Quer dizer, depois da noite de ontem a tentação será dizer que temos mais do que um problema. E já nem falo da sina de perder com equipas russas ou de sermos gozados pelas equipas de arbitragem. Correu mal, mesmo mal, frente a uma equipa de faca nos dentes e a apostar todas as fichas no contra ataque. E a péssima noite terá começado mesmo aí: na incapacidade de estancar as transições adversárias. Porque se é verdade que tivemos cerca de 70% de posse de bola, não é menos verdade que, quando a perdemos, sofremos calafrios (assim, de repente, diria que cada vez que os gajos atacavam, apanhavam-nos com as calças na mão). Será chover no molhado constatar a falta que William faz e o quão diferente todo o nosso processo de jogo será com a sua presença. Mas não deixa de ser questionável a repetição de um cenário que já tinha dado “um ar de sua graça” frente ao Rio Ave: Adrien e Aquilani são uma dupla que, pelo menos a julgar pelo que se viu nestes dois jogos, não funciona, tanto a defender (peso o esforço de Adrien) como a atacar (o que empurra todo o nosso jogo para as alas e nos retira capacidade ofensiva).
Não deixa de ser curioso que, num jogo onde se promoveu uma espécie de revolução na equipa, tenha ficado no banco o jogador que chegou para, precisamente, poder deixar-nos respirar um pouco até William regressar. Se se lançou Gelson (excelente atitude, belíssimos pormenores, mas a precisar de jogar para crescer) e Tobias (quem é que analisou o Lokomotiv e achou que tirar o central mais rápido, Naldo, era boa ideia quando a marcação teria que ser feita a um cavalo selvagem de corrida?), porque raio não se lançou Paulista? Ou mesmo André Martins que, afinal, até apareceu como opção e não fez pior figura que os restantes? E já que falamos de substituições, porque raio é que Teo ficou em campo e se tirou Montero, esse mesmo que até tinha marcado o nosso golo (e que golo) e está mais do que habituado a jogar ao lado de Slimani? Questionável, no mínimo.
E se a todos estes pormenores podemos e devemos juntar outros, como a quantidade de cruzamentos patéticos, os erros infantis que resultaram nos três golos sofridos ou aquela miséria de relvado que se torna confrangedor, há uma questão que me preocupa mais do que todas as outras: a quebra exibicional que a equipa vem apresentando. Das entusiasmantes exibições frente a Roma, Benfica ou CSKA (em casa), passando pelos vendavais ofensivos contra Tondela ou Académica, passámos para uma equipa com muito menos chama e muito menos ideias. Uma equipa que tem a bola, mas que mostra dificuldades em transformar essa posse em várias oportunidades de golo (a melhor terá sido a cabeçada de Paulo Oliveira, ainda na primeira parte, certo?). E que tem vindo a diminuir a intensidade com que entra nas partidas. Sim, é verdade que, ontem, existiram várias mexidas e que isso pode ajudar a explicar a noite desastrada, mas não é menos verdade que os vários indícios aconselham a um olhar atento ao jogo marcado para segunda-feira à noite, frente ao Nacional, em Alvalade.
E esse olhar atento exigirá ser compensado com uma boa resposta, principalmente depois de um discurso do treinador que como que colocou de lado o interesse em jogar as competições europeias. Se as várias lacunas e o facto de estarmos perante uma equipa em formação (por mais que Jesus diga que este plantel é formado por jogadores que rapidamente assimilaram o que ele pretende), aconselhavam a alguma cautela no assumir-nos como candidatos a vencer a Liga Europa mantendo o campeonato como prioridade, a postura que praticamente descartou a primeira e apontou todas as baterias às conquistar internas pede uma resposta cabal frente aos madeirenses.
18 Setembro, 2015 at 10:10
Post sóbrio. Exibição sofrível a todos os níveis, a começar no ataque e os séculos de posse de bola sem oportunidades (a fazer lembrar os tempos do losango do Peanut Butter) e a acabar na defesa, onde aparentemente agora só jogam 4 gajos e nenhum sabe defender.
Como aponta acima o Trolha e já uns quantos no post anterior, fiquei também com a ideia que a taça Uefa este ano para o JJ é cagativo. Quer seja porque não temos jogadores suficientes, ou porque os que temos não têm qualidade suficiente ou porque os processos demoram tempo a interiorizar e precisamos de “jogos de treino” onde quem menos joga possa aprender, pouco importa. E francamente, que se cague na taça também pouco me chateia. Tampouco aquilo que se diz aos adeptos.
Agora o que me chateia é o futebol apresentado. Temos vindo a jogar cada vez pior a cada jogo que passa. E se no campeonato podemos dar desconto porque estamos na frente, aqui já não se justifica. Que não se dote a equipa todos os recursos que precisa para chegar longe na Uefa, tudo bem, agora quem entra em campo tem que mostrar mais futebol que isto.
A preparação do jogo de ontem foi péssima. A começar pela insistência que Adrien e Aquilani podem ocupar as 2 posições no centro do terreno quando nem um nem outro defendem um cú. E aí desequilibra-se logo a equipa toda. Pior um pouco, se se conhece o adversário e se sabe que fazem do contra-ataque a sua arma e sem haver quem se destaque da manobra atacante da equipa para manter um olho no Niasse para possivelmente entalá-lo antes que ele decidisse zarpar por ali fora.
Igual erro no ataque ao não identificar uma equipa muito mas muito maior que a nossa, encabeçada por um GR com quase dois metros, contra quem usámos e abusámos dos cruzamentos para a área (por norma maus, mas nem os bons se safavam), supostamente para serem cabeceados por dois tipos de 1 metro e 70 e pouco, apoiados por 2 extremos, qual deles o mais pequeno.
A partir daqui o rol de erros individuais é tristemente previsível. Desde o passe falhado do Gelson, ao Jefferson que se deixa antecipar, á ajuda complatemente falhada do Paulo Oliveira, ao Tobias que perde a noção da bola e do campo na ânsia de conseguir acompanhar o Samedov. E tudo isto só no 1º golo. Tudo isto, repito, por causa da falta de equilíbrio da equipa, vítima das opções de JJ no lançar do jogo.
Atenção, o valor dos jogadores não poderá estar minimamente em causa. Oliveira não passa a ser cêpo, Gelson não passa a ser imaturo e Adrien… bem continuo a não ser grande fã mas é bem melhor que aquilo que vem produzindo nos últimos tempos. E o mesmo digo dos outros todos, inclusivé o André “persona non grata” Martins, que ontem em 15 minutos de jogo deu meio golo ao Téo, coisa que nem o Adrien nem o Aquilani fizeram em muito mais tempo.
Agora é olhos no próximo.
18 Setembro, 2015 at 10:15
Se for verdade que Jesus vai rodar desta forma em todos os jogos da Liga Europa para se concentrar no campeonato, então essa será a minha primeira crítica de fundo (críticas pontuais existem sempre) não só ao treinador como a Bruno de Carvalho. Estamos a falar de um treinador que está a receber o salário mais alto jamais visto em Alvalade. A nossa exigência tem de ser máxima para quem trabalha nestas condições. Ainda assim vou esperar pelo segundo jogo nesta competição para tirar as minhas conclusões. Eu quero acreditar que esta rotatividade exagerada foi “apenas” uma experiência que correu mal. Admito rotatividade na Europa mas não ao ponto de perdermos a nossa identidade como equipa. E ontem foi isso que aconteceu.
18 Setembro, 2015 at 10:23
Eu em parte partilho da opinião do Jesus,temos mais fome da vitória no campeonato do que na Liga Europa,por muito que a Liga Europa seja bastante mais valiosa que o campeonato nacional a verdade é que temos de ganhar o mais depressa possivel esse mesmo campeonato,o jejum cada vez é maior.Muito tempo sem ganhar um campeonato,muito mesmo,e para as forças estarem todas concentradas no campeonato prefiro assim tbm.
18 Setembro, 2015 at 10:36
Daqui a 3 dias (!), temos possibilidade de passar para a frente do campeonato ISOLADOS e não querias poupar titulares?
Antes do jogo li dezenas de comentários a pedir que o Ruiz ficasse no banco. Carrilo não convocado, e Naldo já soma 915 minutos de jogo (!), foi a melhor oportunidade de teres jogadores frescos para 2ª feira. Slimani idem.
Não te esqueças que há jogadores que andaram duas semanas nas concentrações das selecções (viagens, jetleg, mais treinos e mais jogos).
Os “não-titulares” é que não deram boas indicações (excluo Montero, porque apesar de não ter feito um grande jogo, marcou, e na minha óptica, não deveria ter sido substituído), pelo que foi uma grande oportunidade de mostrarem serviço. Mané apagado, Tobias completamente desastrado, Gélson (que não fez um mau jogo) sem força para cruzar (?!)…
18 Setembro, 2015 at 10:46
Trolha, já tinha explicado ontem mas vou repetir.
Neste momento há 2 jogadores que são fundamentais na equipa por serem as referências defensiva e ofensiva da equipa: Naldo e Slimani. Para mim, estes dois só não jogam se realmente estiverem de rastos. Concordo que se rode quem está mal fisicamente, Gelson e Mané tinham mesmo de ter entrado. Provavelmente, Paulista devia ter-se estreado porque Aquilani também vem acusando desgaste. Podiamos ter trocado os laterais. Trocar Slimani e Naldo é praticamente alterar todo o comportamento colectivo defensivo e ofensivo. A defender, ninguém controla melhor a profundidade do que o brasileiro, ninguém recupera melhor a sua posição do que ele nem ninguém o supera no jogo aéreo (embora neste aspecto tenha estado mal contra o Ro Ave). Sem Slimani, perdemos capacidade de pressão alta e perdemos capacidade de fazer jogo interior com qualidade visto que ele segura todas as bolas que lhe dão de costas para a baliza permitindo a equipa subir e instalar-se perto da área adversária.
