Durante os últimos dias fui convidado várias vezes por vários sportinguistas a rever, no meu caso a ver, um debate especial que teve lugar na SIC Notícias sobre as “polémicas do caso Jesus”. O formato era básico, 2 convidados leoninos, 2 convidados benfas e o moderador do programa do Dia Seguinte. Para lá da tareia de argumentos servida pela ala sportinguista, onde brilhou a visão mordaz e satírica do humorista José Pina, houve um tema que me badalou nos ouvidos, um carrilhão de Mafra de razões que foram abordadas durante o programa mas que por falta de tempo e por intervenção do moderador (que entendeu que se não interviesse os debatentes vermelhos iam ao tapete) rapidamente foi ultrapassada por algo bastante mais trivial.
A questão levantada é simples de entender: a campanha montada para descredibilizar o valor de Jorge Jesus tem por base a personalidade e o comportamento desportivo e não desportivo deste treinador. Ou seja por cada título há um defeito de carácter, por cada jogador vendido há uma deselegância com a estrutura, por cada acto de valor existe um problema de feitio. Ficamos todos a saber que o Jorge era um crápula, que batia nos jogadores e que esbanjava os cofres da Luz em refugo, que cuspia na estrutura toda e insultava todos os coitados dos adversários. Ficamos todos a saber que este verdadeiro bully, desprezado e odiado por todos ainda foi convidado a renovar, uma incoerência do tamanho dos silêncios do Vieira.
No auge da confirmação da transferência do treinador da Luz para Alvalade, a estrutura fez aquilo que na politica norte-americana chama de “campanha-negra”, ou seja, iniciar toda uma transmissão de dados sobre a suposta falta de palavra, uma suposta traição e ingratidão de Jesus para com Vieira. A justificação para tal tomada de atitude é clara como a água. Deixar fugir um treinador bicampeão para o principal rival “parece” uma falha de amadores e durante anos a fio, a estrutura concentrou-se em construir uma imagem de hiperprofissionalíssimo junto dos adeptos de Carnide, a tal ponto o fez que a ruptura com o principal obreiro foi inevitável. Dizem que a principal razão foi a não aposta de Jesus na formação. Eu concluo que além das vitórias, dos apuramentos, das fortunas das transferências e dos troféus, escapava sempre à estrutura o estatuto de maior clube de formação. O ponto de fissura com Jorge Jesus estava encontrado. Vieira e muchachos queriam “roubar” o estatuto do Sporting como melhor formador de atletas, mas para tal eles teriam de entrar nos planteis e inevitavelmente nos onzes do treinador e sabe toda a gente que JJ não é propriamente adepto de ingerências nos seus sistemas de jogo e escolhas de titulares…o treinador entendeu e bem, que o ciclo de “deixar o treinador fazer o seu trabalho sossegado” havia terminado no Benfas. O peso de influência de Mendes também deve ter ajudado. A máquina de cagar 15 milhões estava oleada, mas faltava mais matéria prima. Era preciso garantir a entrada de alguém na orla da equipa A, passível de ser vendido mais tarde. Isso implicaria a complacência de Jesus e provavelmente o mesmo não viu nada que se assemelhasse a um bom candidato a tal posto.
É claro que admitir isto seria impossível por qualquer dos membros da egolândia que compõem a estrutura e vai dai…colocam-se todos os peões nos media a despejar opiniões sobre o estatuto e personalidade do ex-treinador, pouco mais do ecos, pouco melhores que espasmos de “roupa suja” lavados na incapacidade de imputar ao clube de Carnide um erro que outros adeptos mais esclarecidos e honestos classificariam de “histórico”.
A tal campanha-negra foi estruturada, programada e até ajustada ao longo do tempo e embora tenha fracassado totalmente na via desportiva, colou em algumas cabeças a perspetiva de um treinador deselegante, brejeiro, antipático, arrogante e até conflituoso. Todas as notícias publicadas escolhem o melhor ângulo para veicular uma destas facetas do homem chamado Jorge Jesus e não é nada inocente a forma como na passada semana veio a lume uma suposta recusa de JJ em assinar um contrato com o Sporting com clausulas de indemnização. O jornalista em questão escolhido para divulgar isto, Rui Santos, é o mesmo que em tempos foi “encomendado” para montar uma imagem de profissional super dedicado sobre Jorge Jesus e é também o mesmo que serviu de arauto à própria definição da “estrutura” encarnada como um organismo hiperprofissional. Já para não falar, que foi o mesmo que serviu de “atirador” à inutilidade do ex-director do futebol benfas, António Carraça.
Achei ainda mais curioso que quem divulgou a notícia pelas redes sociais tivesse sempre acrescentado que o jornalista é próximo de JJ e que isso conferia ainda mais razoabilidade à sua revelação. Pois que me baralha muito amigos, que um jornalista próximo de um treinador lhe tenha feito este serviço tão mal feito, já que os interesses de Jesus na saída desta informação é zero, é até de vários pontos de vista contrario ao seu interesse.
