investimentos bastante) e ao facto de haver rumores do interesse de outros clubes (Monaco e um turco?). Segundo o seu twitter está/esteve no Monaco para falar com o seu agente que vive lá.
A haver mais transferências penso que só deveriam ser feitas depois da nossa situação internacional (financeira) ficar definida, por forma a dar estabilidade à equipa nesta fase inicial decisiva, ou seja, ninguém importante sair.
Ps: a Maria Ribeiro é quem está a fazer uma melhor coberta desta situação e segundo ela o jogador vem mesmo, confirmas?
2 Agosto, 2015 at 17:05
Sinceramente espero mesmo que não venha.
Este gajo, apesar de óptimo jogador enquanto o foi, já teve inúmeros episódios negativos que era um risco enorme num plantel e numa estrutura que me parece que está (e muito necessita) estabilizada mentalmente…
Não apareceu uma vez uma foto dele a fumar e a beber uma jola no balneário enquanto esperava pra fazer o anti-doping? Ia jurar que sim…
O Mané não precisa de exemplos desses!!
2 Agosto, 2015 at 17:12
Tenho especial receio destes jogadores com “historial”.
Já temi com a vinda do Teo, aproveitamento do Semedo e, aparante, continuação do Carrillo.
Parece que por enquanto não há problemas e assim continuem, mas também parecia não haver com Slimani, Rojo e Jefferson.
Não quero que se crie uma espécie de grupo de “bad-boys” dentro do balneário, é sempre complicado de gerir e destabiliza toda a equipa.
Com certeza a melhor opção vai ser feita.
SL
2 Agosto, 2015 at 19:48
Só ganha 7M por ano. Tá fácil!
2 Agosto, 2015 at 20:07
Ele está sempre lesionado devido ao excesso de pinadas.
Não serve.
2 Agosto, 2015 at 20:37
Eheheheh 😉
Quando o procurei encontrei a mulher.
2 Agosto, 2015 at 20:38
Por acaso não sabia que ganhava tanto, mas mais me ajudas para argumentar que este jogar não vem para o Sporting.
Ainda bem!
2 Agosto, 2015 at 21:14
A única situação que acho curiosa em relação a este boato, é o facto do jogador pertencer a um clube patrocinado pela Gazprom, empresa que foi noticiada por diversas vezes como sendo o possível patrocinador do Sporting.
2 Agosto, 2015 at 16:56
Com JJ estamos muito mais perto do sucesso do que estávamos com MS, com Sá Pinto (infelizmente), do que com Domingos e etc…
Vai acontecer?
Não sabemos, nunca sabemos, mas que estamos a arrancar bem estamos! E sem William e Ewerthon…
Este inicio de época vai ser fundamental!
Sporting Sempre!!
2 Agosto, 2015 at 17:09
O jogo de ontem deixou-me as seguintes indicações:
– Disse JJ que “a equipa deu uma boa resposta em termos defensivos e ofensivos, mas ainda estamos longe do que para mim é o normal”, bem isto chama-se CULTURA DE EXIGENCIA, por isso tasqueiros podem secar essa cueca molhada, que para a exigência do JJ a equipa ainda demonstra um futebol pouco fluido… a satisfação de uma grande parte dos Sportinguistas deve-se a ano e anos de pensamento pequeno e futebol medíocre.
-JJ disse “as lesões de Ewerton e William obrigou-nos a reforçar em quantidade”, ora no caso do William ainda não houve esse reforço, logo prevejo a contratação de um trinco até à pré-eliminatória da Champions. No caso da lesão de Ewerton e a referencia de reforçar em quantidade, JJ respondeu 2 vezes a essa mesma pergunta e deu sempre a mesma resposta com relevância na quantidade(Ciani e Naldo) mas nunca mencionado que reforçou o centro da defesa em QUALIDADE.
– Na pergunta relacionada a ser Adrien a ocupar a posição 6, JJ foi afirmativo “não há mais”, “temos o Adrien e uma 2ªsolução, Semedo, mas o Semedo a sua posição natural é central, pode ter atributos físicos mas não tem capacidade técnicas”.
