Era uma vez um menino que queria ser alguém. Todos lhe perguntavam “mas alguém como?”. O menino não sabia responder, ele só tinha como certo que um dia os seus pequenos caracóis pretos dariam lugar a um nome que todos repetissem com veneração. Não era especialmente inteligente, não era assim tão alto e corpanzudo, a beleza nunca lhe tinha sido gabada e muitos menos os pais tinham posses para o governar num futuro de estudos e escalada social.
Mas isso não deteve o menino. Nem o jovem fura-vidas que espreitava sempre qualquer oportunidade para almejar mais do que uma vida de operário. Aqui e ali colhe insucessos mas muita aprendizagem na arte da sacanice e oportunismo. Os subúrbios de Lisboa são terra fértil para os golpes de algibeira. Um conto do vigário hoje, um desvio de materiais de construção na semana seguinte…o sucesso é contado em dias onde a universidade da rua não obriga a pensar em novos esquemas e os cafés são salas de aula para a malandragem.
Sem espaço nos grupos mais hardcore e entendendo que o crime violento à séria não é para gente com esperteza, o jovem decide fazer qualquer coisa com as horas que lhe sobram de uma idade onde o descanso não chama. Os pneus eram coisa que se vendia sem arte, mas com muita manha. Habitat natural para um moço com queda para a mentira de ocasião, o nosso herói colecciona aldrabices e vai aplicando o conhecimento adquirido em vistas mais amplas, ou se quiserem, em aldrabices com mais rentabilidade. Construção civil. O oásis da especulação. Aqui o nosso jovem mais adulto tinha espaço e foi um tiro até ter amealhado o suficiente para se aventurar a especular sozinho em vez de fazer o trabalho sujo dos outros.
O negócio das “obras” é irmão gémeo do poder politico e primo torto do futebol. O adulto já tinha atingido a bonança financeira, mas o sonho de criança continuava por atingir. Para politico não mentia bem durante muito tempo e nem tinha paciência para voltar a estudar, restava o futebol. Em menino não gostava, como jovem tinha passado ao lado e como adulto achava uma perda de tempo, mas era um território onde muitos palermas conquistavam nome na praça e à nossa vedeta faltava plano para conseguir isso mesmo. Na verdade tinha de “entrar” por algum lado, mas ao contrário dos poucos amigos que não tinha aldrabado pelo caminho, não tinha qualquer preferência clubística. À falta de amor, o interesse apontava o caminho do Porto, clube que coleccionava tris e pentas. O azar é que num subúrbio de Lisboa não há pontes aéreas para ser um afamado portista, a coisa teria de começar mais atrás, bastante mais atrás e mais a sul. Na falta de melhor ideia fez-se sócio dos 3 grandes, logo se veria mais tarde qual lhe daria escadas para subir.
Para um construtor civil, hábil na gestão de influências a entrada só poderia ser feita no seu “território de acção” e num subúrbio de Lisboa existem muitos clubes decrépitos à mingua de uma colher de açúcar. O nosso herói escolheu o mais próximo, como seria de esperar. Havia um problema, para colocar aquele clube a gerar fama para alguém era preciso dinheiro, muito dinheiro…pois não há fama sem vitórias, nem vitórias sem jogadores e muito menos existem jogadores sem dinheiro. A cabeça pensou e pensou e sem tempo para dedicar a presidir um clube, aposta no financiamento de contratação de jogadores. É um território à sua medida. Comprar barato, usar favorecimentos e lucrar escandalosamente…quase com 40 anos esta alma descobre o seu metier…afinal o futebol tinha espaço para as duas coisas que mais queria: continuar a aldrabar meio-mundo e amealhar o seu quinhão de fama.
O mecenato de trafulhices foi tão bem feito que a idolatria das gentes mal informadas da vila viu na nossa personagem um Boss à medida dos poucos valores que se vão promovendo em famílias humildes e cada vez menos preocupadas em condutas morais. Estamos em plena era do “whatever it takes” e nos arrabaldes de Lisboa a crise prometia fazer selecção natural às pequenas agremiações, cada vez mais satélites dos dois monstros desportivos da capital.
Ninguém sabe se foi alguma vez preciso fazer promessas ou campanha e ainda bem. Não há coisa que este “patrão” odeie mais do que ter de pensar nos retroactivos das aldrabices que promove e muito menos entende como isso deve ser olhado como uma “promessa efectiva”. Nasce o presidente. Um presidente peculiar, que gere o clube como se fosse dele, nunca o tendo comprado…na verdade ninguém queria mesmo saber de onde vinha o dinheiro para as promessas que ia resgatando para os planteis e muito menos alguém fazia perguntas para onde ia o dinheiro quando desapareciam.
