E o famoso bigodes tem, decididamente, lugar na história do nosso clube. O presidente que quis afiar as unhas ao leão, que trouxe Rijkaard e lhe vestiu a Verde e Branca (mesmo que tenha sido só para a fotografia) e que me ofereceu um dos meus jogadores preferidos, William Douglas.
Que descanse em paz.
12 Agosto, 2015 at 12:22
RIP Jorge Gonçalves
12 Agosto, 2015 at 12:22
Em 1988 votei nele. Depois as prima-donas e as habituais facções fizeram-lhe a cama. O Homem era ingénuo e bem-intencionado, não tinha pedalada para a mafia que já então era o futebol.
12 Agosto, 2015 at 12:25
In memoriam
https://www.youtube.com/watch?v=Xl59Gn602hg
12 Agosto, 2015 at 14:08
Também votei nele, o Homem de Frank Rijkaard por 1 dia, descansa em paz.
12 Agosto, 2015 at 18:44
É mesmo verdade. também votei nele.
12 Agosto, 2015 at 12:23
RIP Presidente Jorge Goncalves, as minhas condolências a familia.
SL
12 Agosto, 2015 at 12:28
Que descanse em paz!
Por cada leão que cair, outro se levantará!
12 Agosto, 2015 at 12:33
RIP
Eram as unhas, aquele keeper sul-americano da bigodaça (Rodolfo Rodriguez), Mario, Marlon, Silas e Douglas, Joao Luis (?), Carlos Manuel(?).
O tipo era um pândego, com o seu visual e a sua postura, mas tipos desses são comidos vivos na selva do futebol.
Tenho pena que nunca lhe tenha sido feita justiça (a história da sua presidência ficou sempre nublada), que tenha vivido com o onus de se ter aproveitado do Sporting, e fora de Portugal.
12 Agosto, 2015 at 18:46
Acho que foi reconhecido por uma Direcção do nosso clube, que contrariamente ao que se ouvia, era Jorge Gonçalves credor do Sporting Clube de Portugal e não o contrário.
12 Agosto, 2015 at 19:54
Foi o Eskillson
12 Agosto, 2015 at 12:48
Obrigado, Cherba, por colocares este post. os nossos merecem toda a homenagem., E Jorge Gonçalves era dos nossos. A história não foi justa com ele, mas parece-me que foi uma presa na enorme teia que era o nosso Clube na década de 80, do que propriamente culpado. Impôe-se uma homenagem da Direcção do Clube, nem que seja para servir de conforto aos familiares e amigos.
RIP.
12 Agosto, 2015 at 12:58
Já agora: impunha-se tambem um comunicado da nossa Direção em relação à capa sensacionalista, torpe e desumana da Bola. Estou 100% seguro que se fosse com um ex-carnidense (mesmo os mais vígaros) que a noticia nunca seria assim veiculada. É uma seta venenosa apontada ao coração dos familiares e amigos do nosso 34º Presidente, e que deve ser veementemente repudiada.
12 Agosto, 2015 at 12:52
O nosso bigodes AMAVA o Sporting como “nós”.
Que descanse em paz.
12 Agosto, 2015 at 12:54
RIP Jorge Gonçalves. Condolências à família.
12 Agosto, 2015 at 12:54
Como o leão verde, também votei no JG em 1988. Parecia uma pedrada no charco diante dos penosos dois anos do mandato do Amado de Freitas, um homem a quem o João Rocha nunca devia ter passado o testemunho.
A sua Presidência foi desastrosa para o clube. Ao fim de três/quatro meses deixou de pagar salários a atletas e funcionários, a sua Direcção rapidamente se dissolveu, não sendo alheio a tudo isto a “folha” interna que muitos, mal foi eleito, se aplicaram a fazer-lhe.
Não se pense, contudo, que foi uma espécie de precursor do Godinho Lopes. JG pode ter falhado em toda a linha mas nunca se serviu do Sporting ou dos seus recursos para negócios privados ou para promover a sua condição sócio-económica.
