O ponto mais importante. Os adeptos. Parece mentira mas o Sporting é um clube e um clube é os seus adeptos, fãs, apoiantes, o que lhe queiram chamar. Uma empresa tem trabalhadores, um exército tem soldados e uma clube tem…adeptos. Há uns génios que acham que o que decide o sucesso é a malta que dirige e opera o clube…mas vezes sem conta falham na “inteligentia” como o Hitler que virou o rabo aos Russos. “Its the fans…stupid” diria eu usando uma subversão do punch line que pôs o Clinton a virar charutos e charutadas na Casa Branca.
Se o adeptos estão felizes, o clube está saudável, os estádios enchem, as equipas parecem Dream Teams, os treinadores parecem génios da táctica, os dirigentes parecem fazer saltar elefantes de nenúfar em nenúfar em óperas de bailado visionárias e proféticas.
A fé inabalável na vitória é a força que alimenta um clube. Pelo menos um grande. É o seu pão, o seu vinho, a sua queca, o seu “bob”…sem este estado de alma não há equipas, treinadores ou dirigentes em estado de…graça.
Não vale a pena investir milhões em super-equipas competitivas e ter um estádio com cadeiras vazias e/ou com “guerrilheiros” do assobio. Um bom filme será consagrado se for visto por poucas pessoas? Um bom bacalhau-à-brás servirá para alguma coisa se ficar dentro do tacho? Uma garrafa de um excelente vinho não será apenas um objecto inerte se não existir alguém que passe meses a idealizar o momento da sua abertura?
Muitas equipas já tiveram grandes plantéis e não se tornaram “grandes” por isso. Que o diga o Rubin Kazan ou o AS Mónaco. Falta-lhes em “massa adepta” o que lhes sobrou e sobra em “pasta” para lavar. Muito poucos clubes têm a capacidade de ter um estádio com 50.000 pessoas a ver um jogo de futebol. O Sporting é um deles. E no entanto isso acontece ou anda próximo de acontecer apenas 2 ou 3 vezes por ano.
Não há “Crónico” também por isto.
Já estivemos pior, podemos atingir melhor. E a forma mais óbvia de o fazer é criar múltiplas correntes de gajos chatos “comá putaça” que não larguem os amigos, colegas de trabalho e familiares mordendo-lhes o juízo e, se for preciso, os calcanhares para porem os presuntos em Alvalade.
E há tantos e bons argumentos este ano para o fazer. Um bom treinador com um dialecto próprio, que dá um espectáculo à parte na linha. Um director desportivo que pode a qualquer momento passar-se e entrar dentro de campo para dar uns salmonetes num jogador ou mandar um árbitro afagar um falo. Uma equipa cheia de vedetas e futuras grandes vedetas. “Badboys”, “pistoleros”, loirinhos e morenões, altos e espadaúdos para as “minas”. Uma legião feminina de fãs do Boateng com micro-calcões e decotes proibidos a esticar o rabo para as selfies para lavar a vista dos homes. Até já existe um mega cocktail de boas-vindas nas roulotes (a sério aquilo está a tornar-se quase tão bom como a bola). O que se quer mais?
Querem que os vão buscar a casa numa limousine? Querem um resultado garantido de pelo menos 3-0? Querem croquetes e lambrusco ao intervalo servido servidos por intravenal enquanto leêm Proust ou o Le Courrier International ? Querem um escudo invisível gravitacional que evite qualquer contacto físico com os outros enjoadinhos e que crie uma atmosfera ambiente de 23.765º repleta de uma aroma permanente a rosas do Kilimanjaro, que reduza os decibéis dos petardos para os níveis médios das normas da UE? O que é que querem?
Ressuscitar o “Crónico” depende e muito de encontrar, processar e aumentar os números do sportinguismo. Se é a equipa que melhora e chama mais gente…então parece que estamos nesse caminho. Mas eu duvido. Os cerca de 35 mil habituais dificilmente serão um número expansível se alguém não chamar alguém. Por isso toca a correr a lista de números no smartphone e garantir que pelo menos um caramelo pomos no estádio à nossa conta. Se muitos de nós tivermos sucesso nesta intenção, a cada jogo, o estádio terá muitas mais gargantas a gritar, decibéis sagrados no estímulo ao empenho da equipa e à desmotivação da intrépida lata para errar dos árbitros. Isto, meus caros amigos, isto é que gera um “Crónico”.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
5 Agosto, 2015 at 14:56
Depois de tudo o que passamos, a travessia dos 18, o “projecto” Roquette e tudo o que veio a seguir…
Acho que somos é heróis!!
