A diferença entre cortesia e corrupção está no princípio
O Benfica não reagiu oficialmente às acusações lançadas por Bruno de Carvalho sobre as ofertas que alegadamente faria a árbitros, mas fontes do clube já se desdobraram em esclarecimentos destinados a desdramatizar a situação. Que a caixa só tem um custo de produção de 24 euros, aos quais se somam as entradas no Museu Cosme Damião e os jantares no Museu da Cerveja, mas que de qualquer modo o total respeita os limites máximos impostos pela UEFA, que é de 200 francos suíços, algo como 183 euros. Acredito. Mas não me chega. O presidente da APAF, José Fontelas Gomes, apressou-se a vir defender a classe, garantindo que nenhum dos seus membros aceitava ofertas que fossem além dos tais 183 euros. Percebo. Mas também não me chega. Porque a diferença entre cortesia e corrupção não está no valor da oferta mas sim no princípio.
Nunca decidi jogos, como podem inadvertidamente fazê-lo os árbitros, mas sempre tive como muito claro que as minhas responsabilidades como jornalista não me permitiam aceitar ofertas de dirigentes de clubes, jogadores, treinadores ou empresários. E poucos saberão como me era sempre difícil explicar a familiares e amigos próximos as razões pelas quais não podia pedir sequer bilhetes para ir ver este ou aquele jogo, que já tinha lotação esgotada, mesmo que me oferecesse para os pagar – porque do outro lado podia sempre vir uma resposta como o “deixe lá estar isso: um dia destes faz-me um favor a mim”. A verdade é que nunca fiz pedidos desses e que jamais os farei. Porque a última coisa de que precisaria era de que um dia alguém me viesse recordar que uma vez lhe tinha pedido um bilhete para ir à bola, comido um almoço à conta ou aceite uma lembrança. Ora se isso é válido para mim, que – repito – não decido jogos, muito mais devia sê-lo para os árbitros, que com azar até podem fazê-lo.
É verdade que, por tradição, vários clubes fazem ofertas a árbitros há décadas. É uma questão de cortesia, alegam. Mas mais do que ir buscar o limite máximo de euros que a UEFA impõe, o presidente da APAF devia ter sido claro nas indicações a dar aos seus homens: não há razão nenhuma para que essas ofertas, mesmo sendo legais, sejam aceites por agentes que já são relativamente bem pagos para cumprirem as suas tarefas de modo profissional. Da mesma forma que não há razão nenhuma para que os clubes pensem em oferecer aos árbitros presentes cujo valor se aproxima da metade de um salário mínimo. Porque ninguém oferece presentes a juízes do tribunal antes de uma audiência. E porque não se pode bradar pela verdade desportiva, condenar a “fruta” e o “café com leite” e depois ser assim tão cortez com os árbitros. É que às vezes mais vale ser bruto.
9 Outubro, 2015 at 14:25
A estrutura está a começar a meter água… espero que afunde nas profundezas do oceano!
Saudações Leoninas
9 Outubro, 2015 at 14:34
O problema eh que a estrutura flutua sobre outra estrutura que se deixar o barco afundar provavelmente afunda com ele.
9 Outubro, 2015 at 15:04
Enganaste, flutuou até agora, o rombo promete ser grande e com consequências e atenção, o orelhas não estrebucha porque como treinador do Sporting está por acaso um fulano que sabe os podres do fifica de trás para a frente pois coabitou com a bicharada durante seis anos.
Por isso o ditado dos caldos de galinha nunca esteve tão certo.
Ah pois é!
9 Outubro, 2015 at 16:21
Essa é que é essa RZ.
9 Outubro, 2015 at 14:33
ultima hora: afinal, parece que o orelhas fala hoje…
_______________________________________________________________________________
Bruno de Carvalho acredita que Luís Filipe Vieira vai responder esta sexta-feira às polémicas dos últimos dias.
“Parece que Luís Filipe Vieira vai dar uma resposta hoje. Não sei bem a quem. Aproveitou o dia que não estou cá. Quando voltar, de certeza que me vou rir bastante da resposta dele”, disse o presidente do Sporting, citado pela Rádio Renascença, à partida para o Luxemburgo.
Bruno de Carvalho vai participar na inauguração do Núcleo Sportinguista de Differdange.
_______________________________________________________________________________
9 Outubro, 2015 at 15:59
Lol, adoro.
Podemos estar a ser atacados por todos os lados, mas é tão bom ver que o Pres já tem quem o informe.. seja a caixa deixada anónimamente.. seja as infos que lhe passa o Jesus.
Por mim, aceito que se jogue um pouco mais sujo e se seja um pouco mais agressivo e sim concordo com o reforço de posições seja nas instituições futebolísticas, seja na politica.
Traço isso sim, o meu limite na ilegalidade e na batota. Mas tudo o que seja de reforçar certos pontos, não para nos beneficiarem, mas sim para nos defenderem, sou totalmente a favor, basta ver como finalmente andam a reforçar alguns programas com aqueles que são de confiança.