Ninguém pode pôr em causa a sua integridade sportinguista e o seu espírito de serviço ao clube.
É isto que devemos relembrar na hora da sua morte. Paz à sua alma. Que descanse em paz.
12 Agosto, 2015 at 14:53
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++1
12 Agosto, 2015 at 15:20
ai de alguém que ponha em causa o que quer que seja relacionado com JG, senão começo a lembrar-me de homens sérios e grandes símbolos mas que só bebiam e batiam na mulher!!!
SL
12 Agosto, 2015 at 12:57
Merecida homenagem. Sempre achei que a aventura de Jorge Gonçalves na presidência do Sporting ia acabar mal, dado o seu perfil e curriculum pouco abonatório para a função, mas acabei por simpatizar com o homem.
Morre da maneira mais trágica que se pode morrer e isso deixa-me muito triste.
Paz à sua alma e que o seu Clube do coração possa este ano dar-lhe muitas alegrias, esteja ele onde estiver.
PS: a contratação falhada do Rijkaard teve um mérito, com a sua ida para o Milan: marcou o golo da vitória do Milan sobre os lamps na final da Taça dos Campeões.
12 Agosto, 2015 at 12:57
Paz á sua alma.
Os meus pêsames para a sua família.
E um OBRIGADO pelo serviço prestado ao Sporting Clube de Portugal.
12 Agosto, 2015 at 12:58
Foi quando Jorge Gonçalves venceu as eleições que me tornei sócio.
O esforço que fez para dotar o Sporting com uma grande equipa será sempre merecedor do meu mais profundo respeito.
Que descanse em Paz.
12 Agosto, 2015 at 12:58
Obrigado Cherba, estava a sentir a falta deste post.
Foi na altura destas eleições que comecei a gostar a sério do nosso Sporting. Era demasiado novo para entender o que se passou, mas hoje tenho as ideias nem claras. O sr. Jorge Gonçalves era um sonhador, que sempre quis bem ao Sporting.
Fiquei mesmo triste quando soube da notícia.
Um abraço Jorge Gonçalves, que descanses em paz.
12 Agosto, 2015 at 13:01
* bem claras
12 Agosto, 2015 at 12:59
Pois é…
A verdade é esssa mesma…
Nunca foi feita Justiça ao JG…
Mas os biltres que já então se tinham infiltrado no Reino do Leão…
Não só lhe “fizeram a cama”, como ainda por cima lhe atiraram para cima com o odioso de “se ter aproveitado” do Clube em proveito próprio, quando o que verdadeiramente se passou (fruto da sua inexperiencia e credulidade…), foi ele ter acabado por “enfiar a sua vida num buraco”…
Que certamente o levou agora a este desfecho…
O JG era oriuendo de uma familia de trabalhadores, os “Alegres” que devido a questões politicas (eram oposição a Salazar), cedo tiveram de partir para Angola onde trabalharam, para proveito próprio é certo, mas também para o desenvolvimento da terra que mais tarde se tornaria independente (não cabe aqui nem agora, discutir…se bem, se mal…)…
Receberam sempre de braços abertos, todos quantos rumaram a Luanda, proporcionando empregos e “dersenrascando” muitos em terra estranha…
Era gente de bem…
E foi essa disponibilidade e esse “meter o coração” à frente da razão, que certamente “encravou” o nosso JG…
Ele sonhava com um Sporting com dimensão europeia…
Ele sonhava com um Leão, capaz de com as suas garras…subir ao mais alto do podium…
Não lhe perdoaram a “façanha” aqueles que desde há muito, se “acoitaram” à sombra do Leão…para proveito próprio…
Fizeram-lhe bem a cama…de tal modo, que até à sua morte…
“Carregou com o odioso” de ser apontado por todo o lado, como um “vigaro”…
Como alguém que se aproveitou do Sporting para proveito próprio…
Quando o que aconteceu foi precisamente o contrário…:
Devido à sua ingenuidade e sportinguismo, acabou por ser vítima nas mãos de “tipos batidos” que sempre existiram dentro do Clube, não para engradecimento do mesmo, mas para seu próprio proveito …
Hoje já serã0 muito menos, mas ainda nos apercebermos de vez em quando…que não foi possível “correr” com todos eles…
Que o JG Descanse em Paz e como já disse noutro local deste blog…
Possa no lugar em que estiver…”assistir e vibrar” com o novo Sporting…
“Feito à imagem” dos seus desejos…: Um Leão para a Vitória…!!