Foi muito cedo que a habilidade deste jovem presidente captou a atenção do aldrabão-mor do reino do futebol. Pinto da Costa viu no já promissor clube dos subúrbios de Lisboa uma proto possibilidade de roubar “sangue” aos grandes de Lisboa e foi educando o nosso homem na arte dos negócios à futebol português. A pós-graduação foi rápida e bem cedo o clube e o homem já estavam na grande roda dos esquemas, dos roubos e dinheiros do desporto-rei cá do burgo. Foi através de muitos apadrinhamentos, lucros e chico-espertices que o clube outrora decrépito, continuava decrépito mas a “fachada” dos bolsos do seu presidente chegavam à primeira divisão.
O ego do nosso herói estava nas sete quintas. A bajulice, mentira e corrupção eram à barda neste novo patamar e as horas passavam felizes nos telefonemas de compadrio sobre isto e aquilo contra este e aquele.
Sob o manto de Pinto da Costa, começa a receber jogadores em trânsito do Benfica para o Porto e sempre que possível cola-se ao poder nortenho apunhalando Lisboa de qualquer maneira e feitio. É um comparsa do sistema e conhece tudo o que há para conhecer dos podres do mesmo. A carreira como protegé do papa do futebol português cai num marasmo e é de certa forma repetitiva a tarefa de ser mais um dos lacaios do Porto, e há tantos espalhados pelo país. A fama emperrava.
O Benfica cai de repente numa convulsão natural. Outro aldrabão, este com mais estudos mas muito menos cuidado tomara de assalto o clube de Lisboa e com o tempo a sua ascensão messiânica seria um preâmbulo para a hecatombe. O nosso intrépido presidente via uma janela de oportunidade que poderia fazer continuar uma aproximação gerada com negócios muito lucrativos para si mesmo e à custa de capital benfiquista. Para dispersar colagens não convenientes a Pinto da Costa e ao Porto, o cartão de sócio benfiquista já tinha saltado da carteira várias vezes e não menos que muitas admitia ser agora uma águia “desde o ninho” e um aliado contra…pois é…Pinto da Costa. No vazio de poder que levaria o fantoche Vilarinho ao poder, o nosso sequioso presidente ponderou uma candidatura, mas a “nata” dos, esses sim já famosos barões vermelhos, chumbara-o contundentemente. Aquilo foi a gota de água. O pior que se pode dizer a um ressabiado de carteira é que ele não poderá ter ou ser alguma coisa que outros têm ou são. Meteu na cabeça que ia ser mesmo presidente daquele clube e vingar-se da desonra, custasse o que custasse.
Os negócios da empresa de construção civil começavam a perder fulgor à medida que a especulação perdera as margens de lucros pornográficas e só bancos ávidos de contrair dívida suportavam as enormes operações e ritmo da construção. Os sucessivos governos iam ajudando mas estava na cara que a bolha rebentaria a qualquer momento. A necessidade juntava-se ao desígnio de toda uma vida. Ao chegar a presidente do Benfica, o nosso “velho” macaco de “velhas” aldrabices atingiria um estatuto complicado para a justiça e poder politico ameaçarem e seria o ponto-chave para a consagração do seu nome.
Se não foi à primeira, foi à segunda. O presidente de clube decrépito com fachada de competência ganharia umas eleições ao seu gosto – fáceis. É verdade que teve de prometer muitos proveitos a muitas pessoas, mas o tempo dar-lhe-ia a oportunidade e sobretudo o poder de humilhar todos os barões dando-lhes posição hierárquica à vez e arquitectando mentiras servidas de uns contra outros, criando uma espécie de corte onde a sua figura seria incontestável à medida das promessas de “pão” e “vinho” plantadas por toda a família benfiquista. Quem aceitasse sombra comeria, quem não o fizesse estaria fora. Nada de muito diferente de vender pneus a tolos.
Os primeiros tempos não foram fáceis e precisou de bastante tempo para descobrir que o amigo Pinto da Costa nunca lhe daria colheres de chá de forma gratuita. Apesar de todas as promessas o nosso já não tão jovem presidente estava entre a espada e a parede. Ou renegava o seu mestre ou aceitava o protectorado nortenho. Tentou ir pelo meio, como fazem os bêbados e tal como um…constatou que as visões de glória eram apenas coisas efémeras, o chão continuava sempre a fugir por debaixo dos pés e as quedas eram amnésicas o suficiente para nunca conseguir entender onde falhara. O sistema continuava a ser indomável e inexplicavelmente incoerente. Não havia volta a dar. Para dividir havia que conquistar primeiro. Foi o que fez e durante 3 anos. Jorrou dinheiro para cima do sistema e o mesmo esquema de promessas que lhe tinha garantido o poder no clube. Demorou, mas chegou lá. E ao atingir o Olimpo dos podres mecanismo de poder, chegou às vitórias. As continuadas paradas de vitória estimulariam a vontade de garantir, sempre a qualquer custo, a saciedade das próximas. O poder e o dinheiro são viciantes, mas não há nenhuma droga mais aditiva que o sucesso. O nosso herói conquistara o seu nome, a sua eternidade supérflua, mas descobrira ao chegar ao topo da montanha que a placa com o seus 3 nomes demoraria pouco tempo a suster-se sozinha. O seu sucessor herdaria um clube ou dívidas? Receberia um projecto ou um fracasso? O seu nome seria imortalizado pelo mérito ou pela má gestão?