9 Outubro, 2015 at 16:59
Deve estar com medo que o nosso Presi entre pelo estúdio a dentro!!! 🙂
Z
9 Outubro, 2015 at 14:34
Pelos vistos, o problema do Tadeia não é aquilo que escreve mas antes aquilo que diz.
9 Outubro, 2015 at 14:59
O lado sedutor da escrita é podermos corrigir o nosso ímpeto. O que está dito, dito está. Por mais que se queira, não se pode voltar atrás. Na escrita podemos reflectir e, portanto, mesmo que o impulso nos leve a escrever sem ponderar, todo o tempo que envolve o processo da escrita é tempo preciosos para reflexão, o que ajuda a “estudar” melhor os temas e, até, alterar o que escrevemos caso não seja realmente o que verdadeiramente pensamos.
O Tadeia esteve muito bem nesta sua reflexão. Independentemente das consequências que este processo possa ter, a nível judicial, o gesto do Benfica, ou da direcção do Benfica, já está condenado na praça pública.
9 Outubro, 2015 at 16:11
Eu gosto muito de ler o Tadeia e, consequentemente, do que ele diz. Acho que é de longe o melhor dos jornalistas desportivos e o único que ainda consigo ouvir na TV.
9 Outubro, 2015 at 14:37
Argumento Lampião:
É mentira!
Ok é verdade mas era só “cortesia”.
Não passa dos 183 euros! Como tal é legal!
Agora pergunto me…Suponho que sendo assim os tripeiros também não tenham cometido nenhuma ilegalidade, isto segundo a lógica dos lampiões! Afinal de contas café com leite, fruta, chocolates e prostitutas dificilmente ultrapassa os 183 euros! A não ser que sejam putas finas…
Por aqui se vê que andam desesperados! Os documentos do football leaks…apagados…todos! Alguém anda a ser apertado! Será que vamos ter novidades nos próximos dias?!
Depois dá me um gozo tremendo a maquina de propaganda dos lamps andar á nora a tentar justificar-se! Pseudo jornalistas “invertebrados” (com jeitinho fazem “felatios” neles mesmos) a tentar de todas as maneiras justificar o injustificável! Isto cheira mal por todos os lados…
9 Outubro, 2015 at 15:09
“Não passa dos 183 euros! Como tal é legal!”
Então se um clube oferecesse favores sexuais a um árbitro por uma prostituta que tem um preço de “mercado” inferior a 183 euros isso seria legal?
E porque será que os andrades andam tão caladinhos? Mesmo nos blogues e nos fóruns da tripalhada, não há grande indignação sobre as prendas do Carnide aos árbitros. E não há porque os andrades têm telhados de vidro muito fininho…
O que isto revela é a promiscuidade entre os lampiões e a arbitragem, porque há muitos árbitros benfiquistas que estão receptivos a prendas e a ajudar o clube deles. Se estas prendas são correntes na Luz, imagine-se o que eles não dão aos árbitros para viciar jogos importantes…
9 Outubro, 2015 at 16:27
So para responder a este comentario, vou divergir um pouco:
O bufas veio hoje desvalorizar a situacao, dizendo que nao se mete mas aproveitou para criticar o espetaculo de baixo nivel.
Alguem sabe de peixeiradas do bufas?
Estive a pesquisar:
1 – http://tufoderelva.blogspot.ro/2015/04/4-momentos-criticos-para-pinto-da-costa.html
Destaco:
“Eleição de Rui Rio e o sistema de Dias da Cunha. Quando Rui Rio foi eleito presidente da câmara municipal do Porto chocou de frente com uma corrupção instalada entre a Câmara e o clube das Antas. Teve coragem para parar com tudo isso e abrir uma guerra que 4 anos mais tarde venceu novamente com a sua reeleição por maioria absoluta. Dias da Cunha acusou os rostos do sistema e lutou contra ele. Não teve a sustentação certa dentro do Sporting quando estava no bom caminho e acabou derrotado internamente. Pinto da Costa, depois de três anos sem ganhar campeonatos foi buscar Mourinho e voltou aos tempos de maior glória.”
Notem a fraqueza do Sporting que nao foi capaz de usar a oportunidade.
9 Outubro, 2015 at 23:14
O Pinto da Costa é o maior INCENDIÁRIO de sempre do futebol português. Agora que está refastelado no topo não precisa se abrir a boca, tal como o Vieira, porque têm uma “côrte” que faz o trabalho sujo, mas como já passo dos 40, lembro-me bem do que foram os anos de CHUMBO. Lembro-me da incitação à violência, do clima de guerra, e não só no futebol. Recordem o nível de violência a que se assistia dentro e fora dos pavilhões nos jogos entre fruteiros e lampiões.
Esse mafioso tentou inclusive pôr em causa a unidade nacional, aliado à máfia do PS-Porto, com a treta da regionalização. Mas note-se que não era uma regionalização qualquer. Era uma espécie de separatismo em que o Norte – mandado pelo Porto contra a vontade dos outros nortenhos, claro – se devia juntar à Galiza contra o resto de Portugal. Uma coisa ABSURDA e maliciosa, mas que teve imenso peso político nos anos 90, por causa do impacto que o portismo doentio, por via de fruteiros como o Fernando Gomes (o ex-presidente da Câmara do Porto), tinham no sistema político e em particular no PS.
