Um clube como o Sporting é antes de mais nada um monstro de produção de eventos desportivos. Considerando esse mercado e todo o interesse mediático que as muitas modalidades atraem, somos naturalmente também um monstro de produção de notícias. Com o desagrado que a luta anti-lobbies desencadeou no mandato de BdC seria sempre natural que perante o vislumbre de sucesso, o Sporting e principalmente os atos de gestão e corpos dirigentes perdessem grande parte da “boa imprensa” que chegaram a ter no início.
Neste momento o Sporting é vitima, mas não pode continuar a fazer discorrer um eterno discurso de vitimização. Sim, as redações e alinhamentos opinativos estão a lascar paulatinamente a relação de confiança e mérito de BdC com a sua base de apoio. Sinceramente, durante muito tempo pensei que fosse impensável que levassem a água ao seu moinho, que fosse improvável que sozinhos, fossem quais fossem, os media não quebrariam o espaço de manobra desta direção. Pelo menos enquanto continuasse a tomar decisões úteis e objetivas. Hoje compreendo que estava enganado.
Uma sucessão vasta de ataques e uma campanha sem tréguas de muitos “haters” muito bem colocados nas TVs, Rádios e Jornais…estão a criar visivelmente dúvidas onde havia certezas, silêncios onde existiam vozes de apoio incondicional e principalmente ecos de minúsculos motins onde existia ecos vazio de fantasmas passados. As lágrimas, as expressões sisudas, os murros na mesa e as expressões fortes nos tempos de antena estão a começar a tornar-se repetitivas. A revolta está a diluir-se nas paredes autistas de uma comunicação social que recusa analisar argumentos e factos. O fim das democracias está no horizonte. O império do dinheiro tudo silencia. Os euros contam-se em qualquer lugar, em qualquer ocasião. Palavras como deontologia, isenção, verdade…caem no chão derrubadas pela sobrevivência dos ordenados e pela promessa de “venda” do que “vende”.
Os 6 ou 14 milhões vendem. Não porque sejam verdadeiros, mas porque constroem um imaginário de mercado. Porque edificam todos os dias uma noção de que as verdades “ao agrado” do maior denominador são melhores do que as outras. De que uma capa “vermelha” seja qual for a tanga de notícia que for, será sempre melhor que o maior furo jornalístico de qualquer outra cor. A mensagem de BdC e o reconhecimento do seu mérito teve, tem e terá sempre esse enorme handicap – não vende. O nosso presidente já o entendeu. Entendeu também que uma forma de chamar a si ou à causa leonina será gritar, ser polémico, ser dramático e sensacionalista…e funciona…everytime.
Apesar da descoberta tenho sérias dificuldades de entender se a mensagem do Presidente não se perde no estilo ou forma. Se o ruido com que atrai o foco não ultrapassa a força e razão do que quer dizer. Mais, com o tempo criará desgaste e rotina…e por mais que esbraceje ou escolha palavras bélicas, simplesmente perderá o “punch”, tornando-se mais uma trivialidade, um “boneco” que os “sóbrios e discretos” rivais podem expor e ridicularizar.
Confesso que já pensei muito sobre isto e a presença no Prolongamento só me fez ter cada vez mais a certeza que este caminho de grito de megafone em punho não é uma solução a longo prazo. Entendo também que não podemos esperar contrições dos media e ganhar não resolverá absolutamente nada. Bem pelo contrário…só agudizará o tom da crítica, pois a ameaça passará de potencial a real e se há coisa que o dinheiro dos grandes lobbies desportivos não gosta é de vencedores que o contestem.
O Sporting só tem um aliado nesta batalha. Os seus adeptos. E terá de se empenhar ainda mais (reconheço que existe algum esforço) na comunicação com os seus adeptos. Não somos tolos e há muito que grande parte dos adeptos, especialmente os mais jovens leu a situação aqui descrita e lê, informa-se e partilha informação nos canais oficiais do clube e redes sociais (muitas delas) mantidas por outros adeptos. As opiniões confiáveis aos olhos leoninos são cada vez mais os grandes bloggers que temos espalhados por dezenas de grandes espaços virtuais que souberam aceitar essa missão e responsabilidade.
