Talvez não saibas, mas tens-me reensinado a ser do Sporting. E eu, que sempre me esforcei por não deixar o lado racional sobrepor-se ao do gaiato que só quer uma camisola listada e uma bola, bebo esse regresso às origens sem tu dares conta. Observo-te, sorrio, explico-te o que me perguntas, ouço-te entoar os cânticos com genuína emoção e aquele toque de ingenuidade que faz crescer paixões dentro de nós. Sei que és do Sporting por minha causa, mas vejo-te ser do Sporting à tua maneira.
Tens aquele brilho no olhar sempre que dizes de que clube és, quase sempre seguido de um “e tu” lançado em tom de desafio e que praticamente obriga quem não tem as tuas cores a pedir-te desculpa. A tua curiosidade em saber mais e mais sobre o nosso clube é contagiante. As camisolas, as bolas, os equipamentos, do Sporting, claro, passaram a fazer parte das tuas listas de presentes, sejam de aniversário ou de Natal. E entusiasmam-te mais do que uma PSVita. Qualquer altura é boa altura para usares a camisola do Leão Rampante. “Pai, sabes o que é que eu gostava de levar vestido…”, dizes naquele tom tão próprio de menina que tenta convencer-me. Eu sei o que vais dizer, mas finjo que não. E acabo a rir-me, quando a camisola do Sporting é a tua escolha para levares a um baptizado.
Sei que chegarias a esse baptizado com aquele ar que fazes de cada vez que vestes a camisola do Sporting: é como se crescesses mais uns centímetros e quisesses que todos pudessem ver-te assim vestida. Orgulho, acho que é isso que sentes ainda antes de perceberes bem o significado da palavra. “olha, pai!”, beijoca no símbolo a imitar os crescidos quando marcam golos, mesmo que ainda confundas nomes e caras daqueles que não são os teu preferidos (e mesmo que não o sejam, quando joga a selecção sabes o nome dos nossos e o do Ronaldo). Vais ser guarda-redes como o Patrício, dizes tu, enquanto tentas convencer-me a calçar-te as luvas e que a receita perfeita para ficares com sono depois do jantar é jogar à bola no teu quarto (o que vale é que a vizinha de baixo é do Sporting).
Agora que a nova época está a começar em várias modalidades, vais querer ver o hóquei, o andebol, o futsal. E mesmo que o teu zapping apanhe um jogo que esteja a dar em loop na SportingTV, vais vir a correr-me dizer que o Sporting está a jogar e vais festejar os golos que já foram. Na rua, vais fazer uma festa de cada vez que passarmos, de carro, perto do Estádio de Alvalade, coisa que nós, adultos, absorvidos pelo raio do relógio onde cada volta tem hora marcada, tendemos a transformar em rotina. “E o Sporting é o nosso grande amor!”, cantas tu, seja no estádio, seja quando ouves o cântico através de uma transmissão, seja porque apanhámos trânsito quando vou levar-te à escola e aproveitamos para ensaiar. Allez allez allez oh, allez allez allez oh, Sporting allez!
Enquanto me vais contagiando com essa tua felicidade pintada a verde e branco, dou por mim a pensar que tu és uma verdadeira guardiã do Sportinguismo. Tu e centenas de milhares de outras crianças que, sem se esforçarem, nos mostram como deve gostar-se de um clube. E percebo que a minha tarefa e que a tarefa de todos os Sportinguistas crescidos, é tudo fazerem para alimentarem e preservarem essa paixão tão pura. A mesma paixão que nos trouxe até aqui, ao que somos hoje. Sportinguistas convictos, capazes de enfrentar qualquer batalha em nome do seu clube, mas, também, Sportinguistas com cicatrizes que nos inquietam e nos fazem questionar estes anos de esforço, de dedicação e de devoção. Ao olhar para ti percebo que, quando essas questões se levantam, é esse lado de criança que nos faz seguir em frente. Relativizamos os problemas, as dúvidas e o que mais seja porque, no fundo, o que importa é o prazer e o orgulho de vestir aquela camisola e voltar a ser uma criança desejosa de mandar um chuto numa bola. Obrigado, filha.
7 Setembro, 2015 at 11:57
Inveja de ti, Cherba ( da boa, claro)… infelizmente, tenho dois filhos e nenhum é do nosso clube. Não foi por não saber passar a minha paixão pelo clube, tentei e muito ( aliás o benfas lá de casa diz, que não são do Sporting porque o “massacre” foi grande).
