Boas tardes
Hoje só tive a oportunidade de ver a primeira parte da equipa B.
Em termos táticos penso que jogamos a maior parte do tempo em 433 a tentar ter posse de bola e circulá-la. O Mafra apostava no pontapé longo, contra ataque e inúmeras bolas paradas para a molhada.
O nosso redes esteve quase sempre bem (tendo em conta a sua idade) e da defesa pareceu-me ser king o elemento menos bom e que mais problemas teve ao longo dos 45 mins. Samba e Domingos pareceu&me que se entenderam razoavelmente bem e ainda estão a ganhar rotinas juntos.
Zezinho tem força mas parece que não tem muita vontade,principalmente de andar a disputar a segunda liga, à semelhança de Dramé. O restante meio campo (Gauld e Geraldes) mais Podence temuita técnica e entendem-se bem no relvado e foi deles que partiram as maiores jogadas de perigo.
Rubio é um jogador acima da média para a segunda liga mas é a solução que existe para ele nesta altura. Falhou pelo menos um golo cantado e será uma questão de dias para retomar a veia goleadora.
Não sei o que se passou na 2a parte mas pelo que pude ver da primeira, não estava à espera de um resultado negativo por parte da equipa.
As minhas expectativas para este ano na equipa B são ver a evolução de Domingos Duarte, Francisco Geraldes, Gauld, Matheus Pereira…dos restantes não vejo qualidade suficiente para chegar a um patamar superior.
Porque nao? O Jesus gosta do tipo de jogador que ele é – veja-se Aimar, por exemplo, ou até o que ele tentou fazer com o Enzo e agora Talisca. O Gauld precisa é de ter uma ‘montra’, e precisa que a equipa se desfaca de pelo menos mais um médio (A. Martins). A partir daí tem tudo para dar certo.
O Aimar era predestinado.
O Enzo e o Tslisca são fisicamente um pouco diferentes do Gauld.
Se Jesus contasse com ele não o tinha colocado logo na B.
Mas pode ser que mostre magia nos pés, e garra qb. Estou céptico
A assistência a este jogo é, no minimo, VERGONHOSA…
Assim como o (talhante, ladrão, filho duma granda puta, etc, etc) árbitro Mota, que vem de Braga para apitar um jogo em Lisboa…
O futebol em Portugal é, praticamente constituido pelos 3 maiores clubes… O resto é ciclico, uns anos o boavista, outros o belenenses, outros o guimarães e ultimamente o braguilha…
Continuem sem efectuar a centralização dos direitos televisivos e qualquer dia temos um campeonato pior do que o da Escócia…
Também não é bem assim… No entanto, apenas os 3 principais clubes e nos últimos anos o braguilha e o gumarães levam, em média mais de 5 mil espectadores nos jogos em casa…
Num jogo do Championship, corresponde á nossa 2ª Liga mas em Inglaterra, é raro o estádio não estar cheio… Porque será???
Por exemplo, hoje estava a ver o Tottenham vs Stoke City… Ao intervalo estava 2-0 para os da casa… e deixei de ver… Fiz mal, pois o resultado final foi 2-2…
A questão seria se com a centralização dos direitos televisivos, e por conseguinte um maior equilibrio na distribuição das receitas, se os jogos não passariam a ser mais interessantes.. Os clubes passariam a ter melhores jogadores/equipas..
Quanto aos adeptos no estádio, aquilo que atrai os adeptos (em Portugal) são as conquistas.. Por algum motivo, quase toda a gente que mora fora de Lisboa/Porto é do clube da terra e de um dos três grandes..
Não digo que com a centralização os clubes passassem imediatamente a ter grandes enchentes aos fins de semana, mas tendo continuamente boas equipas, podem vir a chamar cada vez mais adeptos..
Não esquecer ainda que quanto mais equilibrada a liga for, mais interessados há (estrangeiros), o que leva ao aumento progressivo do valor das receitas de TV. Acho que é essa visão de conjunto que falta aos clubes e que o BdC está, e bem, a tentar combater
A grande questao é a “centralizacao” histórica do adepto de futebol.
Há casas do benfica, Sporting e (menos) do porto em quase todo o lado.
Há filiais: Sporting daqui, benfica dali.
