Ter médios com capacidade de chegar à frente a marcar golos é algo que nos faz falta. William, Adrien, André Martins, Aquilani e João Mário não parecem ter essa apetência e, de todos, só João Mário marcou em lances de bola corrida esta temporada (1 golo ao Tondela).
Nos lances de bola corrida, dois terços dos golos foram concretizados por Teo e Slimani, os pontas-de-lança e, num modelo de jogo que privilegia as trocas constantes de posição e chegada a zonas adiantadas com muitos jogadores, parecem-me poucos os golos apontados pelos restantes jogadores. Apenas Carrillo, Mané e João Mário (uma vez cada) facturaram em lances de ataque organizado ou contra ataque. A equipa parece demasiado dependente dos ‘finalizadores’ e os médios revelam demasiadas lacunas na hora de visar a baliza (João Mário talvez seja o expoente máximo dos golos falhados).
Na minha opinião, mais do que o modelo de jogo, são as características dos médios que não dão para muito mais e, por isso, anseio pelas Taças para perceber se Jorge Jesus tem a audácia de experimentar algo novo. É notório que a equipa B não joga exactamente da mesma forma que a equipa principal ou, se joga, é óbvio que os jogadores têm características muito diferentes.
Salvando-se as diferenças de exigência dos dois contextos, não deixa de ser verdade que se consideram os adequados aos estadios evolutivos dos jogadores, pelo que vou deixar todos em pé de igualdade.
Claro que a equipa B não tem finalizadores como a equipa principal, daí que eu ache que o sistema utilizado seja ainda um 4-3-3, com Francisco Geraldes a ser um ’10 puro’ em vez do tal ‘9 e meio’ que tem sido Teo Gutierrez na equipa principal mas não posso ignorar o facto de mais de dois terços dos golos da equipa B serem marcados pelos médios, em lances de bola corrida. Francisco Geraldes e Ryan Gauld já marcaram por duas vezes e Zezinho fez o gosto ao pé uma vez. Aqui estão cinco dos sete golos dos nossos B’s na 2ª Liga.
São médios como Gauld e Geraldes que fazem falta na equipa principal, principalmente Gauld, por ser mais versátil e entender melhor os momentos defensivos. Jogadores que não tremem com o guarda-redes adversário pela frente e atiram a contar.
Espero que Jorge Jesus dê a ambos a oportunidade de jogar e mostrar o que valem, mesmo que tenha de ser na Taça da Liga. A resistência tenderá a ser menor quando se verificar que, no nível superior o rendimento de ambos tenderá a ser ainda melhor.
ESCRITO POR grandeartistaegoleador
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
16 Setembro, 2015 at 11:32
E finalmente um Petisco decente!!
Geraldes está cada vez mais jogador e é demasiado vergonhoso a sua ausencia das seleções, tendo atingido o expoente máximo no mundial sub-20.
Não sei quem é o empresário, mas quase de certeza que não deve ser o mendes…
————————————-
Gauld…. é “Gold” 🙂
Não é messi nem mini-messi, mas tem talento de sobra, que naturalmente preciso de ser polido e é isso que está a ser feito! A “raça” escocesa é um trunfo…pois nota-se que o puto tem raça para dar e para vender! Vai ser jogador!!
———————————————————————————–
JJ com estes 2 meninos não te dou hipótese!!
Ambos ainda não estão prontos para a equipa principal, mas é para manteres debaixo de olho e ires polindo, pois tanto o Geraldes como o Gauld serão jogadores a sério para a nossa equipa principal daqui a 2/3 épocas!
————————————————
P.S Percebo e respeito a opção do petisco anterior servido pelo dono da Tasca …. mas ao fazê-lo acabou por dar a atenção que o idiota queria e não merecia!
16 Setembro, 2015 at 11:37
Concordo inteiramente.
Ao invés de andarmos preocupados com novelas de peruanos (sem prejuízo do seu valor) devíamos apostar no que temos de melhor: prata da casa.
Em relação ao Gauld sou suspeito pois desde que o vi o ano passado na taça da liga que digo: este rapaz faz-se. Tem qualidade e marca golos, pelo que, desculpem os mais céticos tem de jogar.
Ontem via eu o PSV e a aposta em “meninos” está à vista. É preciso crer!
16 Setembro, 2015 at 11:41
Corrijam-me se estiver errado, mas acho que Gauld foi o único jogador do Sporting que marcou dois golos num jogo na época passada.
16 Setembro, 2015 at 11:49
Na equipa A, claro!
16 Setembro, 2015 at 11:51
Não, houve muitos jogadores que bisaram, não foi só o Gauld
16 Setembro, 2015 at 11:53
Quais?
16 Setembro, 2015 at 11:55
Montero, Slimani e Adrien pelo menos
16 Setembro, 2015 at 12:25
O adrien meteu 2 ao wolfsburgo, pelo menos.
O Montero acho que também bisou num jogo..
16 Setembro, 2015 at 12:37
Meteu 2 ao Braga na última jornada e não foi com o Wolfsburgo mas sim com o Schalke, penso que Slimani bisa contra o Penafiel e Montero penso que contra o Marítimo
16 Setembro, 2015 at 11:42
Não podemos comparar uma 2ª liga com a 1ª certo? Não espero que Matheus Pereira finte tantos jogadores na equipa A como o faz na B, é tudo diferente, João Mário na B se calhar também marcava mais golos, temos muito talento e eu confio muito no Geraldes, no Gauld, no Matheus e ainda no Palhinha e no Wallyson mas cada coisa a seu tempo. Na minha opinião o Matheus é um Carrillo, o Gauld um Bryan e o Geraldes um 10 daqueles que eu gosto, boa meia distância e tal vamos ver, confio muito no presente e no futuro do Sporting.
E desde já obrigado também por a tasca existir e muitos sportinguistas virem cá, não comento muito mas venho cá todos os dias e leio sempre os comentários, obrigado Cherba.
