É um estádio bonito, novo, arejado
Tondela – Sporting Clube de Portugal
20h30
Estádio Municipal de Aveiro
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Noite com temperatura perfeita para jogar futebol e, até, para aguentar o cachecol. Um estádio com belíssimas condições. A emoção do arranque da época. A onda verde a crescer. Até a escolha do Xistra mostra que o campeonato está mesmo de volta!
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
Campeão da segunda liga, o Tondela estreia-se no principal escalão do nosso futebol com uma missão clara: a manutenção. Grandes mexidas no plantel, como se vê pela a lista de convocados para esta noite (perdeu, inclusivamente, o mítico Tozé Marreco), e uma clara aposta no contra-ataque, pelo menos para o jogo desta noite. O 4-3-3 deverá ser, na maioria do tempo, um 4-5-1.
Este homem é um Mister!
Vítor Paneira, que se assume como adepto de um futebol sem ferrolhos, faz parte da história do benfica e, neste momento, conta com cada vez mais adeptos a atirarem o seu nome como o do homem que devia estar no lugar de Rui Vitória. O próprio Paneira não se esquece dessa sua raiz lampiã ao ponto de, como mostrou um ReporTV feito em Tondela, incentivar Jhon Murillo com o grito, “bora, Murillo! Bora que o Rui Vitória está a ver!”. Oh se está, pá, oh se está…
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Luís Alberto é o reforço mais sonante da equipa e é por ele que passará o equilíbrio do meio-campo. Kaká, o homem que já deu a volta ao mundo, assume-se como patrão da defesa (algo que me deixa francamente feliz).
A vantagem de ter duas pernas!
Dolly Menga é um avançado mais patético do que Ederzito. Raphael Guzzo, Jhon Murillo e Romário Baldé são mais três manéis que representam a grande aposta nos produtos do cubo mágico. O Luís Tinoco vai ter uma das piores noites da sua vida.
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Jorge, sei que estás farto de começar os campeonatos a perder pontos, por isso trata de aproveitar o teres conseguido escapar do reino dos orcs para dares um safanão nessa malapata. Conto contigo para fazeres os jogadores entrarem em campo como entraram na Supertaça, assumindo o jogo e encostando o adversário às cordas. Não basta sabermos que somos melhores, temos que prová-lo, e para isso é fundamental que não achemos que está ganho ainda antes do apito inicial (se preferires, sem esforço, sem dedicação e sem devoção, fica bem mais complicado atingir a glória). Isto é mais uma final! E é para ganhar!
SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
Vamos jogar no totobola
Tondela – Sporting 2
15 Agosto, 2015 at 0:11
1) O Tondela não criou dificuldades nenhumas em termos ofensivos. Marcou um golo com a mão e não foi capaz de fazer uma finalização perigosa para a nossa baliza. Portanto, quando o palhaço do Paneleira diz que “jogámos o jogo pelo jogo” é um cliché demasiado batido em jogos como este, onde o segundo golo não entra e o adversário vai especulando, sobretudo em bolas paradas.
2) O Sporting jogou na linha do que vem jogando. Aqueles 10 min em que o jogo foi dividido no nosso meio-campo é meramente circunstancial. Percebi a intenção do Tondela em querer colocar a bola no nosso meio-campo mas era só até ligarmos a primeira jogada. E quando isso aconteceu…meu Deus! 25/30 min perfeitamente asfixiantes que deviam ter resultado num score de, pelo menos, 0-2. A partir do momento em que o segundo golo não surge, o cansaço tomou conta dos jogadores e aquele passe de ruptura que saiu tão facilmente na primeira parte deixou de sair. O Tondela, obviamente, continuou a especular com uma ou outra segunda bola ganha, ou uma bola parada que resultou no golo deles. A entrada de Gelson e Mané mexeu com o jogo e foi o menino que acabou por resolver.
3) Muita coisa está a mudar no nosso processo ofensivo. Corrijo, muita coisa está a mudar RAPIDAMENTE no nosso processo ofensivo. Primeiro, João Mário que com Marco Silva era incapaz de meter um passe de ruptura, na primeira parte meteu, pelo menos 2 passes nas costas da defesa. Segundo, cada vez mais se nota a influência de Bryan Ruiz no nosso processo ofensivo e as suas decisões com bola começam a sair com a naturalidade que a sua classe evidencia. Terceiro, Teo Gutiérrez começa a cimentar a sua importância. Não fez um grande jogo, é certo, mas a forma e a frequência como ataca o espaço vazio deixa qualquer defesa em água e facilita (e muito!) a decisão de quem tem a bola. É muito importante neste esquema de jogo e cada vez mais vai ser. Tudo o resto vai melhorar com o tempo.