Torna-se evidente que o Carnide não deseja sucesso ao seu ex-treinador e trabalha arduamente para que o não consiga. Para o ego da estrutura junta-se o útil ao agradável – atrapalha-se um rival retirando-lhe parte substancial do estado de graça do seu novo treinador e vinga-se do mesmo, mais que não sirva para mais tarde afirmar que ao invés de um “erro histórico”, a estrutura foi visionária e optou por uma “saída oportuna”.
Confesso que sempre tive a ideia de JJ como um bom treinador, muito conhecedor, eficiente e que não olha a meios para atingir fins. Não está no futebol para fazer amigos ou para criar clubes de fãs e é até por vezes bastante permissivo na quebra de valores éticos que estão na base do desportivismo. Esse aliás é o ponto que até me provoca mais repulsa. No Carnide isso não teria importância, mas para mim tem. A honra e a lealdade não são questões menores…mas toda esta massa de detalhes, opiniões, achismos, sensibilidades e julgamentos hipócritas causa-me profundo nojo. Estamos a falar de futebol e que alguém venha levantar estandartes de boas maneiras e virtuosismo e apontá-los a um homem que consigo conviveu 6 anos e de forma profundamente proveitosa…atesta bem da categoria moral desta “estrutura”. Espero sinceramente que a nossa “estrutura” leonina saiba que a principal guerra que está a ser travada não é a que opõe os dois clubes, ou sequer os dois treinadores, mas sim a luta pelo respeito, dignidade de carácter e brio profissional de um cidadão chamado Jorge Jesus, que é um activo do clube e onde a sua imagem vale muito dinheiro. É que quem ler, ouvir e ver qualquer um dos encomendados da estrutura a opinar sobre JJ poderá até começar a detectar traços em comum do treinador com Hitler, Pol Pot, Charles Manson ou Gengis Khan e a desejar ardentemente que tão vil personagem se dane no pobre relvado de Alvalade. Esses laivos de “justiça moral” devem ser contrariados e convém que não sejam ex-clubes a narrar o que devemos valorizar ou desvalorizar em Jesus, para lá das tabuetas que lhe espetaram nas últimas semanas.
Ninguém melhor dos que com ele dividem os longos dias de trabalho no Sporting. Essas pessoas e outras que não estejam assalariadas pelos rolos de 15, poderão fazer outras apreciações e méritos humanos do Jorge Jesus e é bom que o façam. Não contem é com jornais ou tv´s generalistas para este, justo, trabalho. O Nuno Luz tem regime de exclusividade e mesmo já tendo engraxado as “botas” de meio mundo no futebol português (e mesmo sendo apreciado pelo treinador do Sporting) não consta que o deixem narrar uma peça que venha a expor a mão que lhe segura a trela. E como ele são tantos que mais vale nisto como uma “coisa” de, para e entre leões.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
26 Agosto, 2015 at 11:09
Mais um texto na mouche, espero que o Sporting logo tenha a mesma inspiração.
Spoooorting
26 Agosto, 2015 at 11:17
Grande Post LdP.
Obrigado
SL
26 Agosto, 2015 at 11:21
Brutal texto
Sporting hoje teremos de ter muita concentração…
Saudaçoes leoninas
26 Agosto, 2015 at 11:23
Brutal texto
Sporting hoje teremos de ter muita concentração…
Saudaçoes leoninas
26 Agosto, 2015 at 11:27
É isto tudo!
26 Agosto, 2015 at 11:32
Eu quando me vêm com essas merdas sobre o JJ, respondo “ė phá isso parece mesmo conversa de corno ressaibiado” e 9 em cada 10 vezes a conversa acaba ali…
26 Agosto, 2015 at 11:36
Sem tirar nem por.
Acresce a isto a ideia que o Sporting é o clube que fez o maior investimento e que já despreza a formação…
26 Agosto, 2015 at 11:41
Nuno Luz, aka, ‘Saco de Mijo’.
26 Agosto, 2015 at 15:17
Essa fica para a história… ainda me lembro de a seleção estar em estágio e de ver esse seboso a fazer um direto à porta do Altis na época do caso Paula “Secretário não gozou, ficou xingando a minina, a minina revidou, Fernando Couto deu um chute na minina, a minina voou…”. Lá estava ele com um guarda-chuva aberto, em pleno verão, com os jogadores a atirar-lhe os sacos das varandas dos quartos.
26 Agosto, 2015 at 11:53
Muito bom!
Deixo aqui o link do programa referido pelo Leão de Plástico e que contou com a participação do José de Pina.
https://www.youtube.com/watch?v=J83okK14BxY
26 Agosto, 2015 at 11:56
Cheira-me que o onze vai ser este:
Patricio
Jonhattan
Naldo
Oliveira
João Pereira
Adrien
Aquilani
João Mário
Carrillo
Teo
Slimani
26 Agosto, 2015 at 11:57
Muito bom!!
26 Agosto, 2015 at 12:08
Boa tarde,
Excelente posta Javardeiro, como sempre.
Alguém tem o link para esse debate?
26 Agosto, 2015 at 12:10
Olha pra cima.