Toda a gente, ou quase toda, é adepta de um dos tres grandes. Isto é o problema. A descentralizacao dos direitos televisivos é apenas um primeiro passo para tornar o campeonato mais competitivo e interessante.
Depois, é a limpeza da corrupcao, do dos árbitros com o fator “casa” e o fator “grande”, de estabelecer regras de transparencia nos empréstimos, de dar independencia aos clubes pequenos, de retirar os filhos da puta tarefeiros dos programas de peixeirada de futebol e meter lá jogadores e treinadores para educar o público como deve ser. Falando de futebol.
Em Inglaterra o clube pequeno ganha quase tanto de receitas televisivas como o clube grande, mas aos resultados desportivos nao sao assim tao differentes. Acontece que o campeonato é mais equilibrado mas os crónicos continuam lá na frente, por isso nao há que ter medo.
Cá joga-se para não perder, lá joga-se para ganhar, é só ver o que fazem as equipas quando jogam com os três grandes, queimar tempo e simular faltas deve ser o que mais treinam.
Por acaso, tenho para mim que o crescimento da liga espanhola, além do €, começou com as equipas pequenas a jogarem para ganhar às grandes.
A questão é que, estatisticamente, os pequenos jogarem olhos nos olhos, provavelmente, vai ficar na mesma mas o futebol fica a ganhar.
Haverá umas surpresas e tal , mas as percentagens de vitórias dos grandes não muda muito (pelo menos inicialmente) .
Se calhar também há umas goleadas mais, em vez de perder por um ou dois, alguns pequenos vão de barriga cheia… mas também se arriscam a ganhar!
Preferível tentar ganhar, arriscando levar uma goleada do que jogar para o empatezeco.
Um jogo da Championship é equivalente a um Braga-Guimaraes da nossa praca. Um Tondela-Rio Ave ou coisa que o valha é muito abaixo do nível da 2a inglesa…
No que toca à Equipe B, o meu raciocínio é o seguinte: em todo o plantel da mesma, existe (ao que eu possa aquilatar, poderei estar enganado) apenas um jogador com possibilidades de chegar à “A”: o Matheus Pereira.
E, assim sendo, não lhes presto muita atenção. Desde que não corram risco de descida de divisão, para mim tudo bem.
Do Geraldes admito não saber muito.
Gauld acho que nunca terá oportunidades, atendendo ao estilo de jogo agora implementado.
O Rubio encontra-se vinculado ao SCP desde 2011/2012. Não me parece que volte a ser aposta.
SL
O belenenses despachou o melhor GR deles, o inglês MAtt Jones, para o (mor)Tandela e…
Ficou com o (aborto) Ventura, formado nos corruptos, mas com um enorme “pai de santo”… E, eis senão quando, esse aborto dá um frango monumental há poucos minutos… Resultado, o belenenses perde em casa com o rio ave…
na equipe A perdemos Nani e Cédric. Quem entrou?
Uma data de bons jogadores que já nos fizeram esquecer os que partiram.
Na equipe B quem perdemos? Uma data de bons jogadores.
Quem veio para os substituir? uma data de putos dos Júniores que, já ano passado andaram aos papeis. O melhor deles subiu, foi para a equipe A.
Não podemos esperar muito desta equipe B e também não é culpa do João de Deus. O treinador faz o que pode com a matéria prima que está à disposição.
Exacto. Mas a equipa B não existe para ganhar campeonatos. Serve mesmo para por jogadores dos juniores a fazer a transicão e para ter alguns jogadores na calha para a A com ritmo de jogo. Gajos que por só serem suplentes ou não serem convocados iam ficar muito tempo sem jogar
Esqueci-me da questão do Ryan Gauld. Esse ou é emprestado para França ou Bélgica até 31/08 ou, então vem para a equipe principal, caso não passemos o play-off da Liga dos Campeões.
João Mário renovou porque é um Sportinguista do coração mas, está na cara que, ou sai no fim da época, por uma pipa de massa, ou sai já por meia Pipa se não passarmos o Play Off. É a vida. O Sporting precisa de financiar o orçamento que está a gerar para 2015/16.
Será que neste princípio de época em que temos ganho tudo vamos passar o leader do campeonato Russo, já em actividade há dois meses?
Não gostei daquilo que vi ontem. Até ao jogo com o Tondela íamos numa surpreendente linha ascendente mas, ontem já não tive tanta certeza disso. Acho que Montero está melhor que Gutierrez mas, Jesus é teimoso.