E sábado passado demonstramos uma vez mais que quando as coisas são feitas com pés e cabeça como nos últimos 2 anos e meio… Estamos lá! Estamos juntos!
Esperem só quando começarem a aparecer as primeiras vitórias!!
5 Agosto, 2015 at 15:19
Alto … “mega cocktail de boas-vindas nas roulotes” o que é que eu perdi?
5 Agosto, 2015 at 15:27
Assino por baixo esta “posta”
É isso tudo e sem dúvida que cada um tem de fazer o seu papel de “convencedor” de um amigo, para que o estádio rebente pelas costuras.
5 Agosto, 2015 at 15:39
Ele fez me Sportinguista… e eu agora retribui-lhe essa dádiva!
Acabei de fazer o meu Pai, Sócio do Sporting… é a minha prenda de anos…. que já tardava há umas décadas.
Obrigado Pai Leão!
5 Agosto, 2015 at 15:43
Grande!
5 Agosto, 2015 at 15:45
parabens, aos 2…. mata-me a curiosidade… numero de socio???
5 Agosto, 2015 at 16:10
o pai vai receber para o mail o cartão provisório.
meu 97161-0
tá morta?!
5 Agosto, 2015 at 16:18
não… quero saber o numero do teu pai 😉
5 Agosto, 2015 at 17:06
quanto tempo demora a saber o número depois de se fazer sócio no minuto?
5 Agosto, 2015 at 17:29
Vem um anexo no mail
5 Agosto, 2015 at 18:27
eu meti o mail dele quando o estava a registar, para ele poder receber os mail do Sporting.
Vou esperar que ele me ligue quando “der por ela”.
e já cá venho matar a a curiosidade 😉
5 Agosto, 2015 at 20:11
À “ganda” Tadeu…
Um pai…merece sempre o melhor…!!
Abr e SL
Olhe e já agora “estenda” lá o abraço ao pai que não me conhece, mas tem forçosamente de ser boa pessoa,,,
E olhe que eu “só abraço” boas pessoas…!!
5 Agosto, 2015 at 15:52
Bom Post Leão de plastico!
Vá, leram o post, já sabem o que fazer… toca a acordar os Leões que andam adormecidos, pelos sofás deste pais!
5 Agosto, 2015 at 15:54
Arrepiei-me! Tal e qual. passará a ser o meu objectivo para cada jogo!
5 Agosto, 2015 at 16:01
LdP,
o post está tão bom que quase convences o rugido de gato a sair do sofá e a largar o teclado e a experimentar ir ao futebol… A ver se começa a perceber umas coisas do jogo!
Saberá onde é Alvalade?
5 Agosto, 2015 at 16:03
vai apanhar no cu labrego vai espalhar o teu mal estar para longe daqui…
5 Agosto, 2015 at 16:29
O ódio é o sentimento mais próximo do amor, não é isso que dizem ? Eheheheheh 😀
5 Agosto, 2015 at 16:33
xega pra la… nem brinques com isso curto geralmente a malta sportinguista mas detesto indecisos! 🙂
5 Agosto, 2015 at 16:33
Chirola… depois perdes a moral toda para andar com lamechices do género: aiiiiiii não falem assim do Rui Barrote! Aiiiii… não é Braguilha é Sporting de Braga! Aiiiiiii… não é Facadas, é Vitória de Guimarães! A sério… queres mesmo que te levem a sério?!
5 Agosto, 2015 at 16:49
Não percebi bem…
Ou seja, não gostar que não diminuam as pessoas, e não gostar que pelo comportamento de alguns energúmenos se “marque” o clube daquela forma, ainda por cima quando o clube foi bastante correcto na forma que tratou o caso, não é coerente?
O que não é coerente é ler aquilo que já li da tua parte do MS! E que li do JJ e vou passar a ler a partir de agora…
Por mim, andas aziado há muito tempo, podes juntar-te aí ao “miau de gato” e podem jogar à bisca que tanto me dá!
