Mais um. Que pena (para nós) não ter voltado imediatamente para o Sporting depois ter sido o primeiro profissional português a afirmar-se no estrangeiro.
O Damas era mais do que um fantastico guarda redes. Tinha o que lhe podemos chamar de carisma. Damas era grande mesmo quando ‘fragava’. Enchia o campo.
Era o meu idolo ..o que posso dizer
Para teres uma ideia: com quase 40, tinha mais agilidade que a maioria dos guarda-redes da época. Eu só o vi jogar nos últimos anos de leão ao peito, não posso falar da sua melhor fase. Mas tive a sorte de o ver treinar o meu Carcavelos. Ainda tinha aquela classe única que Deus lhe deu, mesmo a brincar.
Nasceu para voar nas balizas, parece que ainda o estou a ver.
Patrício é um monstro a sair da baliza, um autêntico lince, rapidíssimo. E vestido todo de preto, como defendo que deve estar, ainda mais invisível fica aos olhos do adversário.
já falei com o Vilafranquense, ainda nao é oficial porque falta a confirmação do Sporting. Pelo que sei, o Vilafranquense e o Alverca odeiam-se por isso estava fora de questão. é o futebolzinho portugues no seu pleno. e o Garoto é que é mau.
«UM DOS FC Porto-Sporting mais marcantes da história dos clássicos entre os dois clubes ocorreu a 19 de Outubro de 1975 por causa de um golo inédito e surrealista de autoria de um apanha-bolas na sequência de um remate de cabeça de Fernando Gomes que saiu junto à rede exterior da baliza de Vítor Damas.
Um “golo-fantasma” que o árbitro Alder Dante sancionou induzido em erro pelo denso nevoeiro que a certa altura se abateu sobre o relvado das Antas e que não lhe permitiu ver o remate do apanha-bolas que anichou a bola no fundo da baliza, presumivelmente através de um buraco na rede.
Incrédulos perante a decisão arbitral, os jogadores do Sporting, com Vítor Damas à cabeça, rodearam o juiz escalabitano na tentativa de lhe fazer ver o erro grosseiro em que estava a incorrer. »
É só máfia naquele clube! Os árbitros erram sempre para o mesmo lado. Temos uma sina do caralho. Até apanha bolas já nos deixam marcar golos. Clube azarado que é o nosso Sporting.
Inicio da década de 80, eu tinha prái uns 10 anos. Estava de ferias em Portimão e o meu pai levou-me a mim e ao meu irmão para assistir a um treino do Portimonense. Na altura, o Gigante defendia as redes do portimonense e era treinado por Manuel José. Do treino da equipa, só retive nas memoria (ainda hoje) o Manel José a disparar bojardas atrás de bojardas: PUM, PUM, PUM, PUM, PUM, o nosso Gigante defendia uma atrás das outras, 1, 2, 3, 4, 5, para a esqeurda para a direita, o Manuel não o deixava respirar, atirava-se para o chão o Gigante e logo tinha que se levantar para defender outor bojardo. Após defender (sem exagero) prái umas 10 bojardas de todas as maneiras e feitios, houve uma que lhe escapou, pois o nosso Gigante já não aguentava o massacre e gritou um FOOOOOOOOOODA-SEEEEEEEE!!!!!!!!!! que se ouviu pelo barlavento algarvio todo! 😉
Há memórias desportivas que eu vou levar para o tumulo: uma é ver Fernando Mamede num treino a correr como um cavalo 10 vezes a pista do jamor. Outra é ver o nosso Gigante Damas a defender bola atrás de bola, com a velocidade e elasticidade dum Super Herói.
Duas Lendas, dois Heróis, ali diante dos olhos dum puto. Que Saudades!
OFF: Rui Patrício; Cédric, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Coentrão; Danilo, Tiago, João Moutinho e Bernardo Silva; Nani e Cristiano Ronaldo.
5 Made in Alcochete.
O Damas? O Damas não tem medidas para mim, não tem peso, não tem altura, não tem flexibilidade nem agilidade, o Damas são os ecos da minha infância, a ouvir o relato naquele rádio velhinho, debaixo da almofada, para não fazer barulho…O Damas? Foi a única altura que eu vivi e vi, em que nas futeboladas de rua, se discutia porque todos (ou quase) queriam ir á baliza, foi na altura que as nossas mães já fartas de comprarem calças nos punham remendos de cabedal nos joelhos e lá íamos nós fazer mais umas defesas “á damas” … Até podem ter existido GR melhores (eu nunca vi nenhum…) mas nunca existirá nenhum GR com aquela “aura”, aquela postura mítica, aquela simpatia e simplicidade, aquela coisa indefinível que transforma um homem numa lenda…num monstro!