SL
12 Agosto, 2015 at 13:03
Muito bem caro Max.
12 Agosto, 2015 at 14:30
+1
12 Agosto, 2015 at 14:55
Muito bem Max
12 Agosto, 2015 at 14:58
+1
Enorme prosa!
12 Agosto, 2015 at 14:59
Muito obrigada, Max.
Sempre bom saber mais do que “outros” nos “contam”.
12 Agosto, 2015 at 18:12
É isso Max, já ontem o Fernando Correia disse o mesmo na tvi.
12 Agosto, 2015 at 13:05
fica o excelente texto do Leonissimo e a denuncia da vergonha que é a Bola
_______________________________________________________________________________
A Bola: gente pequena, demasiado pequena!…
Um presidente que marcou a história
Morreu Jorge Gonçalves. A informação chegou já noite dentro ainda quase como um rumor mas rapidamente se confirmou. O antigo presidente do Sporting faleceu em Angola, de onde era natural e para onde se refugiou depois de um processo judicial que um livro do jornalista Manuel António (Embuste Leonino) editado em 2002 procurou esclarecer.
Ficou conhecido pelo Bigodes, por razões óbvias, e o curto mandato (não chegou a um ano) em que esteve na liderança do clube marcou-o de forma indelével. A ele e ao Sporting. No fim, pelas piores razões, mas no princípio a entrada em cena do desconhecido despachante alfandegário fez crescer uma enorme onda verde de euforia, depois de um jejum de títulos e de muitas frustrações.
O aeroporto de Lisboa tornou-se, nesse ano de 1988, destino de romarias leoninas de quem queria ver com os seus próprios olhos as célebres unhas que Gonçalves contratava. Depois da operação Rijkaard, ainda antes de ser presidente do clube, o Bigodes trouxe craques como o guarda-redes uruguaio Rodriguez, os internacionais brasileiros Ricardo Rocha, Douglas, Silas e a promessa sueca Eskilsson. A alegria durou o tempo de um fósforo e Gonçalves caiu em desgraça. Primeiro no clube, depois na vida. Limpar a imagem de vigarista e trapaceiro passou a ser a sua luta.
Jorge Gonçalves viveu anos de amargura. Talvez nunca tenha superado essa tristeza. Encontrei-o em Luanda há 4 anos, conformado com o seu destino e grato por poder falar durante horas do seu Sporting. A sua morte é capaz de ser indiferente a muita gente, inclusive sportinguistas, mas a verdade é que marcou a história do clube. Que descanse em paz.
(António Magalhães, Entrada em Campo, in Record)
É pelo pior dos motivos que aqui trago hoje a figura de Jorge Gonçalves. O seu desaparecimento, deixou-me consternado e sei que muitos sportinguistas comungarão este sentimento, pelo simples facto de que nem sempre terão sido bem contadas as histórias postas a circular em torno deste efémero presidente do Sporting Clube de Portugal.
Jorge Gonçalves terá sido capaz de gerar tanto amores inflamados, quanto ódios exacerbados. Por mim nunca me senti capaz de estender na sua direcção o dedo acusador, apenas porque sempre me pareceu mais uma vítima, do que merecedor do rótulo de monstro que lhe terão pretendido colar, justa ou injustamente, talvez nunca o viremos a saber.