As melhores duplas de avançados que temos serão eventualmente Montero/Gutierrez e Montero/Slimani.
Gostava de ver o Montero e o Teo Gutierrez jogar lado a lado.
Partilho das suas preocupações relativamente ao jogo da próxima terça-feira.
MAS apenas porque a equipe ainda não está em boa forma. E dentro dos jogadores que vão certamente melhorar os índices físicos estão Ruys (que até tem jogado benzinho) e… Téo.
O Téo apresenta soluções diferentes do Montero. O Montero é mais um “matador”, (apesar de ter uma excelente meia distância), o Téo tem mais drible e espontaneidade (a velocidade é que – ainda – não está lá).
Por isso acho que o “concorrente” do Montero é o Slimani, e não o Téo.
Seja como for, acho que o treinador tem que pensar muuuuito bem que equipe apresentar na próxima terça-feira, uma vez que – apesar dos resultados positivos – a equipe não está a mostrar a segurança e confiança suficiente para um tão importante desafio.
Terça -feira, acima de tudo é importante não sofrer golos.
sinceramente, prefiro um 0-0 do que um 2-1
Isto por causa do adversario, estilo de jogo e o facto de já andarem com outra rotação….facilmente nos fazem 2 golos em contra-ataque, sendo que o problema é o nosso ataque ainda não estar eficaz
Já se a ideia é ser melhor empatar a zero que ganhar 2-1, então com que resultado na Rússia é que passamos a eliminatória empatando em casa mas não ganhando???
«Sporting responde com “sintomatologia de amputado”
Mário Carneiro, diretor de comunicação do Sporting, reagiu prontamente à ironia do seu homólogo encarnado João Gabriel em comentário sobre a forma como os leões venceram o Tondela na sexta-feira à noite, acusando as águias de padecerem do síndrome do membro-fantasma, em alusão à troca de clube de Jorge Jesus no defeso.
“João Gabriel parece padecer de uma questão semelhante a uma sintomatologia que a medicina estuda, mas para a qual não tem resposta: a dos amputados que continuam a sentir cócegas em membros que perderam”, disse Mário Carneiro, em resposta à alfinetada do rival. “O futebol com novas regras. Limpinho!”, escrevera ao início da tarde o diretor de comunicação do Benfica, João Gabriel, na rede social Twitter, ilustrando a picardia com uma imagem de João Pereira a efetuar o lançamento lateral que antecedeu o penálti do triunfo leonino, com os pés dentro de campo.»
in OJogo
15 Agosto, 2015 at 17:58
Boas tardes
Hoje só tive a oportunidade de ver a primeira parte da equipa B.
Em termos táticos penso que jogamos a maior parte do tempo em 433 a tentar ter posse de bola e circulá-la. O Mafra apostava no pontapé longo, contra ataque e inúmeras bolas paradas para a molhada.
O nosso redes esteve quase sempre bem (tendo em conta a sua idade) e da defesa pareceu-me ser king o elemento menos bom e que mais problemas teve ao longo dos 45 mins. Samba e Domingos pareceu&me que se entenderam razoavelmente bem e ainda estão a ganhar rotinas juntos.
Zezinho tem força mas parece que não tem muita vontade,principalmente de andar a disputar a segunda liga, à semelhança de Dramé. O restante meio campo (Gauld e Geraldes) mais Podence temuita técnica e entendem-se bem no relvado e foi deles que partiram as maiores jogadas de perigo.
Rubio é um jogador acima da média para a segunda liga mas é a solução que existe para ele nesta altura. Falhou pelo menos um golo cantado e será uma questão de dias para retomar a veia goleadora.
Não sei o que se passou na 2a parte mas pelo que pude ver da primeira, não estava à espera de um resultado negativo por parte da equipa.
15 Agosto, 2015 at 18:22
As minhas expectativas para este ano na equipa B são ver a evolução de Domingos Duarte, Francisco Geraldes, Gauld, Matheus Pereira…dos restantes não vejo qualidade suficiente para chegar a um patamar superior.
15 Agosto, 2015 at 18:29
Riquicho.
O Gauld não parece que venha a ter espaço com JJ. Um empréstimo a um clube inglês com opção de compra entre 15 e 20 era a melhor solução.
