Neste momento, depois da não entrada na Champions, começa o exercício normal de razia de jogadores. O próprio Presidente alertou para uma eventual saída no cenário que hoje temos. Porém, eu não sei se é assim tão líquido que tal aconteça. Fazendo umas contas de merceeiro (e peço desde já desculpas se os números não forem rigorosos, já que estou a fazer este exercício de cor e sem documentos)
A) Sporting tem um lucro operacional de 7M
B) Recebemos cerca de 5M pela entrada na Liga Europa
C) Saldo de transferências:
Vendas:
Cédric- 6M
Maurício- 3M (pagos no final da época anterior)
Sarr – 2M
Compras:
Teo Gutiérrez – 3,5M
Bryan Ruiz – 1M
Bruno Paulista- 3,5M
Naldo – 2M
Saldo final: +1M
Nota: Não contabilizo prémios de assinatura e contabilizo os 3,5M de Paulista que só serão pagos em Janeiro
D) Saldo de custos com pessoal actualizado
Entradas (anual com maior impacto salarial excepto prémios)
Jesus- 4M
Ruiz – 2M
Teo – 2M
Saídas (anual com maior impacto salarial)
Capel – 2M
Saldo: -6M (aumento salarial anual na ordem dos 6M)
E) Entrada de patrocínio no valor de 1,5M/ano (mantendo igual o valor pago pela PT)
Conclusões e Observações:
1) O aumento de custos realizado está coberto nos lucros operacionais sem prejuízo imediato da SAD
2) As receitas extraordinárias baixaram em relação ao ano anterior em que houve Champions.
3) O saldo de transferências é positivo, logo o impacto nas contas é positivo ou, no mínimo, nulo.
4) Existem activos com impacto na folha salarial que ainda podem ser colocados (Labyad, Viola). Por outro lado, não contabilizo o aumento dos custos salariais com as renovações de Mané, João Mário e Slimani por não saber o valor total desse aumento. Como tal, não sou capaz de aferir o impacto final nos resultados operacionais.
5) Não está contabilizado os eventuais aumentos de receitas com gamebox, merchandising, bilhetes e outros
Aparte destas contas, há um pormenor que é mais importante que é a liquidez da tesouraria e o cashflow. Como sabemos, os recebimentos e os pagamentos não são realizados todos a pronto pagamento e no momento dos negócios mas acredito que Carlos Vieira terá um plano para que a SAD não tenha falhas de tesouraria pelo que nesse aspecto, e tendo em conta a competência que CV tem revelado até ao momento, estou perfeitamente descansado. Neste sentido, admito perfeitamente uma venda até ao final do fecho de mercado mais por razões de fundo de maneio do que propriamente por necessidade.
Para mim, a questão central e que eventualmente possibilitará a manutenção do actual plantel tem a ver com a contracção de custos levada a cabo nos últimos dois anos em contraste com o aumento de receitas que o nosso rendimento desportivo nestes últimos dois anos originou. E depois, há que colocar as coisas no plano de investimento/ retorno. Se a SAD gastava cerca de 20M/ano, o aumento de 50% desse valor (o aumento de custos totais não deve exceder os 10M sendo este valor calculado por excesso) já estará, no imediato, a ser compensado com o retorno originado pela participação no PlayOff da Champions somado à entrada na fase de grupos da Liga Europa, no valor aproximado de 5M, ou seja, metade desse aumento. É importante também tentar projectar o aumento de receitas originado pelo entusiasmo dos adeptos na contratação do actual treinador e demais reforços do plantel. Arrisco-me a dizer que o investimento em pessoal que originou o aumento de custos já estará em vias de ser pago na totalidade e ainda agora começámos a época. Claro que também podemos colocar isto no plano inverso. Provavelmente, para termos este retorno (porque entrou via Liga Europa e não via Champions) não era preciso trocar um treinador que ganhava cerca de 1/4 do que ganha o actual nem aumentar cerca de 50% dos custos da SAD. Admito isso.
