Um clube como o Sporting é antes de mais nada um monstro de produção de eventos desportivos. Considerando esse mercado e todo o interesse mediático que as muitas modalidades atraem, somos naturalmente também um monstro de produção de notícias. Com o desagrado que a luta anti-lobbies desencadeou no mandato de BdC seria sempre natural que perante o vislumbre de sucesso, o Sporting e principalmente os atos de gestão e corpos dirigentes perdessem grande parte da “boa imprensa” que chegaram a ter no início.
Neste momento o Sporting é vitima, mas não pode continuar a fazer discorrer um eterno discurso de vitimização. Sim, as redações e alinhamentos opinativos estão a lascar paulatinamente a relação de confiança e mérito de BdC com a sua base de apoio. Sinceramente, durante muito tempo pensei que fosse impensável que levassem a água ao seu moinho, que fosse improvável que sozinhos, fossem quais fossem, os media não quebrariam o espaço de manobra desta direção. Pelo menos enquanto continuasse a tomar decisões úteis e objetivas. Hoje compreendo que estava enganado.
Uma sucessão vasta de ataques e uma campanha sem tréguas de muitos “haters” muito bem colocados nas TVs, Rádios e Jornais…estão a criar visivelmente dúvidas onde havia certezas, silêncios onde existiam vozes de apoio incondicional e principalmente ecos de minúsculos motins onde existia ecos vazio de fantasmas passados. As lágrimas, as expressões sisudas, os murros na mesa e as expressões fortes nos tempos de antena estão a começar a tornar-se repetitivas. A revolta está a diluir-se nas paredes autistas de uma comunicação social que recusa analisar argumentos e factos. O fim das democracias está no horizonte. O império do dinheiro tudo silencia. Os euros contam-se em qualquer lugar, em qualquer ocasião. Palavras como deontologia, isenção, verdade…caem no chão derrubadas pela sobrevivência dos ordenados e pela promessa de “venda” do que “vende”.
Os 6 ou 14 milhões vendem. Não porque sejam verdadeiros, mas porque constroem um imaginário de mercado. Porque edificam todos os dias uma noção de que as verdades “ao agrado” do maior denominador são melhores do que as outras. De que uma capa “vermelha” seja qual for a tanga de notícia que for, será sempre melhor que o maior furo jornalístico de qualquer outra cor. A mensagem de BdC e o reconhecimento do seu mérito teve, tem e terá sempre esse enorme handicap – não vende. O nosso presidente já o entendeu. Entendeu também que uma forma de chamar a si ou à causa leonina será gritar, ser polémico, ser dramático e sensacionalista…e funciona…everytime.
Apesar da descoberta tenho sérias dificuldades de entender se a mensagem do Presidente não se perde no estilo ou forma. Se o ruido com que atrai o foco não ultrapassa a força e razão do que quer dizer. Mais, com o tempo criará desgaste e rotina…e por mais que esbraceje ou escolha palavras bélicas, simplesmente perderá o “punch”, tornando-se mais uma trivialidade, um “boneco” que os “sóbrios e discretos” rivais podem expor e ridicularizar.
Confesso que já pensei muito sobre isto e a presença no Prolongamento só me fez ter cada vez mais a certeza que este caminho de grito de megafone em punho não é uma solução a longo prazo. Entendo também que não podemos esperar contrições dos media e ganhar não resolverá absolutamente nada. Bem pelo contrário…só agudizará o tom da crítica, pois a ameaça passará de potencial a real e se há coisa que o dinheiro dos grandes lobbies desportivos não gosta é de vencedores que o contestem.
O Sporting só tem um aliado nesta batalha. Os seus adeptos. E terá de se empenhar ainda mais (reconheço que existe algum esforço) na comunicação com os seus adeptos. Não somos tolos e há muito que grande parte dos adeptos, especialmente os mais jovens leu a situação aqui descrita e lê, informa-se e partilha informação nos canais oficiais do clube e redes sociais (muitas delas) mantidas por outros adeptos. As opiniões confiáveis aos olhos leoninos são cada vez mais os grandes bloggers que temos espalhados por dezenas de grandes espaços virtuais que souberam aceitar essa missão e responsabilidade.