Não acredito que encontremos no mercado uma solução financeira mais vantajosa que o Danilo, mas pronto paciência, que possamos encontrar um jogador que desportivamente se adapte rapidamente à equipa.
– JJ ainda mencionou que “Ruiz pode fazer 3 posições”, fiquei tranquilo nesta analise pois este Ruiz já não é o mesmo jogador que jogava no Twente, já não tem a mesma velocidade de execução e fica muito aquém nas ajudas defensivas comparando com Carrillo, Mané ou Gelson. Ruiz no Twente, por vezes, jogava como extremo mas numa táctica de 4-3-3, para jogar em 4-4-2 vejo JJ tirar maior proveito da qualidade técnica de Ruiz como 2ºavançado, nas costa de Slimani.
– Gostava também de falar sobre os 2 médios, sabendo que a posição “6” está reservada para William e que ainda será contratado um jogador para esta posição, existe na posição “8” uma “overdose” de quantidade e qualidade, Adrien, João Mário, André Martins, Wallyson…para muita pena minha, o jogador que vai sair prejudicado vai ser Wallyson…e vai ter que ser tomada uma decisão sensata que não prejudique a evolução futebolística do jogador e que ele acate com entusiasmo e motivação, pois Wallyson encontra-se numa idade determinante de afirmação futebolística.
– Por último vou falar da posição mais deficitária de qualidade no actual plantel do Sporting, lateral direito, sei que João Pereira é uma aposta pessoal de JJ(idêntica a Eliseu), mas este João Pereira é bastante mais franco do João Pereira que saiu do Sporting à 3 anos…continua a não saber defender e agora até mesmo a acutilância ofensiva que tinha à 3 anos, está em perca…se compararmos com o desempenho de Jefferson no flanco oposto a diferença na dinâmica ofensiva é abissal, não foi por acaso de JJ durante a 1ªparte varias vezes corrigiu o posicionamento ofensivo e defensivo de João Pereira.
No meu 11 para dia 9 só tenho uma duvida no centro do meio campo, o parceiro de Adrien, de resto os melhores actualmente são…Patricio, João Pereira, Naldo, Paulo Oliveira, Jefferson, Adrien,?????, Carrillo, Mané(Gelson), Montero, Slimani.
SL
2 Agosto, 2015 at 17:13
Pelo que vi na Libertadores esse jogador poderia mesmo ser o Guido Pizarro e, pelos valores que se fala, não será assim tão mais caro que o Danilo.
Tem é a questão da adaptação mas já não é propriamente um menino!
Gostava que viesse, dia 5 vou ver mais 90′ dele e dia 6 deve haver novidades…
Sporting Sempre
Ps: como já tem havido muita conversa à volta deste possível negócio não sei se acredito. O Teo e o Ruiz eram verdade, mas…
2 Agosto, 2015 at 18:30
O passe do Pizarro pode até ter um valor muito idêntico do Danilo, agora a exigência salarial, não tem comparação…
2 Agosto, 2015 at 17:14
este mister…. é ummaster!
2 Agosto, 2015 at 17:15
Depois do jogo de ontem… só duas perguntas aos papagais do FM que aparecem por aqui:
1- porquê que ainda não vi ninguém a falar do excelente negócio que era vir o Mitroglou por empréstimo e da espectacular venda do ingrato e tosco argelino por 10 ou 15 milhões?
2- Onde andam os 500 adeptos do getafe para para virem agora a terreiro dizer “errei por não estar calado” depois de crucificarem o Naldo?
2 Agosto, 2015 at 17:16
papagaios*
2 Agosto, 2015 at 17:24
2 respostas:
1- o Slimoney mostrou o ano passado a identificação que tinha para com a causa Leonina. Não se coibiu de por os seus int€r€ss€S pessoais à frente dos do clube. Como tal, e porque me custa esquecer, a minha relação com ele é puramente profissional e não confio nele enquanto pessoa! Se me dessem 15M€ por ele, era na hora!