Mas o impacto maior deste investimento, obviamente, não pode ser analisado já mas sim no final desta temporada quando os resultados desportivos bem como a valorização dos activos forem definitivos. Porém, posso fazer uma projecção com base naquilo que já pude verificar. A meu ver, há pelo menos 3 jogadores que já estão a ser valorizados: João Mário, Carrillo e Gelson. No caso do médio, é notória a sua evolução com Jesus em tão pouco tempo e a sua crescente influência no jogo da equipa. Carrillo, com a sua colocação em campo no modelo de Jesus já começa a demonstrar que pode ser um jogador para muito mais do que abrir na linha, correr e cruzar para a área. Se conseguirmos renovar com ele e se ele continuar a evoluir, poderemos perspectivar uma transferência milionária que poderá chegar aos 15/20M pelos nossos 50%. Gelson, nos 2 jogos que fez, teve um impacto muito positivo no jogo da equipa e poderá ser um ano em cheio para ele, sobretudo se não entrar nem sair mais nenhum extremo. E ainda temos William, que poderá crescer muito defensivamente (ofensivamente já é top), Mané, que poderá dar mais um passo importante para a sua afirmação plena, Paulo Oliveira que poderá subir mais um patamar quando assimilar o processo defensivo de Jesus que considero ser de topo e Esgaio que, consoante a sua resposta, poderá até ganhar o lugar a João Pereira num futuro próximo e com isso valorizar-se desportivamente. Mas tudo isto é subjectivo e, por isso, não passa de uma mera projecção optimista.
Nota: Quem quiser contribuir para o rigor destas contas e da análise subjacente, seja por omissão ou incorrecção da minha parte, faça o favor de se chegar à frente. Fica, desde já, o meu agradecimento.
Nota2: As minhas desculpas aos financeiros que leiam este texto. Se calhar cometi erros de palmatória e, se tal aconteceu, o vosso input é valioso
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
28 Agosto, 2015 at 18:39
Tenho a ideia que a PT pagava 3,5M por ano ao Sporting e 4M ao Benfica.
Dai a orcalhada ter exultado com os numeros de 8 M anuais da Fly…
28 Agosto, 2015 at 18:46
Qualquer numero saido daquele antro de mentirosos é sempre duvidoso (é a consequencia de mentirem sobre tudo nº de adeptos\socios, data de fundaçao, valores de vendas, nº de titulos)
28 Agosto, 2015 at 23:04
nº de dentes…
28 Agosto, 2015 at 19:23
Será que a mercadoria deixou de ser enviada através dos camiões e passa a ser enviada por avião?
28 Agosto, 2015 at 18:41
Ainda estou a arrotar caviar marado…
Atacar agora com uma bacalhauzada… ufffff!
Não tá fácil…
28 Agosto, 2015 at 20:49
eheheheh… ainda um gajo não se curou da azia deste caviar marado e já vem outra dose a caminho…
#naopossocomosrussosohcatanoohcamandroohcaneco
28 Agosto, 2015 at 18:49
“E ainda temos William, que poderá crescer muito defensivamente (ofensivamente já é top)”
Não te trocaste aqui?
Boa análise.
28 Agosto, 2015 at 19:03
Não sei o Sá tem a mesma opinião que eu mas não discordo desse quote. William não se viu muitas vezes em tarefas ofensivas nos últimos dois anos porque foi vítima da táctica e das preocupações defensivas de dois treinadores consecutivos, mas sempre que se envolveu no ataque fê-lo quase sempre bem. E já se viu por várias vezes que há muito poucos a fazer passes longos com a qualidade dos dele, e isso vai ser ainda mais óbvio com o Jesus e dois extremos e um avançado deambulante que procuram diagonais e movimentos de ruptura. Lembras-te dos charutos do Polga? Semelhante, mas mil vezes melhor, e agora com apoio na frente.
A defender, contudo, costuma ser intransponível quando tem posição e chega a ser exasperante quando não tem. Não foram poucas as vezes que o vi a recuperar a passo ou a ritmo de jogging, não obstante serem jogadas de perigo claro.
Tendo em conta que é trinco (ou provavelmente box 2 box hoje em dia), e é somente a minha opinião, a melhorar alguma coisa, é a destruir. Falta-lhe uma costela Vidigal.
