Ter médios com capacidade de chegar à frente a marcar golos é algo que nos faz falta. William, Adrien, André Martins, Aquilani e João Mário não parecem ter essa apetência e, de todos, só João Mário marcou em lances de bola corrida esta temporada (1 golo ao Tondela).
Nos lances de bola corrida, dois terços dos golos foram concretizados por Teo e Slimani, os pontas-de-lança e, num modelo de jogo que privilegia as trocas constantes de posição e chegada a zonas adiantadas com muitos jogadores, parecem-me poucos os golos apontados pelos restantes jogadores. Apenas Carrillo, Mané e João Mário (uma vez cada) facturaram em lances de ataque organizado ou contra ataque. A equipa parece demasiado dependente dos ‘finalizadores’ e os médios revelam demasiadas lacunas na hora de visar a baliza (João Mário talvez seja o expoente máximo dos golos falhados).
Na minha opinião, mais do que o modelo de jogo, são as características dos médios que não dão para muito mais e, por isso, anseio pelas Taças para perceber se Jorge Jesus tem a audácia de experimentar algo novo. É notório que a equipa B não joga exactamente da mesma forma que a equipa principal ou, se joga, é óbvio que os jogadores têm características muito diferentes.
Salvando-se as diferenças de exigência dos dois contextos, não deixa de ser verdade que se consideram os adequados aos estadios evolutivos dos jogadores, pelo que vou deixar todos em pé de igualdade.
Claro que a equipa B não tem finalizadores como a equipa principal, daí que eu ache que o sistema utilizado seja ainda um 4-3-3, com Francisco Geraldes a ser um ’10 puro’ em vez do tal ‘9 e meio’ que tem sido Teo Gutierrez na equipa principal mas não posso ignorar o facto de mais de dois terços dos golos da equipa B serem marcados pelos médios, em lances de bola corrida. Francisco Geraldes e Ryan Gauld já marcaram por duas vezes e Zezinho fez o gosto ao pé uma vez. Aqui estão cinco dos sete golos dos nossos B’s na 2ª Liga.
São médios como Gauld e Geraldes que fazem falta na equipa principal, principalmente Gauld, por ser mais versátil e entender melhor os momentos defensivos. Jogadores que não tremem com o guarda-redes adversário pela frente e atiram a contar.
Espero que Jorge Jesus dê a ambos a oportunidade de jogar e mostrar o que valem, mesmo que tenha de ser na Taça da Liga. A resistência tenderá a ser menor quando se verificar que, no nível superior o rendimento de ambos tenderá a ser ainda melhor.
ESCRITO POR grandeartistaegoleador
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
16 Setembro, 2015 at 17:54
Atenção que daqui a poucos minutos começa a conferência de imprensa de Jorge Jesus, em antevisão ao jogo com o Lokomotiv.
16 Setembro, 2015 at 17:59
Já se está mesmo a ver quais vão ser todas as perguntas da CS …. Carrillo!
16 Setembro, 2015 at 18:02
O JJ só tinha de dizer:
“Eh pá, eu não estare a almoçare com o Carrille… Eu ia a passar à frente do Rites e olhei para o buffet… tava com larica e entrei… cal é o problema???”
16 Setembro, 2015 at 19:27
Acho um bocado ridículo isto de partir pernas impunemente. No mínimo um jogador q parte uma perna a outro Tem q ser expulso. Só árbitros humanamente autistas aceitam um encolher de ombros ou um “foi sem intenção” como escapatória.
16 Setembro, 2015 at 19:28
Gostava que se levassem alguns atletas da B para o banco em determinados jogos e lhe fossem dadas oportunidades constante os resultados…
A motivação é essencial.
17 Setembro, 2015 at 11:03
Estamos todos de acordo: Geraldes e Gauld são para manter e acarinhar. Ainda vão ser muito úteis.
17 Setembro, 2015 at 11:35
O André Martins, com jogos nas pernas, vale mais que Bryan Ruiz sem férias no corpo.
O Francisco Geraldes, vale mais às Quartas e Sábados que o Aquilani aos Domingos e Segundas.
O Ryan Gauld vale mais neste momento que o João Mário que, não está a jogar nada.
O Tobias Figueiredo com o Paulo Oliveira é preferível ao Paulo Oliveira com o Naldo.
O Carrillo já devia estar, “de borla” no Manchester United, reservando-se o Sporting 40% de uma futura transferência.
Gelson Martins não está a mais e falta-nos Mané o tempo todo.
Teo Gutierres devia fazer uma cura de emagrecimento e ceder o lugar a Montero que vale mais que ele.
Um 4x3x3 é preferível a um 4x4x2 porque a equipe está rotinada há 3 anos nesse sistema de jogo.
Isto é, a equipe do ano passado com centrais como deve ser em vez de Sarr e o outro taco de pia que foi para Itália seria mais eficaz que a deste ano pondo os novos jogadores no banco para garantir que Adrien chegasse ao fim da época com fulgor, Montero com 20 golos no bucho, Slimani em tratamento à mínima lesão e que Jefferson voltasse a ser um lateral ofensivo, em vez do ala defensivo em que Jesus o quer transformar. Deste modo, teremos Jefferson na primeira volta e um gajo estoirado, na segunda.
JJ, que se fartou de gozar à custa de Rui Vitória na Supertaça, com razão, devia olhar para o que fez com Rui Vitória que, manipulou a ponto de o fazer mudar as coisas, mantendo, consequentemente, aquilo de bom que havia na equipe do Sporting e no seu sistema de jogo.
JJ quer ser campeão com o seu sistema usando para o efeito os jogadores do Sporting mas, aquilo que lhe deveria ser inato era que ” O Sporting seja campeão” pondo-se ele ao serviço do Sporting para que o Sporting vença e não o contrário, isto é pôr o Sporting ao seu serviço para que ele, JJ seja campeão. Infelizmente é isso que está a acontecer e eu não consigo calar.
É a vida