Só o Sporting (dirigentes actuais) é que ainda não entenderam que a cada mês que passa locais como esta Tasca têm cada vez mais relevância estratégica. Hoje são uteis, no próximo ano serão importantes e daqui a dois anos serão essenciais. No futebol, ainda ninguém espreitou o mundo lá fora. Ainda ninguém acordou para o mérito e valor do que fazem centenas de anónimos para todos os dias, desinteressadamente, defender as cores do nosso clube. As grandes empresas mundiais já estão numa fase 3.0 de relacionamento com os seus “embaixadores virtuais”…mas o futebol ainda nem sequer passou da versão beta. O tal isolamento comunicacional podia e devia ser o último push para que esta direção fosse a primeira a criar as pontes necessárias para tornar os muitos “WebTascos” seus aliados (independentes claro) e partilhar informação para que chegue de forma mais clara e rápida aos adeptos (que é disso que se trata). Ao persistir em ignorar um futuro inadiável ou uma solução acessível e razoável…é como persistir em gritar que se tem sede, quando têm uma quantidade infindável de gotas de água a cair à sua volta.
Não sou dono de nenhuma verdade, mas os “atrasos”, especialmente de mentalidade, provocam-me elevadas doses de indignação. As tendências de comunicação e evolução dos fenómenos de consumo de informação e entretenimento estão todos aí ao dispor de um clique. Será que o futebol é diferente? E se o é…deveria continuar eternamente a sê-lo?
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
21 Outubro, 2015 at 15:15
granda posta, foda-se! Isto é para digerir ao longo da tarde e da noite, mas para levar a sério! muito a sério! Efectivamente, a nossa força comunicacional está longe, demasiado longe de ser devidamente aproveitada e se sou da opinião que este atirar a merda para a ventoinha deixou bem manchados os propagandistas de serviço, também penso que depressa vão tentar abafar todas estas verdades incontornáveis. E depois?
21 Outubro, 2015 at 15:29
Mesmo… ganda posta!
Da-se!
Eu como muitos tasqueiros venho aqui beber Sporting, partilhar (menos vezes) ideias, “ouvir” opiniões.
Cada vez mais a informação (e o excesso dela) fazem toda a diferença no momento de criar uma consciência colectiva (ou deita-la abaixo). O Sporting não pode neste tema ficar para trás.
Isto que o LdP fala é muito importante.
Eu tenho 40 anos e tenho vindo a mudar os meu hábitos… agora para um puto com 15/16 anos, quer gostemos mais ou gostemos menos, será neste online que muitas vezes se vai formatar. Que se vai informar, que vai criar essa consciência coletiva, neste caso de pertença da família Sportinguista.
Neste espaço virtual que é a Tasca, como em muitos outros, respira-se Sporting tanto ou mais do que num estádio ou pavilhão, e isso deve ser tido em conta pelo Sporting na sua estratégia de comunicação.
Mais uma vez, Muito bom texto LdP.
SL
21 Outubro, 2015 at 15:42
O valor deste espaço e enorme, principalmente porque o seu fundador e alguns dos seus mais habituais colaboradores são pessoas inteligentes e com um discurso inteligente.
Contudo, no futebol 80% são resultados. O Benfica tem uma grande massa adepta, mas curiosamente, não tem receitas proporcionais a essa suposta massa adepta. Estranho não? Quero com isso dizer que potenciais vantagens extra futebol são anulaveis com um projecto desportivo de qualidade.
Não é isso que o Sporting está a fazer? O Presidente limitas-se a desgastar o adversário. Mas a estocada essencial é dentro de campo. Se o Sporting ganhar, o Benfica treme. O dinheiro que a formação consome será questionado e a ausência rotineira de títulos será algo que fará ruir qualquer estrutura Benfiquista intra ou extra futebol.
O Benfica está em crise. Tenta disfarçar isso de todas as formas que consegue. Esta é a realidade mais cruel que importa ressalvar.
21 Outubro, 2015 at 15:32
As decisivas batalhas ainda estão por travar. A criação do blog verdadeleonina parece ser um verdadeiro passo no sentido de reconhecer a importância estratégica da blogosfera e um convite ao empenho dos adeptos.
21 Outubro, 2015 at 15:37
Brutal!!! Que este post chegue a quem de direito, que ele/s o leia com atenção e não abane/m apenas a cabeça pensando que “eles não sabem nada”!