26 Agosto, 2015 at 12:11
Para mim?
26 Agosto, 2015 at 12:13
Não 😛
26 Agosto, 2015 at 12:23
Obrigado Ivone 🙂
26 Agosto, 2015 at 12:12
JJ é Nosso e tudo o que as galinhas escrevem e/ou dizem (ou mandam escrever e/ou dizer) não passa de conversa de CORNO!!!
Ele é:
“JJ estragou muito dinheiro no benfica em jogadores que nunca renderam”
—> de facto contratou uns cepos que nunca renderam mas abrindo os horizontes o saldo entre compras e vendas (e não estou a falar das do roberto e das de 15 por qualquer boneco para o valencia e monaco) é claramente favorável ao benfas e qualquer pessoa se quiser ser SÉRIA sabe que JJ foi um investimento de elevado retorno para o benfas! Deu a ganhar em transferencias muito mais do que aquilo que recebeu!
“JJ ir às finais europeias e perder até o domingos foi com o braga e o peseiro com o Sporting”
—–> E nos ultimos 20 anos excluindo as 2 finais do JJ o benfas foi a quantas finais europeias? Pois é…. 0000000000!! Ou seja, se calhar não é assim tão “banal”….
“JJ perdeu 2 campeonatos para o roupeiro do porto”
Em 6 anos ganhou 3 e perdeu 3.
Mas até que época têm que recuar para encontrar os 3 campeonatos anteriores a JJ?
E Bi-Campeonatos têm sido às “pazadas”? Nos ultimos 30 anos…. nepia!
“Ai e tal a Estrutura”
—> Estrutura o Caraças!! Estrutura é Ganhar e por mais que falem a verdade dos factos comprova que JJ pegou num Clube Perdedor….e deixou-o Ganhador! O resto é conversa!
Que o colinho ajudou….ajudou…. mas não me venham com a conversa que a passarada só começou a ser ajudada pelas arbitragens nas ultimas épocas! Desde que sou “gente” que me lembro que a tendencia é sempre roubar o Sporting e favorecer azuis e vermelhos, sendo que depois há sempre um desses dois que é mais beneficiado!
Por isso….. conversa de lampião sobre JJ é conversa de ENCORNADO!!!
26 Agosto, 2015 at 12:15
A minha esposa acertou no 1° resultado … Vamos ver o que ela diz hoje 😉
O jogo que hoje passa pela intensidade ..
Quem entrar mole e relaxado vai sofrer.
Jogo vai ser electrizante por parte do CSKA … Cabe ao Sporting igualar essa vontade. Eu acredito na passagem e não vou jogar … Acreditem eles tanto como nós. Sporting !
26 Agosto, 2015 at 12:19
Excelente texto. O que se está a passar é pura mesquinhice. Como não se pode assassinar a valia desportiva que representa Jorge Jesus (e que a conquista da Supertaça confirmou), procede-se ao assassínio de carácter.
Uma coisa é um “mind-game”, que se limita a um objectivo de condicionar o adversário na sua estratégia. Jorge Jesus não é companheiro de copos de Rui Vitória, não tem de o elogiar nem tem de facilitar o seu trabalho. Desde que não o insulte, pode dizer o que quiser se entender que isso o aproxima do seu objectivo. Jorge Jesus não disse que Rui Vitória não tem cérebro, disse que o cérebro daquele carnide já não estava lá. E constatou uma evidência fruto dos jogos da pré-época que ele viu. Nos jogos de pré-época, RV não mudou o sistema e não mudou o modelo, apenas mudou os jogadores que entretanto saíram. E RV caíu na esparrela, fazendo exactamente aquilo que Jesus queria, ou seja, mudar tudo no jogo da Supertaça para provar alguma coisa. Não foi Jesus que escalou a equipa que perdeu a Supertaça.
Outra coisa bem diferente é o assassínio de carácter que anda a ser promovido pelo Mr. Burns. Jesus passou a ser um “deslumbrado”, “que não respeita nem ouve ninguém”, etc…e que somado ao branqueamento dos seus sucessos com enfoque dos seus insucessos (agora já perdeu 3 campeonatos, não aposta na formação, não fez nada na Champions) e as notícias que saíram em timings cirurgicos com SMS’s e processos, demonstram que o carnide quer, definitivamente, fuzilar Jorge Jesus.
Ora, acontece que Jorge Jesus é treinador do Sporting, não é um “ex-funcionário do carnide”. Todas as tentativas de o desestabilizar têm como objectivo o seu insucesso, logo, o insucesso do Sporting. O que o carnide quer todos nós, e felizmente a direcção do Sporting, sabemos: entrar num bate-boca com o treinador do Sporting. E isso, Jesus com toda a experiência que tem (e até revelando um auto-controlo que eu desconhecia) já demonstrou que não vai fazer ou que só fará quando entender. Contra o Tondela, remeteu a resposta para o final do jogo “para não tirar o foco do jogo”. Contra o CSKA limitou-se a um “eu sei bem o que eles querem”. E só contra o Paços é que borrou a pintura com um “eles que falem e que a gente continue a ganhar” (às vezes o gajo não resiste). E o Sporting não ganhou. Mas, como as coisas não são assim tão lineares, o carnide perdeu. E todos os possíveis ganhos desta estratégia redundaram numa valente derrota que, desta forma, também podia ser atribuida a um excessivo foco em Jesus em detrimento de apoio e confiança a Rui Vitória.