16 Setembro, 2015 at 12:58
Geraldes talvez um Balakov?! A mim faz-me lembrar.
16 Setembro, 2015 at 11:53
Ninguém tem falado mas Mauro Riquicho tem muito mais qualidade que o Esgaio ..
16 Setembro, 2015 at 15:24
RIquicho joga na posição que sabe… Esgaio não!
Continuam a querer fazer dele algo que não é… lateral!
16 Setembro, 2015 at 18:07
é um crime esta merda que estão a a fazer ao Esgaio.
Tirem de lá a Cobra e ponham o Esgaio e vão ver que aparecem mais bolas na área.
16 Setembro, 2015 at 11:55
Eu acho que Geraldes pode ser um bom 8. Tem a raça para isso, desde que seja bem trabalhado. E, como disse no post anterior, acho que Gauld daria um bom “extremo”, ou médio ala, ou médio ofensivo…como lhe quiserem chamar. Para mim, era o substituto natural de Ruiz neste esquema. Surpreende-me que ainda não tenha subido definitivamente…
16 Setembro, 2015 at 11:58
Acrescento mais Sá, Ruiz pode ser um “tutor” perfeito para o pequeno escocês, passando-lhe toda a sua experiência e cultura táctica.
16 Setembro, 2015 at 15:45
Deixei-te resposta no post de ontem, só agora tive oportunidade de ver 😉
SL
16 Setembro, 2015 at 12:03
Confesso que não sei dizer o que é melhor:
Suplente na A vs Titular na B.
16 Setembro, 2015 at 12:12
Com um treinador como Jesus? Suplente na A, claramente!
16 Setembro, 2015 at 12:12
+1!
16 Setembro, 2015 at 13:59
Óbvio…
16 Setembro, 2015 at 15:46
Treinar na A e jogar na B 😉
16 Setembro, 2015 at 12:12
Por acaso não concordo muito…faz mais falta um trinco que um 8 com capacidade de finalização! No modelo de jogo do JJ os extremos e os avançados têm de fazer muitos golos porque têm muito jogo e estão muito perto da balisa…os médios não sobem tanto porque são só 2 e por isso têm de ter outros cuidados e não são tão necessários dentro da área, onde já entra normalmente muita gente! Pelo contrário acho que no ano passado sim faziam muita falta jogadores desses naquele 4x3x3!
Eu neste momento preferia ter no plantel um Paulista mais adaptado ao futebol português ou um Palhinha do que um Geraldes ou um Gauld…não obstante o facto de achar que são 2 futuros extraordinários jogadores e que serão muito importantes (quem sabe concorrentes) para o lugar de 8! Mas neste modelo de jogo e neste plantel não acho que tenham muito espaço, porque para aquele lugar à Adrien, Aquilani e João Mário…3 para 1 lugar! Quando o William regressar então menos ainda! Vai ter mais espaço o Paulista que eles…é a minha previsão…
16 Setembro, 2015 at 12:20
Os médios de JJ quer o 6, quer o 8, fazem 5 golos por época cada um, em média. Foi assim com Javi Garcia, Witsel. Matic e Enzo Perez. Não se pode dizer que é um mau número, 10 golos através do meio-campo. Por outro lado, Gaitan não fez muitos golos ao contrário de Salvio. No campo das assistências a conversa é outra. Portanto há um extremo muito mais goleador que outro e sucessivamente um mais completo que outro.
No esquema de JJ os avançados são muito em matéria de golos, tem de ser a partir deles que o resultado se avoluma.
16 Setembro, 2015 at 12:32
O Enzo Perez fazia 5 golos por época?! Bem..não posso jurar…os outros faziam golos normalmente de cantos! É diferente…
De qualquer forma o J. Mário, Adrien e Aquilani já levam 3 jogos 1 golo….acho que está na média…tenho como certo que Adrien, J. Mario ou Aquilani serão capazes de fazer 5 golos numa época…
5 golos numa época com o estilo de jogo do JJ não é nada de especial…não é preciso serem propriamente jogadores escolhido tendo por base a veia goleadora…antes de tudo mais têm de ser intensos, bons no passe, inteligentes tacticamente, experientes, rotativos e fortes fisicamente! Estas parecem-me ser as características que o JJ procura nos seus médios centro…
16 Setembro, 2015 at 12:39
Joao mário Adrien e Aquilani cada um já tem 3 golos, isso sim aliás Adrien tem 2
16 Setembro, 2015 at 12:40
Enzo fez 4 e 5 golos nas duas épocas completas que esteve no Benfica. Adrien também vai fazer golos em penaltys que ultrapassam esta média. As bolas paradas são fundamentais no futebol moderno. Aliás acrescento que ainda falta ao jogo do Sporting a táctica das bolas paradas ofensivas que tanto caracteriza Jesus. Foi tentado mas ainda não correu bem.
Concordo contigo os médios têm um papel diferente e o primordial não é fazer golos, contudo a chegada à área que o grandeartista falava era transversal aos médios de JJ. Matic e Witsel eram vistos tantas e tantas vezes na área.
16 Setembro, 2015 at 12:53
O João Mário faz os 5 golos à vontade e sem penaltis também! O Adrien a jogar a 8 faz também embora talvez com menos facilidade! E o Aquilani também os faz…
O João Mário falha alguns golos é verdade…mas raramente um médio tem a inteligência de posicionamento para ali aparecer! E por isso falha menos…não está lá…
16 Setembro, 2015 at 12:23
Tiago, o problema é que os nossos extremos não vão ter a contribuição que esperas em golos. Só Mané e Carrillo marcaram (1 cada) e tenho certeza que Man+é fará mais golos que o Carrillo, mesmo com menos minutos de jogo.
Fazem falta médios com golo!
16 Setembro, 2015 at 12:30
O Ruiz vai ter de fazer golos!! Tal como o Gelson, se/quando entrar.