No dia em que a comunicação do Sporting perceber que o poder da comunicação não está em berrar a toda a hora (ainda por cima sempre com a mesma voz) mas sim em criar uma verdadeira dinâmica e dar som e voz a todos os meios de comunicação disponíveis (sejam Bloggues, FB, TW, site ou TV) é o dia em que o Sporting conseguirá finalmente furar a CS tradicional e o bloqueio que todos sentimos que existe! E olhando para o Tasco, para o Artista ou no próprio LdP embora com menos frequência (entre outros), todos nós percebemos o poder das mensagem que se passam, fossem eles ampliados e “usados” por um “megafone” da dimensão do Sporting…
Grande post…5 estrelas, para levar no Tapperware e digerir…
21 Outubro, 2015 at 16:56
E é isto!
Não tenho mais nada a acrescentar ao comentário que o Tiago fez, assim não vale ;).
Parabéns mais uma vez Javardeiro, os teus posts são sempre uma delícia.
SL
21 Outubro, 2015 at 15:52
Após a auditoria e o equilíbrio organizacional e financeiro que teve
de ser feito dentro do clube, Bruno de Carvalho dispensou centenas
de pessoas que não o podem ver e que juntamente com membros
de anteriores direções têm bloguers que só vêm coisas más no
nosso presidente influenciando outros membros da nossa família.
Penso que após o fim das auditorias e de se assumir as culpas de
quem as tem Bruno de Carvalho tem que unir o clube internamente.
Temos que estar coesos nesta luta mas também tem que se eliminar
a contestação interna. Isto também se consegue com vitórias.
21 Outubro, 2015 at 15:58
A presença do presidente no Prolongamento foi compreensível e correspondeu ao início de uma contra-ofensiva do Sporting, centrada nele e que teve continuidade em várias entrevistas que ele tem dado (com o risco de se tornarem banais e ficarem desvalorizadas)… mas quanto a mim não foi acertada. Tudo bem que se conseguiu desmascarar a Morsa, mas correspondeu a tratar um tumor benigno (no sentido de que embora chateando não tinha importância nenhuma) com quimioterapia da mais potente e que deveria ser usada para tumores malignos agressivos…
Agora estamos a levar com os efeitos secundários: subida da “popularidade” da Morsa, que até já dá entrevistas, audiências aumentadas do programa (a partir de agora apelo a um boicote total) o que convence a Direcção de informação de que foi acertada a escolha daquele personagem nojento para o painel, possibilidade do referido crápula insultar o presidente e debater em directo com ele, etc.etc.
Mas a partir de agora e o que verdadeiramente interessa e interessará no final é os resultados. Nisso todos nos devemos centrar. Para já ganhando na Luz e mesmo que não corra bem (espero que não ) ter a certeza que estamos a jogar fora e que nada estará perdido. Não devemos vacilar na nossa fé e apoio. SL
21 Outubro, 2015 at 22:28
A questão da morsa grasnante entendo-a de modo diferente: o que está a ser feito é a sua reabilitação intensiva, pois o bicho é figura grada no galinheiro.
A verdade é que já nem os correligionários a conseguiam ouvir e criou-se dela uma imagem de criatura gorda, estúpida, idiota, cretina e, principalmente, ridícula, malcriada e mentirosa.
Por outro lado, esta figura foi autenticamente cilindrada por BdC e, mais tarde, reconheçamos, por Bernardino Pedroto…
Encontrariam os lã-piões alguém capaz de substituir esta (tão triste) figura? É evidente que não!… o que faz dele figura ímpar lá no galinheiro.
Em consequência, adoptaram a solução possível: pôr em acção toda a máquina propagandística, exigir aos avençados o contra-ataque imediato e aos artistas plásticos a restauração da imagem do bicho.
É o que está a ser feito.
Quanto ao aumento de audiências: é natural a curiosidade dos telespectadores no pós Bernardino Pedroto e Dr Eduardo Barroso, com a netural expectativa pela chegada do Pina (que não correu nada bem, diga-se. Mas vai recompor-se, estou certo)
21 Outubro, 2015 at 23:05
Bernardino Barros
21 Outubro, 2015 at 16:00
A posta é boa, mas desta vez não estou completamente de acordo em que tudo o que se está a fazer não nos vai levar a lado nenhum, porque a máquina deles é muito grande.
A nossa também é e já está a mostrar resultados em muito pouco tempo.
Esta merda só começou efetivamente agora que decidimos investir no JJ… até lá eles andavam a curtir de Colinho.