Colocar um nome na história daria um pouco mais de trabalho e sobretudo necessitaria de legar cofres mais cheios. Pois que sempre soube que o dinheiro é o carimbo universal que sela todas as felicidades, o nosso astro maior resolveu fazer o que nunca ninguém tinha feito, vir do nada e chegar ao tudo, abandonando a montanha em homenagens em vida…com ainda alguma que lhe restasse. Os cafés de outrora na faculdade da malandragem seriam agora resorts de hotéis caribenhos e conversas com árabes ou russos sobre golpes de milhões…mas o engenho por detrás da preguiça estaria sempre lá, intacto. A mentira e o engano teriam de manter-se por mais algum tempo, desta vez com um desígnio diferente…ao nosso herói interessa agora conquistar o lucro de sair do casino ainda com algumas fichas e há todo um clube alicerçado na imundice para lavar. Apenas “lavar” que mudar seria demais, até para as rotinas do nosso destemido e ocioso rapaz dos subúrbios.
Continua…
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
12 Agosto, 2015 at 20:08
Fantástico!
Quando falo destas coisas aos meus amigos e familiares benquistas eles enfiam a cabeça a na areia e assobiam para o lado. Pura e simplesmente não querem ver!
Z
12 Agosto, 2015 at 20:10
Como é Tasqueiros?
Quem vai a Aveiro na sexta? Amanhã à tarde quero comprar bilhetes mas gostava de saber para onde vai o “pessoal”…
Z
12 Agosto, 2015 at 20:12
Em Alvalade já não há bilhetes.
12 Agosto, 2015 at 20:16
Estou de férias perto de Aveiro Maria 🙂
Sei que amanhã vão vender lá bilhetes. Ao fim da tarde posso lá passar ou na pior das hipóteses sexta de manhã.
Z
12 Agosto, 2015 at 20:25
Creio que já não existem bilhetes de 15€. Já foram vendidos 17.000 bilhetes.
12 Agosto, 2015 at 20:27
🙂
A onda verde não pára!
12 Agosto, 2015 at 20:38
http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_comunicadowallyson_120815_153107.asp
Wallyson no Nice. Vai ser bom para rodar e ganhar experiencia. No entanto, mesmo estando a opcao de compra nos 15M€, nao me agrada muito que essa hipotese exista.
12 Agosto, 2015 at 20:54
Não percebo o porquê dessa opção!
Nesta fase não faz sentido emprestar jogadores com essa opção! é a primeira época dele fora da equipa B.
12 Agosto, 2015 at 20:54
Concordo para a solução encontrada para o jogador poder evoluir, vamos ver se com esta clausula não estamos a subestimar a qualidade do jogador…
12 Agosto, 2015 at 20:55
Acho que o Nice não terá sequer esse dinheiro para dar por um jogador.
Duas coisas que não percebo:
1) Porquê uma opção de compra, fosse ela qual fosse (atenção, o Nice também poderia passar por testa de ferro);
2) Tento tido nos problemas com este clube aquando do Djaló… a pergunta é: Nice?!
12 Agosto, 2015 at 21:01
Iturbe —- 15M€ Hellas Verona —29M€ Roma
12 Agosto, 2015 at 21:08
Era precisamente nesse caso que estava a pensar…
Ainda assim, podendo ser um risco, diria que pode não ser o caso.
Além do Wallyson não ser “mediático” para os tubarões ainda é novo, está para crescer e não acredito que alguém fosse dar 20M€ ou mais por ele nesta fase (a não ser que faça uma época excepcional).
O que me custa a entender mesmo é o porque duma opção de venda (que imagem se passa ao jogador!) e depois, emprestar ao Nice (Djaló!!!)…
Há aqui algumas coisas nesta pré-época que me estão a deixar algo… desconfortável.
Outra é a de Betinho… ao Belenenses?! Rui Pedro Soares??? Ficamos com 60% dum venda?! WTF? Os gajos então podem vender ao Carnide ou ao Porco por 1M€ ou coisa assim? Bem sei que o Betinho vem de DUAS épocas merdosas… mas mais uma vez: que imagem estamos a passar ao jogador?
12 Agosto, 2015 at 22:39
Se calhar o Nice “exigiu” uma clausula de compra e o BdC disse que o mínimo era os 15 M e saiu daí essa clausula.