Por mim, que continuem os ataques a Jorge Jesus. Porquê?
1) Jesus tem arcaboiço para aguentar a pressão
2) Cada ataque a Jesus revela, indirectamente, uma gritante falta de apoio ao Rui Vitória
3) Jesus tem maior competência técnica e táctica do que Rui Vitória para “responder” aos ataques com vitórias
4) Cada ataque a Jesus vai revelando que a estrutura (a tal que é capaz de ganhar com qualquer treinador) afinal estava mesmo dependente de Jesus
O que mais importa realçar é que as estruturas são um mito, sejam as do carnide, dos fruteiros ou a nossa. A palavra estrutura tem 3 vectores: Treinador, Jogadores e Arbitragem. Quem tiver os 3, é garantido que ganha (Ex: carnide), quem perde a Arbitragem afasta-se do sucesso (ex: fruteiros). O Sporting quer provar este ano que tendo 2 em 3 consegue chegar ao sucesso.
26 Agosto, 2015 at 13:59
Esses dois factores é o garante de que vamos conseguir!
Vamos sim!!!
26 Agosto, 2015 at 12:29
EU gostava que me dissessem porque um processo ao JJ por ter aparecido em Alcochete durante 8h (tamanha cortesia deve ter causado azia alheia)… e não fizeram o mesmo ao Raúl José… que curiosamente estava na mesma viatura e… também estava sob contrato com o ETAR Clube.
Mais ainda quando a lisura de processos do ETAR Clube procedeu a apresentação OFICIAL dum treinador 2 dias ANTES. Precisamente quando o ETAR Clube tinha ainda um treinador principal inscrito como tal.
Lisura é o caralho que os foda…
Venha explicar isto o impoluto e “liso” Pedro Guerra… sim, esse que diz que não “vale tudo”… desde que possa lamber o escrotozito dum orelhudo qualquer, mesmo que tenha de fazer passar por IMBECIS os próprios “consócios”.
https://www.youtube.com/watch?v=Z1qgy8k4wxg
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
26 Agosto, 2015 at 12:39
Mas um gajo quando está de férias tem de dar explicações à entidade patronal para onde vai ou deixa de ir? Essas lamparinas tentam arranjar desculpas em tudo para tentar justificar a merda que fizeram.
O Jesus desde janeiro que era livre de negociar com quem quisesse, e tinha direito a 1 mês de férias, como teve durante os outros 5 anos que esteve lá na lixeira sem que ninguém tivesse preocupado com o que ele fazia ou deixava de fazer.
O tempo da escravatura acabou, puta que pariu esses retardados mentais que proibem um funcionário de entrar nas instalações da entidade onde trabalha e ainda se vêm fazer de vitimas, paguem mas é o salário em atraso do Jesus e encham o prato do rui derrota e do taarabt que eles estão cheios de fome!
26 Agosto, 2015 at 12:59
Não há uma alminha que faça chegar este video ao Barroso?!
Foda-se, é uma vergonha ter que gramar com tal figura…
Façam melhor: Enviem este video ao Serrão… assim como assim ele está por tudo e tem estágio na “Noite da Má Lingua”. Até limpa o chão com esse seboso.
Alguém faça chegar o video… POR FAVOR!!!
Estou doido para ver alguém perguntar ao “liso”, quando fala em principios, em seriedade, etc, etc, etc… se o faz em nome de Pedro Guerra, ou… Fernando Santos! É que eu também gostava de saber…
26 Agosto, 2015 at 13:16
Esse é só um num universo de 14 milhões de asquerosos.
26 Agosto, 2015 at 17:19
14 milhoes… ahahahahahha… AHAHAHAHAH…
Desculpa la Rinaudo, mas cada vez que ouço\leio isso nao me consigo conter!
26 Agosto, 2015 at 17:23
Sake man, podes sempre assinar a petiçao.
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT78103
26 Agosto, 2015 at 12:32
Jorge Jesus é um bom treinador, acredito que seja boa pessoa mas, no cumprimento da sua profissão têm várias nuances de personalidade que não me agradam.
O seu egocentrismo leva-o a ser deselegante, mesquinho e mau desportista. Provou-o durante 6 anos em carnide.
Espero que saiba moldar-se a um clube como o Sporting, que defende outro tipo de valores.
Acho que vai ser bem sucedido e que não será tão sobranceiro. Saberá valorizar uma vitória de todos os Sportinguistas e festejaremos algo importante e mais do que merecido.
Quanto a toda a campanha montada, está tudo dito e já ninguém duvida que exista.
26 Agosto, 2015 at 12:37
JJ moldou-se à envolvente…
JJ voltou à civilização. É um processo longo, mas que já denota algumas francas melhorias face ao seu passado.