Mas sim, concordo que ao Adrien falta mandar umas bujardas a la Lampard, e que esse é o grande defeito do William.
16 Setembro, 2015 at 12:35
Isso concordo! Falta capacidade de remate de fora da área…
Mas nem o Gauld nem o Geraldes têm…o Adien tem alguma e o unico médio que tem efectivamente é o Aquilani! Mas não esperem ver isso acontecer muito porque o JJ não é grande apreciador dessa forma de marcar golos…ele prefere que se procure finalizações fáceis dos avançados do que se remate de fora da área…
De resto Carrillo, Ruiz, Mané ou Gelson podem não fazer muitos golos se derem muitos golos a marcar aos avançados, que é o que acontece com o Gaitan…não faz muitos golos mas dá muitos golos aos avançados ou ao extremo contrário! Mas eu até acho que o Ruiz, o Carrillo e o Mané até são gajos que têm golo….
16 Setembro, 2015 at 13:08
Nem falo de remates fora da área.
Vocês já repararam na quantidade de vezes que o João Mário aparece à frente do guarda-redes? E já viram quantas vezes falha?
É disso que falo!
Não é verdade que, com Jesus, os médios não entrem na área, em zonas de finalização. Simplesmente, os jogadores que têm jogado, não são competentes no capítulo da finalização.
16 Setembro, 2015 at 13:20
Pizzi: 4 (31 jogos época 14/15)
Enzo Perez: 4 (47 jogos época 12/13) + 5 (47 jogos época 13/14) + 1 (20 jogos, meia época 14/15)
Witsel: 5 (49 jogos época 11/12)
Isto significa que o JJ procura muito mais do que capacidade finalizadora…e é nesse muito mais que encontrarás a diferença entre o Gauld e o João Mário! Inteligência, gestão do jogo, capacidade táctica, capacidade de variar o flanco ou rasgar o passe, capacidade de segurar o jogo, mobilidade….
E nós estamos a compara Gauld na B com o que faz o João Mário na A contra equipas a sério…o treinador comparou-os nos treinos entre eles….
16 Setembro, 2015 at 15:11
Eu não tenho números, mas lembro-me do Maxi (lateral direito!!) aparecer várias vezes a finalizar jogadas.
Por isso… o Esgaio e o JP que se façam à vida.
16 Setembro, 2015 at 14:58
Por vezes o problema nem é falhar, é a forma como se falha.
A forma como JMário rematou no passado domingo é ridicula…nem tentou desviar a bola do GR. Nem um Juvenil faria aquilo. Lembro-me de outro lance, o ano passado em Wolfsburgo que de cabeça na pequena área nem acertou na baliza. E depois fica sempre com aquela cara de (desculpema expressão) conas, como se estivesse numa peladinha entre amigos.
Penso que foi Fernando Mendes que num programa recente disse que os jogadores da formação estavam habituados a muitos “mimos” e de tudo lhes ser desculpado…e que JJ iria mudar um pouco essa atitude. Pois bem, acho que está aencontrado o primeiro “cliente”.
São estes pormenores que fazem um jogador, e equipas vencedoras.
16 Setembro, 2015 at 12:16
O que nos falta no último terço é mesmo criatividade e bom poder de decisão. A coisa melhorava com com Ruiz e Teo na frente. Eu não percebo como é que Gauld ou geraldes não estão sempre pelo menos no banco da A. É que com aquelas qualidades não temos mais nenhum. Digo eu.
16 Setembro, 2015 at 12:19
Dizes tu e muito bem.
Eu até acho que em vez de termos 2 extremos no banco (Gelson + Mané), fazia mais sentido ter apenas um e ter Gauld. É que quando JJ mexe no meio campo, parece que ficamos sempre a jogar pior.
16 Setembro, 2015 at 12:17
Anseio pelo dia em que Gauld e Slavchev joguem no meio-campo do Sporting.
off: William e Éwerton integraram treino matinal
16 Setembro, 2015 at 12:21
que grande grande off 🙂
16 Setembro, 2015 at 12:41
Queres um conselho?! Saí do andai-me….e senta-se no chão…se nãoo ainda dás um tombo de cansaço se fores anseando de pé do andaime…
16 Setembro, 2015 at 14:03
És búlgaro ou parecido? Longe de ser um Eça de Queirós, mas foda-se, tu assassinas o português.
16 Setembro, 2015 at 12:21
O que vai acontecer a estes talentosos jovens neste novo Sporting?
Xico, Gauld, Rafael Barbosa, Chaby… Todos têm muito mais capacidade goleadora que os actuais, porque todos se habituaram a jogar como 10 puro.
Terá Jesus espaço para eles? Basta perceber o que aconteceu com Bernardo, um jogador fora de série que, por não ter posição em campo, foi dispensado pelo nosso actual treinador.
16 Setembro, 2015 at 12:25
Bernardo e Gauld têm semelhanças. Ambos podem ser 10 ou alas mas Gauld pode ainda ser 8, ao contrário do Bernardo.
16 Setembro, 2015 at 12:38
E Gauld será melhor nas alas que Bernardo, na minha opinião. Com 10, Bernardo é mais craque.
Mas um oito chamado Ryan será sempre um risco que não vejo JJ cometer.
Já Xico e os outros que referi, poderão sempre actuar na posição de Teo/Jonas com qualidade.
16 Setembro, 2015 at 13:11
Vejo Gauld fazer com eficácia idêntica o que tem feito o João Mário.
Geraldes precisa de mais tempo e concordo que terá de se enquadrar como segundo avançado.
16 Setembro, 2015 at 12:25
Sinceramente gostava de estar numa mesa redonda, com MS e JJ e que me explicassem o porquê de Gauld não ser ainda uma opção da equipa A:
– Se é por questões fisicas? Então o pq de Amartins.
– Se é por n ter ainda “estofo” de A? Os poucos jogos que fez, demonstraram o contrário.