15 Agosto, 2015 at 18:50
Porque nao? O Jesus gosta do tipo de jogador que ele é – veja-se Aimar, por exemplo, ou até o que ele tentou fazer com o Enzo e agora Talisca. O Gauld precisa é de ter uma ‘montra’, e precisa que a equipa se desfaca de pelo menos mais um médio (A. Martins). A partir daí tem tudo para dar certo.
15 Agosto, 2015 at 18:57
O Aimar era predestinado.
O Enzo e o Tslisca são fisicamente um pouco diferentes do Gauld.
Se Jesus contasse com ele não o tinha colocado logo na B.
Mas pode ser que mostre magia nos pés, e garra qb. Estou céptico
15 Agosto, 2015 at 19:16
O Gauld é baixinho, mas ao pé do Talisca é um poco de músculo… 🙂
15 Agosto, 2015 at 20:10
Por isso é que puseram o brazuca na engorda.
15 Agosto, 2015 at 18:36
Começou agora o jogo belenenses vs rio ave…
A assistência a este jogo é, no minimo, VERGONHOSA…
Assim como o (talhante, ladrão, filho duma granda puta, etc, etc) árbitro Mota, que vem de Braga para apitar um jogo em Lisboa…
O futebol em Portugal é, praticamente constituido pelos 3 maiores clubes… O resto é ciclico, uns anos o boavista, outros o belenenses, outros o guimarães e ultimamente o braguilha…
Continuem sem efectuar a centralização dos direitos televisivos e qualquer dia temos um campeonato pior do que o da Escócia…
15 Agosto, 2015 at 18:39
O Belenenses podia ganhar a Liga dos Campeões, que ninguém aparecia no estádio.
15 Agosto, 2015 at 18:43
Também não é bem assim… No entanto, apenas os 3 principais clubes e nos últimos anos o braguilha e o gumarães levam, em média mais de 5 mil espectadores nos jogos em casa…
Num jogo do Championship, corresponde á nossa 2ª Liga mas em Inglaterra, é raro o estádio não estar cheio… Porque será???
Por exemplo, hoje estava a ver o Tottenham vs Stoke City… Ao intervalo estava 2-0 para os da casa… e deixei de ver… Fiz mal, pois o resultado final foi 2-2…
15 Agosto, 2015 at 18:46
Vais dar dinheiro e 90 minutos para ver jogos da treta, a passo, cheios de simulações e Gajos a perderem tempo?
Para mais, Portugal tem poucos adeptos de futebol… Muito poucos.
15 Agosto, 2015 at 19:06
A questão seria se com a centralização dos direitos televisivos, e por conseguinte um maior equilibrio na distribuição das receitas, se os jogos não passariam a ser mais interessantes.. Os clubes passariam a ter melhores jogadores/equipas..
Quanto aos adeptos no estádio, aquilo que atrai os adeptos (em Portugal) são as conquistas.. Por algum motivo, quase toda a gente que mora fora de Lisboa/Porto é do clube da terra e de um dos três grandes..
Não digo que com a centralização os clubes passassem imediatamente a ter grandes enchentes aos fins de semana, mas tendo continuamente boas equipas, podem vir a chamar cada vez mais adeptos..
Não esquecer ainda que quanto mais equilibrada a liga for, mais interessados há (estrangeiros), o que leva ao aumento progressivo do valor das receitas de TV. Acho que é essa visão de conjunto que falta aos clubes e que o BdC está, e bem, a tentar combater
15 Agosto, 2015 at 20:47
A grande questao é a “centralizacao” histórica do adepto de futebol.
Há casas do benfica, Sporting e (menos) do porto em quase todo o lado.
Há filiais: Sporting daqui, benfica dali.
Toda a gente, ou quase toda, é adepta de um dos tres grandes. Isto é o problema. A descentralizacao dos direitos televisivos é apenas um primeiro passo para tornar o campeonato mais competitivo e interessante.
Depois, é a limpeza da corrupcao, do dos árbitros com o fator “casa” e o fator “grande”, de estabelecer regras de transparencia nos empréstimos, de dar independencia aos clubes pequenos, de retirar os filhos da puta tarefeiros dos programas de peixeirada de futebol e meter lá jogadores e treinadores para educar o público como deve ser. Falando de futebol.