Quem não é alinhado com um certo discurso aqui é insultado e apelidado de lampião e blá blá blá… Tenho (alguma) pena em relação a ti que me pareces um tipo inteligente e com alguma piada, mas a vida é mesmo assim, não conseguimos agradar a todos!
5 Agosto, 2015 at 16:52
Não Chirola! Eu naquele dia disse que não era o melhor momento para continuar a bater no Marco! Estávamos em final de temporada. Ainda tínhamos algo para ganhar. O assunto já cheirava mal. Assim que terminou a época eu dei a minha opinião sobre o MS. E não fui nada simpático com ele. Cheguei a admitir que no início de temporada o MS teria sido o melhor reforço de temporada…
5 Agosto, 2015 at 16:56
E provavelmente pouco leste de mim sobre o Jay Jay. Hoje disse aqui: caso o Wally não dê jogador nas mãos do JJ é porque este está a perder qualidades.
5 Agosto, 2015 at 16:58
Também eu tinha muitas esperanças no MS, simplesmente, fui mais rápido a mudar de ideias!
Agora, se estas a ser honesto em relação ao que dizes e ao que disseste também o deves ser em relação aquilo que eu disse e que digo…
5 Agosto, 2015 at 17:11
miau de gato é a tua prima…
escolhe um clube e defende-o!
não podes é ser adepto de dois e três clubes (especialmente se estes são rivais)
é como dizes não se pode agradar a todos!
5 Agosto, 2015 at 17:17
Ainda aí andas?!?
Pensavas que tinhas ido ver o treino do… benfas!
5 Agosto, 2015 at 17:19
xo melancia
tens varias caras, nao és de confiança!
5 Agosto, 2015 at 17:23
Várias caras mas um só clube!
Chama-se Sporting Clube de Portugal!
Não se chama benfas…
5 Agosto, 2015 at 17:29
Não é de certeza?
Ás vezes parece, olha ainda ontem parecia, pelo menos defendeste-os bem com mais garra com que defendes o Sporting, mas pronto…
é a ultima vez que te respondo pois deves ter uma vida miserável e vens aqui procurar atenção…
…e eu atenção dou aos meus filhos e não aos filhos dos outros…
5 Agosto, 2015 at 20:13
Ehhhhhh…
“Travem lá”…e gritem…:
Spooooooorting…!!
SL
5 Agosto, 2015 at 16:01
Nós temos tido um grande problema que tem sido a falta de um pavilhão. A sua conclusão irá trazer novos sócios…
Gostava que esta direcção não “parasse aí” a vontade de fazer aumentar o património desportivo do Clube tendo em vista uma cidade desportiva maior com novas modalidades e objetivando, com isso, também o aumento de sócios e novas receitas desportivas e não só. Claro que me vão dizer estás a sonhar é preciso muito dinheiro mas roma não se fez num dia e a pouco e pouco pode ir construindo esse futuro e tornarmo-nos também no património um clube muito à frente dos outros e isso é o que sonho para o Sporting pois é graças às muitas modalidades que temos o museu que temos. Claro tudo isto sem perder a noção que queremos manter o futebol no rumo dos títulos…É difícil? É. mas não é impossivel pelo menos a médio longo prazo!
5 Agosto, 2015 at 16:04
O homem não vem mesmo.
Motivo? Direitos de imagem. Será para salvaguardar o homem para ver se alguém lhe pega?!
5 Agosto, 2015 at 16:15
Óbvio que é isso.
5 Agosto, 2015 at 17:45
Claro… e acho bem.
5 Agosto, 2015 at 16:04
Noticia de ultima hora da SIC notícias!
Sporting e Boateng falham acordo…
5 Agosto, 2015 at 16:12
óH que pena do caralho!
5 Agosto, 2015 at 16:05
“Mandar um árbitro afagar um falo” é das expressões mais bonitas que a língua portuguesa alguma vez produziu.
5 Agosto, 2015 at 16:07
Afinal…
O jornal alemão “Bild” contactou Edoardo Crnjar, um dos representantes de Kevin-Prince Boateng, que confirmou que as negociações com o Sporting estão em curso, negando que a transferência do médio ganês esteja em risco devido a problemas físicos.