Como disse ontem, acho que ele fez bem em ter rodado mas acho que rodou os jogadores errados. Na minha opinião era possível ter rodado outros jogadores, deixando em campo as referência sem perda de qualidade e identidade de jogo.
18 Setembro, 2015 at 10:54
Não concordo com o Naldo…se há central importante é o Paulo Oliveira…aliás o Naldo tem metido montes de água a fazer a linha de fora-de-jogo e foi muito por ele que sofremos tanto com os outros Russos! Mas de resto estou contigo que isto é uma excepção e não uma regra (jogar sem 7 titulares)!
Até acredito que só rodámos tanto ontem 1º por necessidade extrema (e isso só o JJ e os jogadores é que sabem) devido a cansaço e 2º porque era este o jogo para rodar…numa competição onde há margem para perder e ser apurado na mesma sem ter grande efeito! Agora possivelmente passaremos para uma rotatividade mais controlada, rodando apenas alguns (e o William e o Ewerton estão aí a rebentar)!
Havia muitos jogadores a jogarem à muito tempo durante a semana e ao fim-de-semana numa fase demasiado prematura da época…
18 Setembro, 2015 at 11:02
Se me perguntares quem é o nosso melhor central, digo-te já que é o Paulo Oliveira. Se me perguntares qual dos 2 é que tem estado melhor, idem. Mas ser referência vai para além das prestações. Tem a ver com capacidade de liderança, tranquilidade com e sem bola, presença. E daquilo que tenho visto, posso estar enganado, mas o Naldo é mesmo a nossa principal referência defensiva.
18 Setembro, 2015 at 11:06
Uma vez que apenas tens 2 medios a diesel, o Naldo é importantissimo por ser rapido pelo que percebo perfeitamente o Sa
18 Setembro, 2015 at 11:09
Pois…percebo perfeitamente o que dizes teoricamente mas não concordo com a conclusão prática. Acho que se tivesse jogado Naldo e Tobias tinhas um problema agravado e não menor! Por achar que é mais importante e até por rotinas que o P. Oliveira já tem com o Tobias que o Naldo não tem…
Aliás é pelo que dizes teoricamente que não sei se daqui a 2 meses quem é esse imprescindível não é o Ewerton…e se não é o Naldo e o P. Oliveira a rodarem…mas neste momento acho que faz mais falta à defesa o P. Oliveira do que o Naldo.
18 Setembro, 2015 at 11:12
Não concordo na questão de o Paulo Oliveira estar a ser o nosso melhor central esta época. O ano passado sim.
E como disse no meu primeiro comentário a este post, quando o Ewerthon voltar, acho que será o Paulo Oliveira a sentar-se no banco.
18 Setembro, 2015 at 12:05
Paulo Oliveira não é central de equipa GRANDE.
Ponto!!
18 Setembro, 2015 at 12:15
eu também acho que a dupla vai ser Naldo-Ewerton
18 Setembro, 2015 at 12:42
a nossa defesa dentro de 1 mês vai ser;
Esgaio / Ewerton / Naldo / Jeferson
18 Setembro, 2015 at 14:23
Sem duvida.
18 Setembro, 2015 at 10:22
Caro Mestre JJ!
Já andava para te escrever desde ontem mas só hoje é que me consegui sentar à frente de um pc o tempo suficiente para isso! Antes de mais obrigado por estares à frente do Sporting! És o homem certo na altura certa e tenho uma fé em ti inabalável! Para mim és o melhor treinador do Sporting em MUITOS anos…talvez desde Robson (com todo o respeito pelos vencedores de títulos Inácio, Boloni, P. Bento e M. Silva ou mesmo pelos não vencedores mas que muito me entusiasmaram Jozic e Jardim)! Por isso vamos a isso!
Eu estou contigo! Não falo pelos outros mas estou contigo! Fizeste muito bem rodar ontem a equipa!
1º Porque para mim a grande prioridade é o campeonato. Estou-me a cagar para se chegamos aos quartos ou ás meias ou o que quer que seja na liga Europa! Acho que só um anjinho incorrigível e que não tenha vivido nos últimos 2 anos acha possível o Sporting ganhar uma competição europeia com estes árbitros! Por isso centremo-nos no que podemos ganhar…e que me daria uma alegria absolutamente brutal!
2º Na Liga Europa temos margem! Podemos perder estes pontos à vontade e ficar em primeiro do grupo…até poderemos perder outros e passar em segundo! No campeonato neste momento é crítico ganhar todos os jogos e manter a equipa lá em cima! E por isso as nossas armas estão e devem estar todas apontadas para aqui!
Era normal como foi que jogadores menos rodados fizessem um jogo pior, principalmente contra uma equipa que defende muito bem (e atrás) e que tem um contra-ataque muito rápido! O Tobias está sem timming de cortes, o Aquilani junto com o Adrien prendem muito o meio-campo que perde velocidade! E se o Adrien para mim foi o melhor em campo o Aquilani esteve desastrado…mas estes eram os únicos que tinhas para jogar! Eu, tal como tu também acho que o Paulista tem futuro mas está longe de estar preparado para ser titular numa posição tão critica como 1 do duo de meio campo! Na B com 3 não tem estado nada de jeito quanto mais! Não….para mim fizeste bem em apostar em Adrien e Aquilani…ninguém ia adivinhar que se ia contar pelos dedos de uma mão os passes que o Aquilani acertou!
O rendimento não foi óptimo?! Não…era sempre um jogo difícil e estamos a jogar sem 6/7 titulares (Esgaio, Naldo/Ewerton, William, J. Mário, Carrillo, Ruiz e Slimani)!! Sendo que no caso do central nem o suplente do titular jogou! Por isso tudo muito tranquilo!
Quanto à gestão jogo acho que mais uma vez tiveste bem! O Montero fez o golo mas de resto não jogou! O Teo joga 10 vezes mais! Tem mais corpo, aparece sempre em jogo, agarra a bola, procura alternativas…numa fase de ir para cima era numa dupla agressiva que tinhas de apostar e fizeste bem! Assim como fizeste bem deixar o miúdo Gelson! Estava melhor que o Mané (na segunda parte sim…na primeira não achei…) e ele precisa de jogar! Ele tem de ganhar calo de jogo para conseguir tomar a melhor decisão no final como ele sabe tão bem fazer mas com os nervos ontem meteu muita água nesse aspecto! Além disso o Mané deverá jogar segunda (se não jogar Carrillo) por isso descansa também! Ainda queria dizer-te que foi um prazer ouvir dizeres que se fosse amanhã farias exactamente o mesmo e que tens uma enorme confiança em todos os jogadores, apesar do resultado!
Queria ainda agradecer a forma como estás a lidar com isto do Carrillo! Era fácil e ninguém (pelo menos eu não) te ia culpar se dissesses que é um processo entregue à direcção e que tu não tens nada a ver com isso! Não! Deste o corpo ás balas assumindo a decisão de não convocar como técnica (não fechando portas) mas também deixas-te o aviso que desta vez foi técnica mas pode deixar de vir a ser! Além disso entregaste-te ao processo como já todos perceberam…e por isso não será nunca por ti que isto pode correr mal!
Por fim queria ainda agradecer não esqueceres a nossa identidade! Esgaio joga e vai jogar cada vez melhor, Gelson é aposta para crescer, Mané é aposta sem medos…quem teve medo da tua vinda e que falava em camiões de jogadores enganou-se!
Enfim…esta carta já vai longa e eu provavelmente já te perdi a meio dela…por isso deixa-me apenas dizer para continuares o grande trabalho que tens feito, continua a defender o Sporting até ao limite, continua a acreditar em ti, nos jogadores e em nós porque nós acreditamos em ti! Em dias como os de ontem vais perceber que há muitos adeptos do Sporting que são como os lampiões…mas também é em dias como os de ontem que vais perceber que depois há uns quantos que são mesmo mesmo mesmo diferentes!
Em frente mister….e vamos já limpar o Nacional e isolar-nos na liderança! Eu vou estar ao teu lado até ao fim! Se estive ao lado de outros em momentos em que isso era bem mais difícil, ao lado de um treinador como tu e de um homem como tu…mais fácil é!
18 Setembro, 2015 at 10:25
Não concordo com tudo mas estou contigo, Tiago! Ou melhor, estou contigo, Mestre! 🙂
18 Setembro, 2015 at 10:25
Mai nada!!!!!
18 Setembro, 2015 at 10:37
isso tudo Tiago … nem sempre concordo contigo em tudo mas é isso !!!
🙂
18 Setembro, 2015 at 11:44
Muito bem Tiago!
Dizes muito… e bem!
18 Setembro, 2015 at 10:22
E de repente já estamos a ir na cantilena dos lampiões. Depois da exagerada excitação com a contratação do treinador… já está tudo cheio de dúvidas.
Vamos com calma… que isto para o campeonato chega perfeitamente.
É verdade que falhámos no mercado:
Cedo se viu temos um problema na lateral direita. Tenho muitas reservas em relação a Esgaio. JPereira já não dá mais do que isto.