Em Inglaterra o clube pequeno ganha quase tanto de receitas televisivas como o clube grande, mas aos resultados desportivos nao sao assim tao differentes. Acontece que o campeonato é mais equilibrado mas os crónicos continuam lá na frente, por isso nao há que ter medo.
O equilíbrio é bom para todos.
15 Agosto, 2015 at 22:11
Grande comment
15 Agosto, 2015 at 18:46
Cá joga-se para não perder, lá joga-se para ganhar, é só ver o que fazem as equipas quando jogam com os três grandes, queimar tempo e simular faltas deve ser o que mais treinam.
15 Agosto, 2015 at 18:59
Correcto e Afirmativo!!!
15 Agosto, 2015 at 22:16
Por acaso, tenho para mim que o crescimento da liga espanhola, além do €, começou com as equipas pequenas a jogarem para ganhar às grandes.
A questão é que, estatisticamente, os pequenos jogarem olhos nos olhos, provavelmente, vai ficar na mesma mas o futebol fica a ganhar.
Haverá umas surpresas e tal , mas as percentagens de vitórias dos grandes não muda muito (pelo menos inicialmente) .
Se calhar também há umas goleadas mais, em vez de perder por um ou dois, alguns pequenos vão de barriga cheia… mas também se arriscam a ganhar!
Preferível tentar ganhar, arriscando levar uma goleada do que jogar para o empatezeco.
15 Agosto, 2015 at 18:52
Um jogo da Championship é equivalente a um Braga-Guimaraes da nossa praca. Um Tondela-Rio Ave ou coisa que o valha é muito abaixo do nível da 2a inglesa…
15 Agosto, 2015 at 18:45
Boas tardes, Caros Tasqueiros.
No que toca à Equipe B, o meu raciocínio é o seguinte: em todo o plantel da mesma, existe (ao que eu possa aquilatar, poderei estar enganado) apenas um jogador com possibilidades de chegar à “A”: o Matheus Pereira.
E, assim sendo, não lhes presto muita atenção. Desde que não corram risco de descida de divisão, para mim tudo bem.
SL
15 Agosto, 2015 at 18:53
Ryan Gauld, Geraldes, Rubio.
15 Agosto, 2015 at 19:31
Caro Pedro,
Do Geraldes admito não saber muito.
Gauld acho que nunca terá oportunidades, atendendo ao estilo de jogo agora implementado.
O Rubio encontra-se vinculado ao SCP desde 2011/2012. Não me parece que volte a ser aposta.
SL
15 Agosto, 2015 at 19:02
O belenenses despachou o melhor GR deles, o inglês MAtt Jones, para o (mor)Tandela e…
Ficou com o (aborto) Ventura, formado nos corruptos, mas com um enorme “pai de santo”… E, eis senão quando, esse aborto dá um frango monumental há poucos minutos… Resultado, o belenenses perde em casa com o rio ave…
15 Agosto, 2015 at 20:49
Foda-se! Como é que fica o balneário do belenenses depois disto?
O Sá Pinto deve tar fudido!
15 Agosto, 2015 at 19:10
na equipe A perdemos Nani e Cédric. Quem entrou?
Uma data de bons jogadores que já nos fizeram esquecer os que partiram.
Na equipe B quem perdemos? Uma data de bons jogadores.
Quem veio para os substituir? uma data de putos dos Júniores que, já ano passado andaram aos papeis. O melhor deles subiu, foi para a equipe A.
Não podemos esperar muito desta equipe B e também não é culpa do João de Deus. O treinador faz o que pode com a matéria prima que está à disposição.
15 Agosto, 2015 at 20:34
Exacto. Mas a equipa B não existe para ganhar campeonatos. Serve mesmo para por jogadores dos juniores a fazer a transicão e para ter alguns jogadores na calha para a A com ritmo de jogo. Gajos que por só serem suplentes ou não serem convocados iam ficar muito tempo sem jogar
15 Agosto, 2015 at 23:50
Acho que Esgaio, Tobias, Bruno Paulista deviam ter jogado na B, se não calçam na A, não vão ficar o tempo todo no banco.
15 Agosto, 2015 at 19:12
Esqueci-me da questão do Ryan Gauld. Esse ou é emprestado para França ou Bélgica até 31/08 ou, então vem para a equipe principal, caso não passemos o play-off da Liga dos Campeões.