“Isso é um absurdo. As negociações estão ainda em curso. Estamos a tentar chegar a um acordo”, garantiu Crnjar, na mesma linha do que o Schalke 04 havia feito, recorrendo à sua conta no Twitter.
Parece que afinal sempre vai haver bacalhau…
O problema é que aqui regateia-se bem o preço…Não há bacalhau por qualquer preço!
Queres bacalhau? então vê lá, Boa tanga, porque o preço tem que ser mesmo bom!
5 Agosto, 2015 at 16:07
direitos de imagem….
5 Agosto, 2015 at 20:15
Mas o homem está maluquinho…
Então mas ningém lhe disse que ele podia ficar com os direitos de imagem…
Da namorada…???
SL
5 Agosto, 2015 at 16:09
A verdade é que este Boa tanga faz jus ao nome e está a dar-nos mesmo uma boa tanga!
5 Agosto, 2015 at 16:11
Empresário de boa tanga confirma “negociações continuam”
5 Agosto, 2015 at 16:11
Afinal, a teoria da mala pequena do Prince estava certa!!
Foi mesmo curta a estadia…
Venha mas é o Guido Pizarro!
5 Agosto, 2015 at 16:20
eheheheh
5 Agosto, 2015 at 16:12
«A Sporting Clube de Portugal, Futebol, SAD, informa que após negociações com o atleta Kevin-Prince Boateng, não foi possível chegar a acordo relativamente aos seus direitos de imagem.
A Sporting SAD deseja a Boateng felicidades pessoais e profissionais».
5 Agosto, 2015 at 16:12
Pá, sinceramente nunca percebi esta contratação.
Agora fala-se num puto brasileiro para 6 e do Lucas do Madrid.
Só entendo estes ataques ao mercado com saídas pós Supertaça e pré-eliminatória. E isso não é bom…
5 Agosto, 2015 at 16:20
O Lucas do Madrid é super maquina!
Esse era uma contratação top!!!
5 Agosto, 2015 at 16:21
Acredito 100% no trabalho cada vez mais profissional que esta direção está a fazer no que a contratações diz respeito.
É claro que ninguém acerta em tudo mas com calma e estabilidade espero também que num futuro próximo o Sporting planeie de forma que quando chegue o período de transferência já tenha “atacado” os seus alvos antes desse período e que esse período signifique apenas estar atento a alguma oportunidade para alguma truta que apareça ou algum jogador que saia e necessitemos de colmatar a saída.
5 Agosto, 2015 at 16:26
Pra clubes da dimensão do Sporting isso é sempre complicado.
Quer queiras quer não, teremos sempre de ficar de “olho aberto” pras sobras de ultima hora. Na ultima semana podem sempre surgir oportunidades interessantes…
5 Agosto, 2015 at 16:31
Sim claro mas o principal já tem que estar assegurado a tempo e horas de forma que não haja concorrência… Dou um exemplo: se tivessemos comprado o Danilo em Março ou Abril os porcos ainda não estavam necessitados de fazer concorrência…pois tinham essa posição ocupada.
5 Agosto, 2015 at 16:34
É verdade!
Não sei é se em Portugal consegues ter esse nível confidencial… Com o Marítimo talvez, mas com os amigos dos corruptos esquece! E, depois depende, se eles quiserem vamos ao ar se eles não estiverem interessados safamo-nos…
Como, por exemplo, o Ghilas tudo feito a tempo e horas e depois, nada!
5 Agosto, 2015 at 16:21
Fuodasquesse
https://www.youtube.com/watch?v=GhMSDnA9OXM
Parem lá ca merda do boas no tengo, morreu.
Quem me dera a mim ser um crónico mas 400 de ida e outros tantos de volta matam qualquer vontade.
Só se acertar com a cabeçorra num totoloto qualquer.
5 Agosto, 2015 at 16:21
o Bruno está a ficar pior que o Leonardo…. queria-lhe ficar com os direitos de imagem da mulher….
5 Agosto, 2015 at 16:33
Os direitos de imagem das mamocas dela valem muito dinheiro…E Bruno está atento a tudo o que faça entrar €€€!
5 Agosto, 2015 at 16:22
Claro que falharam os direitos de imagem!
O gajo queria receber, BdC, e bem, acha que o gajo é que devia pagar pra vestir a verde e branca!!!