Só o Sporting (dirigentes actuais) é que ainda não entenderam que a cada mês que passa locais como esta Tasca têm cada vez mais relevância estratégica. Hoje são uteis, no próximo ano serão importantes e daqui a dois anos serão essenciais. No futebol, ainda ninguém espreitou o mundo lá fora. Ainda ninguém acordou para o mérito e valor do que fazem centenas de anónimos para todos os dias, desinteressadamente, defender as cores do nosso clube. As grandes empresas mundiais já estão numa fase 3.0 de relacionamento com os seus “embaixadores virtuais”…mas o futebol ainda nem sequer passou da versão beta. O tal isolamento comunicacional podia e devia ser o último push para que esta direção fosse a primeira a criar as pontes necessárias para tornar os muitos “WebTascos” seus aliados (independentes claro) e partilhar informação para que chegue de forma mais clara e rápida aos adeptos (que é disso que se trata). Ao persistir em ignorar um futuro inadiável ou uma solução acessível e razoável…é como persistir em gritar que se tem sede, quando têm uma quantidade infindável de gotas de água a cair à sua volta.
Não sou dono de nenhuma verdade, mas os “atrasos”, especialmente de mentalidade, provocam-me elevadas doses de indignação. As tendências de comunicação e evolução dos fenómenos de consumo de informação e entretenimento estão todos aí ao dispor de um clique. Será que o futebol é diferente? E se o é…deveria continuar eternamente a sê-lo?
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
21 Outubro, 2015 at 22:16
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Não tenho comentado nos últimos tempos porque, sinceramente, não vi grande motivo de interesse para o efeito. (DISCLAIMER: não dou importância à Comunicação Social, nem a faits-divers como o das “Caixas”).
Mas este (muito meritório) post do LdP fez-me querer transmitir o seguinte:
1- DEVEMOS almejar alto, mas não nos podemos esquecer do lugar que ocupamos.
Acho algo incompreensível que Sportinguistas se queixem (o “velho” discurso da “vitimização”) do tratamento que o Nosso Clube recebe da Comunicação Social.
Direi mesmo mais: para o lugar que ocupamos, esta Direcção tem conseguido MILAGRES no que toca a “colocar” a Comunicação Social a falar de nós!
Qual é o nosso “lugar”?
Simples.
Atentemos aos últimos 30 anos: se as minhas contas estão correctas, temos mais um campeonato ganho que o Boavista, menos seis do que os milhafres e menos DEZOITO que os andrades. ESTE é o nosso lugar, actualmente. E é-me algo incompreensível que se pretenda seja o SCP tratado pelos media como o FCP (crónico vencedor do campeonato) e o SLB (que ainda va ganhando alguma coisa, mas que tem uma massa aepta muito maior que os concorrentes).
Aliás, estava mesmo a pensar nisso enquanto lia o post do CAro LdP: “Ah, isto é tudo muito bonito, mas nesta semana os andrades e os milhafres jogam para a Liga dos Campeões e nós…”
Para mim, em termos de “exposição”, o Presidente tem conseguido MILAGRES atendendo à nossa posição/lugar.
2- Não sabemos mais do que os outros, e não vale a pena continuar a fingir isso.
Vejo Sportinguistas a escarnecer do facto de o Ruben Neves, com 18 anos, ser titular num jogo a Champions. Eventualmente os mesmos Sportinguistas que defendem o “período de adaptação” que leva aos jovens jogadores do nosso Clube a passarem 2/3 anos a jogar na Segunda Divisão.
Não.
A qualidade das nossas “promessas” é fraca. Senão jogavam. Wallyson, Iuri, Gauld, etc., não têm lugar no plantel. Eu gostaria, mas a nossa Academia não produz um prodígio de 5 em 5 anos. Não é verdade. O Mané? É um jogador razoável. O Gelson? O Matheus? Têm potencial. MAs não são – nem nada que se pareça! – os craques que foram Futre, Figo, Dani (sim, até esse!), Quaresma e Ronaldo.
Deixemos de viver em ilusões quanto à nossa “cantera”. Enquanto nós falamos, os nossos adversários pôem em práctica. E isto enquanto jogamos com jogadores inferiorizados como Ruiz, Aquilani e Téo a titulares….
3- Os resultados é o que mais interessa, e o resto é acessório.