– Se é falta de intensidade? Então o porquê de JMário.
– Se é uma questão linguistica? Sai á noite?! Treina mal?!
Digam-me o porquê do 2º jogador mais caro do mandato de Bruno de Carvalho não ser opção para a equipa A, quando para mim, nos poucos jogos que fez, mostrou estar 2 passos à frente de muita gente. Era só isto!
16 Setembro, 2015 at 12:31
sem dúvida.
Gauld depois do que vi o ano transacto, tinha lugar de destaque na A. Mesmo que o banco fosse numa 1ª fase, desconfio que o rapaz se iria destacar com uma ou outra entrada a jogar a nº10
16 Setembro, 2015 at 12:32
+1
16 Setembro, 2015 at 13:12
Eu também gostava.
16 Setembro, 2015 at 16:47
Boas questões jonny!
16 Setembro, 2015 at 12:29
Ainda espero ver o Mauro Riquicho como titular este ano. Antes de um Geraldes ou Gauld, até.
Por falar emm Geraldes…
O Mica foi emprestado, está a dar-se bem, certo? É dos poucos que tem jogado sempre. Sempre me pareceu um defesa certinho… encosta o geraldes (o andre) a um canto. Posso ser enganado pelos jogos que vi, talvez o rapaz engatasse umas boas jogas quando sabia que eu o estava a ver, mas sempre foi daqueles que me parecia ter qualidade para, no mínimo, ser “suplente”.
16 Setembro, 2015 at 12:32
André Geraldes e Mica são jogadores do mesmo estilo. Certinhos, mas pouco mais do que isso.
E são ambos totalistas nos empréstimos em que se encontram.
16 Setembro, 2015 at 12:40
Eu não acho o Geraldes certinho. Acho que é mais certinho que dê barraca.
Para ser honesto, nunca vi o Mica jogar contra adversários “a doer”, por isso posso ter uma ideia demasiado romantizada das suas reais capacidades.
16 Setembro, 2015 at 13:16
Tendo em conta que ‘ser certinho’ não é suficiente para jogar no Sporting, acho que estaremos de acordo se nenhum dos dois servir 😉
16 Setembro, 2015 at 15:00
Tomara nós que qq um dos nossos defesas fosse apenas isso…”certinho”.
16 Setembro, 2015 at 12:32
Bons dias, Caros Tasqueiros.
A questão do GAG só pode ser colocada porque, efectivamente, os dois médios “centro” titulares do SCP não são rematadores. Um porque não tem jeito para isso (João Mário); o outro por estar a jogar numa posição em que dificilmente chega à área adversária. O Aquilani, durante os 60 minutos que consegue correr, também normalmente está algo afastado da área.
A situação não vai melhorar com o regresso do William, que não é um bom rematador.
Concordo com o Caro Tasqueiro que referiu que, no esquema táctico do treinador, não é exigido que os médios centro tenham muito “peso” no “ataque à baliza”. Mas, naturalmente, seria útil poder causar mais perigo através dos jogadores dessas posições.
Não vejo é que Gauld, Geraldes ou Matheus tenham quaisquer minutos este ano.
SL
16 Setembro, 2015 at 12:34
Isto mesmo GAG.
16 Setembro, 2015 at 12:41
Não discordando totalmente do post do GAG, acho que para Jorge Jesus mais importante do que as caracteristicas táticas dos jogadores é a sua dinâmica. E apesar de reconhecer que temos muitos medios com caracteristicas + defensivas que ofensivas (a isso se deve a ausencia de William) como Adrien, Aquilani ou até João Mário, creio que Jesus exige muita rotatividade, velocidade e desdobramento em várias posições no terrreno. daí a titularidade de João Mario ou Ruiz.
Continuo a dizer: ainda é cedo para Geraldes e Gauld. Mais importante é o regresso de William que vai poder libertar João Mário ou Aquilani para funções de construção e criatividade ofensivas. Para isso, também contribuirá (e muito) o trabalho dos extremos.
Acreditem: muitos dos nossos problemas (defensivos e ofensivos) será acima de tudo resolvido não com a inclusão de Gaulds, Geraldes ou Slavchevs, mas com o regresso do nosso Sir. A partir daí vamos ver a real valia criativa de jogadores como Aquilani, João Mário, ou Ruiz e, quiçá, até de Adrien.
16 Setembro, 2015 at 13:19
Também não discordo do que dizes.
William é fundamental e aumentará a capacidade da equipa, tanto defensivamente como ofensivamente mas isso não invalida que Gauld possa fazer de João Mário, de quando em vez, nas segundas partes.
16 Setembro, 2015 at 12:45
A questão é: o que fazer Adrien e João Mário que não podem fazer Adrien e Gauld?
Vejo Gauld concretizar metade das oportunidades que João Mário falha.
E não, não estou a descartar João Mário, de quem gosto muito. Apenas acho que Gauld deveria estar em processo de integração na equipa principal e se, no ano passado, treinava sempre com os A’s, duvido que isso aconteça agora.
Temo que estagne ou regrida nesta situação.
16 Setembro, 2015 at 12:54
Fezlimente temos as boas dores de cabeça para o treinador. E porque não conciliar os dois? Penso que Gauld no modelo de JJ é o extremo que vem para dentro ou seja concorre para o lugar de Ruiz. Gauld é o homem do último passe, o jogador que deixa o companheiro na cara do golo. João Mário é um transportador nato, um temporizador, um jogador que retém quando tem de o fazer e passa quando tem de passar. O problema está: Mané parece ser o substituto de Ruiz e Gelson o substituto de Carrillo.
Concordo que Jesus e o Presidente têm de aproveitar o escocês, não se pode abdicar assim de um talento.