O Mitro parece-me excelente alternativa. Desportivamente não sei quem renderia mais, mas concordo que era trocar o certo pelo incerto.
2- é tão estúpido atacar o Naldo sem conhecer como é encher o peito de ar (pode o ar estar poluído) por causa de apenas 1 jogo particular, e onde ainda por cima teve 2 lances bastante duvidosos.
Concordo que a estreia prometeu, as falhas podem ser de ansiedade e falta de confiança que só os minutos de jogo lhe trarão de volta, mas… calma!
Sporting Sempre!!
3 Agosto, 2015 at 1:17
Não se coibiu de por os interesses pessoais à frente do clube… diz-me lá o que achas do Adrien….
Acorda pra vida pah… porquê que um argelino sendo titular do Sporting não iria lutar pelos seus interesses económicos? Jogadores da formação já fizeram bem pior!
15 milhões pelo Slimani… deve haver no minimo uns 7 ou 8 clubes na Europa dispostos a isso… RVW sai por 10 e o Slimani só vale 15 ???
Volta godinho… tas perdoado!!!
2 Agosto, 2015 at 17:23
Tenho pena da pessoa que tem de estar a olhar só para o JJ e não pode aproveitar o bom futebol que é jogado. Houve pormenores que quase levantaram o estádio!
Obviamente que JJ é um homem feliz por estes dias. Está no seu clube e por estar satisfeito pode ter uma comunicação extra-campo muito mais calma e “secundária”. Não tem de ser exuberante ou controverso e só ganha ao ser mais reservado.
Depois desta passagem pelo Sporting, infelizmente deve terminar a carreira (não vai para novo, mas…) por isso julgo de nada lhe serve “aparecer”.
Confesso que por vezes é interessante vê-lo a (quase) invadir o campo e vociferar com todos os jogadores 😀
Que nos traga a tão desejada glória!
SL
2 Agosto, 2015 at 18:59
O todo-poderoso Maicon também não errou ontem? E não chegou à AS Roma há 8 dias…
2 Agosto, 2015 at 20:35
Não compreendo…
Sei que este é o 3.º ano do Maicon na Roma.
SL
2 Agosto, 2015 at 17:27
realmente JJ é uma figura do jogo, dei por mim a perder lances mais ou menos perigosos para ver a reação do mister… os jogadores não devem ouvir 20% do que lhes diz mas não deixam de “sentir a pissada”
2 Agosto, 2015 at 17:32
Mais um off (já não faço mais hoje):
Dizem que o Imbula saiu mais uma vez lesionado do jogo que o porto está a fazer…
Não sou racista nem nada, mas já é a terceira lesão (só na pré-época) por um reforço de 20 milhões.
2 Agosto, 2015 at 17:54
O Jorge Jesus até a falar está melhor.
O futebol da equipe não foi nada mau.
Algumas perdas de bola irritantes e alguns erros defensivos.
Sem Miguel Lopes, de quem Jesus pelos vistos não gosta, falta-nos outro lateral direito.
Não gostei que Tanaka não tenha jogado mas, ainda que não faça muita falta, vou ter pena de o ver ir embora.
André Martins esteve bem, como de costume. Se Jesus o aproveitar bem mostrará à exaustão que é mais inteligente que os outros treinadores do Sporting, em anos recentes.
O resto, havemos de ver.
2 Agosto, 2015 at 18:27
Li a crónica de “fio a pavio”…E a conclusão “que me ficou foi esta…:”
“Achei o JJ…demasiado sonso”…
Mas para uma melhor apreciação…vou ter de ler o que pensam a Maria e a Alexia…!!
Spoooorting …!!
SL
2 Agosto, 2015 at 18:30
É o meu treinador 🙂 já o tinha dito de manhã que estou “apaixonada” por ele, desconfio até que foi amor à 1ª vista.
Adoro a atitude dele durante o jogo, não pára nem deixa parar quem lá anda dentro, até o adjunto leva raspanetes 😛
Mesmo que não ganhemos nada, ganhamos identidade e luta em campo, que para mim é um dos passos para podermos vir a ter glória mais cedo ou mais tarde.
