«(Jorge Jesus) Surpreendeu-me a sua forma de trabalhar. Aliás, posso dizer que uma das razões por que também vim para o Sporting foi porque ele seria o treinador, trata-se de um treinador de top. Já tinha ouvido falar muito dele, e além disso, sabia que se ele vinha para aqui é porque estávamos a iniciar um projeto vencedor. Trata-se de um treinador que trabalha a 360.º, desde a tática ao mais pequeno pormenor. Mete-se em tudo, não deixa nada ao acaso, e isso não deixa nenhum jogador indiferente.» Assim, e dizendo que no final da carreira dirá que se lembra bem de Jorge Jesus, o italiano comparou-o a Fabio Capello: «Provavelmente, colocava-o ao nível de Capello. Foi o meu primeiro treinador na Roma e é um técnico muito importante no percurso de um jovem. Capello era uma espécie de martelo para os jovens, sempre a dar-nos na cabeça. Jorge Jesus é muito semelhante nesse aspeto e faz-me lembrar Capello, não para até conseguir aquilo que na sua opinião entende como o melhor.»
R – Ao longo do seu trajeto, cruzou-se com presidentes como Andrea Della Valle (Fiorentina), Andrea Agnelli (Juventus) ou Silvio Berlusconi (Milan). Agora, no Sporting, conheceu Bruno de Carvalho. Que opinião tem do presidente do clube?
A – É um presidente um pouco atípico. Pensa no Sporting 24 horas por dia, além disso vai para o banco, coisa que nunca tinha visto. Na verdade, trata-se de um presidente que tem o Sporting no sangue, disso ninguém pode duvidar.
«Quero ganhar o primeiro título no Sporting»
«Tive o privilégio de aprender com Guardiola»
R – Pelo que foi possível observar desde que chegou ao Sporting, acha que a equipa fica mais fraca sem um jogador como Carrillo?
A – Carrillo é um grande jogador. Não o conhecia, mas no mês e meio que trabalhei com ele foi possível observar que se trata de um jogador com muito talento.
R – E como olha para a situação atual, que culminou com um processo disciplinar ao jogador?
A – É difícil para um colega de equipa falar desta situação. Não sei como as coisas estão, não conheço esse processo e então torna-se difícil opinar sobre esse tema.
«Vamos a casa do Benfica só com um objetivo: vencer»
R – O Sporting foi afastado da fase de grupos da Champions pelo CSKA, numa eliminatória que motivou muitas polémicas. Esses jogos foram complicados de digerir ?
A – Sim, posso garantir que foi complicado. A Liga dos Campeões era muito importante para nós, joga-se a um nível alto, temos muita visibilidade, jogamos contra equipas fortes. Por isso fez-nos mal sair. Depois, além disso, não podemos esquecer a forma como fomos eliminados, tudo algo estranho. Para ser sincero, tudo aquilo que aconteceu nessa eliminatória foi um pouco frustrante. Aliás, não tenho problema em assumir que ainda não digeri o afastamento da Champions; a Liga Europa não é o mesmo.
R – No Sporting já jogou na posição 6 e na 8, mas em Itália também foi utilizado como um 10. Qual a posição onde se sente mais confortável?
A –Como 8 sinto-me mais livre, mas também gosto de jogar como 6. Na Fiorentina jogava como um 10. É-me indiferente, desde que jogue, estou à vontade em qualquer situação.
R – Não podemos deixar de falar sobre o regresso de William Carvalho. A equipa fica mais equilibrada com ele?
A – É um jogador muito importante, com características diferentes dos outros. Não o conheço assim tão bem, mas sei que tem muito potencial.
R – Acha que pode ter maior liberdade de ação, sempre que jogar com William Carvalho?
A –Quando jogamos com grandes jogadores, é sempre mais fácil.
R – O plantel tem Aquilani, William, Adrien, João Mário, André Martins, Bruno Paulista. Muita concorrência?