JJ já começa a falar um português mais fluente, com menos erros… qualquer dia até usa os talhares como deve ser… Há que acreditar (e não “acarditar”).
JJ, mais que tudo, pode ser a prova viva que… a esperança existe e não é infundada.
JJ será uma conquista civilizacional!
26 Agosto, 2015 at 16:29
Frase do dia:
“JJ será uma conquista civilizacional!”
win
26 Agosto, 2015 at 12:37
“O seu egocentrismo leva-o a ser deselegante, mesquinho e mau desportista. ”
Acabaste de descrever o Special One melhor Treinador da Actualidade
A questão é que, sem esses defeitos, Jesus não seria o treinador que é. Porque as qualidades de um indivíduo estão conectadas com os seus defeitos, e não sobrevivem uns sem os outros. Por outro lado, o efeito SOB é hoje em dia essencial para singrar no desporto profissional.
Esta conversa faz lembrar aquelas tretas dos gringos, dos bons e dos maus. Não há nada disso, há apenas gajos que estão do outro lado do muro. Jesus, portanto, não era Mau e passou a Bom, ou vice-versa.
26 Agosto, 2015 at 13:00
Claro que não! Jesus é o que é e, quando o quisemos ter do nosso lado, sabíamos que estávamos a comprar o ‘pacote’ todo.
Todos os melhores do Mundo são egocêntricos e arrogantes (uns mais do que outros).
26 Agosto, 2015 at 12:33
Jesus é egocêntrico, tem a mania que é o maior, é conflituoso, gozão, tudo o mais. A questão é ver estes atributos como defeitos ou qualidades. Sim, porque o Mourinho também o é, mas como tem os trofeus e CV a acompanhar, juntamente com um maior refinamento académico e cultural, já é perfeitamente desculpável. Até porque sabemos que, no futebol de hoje, treinador que não tenha pelo na venta é comido vivo, por jornalistas, dirigentes, e até pelos próprios jogadores.
O Jesus que batia na bófia era um grande homem que defendia os adeptos do seu clube, o que dá um cachaço no Jonas é um bárbaro agressor. É tudo uma questão de percepção.
Essa história de que o Jesus comprava refugo é uma falácia, aposto que o Jesus nunca exigiu ou sequer avalizou os Farinhas e Fissebeinders. Até será o contrário, jogador que não tivesse a sua chancela era logo posto de parte (veja-se o Benito). O que acontece é que a tal estrutura compra jogadores para pagar serviços a comissionistas, para limpar a concorrência (impedir que vão para rivais, e/ou enfraquecer adversários de média linha), para colocar em clubes amigos, ou então para sacarem umas massas extras com empréstimos e futuras vendas. Essa gestão económica nada tem a ver com a gestão desportiva de que Jesus era responsável.
26 Agosto, 2015 at 13:06
Mas os lampiões não continuaram a comprar refugo?!?! A única diferença para antes é que ao menos antes tinham alguém que metia os poucos bons a jogar qualquer coisinha…
Mas os lampiões passaram a apostar em alguma formação?! Só em gajos comprados para a B e é temporário….todos avisinhamos mais uns milhões para supostos diamantes…por isso não fez nada mais do que outros A. Almeida e A. Gomes….
Mas foi o JJ que decidiu vender as supostas pérolas?! Não apostou neles….no Sporting o LJ também não apostou no J. Mário…foi por isso que o Sporting o despachou?! Assim como o Iuri, Palhinha, Semedo, etc?! Ou como acredita neles emprestou sem clausula?! Então afinal quem é que não acreditou neles?! Foi o JJ que achou que ainda era cedo para eles ou foi o Carnide que nem sequer lhes deu tempo para crescer e os despachou?!
Mas a bazófia era toda do JJ ou era uma politica de comunicação?! A bazófia continua…mas em vez do treinador vem do Mr. Burns e de outros!
A única coisa que eu nunca foi grande fã do JJ é do bazófia….mas até agora ainda não o vi com a bazófia com que andava sempre no Carnide! Muito mais calmo, muito mais ponderado, muito mais pacifico….já o carnide mantém a bazófia…é fazer as contas…
Já nem os Benfiquistas com que eu falo de futebol (e são poucos que cada vez tenho menos paciência para eles…) comem a propaganda triste que para ali vai….
26 Agosto, 2015 at 14:25
Ontem o meu cunhado tentou puxar assunto por duas vezes … E em ambas… Chutei para canto.
Simples… Só dou conversa a quem merece o meu tempo!
26 Agosto, 2015 at 14:49
Como eles dizem que são N milhões e mais alguns eu passo o tempo a dizer: “estamos rodeados de idiotas….”!
Já dei para o peditório de discutir bola com eles…é o mesmo que tentar ensinar uma porca a falar….dos meus amigos só falo de bola com com alguns e mesmo assim normalmente acabo em algum ponto a ouvir a cantiga do costume (basicamente o que a propaganda diz…) e a dizer com a ar mais enteado da vida logo “Tu também acreditas nessas merdas?!? Pois…caga nisso…então e o que é que achas que é o futuro?! Híbridos, eléctricos, hidrogénio ou continua no mesmo, com gasoleo e gasolina?!”