Falhou Danilo, que teria caído que nem ginjas nesta equipa.
Falhou um extremo para compensar saída de Nani.
Falhou mais um ponta de lança… seria Mitroglou.
Vê-se que o mister anda à toa com o meio-campo, que é onde a equipa mais tem vindo a falhar:
Adrien aguenta-se como médio mais recuado enquanto WCarvalho não regressar. Para mais do que isso não serve.
João Mário deverá jogar sempre. E sempre no meio.
Aquilani é para banco, apenas. Poderá entrar quando a equipa estiver em vantagem, para controlar e gerir bola.
Martins tem que ser opção mais vezes (não é segundo avançado!)
Mas daqui a uns jogos teremos Carvalho de regresso e em princípio o meio campo estabiliza, com ele e JMário. A partir daqui acho que a equipa se equilibra e começa a render mais, a jogar e ganhar com mais segurança.
Tal como há um mês era cedo para euforias, hoje é cedo para depressões.
18 Setembro, 2015 at 10:24
Ainda bem que o Sousa Cintra não é o presidente, senão Jesus arriscava-se a ser despedido a meio da Liga Europa mesmo indo em primeiro no campeonato.
Aguentem-se e não bufem.
18 Setembro, 2015 at 10:28
Mais do que o meio campo, parece-me que sem Carrillo não temos qualquer poder de fogo no ataque, não temos ninguém que desequilibre, que seja imprevisível… Precisamos urgentemente de um ou até 2 extremos de qualidade se o Carrillo não renovar. Eu por mim para tapar buracos reintegrava o Labyad e o Viola
18 Setembro, 2015 at 11:24
Carrillo faz falta. Um Carrillo fará sempre falta. Mas sem a equipa equilibrada, e é o meio-campo que dá esse equilibrio, nem com dois carrillos nos safamos.
Os golos dos russos (das duas equipas) à excepção do do cska em alvalade, que tem origem numa paragem cerebral do… Carrillo, devem-se muito à incapacidade do nosso meio campo pressionar e fechar as linhas de passe.
18 Setembro, 2015 at 11:46
Laby o quê?
Viola? viola quê? Campaniça???
18 Setembro, 2015 at 10:30
Eu vi o resumo alargado na SporcoTV e julgo que a exibição, pelo menos na 2ª parte, não foi assim tão má como alguns querem pintar. Fomos atraiçoados por erros defensivos que nos foram fatais. Tudo levava a crer, após o soberbo golo do Montero, que íamos dar a cambalhota no marcador. Infelizmente, no melhor momento da partida, sofremos o segundo golo.
Há a constatar neste momento o seguinte: Jefferson está num péssimo momento de forma. O que é que se passa?! Estará solidário com o Carrillo? O João Pereira não é capaz de um cruzamento de jeito. O meio-campo não consegue suster as investidas atacante e também não consegue construir jogo. A bola não circula com velocidade. Assim é fácil nos neutralizarem. O Teo desilude. Jogador com menos capacidade combativa que o Montero, o que é preocupante. Aquilani não tem pernas para 90 minutos.
18 Setembro, 2015 at 10:34
Deixem-me destacar coisas positivas, pode ser?
1) A única competição que não vamos ganhar de certeza é a Champions
2) A Liga Europa é uma competição menor, mas ainda faltam 5 jogos, logo ainda nada está perdido
3) Estamos em primeiro lugar no campeonato e podemos ficar isolados nesta jornada. Já há muitos anos que não o éramos à 5ª jornada (se vier a acontecer)
4) Ao contrário da época passada até fizemos globalmente boas contratações
5) Ainda nem começaram duas competições como a Taça de Portugal e a Taça da Liga, onde temos possibilidades obviamente
6) Vencemos a Supertaça
7) O JJ é um bom treinador e ao contrário do que diz o Mário Túlio (cuja opinião respeito muito) nem é uma porcaria, nem o Vieira está aliviado (basta ver a azia que os comentadores lampiões demonstram cada vez que falam…). Foi só o treinador que deu mais títulos ao Carnide em 6 anos que outros em 30.
8) A equipa vale muito mais do que demonstrou ontem.
18 Setembro, 2015 at 10:34
Bom dia Tasqueiros,
O melhor da noite de ontem foi sem dúvida a “reunião” no Parybebe, sempre com bom espirito o pessoal.
Sobre o jogo…sem comentários.
SL
18 Setembro, 2015 at 10:38
Foi um jogo para reflectir e não esquecer. Ele é o espelho do muito que já nos aconteceu no passado e se perspectiva que nos possa acontecer no futuro. Isto não aconteceu pq não é prioridade esta competição. Isto já aconteceu com o Paços para o Campeonato. Conseguimos 70% de domínio, não concretizamos e não conseguimos contrariar o contra ataque. Depois lá vem os empates e por vezes a derrota. Pôr as fichas todas no Campeonato é uma estratégia de risco porque pode ficar comprometida ao virar da esquina e ficarmos sem objectivos que alimentem o fervor dos adeptos.
Acresce a tudo isto o problema Carrilho. O Sporting está, desde há muito, transformado num Produtor de Novelas. Temos mais uma que, como diz o povo, ” está a levedar até azedar”. E não conseguimos sair disto, enquanto assim for as conquistas vão esperando.
18 Setembro, 2015 at 11:50
“… Pôr as fichas todas no Campeonato é uma estratégia de risco porque pode ficar comprometida ao virar da esquina e ficarmos sem objectivos que alimentem o fervor dos adeptos.”… ALôÔÔ??? Mas o campeonato são… 34 jornadas? Certo?
E depois… “Acresce a tudo isto o problema Carrilho. O Sporting está, desde há muito, transformado num Produtor de Novelas.” AHAHAHAHA, ai o SCP é que é o “produtor de novelas”… Está bem tá… Vai ver se chove…
Check list…
18 Setembro, 2015 at 12:05
Por as fichas todas no campeonato?!!?
A sério…anda aí uma alucinação colectiva de certeza…
1º Ser prioritário não significa por as fichas todas! Prioridade é o campeonato mas não andamos a passear nas outras competições!! Eu não acredito que alguém ontem tenha andado a passear! Correr correram eles! Não correram foi bem! Além disso bastava estar no estádio e olhar para o JJ para perceber que ninguém se estava a cagar para aquele jogo!
2º A fazer alguma rotação mais severa tinha de ser ontem! Temos mais do que margem de manobra para passar na liga Europa na mesma e os jogadores já apresentavam claramente fadiga! Não era esperar que tivessem todos rotos e depois sem hipótese de gerir a equipa fisicamente!
3º A meter as fixas todas em alguma coisa claro que é no campeonato! É onde faz sentido! É onde não depende de um dia mau! é onde pode fazer mais diferença sermos fortes e é onde depois podemos gerir alguma vantagem que apareça!
4º Eu quero ganhar o campeonato! Ponto! Tudo o resto é secundário! A não ser que acreditem que é possível lutar por todas as competições sempre com os melhores jogadores! Quem se aperceber que os jogadores são de carne e osso e que vão ter que descansar em alguns jogos sabe que tem de haver prioridades! E essas têm obviamente que estar definidas!
5º De qualquer ponto de vista possível (financeiro, desportivo, emocional e de bicada aos adversários) ser campeão é o mais importante de tudo! Ser campeão num ano com um treinador que os lampiões dispensaram e num ano em que os tripeiros gastaram tanto era baralhar todo o status quo do futebol português!
Está na altura de pararem com essa cena de andarem em picos de depressão/euforia e de estarem com a equipa pura e simplesmente estando e não andado emocionalmente a viver no futuro em vez do presente! Picos de forma todas as equipas têm, picos de má forma idem (fds…à quanto tempo vocês vêm futebol?!?!) e isso acontece PRINCIPALMENTE em inícios de época com equipas novas, treinadores novos e formas de jogar novas! Porra…mas vocês vêm alguém jogar melhor que nós?!!??!
18 Setembro, 2015 at 10:38
A água aqui da minha região, vem do mais puro e maior lençol de água potável da Europa. Começa na margem sul do Sorraia e acaba na Península de Setúbal.
No Verão, vale a pena ter umas talhas de barro grandes, num lugar fresco, longe do sol, para que se mantenha agradável ao paladar e possa cumprir a sua vocação principal, a de ser bebida. Pobre em bactérias, rica em calcário, reúne as condições todas para, despreocupadamente, matar a sede e dar cabo das máquinas de lavar roupa. Quando há casamentos, não faltam nem água nem vinho da região do qual, diga-se de passagem, apenas se aproveita o branco. Quanto ao tinto, se for usado para pintar paredes, fica mais barato que a tinta à venda no Bricomarché de Benavente e o cor de rosa é, além disso, a pintura tradicional das casas apalaçadas do Pombalino tardio, em todo o Sul do País. Rosas de São João e hera verde e fera, amenizam a heterogénea cobertura que o tinto permite.
Os casamentos da região tornam-se alegres a branco e nauseantes a tinto. Jesus (não é novidade) afasta-se do tinto e dos problemas que coloca e quando lhe é pedido que faça algo para resolver o problema, desta vez, Jesus limita-se a mascar pastilha elástica, pede para ver as talhas e sugere que se sirva o branco, de alto teor alcoólico, cortado a água da região, para que renda o suficiente e dure até final da festa.