Agora a palhaçada acabou… a cretiniçe essa vai continuar há-de eterno.
Ter o JJ do nosso lado equivale a saber de traz para a frente como é que aquela merda funciona. e isso, meus amigos tira-lhe o sono!
Eles estão… mas tão fodidinhos que nem sabem de que terra são. E quanto mais apontam ao JJ mais ele vais se descoser.
Dai ele dizer: “assim até respiro melhor”.
Podera, assim, sente-se à vontadinha para contar mais mais estórias daquela gente.
E não venham cá dizer que ele é uma merda e isto e aquilo, para o tentar descredibilizar, porque isso não retira valor ao que ele diz e quanto ao que ele faz… uma Super taça ninguém lha tira e a nossa convicção de que vamos ganhar na luz também não!
A Caixa Negra, e não caixa dourada, como andam a tentar passar… ( sim, isto não é o apito dourado, não!!!!! )… foi o tiro mais certeiro que alguma vez vi. Eles não se podem safar desta merda… não tem como!
estão fodidos!!!
Se devemos melhorar a nossa comunicação, devemos. Mas terá que ser feita em cima de vitórias e mais vitórias e maisvitórias. Só comunicar, mesmo que senha com o sistema 7.0, em desporto é pouco!
21 Outubro, 2015 at 16:02
Para começar, era uma boa ideia o blog oficial Verdade Leonina ter links para este e outros tascos de reconhecida qualidade.
21 Outubro, 2015 at 16:41
green man desculpa, mas não concordo, o site verdade leonina nada deve ter nada a ver com os sites de opinião sportinguista espalhados pela net, se assim não for, blogs como a tasca correm o risco de ser apelidados como fontes de propangandismo leonino, pagos e sustentados pelo clube e ai perdia-se a isenção e credibilidade de muitas postas, aos olhos de quem nos quer mal.
Temos de nos por nos sapatos dos adversários e ponderar se as decisões que tomamos não se tornarão numa pedra de arremesso nas mãos destes, em especial agora com este clima exacerbado em que se vive…
SL
21 Outubro, 2015 at 17:13
Percebo essa questão. Como então fazer chegar ao mainstream peças de investigação e contra-propaganda da qualidade do Mestre no Artista do Dia? Podemos partilhar no facebolas, mas ainda assim, não me parece ter impacto.
21 Outubro, 2015 at 21:37
Em relação ao site verdade leonina, e com o intuito de fazer chegar a informação a um maior numero de publico não formatado, (o publico formatado como os lampiões é escusado), acho que seria uma boa medida traduzir todo o site para inglês, francês alemão, espanhol…
Para que a informação entre no mainstream temos de fazer chegar as informações disponíveis no site a vários jornalistas de investigação que trabalham para grandes meios de comunicação social estrangeiros entre os quais Pippo Russo ( https://www.facebook.com/Pippo-Russo-79204290431/ ) outro grande jornalista de investigação também “batido” em corrupção no futebol seria Andrew Jennings jornalista da BBC ( https://www.youtube.com/watch?v=Qlbn6txH2MY ) e ha mais estes sao apenas dois exemplos. O nosso Carlos Dolberth também ele já fez muito trabalho de investigação sobre a corrupção no futebol e de certeza que tem varias dicas que a direcção poderá seguir.
Andar a gritar por Portugal inteiro, serve para nos alertar a nós publico, serve para por alguma pressão em árbitros e instituições antes de jogos importantes, mas nunca resultará em grandes consequências por parte das instituições, pois em portugal reina a impunidade, uma maneira de obrigar estas instituições (FPF MP, etc) a mexerem-se contra a corrupção é envergonha-las mundialmente e descredibiliza-las ao máximo.
Sem credito, e com ma publicidade, fica mais difícil conseguir patrocínios e organizar eventos, e isso vai doer-lhes no ponto onde eles são mais sensíveis ou seja o dinheiro. temos o exemplo da FIFA depois do FBI intervir houve já varias marcas que retiraram os seus patrocínios…
SL
21 Outubro, 2015 at 16:15
Já agora e na sequência da intervenção anterior duas coisas adicionais: em primeiro lugar dar os parabéns ao Leão de Plástico por mais uma excelente posta. Em segundo lugar, dizer que o presidente Bruno de Carvalho está atento ao fenómeno da comunicação. Ontem teve lugar um jantar com pessoas mais ou menos conhecidas do Universo leonino, incluindo das redes sociais, comentadores e outras figuras. Penso que significa que está ciente da importância de valorizar a comunicação externa do clube, independentemente de tudo o mais.