26 Agosto, 2015 at 13:29
Todos sabemos que a generalidade da CS de Portugal está “inquinada” e para além disso “virada ” apenas aos interesses de alguns…
É lamentável que depois de passados tantos anos de vivencia em Democracia, uns quantos continuem a ser “escandalozamente protegidos” em detrimento dos direitos das maiorias…
Esta “conversa” de os benfiquistas serem num minimo 6 milhões e para outros “um pouco mais”…para aí talvez uns 14 milhões (o que nos levará certamente a contabilizar muitos dos que já há séculos repousam debaixo do chão…)…
E para além de muitas coisas, muitos dos “lampiões” que dia a dia vamos conhecendo serem da pior espécie humano com que somos obrigados a conviver…não deixam de dar uma ajuda muito grande para a degradação moral a que assistimos…
Não é por acaso que o Sporting sofre constantes ataques à sua honra da parte de lampiões colocados na politica, no desporto e na CS…
Fosse essa gente honesta e preocupar-se-ia com as situações condenáveis, mas tentando atingir por igual, tanto os da sua simpatia como os outros, pois apenas lhes deveria importar que tudo estivesse dentro da lei e da justiça…
Infelizmente sabemos que nada disso é assim e por isso, este post do amigo Sá vem trazer a lume mais “umas quantas misérias” que só não vê…quem não quer…!!
SL
26 Agosto, 2015 at 13:46
Em relação ao que se tem vindo a assistir nos últimos anos, e não meses…
É um movimento global e não nosso. Os meios de comunicação, principalmente a TV, servem para estupidificar as pessoas mantendo-as distantes dos problemas reais. São as tardes da julia, o portugal ao vivo, as novelas, os telejornais…todo um vazio que assusta!
Transpondo para o futebol, isso ainda é demais evidente, tendo o expoente máximo no clube que mais vende: o benfica. Como é possivel num país com 10M de habitantes, com um campeonato da tanga que é o nosso termos programas diários a falar do mesmo?!? Sendo que 90% deles só existem para falar de ….MERDA!! Mais transferências?! WTF?!
Enfim, cereja em cima do bolo, chegámos ao inicio de mais uma época e fazendo zapping por alguns desses programas, podemos ver a fina-flor-do-entulho- como os goberns, guerra’s, rgs, leonor pilhão e imagine-se…maya. Posso juntar tb o malheiro, o janelas…
Mais palavras para quê??
26 Agosto, 2015 at 13:55
…peguei apenas no caso JJ para enquadrar.
26 Agosto, 2015 at 14:22
Concordo com tudo,Jonny.
Debates de opinião,apenas e só!O jornalismo morreu.
Não interessa discutir factos e informar o povo para as diversas questões relevantes.as agendas…os tachinhos…é o modus-operandi puro.
Globalização desinformativa,é uma máquina muito bem oleada.
SL
26 Agosto, 2015 at 15:34
Eu acrescentava o destaque que se dá ao futebol como um contributo decisivo para a estupidifacação das massas.
26 Agosto, 2015 at 16:43
Não deixa de ter alguma razão..
Eu que”já sou de outros tempos”…
Recordo-me por exemplo de o futebol ser…como Fátima e o Fado…a maneira de pôrem o povo a pensar em tudo menos no que lhes interessava mais directamente à sua vida…
Parece-me que as coisas agora estão bem piores, pois se tenta com esses programas da treta e esses “comentadeiros” sem qualidade alguma…
“Atirar com areia aos olhos” dos espectadores, para não “entenderem” a verdadeira “merda” (desculpem o termo… mas “trampa”, “porcaria”, “cócó”…não “consegue” dizer a mesma coisa…!), que “ordena” o futebol português na actualidade…
Uma verdadeira vergonha…
SL
26 Agosto, 2015 at 14:08
Os ponteirostos dos relógios vão avançando no tempo.
Escrevo estas linhas para vos transmitir que acredito plenamente num resultado positivo do nosso SCP.
Tenho fé.
Uma boa tarde para todos.
Sportiiiiiiiiiiiiiiiiiinnnnnnnnmng…..
26 Agosto, 2015 at 14:08
Proponho um momento do grande Johnny Cash, “Wanted Man” – aqui ao vivo na prisão de Saint Quentin:
https://www.youtube.com/watch?v=fuNMikHQ2I0
26 Agosto, 2015 at 14:18
eu proponho esta: https://www.youtube.com/watch?v=qpYW3qng78E
26 Agosto, 2015 at 19:15
Fantástico.
Proponho mais uma:
https://www.youtube.com/watch?v=k9IfHDi-2EA
26 Agosto, 2015 at 14:17
Para logo, estou dividido entre:
– Jogar como habitualmente (Slim + Teo) e n abdicar do modelo até agora exibido. estariamos mais perto de marcar, o que irá ser fundamental.