Quando o Damas foi jogar para Espanha, fiquei siderado, chateei-me com o SCP e embora sofresse que nem um cão dizia a toda a gente que era da Académica.
O Damas? O Damas não tem medidas é impossível…na minha imaginação vejo-o lá em cima, sentado com o Agostinho e o Livramento á espera de mais um para a “sueca” ou a jogarem á lerpa enquanto discutem o nosso Sporting e bebem um copinho…
Falar do Damas? Não consigo sequer explicar o principio…nem a dor e o vazio que senti quando ele partiu, para mim o Damas e o Sporting estão interligados, fundidos no mesmo espaço no meu imaginário…e é isso, assim, não tem explicação…
Estejas aonde estiveres Vítor ainda és e serás, sempre o maior para mim…
E eu nunca mais me esqueço daquela noite europeia em que ele defende 4 penaltis (1 não valeu para o árbitro) com essas defesas passaríamos a eliminatória quando já vinha no caminho oiço no rádio que afinal tínhamos perdido pois a regras já eram outras e nem deveríamos ter ido aos penaltis. Foi uma noite fabulosa e ao mesmo tempo infeliz.
Lembro-me de ouvir esse relato e da histeria com as defesas dele…é preciso alguém ser mesmo muito especial, para tanta gente se lembrar de uma coisa que nem sequer valeu…
contra o Glasgow Rangers…eu a gritar todo maluco com as defesas dele, e depois o balde de agua fria, porque o golo fora passou a contar tambem no prolongamento…
Damas… nao tenho palavras para me referir a esse “MONSTRO” do futebol nacional…nad do que eu diga será suficiente para dizer o que ele era…
“ai e tal o Bruno é conflituoso com os jogadores e e não consegue renovar os jogadores importantes/titulares”
Esta costuma ser uma das “cassetes” promovidas pela porta 18….
Pelos vistos para alem do jefferson…
João Mário
Slimani
Mané
William (acho que fez 1 renovação já durante o mandato)
Matheus Pereira (teve quase fora… mas renovou e está a começar a dar cartas)
Os que não renovaram:
Cedric —-> Ambição legitima de ir ganhar mais para uma boa equipa num campeonato competitivo e num país onde se joga futebol!
Carrillo —> O problema está no “fundo” e quando assim é… aconteceu o esperado.
Os que podem ser complicados:
Adrien —> % do passe pertencente ao zahavi (salvo erro), pelo que apesar do inquestionável Sportinguismo de Adrien…. não será fácil, mas para já há tempo.
Não tenho a certeza absoluta, mas a ideia que tenho é que também o Adrien é detido a 50% pelo fundo do zahavi… pelo que a renovação não se afigura fácil por essa via.
Nunca vi Damas jogar. Mas cedo me apaixonei pelos seus vídeos, de tal forma que no dia que trouxe pra casa um rafeiro, que corria como uma gazela e salta como um macaco, chamei lhe Vitor Damas. Ainda hoje o Damas Cão salta com os golos do Sporting.
O Montinho de merda acaba de marcar em Braga. Nunca mas nunca na vida celebrarei um golo marcado por este pulha. O que também dá a medida do “entusiasmo” que a selecção da FPF gera em mim.
Peço desculpa por conspurcar um post sobre o Damas, que vi jogar e fazer defesas espantosas, com este desabafo. Foi/é mais forte do que eu.
Era tão pequenito quando vi pela primeira vez o Sporting jogar – ao vivo, na altura poucos jogos eram transmitidos em directo na TV, numa final da Taça de Portugal – que só tenho memória de duas coisas. Primeira, o entusiasmo ao agitar uma bandeira do Sporting que, tenho ideia, era do dobro do meu tamanho; aliás, tanto a agitei que, recordo, uns adeptos do próprio Sporting me mandaram parar com aquilo. Segunda, ficar zangado com o guarda-redes do Sporting por sofrer um golo do Benfica. O guarda-redes em causa era o Damas, acabara de sofrer de livre do Eusébio (disto em rigor não me lembro).
