O MaisFutebol resolveu ter um repórter atento a tudo o que Jorge Jesus fez no seu primeiro jogo em Alvalade e o resultado, com um ou outro exagero e um toque de opinião, é este:
O relógio marcava 19.05 horas quando Jorge Jesus entrou no relvado de Alvalade como treinador do Sporting. Vestia o fato treino oficial e aplaudia os adeptos. Virou-se de costas, aplaudiu todo o estádio, sempre acompanhado por Bruno de Carvalho.
Os dois dirigiram-se para o palco no centro do relvado, que servia de montra do plantel para a nova época: Jesus colocou-se na retaguarda, ao lado da equipa técnica.
Saiu logo depois de concluída a apresentação e regressou durante o aquecimento. Ficou logo à saída do túnel de acesso aos balneários, a olhar para o ambiente, para o aquecimento dos atletas: e a falar com o diretor de campo do Sporting.
É assim o novo Jesus: controla tudo.
Mais tarde voltou, quando as equipas subiram ao relvado para disputar o jogo. Entrou em campo logo a seguir aos jogadores, entre Nélson e Bruno de Carvalho, voltando a saudar as bancadas, antes de se posicionar em frente do banco, de pé, a olhar para o relvado.
Enquanto isso os fotógrafos atacavam-nos com disparos sem fim: muitos, todos queriam o retrato perfeito do treinador no primeiro jogo em Alvalade.
Olhou para a bancada sul e leu a mensagem da Juventude Leonina. «Esforço diário, dedicação constante, devoção sem limites: eis o caminho para a glória». Ouviu a marcha do Sporting e bateu palmas ao ritmo da música. Pouco normal, não é?
Aplaudiu Gabriel, quando o miúdo que venceu o cancro deu o pontapé de saída.
Depois foi o espetáculo habitual: sempre de pé, sempre de um lado para o outro, constantemente fora da zona técnica. Ainda antes dos três minutos foi ao banco pegar num papel e numa caneta para tirar apontamentos.
Frenético como ele costuma ser, andou de um lado para o outro, foi quase até à linha de meio-campo, pediu constantemente aos extremos para fechar por dentro. Mandou calar João Pereira quando lhe deu uma indicação e o lateral tentou argumentar.
Mais tarde exasperou-se numa jogada em que Slimani demorou a recuar e não preencheu o espaço central.
À passagem do quarto de hora insistia com a equipa para que se movimentasse em bloco para a zona da bola, cobrindo imediatamente os espaços no momento defensivo.
Gritou com Téo Gutierrez para ocupar o espaço em branco e escreveu mais notas na folha de papel. Num lançamento lateral defensivo deu indicações aos jogadores: tu aqui, tu ali, tu acolá. Gritou com Jefferson por não estar a posicionar-se por dentro.
Aos 24 minutos o primeiro aplauso: para dar os parabéns a Slimani por uma iniciativa individual que valeu um canto ofensivo. Pouco depois levantou o polegar para João Pereira. Estava a tornar-se um homem simpático e afável.
Felizmente durou pouco. Uns segundos depois quase entrava em campo para bater em João Pereira, que fez um passe em vez de aproveitar o espaço para correr com a bola. O bom e velho Jesus estava de volta.
Antes do intervalo ainda deu nas vistas quando pediu a Carrillo para ser mais duro, depois de uma perda de bola. Por fim mais aplausos: desta vez para um passe de Ruiz a rasgar o adversário, que soltou João Mário para um cruzamento atrasado.
Quando o árbitro apitou para o intervalo, caminhou até à linha de meio campo e esperou pelos jogadores, para sair no meio deles. Foi o que fez. Um homem de grupo.
No regresso para a segunda parte voltou a ser dos primeiros a entrar: logo depois de Ruben Semedo e Tanaka.
Começou a segunda parte mais calmo, mas depois de um mau passe de Téofilo Gutierrez deslocou-se ao lado contrário do banco e chamou Ruben Semedo, Tobias Figueiredo e Montero. Era a altura de mexer no onze: iam entrar.
O Sporting respondeu bem e marcou logo a seguir. Jesus respirou fundo e caminhou de um lado para o outro do banco incessantemente. Parecia Marcelo Bielsa.
Desesperou com um mau passe de Montero, foi ao banco e falou com quem lá estava. Estava furioso. Pouco depois Carlos Mané fez o segundo golo e Jorge Jesus voltou a caminhar incessantemente para um lado e para o outro. Tal como fizera no primeiro golo.
Em nenhum momento se lhe viu qualquer punho no ar, qualquer celebração eufórica.
As muitas mexidas no onze, e provavelmente o resultado tranquilo, deixaram o treinador mais tranquilo. Os minutos finais do jogo foram bem mais calmos.