Provavelmente nenhum Caro Tasqueiro admitirá isto, mas a mágoa que os milhafres tiveram com a n/ contratação do Jorge Jesus esfumaça-se a cada semana que passa.
É verdade, e não vale a pena fugir disso.
Com um treinador “muito inferior” (dizem-me), os milhafres estão, no campeonato, a poucos pontos de distância e, na Liga dos Campeões (não na Liga Europa) não se embaraçam.
Nós? Dois empates ridículos e exibições fracas para o campeonato. SAídos da Liga dos Campeões. Envergonhados em casa pelo Lokomotiv (primeira derrota em casa do SCP pra a Liga Europa)
A “facada” nos milhafres cada vez tem menos valor…
4- O complexo de inferioridade.
Não percebo a mania da Direcção e de grande parte dos Caros Tasqueiros relativamente aos milhafres.
Se queremos ser grandes temos que olhar (e compararmo-nos) com os andrades, verdadeiros dominadores do futebol português nas últimas três décadas.
Estar sempre a falar dos milhafres menoriza-nos. IMENSO!
5- Os faits-divers.
TODA A POPULAÇÃO PORTUGUESA que se interessou pôde ouvir as conversas do Apito Dourado.
NADA Aconteceu.
Realmente acham que aquela porcaria das “Caixas” vai dar em alguma coisa? PelamordeDeus!
Tudo o que temos dito relativamente ao futebol português e aos milhafres de nada vale. Porque o que vale são os resultados.
Se perdermos na ETAR os milhafres sairão reivindicados: “eles falam, falam, mas não jogam nada”; “tanta treta e mais uma vez perderam”, etc., etc.. Temos é que arrepiar caminho e não sair da ETAR com menos do que um ponto (que seria um bom resultado se não tivéssemos já empatado com equipes inferiores e os andrades poderem ficar isolados em primeiro). Falar é fácil!
Peço desculpas pelo desabafo ter sido tão longo. Mas foi porque me incomoda ver Caros Tasqueiros a discutir, durante vários dias, o “instrumental” quando o que importa é o que se passa no relvado.
E, sim, se o SCP GANHAR, toda esta alegada “perseguição” vai imediatamente acabar. Como acabou em 2000. E 2002.
SL
21 Outubro, 2015 at 22:23
A tua assertividade dá cabo de mim.
Bom… Até amanhã.
21 Outubro, 2015 at 22:26
Foda-se, és um estupor do caralho.
Complexo de inferioridade? Granda banana.
21 Outubro, 2015 at 22:56
Caro Trolha,
Sei (porque leio o que o Caro Trolha escreve) que discordamos em algumas coisas no que toca ao Nosso Clube.
Agora,
Será o meu comentário digno do que proferiu?
Sentir-se-ia confortável se outros reagissem aos seus posts como reagiu ao meu?
Estou sempre disposto a debater. O Caro Trolha também está?
SL
22 Outubro, 2015 at 6:33
Típico comentário de um fraco:
“DEVEMOS almejar alto, mas não nos podemos esquecer do lugar que ocupamos”
Típico comentário de um gajo sem amor-próprio:
“Vejo Sportinguistas a escarnecer do facto de o Ruben Neves, com 18 anos, ser titular num jogo a Champions”
Comentário típico de um gajo com complexo de inferioridade:
“Com um treinador “muito inferior” (dizem-me), os milhafres estão, no campeonato, a poucos pontos de distância e, na Liga dos Campeões (não na Liga Europa) não se embaraçam”
Típico comentário de um banana:
“Não percebo a mania da Direcção e de grande parte dos Caros Tasqueiros relativamente aos milhafres”
És fraco, tens medo, e não vales um caralho.
Esta luta não é para gajos como tu, DESISTE de tentar ser Sportinguista e junta-te ao lampiódromo.
Porque caralho algum dia um Sportinguista havia de ter um complexo de inferioridade em relação a um clube corrupto como o carnide?
És burro como uma porta, foda-se.
21 Outubro, 2015 at 22:50
Sei bem que a questão das caixas pretas vai dar ZERO.
Contudo, não vamos desdenhar do que fizemos: o assunto é discutido em tudo quanto é sítio, as autoridades judiciais estão a investigar (MP, com a PJ e PGR), tal como o terão que fazer os órgãos disciplinares da Liga.