A – Sem dúvida. São muitos jogadores de valor e jovens, o clube pretende valorizá-los, e isso para mim pode ser um problema, como é lógico. Mas sou inteligente ao ponto de entender essa situação, claro que quero jogar sempre. Mas há um treinador que faz as opções e a mim compete-me dificultar-lhe a vida.*
«Não tinha ideia que quando jogava fora de casa, o Sporting tinha tantos adeptos nos estádios. Isso deixou-me encantado. Os adeptos são fantásticos, dão-nos grande apoio e isso, não escondo, surpreendeu-me»
13 Outubro, 2015 at 11:22
Acrescento que o Gauld está a dar cartas com fartura, por pouco tempo conseguiremos assobiar para o lado e segura-lo na B.
Boa a concorrência e muita classe deste Sr. Jogador
13 Outubro, 2015 at 11:23
Alberto “Il Principino” Aquilani!!
Complemento à resposta sobre JJ.
«Surpreendeu-me a sua forma de trabalhar. Aliás, posso dizer que uma das razões por que também vim para o Sporting foi porque ele seria o treinador, trata-se de um treinador de top. Já tinha ouvido falar muito dele, e além disso, sabia que se ele vinha para aqui é porque estávamos a iniciar um projeto vencedor. Trata-se de um treinador que trabalha a 360.º, desde a tática ao mais pequeno pormenor. Mete-se em tudo, não deixa nada ao acaso, e isso não deixa nenhum jogador indiferente.»
Assim, e dizendo que no final da carreira dirá que se lembra bem de Jorge Jesus, o italiano comparou-o a Fabio Capello: «Provavelmente, colocava-o ao nível de Capello. Foi o meu primeiro treinador na Roma e é um técnico muito importante no percurso de um jovem. Capello era uma espécie de martelo para os jovens, sempre a dar-nos na cabeça. Jorge Jesus é muito semelhante nesse aspeto e faz-me lembrar Capello, não para até conseguir aquilo que na sua opinião entende como o melhor.»
13 Outubro, 2015 at 11:34
thanks, vou acrescentar!
se alguém tiver a entrevista toda, linkem
13 Outubro, 2015 at 16:53
furto de identidade pah! 🙂
13 Outubro, 2015 at 11:48
Eu gostava tanto do Aquilani quando ele começou na Roma…mas depois estagnou! É um excelente jogador, gosto dele mas projectei um futuro para ele que nunca se confirmou! Nunca foi capaz de dar andamento ao seu jogo…nunca foi capaz de ter uma rotação acima! João Mário pode vir a ter o mesmo problema mas eu acho que apanha o JJ numa fase critica e será por ele que o JM vai tornar-se um médio de nível mundial!
Vai ser importante porque o JM vai passar muito para a ala e ele tornasse no terceiro médio quando se quiser manter o JM na ala! É importante também porque permite descansar tranquilamente o Adrien! Não é um dos jogadores (para mim) que acrescenta efectivamente valor…é um bom suplente do Adrien que só se justifica (na minha opinião) porque o JM vai para a ala! Por provar fica a mais valia de emprestar o Wallyson vs ele ser um médio com muito treino com JJ e alguns jogos…
13 Outubro, 2015 at 11:49
estes jogadores trazem com eles esta experiencia e esta maturidade …já não amuam …tem sempre uma perspectiva de que algo é maior que o seu ego … nem todos mas normalmente tÊm … vejam como ele fala de JJ e do Nosso Presidente … é por isto que JJ gosta de ter jogadores experientes no plantel … e com o qualidade obviamente !!!!! … só não gosta da parte do ” outro ” fonix tem de aprender a dizer ” só faz falta quem esta ” … nisto o SPORTING tem de aprender !!!!! estes meninos não podem dar entrevistas assim
13 Outubro, 2015 at 11:53
Mais um bocadinho :
“Não tinha ideia que quando jogava fora de casa, o Sporting tinha tantos adeptos nos estádios. Isso deixou-me encantado. Os adeptos são fantásticos, dão-nos grande apoio e isso, não escondo, surpreendeu-me”
13 Outubro, 2015 at 12:33
nice!
