Dois jogos apenas, que combinados podem valer a módica quantia de 14 milhões de euros pagos a pronto. Tudo isto sem contar com prémios de jogo, encaixes de bilheteira e aumento do valor do patrocínio, consequências naturais de quem joga a mais fascinante competição do mundo.
Tarefa que não é fácil e um sorteio que foi tudo menos simpático. Não existam ilusões, o CSKA é uma equipa que ataca muito bem, de forma rápida, e que usa uma incrível intensidade a defender, embora com dores de rins por vezes. Disputam o campeonato russo e até têm sido bem sucedido face a um multimilionário Zenit, que muitas vezes se tem de contentar com o segundo lugar face ao histórico de Moscovo. Já levam cinco jornadas no campeonato, são líderes isolados e, até ao momento, só conhecem o sabor da vitória. Dzagoev, Dumbia, Tosic e até uma defesa que nos venceu a UEFA em 2005 são alguns dos destaques e alguns dos homens que mais nos vão fazer sofrer, mas que terão de ser assustados com a crescente onda verde e as 40 mil gargantas que vão dizer presente.
Para este jogo existem muitos factores que, bem aproveitados, terão de ser motivadores. O fantástico ambiente de Alvalade, o primeiro jogo em casa, o desejo de jogar a melhor competição do mundo e o pequeno sentimento de vingança que, na realidade, ainda habita em todos nós. Mas, para além disto, o ataque cerrado de que o nosso treinador foi vítima no final de tarde de ontem. Uma manobra de comunicação, pura e simples, que jamais se vai traduzir numa queixa contra Jorge Jesus. Tudo isto, estrategicamente pensado no dia antes de um dos jogos mais importante e definidores da época, que tem de motivar jogadores e equipa técnica mas, principalmente Jorge Jesus, que terá o poder de cerrar fileiras e aumentar ainda mais os níveis de intensidade dos seus homens.
Para o CSKA e seus jogadores, o Sporting foi o melhor sorteio possível. Pelo menos foram as suas declarações minutos depois de saberem o resultado. “Um mal menor” ou “um presente da sorte”. Uma forma de subestimar alguém que, por algum motivo, é cabeça de série ao contrário dos moscovitas. Não tem qualquer problema, o Sporting costuma dar-se bem com quem tenta este tipo de jogos psicológicos, com quem diminuiu os seus jogadores e a força da nossa história. Desejo eu e desejamos todos, desde essas infelizes declarações, uma noite longa ao CSKA e que contem os minutos até ao final do jogo.
Hoje, é dia de garantir metade do prémio de entrada na Champions, tudo com a qualidade dos nosso jogadores e a força dos nossos adeptos. Os tais 7,5 milhões que tanto querem cobrar, que tanto se têm repetido, interessam e jogam-se apenas em Alvalade. Tal como o orgulho e a época desportiva.
*às terças, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
18 Agosto, 2015 at 11:02
1-0 chega.
2-0 é perfeito!
#euvouláestar
18 Agosto, 2015 at 12:05
Se ganharmos a 1ª mão, passamos! independentemente do resultado.
18 Agosto, 2015 at 12:34
Acho que a parte do “zero” é muito importante… 🙂
18 Agosto, 2015 at 11:06
A final da UEFA perdida penso que não será um factor extra de pressão para entrarmos na fase de grupos, porque nenhum jogador a viveu e trata-se do passado. “O mais importante” ( enquanto adepto ) para afastar a pressão é manter os nossos ideais de jogo do princípio ao fim, avançando no terreno de jogo circulando a bola, evitando o jogo directo. Facto que se verificou em Aveiro nos últimos 15 minutos de jogo. Só assim poderemos manter os níveis emocionais equilibrados ao longo do tempo de jogo.