Felizmente que a regionalização não passou no referendo (nem sequer no Norte ganhou), e Rui Rio foi de facto uma figura determinante para acabar com o peso político de Pinto da Costa. O que Rio conseguiu foi notável e fê-lo às claras, dizendo ao que ia. E depois foi reeleito por duas vezes com maioria absoluta em conjunto com o CDS/PP, pois era isso que os portuenses queriam, ou seja, acabar com a promiscuidade entre o Porto clube e a Câmara, que prejudicava a comunidade. Não era má ideia as gentes de Lisboa aprenderem com as do Porto e enviarem os lacaios do carnide na Câmara de Lisboa para o olho da rua.
9 Outubro, 2015 at 14:37
alguém me consegue confirmar se todos os paineleiros supostamente “afectos” ao SPORTING, seja em que canal for, são todos anti Bruno de Carvalho, ou seja, todos votaram em qualquer candidato menos no Bruno de Carvalho. sem contar com o Eduardo Barroso.
Apesar de para mim ser o melhor comentador a defender o SPORTING, até Rogério Alves penso ter votado noutro candidato que não Bruno de Carvalho.
mas não queria ser injusto com nenhum paineleiro afecto ao SPORTING e como tal, se alguém souber, desde já o meu obrigado pelo esclarecimento.
SL
9 Outubro, 2015 at 15:48
Devo ser burrinho, mas como gostei sempre de aritméticas e matemáticas, também sempre me dei bem com contas. Especialmente, das à moda do Porto.
E as minhas são assim: aceitando (mesmo não acreditando) nas valorizações do Brás (Braz, com “z”, era o do bacalhau), ou seja, caixa do inzébrio + camisola (não considero o Museu, aqui sim, uma cortesia), sobram-me (183-24=) 159€ para um almoço para 4 pessoas, num restaurante de luxo, onde um bife pode chegar aos 40 €, uma garrafa de vinho (para 2) chega aos 35 €.
Junte-se-lhe entradas, sobremesas, cafés, digestivos… Pela minha experiência em restaurantes similares, eu diria que, sair dali com menos de 60 € gastos, só se … for eu a pagar!
Mas que fossem 60! Como os convidados são 4, temos, 60×4+24×4=264. Longe do dobro do permido, mas é fácil chegar lá. Então com digestivos “básicos” (1 whisky 15 anos, comercial, JB, 15 €?) … mais uma garrafinha de “espumante”, nada de luxos, uma super Reserva da Murganheira (12 € num hipermercado, ali uns…24?)…
Deixemo-nos de coisas, ninguém vai a um restaurante desses, convidado e sem limite de despesa, comer um prato de carne guisada com esparguete, nem beber cerveja, quando pode avançar para pratos menos acessíveis, mesmo em restaurantes médios/baratos.
Por isso, deixemo-nos de tretas: o convite para almoço extensivo a mais três pessoas, deixa o galinheiro ainda mais borrado.
Eu pensava que o galo-mor ia fazer de mulher séria, a que não tem ouvidos. Afinal, até terá emprenhado pelos ouvidos e, hoje, lá vai gritar “eu sou séria! eu sou séria!” – ao que a corte de subditos, sérios/as e não sérios/as, responderão, humildemente, “és sério, ninguém é mais sério do que tu!”
Pois eu acho que no BPN não pensarão assim e no BES e no Banco de Portugal muito menos. Valha a verdade que nem o morsa pensa(va) assim…
9 Outubro, 2015 at 17:17
Rogério Alves votou de caras Couceiro Peyroteo, digo isto porquê? porque se anteriormente fazia parte da lista de Godinho Lopes, votaria sempre em Couceiro que era a continuidade daquilo que se via até aí no clube 😉
9 Outubro, 2015 at 14:40
como é possível todos, nos meandros do futebol saberem dessas ofertas, menos o presidente da corja arbitral Vítor Pereira…é mesmo fazer de nós uns papalvos.
SL
9 Outubro, 2015 at 14:46
É que ninguém ainda se lembrou do outro lado da moeda.
O outro clube. O adversário. O ‘pobrezinho’.
Ó pá, não me venham dizer que um não oferece nada e outro “é só uma lembrançazinha”….qual dos dois começa favorecido e qual dos dois começa desfavorecido?????
9 Outubro, 2015 at 14:53
Quem n deve nao teme…
Que se va ate ao infimo pormenor sobre este topico!
Acredito q se ira descobrir as mais variadas cortesias!!
Contudo e como ja é expectavel…vai cair em saco roto!