13 Outubro, 2015 at 14:22
Olá Maria, esta época eu tenho acompanhado regularmente a equipa nos jogos fora e tenho visto inloco esse apoio. Tem sido fantástico e como sabes as viagens têm sido para mais tarde recordar!
Spoooooooooorting!
13 Outubro, 2015 at 11:56
Finalmente.
Alguém no Record largou a mini-saia, e saiu à rua com um gravador.
13 Outubro, 2015 at 12:33
por acaso conheço uma jornalista com J grande que adora andar de mini-saia. Pensado melhor, duas.
13 Outubro, 2015 at 14:25
Há fotos?
13 Outubro, 2015 at 15:09
Estela Machado?
13 Outubro, 2015 at 12:00
Obrigado pela partilha, Cherba! Estava curioso para ler 😉
13 Outubro, 2015 at 12:03
Off:
http://leoninamente.blogspot.pt/2015/10/aprendi-em-miudo-que-quem-brinca-com-o.html#comment-form
13 Outubro, 2015 at 12:21
Comentário ao meu próprio off-topic:
Provavelmente o Facadas ainda está a pagar a dívida ao carnide em camisolas, cachecóis, bolas e malas.
13 Outubro, 2015 at 13:09
Porra, até dá para ter pena do Vitória !!!!
Clube que, apesar dos últimos anos andar armado em idiota (mas também com negociatas destas aceito que se fique rezingao!!!) e dos anormais da claque + fatia d adeptos demasiado físicos (fervorosos, vá) , sempre simpatizei.
13 Outubro, 2015 at 14:07
Mas espera lá: isto é incompetência do vitória ou ratice do benfica? Respondendo a mim próprio: ambas!
13 Outubro, 2015 at 16:40
Gostei da resposta que o Álamo deu a um ‘sportinguista’ frequentador do blog, que questionava o facto de, segundo ele, «nos últimos tempos fala-se aqui mais do benfica do que do nosso Clube»:
“Estamos em guerra meu caro e eu nunca falto à chamada!..”
13 Outubro, 2015 at 17:52
Está explicado o porque da direcção do VSC não ter reagido ao ROUBO DESCARADO que foi feito nas suas instalações e que TODO O PAÍS teve a possibilidade de assistir…
Quer dizer… a não ser que o roubo só tenha “pago” 50% do valor em dívida… Ai podemos esperar mais um arrastão vermelho em Guimarães?!
E eu a pensar que (muit d)aquela tinha um feitio fodido e não se deixavam pisar… Foram saqueados, sodomizados e ainda pediram desculpas por estar de costas.
13 Outubro, 2015 at 12:09
Não é para me gabar mas fui eu que fiz o briefing ao Aquilani.
Parabéns aos tasqueiros FQ e LeãoIndefectível! Abraço e SL!
13 Outubro, 2015 at 12:18
Eu não tive dúvidas!!!
Ou como dizia uma personagem leonina: É pênalte, porra!!!
13 Outubro, 2015 at 14:30
Hahahaha
13 Outubro, 2015 at 12:25
Olha deste mal 🙂 na parte do ” outro ” era dizer que não falava desse assunto ponto final …
13 Outubro, 2015 at 12:45
Está aqui a entrevista completa ? Se assim for já nem vou ao café ler
13 Outubro, 2015 at 12:59
Aquilani e William não me pareceu funcionar muito bem (na parte final do jogo de Guimarães) gostava de ver mais do italiano mas a jogar a 6…
13 Outubro, 2015 at 13:02
Falando em entrevistas…o William também deu uma recentemente ! O Lourenço já tinha deixado o link numas páginas atrás mas aqui vai:
http://comquemsporting.blogspot.pt/2015/10/entrevista-sir-william-carvalho.html?m=1
O 14 veio da influência do Henry!
13 Outubro, 2015 at 13:53
outros excertos:
“Totti é o Maior”
R – Cruzou-se com lendas do futebol mundial, casos de Buffon, Guardiola, Del Piero, Totti ou Ibrahimovic, só para enumerar alguns. Qual deles o marcou mais?