Antes de acabar a última época eu e outras pessoas daqui referiram a importância de dois adversários do clube e de se poder lidar com eles de forma eficaz: a CS e os árbitros. Penso que o estamos a fazer, mas precisamos ainda de trabalhar muito, nomeadamente na questão da arbitragem….
21 Outubro, 2015 at 16:26
Estou de acordo …
Ou nos mantemos unidos…
“Ou a coisa ficará preta”…!
Pessoalmente entendo que não se deveria ter dado o aval para o Pina ir para o Prolongamento…
Com aquele biltre do guerra…”ficamos sempre a perder”…!!
SL
21 Outubro, 2015 at 22:45
Nao da Max!
Ja ha demasiada falta de comparencia do Sporting. O Pina precisa de tempo…mas temos de ter Sportinguistas em todo o lado. O ego do berra nao é maior que o do Pina.
O berra tem mais experiencia, mas isso nao vai durar! Temos de levar a defesa do Sporting a todo o lado!
A grande diferença é que eles estao concertados, recebem as coordenadas e atiram todos para o mesmo lado, nós não!
Neste sentido estou de acordo com o LDP, a utilisaçao de TODOS os canais possiveis para divulgar a posiçao do Sporting e denunciar as mentiras do inimigo!
21 Outubro, 2015 at 16:28
Não creio que consigamos ter “boa” imprensa exceto comprando noticias, comprando escribas ou consumindo unicamente os média que se refiram ao nosso clube com respeito pela verdade.
Quanto às notícias enviesadas que são publicadas sobre o Sporting podemos desmascarar publicando através de todos os meios ao nosso dispor da mesma notícia mas devidamente corrigida. No que se refere às notícias falsas e que atentem contra as pessoas ou a instituição nesse caso além do desmentido deve ser reposta a verdade recorrendo aos meios judiciais.
Sei que ainda existe um longo caminho a percorrer mas a criação do blog Verdade Leonina e o novo site do clube, bem como os canais do clube no FB e no Twitter são demonstrativos da vontade e do entendimento correto desta direção.
Quanto ao presidente do nosso clube e à sua excessiva exposição não sei como tornear o problema, ou isso ou as únicas noticias serão para amesquinhar o nosso clube.
O que posso fazer pelo Sporting? Todos somos convidados a responder a esta questão e a por em prática a resposta a que cada um chegar.
21 Outubro, 2015 at 17:44
O presidente que trabalhou melhor a imprensa foi João Rocha, ainda
me lembro das confraternizações que efetuava em sua casa para
lhes comunicar os projectos do Sporting e os cativá-los para a sua
causa. Num desses convívios o jornalista penso que se chamava
Manuel Fernandes da RTP Porto , grande sportinguista faleceu após
o jantar em casa do nosso presidente. A direção atual devia de começar
esses convívios com aqueles que sabem que são sportinguistas.
http://www.forumscp.com/index.php?topic=10624.260
21 Outubro, 2015 at 17:49
Não podia estar em maior desacordo! São outros tempos, outros jornalistas, outras éticas, outros valore$ que mandam na CS hoje em dia!
Não há jantar que lhes pague o que os donos lhes pagam hoje em dia…
21 Outubro, 2015 at 17:55
Tiago mas como quer fazer ? Entrar também com dinheiro?
Temos que falar ao coração daqueles que são sportinguistas
e olhe que são muitos. Pelo menos alguns podem vir mais para
a nossa causa.
21 Outubro, 2015 at 18:24
Influenciar a opinião para mim passará sempre por passar a mensagem por outros meios que não os tradicionais, seja pelo jornal do clube, canal e principalmente pelas redes sociais! Se o Sporting tiver uma voz e der voz a todo o movimento das redes sociais isso ajudará muito a passar a mensagem para os Sportinguistas! E se ainda existir jornalistas sérios (coisa que eu não acredito muito), a mensagem chega-lhes também! Como diz o texto o Sporting dar ênfase em todas as plataformas aos Sportinguista do que é dito pelos próprios Sportinguistas, estimular as discussões que quer colocar na agenda, etc, etc, etc!
