Os próximos jogos da equipa principal do Sporting obrigarão à presença dos dois jovens laterais Ricardo Esgaio e Jonathan Silva, quer por lesão quer por castigo dos habituais titulares. Um problema para alguns, uma notícia positiva para mim e uma oportunidade para muitos sportinguistas perceberem que temos, afinal, duas excelentes opções sentadas ao pé de Jorge Jesus.
Tanto Jefferson como João Pereira têm dado sinais de cansaço, principalmente nas segundas partes, tornando-se, à medida que o tempo passa, pouco úteis no auxílio ao ataque e com pouca força para defender. No banco, dois jovens de sangue na guelra que pretendem afirmar-se neste Sporting de uma vez por todas e sempre à espera de uma nova oportunidade no onze.
Jonathan Silva chegou na passada temporada e será, a longo prazo, uma das melhores contratações da administração Bruno de Carvalho. Velocidade, raça, técnica e muita intensidade, misturadas com a ingenuidade própria da juventude, um fraco posicionamento a defender e uma tendência exagerada para a falta. Nenhum dos seus pontos fracos durará para sempre e, com o acumular de jogos, Jonathan vai naturalmente aventurar-se menos e perceber as suas limitações.
Não tenho dúvidas que poderá vir a dar mais ajuda ao ataque do que Jefferson, principalmente na contribuição efectiva com golos, para além de ter aqueles espírito argentino, um completo guerreiro em campo que alia isso aos seus pés de veludo.
Não ganhará a titularidade esta temporada, certamente, mas Jorge Jesus poderá ser uma importante ajuda no seu desenvolvimento como jogador e tornar-se, a pouco e pouco, uma pedra importante no Sporting.
Quem estará, quase de certeza, em melhor forma que João Pereira, é Ricardo Esgaio.
O João não é o meu tipo de jogador, confesso, mas é um verdadeiro leão, que joga com verdadeira paixão pela nossa camisola, apesar do passado mais tenebroso. Um lateral que deixou saudades e regressou depois de ser ídolo em Valência e vítima de uma atitude nojentinha de Nuno Espírito Santo. Fico feliz que tenha regressado, ainda que tenha todas as limitações que já lhe conhecíamos e as virtudes já exploradas também. Já não está habituado a tanta carga de jogos e isso começa a notar-se (atenção JP nunca merecia o que lhe aconteceu na partida contra o Paços, muito menos a expulsão). Mas, Ricardo Esgaio é uma paixão antiga. Lembro-me bem do miúdo que apresentava um futebol pragmático, sem rodeios nem tiques de vedeta, com uma enorme intensidade e com uma inteligência táctica fora do comum.
Não é consensual entre as hostes leoninas, é certo, mas as qualidade inumeradas ninguém lhe tira. Esgaio tem uma inteligência muito acima da média e estou convencida que cumpriria qualquer posição em campo com uma semana de treino.
Como lateral ainda está a terminar a sua formação, uma vez que durante muito muito tempo actuou a extremo, mas teve um empréstimo extremamente positivo na Académica onde foi, possivelmente, o melhor jogador “estudante” na segunda volta.
A gestão da carreira de Esgaio, por parte do Sporting, tem-me deixado desagradada ao longo destes meses. É uma atitude estilo “tu és muito bom, por isso tens de ficar connosco, mas infelizmente temos sempre alguém mais preparado que tu”. Se este ano não for o da sua afirmação, perdemos o jovem com o maior perfil de Capitão de uma grande geração de Alcochete, e corremos o risco de atrasar o seu desenvolvimento como futebolista.
*às terças, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
25 Agosto, 2015 at 11:10
Bom dia tasqueiros,
Concordo com o que foi escrito em relação ao Jonathan Silva, acredito que tenha uma margem de progressão enorme e que possa ainda esta época roubar o lugar ao Jefferson.
Já em relação ao Esgaio, tenho mais dúvidas, acho que será um daqueles casos de quase…quase um grande lateral, quase um grande médio. Parece-me no entanto que lhe falta qualquer coisa, espero estar enganado porque o espirito guerreiro das gentes da Nazaré estão nos seus genes e por vezes mais vale quem pode do que quem quer…
Pode ser que me engane mas depois de amanhã passarmos o cska acredito que ainda surja um novo lateral e o Esgaio volte a rodar.
SL
25 Agosto, 2015 at 11:10
Vamos ver o que os putos fazem com esta oportunidade. A propósito de putos e no que toca ao lado direito, desconfio que o nosso futuro lateral direito está na equipa B.
25 Agosto, 2015 at 11:18
Riquicho?
25 Agosto, 2015 at 18:39
iap. Ainda tem diversos bloqueios cerebrais, mas com os calções bem puxados para cima ainda temos por ali um César Prates!
25 Agosto, 2015 at 11:19
Partilho essa opinião, mas também acho que esta época já devia estar emprestado a uma equipa da primeira liga, onde tivesse oportunidade de jogar e evoluir.
25 Agosto, 2015 at 12:10
Estou contigo!
25 Agosto, 2015 at 12:44
+1 O Capitão Mauro é para evoluir rápido tal como Gélson.
25 Agosto, 2015 at 11:18
Olha o mail, Cherba 😉
25 Agosto, 2015 at 11:26
Não duvido da qualidade de Esgaio ou Jonathan.