5 Agosto, 2015 at 16:26
Dimensão financeira, entenda-se…
5 Agosto, 2015 at 16:27
Falhou foi nos exames medicos e para defender a imagem do jogador…………….falhou por ai…………
5 Agosto, 2015 at 16:29
Acredito nisso!
E, se calhar, é por aí que em Itália ninguém se interessou nele. Ja deviam saber disso…
5 Agosto, 2015 at 16:25
Top LdP. Muito bom
5 Agosto, 2015 at 16:28
Voltando ao post…
Para se ser cronico, temos de ter uma base de socios a rondar em termos de pagantes os 100000 pelo que….
5 Agosto, 2015 at 16:35
NEXT!
5 Agosto, 2015 at 16:40
Eu so pedia bilhetes anti crise para os adeptos. Para mim é vergonhoso os sócios terem bilhetes a 5€ no mínimo enquanto que o preço mínimo para sócios roda os 14 euros em determinados jogos. Um anti crise de 7€ por exemplo para adeptos faria o nr de assistencias subir certamente
5 Agosto, 2015 at 16:47
penso que se esticaram nos preços da GB deste ano, dá por volta de 18€ cada jogo (central), espero que se formos à fase de grupos da Champions que não se estiquem muito no preço que pedem, porque o ano passado com champions incluída, creio que paguei por volta do valor que paguei este ano.
5 Agosto, 2015 at 17:50
Efeito JJ.
5 Agosto, 2015 at 16:50
isso só é feito porque os sócios pagam quota todos os meses. Terão de ter alguma vantagem. No mínimo metade.
Se um bilhete de sócio poderá custar 5€ para um não sócio terá de ser o dobro, senão daqui a pouco qual a vantagem de ser sócio?
5 Agosto, 2015 at 16:51
Para irs assobiar oh troll?
5 Agosto, 2015 at 16:41
Confesso que gostava que viesse (em condições claro)
5 Agosto, 2015 at 16:43
Bom post. Contudo, existem muitos sportinguistas que vivem muito longe de Lisboa para poderem ver os jogos do Sporting no estádio. E outro factor que limita este desejo é que existem cada vez menos Sportinguistas adolescentes, malta nova que adore o Sporting, isso é o que vejo na minha área. O pessoal do Sporting já são senhores de idade, poucos na casa dos 20 e tal e depois ainda menos na parte dos adolescentes… para isto mudar é necessário ganhar para que os putos crescam ao ver um clube forte e ganhador. Tudo bem nós nunca nos importámos muito se ganhavamos ou não, o nosso amor pelo Sporting é inexplicável… a mim ensina me a ser uma pessoa melhor, mas os putos não querem saber disso, com a crise de identidade desta geração o que importa não são os valores e ser uma pessoa com princípios… o que interessa é ganhar… mesmo que isso não nos traga nada de melhor à nossa vida.
SL
5 Agosto, 2015 at 16:52
o leao dos mares deixa uma boa dica para quem souber ler entre linhas…
reproduzam-se pessoal…
é facil e agradavel…
9 meses passados, é só meter o bichinho do Sporting!
5 Agosto, 2015 at 18:20
A taxa de natalidade é uma preocupação para o país e se o Sporting puder beneficiar do seu aumento, melhor 😀
SL
5 Agosto, 2015 at 16:46
O que dá gosto ver. Mas que dá mesmo gosto e é uma diferença enorme em relação ao passado é que as informações oficiais começam e acabam com um comunicado.
Não existem declarações públicas referentes a contratações.
Se o segredo é a alma de negócio 😉
5 Agosto, 2015 at 16:50
A torcida do bahia ficou fodida com a venda do Paulista, quer pelo potencial do garoto quer pelo valor da operação.
Só pode ser bom indicador…quando os adeptos festejam a saída de um jogador (alô Boateng) é quase certo que se trata de um futuro flop.
5 Agosto, 2015 at 16:52
A minha resposta a este post é muito simples:
Acabo de comprar a minha Gamebox, após algumas hesitações vou para o A13, zona onde poderei levar amigos uma vez que escolhi um lugar sem outros de época ao lado 😀
Dia 22 espero encontrar os tasqueiros no sitio do costume.
SL