Mas haverá um dado importante que aqui pretendo relevar. António Magalhães, como director do jornal Record, tanto com esta crónica dedicada ao seu infausto desaparecimento, quanto com a forma digna como o mesmo foi hoje tratado no jornal que dirige, merece a minha homenagem.
Já o mesmo não poderei dizer sobre o desrespeito para com Jorge Gonçalves, na forma inqualificável como o jornal A Bola trata todas as notícias que nos chegaram de Angola: verdadeiramente repugnantes e absolutamente à altura dos corvos, abutres, chacais e hienas, banqueteando-se perante o cheiro a morte. Creio convictamente que a minha consternação pelo desaparecimento de Jorge Gonçalves não seria a mesma se a criatura que dirige esse jornal usasse eventualmente o mesmo instrumento que este utilizou para… desistir!…
Gente pequena! Demasiado pequena!…
_______________________________________________________________________________
12 Agosto, 2015 at 13:08
desculpem, do Leoninamente, não sei onde é que fui buscar essa do Leoníssimo;)
12 Agosto, 2015 at 18:29
Estás à vontade… 🙂
12 Agosto, 2015 at 13:15
RIP Presidente.
Nessa altura não perdia um jogo em Alvalade e por acaso na era Jorge Gonçalves cheguei a assistir a 2 ou 3 jogos na bancada VIP e comer uns croquetes, mas sempre tive a ideia que se rodeou mal de algumas pessoas e como o seu “estilo” não era do agrado dos viscondes e notáveis, fizeram-lhe sempre a vida difícil. Mas que foi um Presidente que me entusiasmou com as famosas unhas isso foi.
12 Agosto, 2015 at 13:16
RIP Jorge Gonçalves
Lamentável a forma como o jornal abola dá a noticia
12 Agosto, 2015 at 13:21
RIP
Por cada leão que cair outro se levantará!
12 Agosto, 2015 at 13:47
Que escreveu A Bosta, só para não ter de sujar os meus dedos naquela merda?
12 Agosto, 2015 at 14:18
Basta ler a capa e a forma à “24 horas” com que o fazem.
Para mim, esse pseudo jornal acabou de aliar a sua imagem ao mais execravel que se consegue ver no Correio da “Manha”.
Vergonhoso!
12 Agosto, 2015 at 14:36
Temos de nos dar como agradecidos de não terem publicado uma fotomontagem com o senhor pendurado num laço. Vá, com uma tira preta sobre os olhos, para não ferir susceptibilidades.
Pensar que aquela coisa já foi (porque foi) uma publicação de referência.
12 Agosto, 2015 at 14:39
Para mim, morreu hoje!
Nem mais um tostão para comprar (e já não compro jornal) e hoje fica decidido.
Nem mais um click…
ABOLA MORREU!
12 Agosto, 2015 at 14:32
Esses caralhos nem ficha técnica têm no site. São uma vergonha. Uns mercenários.
12 Agosto, 2015 at 14:36
Por falar em mercenários, onde andará o João Querido Manha? Foda-se, conseguiu ser director do Record por um ano, que imbecil. Que mente tão retrógrada aquele atrasado mental tem. Só podia ser lampião.
12 Agosto, 2015 at 13:49
A sua gestão no clube não correu bem mas tenho a certeza que era um grande sportinguista.
Gostei que tivesse partido em paz por saber que não foi o pior presidente da nossa história.
12 Agosto, 2015 at 13:54
Sabendo que “A Tasca” é frequentada por insignes membros dos corpos dirigentes do Sporting e que o Cherba encaminha ideias que merecem ser encaminhadas, deixo aqui uma sugestão.
Que discretamente o Sporting contacte a família do Jorge Gonçalves prontificando-se para assumir todas as despesas relativas ao funeral do Jorge Gonçalves, seja este realizado em Angola (como parece que era a vontade do próprio) ou em Portugal.
Creio que é devido. O Sporting tem de assegurar a plena dignidade das exéquias de um ex-presidente do clube.