SL
9 Outubro, 2015 at 14:56
Claro que tem toda a razão, o Tadeia. É uma questão de princípio e a linha lampiã onde acaba a cortesia e começa a corrupção é um pintelhinho…
Aliás, apesar daquele ar arrogante de velório que ele tem nao tenho razções para achar que ele é menos sério do que os outros, bem antes pelo contrário. se bem nos lembramos , foi o António Tadeia que denunciou a grande hipocrisia e falta de ética da benfica tv há dois anos.
http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=3373657&seccao=Ant%F3nio%20Tadeia&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco
recordo um excerto:
” A partir do momento em que os canais dos clubes controlam os direitos de transmissão de jogos da Liga, que garantia temos de que a seleção e edição das imagens venham a ser feitas com a imparcialidade necessária para que sirvam de prova, por exemplo, em inquéritos disciplinares como o que castigou Insúa na época passada? Como é evidente: nenhuma! “
9 Outubro, 2015 at 15:12
Nao costumo concordar com Tadeia mas desta vez acertou em tudo
9 Outubro, 2015 at 15:32
Ora ai esta algo que tenho vindo a dizer não interessa se são 183€, 83€, ou mesmo 0,01cent é uma questão de principio…
Falar dos arbitros antes dos jogos condiciona-os, oferecer camisolas, entradas em “museus”, e jantares tudo embrulhadinho numa caixa negra com a “fuça” de um troca tintas, minutos antes de começar um jogo de futebol, isso em nada condiciona o arbitro…
Quem tem a coragem de defender a teoria das “cortesias” como dizem os papoilas ou das “cortesãs” no caso dos andrades, alem de nao ter pingo de vergonha na tromba, é tambem um real HIPOCRITA e que deveria ser posto no lugar que merece…
… abandona-los a todos nas ilhas formigas e limpar Portugal…
Farto de tanta sabujice…
9 Outubro, 2015 at 15:40
Se o ****** vai falar…ele que não se esqueça deste dia.
https://www.youtube.com/watch?v=KrQ47toeF7Y
Obrigado Mestre de Cerimónias
SL
9 Outubro, 2015 at 15:59
Só lhe falta gritar “seja sério, Guilherme Aguiar!”
Agora sei quem foi o guru da morsa!…
9 Outubro, 2015 at 18:27
Finalmente esse momento televisivo de “alto nível” ressuscitou!!
O mestre de cerimónias é um boss!
9 Outubro, 2015 at 15:43
Como diz o provérbio uma andorinha não faz a primavera para mim este para se redimir tem de escrever mais 100 destes ….não me convence nem um bocadinho estes gajos
9 Outubro, 2015 at 15:49
REVISTA AOS BALNEÁRIOS DOS ÁRBITROS antes dos jogos… e não digo câmaras de filmar porque não quero provocar cegueira a ninguém com as imagens a circular na net de um qualquer arbitro gordo a dançar e cantar “singing in the rain” agarrado a uma caixinha do inebrio (era inzebio mas o corrector aconselhou inebrio acho que ate fica bem, por isso deixei ficar deixei estar)
algo a pensar para o futuro, pela liga de clubes antes de o arbitro entrar no balneario, este (o balneario) ser revistado pelas autoridades, elas estão la, são pagas, cumpram o seu dever!!!
Isto também me irrita em Portugal, tudo vem ao de cima por denuncia de alguém e depois é que se investiga nunca o contrario… o ano passado foram por demais evidentes as situações dúbias e que deviam ter levantado uma investigação por parte das autoridades… geralmente onde há fumo, há fogo… se não houver fogo ainda melhor, mas pelo menos investigou-se…
SL
9 Outubro, 2015 at 16:25
E quem faz a revista? os seguranças pagos pelas equipas?
Quando se corrompe árbitros, assistentes, observadores, etc…isso são peaners!
9 Outubro, 2015 at 18:37
“E quem faz a revista?…os seguranças pagos pelas equipas? ”
desde quando seguranças são forças da autoridade…
Como disse no comentário …
” (o balneario) ser revistado pelas autoridades, elas estão la, são pagas, cumpram o seu dever!!!”
Se quiseres ate te se pode fazer uma lista de items que podem ser deixados no balneário do arbitro por exemplo 4 sandes \ 4 sumos \ etc…etc…etc…
quando as pessoas não sabem viver em liberdade vivem com mais regras e menos “liberdades”…
9 Outubro, 2015 at 16:45
Grande ideia!
9 Outubro, 2015 at 16:14
Eu sempre apreciei o Tadeia como jornalista, não é de agora.
Mesmo não concordando com ele em muitas situações, sabe muito de futebol (acho que já anda nisto desde o Itália 90!) e não gosta de lamber rabos.
A prova disso é nunca subiu na hierarquia do tacho, nem virou assessor da Federação/Liga/clubes.
9 Outubro, 2015 at 16:20
Ao longo do tempo foram feitas boas investigações aqui nas caixas de comentários da tasca. Lembro-me de uns belos links acerca do modus operandi da Doyen no Brasil e consequências para os Clubes, desenterrados pelo saudoso 7-1.