Porque como diz para mim está fora de hipótese entrar num esquema de pagar aos pasquins e uma vez que eles neste momento movimentam-se em torno do que lhes pagam os vermelhuscos para mim temos de procurar contorná-los e não usá-los! Alias o Sporting teve um tempo em que tentou fazê-lo novamente com o Rascord (pós-Manha)…é ver como não resultou e o Rascord voltou para o dono…
21 Outubro, 2015 at 18:36
Lá diz o velho ditado mas sábio do povo ” Não é com vinagre
que se apanham moscas” e João Rocha soube muito bem
fazê-lo e nessa altura estava numa guerra tão grande como
agora mas era com bimbo da costa. Os mais velhos lembram-
se de Futre , Sousa, Jaime Pacheco e outras guerras também com a arbitragem como pano de fundo.
21 Outubro, 2015 at 19:07
Sportinuistas alguns…?
Vi por exemplo o Ribeiro Cristovão…
Para um sportinguista assim…
Antes prefiro um, que o não seja…
Ao menos já sabemos com o que contar…!!
Eu não quero que pelo facto de serem sportinguistas…”digam bem” quando as coisas estão mal…mas dizer sempre mal por norma…
Dispenso-os…!!
SL
21 Outubro, 2015 at 22:11
Boa noite Sr, Max, compreendo o que está a dizer, pois
também vejo a SIC mas é necessário fazer a ponte com
eles e passá-los para o nosso lado. Ribeiro Cristóvão era daqueles que estava sempre em casa do Sr. João Rocha
e que lhe foi muito útil.Nessa listagem acima indicada
há mais alguns sportinguistas como Jorge Goulão.
21 Outubro, 2015 at 16:50
Uma dúvida:
Terá o kit sido “presenteado” com a Marca de um Ferreiro que ficou sem emprego no final da época passada??
Terá esse Ferreiro mais “bombokas” guardadas, para nos oferecer? Hhmmm
21 Outubro, 2015 at 16:50
Excelente texto LdP. Assertivo, actual e imprescindível.
Se não conseguimos vergar a espécie de comunicação social portuguesa, o SCP tem que a contornar. De facto, os “webtascos” são absolutamente essenciais para ajudar a disseminar a mensagem que o SCP precisa de passar.
Todos nós sabemos que há gente do SCP que por aqui passa. Está na hora de fazerem uma reflexão séria sobre esta temática.
21 Outubro, 2015 at 16:54
Grande Leão de Plástico! Sempre assertivo!
21 Outubro, 2015 at 17:23
Texto muito pertinente do Leão de Plástico! É complicado, muito complicado. Infelizmente, vai demorar muito tempo até que a CS comece a perder influência. Vai demorar até que haja uma renovação do perfil de Sportinguista. Eu não tenho dúvidas de que com a massificação das redes sociais vai haver uma perda de poder e influência da CS sobre as nossas cabecinhas pensadoras.
Não tenham dúvidas de uma coisa: é gasto muito dinheiro por fora para se comprar opiniões na CS. É tudo à descarada.
21 Outubro, 2015 at 17:27
Vejam o caso do Bimbo da Bosta que só recentemente se pronunciou sobre os Kits! As guerras entre o SCP e o boifica não te interessam?! Vai pó caralho múmia!
Vejam o caso das canholas que são feitas ao Ruben Neves. Até aquele cêpo com dois olhos do Danilo já é visto como um gajo com uma enorme capacidade de passe! Ao que isto chegou!
A solução seria apertar o pescoço a esses chulos que gravitam em torno da bola.
21 Outubro, 2015 at 17:38
Ainda só o li uma vez, tenho de o voltar a ler mais que uma vez, que grande postada, cum caneco…
PS – temos de ganhar no hóquei e no futebol, eles que se matem, comam a relva e os tacos, mas luta sem vitórias… Não combina.
21 Outubro, 2015 at 17:40
“O Sporting só tem um aliado nesta batalha. Os seus adeptos.”
É só isto que interessa. O resto são mesmo “peaners”.
21 Outubro, 2015 at 17:48
Acho que as nossas vitórias serão a estocada final. Podem ignorar-nos no dia-a-dia mas não o poderão fazer na ressaca de um título.
Basta que as capas digam “Sporting, campeão nacional”, “Sporting revalida prova rainha”, “Sporting é o único apurado directamente para a Champions”…eles vão ter de nos dar destaque.