12 Agosto, 2015 at 15:40
Sem tirar, nem pôr. Mais: Gonçalves era um dos nossos e foi torpedeado pela federação no caso do holandês e pelos paleo-croquettes por ser “castiço”. Duvido que tenha sacado mais do clube do que Sousa Cintra (por quem nutro simpatia caracterial e não quero acusar de tal coisa) ou custado mais do que Santana Lopes (que nos deu cabo das modalidades e abriu o precedente de ser pago para “presidir”), para não manchar o defunto com a comparação com aqueles que lhes sucederam… Alguém se lembra de um leão verdadeiro no estádio no tempo dele? Julgo que lhe ofereceram ou arranjaram uma cria e que foi então o clube decidiu subvencionar os nossos animais preferidos do Jardim Zoológico)?
12 Agosto, 2015 at 13:55
acho que já é altura de alguem atear fogo aquela merda de pasquim, que outrora foi um jornal desportivo…
aquilo agora é um antro de podridao, putas e paneleiros que dao o cu a quem lhes pagar mais..(nao é orelhas??)
se acho que a morte devia de ser um processo natural…acho que “naturalmente” se devia antecipar o processo a todos os vermes que rabiscam naquele monte de esterco…
filhos de caes e cadelas raivosas…(porque nao sao filhos de putas, porque essas merecem mais respeito, do que quem deu, (ou melhor, nao deu), “educacao” a estes vermes…
e é melhor ficar por aqui…
delgado a ti só te desejo uma morte longa e bem sofrida com o maximo de sofrimento que se possa imaginar… nojento…
12 Agosto, 2015 at 13:55
Forte abraço.
12 Agosto, 2015 at 14:12
Foi nesta altura que me fiz sócia do SCP, tinha uma esperança infinita que desta vez é que seria. Houve um boom de novos sócios nesta altura só comparável ao que se passa com BdC. Bons dias a todos e parabens ao Keita e que conte muitos e bons.
12 Agosto, 2015 at 14:12
P/C dos Tasqueiros:
É com enorme pesar que o Sporting informa que faleceu, esta terça-feira, em Luanda, o antigo Presidente ‘leonino’ Jorge Gonçalves, aos 67 anos.
Jorge Gonçalves foi presidente do Clube entre 1988 e 1989.
O Sporting Clube de Portugal envia as mais sentidas condolências à família e amigos de Jorge Gonçalves.
12 Agosto, 2015 at 14:12
RIP
SL
12 Agosto, 2015 at 14:13
J.G. ara gente boa . Foi trucidado pela javardice que já na altura transbordava no futebol português e dentro do nosso próprio clube. Tenho o privilégio de ser colega do filho, também um bom rapaz. As minhas sinceras condolências à toda a família.
S.L.
12 Agosto, 2015 at 14:14
“era”
12 Agosto, 2015 at 15:03
Então por favor amigo, dê-lhe um abraço de sentidas condolências…
Diga-lhe que é de uma pessoa de A da Gorda de Óbidos…
Um abraço para o amigo e SL
12 Agosto, 2015 at 15:38
Abraço amigo Max. Já lhe enviei por msg. Ele deve ter ido para Luanda ontem.
Saudações Leoninas
12 Agosto, 2015 at 18:17
A-da-gorda?!? terra da minha cunhada, boas gentes, terra de grandes Sportinguistas e terra de ciclistas
Segundo rezam as histórias, é dos poucos a quem o clube ficou a dever dinheiro…
Era menor, não podia votar, mas o meu pai votou, era um homem puro a quem os abutres comeram a réstia de honra.
Por cada Leão que tombar outro se levantará
Que finalmente encontre paz no meio de todos os outros Leões tombados.
12 Agosto, 2015 at 19:21
E a sua cunhada é de A da Gorda de Óbidos…
Ou de Dagorda do Cadaval…?
Mas sim…é terra de boas gentes…!
E olhe que eu nem sou de cá…embora cá esteja há 60 anos…
O que quer dizer que “já faço parte” do povo…!!