4) No processo defensivo, estamos sublimes. Mesmo nas poucas saídas do Tondela na segunda parte e já com cansaço nas pernas, a nossa transição defensiva foi perfeita. Lembro-me de uma vez, uma única, em que ficámos em igualdade numérica num contra ataque e quando o jogador do Tondela recebeu a bola já tinha 2 jogadores do Sporting em cima dele.
5) Sobre Jorge Jesus, acho que mexeu mal, mas é só uma opinião pessoal. Entendo que Bryan Ruiz, neste momento e mesmo desgastado, deve estar em campo nos momentos em que temos de marcar. Eu teria substituido Teo pelo Mané e teria deslocado Ruiz para segundo avançado e depois teria tirado Carrillo para meter Gelson. A visão de jogo superior do costariquenho a isso obriga. Também acho que mexeu tarde, já estávamos a revelar algumas dificuldades em controlar o jogo ainda antes do golo do Tondela. Se calhar, aos 60 min tinha metido Ruiz a 10 e metia o Paulista ou o André Martins no lugar do Teo para jogarmos com 3 no miolo. Na conferência de imprensa…é um patrão. Disse há pouco que Jesus precisava de um banho de humildade mas pensando melhor, acho que isso é uma utopia. A humildade que ele demonstra é na forma como trabalha exigindo sempre o máximo dos seus atletas, independentemente do nome do adversário. No discurso, e depois de ver as hienas a saltarem novamente, que se foda a humildade. Ele que continue igual a si próprio.
Ainda há muito a melhorar. Duas notas negativas. Primeiro, não conseguimos matar o jogo. Segundo, quando a coisa apertou insistimos em demasia nos cruzamentos do Jefferson que esteve infeliz nesse aspecto. Creio que o cansaço dos jogos de alta intensidade que fizemos com a Roma e o carnide revelou-se hoje, o que é perfeitamente normal. Daqui a um mês, não tenho dúvidas que estaremos fortíssimos. Porque com Jesus a equipa EVOLUI com o tempo. Não estagna nem retrocede. E é isso que me deixa descansado.
15 Agosto, 2015 at 0:19
Sá,
sem tirar nem pôr…
comentario lúcido e totalmente adaptado à realidade!
SL
15 Agosto, 2015 at 0:22
Espero que Jesus contra os russos tenha em conta algumas das coisas que apontas. Boas e más. Sou fão do Montero, mas já se percebeu que é com Teo que ele conta e qts mais minutos lhe der agora, mais depressa chega ao que ele pretende.
Estaremos fortíssimos daqui a um mês, de acordo. Mas já agora, que estejamos fortíssimos na LC em vez da LE 😉
Por fim, a boa dor de cabeça. Vem William e JM deve saltar (mesmo que a enorme exibição na supertaça). Meio campo de combate, com qualidade e a permitir que os da frente espalhem magia. Duvido que Adrien com a braçadeira saia…
15 Agosto, 2015 at 0:22
“fã”
15 Agosto, 2015 at 0:29
Contra os russos tem de existir sobretudo uma coisa: defender muito bem.
Eles vêm cá para jogar com um avançado rapidíssimo e em contra-ataque. Muito cuidado com bolas nas costas dos centrais.
De resto, e pelo que vi hoje, no jogo pelo jogo temos grandes hipóteses. O estilo de jogo deles não me convenceu.
15 Agosto, 2015 at 0:38
Vamos entrar com tudo. Mas se não marcarmos no início, convém pausar um pouco o jogo. Não podemos ir à Russia com um resultado negativo.
Temos de os fazer correr lá atrás do resultado e estão tramados com as nossas transições.
15 Agosto, 2015 at 1:14
Como é que o JM pode saltar ???
Quem cria jogadas ? O william ?
Nao acredito que o william neste momento consiga entrar na equipa…só qd o resultado tiver feito e o adrien com um amarelo.
O adrien é melhor que o william nas transiçoes de ataque e de defesa…e da muito mais raça ao jogo pois é ele que teansporta o espirito do leao
15 Agosto, 2015 at 9:01
Sabemos que as coisas estao MUITO bem quando dizemos coisas como ‘o William nao vai conseguir entrar nesta equipa’… 😀
15 Agosto, 2015 at 0:23
Sempre muito lúcido, Sá.
Concordo!
15 Agosto, 2015 at 0:26
Excelente comentário, só contradigo em relação às substituições. Foram muito bem feitas, e eram precisamente essas que eu faria. Se reparares, todos os que entraram mexeram com o jogo. Isto é qualidade a vir do banco, e igualmente “ólhómetro” por parte do treinador.
Com Mané, Montero e Gelson, a bola começou a rolar mais redondinha.
Gelson é o gajo mais talentoso do plantel, uma espécie de Lucas Moura de Alvalade. Grande velocidade e principalmente espontaneidade (!).