Conclusão: terão que se pronunciar publicamente e terão que justificar a sua decisão/opinião – muito mais exposto, portanto, do que o caso da fruta / “Há pito Dourado”.
Digamos que, se já houve um “dolo sem prejuízo de terceiros”, agora é possível haver um “dolo sem benefícios para o prevaricador”
Já agora, a definição do Dicionário Priberam para
“pre·va·ri·car – Conjugar
(latim praevaricor, -ari, transgredir, violar)
verbo intransitivo
1. Trair, por interesse ou má-fé, os deveres do seu cargo ou
ministério.
verbo transitivo
2. Corromper, perverter.
“prevarica”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/prevarica [consultado em 21-10-2015].
Como se lê, apenas há piners, nada que preocupa as galinhas…
21 Outubro, 2015 at 23:02
Meu caro Livramento, esqueci-me: se um Clube fosse, só, o que se passa dentro do campo onde se decide uma vitória ou uma derrota, não seria demasiado redutor?
E não seria uma pura perda de tempo andar a discutir regras para o que se passa nos “bastidores” de uma competição? (o doping, os petardos…)
21 Outubro, 2015 at 22:54
SLB (… que tem uma massa adepta muito maior que os concorrentes).
21 Outubro, 2015 at 23:00
Quem disse que eles têm massa adepta muito maior?
Resposta: Os lampiões, e agora tu também.
…e eles não precisam de ajuda para propagar essa mentira.
Estão na LC e o Sporting na L.Europa: sim, mas a nossa equipa foi alvo de roubos enormes, enquanto a equipa da agremiação lampiã teve em Madrid uma bela ajuda do Oblak, que no 2º golo resolveu atirar-se para fora do campo em vez de tentar defender a bola: se fosse no Estádio Alvalade arriscava-se a cair no fosso…
22 Outubro, 2015 at 0:11
Se somos assim tão inferiores ao Benfica e ao Porto. Se o Benfica “tem uma massa adepta muito maior que os concorrentes”. Se apenas nos vitimizamos. Se sofremos do complexo de inferioridade. Se a nossa academia é uma “treta” e não produz qualquer prodígio. Se Jorge Jesus é apenas banal. Se todos andamos aqui a fingir que sabemos mais do que os outros. Se o nosso clube em 6 ou 7 jornadas não se consegue distanciar do Benfica (já devia estar a 30 pontos de distância?!). Se jogamos com titulares inferiorizados e com produtos da formação, de 3.ª categoria. Se, se, se…Os resultados é que contam, mas oh deuses! jogamos tão mal…, mas o que seria se não estivéssemos a par do Porto?
Com tantas dúvidas, desabafos e tantos “ses” e se os nossos adversários (mas seremos adversários de alguém?) é que são bons, PORQUÊ Livramento, SE ASSUME DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL? Eu sei que nunca poderia ser do Porto ou do Benfica, e nem os “desabafos” derrotistas, banais, incoerentes, desenhados a “SES” e mais “SES” ME FAZEM DESISTIR DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
PORRA! 130 mil sócios não podem ser adeptos do “NADA”! OU SOMOS TODOS MALUCOS?
22 Outubro, 2015 at 1:53
Caro Leão da Estrela em Terras do Norte,
Não sei percebeu o que eu quis dizer….
EU SOU SPORTINGUISTA HÁ 43 ANOS. Isso não tem nada a haver com o que eu disse (ou quis dizer).
Que se pode resumir a qualquer coisa como “less talk, more walk!”
SL
22 Outubro, 2015 at 13:45
Caro livramento, quem sou eu para colocar em duvida o seu sportinguismo, de 43 anos? Ninguém! agora, na qualidade de participante neste fórum de sportinguistas, tenho o direito e o dever de interpretar o seu” post”, em conformidade com o que escreveu. Se a interpretação não é compatível com o que tentou transmitir, azar o seu, apesar da óbvia “limitação” interpretativa do leitor. Mas o defeito será do autor ou do interprete? Afinal, depois de um vergonhoso 7.º lugar no campeonato e um défice de + de 90 milhões, em dois anos de exercício, já não se percorreu um caminho deveras positivo, ou é tudo conversa? Ou Roma e Pavia não se fizeram num dia? Quem desdenha da importância da linguagem, esquece-se que o sentido das coisas apreende-se pelas palavras e é pelas palavras que damos “verdade” ao caminho.