Aquela ideia que, de resto partilho, que sem Jesus não se renova o Homem, deixando de ser água fresca da talha para se transformar no “Vinho Novo” da vinha do Pai dele, é a ideia central que está subjacente, também, aos valores que partilhamos no Sporting Clube de Portugal. Para que isso aconteça, temos de trabalhar nessa vinha, sofrer as inclemências meteorológicas e persistir, sol ou chuva, sem tremer para que, a colheita seja boa, se faça a vindima e se produza o vinho que nos permitirá, finalmente, juntarmo-nos, no grande banquete da casa do Pai do pródigo e, finalmente juntos, bebermos o Vinho Novo celebrando a Glória que só Ele nos pode obter.
Profecia da passagem, o vinho das bodas de Canãa é irrepetível, hoje. O Jesus que temos não é profeta e muito menos Divino. Não lhe assenta o título de Salvador, Messias e muito menos o de “Filho do Homem” isto é, o de o “Melhor que a Humanidade pode dar” e o melhor que a Humanidade pode dar não o pode dar sozinha, carece da participação Divina mas, o que é facto é que a Humanidade pôde dar esse fruto, o seu Melhor, aquele que abre a porta, é a porta e o caminho para a porta. Caminho que é espinhoso e porta que é estreita mas, caminho que transforma e porta que se abre a quem o faça e necessariamente a todos aqueles que acabem por ser transportados às costas dos caminham ou são recolhidos em macas. Todos são campeões gloriosos mesmo os lesionados? Se fazem parte da equipe, sim, até os entretanto transferidos.
E os que estão na formação? Bom, esses percorrem ainda o caminho no seu início, os obstáculos são por enquanto apenas externos. Para os da equipe principal, os obstáculos a remover são essencialmente interiores. O trabalho está já lá, a dedicação e a devoção tornam-se essenciais e a acomodação é torna-se o grande obstáculo que não pode deixar de ser removido para se poder chegar à Glória.
Muito depende de Jesus mas, neste caso, do Jesus que Jorge e não Emanuel, nem tudo depende dele porém, dele depende muito, soluções onde parece não existirem, humildade que se não divisa, lucidez onde é escassa.
Um Jesus como este não faz milagres. Esses têm de ser feitos agora pelos jogadores que têm de trabalhar como “escravos”, lutar como Leões conscientes de o fazerem por um Clube que é maior que eles, com um sentido de devoção que a sobreponha à vontade e que a própria vontade individual e colectiva sirva dedicadamente. Se isso acontecer, o Sporting será brevemente Campeão Nacional e nesse caso, tanto faz ter este Jesus, como não.
18 Setembro, 2015 at 11:42
Equipa, em português escreve-se “equipa”.
18 Setembro, 2015 at 12:04
Mário, gosto de te ler, mas hoje estiveste muito infeliz no teu comentário, à semelhança do Tobias na partida de ontem à noite. Mas tens remédio: auto-flagelar-te.
19 Setembro, 2015 at 3:10
Passe pelo proselitismo religioso ínsito nessa alegoria – o apelido do visado permite-o – mas esse regionalismo a atirar para o “etnológico” tem algo de avô cavernoso, mais descabido ainda quando aquilo que aqui tratamos é o Nosso Grande Amor. Outros Leões já te gabaram a pena, mas entre essa cruzada contra o treinador e essa prosa pomposa, eu cá estou dividido; das duas, uma: ou o meu olfacto me engana (e o cheiro a salgados ainda vem desses casórios) ou PRECISO de conhecer o teu pusher…
18 Setembro, 2015 at 10:40
De facto quer se queira quer não, sem Carrillo falta a capacidade de ser imprevisível. Poderia surgir de Gelson ou Mané, mas não surgiu. Mais uma vez, quer se queira quer não, Carrillo, dentro do seu estilo inconstante, é já muito mais consistente que os outros dois. Mané ontem mal se viu, foi quase uma nulidade. Gelson apareceu a espaços, em especial na 2ª parte, mas talvez tenha acusado a pressão, embora tenha dado sempre a cara e tentado, sem qualquer dúvida! Mas não estava muito inspirado, não estava a sair…
Tobias… Infelizmente não pode calçar neste momento, são erros a mais sempre que joga a titular, erros compromTeetedores. Oxalá um empréstimo o faça rodar e jogar mais e ser constante, mas temo que não venha a ser o que muitos querem…
Teo continua a deixar-me de pé atrás, não vi até agora nada que valesse o valor da sua contratação… Oxalá me cale..
E por falar em cruciais, lá está, sem Slimani o poder de fogo é baixo, os colombianos são demasiado iguais, e parece que andam com pólvora seca… Sem Slimani e Carrillo na equipa ao mesmo tempo, fica difícil. Ontem a imaginação foi curta, muito curta, parecia nõa haver qualquer solução para inventar jogadas de perigo… E estavam muitos jogadores descrentes, a não dar tudo como deu p.ex. Adrien. Custa-me a aceitar isso… Mas enfim…
Segunda há mais e que seja um filme completamente diferente, pois o de ontem foi mesmo de terror!
18 Setembro, 2015 at 11:28
fodasse o Gelson fez um jogão… deixa a equipa começar a entender os seu movimentos.
Além do mais correu…correu… nunca desistiu.
Sim ,foi um passe dele a tentar passar a bola para o lado contrário, … que intercetado, acabou por dar o primeiro golo dos mitras.
Mas nunca olhei para o miúdo, com a sensação que podia ter feito muito melhor nesta ou naquela jogada. ( e se estava de olho nele)
Dá – lhe mais 10 jogo de seguida e vais ver como se aproxima rapidamente ao que vale hoje o Carrilho!
18 Setembro, 2015 at 11:43
Mas eu disse mal do Gelson? Eu disse que ele deu a cara e o corpo ao jogo e foi personalizado. Não disse o contrário! Apenas disse que não teve chance nem sorte de conseguir sacar alguns coelhos da cartola que desequilibrassem, como noutras ocasiões… Ou é mentira que durante os 90min praticamente não tivemos momentos de rasgo criativo tanto ao nível individual como colectivo?!?
18 Setembro, 2015 at 11:58
O Gelson foi o melhor em campo! Na primeira parte esteve muito bem! Não concordo contigo! Tomara ter havido alguém que acompanhasse o Gelson! Mané foi uma nulidade?! Enfim… não concordo, pelo menos nestes dois aspectos.
Os colombianos estão de pólvora seca?! O remate soberbo do Montero indica-te isso?! Enfim…
18 Setembro, 2015 at 10:55
Agora vou passar ao que achei do jogo de ontem (só vi a segunda parte e um resumo, por motivos profissionais). Tal como eu e outros já aqui tínhamos dito e o Cherba também referiu, o jogo do Rio Ave já tinha dado alguns sinais preocupantes. Não gostei da equipa nem da forma como o jogo foi repartido e equilibrado e como em algumas fases fomos mesmo dominados. Ganhámos e quando assim é o pessoal tem tendência a esquecer o resto, mas quando a vitória é categórica ou convincente, não devemos ser embriagados por isso e esquecer que sorte não se tem todos os dias.
Por isso tudo, não atribuo à rotação a culpa do que se passou na totalidade. Mas parece-me que rodámos excessivamente.
Sempre que se tem defendido a rotação de jogadores (lembram-se da época passada?) o que se tenta acentuar é que esta não deve idealmente envolver muitos jogadores ao mesmo tempo. JJ fez isto nas competições europeias quando estava no Carnide e voltou a fazer ontem.
É inegável que temos um problema nos laterais. João Pereira que não tem culpa de o terem ido buscar não é jogador para nós (já tinha as suas lacunas e agora com 31 anos, agravaram-se). Jefferson não está a jogar nada e desde o início da época que anda a dar abébias na defesa e a fazer cruzamentos de treta e alguém lhe deve ter dito que marca bem livres só porque marcou um golo contra o Carnide quando jogava no Estoril.
Tobias esteve muito nervoso e falhou muito. Provavelmente terá comprometido o seu futuro imediato na equipa principal. Será em parte injusto porque não foi o único a falhar, mas lamenta-se no mínimo que não aprenda nada com as expulsões que o ano passado teve e ontem podia ter ido para a rua.
Aquilani é um jogador que sabe tratar bem a bola, não é um flop, mas tenho dúvidas que possa ser o que precisamos quando é necessário construir um resultado ou ir atrás do prejuízo.
Adrien continua um pouco à toa, sem saber bem qual o seu lugar e a tentar fazer de William.
Ruiz é um excelente jogador, mas só dá para parte do jogo.
Teo não atingiu o nível que esperamos ainda é um facto… mas não tem praticamente experiência a jogar na Europa e está a começar. Talvez por isso lhe fizesse bem nem sempre ser titular…
Mané ontem também não teve o seu dia…
Depois de facto aprendemos pouco com o CSKA. Claro que fomos roubados nesses jogos e ontem também nos roubaram um penalty e tivemos cantos a nosso favor transformados em pontapés de baliza, faltas que não foram assinaladas, etc (também o Tobias podia ser expulso) mas a verdade é que também fomos comidos e da mesma forma que tínhamos sido contra o CSKA. Tal como eles o Lokomotiv tinha duas setas nos extremos (a pedir outros laterais que não temos ou não temos tido), com jogadores africanos muito rápidos, jogaram em contra-ataque e com uma defesa bem fechada para a qual não encontrámos antídotos até porque jogámos muito lentos na maioria do tempo.