Quanto à notícia dos 7,5 M penso que é de fácil compreensão a tentativa de desestabilização dos jogadores, adeptos, sócios e treinador do Sporting. Que a vitória de hoje não seja uma resposta a quem nos tenta inferiorizar, mas sim uma vitória em nome de toda a massa associativa e do Clube que representam, O Sporting Clube de Portugal.~
SL
18 Agosto, 2015 at 11:08
Ninguem me tira da cabeça que estes russos na altura jogaram todos dopados para correrem daquela maneira na segunda parte…
http://www.falandorusso.com/d-carvalho-diz-que-foi-dopado-na-russia-e-depois-desmente/
É hora de se fazer justiça
18 Agosto, 2015 at 16:37
Assisti a esse jogo há 10 anos atrás e já previa que iamos ter dificuldades físicas. Nós estávamos a dias de acabar a época, com a pressão extra de termos disputado, 3 dias antes, o derby e perdido na Luz o campeonato a 5 minutos do fim com o empurrão do Luisão ao Ricardo. Eles estavam a meio da época. O 1º tempo da final UEFA foi todo nosso, mas no 2º faltaram a estrelinha e as pernas e apareceram as abébias habituais do Ricardo a sair ao cruzamento no 1º golo deles. Para esquecer.
18 Agosto, 2015 at 11:14
Nem uma capinha motivacional num qualquer pasquim luso, a fazer de conta que é tudo a puxar pelo Clube português na Europa?
Pode ser, definitivamente, o fim dessa hipocrisia….
Pode ser que se siga o exemplo com a “selecção do Mendes”, de uma vez por todas.
Lá teremos que mostrar em Alvalade o que é apoio a sério, de um Clube com sócios e adeptos a sério!
Obrigado a todos os que me proporcionaram este dia (Presidente, treinadores e jogadores), vou fazer por merecê-lo!
SL
18 Agosto, 2015 at 11:35
Até que horas é que se pode entrar no estádio?Se calhar só consigo chegar às 20:20\20:30…
18 Agosto, 2015 at 11:51
Já entrei uma vez só ao intervalo…. acho que as portas não fecham.
18 Agosto, 2015 at 12:02
Boa!!! Obrigado pela informação…
18 Agosto, 2015 at 11:38
Roubado ao Leão de Plástico ( via facebook) :
“Quem tem medo compra um cão, ou então vai ao estádio. Que não há nada melhor para espantar a mariquice do que beber uma jolas e comer um courato numa roulote. Depois, para “acamar” bem a subida de fé e afastar de vez os fantasmas russos, o melhor é mesmo gritar, saltar, bater palmas, mandar uns hi fives no sócio ao lado e insultar uns quantos jogadores e árbitros. No final do jogo eu garanto…o receio de defrontar boas equipas vai ser exorcizado. É que esta coisa de querer só defrontar Tondelas e Carnides é bocado xoninhas…o Sporting Clube de Portugal é um grande clube e os grandes só serão maiores se vencerem outros grandes. “
18 Agosto, 2015 at 12:01
Bons dias Caros Tasqueiros.
ON TOPIC:
Estou tão ansioso pelo jogo de logo que nem me consigo concentrar no trabalho 🙁
Tenho muita confiança que o SCP vai jogar bem e obter um bom resultado. Mas para isso acontecer os jogadores têm que se mentalizar que, não obstante estarmos no início da época, este é o jogo mais importante dela.
OFF TOPIC:
O timing desta nova cena dos milhafres só demonstra a má indole dos mesmos.
Sendo uma pretensão ridícula, a mesma tem por fundamento a má gestão do dossier da contratação por parte do SCO e do novo treinador, que alguns de nós já tinhamos aqui avisado…
SL
18 Agosto, 2015 at 12:59
Nem eu me concentro na piscina…
18 Agosto, 2015 at 12:02
Bom dia! Hoje acordei em mode Jesus. Não com um salário milionário mas com uma vontade férrea de conquistar a passagem à Champions. E, como Jesus, acredito que Hoje é para Ganhar! não interessa se apenas com um golo de diferença. Acredito que se ganharmos a primeira mão, passamos, porque temos equipa para marcar um ou mais golos na Russia. Os russos são lixados, claro, estão com mais ritmo, tem uma excelente equipa do meio campo para a frente, mas nós em casa com o apoio de 40.000 almas a fervilhar de apoio e entusiasmo (infelizmente não vou ser uma delas) vamos ganhar!
Acredito tambem que o Mestre não mexa na equipa. Para muitos poderá convir mais para este jogo a velocidade de Mané em detrimento de Ruiz, mas o costa riquenho tem sido determinante a nível tático. No jogo contra o Tondela impressionou-me a sua capacidade de modelar o jogo ofensivo, ele (junto com João Mario) foi a roda de engrenagem do fantastico carrossel do nosso meio campo. Graças a ele, o nosso meio campo está muito mais criativo pois Bryan Ruiz com a sua técnica, visão de jogo e mudança de velocidade, abre muito mais linhas de passe e desequilibra muito mais. A prova de que, com a idade, a falta de velocidade é compensada com a inteligencia e gestão de esforço. Saber quando receber, quando passar, gerir a posse de bola para depois num passe rasgado libertar extremos e laterais. Penso que Bryan Ruiz hoje poderá ser determinante mais uma vez e começa a combinar muito bem com Teo Gutierrez.