Betinho, desculpa-me, mas nunca lhe vi qualidade para plantel principal
12 Agosto, 2015 at 20:55
Essa cláusula é uma ESTUPIDEZ!!!!
O BdC está a ficar parvo?
12 Agosto, 2015 at 21:21
Isso é maneira de falar do presidente do SCP depois de tudo o que ele tem feito?! Tenham calma e confiem! A ingratidão é dos piores defeitos!
13 Agosto, 2015 at 11:08
Não se trata de ingratidão!
Trata-se simplesmente em pensar pela própria cabeça e ter opinião própria e não dizer Amen a tudo!
E não é por se fazer uma critica pontual que se está a ser ingrato!
Ou agora é só dizer “Amen”?
Se a forma da critica podia ter sido de forma diferente? Calro que sim, mas a questão é que se Wally demonstrar em França todo o potencial que que demonstrou na B…. significa Bye Bye Wallyson, pois facilmente o Nice acciona a clausula, revendendo de seguida a um monaco / psg desta vida.
Financeiramente daqui a 1 ano é um Excelente negócio, porque basicamente significa o encaixe financeiro que é necessário fazer por época, mas a médio prazo é “mau”…pois Wallyson vai ser Estrela da bola!
12 Agosto, 2015 at 23:07
Maria,
Nem parece um comentario seu!! Que se passa caríssima?
SL
13 Agosto, 2015 at 10:48
🙂
Tô passada com esta cláusula. 🙁
Quero ver o Wally a brilhar com a verde e branca. 🙁
12 Agosto, 2015 at 21:01
O Wallyson é um gajo rodado. Típico brasileiro orientado por agentes ou pai.
É um puto que nasceu em 1994 e com 16 anos já tinha abandonado o Brasil para assinar pelo Basel da Suiça.
É um jogador que não se apega a clubes e lugares.
15M pelo Wallyson era um negócio ainda melhor que os 10M pelo Bruma.
12 Agosto, 2015 at 21:26
A questão é que até pode não se ligar a nenhum clube, mas é nosso a longo prazo. Essas questões não se iam levantar aqui. Até acho que renovou agora em Maio, ou que raio foi, prolongando ainda mais o vínculo. Não faz sentido nenhum isto. E não me parece ser opção do presidente. Há aqui algo mais. O presidente renovou novamente o contrato há pouco tempo. Renovou até 2021. Mal dele se levantasse ondas.
O próximo é quem? O Gauld?
12 Agosto, 2015 at 22:34
Os sportinguistas não precisam mm de inimigos… nunca estão satisfeitos e mm quando td corre bem adoram criticar e especular mm sem saberem nada… dp criticamos os pasquins quando fazemos o mesmo ou pior! Fui!:-(
12 Agosto, 2015 at 21:52
Essa é a minha opinião, não me esqueço que já esteve no Mónaco só que deve ter sido aconselhado a voltar pelo empresário,talvez por pensar que ali não iria calçar de momento. SL
12 Agosto, 2015 at 23:51
Isso foi o Matheus Pereira…
12 Agosto, 2015 at 20:57
Não faltavam clubes a querer o wallison por uma época logo espero que isso da opção de compra seja falso!
12 Agosto, 2015 at 21:00
Essa do jogador mais caro do nice ter custado 7,8 M não quer dizer nada pois pode ser outro clube a entrar com o dinheiro em caso de ele fazer uma grande época!
12 Agosto, 2015 at 21:09
Basta entrar o Jorge Mendes com o dinheiro, se vir ali um diamante.
12 Agosto, 2015 at 21:12
Nem tinha pensado nisso. Que parvoíce. Ainda alguma doyen se chega à frente com 15 milhões (se o cavaleiro vale isto, o Wallyson vale pelo menos o dobro) e o coloca numa das nádegas.
Epá, ver um dos meus jogadores preferidos sair assim, dá-me náuseas.
12 Agosto, 2015 at 21:04
Oficial 🙁
“A Sporting Clube de Portugal, Futebol, SAD, informa que chegou a acordo com o OGC Nice, para o empréstimo com duração de uma temporada do atleta Wallyson, ficando com opção de compra de 100% do passe por 15 Milhões de Euros.
Esta transferência está sujeita à realização de exames médicos.
A Sporting SAD deseja a Wallyson os maiores sucessos pessoais e profissionais.”
12 Agosto, 2015 at 21:13
Pode não acontecer mas parece-me que correm sérios riscos de virem a arrepender-se.Trata-se de um jovem com elevado potencial para a posição 8.
12 Agosto, 2015 at 21:05
Betinho “despachado” para o Belenenses … continuamos a não formar um avançado, um ponta de lança, que dê cartas no clube.