Era porreiro o blog oficial do Sporting – Verdade Leonina ter um email para a malta enviar todo o material.
http://impedimento.org/fabrica-de-santos/
http://impedimento.org/entrevista-do-leandro-demori-a-radio-globo-sp/
Muitos parabéns ZFS!
9 Outubro, 2015 at 16:46
Que e feito do 7-1??
Fazem falta os seus comentarios
9 Outubro, 2015 at 16:22
OFF: Leiam de fio a pavio este texto.Estou-me a cagar se é do Record ou não…Está Lá Tudo! Respect…
_______________________________________________________________________________
O novo contrato de Bruno
«Bruno de Carvalho quer ganhar. Como Pinto da Costa, quando entrou em funções no FC Porto, na década de 1980 ou Luís Filipe Vieira quando pegou no Benfica no início deste século. A quem a memória não falhar, perceberá que o presidente leonino não tem uma forma de fazer muito diferente das que tiveram os seus homólogos. Mas num outro tempo, mais mediático, com certeza, e bem mais escrutinado, por via das redes sociais.
O tempo em que o Sporting se contentava com o 2.º lugar pertence a um passado muito recente. Foi o então presidente Soares Franco quem assumiu a entrada directa na Champions como o mais importante. Esse era o tempo em que a atitude dos leões agradava à concorrência. Era um clube simpático e Bruno de Carvalho rasgou de forma clara e inequívoca esse “contrato”. Para o fazer teria de criar ondas de choque. Obviamente.
Os “viscondes” de Alvalade sentem-se incomodados por terem um líder que não se importa de ir, como convidado, a um programa televisivo onde, para além de uma entrevista, tem de sujeitar-se a debater com um assalariado do Benfica. Mas como são esses mesmos “viscondes” que afiam as facas a cada derrota, Bruno de Carvalho também os ataca, move-lhes uma espécie de perseguição permanente. E fá-lo às claras, em Assembleias Gerais do clube. Bruno de Carvalho não conta com os votos deles para permanecer em Alvalade, por isso dirige a “campanha” para a franja maioritária, aquela que exige a conquista imediata de títulos. Onde é que tal opção é discutível, em democracia?
Há uns anos, sem ser convidado, Luís Filipe Vieira irrompeu pelos estúdios da SIC e exigiu entrar em directo num programa de debate não muito diferente do “Prolongamento” da TVI24. E ainda hoje é presidente do Benfica. Não há muito tempo, Vieira calou boa parte da oposição interna oferecendo aos seus cabecilhas lugares na administração da SAD. E ainda hoje lá estão.
É por isso que volto ao início:
todos querem ganhar, todos começaram por fazer muito estardalhaço para chegar ao topo do futebol português. Se Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira o fizeram e ganharam, por que razão Bruno de Carvalho não o pode tentar fazer da mesma forma? Haja memória.
_______________________________________________________________________________
(José Ribeiro, in Record)
9 Outubro, 2015 at 16:26
Há uma diferença Converge. BdC ainda não “comprou” ninguém da oposição para calar as criticas ao seu trabalho. E ainda bem , digo eu.
9 Outubro, 2015 at 16:40
e se “comprou”, é muito bem feito. agora, duma coisa te garanto, não vai comprar um gajo que o acuse de crime, por uma razão: não cometeu nenhum:)
9 Outubro, 2015 at 16:34
Tem fundamento. A bem da memória, obrigado por “afixares” o texto a esta tasca.
9 Outubro, 2015 at 16:39
Nem vái comprar árbitros…
9 Outubro, 2015 at 16:48
A unica coisa que se destaca aqui e a determinacao de BdC, mas compara-lo a dois criminosos e muita falta de respeito.
9 Outubro, 2015 at 17:59
discordo, portugeeza, não tenho a tua leitura. este texto fala apenas de memoria curta, nada mais.
9 Outubro, 2015 at 18:18
Chama-me cinico 🙂 , mas revi e mantenho, principalmente por estas duas passagens:
“A quem a memória não falhar, perceberá que o presidente leonino não tem uma forma de fazer muito diferente das que tiveram os seus homólogos”
“todos querem ganhar, todos começaram por fazer muito estardalhaço para chegar ao topo do futebol português. Se Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira o fizeram e ganharam, por que razão Bruno de Carvalho não o pode tentar fazer da mesma forma? Haja memória.”
Pelo meio diz que BdC e capaz de descer de nivel, perseguir os seus oponentes e deixa subjacente outro (injusto) rotulo que tentam colar de governar para a maioria i.e. populista.
Para mim BdC governa por principios, o maior dos quais o seu amor incondicional ao clube.
Todas as comparacoes sao injustas na minha opiniao. Os outros jogam sujo, molham a mao e a sopa. BdC luta pela verdade e transparencia. Acho o texto um “backhand compliment”.
A unica coisa que se pode equivaler e o “estardalhaco” que faz, mas nunca o fez com uma bussola moral virada ao contrario. Espero que nunca me desiluda.
Gostei quando ele disse na 2a “La em casa sou muito democratico: somos todos sportinguistas!”