16 Setembro, 2015 at 13:05
Não não desgosto do Gauld…acho que é um belíssimo jogador…mas acho que dificilmente será jogador no Sporting porque acho as alternativas melhores! O João Mário é muito mais forte fisicamente, tacticamente muito mais evoluído, tem uns pés extraordinário, tem tudo para ser um 8 de nível mundial! Acho que a comparação com o João Mário para 8 o Gauld nem se aproxima! O Adrien tem experiência, é um líder e um capitão que faz muita falta! Depois volto a dizer…mesmo na B gosto mais do Matheus para extremo, para 8 gosto mais do Geraldes…por isso nem dos que estão na B acho que sejam os mais próximos de subir…mas vamos ver! Tem a palavra o mestre e o que ele escolher para mim está certo, que ele sabe mais disto a dormir que eu acordado e tem o cinco vez mais informação que eu…
16 Setembro, 2015 at 13:22
Concordo que Gauld tem capacidade e características para partir da ala mas, a verdade, é que tem jogado sempre no meio…e bem!
Utilizá-lo na ala era inclusive uma forma de o proteger mais, tendo em vista a sua rápida integração e evolução num patamar competitivo superior.
16 Setembro, 2015 at 12:47
Off topic, o Carrilho renova ou não? O frenesim dos pasquins e paineleiros a propósito desse assunto já incomoda (e apenas vejo as capas, no sapo), e sinceramente, começo a achar que há influências externas muito fortes a impedir a conclusão da renovação. Há alguém a jogar dinheiro para cima do jogador e/ou empresário, para o desviar para um dos rivais, e com isso explorar até ao nojo mais uma derrota de BdC.
16 Setembro, 2015 at 14:45
Mais um derrota de BdC? Que outras derrotas teve ele?
16 Setembro, 2015 at 16:51
Tens uma receita de arroz no post anterior….
16 Setembro, 2015 at 13:01
Acho que temos um problema, ninguém arrisca marcar golos fora da área. Contra equipas fechadas continuam a tentar levar a bola ate a pequena área.
16 Setembro, 2015 at 13:06
Isso é o estilo JJ….poucos remates de fora da área, combinações até a finalização ser o mais fácil possível…vai ser sempre assim!
Bem vistas as coisas…com equipas mais fechadas mais sentido isso faz…se não é apenas tiro ao boneco…
16 Setembro, 2015 at 13:16
Não acho, ele no Carnide tinha sempre quem fazia remates fora da área, di maria, matic, enzo, gaitan, oscar cardoso, lima as vezes, e ate o talisca.
16 Setembro, 2015 at 13:17
Já para não falar do caceteiro maxi.
16 Setembro, 2015 at 13:24
Se calhar era de eu ver pouco mas não tenho a ideia dos lampiões fazerem muitos remates de fora da área…bem pelo contrário…
Quer dizer…rematavam…não estou a dizer que nunca o faziam…mas era pouco…é esta a ideia que tenho…que o modelo e a forma de trabalhar do JJ privilegia a busca constante pela finalização mais simples possível….
16 Setembro, 2015 at 13:15
olhem o regresso dos nossos verdadeiros reforços! 🙂
http://www.record.xl.pt/multimedia/fotos/detalhe/a-correr-para-o-sucesso-na-liga-europa-975213.html
(foto 8)
16 Setembro, 2015 at 14:46
Não clico em Rascords.. nem tu devias..
16 Setembro, 2015 at 14:51
parabéns à prima.
16 Setembro, 2015 at 13:22
É por causa do puto Gauld que eu gostava de um programa na Sporting TV na onda da hora do Presidente mas com JJ, uma hora em que uma série de sócios faz as suas perguntas ao mestre. Para além de informativo/educativo, aumentaria o nivel de identificação entre sócios e equipa técnica.
16 Setembro, 2015 at 13:25
+1!
16 Setembro, 2015 at 14:50
+1
16 Setembro, 2015 at 13:25
Todos gostavamos de perguntar ao JJ o que acha do Gauld o porque não o acha preparado.
16 Setembro, 2015 at 13:28
Choca-me como não houve ainda um jornaleiro que não fizesse essa pergunta, tanta pergunta da treta e uma pergunta mais do que apropriada para se fazer a um treinador e nada…
16 Setembro, 2015 at 13:29
*duplo negativo é que não 😉
16 Setembro, 2015 at 13:33
Era preciso sair dos temas que o patrão lhes paga para repisarem…
O interesse desse programa era discutir coisas que realmente interessam aos adeptos do Sporting…
16 Setembro, 2015 at 13:32
Ainda por cima até acho que o JJ ia curtir um programa destes….ele e um jornalista “amigo” que faz as perguntas para ele dar lições a “leigos”!
Mas para isso tínhamos de deixar de passar Britney Spears e tops de musicas, de deixar de saber como é que alguém supostamente interessante mas que ninguém sabe quem é se tornou do Sporting, deixar de passar mil repetições do mesmo jogo e cenas assim…era chato…
Aliás extensível a todas as modalidades…e a treinadores, dirigentes e jogadores…não era todas as semanas JJ….
16 Setembro, 2015 at 13:36
Concordo com a ideia de que JJ até iria gostar, e sim, sem dúvida que alargar às modalidades seria excelente.
Quando estivermos a festejar o Campeonato nacional em Maio, não dispenso um programa assim, os sócios a entrevistar o treinador Campeão. Análise da época em que os sócios confrontam as suas memórias de um ano de conquista, com as ideias do treinador. Seria de antologia.
16 Setembro, 2015 at 13:44
Se o problema são golos…a solução é o Mané! Jogando 4 jogadores perto da baliza a responsabilidade recai mais sobre eles e neste momento o maior “culpado” é o Ruiz! Mas claramente não temos jogadores que rematem bem de fora da área (tirando o Montero, Adrien é o que está melhor posicionado mas jogando a 6 fica mais difícil).