SL
12 Agosto, 2015 at 14:15
RIP Jorge Gonçalves.
Por cada leão que tombar, outro se levantará.
12 Agosto, 2015 at 14:18
RIP
1 pequeno à parte: À tempos falou-se aqui de Bruno de Carvalho viver o Sporting 24 horas por dia sempre a 1000 à hora e tal como muitos eu receio que um dia a sua saúde vacile! Felizmente este ano está bem rodeado por artilharia pesada (JJ, Octávio, Manuel Fernandes) o que o farão descansar um bocado!
12 Agosto, 2015 at 14:30
Ele tem é de largar essa nojeira do cigarro!
Vicio nojento e destruidor.
Foda-se, quero presidente por mais 20 anos… pelo menos!
12 Agosto, 2015 at 14:40
Cigarro e a comida dos restaurantes. Deve comer sempre fora de horas. Completamente destruidor para os níveis de colesterol/coração.
Com toda a maquinaria e departamento médico à sua mercê, não lhe falta nada.
É começar a cortar, e praticar algum desporto.
12 Agosto, 2015 at 14:45
Eu trabalhei como comercial por todo o pais.
Sei muito bem o que é comer fora de casa e fora de horas…
Mas também sei que há lugares e lugares.
Serão muito poucos onde se come “bem” por pouco mais de 6€/refeição.
Cabe a cada um ter a mão na consciência e saber o que enfia goela abaixo.
Se vamos todos os dias ao “cozido” ou à costeleta de porco… então, estamos bem fodidos.
Mais do que aquilo que se come é o sedentarismo ao qual somos empurrados.
EU, em ano e meio consegui disparar dos 78 para os 93kg. Vale que nem sou um gajo baixo e quem olha para mim não me dá esse peso.
Mas a verdade é que nunca mais voltei ao bons 70’s…
12 Agosto, 2015 at 16:28
Nem tu, nem eu. Passei pelo mesmo e cheguei á beira dos 100. Já recuperei mas voltar à casa dos 70 é que nunca mais.
13 Agosto, 2015 at 2:42
Pois…
12 Agosto, 2015 at 15:25
No Rules… Great Saké,
forreta pah:p
por 20 anos renovava era o Master JJ,
por 40 anos o Mestre Bruno de Carvalho sff!!
SL
12 Agosto, 2015 at 15:36
Eu disse, pelo menos… 😉
12 Agosto, 2015 at 15:43
Ora aí está uma promessa que o nosso Presidente BdC não cumpriu. Lembro-me após o fecho das urnas de trocar impressões com ele junto a alguns amigos e referir que tinha prometido à família deixar de fumar se fosse eleito em 2013… e foi!
Eu também quero Presi mas é por mais que 20 anos….
Sporting Sempre!
12 Agosto, 2015 at 15:44
* com alguns amigos e ele junto ao Alvaláxia e referir….
12 Agosto, 2015 at 16:00
Olha que eu acho que sim, que deixou.
E isso deixa-me bastante satisfeito…
Há lá coisa mais parva que gastar dinheiro para o queimar (literalmente) e foder a saúde à toa?
Que viva muito e bem o nosso Bruno…
12 Agosto, 2015 at 17:22
Fico bem mais satisfeito 🙂 por cumprir a promessa e por deixar de fumar!
12 Agosto, 2015 at 14:18
RIP Jorge Gonçalves. Os meus pêsames à sua família.
A não inscrição de Frank Rijkaard terá sido atraso só do Sporting C. P. ou houve mãozinha dos artistas conhecidos atualmente por nádegas?
12 Agosto, 2015 at 15:58
A segunda, obviamente. O presidente da federação era, lá está, um “Sportinguista” entre o croquette de então e o Vítor Pereira mas acho que a decisão foi do seu sucessor, ou seja, esta (https://arquivodabola.wordpress.com/2010/10/02/joao-rodrigues-escolhia-arbitros-para-o-slb/) peça…