O que retirei do seu escrito e peço, desde já, desculpa pelo facto, foi o seguinte:
O Sporting Clube de Portugal é uma instituição menor, não comparável a Benfica e Porto e isso pode aferir-se pelos campeonatos ganhos nos últimos 30 anos, o que nos leva à quase dimensão do Boavista. Nem nos podemos agarrar ao n.º de adeptos, porque essa taça pertence ao Benfica. Nem a “badalada academia” nos safa, porque os grandes jogadores da formação estão do lado dos outros 2 comparsas, etc., etc.
Conclusão: não duvidando que o importante são as vitórias, resulta do texto que não temos legitimidade nem para “falar”, porque isso deriva do “nosso” complexo de inferioridade e como adeptos e sócios de uma Instituição centenária, mas de parcos resultados, temos de nos limitar à insignificância da nossa condição e à vil tristeza dos derrotados. Que é necessário continuar o caminho em direção à glória das vitórias, todos nós o defendemos, “mas o caminho faz-se caminhando”, mas não com mudos ou surdos.
Como sportinguista tenho o direito também a defender, COM A PALAVRA, a glória do meu clube.
22 Outubro, 2015 at 0:36
Livramento destes campeonatos todos:
“Atentemos aos últimos 30 anos: se as minhas contas estão correctas, temos mais um campeonato ganho que o Boavista, menos seis do que os milhafres e menos DEZOITO que os andrades. ESTE é o nosso lugar, actualmente.”
Quantos foram ganhos dentro de campo?
Quantos foram ganhos no calor da noite?
Quantos foram ganhos com o colinho do arbitro?
Pois é mas se calhar dentro da normalidade a diferença não fosse assim tão grande…
Somos nos que estamos mal por ganhar pouco mas honestamente?
Ou será que o mal está na corrupção que os outros usam para ganhar?
Sei como as coisas funcionam em portugal, e se o apito dourado não deu em nada, tenho a certeza que as caixas negras também em nada vão resultar… mas isso não impede que se faça a denuncia… o mal não esta em faz a denuncia, o mal está em quem perante a denuncia nada faz, isso sim, é pior que a própria corrupção, pois alem de ser conivente com a corrupção, cria um ambiente de impunidade entre corruptor e corrupto, ou seja acaba por promover a corrupção.
Ganhamos poucos, não ganhamos mais pois não deixam, mas os que ganhamos esses sim foram limpinhos e bem festejados sempre em clima de festa e sã convivência.
O que não quero é transformar-me num lampiao verde em que para conseguir ganhar vale tudo.
SL
22 Outubro, 2015 at 1:59
Caro O Rugido,
Certamente não está a justificar o insucesso do Nosso Clube em 30 anos apenas com a arbitragem, certo?
Eu concordo consigo que prefiro ganhar “fair and square”, e justamente. Mas nos últimos 30 anos não temos assim tantos campeonatos que possamos dizer que deveriam ter sido “nossos”, não fosse ocorrer fenómenos estranhos…
“Lampião verde” NUNCA! Mas temos falhado. E não adianta colocar-mo-nos em “bicos de pés” se não temos futebol para o efeito….
SL
21 Outubro, 2015 at 22:17
Estes filhos de uma quantidade de pais na edição da noite da SIC são ums nojentos de uns facciosos… metem nojo. Se um dia vir um deles na rua dou-lhe um encosto sem querer… Medrosos
21 Outubro, 2015 at 22:17
Hoje, valha-nos o andebol….
21 Outubro, 2015 at 22:22
Estou a ver que estes caralhos do hóquei adormeceram à sombra da bananeira da Taça CERS.
Foda-se, caralho.
HUMILHAÇÂO
Vão mas é brincar com o caralho.
21 Outubro, 2015 at 22:26
Nao ‘e preciso exagerar… Sim, o resultado ‘e muito pesado e contra as gaivotas ainda pior. Mas estas a falar de malta que tem feito grandes jogos e deixa tudo em campo, que ainda este ano ganharam a Supertaca a estas mesmas gaivotas e um jogo a melhor equipa do mundo.
