Fechada a primeira prova da época, e o primeiro título, é tempo das decisões finais no que toca ao plantel às ordens de Jorge Jesus. E se no ataque e na defesa parece tudo mais ou menos defino, excepto a situação Andre Carrillo, é no sector intermédio que temos, quase diria, um excesso de qualidade.
William, Adrien, João Mário, André Martins, Wallyson, Aquilani, Bruno Paulista e Rúben Semedo. 8 médios para apenas duas posições, mesmo tendo em conta de que temos um longo caminho e até já temos um dos melhores jogadores do plantel lesionado. Qualidade e qualidade aos quilos, que conta ainda com a sombra da nossa esperança João Palhinha.
Adrien, o capitão, João Mário, a enorme pérola, Aquilani e Paulista parecem ser os únicos certos, os dois últimos essencialmente porque foram desejos do treinador para o novo plantel.
No actual cenário Rúben Semedo será o mais tranquilo dos restantes. Ciani é, ao que tudo indica, carta fora do baralho e Rúben surge como alternativa a duas posições onde o habitual titular se encontra lesionado. Boas indicações nos jogos de pré-temporada, bons minutos na Supertaça e uma clara preferência de Jorge Jesus pelas características do jovem formado em Alcochete. Rúben foi, aliás, uma boa surpresa nestas últimas cinco semanas. Poucos, ou muito poucos, apostariam as suas fichas na manutenção de Semedo no plantel, mas a verdade é que se vai mantendo, crescendo como médio defensivo e torna-se cada vez mais aposta do treinador.
Sir William continua a ser incerto enquanto a janela de mercado estiver aberta. Um dos médios defensivos com maior potencial do mundo joga de verde e branco e, confesso, sem querer agoirar antes de tempo, custa-me perceber como tantas equipas gastam milhões absurdos em jogadores médios e não existe uma alminha que perceba o que se pode ganhar com William Carvalho, que tem lugar em qualquer equipa do mundo.
Temos ainda André Martins, que terá uma proposta de renovação depois de convencer os responsáveis a treinador a mantê-lo, mesmo em fim de contrato. Às ordens de Jorge Jesus jogou apenas como segundo avançado, nunca como médio, e conta aliás com mais minutos que Tanaka. Será que André é visto como quarto avançado ou, pelo contrário, tem a via da saída aberta?
Por fim, Wallyson. Parece não contar e pode estar prestes a ser emprestado a um clube de Primeira Liga. O médio brasileiro já mostrou imensa qualidade, mas não iria somar muitos minutos esta temporada, ainda menos depois da chegada de Il Principino. Todos tínhamos a esperança que este fosse o ano da sua afirmação, mas cada vez é menos provável que assim seja. A melhor opção será um clube de Primeira Liga, para que continue a crescer e possa regressar para o ano mais preparado que nunca.
Qualidade, qualidade e mais qualidade. Não existe qualquer défice da mesma no nosso meio-campo. Muitos de nós ficarão desiludidos, porque as suas escolhas não vão figurar no plantel desta temporada. Muitos jogadores são válidas opções e terão de ficar de fora. Mas isso apenas explica o crescimento que o Sporting teve nos últimos anos, que lhe permitiu captar mais e melhores atletas, incluindo os grandes craques da nossa formação. Uma boa dor de cabeça para Jorge Jesus que, tome a decisão que tomar, tem a certeza de um grupo muito competente para destruir e criar o seu jogo.
11 Agosto, 2015 at 13:29
Vai ser William, B. Paulista, Adrien, J. Mário e Aquilani! A. Martins vai ser o 4 avançado… Wallison emprestado.
Para mim é impensável vender o Adrien especialmente agora que é o capitão não faria sentido… E uma das características do futebol é o momento…. Incrível os comentários que leio sobre o W. Carvalho!
11 Agosto, 2015 at 13:32
A contratar só se for um lateral direito… J. Pereira não me convence (e é claramente o elo mais fraco). Sendo que pode ser só um pormenor mas o lateral suplente foi o Jonathan Silva…sendo o Esgaio polivalente pode ser um indício de que não é uma opção segura aos olhos de JJ!
11 Agosto, 2015 at 14:07
Conforme já escrevi em posts anteriores:
O nosso elo mais fraco é o lado direito da defesa…
JP cumpre… Apenas cumpre…
RE parece pouco à vontade… A rever … Acredita R ESGAIO!!!!!
Se houver hipóteses q não comprometam a questão financeira gostaria de ter melhores soluções q o
Boeck: nem com muito saqué o acho competente…,
Tanaka: tem limitações claras do ponto de vista táctico… Bate bem livres… É suficiente ?!?!?!
SL
11 Agosto, 2015 at 15:18
Estou descansado.
Se o João Pereira não corresponder, temos o Esgaio que vai estar atento às oportunidades.
11 Agosto, 2015 at 14:11
Ah…….
O King William é, juntamente com o RUI PATRÍCIO e com o SLIMANI, fundamentais!!!!!!
Se jogássemos com 3 médios o ADRIEN e o JOÃO MÁRIO também estariam nesta lista !!!
SL
11 Agosto, 2015 at 15:00
Revejam o jogo da supertaça e agora vamos fazer o exercício de tirar o Adrien e colocar o Wiliam ! Penso que todos concordam que JM não poderia ter perdido o lugar pois fez a melhor exibição que eu me lembro de o ver fazer.
Ficaríamos mais fortes ?
Eu não acredito !
Adrien é o motor da equipa e consegue ser muito rápido nas transições ofensivas e defensivas. É neste ponto que Adrien é melhor que William. Com William em campo ficamos mais expostos no contra ataque. Não acredito que Jesus vá prescindir de Adrien num meio campo a 2 ! Jesus já disse até que vai fazer com o William corra mais.
11 Agosto, 2015 at 15:03
E para responder à pergunta do post…..
Para mim a solução passa por vender o jogador que pode pagar toda esta época desportiva 😉
Já vimos que temos soluções para suprimir a sua falta !
11 Agosto, 2015 at 18:49
JJ vai dar a William a agressividade ofensiva que lhe falta.
A saír algum dos médios, o primeiro será, provavelmente, Adrien, pois não me parece que haja um clube disposto a pagar uma pipa de massa por um jogador que só vai render em pleno (sem pré-época !) lá para meados de Novembro.
Não, WC fica mais este ano.
11 Agosto, 2015 at 15:45
Nunca me irei queixar de ter muitas (e boas) opções no plantel!
Este é um daqueles problemas que eu gostaria de ter tido nas épocas em que estivemos sempre “quase lá”. Naquelas épocas em que tínhamos um bom 11, mas em que o banco foi sempre muito curto para fazer face a uma época longa e com muitas competições.
Se tudo correr como nós pensamos, vamos lutar pelo título até ao fim. Temos as tacas de Portugal e da liga (não acredito que este ano joguem com os B’s). E nas competições europeias, seja na LC ou LE, vamos ter muitos jogos a meio da semana.
Somem a isto as lesões e os momentos de forma que cada jogador tem durante a época e pensem se estas opções não nos vão dar jeito…
11 Agosto, 2015 at 15:46
Ah, e mais outra coisa.
Quer-me parecer que só vamos vender alguém se falarmos o acesso á fase de grupos da LC.
Aí penso que é garantida a saída de uma das nossas pérolas.
Vamos esperar que não seja preciso! 🙂