Ultimamente tem se falado muito na (falta de) capacidade de finalização do J. Mário mas acho que têm exagerado…é um médio-centro\8 que tem sido adaptado e por isso essa lacuna acentua-se mas no ano passado marcou tantos ou mais golos que o Carrillo…
16 Setembro, 2015 at 13:47
Se a opção for remates de fora da área temos o Aquilani, o Ruiz e o Carrillo…todos eles rematam muito bem de fora da área! O Adrien remata benzinho e o João Mário tem dias (se trabalhar bem é daqueles que pode chegar a um nível interessante de remate de fora da área…)! A minha maior duvida é se o JJ quer isso…e eu acho que não…
16 Setembro, 2015 at 14:11
Jesus é obcecado pelo futebol do Barcelona. Se João Mário, em vez de finalizar aquele lance em Vila do Conde, tivesse dado um toque para o lado onde estava o Mané tinha garantido a titularidade para o resto do ano. Como não o fez, levou nas orelhas. Este é o tipo de pormenores que Jesus faz questão de trabalhar e exigir perfeição…
16 Setembro, 2015 at 14:32
O JM devia ter tido um pensamento relâmpago à Totti 🙂
Antes da bola lhe chegar ao pé já a estava a picar por cima do keeper adiantado.
16 Setembro, 2015 at 14:39
O Totti nunca precisou de pensar um chapéu. A própria bola levantava sozinha quando chegava ao pé do mágico. Chapéus há muitos. Mas com Totti ainda há mais…
16 Setembro, 2015 at 16:12
🙂
16 Setembro, 2015 at 15:11
Por isso, Sá, é que eu tenho o feeling (só para não dizer 99% de certeza) que, quando o WIlliam voltar o JM já era. A curto prazo vais ver 3 saídas da equipa titular (Naldo, João Mário e Ruiz) e 3 entradas (Ewerton, William e Mané).
16 Setembro, 2015 at 15:22
Ponho 5€ nisso!!
16 Setembro, 2015 at 15:12
Ah podes crer…o grande Nelson Oliveira fodeu-se com o Jesus por em Chelsea nao ter passado a bola para golo certo do Djalo , rematando ele! Perderam assim a eliminatória, mas o Nelson nunca mais calçou c o gajo!
16 Setembro, 2015 at 15:19
Desculpa a correcção, mas se era o Djaló a rematar não podemos dizer que fosse um golo certo, é uma questão de lógica.
16 Setembro, 2015 at 19:33
😀 Olha que o Djaló de verde e branco já marcou golos importantes…
16 Setembro, 2015 at 15:29
“(…) golo certo do Djalo (…)”
Eu não teria tanta certeza assim
16 Setembro, 2015 at 13:44
Um puto não precisa jogar sempre para melhorar … Precisa é de jogar de vez em quando ao mais alto nível e estar no banco para perceber, ouvir e ver o que o treinador pretende.
A equipa B é pequena demais para Matheus, Gauld, Geraldes … Não há volta a dar. Estes meninos precisam começar a ganhar calo.
Oriental !? Leixões !? Não me fodam …
16 Setembro, 2015 at 13:54
Eu teria gostado de ver Gauld emprestado esta epoca a um clube de primeira.
16 Setembro, 2015 at 14:21
Boa tarde.
Felizmente discute-se qualidade. Qualidade nunca é demais, mas passámos aqui tanto a discutir falta de opções, agora já podemos falar do oposto.
O Mister percebe mais de bola a dormir que nós acordados. Acabamos por ter a nossa opinião com base em diversos fatores, mas na realidade somos os que se chama “treinador de bancada”.
Disse aqui o GAG que o Mané com menos jogos é capaz de marcar mais que o Carrillo. Veradade. O Peruano nunca foi grande finalizador, mas neste momento é o nosso joker no ataque, fortíssimo no um x um, rei das assistências e cada vez melhor nos processos defensivos. Veremos como acaba a novela.
Não me parece que o Mister seja grande fã da juventude tendo em conta a nossa realidade. Isto parece uma contradição, porque o nosso ADN “obriga” ao contrário. O que quero dizer com isto é que a urgência em ganhar far-se-á com mais experiência em detrimento de apostas nos miudos.
Ok, Gelson está no plantel e Mané tem tido muitos minutos.
Mas olhando para a B, parece-me que estão em rodagem para o próximo ano. E aqui, penso sinceramente que alguns podiam estar na primeira liga emprestados, mesmo que a equipa B acabasse em 10º…
Olho para um Riquicho e gostava de uma oportunidade.
Olha para um Domingos Duarte e vejo o futuro. E ainda há um Tobias primeiro. Lá está… tanta qualidade.
Olho para um Geraldes, que não pede licença para chutar de longe. É um “moutinho” em bom. Olha para um Gauld em que deposito grande esperança.
Olho para um Matheus e vejo (tal como Gelson) uma daquelas vendas de muitos milhões, depois de campeões em Portugal.
Ou seja, gostava de os ver (como tanto pedi no ano passado minutos para o Wally, Gauld, etc) na equipa A, mesmo que a espaços. Isso prejudica o tempo de jogo para o seu crescimento, já que na B fazem jogos completos? Não sei.
William volta e vai ser uma diferença abismal no meio campo, Ewerton estando bom senta Naldo. Não me parece que o mister se preocupe muito com a meia distância qd temos 2 avançados e medios-ala que flectem para o meio (os laterais sim, são extremos). O que ele deve querer é poder de fogo nas bolas paradas e William tem demelhorar muito neste aspecto porque é alto.
PS: Gelson, Matheus, Gauld, Mané… Cervi who?
16 Setembro, 2015 at 14:32
Esse tem sido um problema nos últimos anos. Descontando Adrien, que marca de pênalti, não temos médios com golo. Olhando para o plantel, acho que Aquilini é o médio com mais golo. Mas não pode estar muito preso a tarefas defensivas. Talvez jogar com William atrás ajude.
Tenho visto alguma coisa do Geraldes, tem potencial mas acho que ainda é cedo.
O Gauld tem um bom remate e técnica, mas acho que lhe falta qualquer coisa.