12 Agosto, 2015 at 21:06
É agora que a teoria das cláusulas vai pelo cano abaixo…
Wallman, cláusula 45M
Vai para o Nice, opção de compra? 15M
smh
12 Agosto, 2015 at 21:52
As cláusulas não pagam impostos, logo quanto mais altas mais nos protegem. Depois há sempre a possibilidade de a ajustar em função da qualidade atingida pelo atleta. Relativamente ao Wally o desconto parece excessivo, mas o futuro dirá da sua justiça.
12 Agosto, 2015 at 22:01
Enfim… não valem um caralho, está mais que visto.
12 Agosto, 2015 at 22:45
As cláusulas representam o valor a partir da qual não negoceias, não o valor porque obrigatoriamente vais negociar. Quando assinas um contrato não sabes qual dos jogadores em 30 (na melhor das hipóteses) vai valer 45 M. Logo assim estás protegido se algum atingir esse valor. Ou seja, não serás obrigado a vender por 15 M um que já percebeste que vale 45 M…. Quanto ao Wallyson se aparecesse alguém agora a dar 15 M não me parece mau negócio. Tanto pode vir a valer mais como não…
12 Agosto, 2015 at 21:07
Coerência é negociar contratos com jogadores com clausulas de compra de 45M€(como sabemos o quanto tem sido difícil os principais jogadores nas renovações aceitar esta clausula, Dier nem aceitou) e depois emprestamos jogadores com cláusulas de compra de 15M€…ok
Não percebo…
12 Agosto, 2015 at 23:16
Com essa tua coerência devias candidatar.te às próximas eleições!!
SL
12 Agosto, 2015 at 21:09
Bom, o Palhinha no Moreirense, para crescer, não pode ser mau. Agora, wally com opção de compra de 15 milhões de euros? 15 milhões? Está tudo parvo? Qual é a cláusula do miúdo? 15 milhões pelo Wally é só oferecido. O puto se começa a rodar, ninguém o pára, e depois é vê-lo sair por uma quantia miserável. Que estupidez, catota.
O Ruben Semedo também se enquadra no plantel. Já que o Ciani é zero, o Ruben enquadra-se certamente. Até porque disfarça a trinco.
Mau Maria.
12 Agosto, 2015 at 21:14
Mau Maria,mesmo.
Estou capaz de matar o Presi.
Que estupidez.
12 Agosto, 2015 at 21:09
Qual é a gravidade da lesão do italiano? Alguém já sabe?
#chegadecompras
#renovaculebra
12 Agosto, 2015 at 21:17
?
12 Agosto, 2015 at 21:20
Aquilani. Lesionou-se ontem no treino, certo?
12 Agosto, 2015 at 21:28
É a primeira vez que estou a ouvir falar disso, Diogo.
Não sei de nada…
12 Agosto, 2015 at 21:55
Pareceu-me vê-lo agora na Sporting TV quando mostraram o treino em Alcochete.
12 Agosto, 2015 at 22:07
Sim
12 Agosto, 2015 at 22:47
Lesionou-se no treino ou já vinha meio lesionado…
12 Agosto, 2015 at 23:00
Lesionou-se no 1º treino, a seguir à Supertaça 😉
12 Agosto, 2015 at 21:10
Depois desta razia que está a haver nos jogadores da formação, querem ver que a equipa B vai jogar com Labyad, Capel, Viola, Rosell e Wilson Eduardo?
Ok, agora mais a sério, não entendo a cláusula no empréstimo de Wally…isso quer dizer que já não volta!? E não entendo a saída em definitivo do Betinho
O Cissé é melhor??? fdx
Eu confio..mas livra…convém dizer que esta pré época o que tem tido mais, é ação..dass..já chegava o dia 31 de Agosto
SL
12 Agosto, 2015 at 21:37
do betinho entendo agora do wally não esperemos para ver
12 Agosto, 2015 at 21:54
Parece-me arriscado. Mas ao mesmo tempo um risco calculado.
Wallyson é bom tem potencial, mas quantas vendas por 15 ou mais M€ fizemos ao longo de toda a nossa história?
O Futebol tambem precisa de ser financiado, e este ano Wallyson iria ser na melhor das hipoteses a 5ª opção quando só jogam 2 médios depois de King William, Adrien, JM e Aquilani
Quanto a Betinho tenho pena que o melhor 9 da formação do Sporting desde que eu a acompanho não tenha singrado.
13 Agosto, 2015 at 10:46
6ª opção… Falta aí o Bruno Paulista…
😉
12 Agosto, 2015 at 21:13
muito bom…. não perco o próximo capitulo
12 Agosto, 2015 at 21:15
Depois de um jogador subir todos os degraus na nossa formação até à equipa B a partir daí nunca deve ser emprestado com opção de compra a não ser jogadores que saibamos de antemão que não terão grande margem de crescimento como temos alguns na B (King, mica, sacko).