Mas é um facto que lançá-los assim, a frio, nestes jogos, é sempre difícil.
Nenhum deles tem ritmo competitivo e vão enfrentar jogos de grande intensidade onde, provavelmente, terão de cumprir os 90 minutos.
Para ambos, já não é a primeira vez que são lançados às feras desta forma e nem sempre correu bem.
Espero que passem a ser opção de forma mais frequente e em jogos de menor grau de dificuldade para que estejam sempre ‘aptos’.
Caberá a Jesus gerir bem esta situação, pois as laterais são posições de grande desgaste no seu modelo de jogo.
25 Agosto, 2015 at 11:34
O Esgaio foi titular em Londres, frente ao Chelsea. Não lhe correu muito bem o jogo, acusou bastante o penalty. Mas também não fez uma péssima. Mas duvido que seja titular no jogo com CSKA.
De qualquer maneira, os 11 que entrarem mais os suplentes que sejam opção, tenho a certeza que virão com o apuramento para a Champions na mala.
25 Agosto, 2015 at 11:46
Nenhum deles será alguma vez péssimo, porque ambos são bons jogadores.
Mas são inexperientes e acusam, por vezes, a pressão de jogos de grande responsabilidade.
Não está em questão o valor de nenhum dos dois. Simplesmente acho que dar continuidade a ambos facilitará o seu crescimento e aumentará os graus de confiança, atenção e maturidade.
25 Agosto, 2015 at 11:53
O Jonathan também foi titular em Londres e até marcou o único golo do Sporting.
25 Agosto, 2015 at 12:12
Claro que sim, Maria! Confio em ambos mas…falta-lhes experiência, tarimba!
Por isso digo que acho que devem jogar mais e não o contrário.
Jogar um jogo ‘quando o rei faz anos’ não é benéfico, muito menos se só fizerem os decisivos 😉
25 Agosto, 2015 at 14:16
Este ano o Esgaio está com mais experiência do que nesse jogo contra o Chelsea, viu-se no campeonato da europa de sub20.
25 Agosto, 2015 at 11:29
Totalmente de acordo, Jonathan com tempo vai ficar ainda melhor, vai defender com maior qualidade e atacar com mais critério, juntando às qualidades que já tem, confio a 100%.
Esgaio também é uma paixão antiga, é daqueles jogadores que cabe em qualquer plantel, joga em várias posições, tem uma cultura táctica muito evoluida e joga sempre a alto ritmo. Faz-me lembrar um dos melhores laterais que já vi jogar…Philipp Lahm. Faltam-lhe oportunidades, porque quando as tiver, vai agarrá-las.
Tenho uma opinião divergente da maioria dos Sportinguistas em relação ao João Pereira, apesar de achar que sempre deu o máximo em campo, o seu máximo em empenho não reflecte eficácia, defendendo mal e atacando ainda pior sem proveito nenhum proveniente das suas correrias até à linha. Inconsequente e insuficiente para uma equipa que se quer campeã.
25 Agosto, 2015 at 11:31
Eu acredito no Esgaio a defesa direito e espanta-me a falta de confiança que muitos Sportinguistas têm no rapaz. Titular dos sub-21 com boas exibições no último campeonato da Europa, basta ver que se apresentou num nível bem superior ao “fetiche” Raphael Guerreiro (quanto custa este menino?) que jogava na outra lateral e sentou um lateral que custou 15M de €uRobertos…
Excelente passagem na equipa B, grande pulmão, com golo e titular indiscutível quando esteve emprestado.
Gastar dinheiro para ir buscar uma incógnita quando temos o Esgaio pronto a entrar e cumprir? NÃO!
25 Agosto, 2015 at 12:04
Também estou de acordo! Mas não colocaria de parte uma ida ao mercado…um bom LD acessível à nossa”carteira” era excelente.
25 Agosto, 2015 at 11:31
Relativamente ao Jonathan, confesso que não estou tão confiante nas suas capacidades. Parece relevar algumas debilidades na recepção, uma fraca compreensão dos timings para se aventurar no ataque e para se resguardar, poupando-se a correrias desenfreadas pelo campo e também revela ter algumas debilidades na antecipação. Contudo, existem qualidades nele que saltam à vista. Desde logo a raça, o bom remate que apresenta, a facilidade de cruzamento e poderio fisico. Espero que os pontos fracos que enumerei sejam ao longo do tempo (de preferência já na quarta) extintos e corrigidos.
Relativamente ao Esgaio, parece-me que lhe falta saber qual será a posição principal que assumirá na sua carreira. Poderá estar ali um jogador ao estilo do Coentrão no inicio da sua carreira. Também não sabia a posição onde poderia render apesar de toda a gente lhe reconhecer capacidades para desempenhar várias funções. Um jogador pode ser polivalente, sendo útil à equipa, mas para se destacar tem de facto de assumir uma posição como a sua por natureza e aquela onde mais pode render. Foi Jorge Jesus que viu na lateral esquerda a melhor posição para rentabilizar as qualidades do Coentrão. Espero que aconteça o mesmo com o Esgaio, de preferência, na lateral oposta.
Relativamente ao jogo com CSKA, a lateral esquerda parece estar entregue ao Joanthan. E relativamente à direita? Eu acredito que se mantenha João Pereira, mas acredito que se o jogo com a Académica tivesse sido antes desse jogo e o Esgaio tivesse estado bem, acredito que talvez a opção fosse mesmo o Esgaio.