15 Agosto, 2015 at 19:14
Não esquecer, às 21h00 na SportingTV um Sporting x carnide para a taça de honra
15 Agosto, 2015 at 19:23
João Mário renovou porque é um Sportinguista do coração mas, está na cara que, ou sai no fim da época, por uma pipa de massa, ou sai já por meia Pipa se não passarmos o Play Off. É a vida. O Sporting precisa de financiar o orçamento que está a gerar para 2015/16.
Será que neste princípio de época em que temos ganho tudo vamos passar o leader do campeonato Russo, já em actividade há dois meses?
Não gostei daquilo que vi ontem. Até ao jogo com o Tondela íamos numa surpreendente linha ascendente mas, ontem já não tive tanta certeza disso. Acho que Montero está melhor que Gutierrez mas, Jesus é teimoso.
As melhores duplas de avançados que temos serão eventualmente Montero/Gutierrez e Montero/Slimani.
Gostava de ver o Montero e o Teo Gutierrez jogar lado a lado.
15 Agosto, 2015 at 19:37
Caro Mário Túlio,
Partilho das suas preocupações relativamente ao jogo da próxima terça-feira.
MAS apenas porque a equipe ainda não está em boa forma. E dentro dos jogadores que vão certamente melhorar os índices físicos estão Ruys (que até tem jogado benzinho) e… Téo.
O Téo apresenta soluções diferentes do Montero. O Montero é mais um “matador”, (apesar de ter uma excelente meia distância), o Téo tem mais drible e espontaneidade (a velocidade é que – ainda – não está lá).
Por isso acho que o “concorrente” do Montero é o Slimani, e não o Téo.
Seja como for, acho que o treinador tem que pensar muuuuito bem que equipe apresentar na próxima terça-feira, uma vez que – apesar dos resultados positivos – a equipe não está a mostrar a segurança e confiança suficiente para um tão importante desafio.
SL
15 Agosto, 2015 at 22:50
Terça -feira, acima de tudo é importante não sofrer golos.
sinceramente, prefiro um 0-0 do que um 2-1
Isto por causa do adversario, estilo de jogo e o facto de já andarem com outra rotação….facilmente nos fazem 2 golos em contra-ataque, sendo que o problema é o nosso ataque ainda não estar eficaz
16 Agosto, 2015 at 0:58
Bem, empatar é, sempre, melhor que perder.
Já se a ideia é ser melhor empatar a zero que ganhar 2-1, então com que resultado na Rússia é que passamos a eliminatória empatando em casa mas não ganhando???
15 Agosto, 2015 at 20:10
PUMBA 😛
«Sporting responde com “sintomatologia de amputado”
Mário Carneiro, diretor de comunicação do Sporting, reagiu prontamente à ironia do seu homólogo encarnado João Gabriel em comentário sobre a forma como os leões venceram o Tondela na sexta-feira à noite, acusando as águias de padecerem do síndrome do membro-fantasma, em alusão à troca de clube de Jorge Jesus no defeso.
“João Gabriel parece padecer de uma questão semelhante a uma sintomatologia que a medicina estuda, mas para a qual não tem resposta: a dos amputados que continuam a sentir cócegas em membros que perderam”, disse Mário Carneiro, em resposta à alfinetada do rival. “O futebol com novas regras. Limpinho!”, escrevera ao início da tarde o diretor de comunicação do Benfica, João Gabriel, na rede social Twitter, ilustrando a picardia com uma imagem de João Pereira a efetuar o lançamento lateral que antecedeu o penálti do triunfo leonino, com os pés dentro de campo.»
in OJogo
15 Agosto, 2015 at 22:51
epá, assim não
como é que eles vão entender a bicada?!?!
para os verme-lhuxos, tem de ser mais basico!!
15 Agosto, 2015 at 20:12
http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/transferencias/sporting-zamalek-ofereceu-500-mil-euros-por-shikabala
Sendo do Mfutebol vale o que vale. Mas se for verdade é uma amostra de que com esta direccão não se brinca.
15 Agosto, 2015 at 22:52
bem…. aposto que será ignorado nos pasquins , caso se confirme!!
uiii , vá, este será só uma perna de rã para engolir!!
16 Agosto, 2015 at 10:53
E perde. João de Deus tem missão verdadeiramente difícil esta época. Faltam-lhe pedras no tabuleiro, muitas pedras.