No entanto, é precisamente em Teo Gutierrez que reside um pequeno “problema”: gosto muito do colombiano, está a evoluir, tem técnica acima da média e é um jogador objetivo, não complica, mas TEO não é um homem de área. O Sporting neste momento só tem um homem de área que é Slimani e estamos demasiado dependentes da sua finalização. Com o Tondela viu-se que não estava afinada e isso levou JJ ao desespero. e, por pouco, iamos perdendo 2 pontos. Acredito que hoje seja diferente pois o Sporting irá provavelmente jogar mais em contra-golpe (o CSKA não é o Tondela) e explorar a velocidade de Jefferson e até de João Pereira. E Slimani é muito melhor finalizador em jogadas rápidas do que em futebol muito trabalhado.Daí não estar nada surpreendido em necessitarmos com urgencia de mais um PL.
Mas hoje, Slimani vai marcar, aposto o que quiserem!
De resto, poderemos vir a ter algumas dificuldades no meio campo devido à velocidade dos extremos do CSKA, nomeadamente, Tosic, mas conto com o apoio exelente do grande Paulo Oliveira que está a defender cada vez melhor, muito subido, no meio campo e tem velocidade para recuperar no casa de perda de bola. E Naldo, claro, com toda a sua experiencia e jogar em antecipação.
Em suma, vai ter que ser um jogo de várias temperaturas: a ferver na hora de ATACAR, frios na hora de DEFENDER e gélidos na hora de FATURAR!!
VAMOS SPORTING!!!
18 Agosto, 2015 at 13:25
Boa apreciação, só não partilho da ideia que tens do Ruiz, acho-o lento de processos, lento em corrida que o fez perder algumas bolas simples assim que foi pressionado.
Espero que jogue pois é um excelente jogador e sabe fazer bem melhor do que tem feito, também é o que tem menos tempo de treino.
Gostava de ver o Teo lá na frente, na selecção tem rendido e marcado alguns golos, é “rato sabido”.
Spoorttinnng!!
18 Agosto, 2015 at 16:49
O Tosic aparecerá na zona esquerda da nossa defesa. Vai moderar o ímpeto atacante do Jeffersen e exigir muita atenção do Naldo nas dobras. O Paulo vai ter que fazer frente ao sprinter que joga pelo centro.
18 Agosto, 2015 at 12:15
Gosto dos textos da Maria, são sempre motivadores, bem escritos e enaltecedores do Nosso Sporting. Tenho hoje a esperança energética de um jovem Alexandre que sai de casa para conquistar o Mundo e o Mundo, para o Sporting é a participação na Champions League, nem mais, nem menos.
Nós temos as nossas armas que vão entrar em combate com os gumes ainda pouco afiados à excepção de duas, Rui Patrício e Adrien, esses sim, fortes, seguros e em forma.
Contamos com um estratega de excepção, um homem que, com duas frases, numa semana, levou o Benfica a tomar uma série de más decisões, designadamente aquela que põe Jesus em Tribunal e vai valer ao SLB uma condenação por litigância de má-fé e o pagamento de uma indemnização “interessante” ao nosso JJ, o “Estratega” (palavra que tem raíz etimológica Grega” e significa “General” ou “Comandante”, aquele que cria as condições para poder estabelecer a táctica que vai permitindo-lhe, do exterior, liderar (AGO) o seu “Stratos” (exército) para o levar à vitória sobre o inimigo”.
Ora, Liderança e criação de condições prévias de vitória são duas das mais fortes características do nosso “Stratego”, a quem os Romanos tiveram a felicidade de compreender quando decidiram nomear um Comandante Supremo das Legiões da República tendo, na generalidade sabido escolhê-lo.
As grandes Nações tiveram todas os seus enormes “Feldmarschalle”. Roma teve como expoente máximo Gaius Julius Caesar, a Nação Inglesa teve o seu Wellington, a Francesa Napoleão Bonaparte a Alemã Bismarck, Portugal Nun’Álvares.