15 Agosto, 2015 at 9:01
Mas vieram tarde demais…
15 Agosto, 2015 at 0:35
Não te preocupes com o vitor paneleiro porque não vai estar lá muito tempo. Dou-lhe mais 7/8 jornadas para ir de frosques que é o que ele já está habituado!
Obrigado aos b´s dos lãpiões sempre a mostrar serviço de qualidade e a mostrarem a real razão de terem de nascer 10 vezes. Obrigado murilo… não se esperava outra coisa da formação lãpiã…
15 Agosto, 2015 at 0:43
Boa análise Sá!
15 Agosto, 2015 at 1:23
Só não concordo com as substituições. Pecaram por tardias, mas achei as correctas.
15 Agosto, 2015 at 0:16
O Carrillo mais uma vez é o protector do segundo poste, tal como na supertaça (cabeçada do Jonas) fica entalado entre dois adversários. A rever.
15 Agosto, 2015 at 0:22
Vibrei tanto com o golo no final do jogo. As bancadas até estremeciam.
15 Agosto, 2015 at 0:23
Só mesmo o xistra para não ver
http://i.giphy.com/3o85xA1bfAGsR8TzCo.gif
(belfodil sempre em cima do assunto, é dele a prova)
15 Agosto, 2015 at 0:26
Exactamente o que eu procurava! Tks.
15 Agosto, 2015 at 0:33
o mais importante é somarmos os 3 pontos e na terça temos um jogo importantíssimo!!!!
15 Agosto, 2015 at 1:23
Parece até que o homem do Tondela não só joga a bola com a mão como o faz em fora-de-jogo. Reparem se o penúltimo a tocar na bola, antes dela ir para a mão do marcador do golo, não é um homem do Tondela e se quando sai do pé dele para a mão do outro, este outro não está em fora-de-jogo.
http://i.giphy.com/3o85xA1bfAGsR8TzCo.gif
15 Agosto, 2015 at 0:32
Apenas 3 considerações sobre o jogo:
1- Ganhámos caralho!
2- Ganhámos caralho!
3- E o Sporting é o nosso grande amor!
Spooooooooooooooooooooooooooooorting!
15 Agosto, 2015 at 0:37
so falta o 4º
4º – chupem antis!!!
SL
15 Agosto, 2015 at 11:55
5º – Petição para a BAYER ser um dos nossos patrocinadores… É que com a AZIA que para aí vai as vendas dispararam…
15 Agosto, 2015 at 0:40
O que este jogo mostrou…
1º que o xistra é cego (já se sabia)
2º Que a formação lãpiã tem de nascer 10 vezes (já se sabia)~
3º Que o vitor paneleiro é zarolho, vesgo, branqueador de verdade desportiva (já se sabia, basta ser lãpião)
4º que o melão dos lãpiões já começou a inchar (já se sabia desde a supertaça, aliás desde que jj os mandou para o Catar)
5º Ainda não somos imparavés mas para lá caminhamos (já se sabia!)
15 Agosto, 2015 at 0:40
Alguém reparou bem na cara do Adrien antes de bater o penalti? Ainda não se tinha mexido e a bola já estava lá dentro. Confiança e frieza.
Marcasse este gajo livres e era o nosso Gerrard.
15 Agosto, 2015 at 0:40
No estadio não vi que o golo tinha sido com a mão, a falta é mal assinalada embora o Naldo se tenha posto a geito (mais que uma vez até), o J Pereira tem muito que pedalar não lhe sai um centro, ao Teo falta-lhe velocidade e o Adrien hoje esteve uns furos abaixo (bem sei que não é 6)
O Ruiz é craque, o Mané, Montero e Gelson são um excelente problema para o mister
O Carrilo a descair tantas vezes para o meio com o JP a não saber cruzar ficamos mancos
Bom ambiente no Municipal e para meu espanto um relvado em bom estado
15 Agosto, 2015 at 1:01
Melhor relvado que o nosso 🙁 eu acho que o JP fez um bom jogo e a uma excelente intensidade … mas hoje os laterais não sacavam 1 cruzamento de jeito isso é que me enervava. Não gostei do Carrillo hoje… estava a jogar muito no meio, em contrapartida na linha fez estragos.
15 Agosto, 2015 at 1:26
Foi com a mão e fora-de-jogo.
15 Agosto, 2015 at 0:42
Só tenho 2 coisas para dizer:
-Ganhámos, custou mas mais por nossa causa do que pelo jogo da equipa do paneirinha
-Inchem galinholas, paineleiros e afins
15 Agosto, 2015 at 0:44
O joão gabriel tem cara e aspeto de deficiente mental. Não admira que diga tantos disparates… há que lhe dar um desconto (de 5 minutos que lhe provocou tanta azia….)
15 Agosto, 2015 at 0:49
Agora mais a sério!