É, eu estreei-me na condição leonina no auge das capacidades do Damas. É, no meu imaginário, de longe o nome/jogador que mais emblematiza a minha vinculação irreversível ao Sporting.
Vi-o jogar, de facto até hoje… nenhum guarda-redes lhe chegou aos pés
Havia um, pequenino de bigode, que jogava no outro lado de lx, o bento, que quase lhe chegou aos calcalhares, jornais tentaram fazer dele melhor, mas Damas era Damas e sem apoio, já nessa altura, dos media, era um autentico senhor.
Tentaram acabar com ele, como que a culpa da nossa derrota com marrocos no mundial fosse culpa dele
Foi a primeira vez que discuti com lã piões, que diziam que perdemos pelo Damas e que com o bento não tínhamos perdido, e desde daí que não tolero essa raça merdosa
Cometemos uma injustiça com ele, e apesar dos convites milionários do porto, decidiu ir para espanha, no top da carreira, mas voltou para nós
O dia da sua morte foi violentíssimo para mim, foi-se uma referência, foi-se um ídolo, foi-se um herói, abalou-me profundamente em idade adulta, tal como Joaquim Agostinho me abalou em criança
para sempre um de nós
até sempre campeão
estás entre os teus, os grandes, a defender bolas impossíveis que as gargantas já gritavam golo
É triste dizer isto, mas a única vez que o vi ao vivo foi no dia 06/08/2003, quando ele deu o pontape de saída simbólico no jogo de inauguração do novo estádio.
Já estava com dificuldades físicas.
Gostava tanto de o ter visto a defender a nossa baliza…
Escolhi o nome do meu nickname porque quando era miúdo o meu pai ofereceu-me uma revista de desporto com a capa do Enorme Vitor Damas!!! UM SENHOR!!!
Para quem adorava ser o Guarda-Redes nas futeboladas da escola, onde todos tinham ídolos da altura, aparecer um rapazinho a dizer: o meu ídolo…..Damas, o melhor GR de sempre! Os vídeos dele aqui mostrados no youtube revelam o que sempre foi: um predestinado!! Em Portugal era ele, lá fora era Lev Yashin, o aranha negra: dois monstros.
8 Outubro, 2015 at 16:39
Vitor Damas…
Zero ídolos o c@r@|h0.
8 Outubro, 2015 at 18:52
++++++++++++++++++++++++++++++++++++1
8 Outubro, 2015 at 21:06
Mais um. Que pena (para nós) não ter voltado imediatamente para o Sporting depois ter sido o primeiro profissional português a afirmar-se no estrangeiro.
8 Outubro, 2015 at 16:41
Grande !!
8 Outubro, 2015 at 16:50
Damas é daqueles idolos que não vão morrer nunca.
O dono da nossa baliza é da mesma fibra da qual o Damas foi feito, espero que o nosso Rui possa ascender também ao estatuto dos imortais!
8 Outubro, 2015 at 18:18
Temos 2 balizas não temos!?
Então, uma já é Damas, a outra está reservada para ser Patrício. 🙂
8 Outubro, 2015 at 21:00
Agora que falas nisso, a outra deveria ter o nome do Grande Fernando Peyroteo. Acho eu. SL
8 Outubro, 2015 at 16:53
Vitor Damas é o meu idolo eterno.
Eternizado na nossa baliza sul para que jamais seja esquecido.
Um Leão nunca morre e acredito que se tenha “transportado” para outro Leão que hoje defende a nossa baliza.
8 Outubro, 2015 at 16:59
o meu idolo Vitor Damas foi o melhor guarda-redes Português de todos os tempos, esteja onde estiver, tem um lugar nos nossos corações.
8 Outubro, 2015 at 17:18
O melhor guarda redes português, que vi jogar, só não digo o melhor de sempre porque não vi todos, mas para mim foi e será sempre o melhor.
Como tantos outros jogadores, teve o defeito de ser Sporting Clube de Portugal.
8 Outubro, 2015 at 17:22
Deixou-nos demasiado cedo, tinha ainda tanto para dar.
Ninguém defendia como ele.
8 Outubro, 2015 at 17:26
Eterno
Grande Campeão
8 Outubro, 2015 at 17:33
Grande Damas! O carisma e a classe que mais nenhum guarda redes teve em Portugal.
8 Outubro, 2015 at 17:41
Eu tenho 15 anos.Nunca vi o Vítor jogar.Era assim tão bom jogador?Desculpem a minha ignorância!!