Os outros que mostrem que podem chegar à equipa principal nunca deveriam ser emprestados com opções de compra! Aqui estou claramente em desacordo com BDC pois quem arrisca pode muito bem aparecer outro caso com William carvalho em que aparece com todo o seu potencial e pode haver muitas jogadas depois mesmo que o clube hospedeiro não tenha dinheiro para essas andanças!
12 Agosto, 2015 at 21:22
O Wally não subiu TODOS os degraus da nossa formação…
12 Agosto, 2015 at 21:16
Vamos ter calma, talvez a opção de compra para o Wallyson seja apenas de uma percentagem dos direitos … vamos esperar pelo jornal de fim de época 😉
12 Agosto, 2015 at 21:19
olha fui ler o comunicado e … são 100%. Aqui há gato! De certeza que não anda outro a negociar por nós. Isto nem parece de BdC.
12 Agosto, 2015 at 21:19
Nem que fosse por 15 % dos direitos!
Mas no comunicado diz que é por 100% dos direitos!
12 Agosto, 2015 at 21:19
E já agora: estar a apetrechar o Belém, mesmo estando lá o Sá Pinto, é só a maior das vergonhas. Não há clube mais asqueroso que esse. Desconfio que nem o Marítimo. Fomos nas conversas do Sá Pinto? Tudo de bom para o Betinho, que não tem culpa alguma, mas porra… Belenenses?
12 Agosto, 2015 at 22:48
+1
12 Agosto, 2015 at 21:20
Betinho será o irmão gémeo (veja-se como chegou ele ao Belém pela mão do Carnide, que ainda detêm uma percentagem, penso eu 50%!) do Miguel Rosa?!
12 Agosto, 2015 at 21:21
a opção de compra certamente foi imposição dos franceses… e num empréstimo de um jogador da B, uma opção de 15m é muito, 1/3 da clausula de rescisão
espero que o jogador se afirme e se por um acaso o Nice bater a clausula tenham pelo menos sido garantidas as clausulas anti-rivais
12 Agosto, 2015 at 21:25
Bom… a verdade é que não sabemos as nuances todas do negócio.
Imagine-se que a clausula é de 15M€ mas que o jogador, ao ser accionada, não poderá jogar em PT nos próximos 3 ou 4 anos… Caia ai por terra qualquer interesse das nádegas nos espetarem a facada. Espero que haja uma salvaguarda deste género no contrato…
E gostaria muito de ver BdC no final, vir justificar, tanto quanto possível, as movimentações deste inicio de época como já o fez anteriormente.
12 Agosto, 2015 at 21:22
Os empréstimos confirmados até à presente data parecem-me bem estruturados …
Equipas com treinadores interessantes q os podem potenciar…
Excepções a este raciocínio:
Empréstimos de GERALDES: Belenses ?!?! WTF ?!?!
Só se há nova jogada q eu ainda não percepcionei ….
Betinho… Parece-me difícil q vingue…. Contudo mais vale prevenir…. 60% é vago… Há valor mínimo?!?!
Slb e fcp podem adquiri-lo ?!?!
Isto é há cláusula anti gaivotas e porcos ?!?!
Wallyson:
Não concordo com a opção de compra …
A menos q JJ não lhe vislumbre o futuro q eu lhe vaticino (e JJ percebe um “bocadinho” mais do q eu…) e JJ acredite q seja possível manter nos próximos anos Adrien, J Mario e … AQUILANI (…) mais a promoção de GERALDES ou Gauld …
12 Agosto, 2015 at 21:25
o Betinho no benfas B é phoda….
12 Agosto, 2015 at 21:29
Muito bom post, javardas.
12 Agosto, 2015 at 21:31
O Sporting só tem 70% do passe, fiando pelo último relatório de contas.
12 Agosto, 2015 at 21:33
Eu penso assim.
Quem é que na formação, daqueles que ainda não entraram na A, estava à frente do Wallyson?
Parece-me que nenhum. Não é um mau presságio, por isso mesmo? Talvez o FGeraldes, o Gauld e o Palhinha estejam num nível semelhante, mas depois dos que já entraram na A, o Wally fazia parte desse leque de 4 jogadores que mais facilmente entrariam na equipa. O caso é mais bicudo ainda se tirarmos o Gauld, que não é da nossa formação. O Palhinha já se pode dizer que seja.
12 Agosto, 2015 at 21:39
certo, mas não achas que é uma posição “demasiado” ocupada??? não podemos ficar com todos…
12 Agosto, 2015 at 21:50
Nem iremos ficar. O william acabará por sair. O Adrien termina contrato em 2017 e possivelmente sairá em 2016. O André Martins está em águas de bacalhau. O João Mário irá ter imenso mercado. Ficamos com quem para cobrir a vaga? Vamos ao mercado, quando o empréstimo do Wallyson podia mostrar definitivamente que temos ali um talento para cobrir uma das duas posições de médio, no futuro?