Digo-te o seguinte, jogassem os gajos do futebol com metade da vontade da malta do hoquei e eramos campeoes a brincar!
21 Outubro, 2015 at 23:16
Meu caro, quando o corpo “não dá”, de que vale a cabeça?
A equipa não estava (isto digo eu) para jogos tão intensos em tão curto espaço de tempo.
Demos tudo o que era possível e impossível para derrotar o Barça;
em Braga…pum, estourámos ao intervalo;
em Barcelona… ao intervalo estourámos;
hoje, talvez depois do 2º golo e dos falhanços no LD e no penalti…
não foi só o corpo, foi também a cabeça a dar o berro.
Agora e durante uns tempos, não vai ser fácil, mas estou em crer que um dos quatro primeiros lugares será nosso.
Os nossos atletas são leões – quem duvida? – e vão reagir.
EU ACREDITO !!!
21 Outubro, 2015 at 23:48
No Hóquei, ou estamos com uma problema de má preparação física ou falta de motivação. Qualquer um deles é grave, mas se for falta de motivação ainda é maior a gravidade, porque as segundas partes dos jogos a seguir à Super Taça e Barcelona, foram desastrosos, senão vejamos:
Depois da vitória na Supertaça
1ª jornada campeonato, Sporting – 8 x Sanjoanense – 2, 1parte (7-0); 2parte (1-2)
Depois da 1ª mão da Supertaça Europeia
2ª jornada campeonato, HC Braga – 4 x Sporting – 2 , 1parte (0-1); 2parte (4-1)
Depois da 2ª mão da Supertaça Europeia
3ª jornada campeonato, Benfica – 9 x Sporting – 0, 1parte(2-0); 2parte (7-0)
Rapaziada do hóquei (jogadores e equipa técnica), há aqui muito trabalhinho a fazer, não vale dormir à sobra dos títulos conquistados, a camisola do Sporting é para respeitar do 1º ao último minuto.
22 Outubro, 2015 at 6:11
Está bem visto.
21 Outubro, 2015 at 22:23
Acabou…9-0
21 Outubro, 2015 at 22:25
Final do Hóquei… não há muito a dizer.
Apenas que no próximo jogo lá estarei a apoiar a EQUIPA.
21 Outubro, 2015 at 22:28
Apenas 🙁
21 Outubro, 2015 at 22:30
Aquela derrota contra o ok de braga fodeu a cabeça aos jogadores, só pode. Nunca podia ter acontecido, depois de ganhar ao Barcelona.
Hoje fizemos uma exibição patética. Pensava que íamos lutar pelo titulo depois da vitoria na supertaça. Depois “disto”, resta-nos lutar pelo 2 lugar contra os trips e oliveirense, tentar ganhar a CERS novamente e quem sabe, a Taça de Portugal. O campeonato está mais que entregue e vai ser um passeio para os lamps. Para esquecer…
21 Outubro, 2015 at 22:32
Tem calma Val Verde, tem calma. Estamos no inicio!
21 Outubro, 2015 at 22:44
O porko nao tem má equipa.
Tem o Gonçalo e mais uns putos que sao bons
21 Outubro, 2015 at 22:30
No andebol ganhámos só por 19 de diferença
21 Outubro, 2015 at 22:31
Que pesadelo este mês de outubro 🙁
Faltam 3 jogos com o carnide este mês….Futebol, Raguebi e Basquetebol
Temos um saldo de 6-3 com 2 Supertaças conquistadas
No fundo, os jogos que valiam troféus GANHAMOS!
Precisamos de ganhar dia 25! Temos de ganhar!
VAMOS GANHAR!!!
22 Outubro, 2015 at 6:40
Sim, ia escrever sobre isso mesmo.
Ninguém gosta de perder com o carnide, mas verdade seja dita que nos jogos em que estavam taças envolvidas ganhámos.
O jogo de ontem no hóquei foi desastroso, mas os homens evoluíram muito desde o regresso da modalidade. Há que tirar ilações e voltar a evoluir.
No futebol é para ganhar, mas se o resultado não for positivo nem serei o maior critico (desde que haja empenha, evidente), até porque os dérbis e os clássicos, para mim, são os tais jogos onde existe sempre a possibilidade de se perder pontos. São jogos equilibrados e o empate está ao virar da esquina.