Mas e se Jorge Jesus, pensando na velocidade de Tosic, Doumbia e Musa, optasse por Mané? Talvez seja muito pouco provável, principalmente pela importância do jogo e, talvez tivesse feito mais sentido no jogo em Alvalade, mas nunca se sabe…
25 Agosto, 2015 at 11:47
Acho que a ambos faltam-lhe…jogos. Ninguém cresce a treinar, e a ver jogos no banco.
Se a JS vai ser mais dificil (espero que tenha oportunidades nas taças) penso que RE deverá ter mais oportunidades (n fica atrás de JP)…mas a minha opção iria para Riquichio. Gostei muito do que vi dele
25 Agosto, 2015 at 11:43
Maria, traçaste o perfil correcto dos dois jovens. Está lá tudo o que penso deles nas suas virtudes e defeitos. O futuro será deles. O J Silva tem amanhã uma prova de fogo porque vai enfrentar o Tosic, um virtuoso rápido, que vai tentar explorar aquilo onde ele é mais fraco e a tendência para a falta. Vai precisar de ajuda do extremo. Será que o Ruiz tem pulmão para isso? No último jogo correu quase 12 KM, só superado pelo JM, mas..E Mané ou o B Paulista a jogar ao lado de Adrien porque é esquerdino e pode ajudar no flanco? Vamos ver como se sai. O Esgaio precisa de continuidade na função de resto tem tudo,garra ,inteligência , controle emocional, clarividência no passe e até capacidade concretizadora. A prestação dele na final do Europeu Sub21 foi fantástica. Na minha opinião aquele flanco direito ficaria bem entregue à dupla Esgaio/Gelson. Acredito que Musa, o sprinter, não teria a vida facilitada.
Enfim devaneios de treinador de bancada e estamos bem entregues a JJ.
25 Agosto, 2015 at 12:29
O Paulista ainda não tem andamento para estes jogos, como se viu no jogo que fez pela equipa B neste fds, calma que o miúdo pode ser bom mas ainda está longe de estar preparado para jogar na A, e muito menos na Champions.
25 Agosto, 2015 at 12:34
Por acaso tenho a mesma opinião que tu. Escrevi-o ontem. Ninguém deve ter acreditado nas minhas palavras 😀
25 Agosto, 2015 at 15:53
Paulista, para 4a feira, é só para entrar nas mesmas circunstâncias em que entrou Rubén Semedo contra as galinhas no Algarve.
Não se ponham a fazer filmes, é só isso. Por enquanto.
25 Agosto, 2015 at 11:56
Acredito plenamente na fornada que amanhã se estreia.
Aliás o Jonathan por mim o ano passado já teria tido mais hipóteses, relativamente ao Esgaio, considero que a nível táctico é do melhor que temos, apesar de por vezes parecer dar demasiado espaço aos adversários.
Amanhã, vai ser sofrido, mas acredito que a victória é nossa
SL
25 Agosto, 2015 at 12:00
Nós acreditamos em vocês!!!(mas sendo sincero o único jogador do plantel que não tenho confiança é o J. Pereira…). Tenho quase a certeza que marcamos na Rússia, ainda não ficámos em branco esta época!, e por isso vamos estar na Champions League.
Espero que o Esgaio seja o titular e se não vier nenhum reforço que assim continue; Jonathan precisa de ir jogando para evoluir não dá para analisar um jogador jovem que só joga de tempos em tempos…apesar de não estar ao nível do Jefferson (especialmente a nível ofensivo) é uma boa alternativa.
25 Agosto, 2015 at 12:17
Os nossos calcanhares de Aquiles.
O brasileiro pior a defender, às vezes capaz de fazer excelentes cruzamentos (e o “às vezes” não acontece em todos os jogos). O JP pior a atacar, mais certinho à defesa (o que, confesso, me enerva muito menos que a situação contra-lateral).
A estratégia de Jesus, já se percebeu, passa por adiantar os dois, com dobras dos centrais e um trinco bem recuado a compensar no meio. O brasileiro fica claramente beneficiado com a solução (e a equipa também).
Esgaio e Jonathan são a solução? Vamos ver….
Ou seja: Concordo, esperançoso, com a análise.
25 Agosto, 2015 at 12:27
A vida de um futebolista quando jovem não se resume à qualidade ou ao trabalho.
Tem muito a ver com oportunidades. Seja por aposta ou por lesão/castigo de um colega.
Jonathan tem amanhã grande oportunidade num jogo complicado. Mas ja com idas à selecção é isto que ele quer.
Esgaio terá no fim de semana e vai cumprir. No entanto, a discussão entre o ser lento ou um médio continuará.
Jesus que dê o seu toque de Coentrao que Rui Jorge fez a sua parte.
25 Agosto, 2015 at 12:32
O reforço sério da lateral direita sempre foi um dos meus cavalos de batalha há já alguns anos, pois nunca fui o maior fã de Cédric Soares.
Quando João Pereira assinou fiquei com uma sensação agridoce, pois por lado passaríamos a contar com mais um português (experiente) no plantel, mas por outro não sou o maior apologista de regressos ao clube. Principalmente dos jogadores que passaram pelo Sporting em épocas em que nada ganhámos.