Nós, estaremos sempre aqui. Com ou sem insides ou comunicação directa.
Mais do que tudo, são as vitórias que nos tornarão visíveis aos olhos de todos!
21 Outubro, 2015 at 18:02
Ora ..ora…e o resto é conversa.
É preciso ganhar
21 Outubro, 2015 at 17:59
Acho um excelente post …mas as vezes esquecemo nos que as redes sociais ainda não chegam a todos os quadrantes da sociedade …existe uma faixa etária que nao liga um computador que não sabe sequer o que é um blogue ..esses continuam a share an tudo que é programa de bola a comprar a bosta record e afins …a nossa obrigação e informa los nas conversas nos diálogos …dizer lhe verdades que nunca ouviram em lado nenhum …cheguei aqui no tempo.da tasca já não fui do tempo do cacifo …mas fiz a minha luta … sim temos de ganhar !!E se não o fizermos vamos desmoronar ? Desistir ? … tenham calma montar essa estrutura que dizem não se faz em 2 anos … queremos fazer o mesmo do que os acusamos?
21 Outubro, 2015 at 18:01
Ora ..ora…e o resto é conversa.
É preciso ganhar
21 Outubro, 2015 at 18:54
Não o resto não é conversa, apesar de vencer ser essencial.
21 Outubro, 2015 at 18:38
“ganhar nao resolve absolutamente nada” – desculpa? Ganhar resolve TUDO, e aliás, é ai que reside a chave desta guerra. Ganhar é a mais eficaz e credivel estratégia de comunicaçao! Tu achas que o orelhas é credivel porque domina a blogosfera, os jornais e a TV, ou porque o benfica ganha? O homem é um criminoso condenado em tribunal, aparece escarrapchado no jornal mais vendido do pais e que benfiquista sabe ou liga alguma coisa a isso? Who gives a shit, se o carnide é bicampeão?
Agora, sem ganhar, amigo… bem se pode debitar um milhao de soundbytes de megafone em punho, ir aos prolongamentos da vida malhar em gordos estupidos e ter toda a razao do mundo, que as bases de apoio acabam por desmoralizar
E esta charada começa a ser resolvida no domingo. É bom que demos um passo em frente nesse assunto, que passa por silenciar aquela espelunca
21 Outubro, 2015 at 20:43
Concordo com este comentário.
Por isso é que tenho sempre dito que o interessa neste momento é o pragmatismo. O mesmo da Supertaça no Algarve. Perderam, calaram a boca, e foderam-se.
Agora no dérbi o que interessa é ganhar, seja de que forma for. Cimentar o primeiro lugar.
Eles que metam mais um processo em cima, metam um por jornada se quiserem. Se o Sporting for campeão ninguém quer saber do benfica para nada.
22 Outubro, 2015 at 0:53
Ora nem mais!
21 Outubro, 2015 at 18:39
Começou a conferência de imprensa para o jogo de amanhã, o Matheus diz que vai ser titular amanhã! Vamos ver se o JJ também concorda! 😉
21 Outubro, 2015 at 18:41
Muito bom LdP.
Actualmente, e cada vez mais, a minha informação diária sobre o Sporting e sobre o mundo da bola (o real, não o de “faz-de-conta” do órelhas) é feita aqui, na Tasca, no Artista do Dia (grande qualidade de conteúdos que o MdC assegura todos os dias) e… pouco mais! Se não fosse o notável trabalho do Cherba e do MdC, provavelmente seria mais um “intoxicado” pela máquina de propaganda do carnide.
Frequento também outros espaços leoninos, nomeadamente o excelente Leão de Plástico, porque gosto do estilo, criatividade e da qualidade dos conteúdos.
Diariamente, faço também o exercício diário de consultar as capas dos jornais no Sapo, para ver qual a “agenda” lampionica encomendada para o dia, passo por 2 blogs de orcs (NGB e o Gordo), para ver que gelados estão a servir às hostes, e, o exercício mais frustrante de todos, passo por alguns supostos blogues leoninos para me entristecer mais um pouco com a inversão de prioridades que conseguem implementar todos os dias na sua campanha anti BdC.
Por isso, nunca é de mais agradecer ao Cherba, ao LdP e ao MdC, entre outros, pelo seu trabalho diário em prol do Sporting… que poderia (deveria?) ser potenciado e reconhecido de outra forma pelo próprio clube, com valor acrescentado para todos.