Para aquilo que pagámos, já devia estar um nível acima, parece-me.
E já que falamos de golo, para quando um central que MARQUE GOLOS?!?
O Tobias a titular garante tantos golos como Slimani!
16 Setembro, 2015 at 14:54
Também garante 4 ou 5 expulsões escusadas por época.
Tobias tem tudo para se tornar um grande central. E pode aprender bastante com Jesus que conseguiu tornar centrais como Luisão ou Jardel em jogadores muito competentes para essa posição.
16 Setembro, 2015 at 15:28
se esse for o único motivo para não jogar, eu arriscava. só aprende jogando.
o jogo de cabeça dele garante golos e pontos!
16 Setembro, 2015 at 14:33
Off triste, descanse em paz: http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/gaucho-da-copa-morre-aos-60-anos-em-porto-alegre-147494.html
Este senhor é a imagem daquilo que um fã do futebol deveria ser, se fosse Português era Sportinguista, de certeza.
16 Setembro, 2015 at 14:39
O Francisco Geraldes é um craque. Perdão… é um CRAQUE!
C-R-A-Q-U-E!!!
Talvez o jogador mais consistente entre os actuais.
16 Setembro, 2015 at 14:55
By Pina:
“Só há duas hipóteses e são muito simples.
1. O Sporting aceita pagar o que Carrillo pede e assina-se já a renovação. Carrillo mostra que é sério. Simples!
2.Se mesmo assim não quiser renovar é porque é um bandalho. E como é um bandalho terá de ser tratado como um bandalho. Simples!
Já não acredito em ídolos. Isso era antigamente. Agora só há Sporting Clube de Portugal.
PS: Eu como adepto do grande Sporting Clube de Portugal não pago para ver bandalhos a jogar com a nossa camisola. Que este assunto se resolva imediatamente.
SL”
16 Setembro, 2015 at 15:03
Peço desculpa, mas vou repetir o que escrevi no outro post…
Esta questão do Carrilo está-me a enervar…
1) porque nunca mais se resolve e já devia estar resolvida (de uma forma ou de outra);
2) porque me parece existir claramente má fé e que já haverá compromisso assumido com outro clube.
3) porque está a ser um foco de enorme DIVISÃO. Entre nós adeptos (como se vê aqui, quanto ao que pensamos do caso, quem responsabilizamos e que atitude devemos tomar se se mantiver – como vai manter – a questão da não renovação) mas também e potencialmente entre a Direcção e o treinador e ainda eventualmente dentro do próprio plantel (e que também pode acontecer se renovarmos por números astronómicos…)
E atenção que os nossos adversários e os Joões desta vida (para ir ao tema do post) já repararam no potencial de divisão interna que este tema pode provocar.
Por mim, apoiarei a decisão da Direcção, seja ela qual for, mesmo que decidam manter o jogador na equipa (para mim a pior decisão, como já expliquei em outras alturas)….
Por tudo isto, por mim quero bem que te lixes Carrilo se não renovas por estes dias. Estás a prejudicar demasiado o nosso clube…
16 Setembro, 2015 at 15:07
Heranças do Gnomo filho da puta, vendeu % dos passes a toda a gente.
16 Setembro, 2015 at 15:20
Muito mal estaríamos nós se carrillo fosse um motivo de divisão!! Procupa-me mais o facto de sofremos golos todos os jogos que a renovação do peruano (n me esqueço dos 3 anos de turismo que esse menino fez com a nossa camisola vestida).
Tenham calma!
16 Setembro, 2015 at 15:50
Pois não devia ser, mas parece que está… É bom que não o seja mesmo!
16 Setembro, 2015 at 16:07
Por mim, estou tranquilo.
Nunca fui muito apreciador de carrillo…inclusive afirmei aqui a seguir ao jogo da taça (senão estou em erro) qq coisa como “…que não se gaste mais €€ nesse jogador”.
É certo que este ano tem-se exibido num nivel superior e um dos melhores, mas fico sempre com a sensação que é um dos que desliga mais facilmente. E quano olho para o banco e vejo Gelson e Mané, pergunto-me….qual o medo??
16 Setembro, 2015 at 16:11
Se formos comparar o “liga/desliga” entre Carrillo e Gelson, por exemplo… Carrillo passava as tardes do fim de semana a limpar aquela merda de rastas que agora carrega.
16 Setembro, 2015 at 15:05
Disse tudo.
16 Setembro, 2015 at 15:09
Grande Pina! é mesmo isso. assino e subscrevo a 100%. é precisamente aquilo que ando há dias a dizer: se o Carrillo pediu X e o Sporting lha paga e ele não aceita é um BANDALHO DESONROSO SEM PALAVRA. O Sporting Clube de Portugal não precisa de BANDALHOS SEM PALAVRA DE HONRA, precisa de HOMENS.
16 Setembro, 2015 at 15:36
ISSO! Há uns posts atrás, referi que este dossier da renovação do Carrillo, nunca me pareceu estar dependente das propostas do Sporting ou das contrapropostas do jogador, pois ele nunca as iria aceitar por já haver “outros interesses envolvidos”. Parece agora que se confirma.
A ser assim, com contornos de má fé, disfarçados com as tais (banais) juras de estar muito bem no clube, a bem do clube e para exemplo, não calçaria mais!
16 Setembro, 2015 at 15:39
Obviamente…
Já bastou sujar o nome do SCP durante anos com gente que… enfim.
Agora, era o que faltava andar a baixar-nos por causa dum caramelo que anda aqui vai para 5 anos e nem o idioma do país onde trabalha sabe.
TAFODER CARRILLO!
16 Setembro, 2015 at 15:07
o xico geraldes é uma certeza já, concordo como é possivel não ter sido convocado para o mundial..enfim. futuro passa por wally-geraldes-gauld-joao mario-william.