Por outro, e lendo a Tasca, quase que me sinto como um dos poucos que ainda acredita no João Pereira enquanto jogador.
De todos os jogos que vi do Ricardo Esgaio a lateral direito (pelo Sporting), não gostei de nenhum. Por outro lado, gostei das suas prestações do Europeu de sub-21. Até se pode tornar num bom lateral, tenho de ver mais jogos. Uma boa característica que possui é o pulmão/resistência física. Aguenta bem os 90′ no cima baixo e não se queixa, nem chora.
Em relação ao Riquicho, também não sou o maior fã. Não consigo ver ali grande potencial, sinceramente. Mas evidente que posso estar enganado.
Ainda sonho com o dia de ver um grande atleta na lateral direita. Uma espécie de Danilo que jogava no porto.
25 Agosto, 2015 at 12:51
Concordo com tudo.
Mas para mim, o Esgaio não é sequer um lateral. Interior direito talvez (mas o JJ não usa disso). O facto é que apanhar um puto qualquer dos sub21 não é o mesmo que apanhar o Musa ou Mesmo o Gaitan (já para não falar em Ronaldos ou Messis). Para os Varelas desta vida vai chegando mas, enquanto defesa, não dá para muito mais.
O João Pereira não é mau jogador, mas não é um Maxi, muito menos um Danilo. Tendo em conta o preço (0) e a experiência foi uma boa contratação, mas já não é o mesmo jogador e não pode ser o nosso titular. O Jeff é excelente a atacar mas é muito fraco a defender.
O JJ gosta de extremos (velocidade e técnica em 1 para 1) adaptados e trabalhados enquanto defesas (Maxi, Coentrão, o próprio JP). O Esgaio não tem nem velocidade nem técnica para ser um lateral do JJ.
Quando garantirmos a Champions, aposto que a primeira contratação vai ser um lateral direito.
25 Agosto, 2015 at 13:13
+1
25 Agosto, 2015 at 13:14
É esta, mais ou menos, a minha visão sobre o tema.
O João Pereira dá para a Liga Portuguesa, mas mesmo assim não quer dizer que não enterre de vez em quando. É um gajo desequilibrado a nível emocional. Tanta está a fazer um bom jogo, como no minuto seguinte dá um pontapé na traqueia do adversário. É um gajo alucinado, vamos por as coisas desta maneira. Num minuto está-se a rir, no outro a chamar filho da puta ao árbitro como se tivesse sido contaminado com raiva.
Parece-me, e esta é capaz de ser a ideia certa, que o Sporting desvalorizou a importância do lateral direito para poder gastar mais dinheiro no parte ofensiva da equipa. Ter um craque na lateral direita, poderia significar menos um Ruiz lá na frente.
Agora, existe é outra questão, que é o facto de haver um mercado enormíssimo de jogadores no mundo inteiro. Aqui já funciona o tal sistema de scouting. Scouting… e dinheiro. Jesus já disse que apostar em jogadores “por fazer” é complicado quando se querem ganhar títulos. Sobram os jogadores “já feitos” e estes são necessariamente mais caros.
Penso que nos está a faltar aquela estrelinha da sorte, em encontrar um diamante que se adapte rapidamente e que seja novo e dê milhões no futuro.
Não é impossível, o melhor exemplo é o William Carvalho.
Em relação ao Esgaio e ao Riquicho (e sem querer meter os dois na mesma panela, porque cada um tem o seu perfil e o direito à individualidade dentro do que são as suas caracteristicas boas e más) parece-me que lhes falta subir uma ou duas dimensões daquilo que considero um jogador preparado para o futebol ao mais alto nível. Mesmo a nível físico, penso que está na altura de subirem esse nível. O Esgaio é um rapaz que até tem um bom perfil físico (não é gordo, não é magro, é um pouco baixo mas não é muito, muito preocupante) e o Riquicho parece um mini-Oceano Cruz com barba à Kumba Yalá ainda com menos velocidade lol
25 Agosto, 2015 at 13:30
nao conheço o suficiente , mas estava com esperanças no riquicho … , já agora nas ultimas seleçoes sub21 e sub19 os dd nao eram do Sporting?
25 Agosto, 2015 at 13:46
Não te consigo confirmar, mas não queria de todo dizer que o Riquicho é fraquíssimo ou algo do género.
Simplesmente, e até agora, não vi nada excepcional que me empolgasse.
Mas admito que possa estar errado, evidentemente.
25 Agosto, 2015 at 14:20
Confere, o Riquicho no Mundial de sub-20 e o Esgaio vice-campeão da Europa de sub-21.
25 Agosto, 2015 at 14:19
O pior é que fomos buscar o João Pereira que é em teoria um jogador “feito”…mas que não é pelas razões que também descreves.
Fazia falta um Jefferson do lado direito, quem sabe o Esgaio e o Riquicho não sejam esses tais jogadores, potencial têm e provaram-no no clube e nas selecções.
25 Agosto, 2015 at 16:10
O Riquicho com menos velocidade que o Oceano? Não é verdade. Riquicho é dos jogadores mais rápidos e físicos que temos. A defender corresponde bem ,tem é dificuldades, por vezes, na execução dos cruzamentos.
25 Agosto, 2015 at 20:42
Estava a exagerar, claro.