Portanto Max a única coisa que tenho a dizer é que a assombração sonsa já foi tarde 😉
2 Agosto, 2015 at 19:00
Peço desculpa pelo balde água fria …
Vamos ignorar o estado da relva? Oxalá esteja enganado …
2 Agosto, 2015 at 19:02
sem duvida, vai ser mais um adversario esta epoca
2 Agosto, 2015 at 19:05
Antes do jogo começar ainda disse bastante admirado: o relvado está em óptimo estado.
O pior veio depois.
Será que não há nesta Europa ou Mundo fora uma equipa verdadeiramente expert para estes casos?
2 Agosto, 2015 at 20:04
Nem sei o que dizer da relva… Mais de uma dúzia de anos passados e ainda não se conseguiu resolver o problema.
Temo que seja um problema mesmo sem solução!
3 Agosto, 2015 at 13:17
É mesmo um problema adicional para quem quer uma equipa a praticar bom e rápido futebol.
“On the other hand” algum do melhor futebol já visto foi praticado no San Siro (ou Giuseppe Meazza, consoante o caso) cujo relvado sempre foi uma vergonha.
2 Agosto, 2015 at 21:10
Meu amigo…
Não a credito que este problema não afecte (e muito…) a Direcção…
Mas já todos constatámos que a não ser que se invente uma “relva naturalmente ‘sintéticada’…”…
Vamos ter de levar com mais esse adversário “ad eternum…”…
É melhor “pedirmos contas” aos “godinhos e taveiros…”, pois é uma herança (bem pesada…) dessas espécies…!!
SL
2 Agosto, 2015 at 22:09
Se é mau para nós … imagina para os adversários 😉
2 Agosto, 2015 at 22:13
É igual para os dois, mas esses dois nao sao iguais!
Para uma equipa que venha por o autocarro a frente da baliza ate da jeito enquanto para uma equipa mais tecnicista torna mais dificil a troca de bola e o drible!
😉
2 Agosto, 2015 at 23:03
Não sei quanto é que custa a substituição do relvado mas devia ser um assunto prioritário…
2 Agosto, 2015 at 23:05
O problema nao é substituir o relvado, o problema é bem mais complicado e todo o relvado que ali é posto morre.
2 Agosto, 2015 at 23:26
Pois… eu acho que tens razão, o problema é que algo foi mal calculado na construção do estádio (tempo de exposição solar, qualidade do solo a nível de nutrientes, sistemas de regas), ou algo esta a ser mal feito em termos de tratamento do relvado (frequência e tamanho de corte, horas das regas, aplanamento) ou puara e simplesmente o tipo de relva usado.
Mas é evidente que este problema, tem de ser resolvido e é urgente, dá má imagem jogar com este relvado na Champions!
Quem esta responsável pelo relvado tem de ser chamado a parte e levar um apertão!
2 Agosto, 2015 at 23:35
A minha ideia era mais numa de substituir o relvado anualmente…talvez até realizando concertos “que pagassem um novo tapete”.
Para não variar a culpa é do Godinho…e do Taveira…
2 Agosto, 2015 at 23:56
É uma ideia… quando o relvado estiver nas ultimas faz-se um concerto acaba-se com o resto e põe-se novo!
Não sei se um concerto rendia dinheiro para esse investimento!
Mas não resolve o problema de fundo que é: porque raio todos os relvados que são ali postos morrem!
Isso sim devia ser estudado ate se encontrar o problema sem se encontrar o problema nunca se vai ter uma soluçao definitiva!
3 Agosto, 2015 at 0:01
Exato mas se o problema(como já se ouviu…) for a localização não há nada a ser feito. É sempre a remediar…
2 Agosto, 2015 at 19:11
E a quantidade de palhaços que se quer aproveitar do engano do nosso treinador na conferência de imprensa? Vamos ganhar no dia 9 e calar de vez estas aves raras!
2 Agosto, 2015 at 19:35
Coitaditos, não podem agarrar-se a mais nada, no clube deles o cenário é triste, Vitorias-0, futebol praticado pela equipa-0 então teem de se agarrar aos erros dos adversários, por mais ínfimos que sejam.