28 Agosto, 2015 at 19:17
Não discordo da tua análise. Mas por não se ter visto ainda muito em acções ofensivas é que acho que ele ainda tem de crescer nesse aspecto. (não quer dizer que não tenha qualidade já para tal, mas como tu dizes ainda não lhe foi pedido isso)
28 Agosto, 2015 at 19:24
Eu acho que William, para a posição que ocupa, já é top em termos ofensivos porque tem um critério de decisão com bola fora do normal. Acho que em termos defensivos ainda pode melhorar mais o posicionamento e ganhar mais intensidade. Claro que pode sempre marcar mais golos, fazer mais passes de ruptura, etc. Mas não é isso que se lhe pede.
28 Agosto, 2015 at 19:38
Ok entendido.
Defensivamente concordo a 100% por contigo.
Ofensivamente, creio que ele pode crescer muito mais com a equipa, e principalmente neste meio campo a dois. Espero vê-lo mais a ter aquela atitude que a espaços já faz às vezes de queimar linhas em que parece que leva tudo à frente.
28 Agosto, 2015 at 19:54
Sem dúvida.
Uma das coisas que eu curto do modelo de Jesus é que ele dá completa liberdade criativa aos seus jogadores e é essa criatividade que faz evoluir o modelo. Repara, com o caceteiro espanhol, o 6 de Jesus era um médio posicional e que se limitava a destruir e soltar com critério. Com o Matic, passou a ser um médio total que varria toda aquela zona e participava bastante no processo ofensivo. Acredito que com o Sir será igual.
28 Agosto, 2015 at 23:06
Falta ao William poder de fogo no meio da rua.
Já o vi tentar, mas é mais em jeito que em força.
28 Agosto, 2015 at 23:28
Verdade.
Ele tenta quase sempre em jeito, e mesmo em jeito também não tem corrido muito bem…
29 Agosto, 2015 at 3:43
O William fez um remate fate fabuloso no jogo contra o Wolfsburgo em Alvalade. Pé esquerdo… defesa fantástica do redes…
Num outro jogo da 1ª liga, lembro-me de um chapéu, também canhoto, q embateu na trave…
Ofensivamente é top… Concordo!
Z
29 Agosto, 2015 at 5:26
Ofensivamente top???Tbm não concordo!!!!Com aquela meia distancia???Golos zero e remates daquela zona contam-se com os dedos da minha mão direita,que por acaso tem apenas 5 dedos!!!!
Conclusão temos um meio campo muito fraco nesse aspecto,espero que com a vinda do Ruiz e do Aquilani isso mude,mas até à data tem sido uma nulidade.
Se o William fosse assim tão top ofensivamente já não estaria no Sporting,se marcasse golos ou se tentasse pelo menos,eles nem tentam,é isso que me aborrece com jogadores como o João o Adrien ou mesmo o William,zero em meia distancia!!!!
O nosso Patrick Vieira???O nosso Touré???Falta a meia distancia simples,quando for eficaz nesse capitulo sairá pelo preço que exigirmos,disso não tenham duvidas!!!!45M será muito pouco quando o William começar a aplicar a meia distancia com uma certa eficácia.
28 Agosto, 2015 at 18:55
E podemos ou não ter o problema Doyen?
28 Agosto, 2015 at 18:56
Só acrescento um factor: doyen. Estarão os 12 milhões guardados a espera q corra mal?
28 Agosto, 2015 at 19:21
Não contei com a Doyen porque não faço ideia do desfecho nem do valor. Esta questão não tem apenas duas soluções possíveis. O Sporting pode perder a questão mas pagar menos do que a Doyen pede e pode ganhar a questão. Também não sei se houve um aprovisionamemto anterior para essa questão, creio que sim.
28 Agosto, 2015 at 19:27
Tenho ideia dum provisionamento para 12 M
28 Agosto, 2015 at 19:30
O parvalhão do Braz andou prai a inventar18 milhões, agora já baixou para 16. Pela conta q se fez na altura estariam em causa
12 milhões. Eh claro q qq valor abaixo disso eh lucro…enfim, esperemos…
28 Agosto, 2015 at 20:06
Sao 12 pq o Sporting ja os ressarciu do investimento inicial deles.
A questao e sobre a mais valia
28 Agosto, 2015 at 20:14
A Doyen mesmo que corra mal, julgo que existirá hipótese de recorrer, e mesmo que tenhamos de pagar, será um ano de prejuizo facilmente tapado com uma venda.