O nosso lado direito não está a carburar como o esquerdo. O joão pereira tem muito que pedalar para conseguir aproveitar o facto de ter o carrilho daquele lado e chegar à linha de fundo e cruzar com eficácia. JJ tem que o colocar em sentido! (não admira o gajo veio das escolas dos lãpiões já nasceu 10 vezes e ainda vai ter que nascer mais algumas para mostrar a qualidade nos nossos!)
15 Agosto, 2015 at 0:49
#obrigadomurillo
#obrigadovieira
#obrigadogabriel
#obrigadoestrutura
tem sido uns dias de boad disposição e de bem fazer rir.
#obrigadoatodos
15 Agosto, 2015 at 0:52
Ruben amorim foi … para o catar…
Os gajos aproveitaram o patrocino da emirates e mandam tudo para lá. O jj é que os belfodeu!
15 Agosto, 2015 at 11:57
Foi-se… Qatar?!?!
15 Agosto, 2015 at 0:59
alguem me pode dizer se o murillo fazia penalti se o JJ ontem nao lhe tem enviado um sms??
alguem tem conhecimento do conteudo da mensagem?
SL
15 Agosto, 2015 at 1:01
a Macron tem a certeza que o anternativo foi testado? gostava de saber a opinião dos jogadores…
com 20 minutos de jogo vi muita gente já ensopada. Parece-me desconfortável/quente.
15 Agosto, 2015 at 1:12
#Continua-a-inchar
15 Agosto, 2015 at 1:20
#epenanaorebentar
15 Agosto, 2015 at 3:18
#Pum!
15 Agosto, 2015 at 1:28
BTW, precisamos de renovar com o Carrillo.
15 Agosto, 2015 at 1:52
Completamente rouca. Completamente feliz. Obrigada meu SPORTING só por ti sofro assim. Só contigo sou tão feliz.
15 Agosto, 2015 at 2:11
PS: mal posso esperar para ver que jogo vai fazer o tondela contra o lãfica.
15 Agosto, 2015 at 1:54
Já agora,
eis a regra:
“No momento de lançar a bola, o executor deverá:
– estar de frente para o campo;
– ter uma parte de ambos os pés sobre a linha lateral ou no exterior da mesma;
– servir-se de ambas as mãos;
– lançar a bola de trás e por cima da cabeça.”
http://www-regras-do-futebol.f1cf.com.br/www-regras-do-futebol-55-regras-do-futebol-15-arremesso-lateral.html
É assim tão certo que nenhuma parte dos pés do JP está a pisar a linha?
http://foradejogo08.blogspot.com.br/2015/08/diretor-do-benfica-e-o-lancamento.html?showComment=1439592379641#c1716802287905133338
Por esta foto até parece que um pouco do calcanhar está a pisar a linha. E se estiver, o lançamento é legal.
15 Agosto, 2015 at 1:56
http://4.bp.blogspot.com/-SGLSlV1DqPo/UZQfQoAAetI/AAAAAAAAAIM/JKTz2DuKx-Q/s1600/1368650577851.gif
15 Agosto, 2015 at 2:34
Na mouche ahaha é como as galinhas andam ahahaha
15 Agosto, 2015 at 11:58
Rennie e Kompensan
INCHEM Aí aziados!!!!!!!!!!!!!!!!!!
15 Agosto, 2015 at 3:40
Aveiro,
Agosto,
Verão,
Combinação perfeita. Lindo
É GOLO CARALHO !
15 Agosto, 2015 at 7:48
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
15 Agosto, 2015 at 8:32
Percebes que a escala de facciosismo tem diferentes níveis, quando vês a conferência de imprensa do Peneiras e percebes que viste alguém atingir o último nível.
Eu já escolhi uma equipa que quero que desça de divisão. E vocês?
15 Agosto, 2015 at 8:52
Encontrei isto numa crónica sobre o jogo Man United – Aston Villa. Vejam se nao se aplica a outro jogo…
‘They are top of the table, and winning ugly is no bad habit to pick up at the start of the season.
Aston Villa’s team of new recruits ran out of fitness and ideas after an energetic opening spell, and the result could have been more emphatic. Loose passing, wasteful finishing and a particularly bad night for Wayne Rooney kept the hosts in the game, and on another evening they would have been punished.’
15 Agosto, 2015 at 8:59
Bom dia e bom fim de semana para a Familia da Tasca…!!
1º Objectivo …cumprido…!!
2º a equipa está em ajustamentos e por isso…é cedo para criticar…!
3º Já sabemos que vamos ter de contar com diversas “sacanices” das arbitragens…já estamos habituados…!
4º O JP tem que ter um pouco mais de atenção…é que agora, mesmo que esteja “3 metros atrás da linha” é capaz de lhe ser invalidado o lançamento…
5º Foi bom…e “eu até gosto de vitórias sofridas”…não podem é ser muitas assim … ou “o meu coração verde…não aguenta…!”
Abraço e SL