– Apostar em 3 homens no meio campo e jogar mais no contra ataque…tem o seu risco, uma vez que duvido que o CSKA não marque golos. Atenção que desde a final da taça, perdemos Cedric, Ewerthon e tb não temos Jeff…sobra PO da última época, daí a minha desconfiança.
26 Agosto, 2015 at 14:35
Qual desconfiança?
Da sombra?!
26 Agosto, 2015 at 14:34
sempre muito sagaz nos seus petiscos … muito bem Leão de plastico !!!!
26 Agosto, 2015 at 14:43
“Jesus é egocêntrico, tem a mania que é o maior, é conflituoso, gozão, tudo o mais.”
Mas são esses defeitos que o obrigam a trabalhar mais que os outros para conseguir ganhar mais que os restantes. É o chamado mandar o chapéu por cima da cerca. De pois de mandado não resta mais que a pular para o ir buscar. E é isso que se passa com Jesus, Mourinho, Ronaldo etc. Personalidades que a maioria acha arrogante, egocêntrica. Mas a quem não reconhecem a capacidade de trabalho, inteligencia e capacidade de sacrifício. Eles mandam-se por cima da cerca e depois não lhes resta mais que irem a traz…
26 Agosto, 2015 at 14:47
Concordo, na íntegra, com este post e com alguns dos comentários posteriores.
Jorge Jesus poderá ter muitos defeitos associados à sua personalidade, todos nós temos. Mas neste momento, exige uma campanha mesquinha de diabolização do caráter do homem, descredibilizando todo o seu profissionalismo e conquistas profissionais.
A mim interessa-me é que ele seja capaz de, para já, montar uma equipa competitiva na alta roda e vencedora a nível nacional; Interessa-me que ele seja capaz de fazer os jogadores perceberem as suas ideias, que os faça render o máximo, que retire o melhor das suas capacidades técnicas e táticas; Interessa-me que o Joge valorize a matéria prima que colocamos ao seu dispor; Interessa-me que o Jorge, ao leme do nosso clube, conquiste muitos mais títulos para o seu CV, o que significará, mais títulos para o nosso clube. E é isso que todos desejamos, ainda mais conquistas!
Todos sabemos que a máquina de propaganda lampiónica faz Joseph Goebbels parecer um amador. Conseguem glorificar dirigentes medíocres, exibições paupérrimas, jovens promessas made in Seixal, Sintra ou Brasil. Mas também conseguem crucificar directa ou indirectamente, treinadores, dirigentes ou jogadores.
Enquanto tivemos Marco Silva, tudo foi feito para exacerbar para as suas vitórias (com ou sem o devido mérito) e tudo feito para desculpar os falhanços. Basta ver que existiu sempre a propaganda de que o plantel do Sporting era curto, que não era o suficiente para vencer o campeonato, etc. Mas o que vimos, foi uma equipa a cair na fase de grupos da Champions vítima de uma arbitragem polémica em Gelsenkirchen e de erros infantis na Eslovénia. No campeonato, se não fossem os empates contra equipas como Paços de Ferreira (2x), Belenenses (2x), Académica, Moreirense e Estoril, não teriamos estado em Maio a festejar o campeonato? Isto já dando de barato os empates em casa com Benfica e Porto. Será que a diferença para Benfica e Porto era assim tão grande? Não creio.
Esta época a propaganda baseia-se em, como foi referido, destruir a imagem de Jorge Jesus criada durante 6 anos. O treinador metódico, brilhante, mestre da táctica não existe. Agora é um treinador deslumbrado, deve tudo ao Benfica (inclusivé 7,5 milhões), cheio de falhanços na Europa (1 apuramento para os quartos de final da Champions 2 finais da Liga Europa), um treinador que ignora a formação e só conseguiu maravilhas com grandes plantéis que juntando todos fariam uma equipa para ganhar a Champions. Ele só conseguiu ganhar campeonatos porque tinha Witsel, Garay, Coentrão, Aimar, Saviola, Cardozo, David Luiz, Ramires, Enzo Pérez, Rodrigo e outros tantos. Peço-vos um exercicio, quantos destes, renderam tanto quanto o que demonstravam no Benfica?
Ah… E depois, ais”,nda temos os ataques indirectos ao Sporting e a BdC. “O Sporting está a gastar milhões a dar jogadores ao Jorge Jesus” ou “Não sei onde é que o Sporting arranja dinheiro para tanto jogador”. Branqueia-se que o Sporting gastou bem menos que os rivais e que, grande parte das contratações tem sido titulares/suplentes utilizados (Teo, Ruiz, João Pereira, Naldo, Aquilani). Quantas contratações do Benfica tem sido utilizadas de inicio? Mitroglou, salvo erro. Vimos o Jimenez e o Carcela a fazerem uns minutos no desespero contra o Arouca. E no Porto? Quantos minutos tem o Bueno, Osvaldo, Sérgio Oliveira, etc?