O dinheiro do Rojo foi importante para o fair play financeiro e para limpar a borrada dos anos anteriores, nos ultimos 3 anos o prejuizo maximo acumulado só poderia ser de 30M€ e nós tinhamos perto de 90 em dois.
Ou seja agora com 13/14 e 14/15 no verde, até podemos ficar 15/16 com prejuizo, é circunstancial e não afecta o projecto, nem o fair play, pois estaremos sempre a salvo.
Mas ng quer fazer estas contas porque não interessa. Os atrasados mentais da CS não falam disto pq não querem. A menos que sejam mesmo ignorantes e não consigam atingir, o que também acredito.
28 Agosto, 2015 at 19:00
SCP
Datas e jogos
17 de setembro: SPORTING – Lokomotiv de Moscovo; Skenderbeu – Besiktas
1 de outubro: Besiktas – SPORTING, Lokomotiv de Moscovo – Skenderbeu
22 de outubro: SPORTING – Skenderbeu; Lokomotiv de Moscovo – Besiktas
5 de novembro:Skenderbeu – SPORTING; Besiktas – Lokomotiv de Moscovo
SL
28 Agosto, 2015 at 19:16
Olha só para analise a jogadores, n vislumbro em PO o jogador que tanto apregoam.
28 Agosto, 2015 at 21:45
Que novidade…
29 Agosto, 2015 at 0:56
Claro que não
28 Agosto, 2015 at 19:45
Faltam os valores que recebemos de bruma, nani e enoch.
28 Agosto, 2015 at 19:49
Não contabilizei os movimentos todos, apenas os mais relevantes, ou os que têm maior impacto nas contas.
28 Agosto, 2015 at 19:47
É quase isso Sá.
O único problema que detecto é a venda dos excedentários, que são muitos, e ninguém os quer. Só oferecidos.
28 Agosto, 2015 at 19:56
Quem falta colocar?
Wilson
Rabia
Viola
Rosell
???
28 Agosto, 2015 at 21:46
Lábias
28 Agosto, 2015 at 20:09
Concordo com a analise global, só existem uma pequena diferença quanto ao patrocinio das camisolas era de 3,5M€ ( e não 1,5M€ e penso que se irá manter)
A grande diferença está não nos investimentos, que são pagos ao longo do tempo e não no imediato, mas nos custos com pessoal.
Neste caso irão aumentar cerca de 10M€, de cerca de 25M€, (dado que nos 3 primeiros trimestres do ano transato gastamos 18,153M€) para 35M€.
De resto concordo no essencial, agora só faltava despachar mesmo Labyad e Viola para ficarmos com as contas no ponto (Wilson e Rossel, ou Rabia não têm grande peso no orçamento e serão mais faceis de resolver)
SL
28 Agosto, 2015 at 20:51
Labyad
Viola
Wilson
Rossel
Rubio
Salomão
Cissé
Rabia
A Martins?
Entre passes e salários ainda aí estão uns trocos.
28 Agosto, 2015 at 20:55
Aliviar a carga salarial nessa gente toda dá para pagar aos novos reforços.
28 Agosto, 2015 at 21:18
Ora aqui está o celebre manto:
https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/11885075_1051509334867845_9095657319722640762_n.jpg?oh=461f4e90d22161a270ae99e7953d9ed9&oe=5670E3C4
28 Agosto, 2015 at 21:47
E nao esquecer o patrocínio da Coca-Cola!
28 Agosto, 2015 at 21:59
Já ouvi dizer que o patrocínio, agora é: FLY COCAINE
Portanto, é chamado patrocínio dois em um 🙂
28 Agosto, 2015 at 23:13
ou BUYCOCAINEMATES
28 Agosto, 2015 at 21:51
Boa leitura para quem pensa que será “a champions ou o caos”.
Creio que falta incluir Aquilani nas contas de merceeiro 🙂
28 Agosto, 2015 at 21:53
É isto.
É preciso acreditar que quem gere sabe o que está a fazer (sem esperar que se facam milagres a toda a hora – porque nesse caso estaremos mal habituados….)