2 Agosto, 2015 at 21:12
Mas que grande admiração…
Um homem a lidar com “merda” seis anos seguidos… enganar-se numa conferencia de imprensa…no iniciar de uma palavra…
Pode ser que dia 9 se tenham de preocupar “com outros problemas…!”
2 Agosto, 2015 at 22:11
Ainda tem uma réstia de esperança que o D.Sebastião volte….
2 Agosto, 2015 at 20:13
2h20m para a repetição do Troféu 5 Violinos na Sporting TV.
Mais uma chance de analisar o jogo do Sporting e recordar a festa!
2 Agosto, 2015 at 20:41
interessante taça da liga…
já contei 6 expulsões.
2 Agosto, 2015 at 20:58
E 1 jogo à porta fechada…
2 Agosto, 2015 at 21:03
Sabem o que é que era bom?
A Supertaça em Alvalade “à lá” final da Taça de Portugal!
Podíamos começar uma tradição de ir para o ano em todos os jogos para títulos.
Crédito para o comentário do Daniel Barbosa no Facebook.
2 Agosto, 2015 at 22:13
….e depois tinhas os lampiões a quererem alugar o nosso estádio para irem festejar a Taça da Carica.
cuidado com as boas ideias…. aquela gente vai logo tentar copiar!!!
Muito Medo :))
3 Agosto, 2015 at 8:32
É verdade, nem a ideia de quererem controlar os árbitros em Portugal é original…
2 Agosto, 2015 at 21:06
Opah… Estamos tão melhor… e o Presi o banco não foi?!… Embrunha marco!
Z
2 Agosto, 2015 at 21:07
São estilos de liderança. Este agrada-me mais que qualquer outro, é verdade.
Mas o que conta é que seja eficaz a passar a mensagem aos jogadores. É que o estilo de jogo do JJ quando assimilado é algo de se ver.
A equipa é sufocante, amarra o adversário e, em posse de bola, confunde-o.
O jogo interior do Sporting ontem, a espaços, foi qual Muhammed Ali.
Um passe aqui, uma demarcação ali e a defesa adversária aos papéis.
Fly like a butterfly, sting like a bee Jota.
2 Agosto, 2015 at 21:16
Alguem sabe quantas GB foram vendidas na ultima epoca?
3 Agosto, 2015 at 1:31
Apanhei isto:
http://www.scoopnest.com/pt/user/Sporting_CP/627881079853195264
2 Agosto, 2015 at 21:26
Três das situações que mais me tiravam do sério – falando do jogo jogado – era a ineficácia ofensiva nos cantos, a perda de bola em lançamentos laterais favoráveis a nós e a construção de jogadas somente com 2 jogadores.
Nos cantos, podíamos terminar o jogo com 10 hipóteses, que se mostravam todas infrutíferas. Nesta pré-época já lá moram dois golos vindos de cabeceamentos ali na marca de penalti. Há mais luta na área, existe maior alarmismo nas defesas adversárias. Atente-se ao facto de nos dois golos de canto, Ruben Semedo estar pelas duas vezes presente na área. Constatei que é um autêntico problema para os adversários (joga muito com os braços e é bastante intimidador).
Em relação aos lançamentos normais, a equipa pura e simplesmente entregava o ouro ao bandido – como quem diz, a bola ao adversário. Hoje, o lançador é mais astuto (entregar a bola ao colega tem que revelar espertice, técnica e bom senso) e o resto da equipa está mais compacta, com 5, 6 ou mais jogadores num espaço de 40m quadrados, para que mesmo que o nosso jogador que recebe a bola a deixe escapar o adversário seja pressionado e, por um lado, perca novamente a posse de bola, e por outro, não dê origem a contra-ataques ou lances perigosos perto da área.