O nosso general
9 Outubro, 2015 at 16:25
….. disseram-me que corre por ai que o PG, mais conhecido por morça, vai ser despedido da btv….. será verdade??
Alguém sabe ou ouviu alguma coisa…??
SL
9 Outubro, 2015 at 16:49
Ele que fique…faz falta. Ainda ha benfiquistas no meio dos lampioes
9 Outubro, 2015 at 18:42
houve um comunicado mas era falso foi lançado por um blog de carnide (nem precisam de quem minta sobre eles. Eles próprios os fazem)
Também gostava de ver essa morsa fora da CS mas isso nunca ira acontecer pois as morsas também teem de comer e aquela deve comer bastante….
9 Outubro, 2015 at 16:26
O problema da arbitragem corrupta em Portugal é que estas “prendas” são apenas a ponta do icebergue. Com a chegada do bimbo em 82 à presidência dos andrades foi criado um sistema de controlo sobre a arbitragem do qual esse clube mamou e os lampiões como quiseram mamar também criaram outro sistema e daí surgem estes “jantares” de “oferta”!
9 Outubro, 2015 at 16:37
Nuno, pelo que o Fernando Correia disse ontem no nosso canal, este problema é anterior à década de 80… o exemplo dado passou-se na década de 60 ou 70: a esposa de um árbitro confidenciou-lhe (o F. Correia diz que ingenuamente) que o ofereciam relógios de ouro ao seu marido
10 Outubro, 2015 at 9:33
Sim, este problema é anterior à década de 80. Aquilo que pretendia referir é que o sistema que ainda hoje vigora foi criado a norte.
9 Outubro, 2015 at 16:51
Isso, era preciso um brainstorming para tentar perceber de que outros modos se corrompem arbitros.
Claramente o incentivo dos observadores, refletido nas classificacoes dos arbitros e melhorias financeiras, ir a UEFA, etc.
Uma das medidas que sao propostas e mais transparencia nos relatorios dos observadores.
9 Outubro, 2015 at 16:56
Sinceramente acho que nem camisolas os árbitros deviam receber. O futebol é um grande negócio e os árbitros são juízes. Tratem-nos como tal. Não há cá camisolas, nem alimentação, nem nada. Penso que água quente no final do jogo, para um duche, já é uma oferta bastante agradável.
A liga e/ou o Conselho de arbitragem que paguem a logística da equipa de arbitragem.
9 Outubro, 2015 at 16:32
Já viram o vídeo que acabou de sair no Artista do Dia?
http://oartistadodia.blogspot.pt/2015/10/era-uma-vez-um-dia-seguinte-em-maio-de.html?m=1
Vamos então fazer a comparação.
Aqui neste vídeo, temos o compacto do programa em que participou o BdC:
http://rutube.ru/video/89a010e5b5f8d2be0dc2a12f708d7a17/
Mas se recuarmos até Maio de 2004, um então jovem dirigente desportivo entra de rompante num programa desportivo da SIC em directo e faz isto:
https://youtu.be/KrQ47toeF7Y
Descobrem as diferenças?
9 Outubro, 2015 at 16:36
E se o Bruno de Carvalho enviasse dois capangas ao aeroporto e estes, perante as câmaras e a polícia, agredissem um empresário?
https://www.youtube.com/watch?v=uyYOYft35zE
O que vale é que o Orelhas é um “homem de Estado” e “não desce baixo”…
Que escumalha!
9 Outubro, 2015 at 16:58
Relembro esta perola: https://www.youtube.com/watch?v=kJSmcywotUs&feature=youtu.be
9 Outubro, 2015 at 16:32
off: onze dos sub-21 com Iuri e Tobias! Gelson no banco (Bruma é titular…finalmente)
9 Outubro, 2015 at 16:42
O Gelson no banco?!
9 Outubro, 2015 at 16:49
iep.os extremos sao o Iuri e o Bruma. da escola também…:)
9 Outubro, 2015 at 17:57
Ok, são opções…
SL
9 Outubro, 2015 at 16:57
atenção: estou-me a basear no rascord. nunca se sabe se esses acertam ou nao…
9 Outubro, 2015 at 16:54
off:
Hoje ás 22:00 Horas no Económico TV entrevista com o Presidente do Sporting Clube de Portugal – Bruno de Carvalho
9 Outubro, 2015 at 17:02
A serio? Links, alguem e capaz de postar please?
9 Outubro, 2015 at 17:03
http://www.tvtuga.com/economico-tv/
9 Outubro, 2015 at 17:42
Mas ele não está no Luxemburgo?
9 Outubro, 2015 at 17:01
Imagens inéditas de Bruno de Carvalho no programa “Prolongamento” ou, ante-visão do jogo de dia 25 contra o Carnide:
(Hoje estou em dia sim para links do Youtube)
https://www.youtube.com/watch?v=MCdeijXRKVU
9 Outubro, 2015 at 17:02
A questão é esta. O voucher esconde outras coisas. Porque se o voucher for descontado, existe a possibilidade de um infiltrado da super estrutura do boifica ter dois dedos de conversa com os elementos da arbitragem, e num curto espaço de tempo, enfiar-lhe por debaixo da mesa um envelope cheio de notas verdes.