25 Agosto, 2015 at 18:21
Eu gostei bastante do Riquicho. Fez-me lembrar o Oceano mas a lateral.
25 Agosto, 2015 at 12:39
Acredito no Esgaio. Acho que vai aproveitar bem a oportunidade
25 Agosto, 2015 at 12:45
A posição de lateral é talvez a mais complicada de preencher no futebol actual. O tempo dos baixotes que faziam a linha acabou, agora um lateral tem de ser forte no 1×1 a defender, mas também tem de ter jogo posicional (porque tem de ocupar o centro da área), jogar bem de cabeça, além de atacar com qualidade. Daí os bons laterais serem raros, e caros.
Custa-me ver o Esgaio como LD titular porque simplesmente não o vejo como lateral. O Coentrão também não o era, por isso é acarditar em jesus.
Quanto ao Jonathan, está perigosamente a aproximar-se do máximo na escala Grimi (sendo o Heinze o pólo oposto). Comete erros de perfeito amador, como aquele(s) que deu início à jogada do golo do Paços. Mesmo com todos os seus defeitos, o Jefferson tem o lugar assegurado, de cadeirinha.
25 Agosto, 2015 at 12:49
O erro que dá início à jogada do golo do Paços não é do João Mário?
25 Agosto, 2015 at 12:51
pareceu-me o Jonathan que faz o passe, e depois ataca o tipo que interceptou a bola
25 Agosto, 2015 at 12:55
Pareceu-me que quem falha o passe é o João Mário….
Alguém esclarece, sff?
25 Agosto, 2015 at 13:38
Dai eu ter escrito há uns tempos que o João Mário tinha de levar muito na cabeça do Jesus.
Em todos os jogos oficiais que já efectuamos existiram passes falhados do João Mário em zonas onde o erro não pode acontecer (nomeadamente à frente da nossa grande-área, muitas das vezes quando estamos a iniciar um contra-golpe e depois acabamos por sermos nós a sofre-lo).
JM está a evoluir bastante, está mais maduro, mais agressivo, e com maior critério no passe.
Critério no passe e capacidade de retenção da bola sempre foi um problema das equipas do Sporting, quer com Jardim, quer com MS. Muitos jogadores, com André Martins à cabeça tinham “receio” de aguentar a bola.
Qualquer equipa que queira ter um futebol que engula o futebol do adversário, tem que obrigatoriamente ter em campo homens que aguentem a bola, mesmo sob pressão.
Aguentar a bola mesmo sob pressão, passa a imagem à outra equipa de que quem manda no jogo somos nós. Não é só um pormenor técnico, é igualmente (e talvez mais) psicológico.
25 Agosto, 2015 at 13:50
Obrigada pelos esclarecimentos.
O seu a seu dono. 😉
25 Agosto, 2015 at 15:04
A culpa é do Jonathan E do João Mário. O Jonathan fez o passe “queimado” e o JM não “virou logo” o gajo do Paços. Aos 80min, e com aquele contra-ataque, o JM tinha que “arrancar o gajo pela raíz” e ver o amarelo. Mais nada! Mas foi macio.
O João Mário joga numa posição em que, mais que tudo, se pede segurança.
No jogo com o CSKA fez uma cueca monumental no enfiamento da linha da grande área do CSKA mas depois não liberta, perde o lance (quando tinha o meio-campo descompensado) e daí sai o contra-ataque porque o Adrien estava sozinho contra 3 médio do CSKA e não pôde fazer a cobertura ao Tosic que lançou o Doumbia.
O Carrillo/Ruiz podem fazer o que bem lhes apetecer, salvo seja, porque sabem que o meio-campo está compensado. O João Mário não!
25 Agosto, 2015 at 15:13
JMário é mole…desde o jogo dele em paços (ano passado) que fiquei de pé atrás.
Este inicio de época tem elevado o nivel, mas depois tem essas paragens que nos tem custado pontos e €€.
Falhou contra CSKA no golo, quando no meio de 3 gajos tentou sair bonito quando a única coisa que se pedia era chutar contra um deles e ganhar o lançamento…falhou contra Paços…começam a ser demasiados erros.
25 Agosto, 2015 at 16:11
Pah, nao critico o JM, mas tem que ser muito mais agressivo e ter outra cultura tatica! Se perde o lance contra o Pacos TEM QUE VIRAR LOGO O GAJO! Igual com o CSKA!
25 Agosto, 2015 at 13:00
Foi o J. Mário…
25 Agosto, 2015 at 13:27
Já com o CSKA foi o J.Mário a perder a bola na jogada que deu o golo depois de uma cueca inconsequente junto à linha do lado direito.
25 Agosto, 2015 at 13:45
Aqui está mais um exemplo.
É a tal diferença dos jogadores “feitos” e os “por fazer”.
Os “feitos” têm mais critério e avaliam a melhor maneira de minimizar os erros (que naturalmente acontecem num jogo jogado por 22 homens e uma pequena bola de borracha que salta sem parar num relvado – estas caracteristicas por si só já tornam o jogo difícil de ser jogado)
25 Agosto, 2015 at 14:56
Isso mesmo.
25 Agosto, 2015 at 13:52
Agora no local correcto :
Obrigada pelos esclarecimentos.