Os jogos que tiram campeonatos são os empates em casa com os Paços de Ferreira, etc.
21 Outubro, 2015 at 22:32
Noite desastrosa no Hóquei.
Bem, mas já se sabia que não nos deixavam ganhar.
Só me admira é que, se bem me lembro BDC disse no final da época passada, após a roubalheira na final com o SLBosta e no playoff de futsal que este ano não deixava brincarem mais com o Sporting.
Afinal … muita parra , pouca uva.
PS -( Sendo eu um fervoroso apoiante de BDC , não posso deixar de apontar falhas a BDC. E o Sporting andar permanentemente a ser “comido” nas secretarias é uma delas, e Gravissima).
21 Outubro, 2015 at 22:37
Aqui estão as declarações do nosso presidente no facebook no final da época passada :
https://www.facebook.com/presidentesportingclubedeportugal/photos/a.698515223612609.1073741834.450541768409957/698515120279286/?type=3&theater
AFINAL continuamos a ser “comidos” .
21 Outubro, 2015 at 22:42
Hoje fomos “gamados” à descarada?
21 Outubro, 2015 at 22:43
Infelizmente nem foi preciso ser à “descarada” .
21 Outubro, 2015 at 22:45
Então essa conversa de merda é para quê?
21 Outubro, 2015 at 22:48
Porque o jogo já estava “feito”.
Ou não viste o comunicado do Sporting?
21 Outubro, 2015 at 22:50
Vi. Querias o quê? Que o Sporting não comparecesse ao jogo?
21 Outubro, 2015 at 22:51
Se calhar fazia melhor figura, do que andar a sempre a fazer de palhaço em tudo o quanto é circo.
21 Outubro, 2015 at 22:51
“O desporto faz-se de vitórias, empates e derrotas.
Devemos saber aceitá-las e evoluir com as mesmas.”
Pelos vistos, perdemos e bem!
21 Outubro, 2015 at 22:56
Com os condicionalismos que foram colocados pela FPH ao Sporting, e que referiu no comunicado,
perdemos bem e se não fosse a bem era a mal.
Desculpa mas esse excesso de desportivismo, depois disto tudo cheira a TÓTOZISSE.
21 Outubro, 2015 at 23:03
E estar a chamar de “muita parra e pouca uva” ao BdC depois de uma derrota por 9-0 e sem “gamanços” é o quê?
Conversa de merda?
21 Outubro, 2015 at 23:17
Desculpa lá , mas com essa mente Roquettista…É o que tu quiseres.
21 Outubro, 2015 at 22:33
Não vi o hóquei…mas sei que é nestas alturas que 1o os adeptos têm de aparecer e 2o o treinador tem de “jogar”! Estamos numa série de 3 jogos abaixo de cão numa equipa que já com o Barcelona esteve muito apática e só não levou uma dose destas porque o Barcelona nunca acelerou muito e teve sempre um ritmo constante! Já no ano passado tivemos uma fase destas…o treinador tem de agarrar esta gente rapidamente sob pena de acontecer como no ano passado e darmos um trambolhão!
Não me apetece bater em ninguém, especialmente nesta malta! A equipa é muito emotiva e o que a leva a range superação nos bons momentos a leva a muita depressão nos maus! Agora é para arrebitar!
21 Outubro, 2015 at 22:36
Fds….se perdemos na lixeira estes são 8 dias penosos para o Sporting! Temos de ganhar na lixeira para esquecer tanta cacetada!
21 Outubro, 2015 at 22:36
Epá …por mt que nos custe…o estranho e não acontecer mais vezes estas tareias….
O Benfica tem o dobro do orçamento face ao Sporting em todas as modalidades…e mm assim ate conseguimos com menos dinheiro tirar-lhes troféus…ser underdog no que respeita a dinheiro e poético mas perdes 7 em 10…
Como se combate isso?
Façam-se sócios….arranjem sócios…ta nas mãos de todos…
21 Outubro, 2015 at 22:38
ISTO!
“Como se combate isso?
Façam-se sócios….arranjem sócios…ta nas mãos de todos…”
Mais sócios = Mais orçamento!!!
21 Outubro, 2015 at 22:40
Podemos ter 90.000, 150.000 ou até 30000.000 sócios, se não tivermos meia duzia nos lugares certos não valerá de nada.