A – Se tenho de escolher só um, escolho Totti. Quando era criança olhava para ele como um ídolo, depois foi um sonho jogar ao seu lado, tornámo-nos amigos, e como jogador é o maior, um dos grandes.
_______________________________________________________________________________
“Cristante tem qualidade”
R – Quando jogou no Milan, havia um jovem, que, com apenas 17 anos, já se treinava com a equipa principal: Cristante. Recorda-se dele?
A – Sim, sim, lembro-me dele. Mas conheço pouco, porque ela era muito jovem, treinava-se com a equipa principal de vez em quando e no final fez alguns jogos. Mas já nessa altura era possível constatar que se tratava de um jovem com muita qualidade, com grande futuro.
R – Cristante, atualmente, está no Benfica, o principal rival do Sporting. Já tiveram oportunidade de se encontrar?
A – Ainda não falámos, estava à espera de o encontrar pela cidade, mas ainda não nos cruzámos (risos).
R – Toda a gente em Itália tece rasgados elogios ao Cristante, há vários clubes da Série A interessados na sua contratação, mas ainda não conseguiu afirmar-se no Benfica. Como é que se explica este paradoxo?
A – Sinceramente, não sei. Mas, por vezes, quem vem de Itália para Portugal acredita que chega aqui e as coisas vão ser muito fáceis. Mas não é nada disso, aqui há muita organização, jogadores muito fortes. Mas não sei ao certo qual a situação do Cristante, mas posso dizer que é um grande jogador, com um largo futuro.*
_______________________________________________________________________________
“Paulo Sousa está incrível na Fiorentina”
R – A Fiorentina foi o seu último clube em Itália e atualmente está no primeiro lugar do campeonato, sob a liderança de um técnico português, Paulo Sousa. Tem falado com os seus ex-companheiros sobre o trabalho que Paulo Sousa está a desenvolver em Florença?
A – Sim, posso dizer-lhe que me falam incrivelmente bem do seu trabalho. Não conhecia o seu trabalho como treinador, apenas como jogador, na Juventus. Aliás, na altura diziam-me que eu podia ser um médio semelhante a ele (risos). Como treinador não conhecia, mas todos me falam maravilhas dele e está a fazer um trabalho incrível na Fiorentina.
R – Curiosamente, foi colega de equipa de Vicenzo Montella, na Roma, e mais tarde ele foi seu treinador, na Fiorentina. Foi complicado gerir essa relação?
A – Ao início foi difícil. No ano anterior jogava com ele, olhava para ele sempre como um colega de equipa e de repente era o meu treinador. Não posso esconder que isso teve um efeito estranho, não foi fácil de gerir. Mas depois, com calma, tudo se normalizou e passei a olhar para a situação com toda a normalidade.*
13 Outubro, 2015 at 13:55
Se a entrevista de Júlio César não tivesse saído na Bola, teria sido a de Aquilani impressa no Record?
13 Outubro, 2015 at 14:00
Isto quando o Sporting não joga é uma chatice do caralho. Um gajo já nem pode criticar o Montero, nem o caralho.
13 Outubro, 2015 at 14:08
No sporting somos democráticos: criticamos todos!
13 Outubro, 2015 at 14:05
Interessante notar que um jogador da qualidade de Aquilani não é titular no Sporting.
É daqueles gajos que sempre teve potencial para ser um grande grande jogador mas nunca chegou lá. Parece que teve muitas lesões.
Gostava de o ver jogar mais: provavelmente acontecerá com Jesus a querer meter inteligência, maturidade e qualidade de decisão e execução, mais provavelmente quando pretendermos controlar jogos. O que lhe falta é rapidez/intensidade.
13 Outubro, 2015 at 14:14
OFF: mais uma para a Verdade Leonina.
Lampiões + Tripeiros = Mafia Mentirosa!
“Não há qualquer indício de que Cosme Damião tenha sido fundador do Sport Lisboa”
_______________________________________________________________________________
Fundação do Benfica e FC Porto envolta em mitos
O historiador Ricardo Serrado defende no livro ‘Mitos do Futebol Português’ que a fundação do Benfica e do FC Porto está envolta em “falsas verdades”, ao contrário do Sporting, cuja génese é documentada “de forma intelectualmente mais isenta”.