8 Outubro, 2015 at 17:45
Foi um dos melhores guarda-redes portugueses de todos os tempos. Também existiram outros, dos rivais, mas para nós Damas será sempre o melhor.
Muito ágil na baliza, um verdadeiro leão.
Também existiram outros no Sporting que foram uns autênticos monstros, entre eles Azevedo, Carvalho e Carlos Gomes.
8 Outubro, 2015 at 18:17
Só um cheirinho, para veres o tipo de “milagres” que esse Senhor fazia:
https://www.youtube.com/watch?v=06244VvMSvM
(qual Gordon Banks?)
Há uns tempos houve um grande post aqui na tasca com uma grande colectânea de defesas do Grande Damas, tens de ir checar.
8 Outubro, 2015 at 18:20
O Damas era mais do que um fantastico guarda redes. Tinha o que lhe podemos chamar de carisma. Damas era grande mesmo quando ‘fragava’. Enchia o campo.
Era o meu idolo ..o que posso dizer
8 Outubro, 2015 at 18:25
*frangava”
8 Outubro, 2015 at 18:28
Para teres uma ideia: com quase 40, tinha mais agilidade que a maioria dos guarda-redes da época. Eu só o vi jogar nos últimos anos de leão ao peito, não posso falar da sua melhor fase. Mas tive a sorte de o ver treinar o meu Carcavelos. Ainda tinha aquela classe única que Deus lhe deu, mesmo a brincar.
Nasceu para voar nas balizas, parece que ainda o estou a ver.
8 Outubro, 2015 at 17:41
Fico emocionado ao pensar no Vítor Damas.
Respeito.
https://ardinas.files.wordpress.com/2015/03/15.jpg
https://www.youtube.com/watch?v=1TyUfEO8I-s
8 Outubro, 2015 at 17:42
Gostava que o Patrício estudasse os seus movimentos de patrão fora da baliza !
A área era toda dele !
8 Outubro, 2015 at 17:47
Patrício é um monstro a sair da baliza, um autêntico lince, rapidíssimo. E vestido todo de preto, como defendo que deve estar, ainda mais invisível fica aos olhos do adversário.
8 Outubro, 2015 at 18:03
+1. De vermelho alaranjado fica muito evidente.
8 Outubro, 2015 at 18:03
…a sair da baliza, nos cruzamentos !
Está melhor assim ? ainda mantens essa opinião ?
8 Outubro, 2015 at 18:08
Trolha tu estás a falar a sério? o Patricio é um monstro a sair dos postes? Só podes estar a brincar.
8 Outubro, 2015 at 18:42
Ele deve ter interpretado nas saídas aos “pés”, pessoal isolado. O MPereira referia-se às saídas nos cruzamentos.
8 Outubro, 2015 at 18:45
Isto.
8 Outubro, 2015 at 17:49
Nem em alverca, nem no restelo, parece que o Vilafranquense-Sporting será no estoril….
8 Outubro, 2015 at 18:59
já falei com o Vilafranquense, ainda nao é oficial porque falta a confirmação do Sporting. Pelo que sei, o Vilafranquense e o Alverca odeiam-se por isso estava fora de questão. é o futebolzinho portugues no seu pleno. e o Garoto é que é mau.
8 Outubro, 2015 at 17:50
Um ídolo para mim mesmo sem nunca o ter visto jogar. Que descanse em paz e que o seu nome seja sempre honrado por quem vestir a verde e branca.
Tenho imensa pena de não ter vivido as grandes tardes de futebol e de modalidades no velhinho Alvalade.
Espero que a modernização do futebol não impeça que essas tardes regressem quando tivemos o nosso pavilhão pronto.
SL
8 Outubro, 2015 at 17:53
http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=V%C3%ADtor_Damas
3 campeonatos, 3 taças
Lenda.
8 Outubro, 2015 at 17:54
Lembro-me bem disto:
«UM DOS FC Porto-Sporting mais marcantes da história dos clássicos entre os dois clubes ocorreu a 19 de Outubro de 1975 por causa de um golo inédito e surrealista de autoria de um apanha-bolas na sequência de um remate de cabeça de Fernando Gomes que saiu junto à rede exterior da baliza de Vítor Damas.