Por fim, em relação à construção de jogadas, podemos tirar algumas ilações do nosso flanco direito no jogo de ontem. Carrillo e Pereira jogaram muitas vezes “sozinhos”, sem ajuda de um terceiro homem (que teria de ser mais predominantemente Teo Gutiérrez, João Mário ou Ruiz – Slimani é importante na frente para dar a tal verticalidade). Essas jogadas foram facilmente anuladas. Já do outro lado, com Jefferson, Ruiz e João Mário existiram variadíssimas triângulações que baralharam as marcações e causaram problemas a um Maicon que já não é o mesmo de antigamente.
Isto é tudo treinador, meus caros.
O que me incomoda é, o que é que os outros treinadores lá andaram a fazer durante os anos anteriores?
2 Agosto, 2015 at 22:16
o JJ tem mais quase 20 anos a treinar do que qualquer um dos outros dois e por isso também eles tem muito que pedalar.
2 Agosto, 2015 at 21:27
Nota se que a equipa está menos amarrada a circulação de bola e ao centro á linha. Mais jogo interior – o jefferson só precisa do extremo para as tabelas – e mais dinâmica. Quem estiver parado não recebe a bola, tudo em movimento! O estilo sinceramente não me diz muito, o sa pinto também gesticulava muito e gritava, isso não faz dele um grande treinador. O jardim era mudo e é super meticuloso. O que interessa é a substância, não a forma.
2 Agosto, 2015 at 21:50
No meio desta euforia faz-me pena a reiteração da ideia de que o Iuri Medeiros não tem cabeça para ser jogador de top.
Sempre me fez confusão ver um miúdo menear-se em campo como se fosse o melhor deste mundo e arredores. Enquanto não perder o vício de vedeta não vai a lado nenhum.
Connosco já não creio que vá a algum lado. Espero que o “cresce e aparece” que o Jesus lhe transmitiu o faça arrepiar caminho da personagem de menino mimado que teima em assumir.
2 Agosto, 2015 at 22:06
+1
2 Agosto, 2015 at 22:10
facil, eqipa B para abrir a pestana!
estes meninos teem de começar a ser identificados mais cedo e serem logo despachados estes gajos costumam trazer mau ambiente no balneario!
2 Agosto, 2015 at 22:55
O Iuri nunca foi uma ‘vedeta’. Foi para o Sporting aprender a viver em comunidade, nem usar talheres sabia. A sua vida familiar sempre foi a ser e continua algo complicada.
2 Agosto, 2015 at 22:58
Começando pela Mãe que só faz peixeiradas nas bancadas da academia (fazia).
Por isso eu pensei que ele crescesse e se livra-se das saias da mãe quando foi emprestado mas pelos vistos …
3 Agosto, 2015 at 1:45
+1
2 Agosto, 2015 at 21:54
Brainstorm para o futuro:
E se o Sporting cria-se a Escola do Sporting?
Não me refiro à Escola Academia Sporting, estou a falar mesmo de uma Escola do Sporting.
Poderia ter duas vertentes:
1 – Para os atletas que quisessem tentar ser desportistas profissionalmente para todas as modalidades. Seria “menos exigente”;
2 – Para as mais brilhantes jovens mentes em Portugal. Seria de excelência.
Cresceriam todos de leão ao peito e prontos a dar tudo pelo clube. Os pais nem pensariam duas vezes em deixar os filhos vir treinar para o clube.
Já imaginaram ter um presidente do Sporting formado no Sporting? Um cientista? Um presidente do país?
E já que estamos a sonhar porque não criar uma espécie de “Pavilhão na praia”.
Serviria como estádio para o futebol de praia, departamentos e escritórios para modalidades marítimas e uma forma de não nos desligarmos do clube nas férias.
Certamente que não temos essas modalidades, mas estamos a sonhar.
Criando um departamento de modalidades marítimas seriam logo criadas mais de 10 modalidades por haverem tantas variantes do surf. E querendo manter uma certa classe, porque não um clube marítimo para os mais ricos? Tinham é de ser impedidos de ser presidentes…
Desculpem lá off ou brainstorm ou que quer que isto foi, mas é um sonho meu ver o Sporting Clube de Portugal como a maior potência desportiva mundial. Talvez assim endireitássemos o país e a mentalidade da população.