Agora é ir em frente. Reflectir no que está mal e para isso é que lá está o treinador e não sermos nós adeptos a lançar-nos na voragem autofágica habitual. É com este plantel e treinador que temos de vencer e isso vai suceder. Ao trabalho equipa e quanto a nós todos ao apoio. No final cobra-se ou (desejavelmente) festeja-se conforme o caso. Nenhuma equipa é brilhante do início ao fim da época em todos os jogos e as equipas do JJ até costumam começar pior do que acabam, talvez também em função das cargas físicas que administra nos inícios da época, mas que depois acabam por resultar.
Tenhamos calma, apesar de não podermos nunca ficar satisfeitos com jogos como os de ontem.
SL
18 Setembro, 2015 at 11:31
“mas lamenta-se no mínimo que não aprenda nada com as expulsões que o ano passado teve e ontem podia ter ido para a rua.”
Acho que foi por ter aprendido alguma coisa ( talvez não a suf), que deixou o gajo marcar o 3 golo.
Ele tinha a confidencia que se desse um toque que fosse, levava amarelo e ia para a rua. quando o outro entrou na área, cagou na jogado…era tarde!
18 Setembro, 2015 at 11:33
de resto concordo plenamente!
18 Setembro, 2015 at 11:53
Referia-me ao lance em que quase foi expulso…
18 Setembro, 2015 at 12:01
Bom comentário Leoníssimo!
18 Setembro, 2015 at 10:57
Meus amigos, bom dia.
Na Publicidade, área onde me formei, há uma máxima estratégica que diz KISS: “Keep it Stupid and Simple”. Ora o futebol deve ser pensado assim, sem a parte do Stupid, claro. E, desculpe-me o visado,mas se o comentário de Mario Tulio tem muito de “stupid”, já o de Sá tem tudo de simples e pragmático. E acima de tudo, justo.
Por alguma razão, cada vez gosto mais de ler o Sá. Nem sempre estou de acordo com ele, mas aquilo que nos diverge (meros pormenores opinativos sobre alguns jogadores) é muito menos do que nos converge. O Sá tem o mérito de não ter papas na língua e ao mesmo tempo saber pensar Futebol do modo como ele deve ser pensado: pragmático.
E o Sá disse TUDO, repito TUDO, quando escreveu em cima o seguinte (e cito, sobre o paupérrimo comentário de Mario Tulio): “Tarde demais, amigo. Esse comentário já fez aquilo que não querias, o tal reacender de divisões. Jesus só cria divisões para aqueles que ainda o vêm como um lampião intragável e que têm um ódio de estimação.
Ora, o Sá tocou na enorme FERIDA que cheira-me que vai começar a abrir na cabeçinha dos sportingueiros, para gáudio dos nossos inimigos: a tão propalada crónica duma morte anunciada entre Bruno de Carvalho e Jorge Jesus.
Hoje, ao ler as páginas de alguns jornais (sempre os mesmos), já começa a demanda: CARRILLO DIVIDE BdC e JJ”. Andaram a pré-época toda a desejar ardentemente isto e nunca conseguiram encontrar uma gotinha de sangue.
Agora, após a primeira “grande desilusão” PUMBA logo a primeira stickada:
BRUNO DE CARVALHO vs JORGE JESUS, de luvas postas, dispostos a lutar até á ultima gota de sangue não pelo Sporting mas pelo seu gigante EGO!!”
E aí está. Afinal , qual abutre de Zahavi, qual cordeirinho inocente do Carrillo, qual predador insensível de porto ou benfica, afinal já descobrimos o inicio do nosso fim: a luta de Egos entre o Bruno e o Jorge. E até APOSTO! VAI EXTINGUIR O NOSSO CLUBE PARA TODO O SEMPRE!!
Mário Tulio, uma lição grátis: sabes porque é que tu e tantos outros odeiam o Jorge Jesus? porque ele é o MELHOR. e se foi o MELHOR num clube de merda como o benfica, vai ser o MELHOR no MAIOR clube Português. Mesmo que isto te custe tanto a engolir.
E aqui dou por encerrado qualquer comentário meu sobre o futebol do Sporting.
A próxima vez que aqui escrever vai ser para falar do tempo (que, bem a propósito vai subir uns 10 graus no próximo fim de semana. E não será pelo clássico).
18 Setembro, 2015 at 11:07
É isso mesmo Converge… em primeiro lugar estranha-se como o jornal teve essa caixa… logo entre o acabar do jogo e o fecho da edição? Claramente que os nossos inimigos pressentiram aqui um terreno fértil.
Muitas notícias são falsas e inventadas. Apenas são plantadas para nos chatear. Aliás veja-se a coincidência dos títulos da Bola e do Record: “Descarrilhou”— alguém duvida de que foi combinado? Ao mesmo tempo consegue vários objectivos: magoa os sportinguistas, relembra o ausente e tenta criar clivagens entre os adeptos e a Direcção pela situação deste jogador e depois como cereja em cima do bolo inventa-se que está a criar divisões. Mesmo que seja um cenário possível não acredito que seja uma notícia baseada em factos reais. Mas estes gajos só conseguem o que querem se nós deixarmos… ainda há dias um anormal lampião chamado Carlos Nogueira que escreve no DN e que foi desmascarado num texto do Artista do Dia, além de descrever o almoço de JJ com Carrilo dizia que este não confiava am BdC…. eles vão colocando sementes de veneno e nós papamos isso.
18 Setembro, 2015 at 12:06
Leoníssimo, esse “Noggy” vai estar em maus lenções depois uma tirada muito infeliz (depende do ponto de vista) em ter apelidado os dragões de ladroes num título de uma notícia sobre o árbitro do clássico.
18 Setembro, 2015 at 11:16
eu gosto do que escreve o Mario tulio normalmente e já lhe pedi calma e que mantenha a esperança e a fé … epa peça vos a todos calma ..isto não nos correu bem é um facto !!!!! … já ontem me enervei e não quero descer mais o nivel como ontem … por isso vou dizer te isto Converge !! AMEN ao teu comentario ….
ass: uma Acéfala seguidista com orgulho de o ser !!!!!
18 Setembro, 2015 at 11:33
Bela, peço-lhe desculpa pelas palavras que lhe dirigi ontem. Lamento profundamente tê-las redigido. Nem sequer me quero refugiar na “cabeça quente.” É-me incompreensível tê-la injuriado de modo gratuito. Espero que possa aceitar o meu pedido de desculpas.
18 Setembro, 2015 at 12:39
claro ..eu tambem lhe peço desculpa, temos apenas e so opiniões diferentes e também não me vou desculpar com a cabeça quente foi mesmo falta de juizo 🙂 aceite as minhas tambem … acredito que todos amamos o Sporting …
18 Setembro, 2015 at 13:27
Fico francamente aliviado com a sua compreensão. Nem precisava de pedir desculpa, mas claro que a aceito. Ontem, a lamentável escalada agressiva da minha parte também se deveu a uma extrema frustração que não emergiria acaso o amor ao clube não fosse avassalador. Na verdade, mesmo agora, mais de 15 horas transcorridas desde o final do jogo, continuo atormentado pela nossa prestação de ontem.
Grato, Bela.
18 Setembro, 2015 at 16:10
Sempre no coração o Sporting sofremos porque amamos o.clube !!! Temos todos direito a ter opiniões diferentes … Eu também não estive bem e sei reconhecer que quando quero tiro um santo do altar !!! E um característica má que tenho ..sou teimosa e refilona …mas sei quando erro …
18 Setembro, 2015 at 11:48
bela, agradeço mais uma vez os teus comentários, mas já tenho alguns anitos disto para saber que é nestas ocasiões que nos temos que unir. Só que recuso a fazer, mais uma vez, o papel de cão de guarda, em vão. o Converge desta vez está-se a cagar para a Convergencia. Está na hora de dizer: “quem não está do lado do Sporting, está contra o Sporting!”
As pessoas são responsáveis por aquilo que dizem, escrevem e fazem. os nossos estimados adeptos passam a vida a fazer papel de vítimas, nunca são vilões. a culpa é sempre da direção, do treinador, do jogador A, B ou C.Nunca nossa. Porque o clube, afinal, é nosso, não é? por direito universal e divino, certo? E, se por um acaso, Jorge Jesus e Bruno de Carvalho optarem por manter Carrillo na equipa contra o Nacional (mesmo que ele não renove), serão esses mesmos ilustres adeptos que têm sempre razão que o irão assobiar o jogo todo, mesmo sabendo que isso irá afetar os jogadores, certo? mas , claro, estarão certíssimos!
E depois acontecem estas merdas que me irritam e entristecem que é alguém, como Mário Tulio, que por detrás duma prosa lírica bufa, afinal, mal disfarçam (só para quem é parvo) aquilo que verdadeiramente sentem, que é: não estão preparados para o novo Sporting, nem querem estar!
Porque não me irrita a crítica, BdC e JJ são tãoalvos de criticas por nós como qualquer outro, e eles nunca na vida teriam o seu percurso bem sucedido a nivel pessoal e profissional se cagassem para as críticas, certo?
O que me revolta é estes sportingueiros que legitimaram 30 anos de Fraude, Insucesso e Inglória no Clube, e agora são sempre os primeiros a dar o peito às balas dos Inimigos, quais falsos mártires e falso profetas e que mal sabem (ou sabem e estão-se a cagar) que viram esse fogo para o Sporting!