Um “golo-fantasma” que o árbitro Alder Dante sancionou induzido em erro pelo denso nevoeiro que a certa altura se abateu sobre o relvado das Antas e que não lhe permitiu ver o remate do apanha-bolas que anichou a bola no fundo da baliza, presumivelmente através de um buraco na rede.
Incrédulos perante a decisão arbitral, os jogadores do Sporting, com Vítor Damas à cabeça, rodearam o juiz escalabitano na tentativa de lhe fazer ver o erro grosseiro em que estava a incorrer. »
8 Outubro, 2015 at 18:07
É só máfia naquele clube! Os árbitros erram sempre para o mesmo lado. Temos uma sina do caralho. Até apanha bolas já nos deixam marcar golos. Clube azarado que é o nosso Sporting.
8 Outubro, 2015 at 18:13
Um campeão dentro e fora do campo.
Foi ele (e o meu pai) os responsáveis pelo sportinguista que sou
Aos dois o meu obrigado
Até sempre campeão.
8 Outubro, 2015 at 18:14
Adorava-o e tive o privilégio de o ver jogar!
E desta vez não digo apenas SL, mas também
Saudade Eterna!
8 Outubro, 2015 at 18:56
O Damas era um Senhor, dentro e fora de campo!
Que saudades! Ainda me lembro de homenagem no estádio, ai já se via que estava em sofrimento!
Se alguém “define” um Ídolo, esse alguém é o Damas!
8 Outubro, 2015 at 19:01
A partir dos 0:35…
https://www.youtube.com/watch?v=rD2PDvWq0Eg
8 Outubro, 2015 at 19:04
Nas imagens também Miguel Galvão Telles.
E a curva sempre a vibrar, caralho, ninguém pára esta massa associativa, este clube.
8 Outubro, 2015 at 19:10
Inicio da década de 80, eu tinha prái uns 10 anos. Estava de ferias em Portimão e o meu pai levou-me a mim e ao meu irmão para assistir a um treino do Portimonense. Na altura, o Gigante defendia as redes do portimonense e era treinado por Manuel José. Do treino da equipa, só retive nas memoria (ainda hoje) o Manel José a disparar bojardas atrás de bojardas: PUM, PUM, PUM, PUM, PUM, o nosso Gigante defendia uma atrás das outras, 1, 2, 3, 4, 5, para a esqeurda para a direita, o Manuel não o deixava respirar, atirava-se para o chão o Gigante e logo tinha que se levantar para defender outor bojardo. Após defender (sem exagero) prái umas 10 bojardas de todas as maneiras e feitios, houve uma que lhe escapou, pois o nosso Gigante já não aguentava o massacre e gritou um FOOOOOOOOOODA-SEEEEEEEE!!!!!!!!!! que se ouviu pelo barlavento algarvio todo! 😉
Há memórias desportivas que eu vou levar para o tumulo: uma é ver Fernando Mamede num treino a correr como um cavalo 10 vezes a pista do jamor. Outra é ver o nosso Gigante Damas a defender bola atrás de bola, com a velocidade e elasticidade dum Super Herói.
Duas Lendas, dois Heróis, ali diante dos olhos dum puto. Que Saudades!
8 Outubro, 2015 at 19:18
Gosto!!! Que linda lembrancas que tu vais levar !!
8 Outubro, 2015 at 19:14
Meu grande Leão, que saudades .
8 Outubro, 2015 at 19:17
OFF: Rui Patrício; Cédric, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Coentrão; Danilo, Tiago, João Moutinho e Bernardo Silva; Nani e Cristiano Ronaldo.
5 Made in Alcochete.
8 Outubro, 2015 at 19:24
O Damas? O Damas não tem medidas para mim, não tem peso, não tem altura, não tem flexibilidade nem agilidade, o Damas são os ecos da minha infância, a ouvir o relato naquele rádio velhinho, debaixo da almofada, para não fazer barulho…O Damas? Foi a única altura que eu vivi e vi, em que nas futeboladas de rua, se discutia porque todos (ou quase) queriam ir á baliza, foi na altura que as nossas mães já fartas de comprarem calças nos punham remendos de cabedal nos joelhos e lá íamos nós fazer mais umas defesas “á damas” … Até podem ter existido GR melhores (eu nunca vi nenhum…) mas nunca existirá nenhum GR com aquela “aura”, aquela postura mítica, aquela simpatia e simplicidade, aquela coisa indefinível que transforma um homem numa lenda…num monstro!