Quem é Sportinguista é um romântico! Continuemos a sonhar, com as Taças na mão!
SL
2 Agosto, 2015 at 22:13
Um sonho tão belo… À altura da grandeza do Sporting Clube de Portugal!
2 Agosto, 2015 at 22:32
Tão grande como os maiores da Europa?
Porque não do mundo?
Quero o Sporting a controlar isto tudo!!!
2 Agosto, 2015 at 22:17
desde que essas modalidades sejam auto suficientes não vejo porque não!
2 Agosto, 2015 at 22:30
Já há imensas pessoas que pagam para ter aulas de surf, é um desporto em crescimento em Portugal e no mundo e temos toda uma grandiosa costa visitada por milhares de turistas (que iam passar a dizer Sporting Portugal 😉 ).
E se as nossas praias fossem novamente o palco de expansão de toda uma nação? A nação Sportinguista!
Sou eu o único a lembrar-me dos poemas sobre o 5.º Império?
Tenho mesmo de ir dormir, os níveis de Saké estão demasiado elevados e eu nem bebo.
2 Agosto, 2015 at 23:09
AHAHAHAH o SAKE da nesses pensamentos profundos!!!
🙂
Mas acho que tens toda a razão!
Mesmo o SCP tem de valorizar o que pais tem! Se temos boas praias, e como se sabe vem muito turista praticar surf para Portugal, porque não fazer uma espécie de academia para o Surf, o surf tem muita, mas mesmo muita visibilade no estrangeiro isso ajudava a expandir a marca SCP.
O único senão é, os desportos náuticos, continuam a ser dos mais dispendiosos de praticar profissionalmente, por isso eu disse que teem de ser auto suficientes, (vários e bons patrocinadores são necessários) senão ira sugar uma grande fatia do orçamento ao SCP.
3 Agosto, 2015 at 0:17
Saké… Lifting innovation.
2 Agosto, 2015 at 21:59
Ontem estive nas roulottes.vi alguns tasqueiros e perguntei pelo amigo Max à Alexia, mas estava atrasado. Como queria ver a apresentação , fica para a próxima. Ao meu lado estava um leão que veio sózinho de Viana do Castelo. Disse-me que no ano passado não veio vez nenhuma na 2ª volta porque e passo a citar “aquele sonso de merda me dava nervos!” “Está a ver amigo, o que é um treinador que faz a malta vibrar?”
– Respondi-lhe que tinha um fatinho da nesma medida!
Saudações leoninas!
2 Agosto, 2015 at 22:16
Esse Sportinguista de Viana do Castelo é cá dos meus 😛
“Sonso de merda” tal e qual
Zeleaozao acabamos também por não ver o Max 😉
2 Agosto, 2015 at 22:35
Obrigado amigos pela vossa amizade…
De facto (e como de costume…) saímos atrasados das Caldas, em relação à hora previamente assente como hora de partida…
Há sempre 1,2 ou 3…que desrespeitando todos os outros… (é claro que também acontecem ás vcezes imprevistos…) se atrasam na chegada…
Já disse que deveriam marcar uma hora para a saída, com um quarto de hora de tolerancia…quem não estivesse…”ia a pé…”…
No entanto “ainda passei a correr” com os netos pelas roulotes e ainda vi um companheiro…
O nome…?
Bem …o nome…
Eu apenas sei concerteza…que me chamo Maximino, aqui conhecido apenas pelo Max…
de resto…sou uma “autentica anedota” em termos de fixação de nomes…
Um abraço para todos e SL
2 Agosto, 2015 at 22:36
AHAHAH a tipica pontualidade portuguesa!
🙂
3 Agosto, 2015 at 4:28
É verdade…
A típica pontualidade portuguesa…
E kogo eu que sou “um escravo do relógio…”…
De tal maneira…que chego sempre antes da hora marcada…
E por isso…sou sempre penalizado …duas vezes…!!
Abr e SL
2 Agosto, 2015 at 23:12
😉
3 Agosto, 2015 at 1:20
🙂
Já gostei desse leão de Viana do Castelo.