Até te confesso, cada vez que vejo o mais novo com a outra camisola, doí muito… e agora o clube onde joga foi “comprado” pelos corruptos, coração de mãe sofre…
7 Setembro, 2015 at 12:03
Claudia, ainda estás a tempo de dar a volta aos pequenos, isso é uma missão que cada um de nós tem a vida inteira, transformar as pessoas para pessoas melhores ainda e com um gosto mais requintado.
Fazes favor de os trazeres ás roulottes para eles verem o que é o clube que vai ser deles para o resto da vida.
Ó Cherba, fazes o favor de trazeres as vacinas anti-lampiónicas???
7 Setembro, 2015 at 12:06
Não desistas Cláudia, vais sempre a tempo. Mostra-lhes sempre o que é ser Sporting.
Admiro-te a coragem, porque eu não sei se era capaz…ia doer-me milhões.
7 Setembro, 2015 at 12:11
Não desesperes Claudia, vais ver que o teu filho, jogador, ainda chega ao Sporting e se converte! 🙂
7 Setembro, 2015 at 14:27
Claudinha,
Nunca é tarde. Quem sabe um dia mudam?
Queres uma dica? Não insistas muito. Mantém-te fiel ao teu clube. Mostra que defendes o teu clube acima de tudo e de todos mas sempre respeitando os adversários. O nosso exemplo é a maior arma para atraiar novos adeptos. Já vi pelo menos 4 mudanças do benfica para o Sporting perto de mim. E mudaram não porque passou a ganhar (está á vista, infelizmente) não porque insistissem com eles para serem do Sporting, não porque fizessem chantagem cerebral com eles mas pura e simplesmente porque viram a diferença entre ser sportinguista e ser de outro clube qualquer. Confessaram-me que mudaram porque se identificavam mais com as pessoas que eram do Sporting do que as que eram do benfica, por exemplo. Uma até me disse uma vez que a minha postura perante as picardias do futebol e o meu inabalável amor pelo Sporting a faziam pensar que também queria ser uma adepta assim. Agora é sócia do Sporting e quase tão ferrenha como eu 🙂
7 Setembro, 2015 at 15:33
Pois, eu li uma noticia qualquer que o putedo ia «apoderar-se» do clube onde joga o teu Patrício… enfim! Força Claudinha!
7 Setembro, 2015 at 16:52
Cláudia, não desistas mas não insistas. Todos nós sabemos como certas idades podem ser rebeldes…!
Não tenho filhos mas nos últimos 3 ou 4 anos comecei a tentar “doutrinar” uma sobrinha que tem agora 14 anos, filha de lampião empedernido, que a enche de prendas vermelhas desde que ela nasceu. Quando a ocasião se proporcionou tentei explicar-lhe que ser do Sporting era uma luta diária, contra tudo e contra todos e uma prova de imenso carácter, de quem não dobra a espinha. Ao que ela me respondeu qq coisa como: Ó tia, mas é tão fácil ser do fifica! Olhei para ela e disse-lhe: Pois, é fácil ser de uma equipa que está a ganhar, levada ao colinho! Difícil é ser fiel a um clube há e só te lembrares de 2 ou 3 vitórias. Isso é que é força, coragem e carácter! Ela não me respondeu. Passadas umas semanas, adivinhem o que descobri nos likes dela do facebook… William Carvalho, Adrien, Sporting! Agora só falta o dia em que vamos, as duas, comunicar ao pai dela, que ela já não quer aquelas prendas…!
7 Setembro, 2015 at 17:09
🙂
7 Setembro, 2015 at 12:46
Então pelo que li…
O tal extremo de velocidade fantástica…vai p’ró carnide…
Pois que vá…
Se isso é verdade…
É porque ele… “não Cervi” para o Sporting…!!
Boa viagem…!!
SL
7 Setembro, 2015 at 12:59
Eles que fiquem com o servo. Nós temos o Mestre.
E já agora, temos também o Matheus Pereira.
Já chega de barretes argentinos!
SL
7 Setembro, 2015 at 13:48
Amigo Max, se outra razão não existisse, pelo menos inflacionamos-lhe o passe! E as galinhas foram no rasto! AhAhAh!
Abraço
7 Setembro, 2015 at 13:34
Ontem à noite num programa de TV, insinuou-se que o fcp é apenas uma cortina de fundo e que se não ficar AC pode vir a ter outro destino em Portugal.
7 Setembro, 2015 at 13:39
Não vejo porque a situação AC se deva arrastar (até porque eventualmente seria contraproducente).
O SCP deve ter números. AC deve ter números. Ou há possibilidade de cedências para chegar a um número que ambas partes aceitem ou não há.