Quando o Damas foi jogar para Espanha, fiquei siderado, chateei-me com o SCP e embora sofresse que nem um cão dizia a toda a gente que era da Académica.
O Damas? O Damas não tem medidas é impossível…na minha imaginação vejo-o lá em cima, sentado com o Agostinho e o Livramento á espera de mais um para a “sueca” ou a jogarem á lerpa enquanto discutem o nosso Sporting e bebem um copinho…
Falar do Damas? Não consigo sequer explicar o principio…nem a dor e o vazio que senti quando ele partiu, para mim o Damas e o Sporting estão interligados, fundidos no mesmo espaço no meu imaginário…e é isso, assim, não tem explicação…
Estejas aonde estiveres Vítor ainda és e serás, sempre o maior para mim…
SL
8 Outubro, 2015 at 19:27
+ 1
8 Outubro, 2015 at 20:34
Boa escrita.
8 Outubro, 2015 at 21:52
Enorme homenagem.
9 Outubro, 2015 at 9:57
Top!
8 Outubro, 2015 at 19:36
“Cumpri 2 sonhos: jogar no Sporting e ser capitão. Falta o 3, ser Campeão” – Sir William
Um orgulho enorme.
8 Outubro, 2015 at 19:42
E eu nunca mais me esqueço daquela noite europeia em que ele defende 4 penaltis (1 não valeu para o árbitro) com essas defesas passaríamos a eliminatória quando já vinha no caminho oiço no rádio que afinal tínhamos perdido pois a regras já eram outras e nem deveríamos ter ido aos penaltis. Foi uma noite fabulosa e ao mesmo tempo infeliz.
8 Outubro, 2015 at 20:48
Lembro-me de ouvir esse relato e da histeria com as defesas dele…é preciso alguém ser mesmo muito especial, para tanta gente se lembrar de uma coisa que nem sequer valeu…
8 Outubro, 2015 at 23:01
contra o Glasgow Rangers…eu a gritar todo maluco com as defesas dele, e depois o balde de agua fria, porque o golo fora passou a contar tambem no prolongamento…
Damas… nao tenho palavras para me referir a esse “MONSTRO” do futebol nacional…nad do que eu diga será suficiente para dizer o que ele era…
descansa em paz, Guardiao…
8 Outubro, 2015 at 20:07
OFF OFF OFF
A Sporting Clube de Portugal, Futebol, SAD, chegou a acordo com Jefferson para a renovação do contrato, ficando com duração até 2020.
8 Outubro, 2015 at 20:24
O menino não dorme 😉
8 Outubro, 2015 at 20:29
“ai e tal o Bruno é conflituoso com os jogadores e e não consegue renovar os jogadores importantes/titulares”
Esta costuma ser uma das “cassetes” promovidas pela porta 18….
Pelos vistos para alem do jefferson…
João Mário
Slimani
Mané
William (acho que fez 1 renovação já durante o mandato)
Matheus Pereira (teve quase fora… mas renovou e está a começar a dar cartas)
Os que não renovaram:
Cedric —-> Ambição legitima de ir ganhar mais para uma boa equipa num campeonato competitivo e num país onde se joga futebol!
Carrillo —> O problema está no “fundo” e quando assim é… aconteceu o esperado.
Os que podem ser complicados:
Adrien —> % do passe pertencente ao zahavi (salvo erro), pelo que apesar do inquestionável Sportinguismo de Adrien…. não será fácil, mas para já há tempo.
8 Outubro, 2015 at 20:31
O possivel problema com o adrien é igual ao do carrillo?
8 Outubro, 2015 at 20:46
Não tenho a certeza absoluta, mas a ideia que tenho é que também o Adrien é detido a 50% pelo fundo do zahavi… pelo que a renovação não se afigura fácil por essa via.
8 Outubro, 2015 at 20:47
Xi, que petisco.
8 Outubro, 2015 at 20:08
Respeito, muito.
Entretanto o jogador mais feio do campeonato renovou! 😀
8 Outubro, 2015 at 20:13
Muito boa noticia. A espinha dorsal está a ficar completa.
8 Outubro, 2015 at 20:27
No tempo do damas era do scp mas andava adormecido. Acho que sou emancipado ao contrário para muitas coisas, infelizmente também para o sportinguismo.