Não me canso de dizer: a população tuga (na sua maioria) despreza o Sporting.Porque não comunga dos valores (que eles chamam “aristocratas” e eu chamo “Nobres”) do nosso Clube. O nosso “berço”, como eles chamam.Mas agora, passou do Desprezo para o Ódio, porque, cai Carmo e Trindade, temos agora um treinador do Povo e um Presidente do Povo, vejam só a ignomínia! como é que eles ficam, agora? o que fazer? O-D-I-A-R. e nada melhor do que Odiar a Arrogancia porque assim não nos sentimos mal em Odiar.
Não alinho nisso.
Sobre Jorge Jesus, poderia dizer : um Mestre erra tanto como acerta. Mas é Mestre porque é lembrado mais pelas suas vitórias do que pelas suas derrotas.
Espero pela resposta do Mestre na segunda feira.
18 Setembro, 2015 at 12:56
Eu cá sou como.tu!!! Mas temos e temos mesmo neste momento de ter calma …não podemos perder a razão ..tal como tu eu também gost muito do que o Sá escreve e coerente percebe de futebol em todo os seus conceitos dentro e fora de campo !!
18 Setembro, 2015 at 11:27
Obrigado pelos elogios, Converge. Tenho o cuidado de analisar as coisas sob o ponto de vista futebolístico. E por isso digo que Jesus já cometeu muitos, demasiados erros tácticos para aquilo que eu esperava de um treinador com a sua qualidade. Aliás, na altura do Marco Silva, quando muitos andaram aqui a falar do seu carácter eu apenas incidi em aspectos relacionados com o futebol que a equipa praticava. Mais tarde sim, percebi que havia ali coisas, no mínimo, “estranhas”.
Aceito que se critique o treinador nos aspectos relacionados com o seu trabalho. Jogadores escolhidos, metodologia utilizada, evolução da equipa, selecção do 11, alterações o jogo, até nas declarações que faz. Não aceito que se recalquem ódios antigos e que se aproveite qualquer derrota para manifestar esse mesmo ódio promovendo teorias catastrofistas.
18 Setembro, 2015 at 11:45
Caro Sá,
Admiro a sua objectividade.
De minha parte, e não obstante o que eu nutro pessoalmente (que é fundo e feio) em relação ao nosso treinador, também procuro ser o mais objectivo e racional possível no que toca à análise dos jogos, e de toda a demais envolvente ao nosso Clube.
Isso também implica “chamar os bois pelos nomes” e atribuir responsabilidades a quem as tem.
Mas isso também implica não andar a fazer cenários de desgraça quando não há razões para o efeito. E, PIOR, quando – pelo contrário – até se tem “matéria-prima” para pensar que os resultados positivos vão aparecer.
Não entendo existir qualquer justificação para um cenário de “divisão” de que aqui se fala. Principalmente quando a história vem repetida (já anteriormente quando ao BdC/Marco Silva). Os Sportinguistas não se devem influenciar pelo que vem na CS, que muitas das vezes se tratam de “notícias” plantadas com propósitos mais ou menos claros. Devem ser objectivos.
Não é por eu considerar que o jogo de ontem foi uma vergonha que passei a julgar o treinador como péssimo e os nossos jogadores como lixo.
Pelo contrário: o nosso treinador é bom e o nosso plantel é muito interessante. O que se passou ontem é que não pode voltar a acontecer.
Não obstante, não foi nenhum mal irreparável nem nenhuma desgraça nos cairá em cima por termos perdido o jogo de ontem.
A única coisa que se perdeu até agora foi a LC. e nas condições que sabemos. Tudo o resto está “em aberto”.
AGORA,
É necessário tirar as necessárias ilações do presente momento da equipe. Que não tem estado bem. E que possivelmente vai perder o Carrillo. Mas que tem elementos (treinador + jogadores) com valor suficiente para realizar boas exibições e obter bons resultados.
Vou aguardar pela recuperação anímica da equipe e esperar um excelente jogo já na segunda-feira.
SL
18 Setembro, 2015 at 12:01
Obviamente que se tem de tirar ilações. Se nós aqui as tiramos com poucos dados e sem responsabilidades na gestão da equipa, não me passa pela cabeça que quem manda (Presidente e Treinador) não as tirem.
Há sinais preocupantes, não há como esconder. Mas a meu ver, não foi o jogo de ontem que “deu o alarme”. Foi o empate com o Paços e a vitória em Vila do Conde. Nesses jogos sim, jogámos com o nosso 11 base, no modelo habitual e a resposta não foi a melhor. Considero que ontem foi algo completamente diferente porque se rodou muito, rodou-se os jogadores errados e por isso perdemos a identidade que temos tentado construir. Basta ver que apenas um jogador (Tobias) cometeu erros em todos os golos sofridos. Mané, que inserido na equipa habitual responde de forma fantástica, ontem simplesmente desapareceu. No fundo, quando se roda tanto e se roda mal como aconteceu ontem, não há milagres. E numa coisa concordo com Jesus, era expectável que as coisas corressem mal. Mas ele é que seleccionou a equipa e criou essa “expectativa”. Eu acho que ele quis fazer uma experiência para ver o que dava. E deu merda. Espero, sinceramente, que isto não seja o abdicar de uma competição mas antes uma experiência que correu mal.
18 Setembro, 2015 at 11:37
O primeiro comentário do Mário Túlio deixou-me enojado. E foi a primeira vez que isso me aconteceu aqui na Tasca. Muito mais que qualquer comentário do JOÃO.
Muito mais do que os rivais ou a CS, o problema do Sporting sempre esteve nos seus adeptos esquizofrénicos que vão do 8 ao 80 e que emprenham pelos ouvidos com o que vem na CS ou com o que ouvem nos cafés e no trabalho.
São esses adeptos que acham que não deveriamos desafiar os fundos porque eles nos poderiam ajudar a ter melhores jogadores (enquanto nos sugam as finanças até ao tutano e viciam jogos e campeonatos para valorizar quem lhes interessa). Podemos perder o caso, mas lutámos e caímos de pé, aplaudidos por quem no estrangeiro, vê imparcialmente e quer um futebol limpo.
São esses adeptos que dizem para jogarmos com os miúdos mas que, há primeira sequência de falhas dos miúdos, já os assobiam e dizem que não valem nada.
São esses adeptos que dizem que não nos devemos queixar das arbitragens e o que devemos fazer é jogar o triplo para garantir que vencemos mesmo sendo roubados (o que tem acontecido em 75% dos jogos esta época).
São esses adeptos que diabolizam jogadores, técnicos e dirigentes do Sporting, que dão enfase a qualquer caso que se passe no Sporting com a frase “isto no Porto ou no Benfica não acontecia”… Conhecem Rolando? Maxi Pereira?
Eram estes os adeptos que achavam que seríamos derrotados no caso Bruma.
São estes adeptos que levaram o Sporting ao ponto a que chegámos há 3 anos. O comodismo, o “para o ano é que é”, o “não temos obrigação de ganhar porque o Benfica e o Porto gastam mais dinheiro” mas que depois esquecem-se que os campeonatos são perdidos nos pontinhos perdidos com equipas inferiores.
São os adeptos que preferem ouvir um treinador a criticar uma posição da direção.
Mas o que mais me custa, é que vão ser estes adeptos os primeiros a irem para o Marquês em Maio de 2016 festejar o título de campeão nacional.
18 Setembro, 2015 at 21:57
Bom comentário.
18 Setembro, 2015 at 10:59
O jogo de ontem era de extrema importância. Estava toda a gente curiosa para perceber se voltava o Sporting que nos entusiasmou ao principio nos jogos iniciais da época ou se continuava o Sporting sofrivel dos últimos jogos. Ontem foi uma exibição muito má, inexplicavelmente parace que estamos a regredir, quando na realidade JJ costuna ser conhecido pela evolução que consegue fazer das suas equipas. Sinceramente existem coisas que quanto a mim estão mal e outras que não percebo. Passo a desabafar:
a) Não percebo a fragilidade da nossa defesa. Qualquer Tondela, ou Académica desta vida nos consegue espetar 1 batata. Sofremos golos em todos os jogos oficiais da época excepto contra o Carnide. JJ é conhecido por saber meter uma equipa a defender bem. Foi assim no Belenenses, Braga, Carnide.
b) Porque o Sporting não defende bem. Não podemos dizer que é por WC não estar a jogar, isso para mim não é desculpa. Vamos então aos jogadores: JP + RE juntos, para mim não fazem 1 bom LD. No eixo central, Ewerton faz muita faz e ontem viu-se que TF precisa de ir rodar 1 ou 2 anos para uma equipa do meio da tabela para se fazer jogador. Mas foda-se, mesmo aquilo que temos não será melhor do que o quarteto defensivo que JJ teve no Belenenses e Braga? E se nessas equipas as meteu a saber defender, o que falta nesta defesa do Sporting?
c) Termino nas contratações. Esta equipa quanto a mim tem 3 falhas graves: LD de qualidade, Central patrão que não veio, Subsitituto de Slimani que não veio (um Hassan, Mitroglou, etc). São 3 falhas graves que espero que sejam colmatadas em Janeiro. Tem de se arrumar a casa em Janeiro. TF emprestado e chega central patrão para lutar com Ewerton, PO, Naldo. Precisamos de um substituto para Slimani, não será Montero, nem Teo e Tanaka não conta para nada. E precisamos de um bom LD para ontem.
18 Setembro, 2015 at 11:03
pois é… a questão do 6 precisa de uma solução urgente… ou posicionamos melhor os jogadores ou teremos de arriscar com o Paulista.