No livro, que será apresentado em fins de outubro ou início de novembro, em Lisboa, o autor defende que o FC Porto foi fundado em 1906 e não em 1893 – como alega o clube portuense – e que Cosme Damião não foi um dos fundadores do Benfica.
“Em 1953 ou 1954 descobriu-se que tinha sido fundada uma coletividade chamada Futebol Clube do Porto em 1893. Não há rigorosamente nada – nenhuma prova, nenhum documento — que comprove que esse é mesmo Futebol Clube do Porto nascido em 1906”, disse Ricardo Serrado à agência Lusa.
O autor, licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, advertiu que, “pelo contrário, o que existem é uma série de fundadores de 1906, que mais tarde vêm a público dizer que o FC Porto de 1906 não tem nada a ver com o FC Porto de 1893”.
Sem presença de Cosme Damião
Ricardo Serrado defendeu também que “não há qualquer indício de que Cosme Damião tenha sido fundador do Sport Lisboa”, o clube que está na origem do atual bicampeão português de futebol, na sequência da fusão com o Grupo Sport Benfica.
“Não há qualquer referência à presença de Cosme Damião no Sport Lisboa durante 1904, ano em que o clube é criado, em nenhum dos documentos existentes”, assinalou o autor, que também é mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Ao contrário do que sucedeu com os rivais lisboeta e portuense, a história da fundação do Sporting, em 1906, está, segundo Ricardo Serrado, “bem documentada, sem celeumas e escrita de forma intelectualmente mais isenta”.
“A história do Sporting não tem nenhum mito por desmontar. Tem, por outro lado, a dúvida sobre o traço aristocrático, que é uma realidade. O que não quer dizer que não tenha vindo a ser diluído ao longo do tempo”, notou.
_______________________________________________________________________________
MAIS MENTIRAS LAMPIONAS PARA DESMONTAR!
O LIVRO SAI EM NOVEMBRO. A NÃO PERDER.
13 Outubro, 2015 at 14:27
Caro Converge, como estás ao corrente dessa apresentação/publicação, gostaria q avisasses aqui o pessoal quando houver uma data e local para a mesma, eu quero estar presente se me for possível . Abraço.
13 Outubro, 2015 at 14:50
ok, vou estar atento. será lá para fins de Outubro , inicio de Novembro em Lisboa. mas de certeza que vai ter destaque.
13 Outubro, 2015 at 16:51
Diz-se que um dos indícios de que o damião não era um dos fundadores é o facto de que a acta da reunião na farmácia Franco em Belém que registou a fundação do SL -onde parece constar o nome dele- a palavra ‘farmácia’ aparece escrita com F, quando na altura se escrevia com PH. O que prova que a dita acta foi forjada.
13 Outubro, 2015 at 17:59
Destaque! Destaque!
13 Outubro, 2015 at 22:47
Diz-se que “a História não se repete, mas raras vezes nos apresenta factos novos”…
Vem isto a propósito da Acta da reunião de desportistas, na Pharmácia Franco”, datada de 1904, creio eu, quando só com a reforma ortográfica de 1911, o “ph” se transformou em “f” e a recente apresentação pelo blog Footballleaks de documentos confidenciais do Sporting que, uns dias antes, já alguns paineleiros lamparinas anunciavam ter em seu poder.
Sabem que mais? Até parece que, quem tratou de antecipar (por adivinhação, claro) a grafia de “Farmácia”, foi mestre de quem retirou documentos de um site que só nasceu bastantes horas depois…
Arte galinácea, à luz de lamparinas?
Mal sabem essas doidas que o clube da minha terra nasceu a 11 de Agosto de 1890… E que se escrevia “Club” e não “Clube”.
Efemérides. Lidem!
13 Outubro, 2015 at 14:43
To Aquilani: Não tinha ideia que quando jogava fora de casa, o Sporting tinha tantos adeptos nos estádios. Isso deixou-me encantado. Os adeptos são fantásticos, dão-nos grande apoio e isso, não escondo, surpreendeu-me»
Si chiama “A ONDA VERDE”!!