12 Agosto, 2015 at 21:58
Possível futuro meio campo do Sporting:
MD: Paulista, Palhinha
MC: Wallyson, Geraldes, Rafael Barbosa + Gauld
12 Agosto, 2015 at 22:01
E se a venda do Wallyson pagar uma renovação em alta de João Mário (contrao até 2018)? Por exemplo?
Não esquecer que este ano as despesas em ordenados vão subir dos 25 para valores entre os 35 e os 40.
Não estou satisfeito com esta clausula, mas se me perguntarem preferes renovar com o JM, o Carrillo e o Slimani em contraponto com a venda de um jogador da formação. (Sendo que Wallyson veio ja com 18 anos salvo o erro e custou 300mil€)
O financiamento tem de vir de algum lado, não podemos querer tudo.
12 Agosto, 2015 at 22:13
É assim, em teoria, o curto-prazo tem mais peso. Mas as coisas têm de ser feitas numa lógica preventiva e não hipotecar um futuro mais ou menos distante, porque nos custa fazer face às despesas que teremos de ter com renovações. Aliás, isso é a antítese do modelo Bruno de Carvalho. Manter a despesa controlada, para que tudo o que vier, venha por acréscimo e não para cobrir momentos de derrapagem. Não sei se me faço entender. Bem, já disse o que tinha a dizer sobre o wallyson.
12 Agosto, 2015 at 22:46
Mas imagina que J Mario fica mais 4 anos e que Adrien não sai, ficas com Wally com 25 anos sempre a suplente sem atingir o seu potencial ??
12 Agosto, 2015 at 21:35
Vejo aqui muita gente equivocada da cair na propaganda lampiónica! Mas desde quando é que o cavaleiro foi vendido por 15M?? Só porque os jornais e paineleiros dizem? E o comunicado OBRIGATÓRIO POR LEI à CMVM que não surgiu? E a informação de França de que o Mónaco o comprou por 3,5M?
Vá… Espero mais de vocês todos! Que os lampiões ou os croquetes caiam nessa história ainda vá, agora tasqueiros?? Isso já não admito. Abram os olhos (já dizia o outro estarola…)
Dito isto, também não concordo com a cláusula mas… o BdC e JJ percebem um bocadinho mais disto do que eu…
12 Agosto, 2015 at 21:40
isso, neste caso são 15 milhões de euros do banco central europeu… nada de monopolios
12 Agosto, 2015 at 21:52
A questão é que ninguém acredita que o cavalheiro foi vendido por 15 milhões reais. Aquilo é pura expansão de crédito fictício, mas isso são outros quinhentos. Para todos os efeitos, o mercado regista que o tipo foi vendido por esse preço e que o wallyson poderá ser vendido por quantia semelhante.
12 Agosto, 2015 at 21:39
Verdade seja dita… Estão-nos a ser apresentadas situações das quais não temos o conhecimento completo.
Vamos lá ter calminha e guardar certos adjectivos.
Eu vejo aqui situações nos empréstimos que, de facto, não entendo (algumas não entendo MESMO), mas ainda assim, acredito que quem dá o “agreement” para as coisas se fazerem no SCP não está a dormir e não faz as coisas em cima do joelho.
Estou irrequieto com algumas coisas… Mas nada até hoje abala a confiança em BdC.
Mas que gostava de ser esclarecido… lá isso…
12 Agosto, 2015 at 21:47
+1
12 Agosto, 2015 at 21:42
Para quê renovar com Wallyson por 2 x e depois colocar uma clausula de 1/3 do valor da cláusula de rescisão?
Eu sei, o JJ percebe mais do que eu, mas sinceramente..o homem também comete erros, certo…espero que os maus vícios que trouxe de carnide, não se propaguem
Eu sei que estamos nisto para ganhar, mas, não aprecio mudanças tão bruscas e temo que deixemos de aproveitar tantos talentos, porque nem sempre os empréstimos dão bom resultado
Tenho confiança em quem decide, mas não é cega
Que role a bola, a ver se isto passa
12 Agosto, 2015 at 21:43
Isto do mercado de transferências tem muito que se lhe diga…e enquanto não reconhecermos os agentes de jogadores como parceiros, vamos sempre ter muita dificuldade em nos movimentarmos no mercado…
À 3 pré-temporadas que andamos a tentar despachar Capel, Labyad, Viola…ninguém lhes pega.
Temos que encontrar alguém que tenha bom conhecimento do mercado de transferências e boas relações com clubes internacionais para que possamos chegar 1º nas contratações e para que consigamos vendas por valor mais elevados e tentar tirar algum proveito na colocação dos excedentários.