Sim, já tinhamos visto em vila do conde que o meio campo não estava a agarrar o jogo.
E a isso juntamos 2 problemas ontem: as combinações de ataque desapareceram, voltaram os péssimos cruzamentos e o jogo directo… e defensivamente uma exibição estranhissima do Tobias. Não sei o que se passou, está em todos os golos.
18 Setembro, 2015 at 11:11
Sejamos realistas e deixarmo-nos de bazófia barata.
Este plantel tem muitas falhas, não sei se por falta de dinheiro ou qq outra razão, e a cada jogo que passa torna-se cada vez mais evidente. Andamos a cometer erros sobre erros (n encontro explicação para n termos um central em condiçoes, por exemplo) e parece que o único lado positivo que retiramos de muitas é o facto de não dar prejuizo (sarr, shika).
Adiante.
A eliminação contra CSKA foi um tremendo golpe, quer queiramos quer não. Foi-o financeiramente e desportivamente, porque todos a querem jogar. E foi-o mais ainda porque nem o mais pessimista dos adeptos esperava a eliminação quando a 45 minutos do seu fim estarmos a ganhar por 1-3. E aí JJ teve muita culpa porque não foi capaz de ver o que todos nós vimos (não vou falar de outras situações que aconteceram, porque acho que marcámos um segundo golo limpo). Mesmo assim, NÃO se pode sofrer 3 golos daquela forma, como ontem voltámos a sofrer.
Por último
Descartar uma competição Europeia desta forma também me parece errado, tal como já tinha sido critico com a nossa posição o ano passado em relação á taça da liga. Aceito, e bem , que o objectivo seja o CAMPEONATO, mas também me causa alguma apreensão pagar tanto para quem vem jogar uma competição apenas. Quanto á rotatividade da equipa, não vou comentar porque expliquei em cima. E ninguém nos garante que saindo da Liga Europa, que o objectivo seja conseguido. JJ fê-lo o ano passado, mas também sabemos em que circunstâncias.
Em conclusão
Continuo a acreditar no trabalho da direcção e treinador. estamos em primeiro no campeonato e ganhámos uma competição oficial…mas sinceramente, esperava mais. Esperava estar na Champions!! Quanto a JJ, se ele afirma que vive futebol 24 horas por dia, será que ainda n percebeu que Adrien + Aquilani n funciona?!
18 Setembro, 2015 at 12:03
Hein?!?
Check list…
18 Setembro, 2015 at 11:12
E por favor se não temos William arranje-se alguém para a posição… Não se foi buscar o Paulista (contratação por 3,5 M que eu entendi que podia ser lançado logo, mas que afinal é de futuro… ), não se emprestou Palhinha, Semedo, etc?
Então vamos continuar nisto? Só porque não contratámos Danilo e temos William lesionado (a recuperar mas ainda ausente) vamos continuar com adaptações numa posição nevrálgica do meio campo?
18 Setembro, 2015 at 11:23
Permitam agora uma pergunta de uma simples adepta, que pouco percebe de esquemas táticos, modelos de jogo e táticas futebolísticas:
Quando à partida se vai jogar com uma equipa que joga em contra ataque, e que aliás é nesse modelo de jogo que é perigosa e que ganha os seus jogos, não seria inteligente, ou possível, vá, entrar em campo mudando isso. Ou seja, ‘entregar’ o jogo a essa mesma equipa, obrigando-a a ter bola, a ter de jogar o jogo pelo jogo e ter de mudar quase tudo, ou mesmo tudo que trazia já planeado?
Eu detesto jogar com equipas com este modelo de jogo, o contra ataque, passam 80minutos a defender e nos outros 10 contra atacam o marcam golos.
18 Setembro, 2015 at 11:34
Ah…pois e ! Toda a gente ja sabe q montaram esparrela e adoram meter-se la!
Existe lei que obriga o Sporting a atacar em casa?
Deve haver…
18 Setembro, 2015 at 11:28
Temos vários, mas o principal chama-se trinco.
Só espero que o William regresse a tempo de não hipotecarmos alguns objetivos.
A exibição de ontem foi muito má. Nem vale a pena individualizar, porque ninguém jogou ao seu nível. O Lokomotiv não é um clube de coxos, mas não é o Schalke, por exemplo. Os jogadores jogaram mal, Jesus também errou em algumas decisões, o Presidente errou em deixar que esta merda de novela entrasse no balneário e só espero que isto não estrague a relação treinador/presidente.
18 Setembro, 2015 at 11:30
Nota Mental: Preciso cortar no caviar!
Há duas semanas que andava a fazer má digestão dum… e fui-me meter a consumir ontem mais caviar marado!
Não aprendes, Sampaio!
18 Setembro, 2015 at 11:32
Hoje já deu para rir um pouco, ao ler algumas alarvidades aqui escritas.
Agora o Chiclas já não vale um pires de tremoço, está certo. Do camarote já se anuncia uma desgraça sem igual e, apesar da chatice de termos ganho o único título em disputa até ao momento, e estarmos em 1.º lugar (e veremos o que as nalgas vão fazer este fim de semana), apesar dessa chatice, dizia eu, já estamos a arrancar cabelos e a rasgar as vestes. Persnte isto só posso rir.
Sim, não jogamos um caralhinho ontem, sim temos muito que melhorar, sim temos algumas lacunas. Mas a malta penava o quê? Que o Jesus vinha e transformava de imediato água em vinho (Tobias) e multiplicava os pães (William)? Tenham juízo, tudo tem o seu tempo.
Alguém aí num comentário disse, muito sabiamente, que as derrotas só são muito más se não aprendermos nada com elas. Ora, nem o Presidente nem o treinador são desprovidos de sentido crítico, por isso continuo a confiar na nossa estrutura, não vai ser uma derrota que me vai tirar o sono.
OFF TOPIC:
Carrillo vai fazer falta, mas a decisão, agora técnica, mas em breve administrativa, de o afastar é a mais correcta. Dá-me vontade de rir daqueles que pensam que um clube de futebol, e os futebolistas, se gerem como uma qualquer empresa e os trabalhadores “normais”.
#carrillonoporco
#estimoquetefodas
Pronto, era isto.
18 Setembro, 2015 at 11:39
Na minha cabeça, Carrillo há mais de um ano que não “é” do SCP.
Zahavi já se terá desfeito da sua metade e apostava o meu esquerdo em como o trocou por uns milhões de francesinhas!
Esta é uma bicada que o Bufas estava doido para fazer… Depois da bicada à namorada (Carnide), no próximo defeso é ao Sporting.
Vale que o Carrillo vai andar tantos meses desaparecido por alcochete que quando vestir à Porco (que é) nem me vou lembrar que algum dia cá andou.
O que me consola é que ele também nunca será mais do que aquilo que já demonstrou.
Obrigado, Godo, por vender %s de passes de jovens ao desbarato! Puta de ferida esta que ainda vai levar anos a cicatrizar…
18 Setembro, 2015 at 11:47
Na minha cabeça o JJ também nunca saía como bicampeão do benfica e ia direto para o Sporting, Sampaio…
Se há coisa que aprendi no futebol, é que o que hoje é verdade, amanhã é mentira e vice versa…
Agora que a não entrada na Champions nos está a dar Cabo da vida, não duvides…
Com Champions ou tinha renovado, ou tinha vindo outro equivalente…
Assim…
Gelson pode ser Carrillo… Até superior quem sabe….Mas ainda não será esta época…
E eu por acaso este ano dava prioridade a ser Campeão Nacional em deterimento de formar jogadores para a seleção Nacional…
SL
18 Setembro, 2015 at 11:59
Presidente (vênia… pois claro, seguidista-acéfalo-carneirista me confesso! 😉 )…
Se há coisa que o futebol me ensinou é que há coisas que são recorrentes… e cíclicas!
Lembra-se dum tal de Tello?! Lembra-se dum tal de João Montinho?!
Agora junte-lhe uma pitada de canela… e tem um Carrillo!
Para mim, o Presi fez o que pode, e provavelmente até terá ido além do que a sua consciência mandava para conseguir renovar. Mas contra factos não há “argumentos”…
Repito, para mim, Carrillo NUNCA renovará porque simplesmente NÃO PODE FAZÊ-LO.
Força, Presi! Mil vezes um Bruno de Carvalho que 10 Carrillões…
18 Setembro, 2015 at 12:02
E este Carrillão nem de Mafra é…
18 Setembro, 2015 at 11:33
Quer-me parecer que se antes não estávamos no oitenta agora também não estamos no oito.
As próximas jornadas do campeonato vão nos dar a resposta!
Claro que esta novela do Carrilho não ajuda em nada. Tudo já devia estar decidido à muito tempo e não ter deixado isto chegar ao último ano de contrato!
Espero que se mantenha o balneário até porque o Adrien já veio dizer que não é assunto deles… mas será mesmo assim?
18 Setembro, 2015 at 11:34
Este sistema 4-4-2 não serve para o Sporting!
Não temos plantel plantel para isso!
Meu rico 4-3-3!!!
JJ, mete na porra da cabeça que não dá!
Mais depressa temos jogadores para fazer uma espécie de 3-5-2 (claro que teríamos de buscar mais 1 ou 2 centrais para qq eventualidade).
Não temos dupla que sirva para este sistema. Mesmo colocando lá o William…
É esquecer… este sistema não é para nós. E se vamos apostar sistematicamente nele, cheira-me que vamos passar uma temporada muito atribulada.