13 Outubro, 2015 at 14:44
Il Principino…um senhor dentro e fora de campo!
13 Outubro, 2015 at 14:53
off: quem diz que o nosso Líder não tem sentido de humor e desportivismo?
As palavras de Bruno de Carvalho sobre o Cucujães no programa Prolongamento, da TVI24, originaram uma troca de simpatias entre os dois clubes e levaram agora a um convite endereçado pelo presidente do clube de Alvalade aos dirigentes máximos do clube dos Distritais de Aveiro.
Durante uma discussão acalorada sobre André Carrillo, Bruno de Carvalho disse que o jogador poderá até assinar pelo Cucujães se passar a ser um jogador livre e as palavras não passaram despercebidas na pequena vila do concelho de Oliveira de Azeméis.
Ainda na semana passada, o Cucujães enviou ao presidente dos ‘leões’ um cachecol e uma proposta para se tornar sócio do clube. Bruno de Carvalho respondeu esta terça-feira com um convite endereçado ao diretor desportivo Nuno Ramos e ao presidente Rogério Cavaleiro, convidados a marcarem presença no jogo do Sporting com o Skenderbreu, marcado para 22 de outubro em Alvalade.
13 Outubro, 2015 at 14:54
Cherba :
( a entrevista completa )
http://en.calameo.com/read/0045222788d7a3cc90745
13 Outubro, 2015 at 15:06
Leoa, és uma máquina ! 🙂
13 Outubro, 2015 at 15:07
Só fiz copy/paste.
😛
13 Outubro, 2015 at 15:09
não, Maria, fizeste muito mais do que isso. descobriste uma forma de ver os pasquins sem pagar (até pq o gigatuga.com já não dá). espetáculo!:)
13 Outubro, 2015 at 15:16
não se mudou apenas para o iol?!
13 Outubro, 2015 at 15:27
Se procurares no google por gigatuga e escolheres o 2º que aparece (por baixo do antigo .com) aparece um .iol que está a funcional…
13 Outubro, 2015 at 17:30
olha, porreiro, Tiago, nao sabia, agora é aqui:
http://gigatuga.io/
nice!:)
13 Outubro, 2015 at 16:45
gigatuga.io
You’re welcome…
13 Outubro, 2015 at 15:34
Boa tarde Maria, como pesquisas os jornais por lá?
SL
13 Outubro, 2015 at 16:11
Não pesquiso. 🙁
O converge é que acha que eu descobri a pólvora. 😉
Nas minhas tentativas de pesquisa, só descobri a “burla” 🙁
http://en.calameo.com/ ( e depois no search escrevi abola )
14 Outubro, 2015 at 11:32
Obrigado Maria, perguntei pq tambem não descobria 🙂
SL
13 Outubro, 2015 at 15:43
E tu um maquinista! Heheheh
13 Outubro, 2015 at 17:36
Looooooool, na mouche, abraço.
13 Outubro, 2015 at 15:35
Grande entrevista. Belíssimo jogador.
Sporting Sempre!!
13 Outubro, 2015 at 16:01
Parabéns FQ e LeãoIndefectível10A
13 Outubro, 2015 at 16:13
Nao esquecer que daqui a nada temos Tobias e Iuri provavelmente titulares; espero que o Gelson entre para partir aquela merda toda.
E porque estarao sempre ligados ao nosso nome: Bruma e Edgar Ie.
13 Outubro, 2015 at 16:25
Gelson titular, parece-me
13 Outubro, 2015 at 16:55
SUB 21?
a que horas?
dá na tv?
13 Outubro, 2015 at 17:38
RTP1
2a parte
2-0, Gelson acabou de marcar (poderosa assistencia do campino Guedes; respect)
13 Outubro, 2015 at 17:05
Bem, o Gelson fez aqui um revienga!….upa upa
13 Outubro, 2015 at 18:38
Grande entrevista. Belíssima mulher.