16 Setembro, 2015 at 15:09
OFF: Mais uma aldrabice do Carnide desmascarada:
http://oartistadodia.blogspot.pt/2015/09/estes-sao-os-milhares-que-so-mitomanos.html
16 Setembro, 2015 at 15:46
A seguir à Tasca é o blog que mais admiro.
16 Setembro, 2015 at 20:22
Antes de ler … era número que ia dizer… para ai uns 16.000.
São uns 14 milhões de artistas 🙂
16 Setembro, 2015 at 15:19
Caguei pro Carrillo. Renova se/quando renovar.
Enquanto for útil desportivamente, vai jogando.
Ponto.
o Joao Mario precisa de um par. Daquilo que acompanha a alface na salada. Tratamento de secador. Libertar o fdp que há dentro dele.
Gauld? Era bom, era… já se falou aqui tanto disso, que sabe a requentado. E arroz já foi ao pequeno-almoço.
16 Setembro, 2015 at 15:30
Eu espero que a INFLEXIBILIDADE TÁTICA do JJ não nos venha a custar uma excelente fornada que está a sair e a estalar.
Chaby, Geraldes, Gauld, Rafael Barbosa, Matheus, Podence, Iuri, Ponde, Gelson (esperemos que a lesão não lhe tenha tolhido a evolução e condicionado definitivamente a carreira).
Vejamos uma coisa: O cervi até pode ser um excelente jogador (as imagens levam a tirar essa “conclusão”) para a idade que tem e dentro do contexto do futebol argentino.
Agora, olhando para a fisionomia do rapaz… Faz algum sentido JJ não olhar para a o que sai da Academia e perceber o valor de tanto miúdo que ai anda???
EH pá, oh J… Não me fodas… tens muito por onde trabalhar. Para bem do Sporting!!!
16 Setembro, 2015 at 15:36
Faltou-me o Wallyson, claro…
16 Setembro, 2015 at 15:35
Gauld e Geraldes são dois talentos entre três elementos da equipa B que na minha opinião estão mais próximos da A. O 3º é o M Pereira.
Falta-lhe contudo evoluir no aspecto físico e noutras dimensões do jogo para além das capacidades técnicas. Gauld e Geraldes tem coisas em comum mas também diferenças. Não são extremos e são tecnicamente muito dotados e inteligentes. Gauld parece ter uma melhor compreensão táctica do jogo e é muito solidário , forte a defender ( quem diria ? ) e dá uma grande fluidez ao jogo ao jogar de primeira descobrindo sempre boas linhas de passe. Geraldes tem muitas destas características, porventura menos apuradas, mas parece-me superior na capacidade de remate, sobretudo de meia distância e com os dois pés. Aos 20 anos frequenta o ensino universitário o que revela um traço de personalidade importante.
Claro que podiam ir entrando aos poucos na A, mas precisam muito de competição e não de banco. Ao que se diz estão a cumprir programas de reforço físico e convém levarem-no até ao fim.
16 Setembro, 2015 at 15:46
O Matheus a continuar a jogar como tem jogado não tarda estará no plantel principal,disso não tenho duvidas,dos que jogam na B é o que está na linha da frente.Mais ritmo,melhor sentido e posicionamento táctico e será inevitável.
16 Setembro, 2015 at 15:49
Gostava mesmo de ver o Gauld a desempenhar a posição de extremo direito, o puto encaixa que nem uma luva!
O Xico é jogador certo para o lugar o Teo, bom com bola, bom sem bola, bom nas tabelas e bom a finalizar. Fica a faltar pulmão para o jogo inteiro, vai lá chegar!
16 Setembro, 2015 at 15:58
já está disponível a liga Fantasy – quem quiser pode adicionar
8007324
16 Setembro, 2015 at 19:45
Da Champions League? Depois da forma como empurraram o Sporting não contem comigo… (e gosto muito deste tipo de jogos…talvez o da Liga Europa).
16 Setembro, 2015 at 15:59
Gauld é para jogar na Ala a fazer o trabalho que Ruiz faz, o “problema” é que as vagas estão ocupadas, Carrillo, Mané, Gelson e Ruiz, se um destes sair poderemos ver Gauld ou Matheus na 1ª equipa.
Além de ter estes à frente, a complexão física de Gauld é frágil, o que não ajuda, se ele ganhar mais corpo passa a ser opção de caras.
Em relação a Geraldes vejo-o a jogar no miolo, mas também precisa de ganhar mais corpo, JJ gosta de monstros do meio campo, jogadores possantes e que consigam correr metros com passada larga, William na posição 6, para a posição 8, Adrien não tem o transporte de bola que JJ gosta, tem a raça e determinação que gosta, creio que João Mário pode passar à frente de Adrien nas escolhas.
Gauld é um jogador que provavelmente não o veremos a jogar a 8 devido à fragilidade física do jogador, no sistema de JJ, com 2 médios, é preciso jogadores para queimar metros com passada larga e Gauld não é um jogador desses.
16 Setembro, 2015 at 16:00
Algum streaming disponível para acompanhar o SCP B?
16 Setembro, 2015 at 16:02
+1
16 Setembro, 2015 at 16:03
O http://svpn.blogspot.pt/p/sporting-tv.html parece que foi bloqueado… e o SCP Visto Por Nós
16 Setembro, 2015 at 16:12
Stream Por favor!?
Esta coisa de não ter Sporting TV na emigração é um castigo
16 Setembro, 2015 at 16:27
http://firstrowge.eu/watch/371053/1/watch-sporting-cp-b-vs-leixoes-sc.html
16 Setembro, 2015 at 16:07
Golo Sambinha!
Alguem sabe pelo menos a equipa titular?
16 Setembro, 2015 at 16:10
https://twitter.com/Sporting_CP
16 Setembro, 2015 at 16:14
11: Pedro Silva, Riquicho, Samba, Domingos Duarte, Ruben Ribeiro, Fokobo, Gauld, Barbosa, Podence, Matheus e Ponde