A Nação Sportinguista tem em Bruno de Carvalho o Estratega consumado, inteligente, ambicioso e agressivo e, em Jorge Jesus, nesse particular aspecto da personalidade e das capacidades do Presidente, o Stratego de quem tínhamos absoluta necessidade para podermos vencer.
18 Agosto, 2015 at 12:20
Sendo o jogo que é, acredito que o Sporting não precise de motivação extra, mas que o JJ os vai por a jogar a dobrar, não tenho a mínima dúvida, tb é preciso dar resposta a certas espécies. .. força Sporting, eu acredito, 2-0.
18 Agosto, 2015 at 12:21
Nem me consigo concentrar em nada aqui no trabalho! Nunca mais são as 19h45. Ou pelo menos as 18h30 para o pré-match!
18 Agosto, 2015 at 12:33
https://www.youtube.com/watch?v=K4phqkXriII
18 Agosto, 2015 at 12:51
Já saiu a convocatória. Só levamos três médios… Adrien, João Mário e Aquilani. Até me arrepiei, se quisermos defender um resultado temos de mandar o Tobias lá para dentro.
18 Agosto, 2015 at 12:54
É para ganhar! Sem medos!
18 Agosto, 2015 at 12:56
Mai nada!
18 Agosto, 2015 at 13:33
realy 3 medios !!! bem o homem é que sabe
18 Agosto, 2015 at 18:35
Ruiz tem jogado numa posição de médio.
Acho que vai ser:
RP
Jeff Naldo PO JP
Adrien JM Ruiz Carrillo
Teo e Slimani
Quando for preciso jogar mais em contenção para segurar o 2-0 há o Aquilani para o lugar do Teo, por exemplo.
18 Agosto, 2015 at 13:01
Nenhuma equipa que chegue ao play-off de acesso à fase grupos da CL é fácil ou acessível. É verdade que o CSKA vai ser duro principalmente porque já vão com 5 jornadas e estão motivados por irem à frente do campeonato só com vitórias. Mas eu vi-os contra o Spartak e sinceramente não fiquei nada impressionado. Tirando o nigeriano Musa aquele ataque não é nada que não possa ser parado, desde que a nossa defesa esteja ao seu nível habitual. Por outro lado a defesa deles não me pareceu nada sólida principalmente se jogarmos pelo chão e não tanto pelo ar.
É preciso ter em conta que nos podia ter saído o Monaco ou a Lazio, dois clubes que sinceramente me meteriam muito mais medo do que estes russos.
O Sporting está bem, está forte e está a crescer e por isso acredito sinceramente que vamos ganhar esta eliminatória. Não posso ir ao estádio porque vivo a milhares de kms de distância mas espero que quem pode não deixe de o fazer.
SPOOOOOOOOOORTING!!!
18 Agosto, 2015 at 13:44
Tou confiante. Nervoso, mas isso ja e normal.
18 Agosto, 2015 at 13:46
Se Esgaio for para o banco pode ser médio interior. Se não for, Mané pode fazer essa posição também, ou entra para lateral e vai JP para médio interior.
Tudo controlado.
18 Agosto, 2015 at 14:41
a minha expectativa é espremer a defesa deles. Há ali muito por onde explorar.
Não vejo o ataque muito perigoso porque sem bola, o musa até pode correr 500 km que não marca 1 golo.
18 Agosto, 2015 at 15:17
Gostava de um 2-0, mas estou a prever mais ou menos isto:
Lisboa: 1-0
Moscovo: 1-1
Hoje o Musa não marca porque está lá o Patrício, que é um exterminador a sair da baliza.
PQP o CSKA
Viva o Sporting!
18 Agosto, 2015 at 16:31
Obrigado Capel…!!
“…Capel também deixou uma mensagem de despedida dirigida aos adeptos. «Tenho pena de não me poder despedir deles no Estádio, mas quero agradecer-lhes os anos maravilhosos que me deram, o apoio que sempre demonstraram, o ambiente fantástico que fazem em Alvalade e por me apoiarem também nos maus momentos.
Hoje, sai daqui mais um Sportinguista. Esteja onde estiver, vou acompanhar o clube. Levo o Sporting no coração e desejo o melhor para o futuro porque este Clube é muito grande e merece o melhor», escreveu o extremo espanhol…”
Um verdadeiro Leão da Andaluzia…!!
SL