O seu a seu dono. 😉
25 Agosto, 2015 at 15:50
Nuno, o Jonathan está próximo de Grimmi?! WTF! Andas mesmo esquisito. Alguém se deve ter apoderado do teu nick, ou então andas a beber muita água de cú lavado.
25 Agosto, 2015 at 12:47
Quanto ao jogo de amanhã, nāo me restam dúvidas.
Jug, André Martins, Paulista e Tanaka ficarão na bancada.
Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jonathan, Adrien, João Mário, Ruiz, Carrillo, Teo Gutiérrez e Slimani serão titulares.
Usar 3 médios pode passar medo à equipa, embora pareça uma estratégia plausível.
Eu não mudava nada!
25 Agosto, 2015 at 16:54
Cheira-me que o Jesus vai entrar em contenção e trocar o Teo pelo Aquilani. O 2-1 é um resultado perigoso e o jogo é muito importante…
Também pelo que vi do primeiro jogo não acredito que o CSKA nos vá encostar às cordas porque não é o futebol deles. Vão sempre tentar puxar-nos para a frente para lançar os extremos.
25 Agosto, 2015 at 12:48
Um off
O amigo eduardo Barroso precisa de uns auxílios. Um auricular, um tablet com chat, uma soqueira, qualquer coisa. Aquilo ontem resvalou entre o indecente e o patético, quando é o próprio moderador a ter de debater com aquela coisa abjecta que diz representar o Benfica. Mete-me pena ver aquele tipo a fazer propaganda, e o adepto/representante do Sporting calado a deixá-lo debitar patranhas.
25 Agosto, 2015 at 13:12
O Manuel Serrão ainda lhe conseguiu fazer frente. Mas poderia ter feito um brilharete caso tivesse respondido ao Pedro Guerra quando ele disse para identificarem um jogo em que o Benfica tivesse sido beneficiado na época passada.
Bastaria responder-lhe com algo do género “Não é dificil, até posso mandar um jogo para o ar que a probabilidade de acertar é muito grande”.
Eu só de cabeça lembro-me dos jogos em casa com Gil Vicente, Penafiel, Moreirense ou os jogos fora com Boavista, Estoril, Setúbal… Se fosse ver jogo-a-jogo, lembraria-me de muitos mais…
Mas sim, o Eduardo Barroso ontem não teve nos seus dias (se calhar ainda está a acusar o regresso das férias).
Mas o Sousa Martins deu um baile ao Pedro Guerra. Quando ele mostrou as imagens disse lhe logo que uma imagem parada não tem qualquer valor e foi pesquisar na net declarações do LFV em que tivesse criticado o árbitro (o outro asno estava a dizer que nunca tinha visto o LFV a criticar uma arbitragem).
25 Agosto, 2015 at 13:32
Ou aquilo é combinado no guião do programa, ou entãoo SM já está farto daquele personagem que tem deencontrar às segundas.
25 Agosto, 2015 at 16:12
Ele que o contratou, ele que o ature!
25 Agosto, 2015 at 13:55
Querem ajudar o Barroso podem começar por aqui, eu ja assinei…
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT78103
25 Agosto, 2015 at 14:19
Já assinei. Não quero que um dos melhores cirurgiões do país tenha uma síncope em direto. Nunca se sabe quando é que precisaremos dele.
25 Agosto, 2015 at 14:21
Se o Seara nao tivesse posto os chifres à Judite nada disto acontecia…
25 Agosto, 2015 at 12:53
As posições de LD e LE são muito importantes. Sinceramente não sou grande fã do JP e o seu regresso não me deixou muito entusiasmado. Também dos jogos que vi Esgaio a LD não fiquei nada satisfeito, o lugar do Esgaio era médio interior ou extremo e aí sim, vi jogos bastante bons do Esgaio, até porque tem uma boa capacidade para aparecer na cara do GR e mesmo marcar o seu golito. O penalti existente ou não contra o Paços Ferreira, é tipico da falta de calma do JP para naquele instante perceber que o Cicero já não chegava à bola e nem sequer lhe devia ter tocado. Coisa por exemplo que um Paulo Oliveira, jogador muito mais calmo, inteligente e paciente, não fazia.
Na LE acho que estamos melhor servidos. Jefferson é um bom jogador e o JS apesar de não ter a experiência do Jefferson, também já deu boas indicações a jogar nesta posição que aliás é a sua de raíz (ao contrário do Esgaio).
25 Agosto, 2015 at 12:56
Por acaso acho que o esgaio tem tudo para ser um ala no esquema do jesus.
Um lateral /ala desviado para o meio, como o lahm!.
Alias, aliado à sua inteligência, acho que é melhor os seu jogo interior que o da linha (onde a velocidade é mais importante) .
25 Agosto, 2015 at 13:03
Não esquecer que hoje é o jogo de apresentação das equipas de andebol (19:30) e futsal (21:30) no Multiusos de Odivelas…
25 Agosto, 2015 at 13:34
Off topic
Mas,
EU FAÇO ANOS CARALHO , o naldo tb ao que parece !!
Paris was liberated on 25th august 1944
Minis cristal para todos… empalhadas, azeitonas
Um dia de fazer jus ao incêndio no chiado (25.08.1988)
AMO O SPORTING CARALHO, 27 anos de paixão savanesca !
Abracos
25 Agosto, 2015 at 13:41
Feliz aniversário Jacaré!