Todos sabemos e relatamos aqui o quanto os empresários são desonestos, trafulhas, os seus esquemas de lavandarias, etc, etc…no entanto todos sabemos que esses empresários actuam com a convivência dos dirigentes do clubes…sabendo nós da idoneidade de BdC e como ele defende os interesses do clube, necessitamos de encontrar um agente com que possamos mais frequentemente ou pontualmente efectuar negócios, como parceiro, sempre tendo em conta o interesse do Sporting.
SL
12 Agosto, 2015 at 21:43
nao estou a perceber , esta sedencia do Wallyson com clausula de 15k a serio? despachamos o Wally e vamos ficar com o A.Martins??? vamos ceder o Iuri para ir buscar um jovem espanhol?? hà aqui algo de estranho …
12 Agosto, 2015 at 21:49
Palhinha por Paulo Batista…
12 Agosto, 2015 at 21:46
pessoal 15m por qualquer miudo que ainda não se tenha afirmado na equipa principal é um excelente negocio….. já por aqui li pessoal a falar em vender o INDISPENSAVEL Adrien por estes valores ou pouco mais….. calma
12 Agosto, 2015 at 21:48
ehehe
Essa é que é essa.
Vender Wallyson por 15M (reais!) era um negócio do caralho! Era o negócio do século!
12 Agosto, 2015 at 21:53
prefiro euros…
12 Agosto, 2015 at 21:55
Oh, o CR9 riu-se. Isso de nunca ter mostrado nada, vale o que vale. Além do mais, não me parece verdade. Sempre que entrou na A, wallyson deu mais do que conta do recado. Vocês já viram bem aquele canhoto?
12 Agosto, 2015 at 21:56
CR27
12 Agosto, 2015 at 21:59
CR28, mas esse é de outro planeta….
12 Agosto, 2015 at 22:03
Oh, é de outro planeta porque mostrou no jogo de abertura uma imaturidade do caraças que o levou a ser o maior fuço da história do Alvalade XXI. Como era jogo treino e correu bem, deu para mostrar tudo o que sabia. Não descurando o enorme talento, foi só por isso que foi contratado naquele dia. Mas não estava numa posição muito diferente do wallyson, por exemplo.
12 Agosto, 2015 at 22:10
“Cristiano Ronaldo é o único jogador da história do futebol leonino que na mesma época actuou nos escalões de Sub16, Sub17, Sub18 e na equipa principal. No dia da apresentação do plantel para a época 2002/2003 (aproveitada para entregar as faixas de campeão referentes à época anterior), o treinador romeno Laszlo Boloni surpreendeu a plateia, no jogo com o Paris Saint-Germain, e deu a titularidade a Cristiano Ronaldo como extremo esquerdo. O fenómeno tinha apenas 17 anos. A sua estreia oficial ocorreu diante do Inter de Milão (empate sem golos, em Alvalade) em jogo da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Entrou para o lugar do espanhol Toñito aos 68 minutos da partida.
O que fez na sua época de estreia correspondeu à imagem de um jovem absolutamente genial, misto explosivo de drible, velocidade, execução perfeita, imaginação, físico, remate e uma gama imensa de truques com a bola nos pés. Efectuou um total de 31 jogos oficiais com a camisola leonina (5 golos).”
por isto Diogo… não estou contente com a possibilidade de perder o Wallyson para o ano mas se for por 15m de euros certinhos, nao fico chateado
12 Agosto, 2015 at 22:04
Isto mesmo!
O negócio tem de ser financiado. Ora aqui está uma opinião razoavel
12 Agosto, 2015 at 21:48
Também nao concordo com a clausula do Wallyson… parece-me demasiado baixa se o potencial do jogador se confirmar. Ainda por cima num clube como o Nice, bem capaz de nao ter problemas em ser ponte para um dos rivais. Mas a verdade é que nao se sabem as clausulas do contrato. Nao se desaprende a negociar. A direçao viu aqui im bom negócio e apenas esta conhece todas as permissas. Parece me muito barulho por alguém que ainda pouco ou nada provou. veremos o futuro. Quanto ao Betinho, é um novo Saleiro. Nunca sairà dali jogador…
SL
12 Agosto, 2015 at 21:50
“Mas a verdade é que nao se sabem as clausulas do contrato”
Ora bem… Não deve ter sido a supertaça que “emburreceu” ou “estupiudificou” o pessoal…
12 Agosto, 2015 at 21:55
Nem mais…
12 Agosto, 2015 at 21:50
Off-Topic
Afinal o Panchito tinha bilhete de ida e volta… provavelmente para o West Ham !!! agora arranjam uma desculpa com o A Madrid. Aparentemente deixaram de ser otários e ser comidos pelo Mendes…
12 Agosto, 2015 at 21:51
O Ji-Ji já não vai para Carnide?!
Deixem-me rir…