8 Outubro, 2015 at 20:38
Nunca vi Damas jogar. Mas cedo me apaixonei pelos seus vídeos, de tal forma que no dia que trouxe pra casa um rafeiro, que corria como uma gazela e salta como um macaco, chamei lhe Vitor Damas. Ainda hoje o Damas Cão salta com os golos do Sporting.
8 Outubro, 2015 at 21:14
O Montinho de merda acaba de marcar em Braga. Nunca mas nunca na vida celebrarei um golo marcado por este pulha. O que também dá a medida do “entusiasmo” que a selecção da FPF gera em mim.
Peço desculpa por conspurcar um post sobre o Damas, que vi jogar e fazer defesas espantosas, com este desabafo. Foi/é mais forte do que eu.
8 Outubro, 2015 at 21:15
Já me lixou cinco euros, no placard.
8 Outubro, 2015 at 22:15
subscrevo!
8 Outubro, 2015 at 22:05
Ainda me lembro (vagamente por ser na altura criança) das ultimas épocas que fez no SCP…
Estou eternamente grato, pela forma digna como representou o Sporting Clube de Portugal e pela dedicação que lhe demonstrou.
8 Outubro, 2015 at 22:46
Para sempre eterno, Vitor Damas !
8 Outubro, 2015 at 23:19
Era tão pequenito quando vi pela primeira vez o Sporting jogar – ao vivo, na altura poucos jogos eram transmitidos em directo na TV, numa final da Taça de Portugal – que só tenho memória de duas coisas. Primeira, o entusiasmo ao agitar uma bandeira do Sporting que, tenho ideia, era do dobro do meu tamanho; aliás, tanto a agitei que, recordo, uns adeptos do próprio Sporting me mandaram parar com aquilo. Segunda, ficar zangado com o guarda-redes do Sporting por sofrer um golo do Benfica. O guarda-redes em causa era o Damas, acabara de sofrer de livre do Eusébio (disto em rigor não me lembro).
É, eu estreei-me na condição leonina no auge das capacidades do Damas. É, no meu imaginário, de longe o nome/jogador que mais emblematiza a minha vinculação irreversível ao Sporting.
8 Outubro, 2015 at 23:35
Í C O N E L E O N I N O !!!
8 Outubro, 2015 at 23:40
Vi-o jogar, de facto até hoje… nenhum guarda-redes lhe chegou aos pés
Havia um, pequenino de bigode, que jogava no outro lado de lx, o bento, que quase lhe chegou aos calcalhares, jornais tentaram fazer dele melhor, mas Damas era Damas e sem apoio, já nessa altura, dos media, era um autentico senhor.
Tentaram acabar com ele, como que a culpa da nossa derrota com marrocos no mundial fosse culpa dele
Foi a primeira vez que discuti com lã piões, que diziam que perdemos pelo Damas e que com o bento não tínhamos perdido, e desde daí que não tolero essa raça merdosa
Cometemos uma injustiça com ele, e apesar dos convites milionários do porto, decidiu ir para espanha, no top da carreira, mas voltou para nós
O dia da sua morte foi violentíssimo para mim, foi-se uma referência, foi-se um ídolo, foi-se um herói, abalou-me profundamente em idade adulta, tal como Joaquim Agostinho me abalou em criança
para sempre um de nós
até sempre campeão
estás entre os teus, os grandes, a defender bolas impossíveis que as gargantas já gritavam golo
SL
9 Outubro, 2015 at 2:12
O melhor que eu vi a defender a baliza do Sporting!!!
Eterno!!!
SL
9 Outubro, 2015 at 8:02
É triste dizer isto, mas a única vez que o vi ao vivo foi no dia 06/08/2003, quando ele deu o pontape de saída simbólico no jogo de inauguração do novo estádio.
Já estava com dificuldades físicas.
Gostava tanto de o ter visto a defender a nossa baliza…
9 Outubro, 2015 at 9:27
Eterno!
9 Outubro, 2015 at 10:00
Escolhi o nome do meu nickname porque quando era miúdo o meu pai ofereceu-me uma revista de desporto com a capa do Enorme Vitor Damas!!! UM SENHOR!!!
Para quem adorava ser o Guarda-Redes nas futeboladas da escola, onde todos tinham ídolos da altura, aparecer um rapazinho a dizer: o meu ídolo…..Damas, o melhor GR de sempre! Os vídeos dele aqui mostrados no youtube revelam o que sempre foi: um predestinado!! Em Portugal era ele, lá fora era Lev Yashin, o aranha negra: dois monstros.
SL