25 Agosto, 2015 at 13:47
Parabéns e venha essa mini
25 Agosto, 2015 at 13:51
Parabéns!!!!!!
25 Agosto, 2015 at 13:54
Parabéns, Jacaré!
O Cherba ainda deve andar concentrado com as melhoras da pequena Madalinda 😉 Tem desculpa!
Abraço e SL
25 Agosto, 2015 at 13:57
olha Parabens Jacare!!! eu tu e o Naldo ja somos tres EHEHEHEHEHHEHEH
25 Agosto, 2015 at 14:00
Olha outro!!!
Parabénssss!!!
Isto hoje vai ser uma cardina!!!!
25 Agosto, 2015 at 14:23
Muitos Parabéns Rugido!
À vossa e à do Naldo! 😀
25 Agosto, 2015 at 14:52
Parabéns Rugido! Um dia feliz!
25 Agosto, 2015 at 15:04
Parabéns , mais uma mini
25 Agosto, 2015 at 16:06
Parabéns ao Jacaré e ao Rugido. E ao Naldo. Zdorov’ye!
25 Agosto, 2015 at 16:28
Obrigado leões e leoas,
Cherba, sai ai umas “mines” aqui pra malta!!!
25 Agosto, 2015 at 18:28
Um obrigado a todos , Rugido , pahhh
25 de Agosto cabronne, um grande abraçone !
Sai minis pà mesa !
25 Agosto, 2015 at 13:57
Gostei dessa ó Jacaré “EU FAÇO ANOS CARALHO ”
Foi mesmo à tasqueiro 🙂
Muitos parabéns e que gozes muitos!
25 Agosto, 2015 at 14:20
sai um cortadinho pó jacaré !!!
Tchim Tchim
À tua
25 Agosto, 2015 at 14:22
Parabéns Caralho!
Á tua Jacaré!
25 Agosto, 2015 at 14:35
parabens ao Jacare ..e ao Naldo … 🙂
25 Agosto, 2015 at 14:52
Parabéns Jacaré!! Que tenhas um grande dia!
25 Agosto, 2015 at 15:07
Ah caralho! Parabéns!
25 Agosto, 2015 at 15:51
Parabéns Jacaré! Felicidades!
25 Agosto, 2015 at 17:43
Parabéns a ambos os dois tasqueiros, Jacaré e O Rugido!
25 Agosto, 2015 at 18:56
Caramba parabéns
25 Agosto, 2015 at 13:40
Tenho muita pena que o JJ esteja a gerir a equipa à marquinho. Os laterais (e não só) deveriam ter essas oportunidades de falas mas não por esses motivos. Deixar os titular ir até ao limite e andarem rotos e não render por andarem a jogar de 4 em 4 dias é burrice do JJ ainda para mais quando tem jogadores de qualidade no banco. assim em vez de colocar os jogadores frescos joga com alguns meios rotos outros rotos outros que queria frescos estão out porque na altura que devia não deu oportunidade a outros para poupar esses e neste jogo que vale 12 Milhões diretos+ 3 indiretos + os Milhões da fase de grupos (podemos estar a falar de um valor próximo do orçamento anual) devia estar na máxima força (no que a jogadores disponíveis e “frescos” diz respeito) e sabemos muito bem que não vai ser assim. E quando não é assim esse grande objetivo pode ir por água abaixo por má gestão da equipa. Pensei bem que o JJ já tivesse aprendido tudo no boifica pois errou muito lá na gestão europeia de algumas épocas principalmente na que levou 4 ou 5 do liverpool em casa e na última.
25 Agosto, 2015 at 13:54
Tb não gostei, mesmo nada, deste onze contra Paços…Aquilani pricipalmente. Se calhar n temos assim tantas opções como pensávamos, mas também ainda é cedo para aferir isso.
Não será cedo demais para rotação? Lembramo-nos do que aconteceu com lopetegui o ano passado? Continuo sem perceber como jogadores profissionais n conseguem fazer 2 jogos por semana ao mesmo ritmo.
Por ouyro lado, o que fazer quando tens jogadores como Montero, que parece que fazem tudo para n serem opção?!
25 Agosto, 2015 at 14:01
estamos no inicio da epoca , todos os jogos sao importanticimos, vide o paços , quem nao tiver pedalada nao serve , deixemo-nos de dramatismos , estamos a lutar por uma vaga na champes e isso é que interessa no momento…
25 Agosto, 2015 at 13:46
É um jogador que, acho eu, ninguém gosta mas que teria sido uma escolha certeira:
– Dos jogos que disputámos até hoje, qual a posição onde sentimos mais dificuldades?
– Estava no mercado, jogador altamente rotativo e conhecedor do nosso campeonato;
– Ainda este fds esteve perto de resolver um jogo no último minuto (algo que o nosso LD provavelmente n estará nem perto durante todo o campeonato).
– Arrisco a dizer que com esse jogador, no jogo com CSKA n tinhamos tido metade dos problemas…
– O €€€ gasto em Paulista teria dado “talvez” para o ir buscar
Quem é??
25 Agosto, 2015 at 13:51
a massa nao estica e têm que se fazer opçoes ….
25 Agosto, 2015 at 13:58
Sim, mas é isso mesmo que coloco…Não percebo estas opções!!