Mas isso sou eu que acho..
18 Setembro, 2015 at 13:52
Mesmo ontem me lembrei desta, já sabia que ia chegar à Tasca.
Agora o 4x4x2 não serve. Esta merda é de dar um balázio na cabeça.
Independentemente do sistema táctico o que interessa são as movimentações da equipa como um bloco. O mister só tem é de malhar nos jogadores.
Ou o 4x3x3 do Paulo Bento e do Marco Silva resultaram?
smfh
18 Setembro, 2015 at 11:35
Aquele fdp que anulou o golo do Slimani na Rússia…
Se não fosse isso, já o Carrillo tinha renovado para jogar a Champions e talvez tivessem vindo 1 ou 2 jogadores de qualidade….
Assim….
O jogo de ontem que se f….açam crescer os miúdos da nosso formação….
Porque a sério é segunda feira…
SL
18 Setembro, 2015 at 11:40
Nem que a gente ganhasse a Champions, o Carrillo renovava…
#ocarrilloéobichinhodeestimaçãodocacaroto…
18 Setembro, 2015 at 11:40
Essa de estarmos isolados, na 3ª feira no topo do campeonato, tenham lá calma. Aquilo que eu vi ontém não augura nada de bom de aqui para a frente. Jogar para o lado e para trás foi aquilo que vi durante vários anos no Sporting e nada deu. Acalmem-se que ainda a procissão está no adro. Também já antes afirmaram que iam ganhar a liga europa e ontém já disseram que deixou de interessar. SL
18 Setembro, 2015 at 11:47
Não me digas que ontem deixámos de ter possibilidades de ganhar a Liga Europa? Ou foi o JJ que disse que não interessava?
E a amostra do nosso futebol é a de ontem?! Ontem?! Sem 7 titulares??!? Really?!
Fogo…enfim…
18 Setembro, 2015 at 11:52
Patricio…
Joao Pereira…
Jefferson…
Paulo Oliveira…
Adrien…
Teo…
EU conto 6 titulares em campo, Tiago.
Eu até compreendo as alterações do meio campo para a frente… agora, não me peçam para perceber a saída do Naldo. Mais depressa percebia a saída de um (ou mesmo dois) lateral que é um jogador que geralmente se desgasta mais… agora, mexer na dupla de centrais?! Num jogo destes?! É demais para a minha cabeça…
18 Setembro, 2015 at 12:11
O João Pereira parece-te titular agora?!?! A mim não parece…
Assim estamos com 5 titulares, 6 suplentes! 6 suplente que para mim passarão a 7 com William, 5 que passarão a 4 titulares sem Adrien…
Por isso para mim sim…jogámos sem 7 titulares:
Esgaio, Ewerton, J. Mário, Willia, Ruiz, Carrillo e Slimani…
Pois…mas partes do pressuposto que o Naldo estava bem fisicamente e que o JJ não falou antes com ele e que ele não disse que ainda não tinha ritmo para tantos jogos seguidos! Especialmente depois de enterrar como enterrou contra o Rio Ave…
18 Setembro, 2015 at 12:15
JP “É” o titular… para mal dos nossos pecados, Esgaio só passa a ser um “mal menor” pois também não é solução para LD.
Estamos “coxos”… isso é um facto!
Bem que podiamos procurar no “mercado” um LD desempregado que desse mais garantias. 😐
18 Setembro, 2015 at 12:19
Vamos ver com o Nacional…com o Rio Ave já não foi estando disponível…e eu acho que o Esgaio se lhe derem meia dúzia de jogos vai ficar com o lugar de caras! E na forma em que anda o JP esses jogos vêem agora…
18 Setembro, 2015 at 12:26
Esgaio não é LD.
Não tem características de LD.
Esgaio NUNCA será LD.
Conseguiu fazer uma época inteira mas isso foi na AAC…
No Sporting B já demonstrava que não dá para aquele lugar.
Estão a estragar um bom jogador… que não é Lateral e também não é Extremo.
18 Setembro, 2015 at 12:29
Vamos ver se não é….eu digo que é, eu digo que ele tem tudo para ser! Agora tem ele a palavra e daqui a um tempo falamos….
18 Setembro, 2015 at 12:34
Tomara eu que fosse…
Queria muito estar enganado…
Mas como dizia o “passador” do Vieira… “Não me cheira!”
18 Setembro, 2015 at 11:48
Partem logo de duas premissas que para mim estão longe de ser verdadeiras:
1) O Sporting está bem
2) O Porco perder ou empatar em casa contra (ESTE!) carnide. Cheira-me (posso estar a chocar alguma, não sei, pode ser disso!) que o Carnide vem do Porto com um “andar” novo…
18 Setembro, 2015 at 11:59
Concordo Ed.
Muita calma e atenção para 2.ª feira. Quem ontem deve ter estado com muita atenção ao jogo deve ter sido o treinador do Nacional…. e deve ter gostado do que viu 🙁
18 Setembro, 2015 at 12:01
Ele até pode ter gostado do que viu…
Só não vai gostar é que o “11” que vai entrar na 2ª feira não tem nada a ver… 😉
18 Setembro, 2015 at 11:43
Hoje, mais do que nunca percebo porque é que o Sousa Cintra despediu o Robson…
Fds…não se curem não….
18 Setembro, 2015 at 12:37
É a histeria IDIOTA no seu esplendor!!
A mesma histeria da teoria do caos financeiro após a eliminação da Champions!
O Presidente e restante Direcção são Humanos e cometem erros e ainda vão cometer mais, mas o saldo (que é o que importa) é claramente favorável…. por isso CALMA E CONFIANÇA!
18 Setembro, 2015 at 11:44
Ontem foi a derrota do ano em Alvalade. Faz parte de quem e do Sporting. Já perdi o sonho de fazer da nossa casa uma fortaleza, sinceramente. Custa me e que os rivais o consigam tão bem.. A jogar mal ou bem, mas ganham.
Foi tudo fraco pelo que nem vou destacar quem esteve melhor ou pior. Quando acontecem coisas destas a culpa e da equipa e da equipa técnica. Ponto final.
Agora e ganhar ao nacional. Mas ontem tive um flash da época passada que me fez passar mal a noite.
18 Setembro, 2015 at 12:04
Como te compreendo, Maria. Esta derrota entra na longa lista de derrotas esquisitas que assola Alvalade como uma maldição: Grasshopers, Genkerbirlis (nem sei escrever essa merda) e afins. Infelizmente, são o tipo de derrotas que costumam deixar marca para o resto da época.
Repara na sucessão de fenómenos paranormais que nos estão a acontecer:
1. lesão de William nos sub 21 (foda-se quais eram as probabilidades de o perder por 3 meses?)
2. lesão de Ewerton
3. Golo mal anulado ao Slim em Moscovo (como TUDO seria diferente)
4. Dossier Carrillo ( custava-lhe muito assinar e sair para o ano?)
5 O jogo de ontem (sofrer 3 golos em 4 remates deve dar para entrar no guiness)
18 Setembro, 2015 at 11:47
uma coisa posso dizer, só joguei futebol amador, mas tenho a certeza que em 10 cruzamentos sem pressão metia pelo menos 8 bolas na cabeça do avançado e não nas mãos do guarda-redes, João Pereira em 10 cruzamentos, meteu 9 nas mãos do redes e uma para a linha lateral do lado contrário, mau demais para ser verdade.
18 Setembro, 2015 at 11:54
isso é partindo do pressupost que jp ainda é jogador profissional.
Realmente só no nosso clube, ir buscar um gajo que n jogava há 6 meses, que ninguém lhe pegava…
18 Setembro, 2015 at 14:30
Eu até me assustava cada vez que ele no ataque pegava na bola, nem queria ver o que de ali saía. Ainda por cima estava ali ao pé a ver. SL
18 Setembro, 2015 at 17:52
Nem me digas nada, joguei federado e cada cruzamento sem oposição que fosse para a bancada ou pequena área ( mão do GR ) significavam tareia na certa no treino a seguir…
Vejo com cada um que nem num derby Vitoria da Picheleira – Musgueira se admitiriam. 😀
18 Setembro, 2015 at 11:53
Deste jogo:
– Ainda acreditei (será que ainda acredito) que JJ iria fazer do JP um bom jogador, talvez seja mesmo missão impossível.
– Aqquilani, pode ser que ainda seja útil (congelar quando estivermos a ganhar), mas nestes jogos é o principio do fim. É que ele já não corre, nem que apenas tenha de ser um ou dois metros.
– Tobias, custa-me muito dizer isto, mas ou terá uma modificação radical ou não é com toda a certeza jogador para o Sporting (não é só por causa deste jogo, não tem cabeça, não tem rapidez, enfim …).
– Carrillo, remember Tello? Está na altura certa, ou renova ou encosta por opção tecnica, é claro. Será que ele se lembra que quando as coisas não lhe estavam a correr bem, no final de cada mês recebia o salário. Ha uma palavra para isto, Xulice.
Quanto ao resto, nas vitorias e nas derrotas lá estaremos para te apoiar, e o Sporting é o nosso grande amor.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING
18 Setembro, 2015 at 11:54
“Será que ele se lembra que quando as coisas não lhe estavam a correr bem, no final de cada mês recebia o salário.”
Há um gajo que se lembra (e faz gosto em demonstrar que se lembra) disso todos os meses… Labyad!