Também nao acredito que vendamos nenhum jogador essencial a nao ser por valores irresistíveis, e que isto estava estabelecido a priori e independentemente dos resultados das variáveis Doyen e Liga dos Ladroes.
Off topic: Man of Steel – Superman – Leao de Aco – Superleao?….’nuff said
28 Agosto, 2015 at 22:29
Só falta acrescentar que o Superleão é o conhecido adepto do FCPutas: Luis Miguel
Conforme se pode confirmar aqui:
http://oartistadodia.blogspot.pt/2014/10/bruno-prata-no-portugal-holanda.html
28 Agosto, 2015 at 23:42
Nao sabia desta beleza! Lolada! O comentário do mestre é do melhor
28 Agosto, 2015 at 21:53
Faltará a compra de Ewerton por 1,5M€ exercidos no final da época passada. Quanto ao balanço de compras e vendas, temos de aguardar pelo final do mercado e pela edição seguinte do Jornal do Sporting. Lá estará especificado as compras e vendas exactas desta temporada.
Façamos o comparativo com a época passada. Gastámos menos em termos de transações mas mais em folha salarial. A mais valia é indiscutivel, ao contrário da época passada adquirimos valores para o momento actual e não para valorizar daqui a 3/4 anos. O ano passado tivemos uma venda acima dos 20M€, este ano nenhuma, por enquanto.
Vejamos agora o panorama financeiro nos três anos. O Sporting passou por dois anos de austeridade pura, com sacrifícios, despedimentos, contenção de custos e de valor, recuperação de liquidez e de património etc. O Sporting estará obrigado pelas entidades bancárias durante um x número de anos a cumprir certas balizas em termos de investimento de amortização. Quando as pessoas aclamam que o Sporting está a investir com força esquecem-se que o Sporting e as suas contas é supervisionado por dentro(administradores nomeados) e por fora por diversas entidades como os bancos, UEFA, auditoras externas. Não existem 15M€ falseados ou empréstimos de liquidez através de mais valias de jogadores.
Termino com três reflexões. O Sporting estará para anunciar em breve um novo patrocínio para as camisolas e para as duas bancadas (antigas Moche e MEO). Tem em vista a venda do naming e da Academia. Se somarmos estes valores num ano estaremos perto dos 10M€, valores falados. Por último, e vale o que vale, penso que o Sporting não irá vender ninguém por vonta própria, ou seja, se o processo Carrillo não tiver um bom desenlace até domingo, podemos ter aqui a venda que colmatará o orçamento. De qualquer maneira, a SAD irá fazer o esforço preciso para segurar este plantel até pelo menos Janeiro.
SL
28 Agosto, 2015 at 22:07
OFF:
AMANHÃ VOU EXPOR A N.S.Q.Ri EM CASCAIS
Quem Quiser vir beber um Porto Tónico…. tem de aparecer com uma camisola do Sporting 🙂
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10207768630839479&set=a.1048651422266.2009149.1405121861&type=1&theater
28 Agosto, 2015 at 22:39
Falta aí o Ewerton (1.5 M€), o Aquilani (na folha salarial) e acho que o B. Paulista é só para pagar na próxima época!
Mas acho que vai sair alguém do meio-campo entre William, J. Mário e Adrien…
28 Agosto, 2015 at 22:53
Salomao no Corunha.
29 Agosto, 2015 at 8:43
Nao estava nada à espera
28 Agosto, 2015 at 23:08
Estou a ouvir uns “pardalões”na SIC Notícias…
Joaquim Rita…Ribeiro Cristovão e David Borges…
E é engraçado…tudo o que aconteceu ao Sporting, o ano passado Salchke 04 e este ano o CSKA…foi “apenas azar”…
Agora o parvo do Rita acaba a dizer que o ano passado sem aquele penalti… teria sido o Sporting a ser apurado…
Este ano o que aconteceu no jogo com o CSKA não pode ser considerado simples azar…
E é interpelado pelo David Borges a perguntar…: então estás a dar razão ao Sporting…??