Além do mais, essa lei da Uefa/Fifa é de uma estupidez total. Porque 183 euros dá para muita coisa. Dá para comprar um par de gramas de coca e para requisitar uma puta low cost. O árbitro pode ter uma tara qualquer de cheirar num peito carregado de pó-de-talco… enfim…
9 Outubro, 2015 at 17:04
não é peito é mamas.
9 Outubro, 2015 at 17:06
Por acaso até queria dizer tetas…
9 Outubro, 2015 at 17:38
Eu não chamo tara, chamo fetiche … cheirar umas linhas de coca nas tetas de uma gaja
DeFran seu doido 😛
9 Outubro, 2015 at 19:13
O
9 Outubro, 2015 at 17:08
“Sou muito orgulhoso do pai que sou. E um bocadinho menos orgulhoso do marido que sou. Não posso dizer que estou contente.”
Bruno de Carvalho cumpriu o sonho aos 41 anos. Nesta conversa falamos sobre o amor ao Sporting, a família e o futuro. Sem papas na língua, como sempre.
Uma entrevista conduzida por Tânia Madeira, esta sexta-feira no ETV às 22h.
9 Outubro, 2015 at 18:16
O Guerra não vai?
E as audiências?
9 Outubro, 2015 at 18:47
pode ser que BdC o leve por uma trela, agora que esta domesticado…
9 Outubro, 2015 at 17:20
Off:
“Normal one” in the house, https://twitter.com/JOE_co_uk/status/652435991869919232
Vai com calminha Kloppo e este ano é para o Arsenal, para o ano é teu e assim continuamos amigos de certeza. Welcome to the Premier, it suits you very well.
9 Outubro, 2015 at 17:27
Lindo!
Z
9 Outubro, 2015 at 18:02
grande Klopp. o “meu” Liverpool vai voltar aos velhs tempos!
9 Outubro, 2015 at 18:15
Desculpa. O Liverpool é meu.
9 Outubro, 2015 at 17:30
Tadeia é um dos melhores da nossa praça e responde a quem o interpela, raro acto no dia de hoje. Já tenho saudades da bola jogada, mais do que a bola falada.
Permitam me tocar em alguns pontos da realidade sportinguista:
1) Jefferson renovou até 2020. É uma excelente noticia, com esta prorrogação do contrato vamos poder exigir mais a um jogador que tem tudo para evoluir. Assim sendo, e tirando André Martins, ficamos descansados até 2018 à excepção de Adrien. Acredito que Adrien renovará em breve, sobretudo pela importância na equipa e no clube. São precisos jogadores destes.
2)Iuri Medeiros e Tobias titulares nos sub-21. Acredito que Jesus esteja atento aos dois mas sobretudo ao primeiro. Acredita no potencial, falta-lhe competência do meio campo para trás, não sabe defender e tem de aprender urgentemente.
3) Futebol falado tem uma vantagem indiscutível: Jesus tem trabalho calmamente o plantel sem qualquer pressão e podendo pensar nos três jogos seguintes com toda a calma do mundo: Vilafranquense, Skanderbeu e Benfica.
SL
9 Outubro, 2015 at 17:32
Uma enorme venia ao Mestre do Artista do Dia em ter recuperado, ao melhor estilo das leaks, o video da invasao do Orelhas ao Dia Seguinte e por-se a discutir num nivel mt “Tasqueiro” c Guilherme Aguiar, Fernando Seara e Dias Ferreira.
https://www.youtube.com/watch?v=KrQ47toeF7Y&feature=youtu.be
Um grande bem haja ao artista Luis Filipe Vieira…um entretainer de excelencia…
PS: Joao Gabriel e o Benfica ponderam processar o Porto por ter copiado o equipamento Castanho-Coco que Vieira usou e q agora a turma portista usa…
9 Outubro, 2015 at 17:33
malta.. tenho 3 bilhetes de não sócio ao preço de bilheteira de 10 € cada. infelizmente não posso ir. alguém interessado?
9 Outubro, 2015 at 17:37
para amanha para o hoquei
9 Outubro, 2015 at 17:43
#voulaestar
9 Outubro, 2015 at 17:43
O “Tenham orgulho” quer ir…
9 Outubro, 2015 at 17:46
é só dizerem.. https://www.facebook.com/TiagoClementePinto
9 Outubro, 2015 at 17:55
Sub21 a ganhar.
Se ganharmos hoje, Euro garantido?
9 Outubro, 2015 at 18:07
não , é só a 2 jornada.Faltam 8 jornadas. mas se ganharmos ficamos isolados em 1º com 6 pontos
9 Outubro, 2015 at 18:14
#andoadormir
9 Outubro, 2015 at 18:08
Os lampiões andaram a alterar a página da wikipédia sobre o Sporting (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sporting_Clube_de_Portugal).