SL
Lanterna Verde
21 Outubro, 2015 at 18:52
Same here.
21 Outubro, 2015 at 18:52
Fdx!!! “Cá ganda” Posta!!!
Excelente é o mínimo que posso dizer!
Z
21 Outubro, 2015 at 18:55
O que nos dizemos/ escrevemos é tudo verdade e não deixa de o ser mediante os resultados desportivos.
Mas não me digam que a mensagem não passa de forma mais eficaz se for cimentada com vitórias, esse é o ponto fulcral da questão.
De resto, não é por acaso que és um dos que mais gosto de ler LDP. O teu trabalho, do Cherba, do Artista do Dia, etc… é fantastico.
Mas se posso fazer uma observação, eu que não costumo visitar muitos blogues (era cacifo , agora tasca e pouco mais) gostava que se concentrassem todos num sítio… Sei que o cherba já dá aqui destaque a outras vozes… mas…
SL
21 Outubro, 2015 at 19:06
As verdades objectivas são estas:
– Nunca o universo Sportinguista esteve tão unido e unido em torno de uma direcção e do seu presidente. Unanimidade num universo de mais de 3 milhões é utopia em qualquer clube mas ter 0,01% de contestatários é record absoluto nos clubes em Portugal!
– O estilo de BDC, a sua retórica, a sua facilidade de passar mensagens desgasta e cria pressão nos adversários, fundos e na FPF. E o facto de ele não se calar e continuar sistematicamente a desgastar faz mossa onde antes tudo se fazia e desfazia ao sabor das seus caprichos e vontades. Agora a realidade é outra, todos o sabem, especialmente os que estão do outro lado da barricada que BDC veio para ficar por muito tempo, e por muitas bicadas que tentem dar só têm contribuído para unir cada vez mais os Sportinguistas. Nunca tiveram um presidente assim, destemido defendendo o clube em tudo o que é lugar, nem no tempo do João Rocha nem no tempo dos que queriam fazer do Sporting um dos maiores da Europa.
21 Outubro, 2015 at 20:36
Foda se é isso ….:)
21 Outubro, 2015 at 21:40
+ 1
21 Outubro, 2015 at 19:33
http://www.tvportugalhd.eu/p/benficatvlinjk2.Un html?m=1
Link para o hóquei
#eusouinacio
#btvàpalaèqué
21 Outubro, 2015 at 21:00
Gaita não é para i hóquei
21 Outubro, 2015 at 20:56
Parabéns ao autor: este é capaz de ser o post mais a sério que já li por aqui.
É uma chamada importante para uma luta à qual não podemos faltar.
Uma mentira dita muitas vezes torna-se uma verdade e não podemos deixar que as mentiras se perpetuem (e algumas só não duram desde 1904 porque os vermelhos ainda não existiam nessa altura).
21 Outubro, 2015 at 21:05
Alguém tem link para o hóquei?
21 Outubro, 2015 at 21:08
Desculpem pôr isto aqui, mas foi o único que encontrei a funcionar (e não está a 100%) http://0benficaholic.blogspot.pt/p/2-benfica-tv-2.html
21 Outubro, 2015 at 21:11
Obg.
21 Outubro, 2015 at 21:14
Estamos a perder contra os filhos da puta de vermelhos por 1-0, supostamente os nossas claques iam ao jogo, mas foram barrados à entrada segundo se diz pelo face.
21 Outubro, 2015 at 21:15
Hum… Vai postando.
Mas as claques tinham bilhetes? Eles não os cederam.
21 Outubro, 2015 at 21:18
Pois….mas se calhar tentaram comprar directamente no galinheiro. Só que pelos vistos os FDP só vendiam a sócios.
21 Outubro, 2015 at 21:42
Yep
21 Outubro, 2015 at 21:20
Eles não cederam os tais 10% mas provavelmente foram ver se havia à venda na bilheteira, não sei, vou ver se leio mais algo sobre isso.pra já continuamos a perder 1-0.
21 Outubro, 2015 at 21:42
Como está isso no hóquei?
21 Outubro, 2015 at 21:48
Começou agora a 2 parte, estamos a perder 2-0.
21 Outubro, 2015 at 21:56
Na segunda volta não entram em Alvalade, nem no hóquei, nem no futebol, nem em nenhuma modalidade.
Puta que os pariu.