Espero que isto se resolva antes do próximo jogo, porque não vejo grande interesse em manter o Carrillo na equipe sem garantias de renovação de contrato.
SL
7 Setembro, 2015 at 14:00
+1 , ou renova/é vendido imediatamente ou encosta e vai dando umas voltas ao campo em alcochete , não há 3 hipotese…
7 Setembro, 2015 at 18:30
É claro que cada um é livre de opinar e são tão válidas ( na maioria das vezes) as opiniões de uns como as dos outros…
Por isso, também me atrevo a dar a minha opinião acerca do Carrillo que como sabem…já não é nova…
Então, aqui vai…:
Estou desejando que ele assine, mas compreendo que a Direcção também não possa “entrar em loucuras”, pois não é apenas o Carrillo atleta do Clube e não convém tomar opções que possam colocar em risco o bom ambiente no grupo…e o equilibrio financeiro…
Mas apesar de desejar que fique, a minha opinião é diferente em relação ao jogar ou não jogar…
É verdade que o adepto é na maior parte das vezes um “apaixonado” e também não é menos verdade …que muitas vezes “os apaixonados”, pelo facto de serem “apanhados” pela paixão “enterram” a razoabilidade das coisas… e “atiram-se de cabeça” aos problemas…
Não podemos esquecer que a SAD (os responsáveis) só em dose minima podem “pensar apaixonadamente”…
É que para eles não pode ficar separado o seu desejo de vitórias, da necessidade do equilibrio das contas…
Nós adeptos desejamos vitórias…pela Glória do Clube…
A Direcção da SAD, tem que racionalmente desejar vitórias…
Pela Glória mas também pelo sucesso financeiro…
Daí que eu (talvez “já calejado por muitos invernos”), aceite que Carrillo se mantenha na equipa…mesmo não querendo prolongar o seu contrato…
O que está em jogo é a possibilidade de podermos ou não ganhar o Campeonato em função de contarmos (ou não…) com os melhores no momento…
Acredito que se Carrillo não ficar, teremos dentro da Academia, jogadores capazes de na próxima época dar um contributo à equipa mais ou menos dentro do actual Carrillo (e se não “Cervi” um…”cervirá” outro…)…
Mas entendo que esta época não “devemos desperdiçar” nenhum dos trunfos que possam ajudar a vencer jogo a jogo… e estar no 1º lugar do Podium no fim do campeonato…
Estaríamos e ser penalizados duplamente…:
1º perdíamos o jogador
2º não aproveitávamos o que ele ainda nos pode dar…
São opiniões como disse…
Abr e SL
7 Setembro, 2015 at 18:40
+1
Para quem possa responder “Ai e tal mas se jogar estaremos a valorizar um jogador para os outros”
Sim, é verdade, mas mais que isso esta época estaremos a PAGAR (cumprir o contrato) e a usufruir do talento de Carrillo, sendo que é indiscutivel que ao dia de hoje com Carrilo somos mais fortes que sem Carrillo!
Se Carrillo garante Titulos?
Claro que não, mas garantir ninguem garante! Mas Carrillo garante que temos mais Hipóteses de Titulo e já que lhe estamos a pagar…. desde que ele continue a demonstrar em campo a atitude e profissionalismo que tem tido… claro que deve jogar até ao final do contrato!
7 Setembro, 2015 at 14:11
Texto brutal, à imagem do que já nos habituaste. Um grande bem haja. SL
7 Setembro, 2015 at 14:15
Em tempos aqui me disseram, que gelados na testa, é para os lados de carnide. Parece que a promoção da ola continua pelos lados da etar.
JJ e Bruno de Carvalho, vem sabem com o que esperar de carnide, pelo que, acredito que Cervi esteja referenciado, não acredito que tenha existido interesse na contratação.
Uns dias atrás, coloquei aqui uma comparação fisica de cervi com jogadores da formação. Foi me dito que cervi é mais rápido. Eu respondo, o Barbosa e João Mário riem-se
JJ na entrevista afirma: É a máquina de comunicação do carnide, e assim vai continuar.
Espero que o carnide continue assim
SL
7 Setembro, 2015 at 14:16
Mais um grande texto à Cherba! Este vai fazer parte do livro de certeza. 🙂
7 Setembro, 2015 at 15:32
inside info?
7 Setembro, 2015 at 17:04
Não 🙂
Mas acho que é um desejo do patrão do estabelecimento.
7 Setembro, 2015 at 14:32
Grande Texto Cherba !