Quando o jogo terminou, Jorge Jesus caminhou até à linha de meio-campo. Regressou ao banco pouco depois e foi saber como estava Adrien Silva: parecia preocupado. Ficou por ali, dentro do relvado, em frente ao banco. A ver, a admirar, sozinho com ele.
Pelo meio ainda cumprimentou Octávio Machado, falou com Bruno de Carvalho e teve uma longa conversa com o médico Frederico Varandas.
Quando o palco para receber vencedores e vencidos estava finalmente pronto, no centro do relvado, foi o primeiro a juntar-se aos jogadores para fazer o túnel de honra à Roma.
Quando chegou a altura do Sporting receber o troféu, deixou os jogadores subir ao palco primeiro, percorreu o mesmo caminho logo depois e colocou-se num canto. Discreto, deixou a festa ser feita pelos jogadores. Quando a taça foi levada, bateu palmas e sorriu. Foi a primeira vez que se viu Jorge Jesus esboçar um sorriso aberto.
No fim estava contente. A noite tinha corrido bem: o Sporting ganhou e Jorge Jesus honrou a memória do pai, também ele um membro da famosa equipa dos Cinco Violinos.
Para o futuro fica a ideia de um treinador discreto fora dos noventa minutos do jogo: nessa altura, enquanto a bola rola, é frenético. Sempre a exigir, sempre a dar instruções, sempre a gritar. Não deixa os jogadores em paz nem por um momento.
Fora desses momentos em que a bola rola, chega-se para um canto e deixa os atletas tornarem-se as estrelas. Mas nunca, mas nunca deixa de pensar na equipa, no clube, no Sporting: fala com funcionários, faz perguntas, quer saber se está tudo bem.
Quer saber se está tudo perfeito: afinal da bitola dele é essa. Um eterno insatisfeito.
2 Agosto, 2015 at 23:27
Grande Inácio. ..que diferença.
2 Agosto, 2015 at 23:50
+ 1
2 Agosto, 2015 at 23:35
O Maicão é um grande jogador. Segundo a rena.
2 Agosto, 2015 at 23:59
A sério que o carnide tem um anúncio do redpass a dizer que são 14 milhões de adeptos? A falta de vergonha com que assumem uma mentira ou algo absolutamente surreal é sinal de uma forma de estar. Quanto mais andarem maior vai ser a queda.
3 Agosto, 2015 at 0:12
INÁCIO: respect !!!!!Muito bem!!!!
CIANI: de malas aviadas ?!?! O rumor continua persistente ….
G PIZARRO: teremos novidades a 6 de Agosto ?!?!
Pena a lesão do Palhinha… Acredito q se tivesse ritmo para ser testado contra a Roma seria opção para a SuperTaça ….
K MITROGLOU: duvido q venha caso Slimani permaneça … Prefiro Slimani ao grego … Mas, confesso, q preferia o Mitro ao TEO … Mas sei, tenho a certeza, q o TEO “vai-me provar” o quanto eu estava enganado…
SL
3 Agosto, 2015 at 0:16
Fds esta cena do Ciani parece mesmo uma cena à boifica que contrata para mandar embora a seguir… a diferença é que não gastamos 3M no Ciani como eles gastaram no farinha.
Vamos ver o que se passa nos próximos episódios.
3 Agosto, 2015 at 0:56
Não especules.Não se passa nada a não ser uma gastroenterite incomodativa. Com esse quadro clínico o rapaz para estar na cerimónia teria de usar fraldas….
3 Agosto, 2015 at 1:12
xiiiiii….. que raio de imagem…. vou precisar de um esfregão cerebral!!!
3 Agosto, 2015 at 0:13
Gosto mesmo de ouvir e ler a bazófia lãpiã e tripeira!!! Não sei porquê anda-me a dar gozo ouvi-los…
É que eles não sabem, mas o LEÃO voltou e depois de recuperar do “coma induzido” em que certos e determinados salfrários o colocaram, de há 2 anos e meio para cá é NOSSO outra vez, e anda com fome! Como qualquer predador “A Pex” andamos esfomiados, e nada como comer aves de rapina gordinhas e dragões balofos… Têm mais chicha e servirão para alimentar a fome do LEÃO!