25 Agosto, 2015 at 14:45
entao se nos tocemos todos para dar 1k aos nossos melhores iamos dar 3k pelo maxi???
25 Agosto, 2015 at 14:51
N sabia que era tanto!
Sendo assim, parece muito €€ sem dúvida. Se bem que acho que ainda vamos buscar + alguém antes do mercado fechar, e somando todos os valores n vamos ficar assim tão longe disso.
…E sim, era o Maxi de quem falava 🙂
25 Agosto, 2015 at 14:56
é do que se fala , as opçoes nem sempre sao tao simples como parecem….
25 Agosto, 2015 at 14:58
e tambem acho que com os laterais que temos , vamos ter muitos problemas…
25 Agosto, 2015 at 15:10
touché!
25 Agosto, 2015 at 15:53
Não percebes o salário bruto anual do Maxi caceiteiro são 4M€/ano no nosso plantel os jogadores mais bem pagos ganham cerca de metade disso (Patricio, Ruiz, Adrien e Teo)
Posso te fazer outra comparação o Maxi ganha sensivelmente o dobro dos nossos quatro laterais.
SL
25 Agosto, 2015 at 14:00
Assim está muito difícil… Advincula?
25 Agosto, 2015 at 14:01
podia ser, mas morno
25 Agosto, 2015 at 14:13
Junior Caiçara?
25 Agosto, 2015 at 14:14
n conheço!!
25 Agosto, 2015 at 14:20
maxi pereira?
25 Agosto, 2015 at 14:22
Desisto… Estás a falar de quem?
25 Agosto, 2015 at 14:24
“Ainda este fds esteve perto de resolver um jogo no último minuto…”
Claro que é o Maxi Pereira.
Iá, ok. paga-lhe tu 3 M por época! 😉
25 Agosto, 2015 at 14:46
N sei o valor que ele recebe…quanto pagamos por Aquilani + Jp?
25 Agosto, 2015 at 14:48
Atenção que estou só a questionar.
25 Agosto, 2015 at 15:12
E achas que o nosso tecto salarial inclui pagares 3M a UM gajo? 😉
25 Agosto, 2015 at 15:54
metade do que ganha o Maxi
25 Agosto, 2015 at 14:26
Não tem pedigree.
25 Agosto, 2015 at 13:50
Conversa puxa conversa.
Na LD um tem mais experiência outro mais futebol.
O JJ que decida, para min qualquer um deles está bem.
Amanha jogue o que jogar, é para ganhar!
25 Agosto, 2015 at 13:54
Parabéns Portugueezza
25 Agosto, 2015 at 17:45
esse também? 🙂
25 Agosto, 2015 at 14:15
Considero q as nossas laterais, conjuntamente com a ausência de uma verdadeira alternativa ao SLIMANI a q se contrapõe excesso de alternativas para segundo avançado, são o nosso calcanhar de Aquiles….
JP e R Esgaio — prefiro o Esgaio… Mas falta-lhe jogos….
Riquicho — devia ter sido emprestado a um clube amigo do SCP q milite na 1 Divisão …
Jefferson — ataca tão bem e defende tão mal….
Jonathan — posiciona-se mal … Tem potencial e com bom treinador pode mesmo evoluir… Mas tenho algum receio para 4 feira…
Parabéns ao Jacaré ! 🙂
SL
25 Agosto, 2015 at 14:22
Por falar em futuro….amanhã o nosso futuro vai -se escrever com 6 letrinhas apenas….G-E-L-S-O-N.
25 Agosto, 2015 at 14:50
Dos 2 tenho curiosamente mais confiança no futuro do Esgaio do que do Jonathan…Eu acho que o Esgaio tem lá tudo…pulmão, velocidade, inteligência, cruzamento e golo! Bem trabalhado pode ser tanto um lateral certinho, comprometido e concentrado a defender como um lateral que tanto vai bem à linha como entra por dentro para a área (dando a ala ao extremo)! Claro que terá de ter jogo e trabalho mas com o JJ acho que vai tendo tanto um como outro! E este é um exemplo perfeito do tipo de jogos para ele! É nestes jogos (como em Coimbra) que ele vai aparecendo e não sei se daqui a pouco tempo não cava o lugar ao J. Pereira, de quem eu também gosto!
O Jonathan tem o problema da velocidade….é um lateral lento. É lento a decidir, lento a correr, lento a defender e no desarme! Mas isso vai poder compensar com experiência e trabalho…vamos ver se chega lá, mas eu embora acredite mais no Esgaio (como disse antes), acho que o JS também se pode fazer! Tem raça, tem cruzamento, tem remate….eu confio no Jonathan! E mais ainda para um jogo como este na Rússia…onde talvez seja mais importante a fibra do Jonathan a defender do que em outros jogos onde o balanceamento ofensivo do Jefferson é mais importante…
25 Agosto, 2015 at 14:59
Eu confio nos dois…e acredito que no futuro a curto médio prazo, serão ambos os titulares.
Confiem eles nas suas capacidades, mas nós, também precisamos de lhes transmitir essa confiança.
SL
25 Agosto, 2015 at 15:11
curiosamente o Jonathan parece predestinado para os grandes momentos , nem sempre bem mas lembro-me que contra os fruteiros nao esteve mal , marcando inclusive , esteja mais concentrado e talvez agarre o lugar