“Ah tem que se dar tempo ao Rui Vitória, ele está a montar uma equipa nova, etc”. Oi? Quantos titulares o Benfica perdeu? Maxi, Lima e não vai contando com Salvio por lesão, certo? O Sporting perdeu Nani, Cédric e não vai contando com Ewerton e William. E agora sem Jefferson num jogo tão importante para o nosso futuro a curto prazo.
Até no Porto não se houve falar tanto das inúmeras baixas que tiveram de uma época para a outra (Oliver, Jackson, Danilo, Alex Sandro, Quaresma).
Mas já me alonguei em demasia com este tema. Hoje só consigo pensar no Sporting e em estar logo à noite a pensar qual seriam os adversários que gostava de encontrar na fase de grupos da Champions.
SL
26 Agosto, 2015 at 17:30
“Jorge Jesus poderá ter muitos defeitos associados à sua personalidade, todos nós temos.”
e esses defeitos já os tinha quando estava boifeica, ate digo mais, nota-se uma clara evolução no homem.
Talvez o ditado popular tenha alguma razão em Roma sê Romano…
Saudaçoes Leoninas
26 Agosto, 2015 at 14:52
Excelente texto (mais um). Concordo parcialmente. Contudo, penso que dá demasiado ênfase à questão do ego (na componente formação). Creio, podendo estar errado, que os problemas entre JJ e a “estrutura para o futebol” (não consigo escrever isto sem me rir) foram:
1 JJ ERA a estrutura para o futebol (scouting, treino, direcção desportiva, comunicação). A outra estrutura para o futebol era matéria gorda, para negócios secundários
2 Crescente dependência do treinador, por isso mesmo
3 O Benfica está “teso”. Apesar das vendas milionárias, o passivo abateu 0. Pelo contrário, aumentou. Para onde foi o dinheiro? Quem ganhou com os negócios milionários?
4 O Benfica, à Benfica, começou a plantar a ideia do cubo e da formação. Não há “contado”, pelo que tem de se vender prata da casa. Mas, com prata da casa em lotes de 5 (que naqueles lados é falsa latonagem, que somente se destacou devido aos percalços já identificados com algumas camadas da nossa formação, e pelos motivos já identificados) não há campeonatos
5 a “estrutura” paralela à da equipa de futebol convenceu-se que era o Porto, depois de a minar durante anos (honra lhes seja feita)
6 todos juntos acharam, cúmulo da bazófia, que já não era preciso jogar tanto à bola, porque estava tudo controlado e sobre rodas. Pinto da Costa está em declínio, o Sporting não contava para o totobola e Vieira surgia como o sucessor do sistema
A campanha negra é, por isso, a inevitável fuga para a frente e a única defesa que a “estrutura” tem neste momento. É uma estratégia tão estúpida quanto o afastamento de JJ. Mas, a alternativa seria dizer-se a verdade à malta do Benfica… e lá se ia a “estrutura”.
No fundo, estão a comprar tempo, a tentar justificar o erro histórico e a camuflar o que não contam sobre o verdadeiro estado da coisa. Normal, num clube de 14 milhões, número de títulos martelado, fundação martelada e por aí fora…
Azar dos azares, se o Sporting com JJ ganhar (basta acabar o campeonato à frente) e o bom do Vitória continuar a servir-lhes o futebol que já tinham esquecido poder ser tão mau, vão ter pela frente assembleias gerais animadas
Segundo azar. O Sporting está a recompor-se, tem um excelente Presidente, que é novo e representa uma ameaça real à figura que Vieira achava que podia ter no futebol cá do burgo, depois da reforma (meio forçada, meio consequência do tempo) de Pinto da Costa.
Só temos de nos preparar para mais campanha negra (comentadeiros, acções, arbitragens, comunicação social, clubes satélites, agentE(s). A carne tem de ir toda para o assador, porque eles queimaram tudo para trás e não podem retroceder.
Apesar disso, há um lado positivo: o futebol que terão para apresentar será uma valente me***a. E, quer se queira, quer não, com ou sem colo, é preciso jogar à bola.
26 Agosto, 2015 at 15:54
Sabem uma coisa?
Tranquilissimo…sabem porque?
Porque hoje vou ver o meu Sporting a lutar com unhas e dentes para chegar a Champions, mm tendo-se classificado em 3º lugar o ano passado.
Ha 2 anos, nem a Europa fomos.
Nos ultimos 5 anos, fomos 2x 4ºlugar, um 7º lugar.
Ja viram onde estamos hoje?
Disfrutem, vibrem, roam as unhas sabendo que o Leao está a crescer, que o Leao está a subir do poço para onde o enfiaram, cravando as suas garras nas paredes, vislumbrando-se a luz do dia la em cima, para regressar ao lugar de onde nunca devia ter saido… O REI DA SELVA!!!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!
26 Agosto, 2015 at 16:29
É isto mesmo !
26 Agosto, 2015 at 15:56
Faltam menos de 4h e tenho vontade de ir ao WC.
26 Agosto, 2015 at 16:14
+1
E tres bilhetes para o jogo com a academica ja cá moram, mesmo com o braço ao peito e tudo, o que nos não fazemos pelo nosso grande amor!
26 Agosto, 2015 at 17:51
To much information…