No segundo parágrafo diz:
“O Sporting Clube de Portugal assumiu em 2015 uma parceria com o clube angolano Recreativo de Caala, onde os leões passariam a ser o clube satélite e receberia jovens promessas dos angolanos, como Bruno Paulista.”
Alguém sabe como podemos denunciar ou alterar isto?
9 Outubro, 2015 at 18:18
https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Sporting_Clube_de_Portugal&action=edit
tens que criar conta
https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial:Entrar/signup&campaign=anoneditwarning&returnto=Sporting_Clube_de_Portugal&returntoquery=action%3Dedit
9 Outubro, 2015 at 18:20
Creio que basta registares-te
9 Outubro, 2015 at 18:20
BRUNO AO ATAQUE!
Bruno de Carvalho: «Estão prestes a ser todos presos»
PRESIDENTE E OS AUTORES DO FOOTBALL LEAKS
Bruno de Carvalho abordou o tema “Football Leaks” na entrevista ao Económico TV, que irá parar o ar esta sexta-feira às 22 horas, deixando claro que os membros daquele site estão prestes a ser presos pelos atos que cometeram. Mesmo assim, BdC assegura nada ter a esconder.
“É um problema de polícia, de confidencialidade das coisas e é aborrecido. Alguns dos documentos são verdade, outros são manipulados e outros são mentira. Mas há ali entidades envolvidas, seja verdade ou não. Há nomes envolvidos, há pessoas envolvidas, há empresas envolvidas. Portanto, isto é uma devassa. Se estou preocupado? Absolutamente nada. Felizmente, e já disse várias vezes, sabemos o que cá estamos a fazer e não temos problema absolutamente nenhum”, assegurou.
“Como sabe, o Sporting tem um blogue oficial, que é o Verdade Leonina, onde estamos a colocar uma série de documentos como os que levei ao último programa onde estive. Não é só para esclarecer, mas porque as pessoas de precisam de ter um sítio para os ver”, explicou.
Quanto aos membros do “Football Leaks”, o presidente leonino não tem dúvidas. “Acho que vão ser todos presos, não tenho dúvida nenhuma. Hoje [quarta-feira] já retiraram todos os documentos. E sabe porquê? Porque estão prestes a ser presos”, atirou
9 Outubro, 2015 at 18:24
UIUIUIU…que ainda vou ver a Morsa no Linhó:)
9 Outubro, 2015 at 18:52
ahahahah isso é que era… no linho a apanhar sabonete liquido durante o banho…
9 Outubro, 2015 at 18:29
Grande jogada dos putos. Grande golo.
9 Outubro, 2015 at 22:07
devias destacar tb o artigo de opinião de hoje no record do José Ribeiro:
«Bruno de Carvalho quer ganhar. Como Pinto da Costa, quando entrou em funções no FC Porto, na década de 1980 ou Luís Filipe Vieira quando pegou no Benfica no início deste século. A quem a memória não falhar, perceberá que o presidente leonino não tem uma forma de fazer muito diferente das que tiveram os seus homólogos. Mas num outro tempo, mais mediático, com certeza, e bem mais escrutinado, por via das redes sociais.
O tempo em que o Sporting se contentava com o 2.º lugar pertence a um passado muito recente. Foi o então presidente Soares Franco quem assumiu a entrada directa na Champions como o mais importante. Esse era o tempo em que a atitude dos leões agradava à concorrência. Era um clube simpático e Bruno de Carvalho rasgou de forma clara e inequívoca esse “contrato”. Para o fazer teria de criar ondas de choque. Obviamente.
Os “viscondes” de Alvalade sentem-se incomodados por terem um líder que não se importa de ir, como convidado, a um programa televisivo onde, para além de uma entrevista, tem de sujeitar-se a debater com um assalariado do Benfica. Mas como são esses mesmos “viscondes” que afiam as facas a cada derrota, Bruno de Carvalho também os ataca, move-lhes uma espécie de perseguição permanente. E fá-lo às claras, em Assembleias Gerais do clube. Bruno de Carvalho não conta com os votos deles para permanecer em Alvalade, por isso dirige a “campanha” para a franja maioritária, aquela que exige a conquista imediata de títulos. Onde é que tal opção é discutível, em democracia?
Há uns anos, sem ser convidado, Luís Filipe Vieira irrompeu pelos estúdios da SIC e exigiu entrar em directo num programa de debate não muito diferente do “Prolongamento” da TVI24. E ainda hoje é presidente do Benfica. Não há muito tempo, Vieira calou boa parte da oposição interna oferecendo aos seus cabecilhas lugares na administração da SAD. E ainda hoje lá estão.
É por isso que volto ao início:
todos querem ganhar, todos começaram por fazer muito estardalhaço para chegar ao topo do futebol português. Se Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira o fizeram e ganharam, por que razão Bruno de Carvalho não o pode tentar fazer da mesma forma? Haja memória.»
(José Ribeiro, Opinião, in Record)
9 Outubro, 2015 at 22:08
Ops está no post a seguir…
9 Outubro, 2015 at 22:09
Não tinha lá chegado ainda 🙂