Parabéns à tua leoa por ser tão acérrima defensora do nosso clube 🙂
7 Setembro, 2015 at 14:55
O Meu “Leãozinho/ Leozinha” já existe, mas ainda não nasceu…. mas em casa…apesar de existir democracia… quanto ao Clube não existe!!
Vai ser Verde e Branco e até já teve direito a passagens do cachecol na barriga da Mãe 🙂
Vai nascer pouco antes de um Sporting Campeão 🙂
7 Setembro, 2015 at 15:32
“…mas em casa…apesar de existir democracia… quanto ao Clube não existe!!”
Obviamente!
7 Setembro, 2015 at 15:32
Fantástico texto! Parabéns! Clap clap clap!!!
7 Setembro, 2015 at 16:03
Muito bom texto Cherba.
Eu tenho 2 leõeszinhos contra tudo e contra todos 🙂
Viver na invicta e com os putos na escola , fôi uma tarefa árdua 😉
Ahhhh , e a Ex.ma esposa( que se diz Lampiã só para me chatear ) também não ajudou 🙂
7 Setembro, 2015 at 17:00
Tinha prometido mais acima que um dia destes vestia a minha velhinha verde-e-branca ao meu puto.
Pois, esse dia foi hoje! Todos os dias são dias de Ser Sporting. Ele agarrou na minha e abraçou-a junto ao peito. Disse que era dele.
Vesti-a e fui buscar a dele. Fica-lhe ‘a matar’! (só hoje reparei que a minha mãe´, há quase 30 anos, estampou o símbolo do lado direito).
Saímos e fomos passeá-la pela Invicta. Ver o espanto com que somos olhados nesta cidade mostra que, durante muito tempo os Sportinguistas se esconderam.
Hoje isso não existe! Todos somos orgulhosamnete Sporting Clube de Portugal.
Se alguém me ensinar como fazer para partilhar uma foto nalgum link temporário, mostro-vos 😉
7 Setembro, 2015 at 17:10
😉
Não dá para postar na Tascagram????
7 Setembro, 2015 at 17:14
Acho que o Cherba tem esse departamento ‘ao abandono’ 🙁
7 Setembro, 2015 at 17:23
Grande!
7 Setembro, 2015 at 19:09
Aqui tens GAG.
http://tinypic.com/
É muito fácil mas se precisares de ajuda apita.
SL
7 Setembro, 2015 at 19:10
Aqui está foto :p
Espero que o link funcione
https://onedrive.live.com/redir?resid=11583A5AEADAFF8E!9148&authkey=!AJUfAO2yMxapFcg&v=3&ithint=photo%2cjpg
7 Setembro, 2015 at 19:13
BRUTAL!
Só de falta um lencinho para limpares a baba. Hehehe
7 Setembro, 2015 at 19:15
Pelos vistos deu. 🙂
Está mesmo à maneira, o teu puto!
7 Setembro, 2015 at 19:15
Dá para ver perfeitamente… 😀
BRUTAL!!!
7 Setembro, 2015 at 22:46
Calção branco?!?!
🙂
Estão um mimo os dois!!
8 Setembro, 2015 at 8:50
O sorriso do teu puto não engana: já tem orgulho na camisola. Tens aí um leão para o que der e vier! Parabéns!
7 Setembro, 2015 at 19:07
Faz agora uma semana que fui presenteado com o primeiro “Spooooooorting!” da minha filhota Cherba e sei bem do sentimento de que falas. Será daquelas memórias que vou guardar para sempre. Mais importante do que a primeira vez que deu um passo, foi como que o nascer da leoa. Esta já não escapa
7 Setembro, 2015 at 19:17
Muito bom post… Esta semana quando for fazer o exame de código vou também com a verde e branca vestida…espero que dê sorte 😀
7 Setembro, 2015 at 19:27
Como as coisas estão a nivel das “instâncias decisórias”… Aconselho a não usar!
Opta antes por uma saia justa…
No meu tempo aparentemente resultava (Não, não falo por experiência própria! HAHAHAHAHA 😀 )
7 Setembro, 2015 at 20:03
As coisas que tu sabes… 😀 Mas ando a estudar que nem um maluco nos últimos tempos (regras que se calhar nem vou cumprir 😀 😀 :D) e ou vai ou racha! Se chumbar é porque não levei os calções pretos!!!
7 Setembro, 2015 at 21:39
Espero que a nível físico a petiz já esteja bem da maleita!
Porque a nível emocional, a ideia que dá é que transborda felicidade por cada poro!
Obrigado pela partilha.
SL