A propósito de “chicha” vi umas fotos em que o Labyad esteve reunido com o Bylal Old Chick, pensava que era algum músico que vinha para o festival de música de Castelo de Vide – o Andanças, mas não… É mais um jogador do carnide… Aquilo é que vão ser festas marroquinas com o ‘Tábarato’, o ‘carcelas’ o ‘bilal’ e o Lábias… Fico muito satisfeito por o Labyad ir com os porcos… Vá fumar ‘chicha’ para a real meretriz que o pariu… Já quanto à outra ‘chicha’, a carninha, isso tem muito a ver com o Adel Taarabt, ou melhor o ’tábarato’… É que o bicho nem daqui a 3 meses recupera, nem indo ao Dr Tallon, á Nutribalance, ou mamando uma overdose dos comprimidos da herbalife (mais uma tanga com aditivos para criar adicção no ser humano, um esquema de negócio fraudulento e em árvore) lá vai…
SL
P.S. – Gostei muito do Inácio no programa da SICn, o ‘play off’… Aquilo sim, é um LEÃO… A ‘rena’ que, á boa maneira dos charlatões gosta de falar muito alto para se auto convencer que tem razão, berrou baixinho… Mas gostei mesmo foi do ‘candidato pelo PSD’ Simões (eu sou primo do Vieira, mas não gosto de o dizer) a querer desvalorizar a miserável pré-época, sempre com aquele ar angelical, mas sempre que é picado ‘estala o verniz’ que é uma beleza… Mais um ‘camaleão’ travestido de imparcial… Um mero esbirro… No dia 9 de Agosto é SEM DÓ NEM PIEDADE!
3 Agosto, 2015 at 0:46
Entretanto mais duas vitórias para o Sporting B, ambas por 1-0, com golos de Mica Pinto num dos jogos e Betinho no outro!! http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_equipab_020815_152620.asp
Começa já na próxima semana o campeonato e acho que seria muito bom que alguns jogadores experimentassem a primeira liga: Luis Ribeiro, Mica Pinto, Sacko, Dramé, Podence já precisam ou merecem o “salto”!
Mesmo assim vai ser bom acompanhar o desenvolvimento de certos craques da B como Guilherme Oliveira, Riquicho, Domingos Duarte, Francisco Geraldes ( estrela da companhia!), Matheus Pereira, Elói…
3 Agosto, 2015 at 0:49
Já agora e visto que se fala tanto de médios-defensivos que é feito do Fokobo? Equipa B?
3 Agosto, 2015 at 1:23
Não gosto do JJ. Distraí-me a olhar para ele e perdi algumas jogadas fabulosas.
3 Agosto, 2015 at 7:01
Ah ah ah
3 Agosto, 2015 at 4:33
Bom dia e boa semana para toda a Familia da Tasca…
De saída para a Capital…
Não quis deixar de aqui vir dar uma abraço a todos vós…!!
SL
3 Agosto, 2015 at 7:37
Boa viagem Max!
Abraço
3 Agosto, 2015 at 8:14
Obrigado amigo…já fui e já vim e fiz graças a Deus boa viagem…
Foi uma viagem rapida ao aeroporto…
Boa semana…
Beijinho ao Gui um abraço para o meu amigo…!!
SL
3 Agosto, 2015 at 4:50
Que diferença para o imberbe, Marco Silva.
Independentemente do que venha a acontecer. Que diferença.
SL.
3 Agosto, 2015 at 5:46
Os de carnide estão a mostrar que a estrutura é o mais importante…!
3 Agosto, 2015 at 6:56
Xiii… Então o carnide levou 3 batatas na taça do inzebio e termina a pré temporada sem nenhuma vitoria?!?
Hahaha
3 Agosto, 2015 at 7:15
Ops!
3 Agosto, 2015 at 7:28
eheheheheh hoje vai ser só aziados!!!
DESCARREGA NO BOIFICA!!!
AHAHAHAH QUE BELO COMEÇO DE DIA!!!
3 Agosto, 2015 at 7:40
Por acaso, também vou mais animado!
Ontem pensei que bom mesmo era eles fazerem o pleno… de derrotas!
E ai está 🙂
3 Agosto, 2015 at 8:18
Por acaso a “alegria” desse resultado tive-a no aeroporto enquanto esperava que o filho fizesse o check in…
Não é por nada…mas a seguir a uma vitória do Rampante…em termos desportivos o que mais me alegra…são as derrotas do “fifica”…
Sim eu sei que isso é “feio”…mas que querem “a culpa não é minha”…
“Não fui eu que os criei assim burrinhos”…por isso entendo que a minha reacção é perfeitamente “natural”…
Abr e SL
3 Agosto, 2015 at 9:45
É um adversário do Sporting e contra o qual vamos jogar dentro de poucos dias.
Só temos é que ficar satisfeitos com as derrotas deles e pelo facto de, psicologicamente, estarem um pouco mais debilitados.
Bem sei que isto pouco vale, porque um derby é um derby, mas preferiam que eles tivessem feito uma pré epoca cheia de vitórias? Eu prefiro assim.
Mas nunca fiando nos gajos… nunca fiando…
Depois destes breves “festejos” vou voltar á terra, porque é com os pés bem assentes no chão que se caminha.
3 Agosto, 2015 at 11:42
Não podemos esquecer no entanto…que será agora que eles irão receber as suas “grandes contratações”…
É que agora quem “vai mandar” são os homens do apito…
E esses…todos nós já sabemos “como jogam”…!
Abr e SL