E diz o Rita…mas isso nunca me ofereceu duvidas…diz inclusive que não há uma unica imagem que legitime a anulação do golo no canto…
O parvalhão do R Cristovão continua a dizer que então sendo assim o BC deveria era ir à UEFA e mostrar essas coisas …e não andar a escrever no faceboock…
Mete nojo este “cristovinho” que até há quem diga ser sporinguista…
Foi a primeira vez que ouvi uma coisa a favor do Sporting…deve ter sido engano…
O que o RC achava era que o BC deveria dizer no FB era criticar a acção de alguns jogadores…
Nojo escutar estas bestas…
Eu até fico doente…já pensei em mandar-lhes com uma cadeira acima…mas quem perderia seria eu…
Nojos…
28 Agosto, 2015 at 23:19
Então o BC foi tão criticado quando escreveu no facebook após o jogo de Guimarães do ano passado, e agora ele defende que ele devia ter criticado os jogadores no FB? Este pessoal não se decide.
28 Agosto, 2015 at 23:37
Carissimo MaxMartins,
desejando que se encontre em perfeito estado de saúde, queria só relembrar um pormenor que foi disso nesse mesmo programa da sic noticias, “Portugal ganhou à Argentina sem saber ler nem escrever”, e eu que pensava que isso nao existia, pensei que, ou se jogava a saber ler e escrever ou a outra equipa sujeitava-se a um penalti mal marcado ou um golo em fora de jogo ou um golo limpo anulado sem depois reclamar pois pôs-se a jeito para isso.
forte abraço
SL
28 Agosto, 2015 at 23:43
disso=dito
sorry!
28 Agosto, 2015 at 23:43
Abraço amigo…
Nós “aprendemos” muito com estes sábios comentadores da bola…
Eu por acaso, ramente me sento à frente de uma televisão…
Estou aqui a trabalhar no computador e lá ao funda sala…esses expert’s vão debitando umas asneiras…sem saber ler…nem escrever…!!
Sl
28 Agosto, 2015 at 23:30
Quem é o arbitro do Academica-Sporting?
28 Agosto, 2015 at 23:40
Caro Leãodeaço,
Árbitro:
Bruno Esteves
Associação de Futebol de Lisboa
28 Agosto, 2015 at 23:50
A ganadaria está errada, esse boi costuma ser visto nas pastagens de setúbal 🙂
29 Agosto, 2015 at 1:12
Obrigado.Tá tudo dito.
O circo está montado.
Preparem-se para o que esse sr vai fazer para prejudicar o Sporting, pois já tem um longo historial em jogos do Sporting.
Sempre estou para ver, se o Sporting for prejudicado, o que é que a direcção do Sporting vai fazer, em vez do mesmo Blá blá blá.
29 Agosto, 2015 at 1:19
29.08.2015 01:00 Jorge Jesus irritado com Bruno de Carvalho Treinador do Sporting lamentou a falta de apoio do presidente após o jogo com o CSKA e afirmou que no Benfica seria diferente. Por António Martins Pereira
Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/exclusivos/detalhe/jesus_irritado_com_silencio_de_bruno.html
29 Agosto, 2015 at 1:45
Vindo de onde vem, deve ser verdade…
29 Agosto, 2015 at 2:17
Que nojo pá. Que doença
29 Agosto, 2015 at 8:39
#sevemnocmsopodeserverdade
#anjinhossonoceu
#correiodemanha
29 Agosto, 2015 at 9:11
#RODRIGO
29 Agosto, 2015 at 9:15
Há gente que nem deveria ostentar esse nome…
Nojentos são o que são e nada mais…!!
29 Agosto, 2015 at 8:52
Bom dia para todos os amigos/as da Tasca…!!
Recebi há pouco um email em que protagonista é o JJ…
E que vinha acompanhado da quadra seguinte…:
Tu que ris do meu falar
E és bom em portugues
Depois hás-de me contar
Quanto é que ganhas por mês…!
E esta heim…??
Um bom fim de semana e amanhã uma exibição que nos faça ultrapassar o traumo do roubo…!!
Abr e SL
29 Agosto, 2015 at 13:16
Sá…tenho muitas dúvidas que o prémio da champions não esteja contemplado nos ganhos operacionais! O que entra como extraordinário são as mais valias com vendas…
Sinceramente as variáveis são imensas e as possibilidades são tantas que eu não faço um exercicio destes…não sei como são as coisas na realidade e tudo o que nós achamos que é pode (e tenho a certesa que está) estar completamente errado…