21 Outubro, 2015 at 22:38
Fdx….se os lampiões têm mais 20.000 sócios que o Sporting como é que gastam o dobro nas modalidades?!?! Se no ano passado era verdade que o orçamento deles era maior este ano nem é por aí! E mais…9-0 não se justifica com dinheiro nenhum do mundo!
21 Outubro, 2015 at 22:42
Um arbitro certo no lugar certo resolve tudo e ganhas milhões.
21 Outubro, 2015 at 22:43
Tiago…as quotas deles sao a 12 €
Ah…e ainda tem um suplemento de 5€ voluntario se quiserem ajudar as modalidades
Eles fazem 12 M € quotizaçao …nos 7,2M …tendo BdC subido 41% face a Godinho….
Eu axo que a camisola do Sporting tem propriedads magicas mas ainda nao faz milagres biblicos…
21 Outubro, 2015 at 22:48
Não faço ideia dos valores deles (acho que ninguém sabe mas isso são outras contas), mas 1o não acredito que façam mais 5M em quotas que nós…e 2o sei que o orçamento deles no hóquei e no futsal não é o dobro do nosso! E nem sequer anda muito longe…é maior mas não é muito maior!
E mesmo que fosse não justificava um 9-0…
21 Outubro, 2015 at 22:48
Quotas gerais Benfica:
https://loja.slbenfica.pt/socioonline.aspx#QUOTAS
Quotas Modalidades:
http://www.slbenfica.pt/pt-pt/socios/quotas/quotamodalidades.aspx
Um lampiao adulto contribui ate 17€ por mes ….
21 Outubro, 2015 at 22:56
Sabes dar-me onde viste o valor total do que os lampiões recebem em quota?! Não encontro em lado nenhum. ..
21 Outubro, 2015 at 22:59
Alias só encontro contas da SAD, de filhas da SAD e consolidade do grupo da SAD, não encontro nada relativo ao clube…
21 Outubro, 2015 at 23:08
E mais…pelo que percebo o Clube lampionico cede parte das quotas à SAD, em 2013/14 passou perto de 6/7M, coisa que o Sporting não faz o que significa que dos tais 12M só ficam para o Clube cerca de 7/8M, admitindo que passou menos para a SAD este ano…
21 Outubro, 2015 at 23:17
A verdade é que a diferença entre as equipas acho que todos concordamos é pouca! Nós temos qualidade como caraças este ano! Nem de perto nem de longe é esta que este resultado dá ou isto é sequer perto de normal! O treinador tem de reflectir e agarrar esta equipa pelos colarinhos e voltar a agiganta-los porque eles estão muito deprimidos! Uma equipa muito emotiva tem isto…picos altos onde se agiganta e dá mais do que o que vale e depressões que levam a equipa muito para baixo….
21 Outubro, 2015 at 23:22
http://www.record.xl.pt/futebol/nacional/1a-liga/benfica/detalhe/ultrapassar-os-200-mil-socios-rapidamente-979960.html
“Luís Filipe Vieira pretende que o Benfica ultrapasse os 200 mil sócios “rapidamente”. Depois da renumeração, os encarnados ficaram com 160 mil associados pagantes, como fez questão de revelar o presidente das águias, que definiu agora um dos grandes objetivos para um futuro próximo.
“Queremos continuar a crescer de forma sustentada. A contribuição dos atuais sócios representa anualmente o acesso a uma Liga dos Campeões, qualquer coisa como 12 milhões de euros, algo que nenhum clube em Portugal pode reivindicar”, referiu Vieira durante a inauguração da casa do Benfica na Guarda.”
O q ate deve ser verdade os 12 M…pq apenas corresponde a 125 mil pagantes e nao a 160 mil como o aldrabao do pneumatico quis passar ..mas como nao sabem fazer contas…
21 Outubro, 2015 at 22:47
FODA-SE ! O que mais me irrita é esta postura de anjinhos sempre a sermos “comidos” em tudo o que é modalidade!!!!!!!!!!
Mas que MERDA!!! Não temos ninguém em merda de Federação nenhuma?????????????????
Não há ninguem , nem que seja ao berlinde que imponha respeito????????????
JÁ METE NOJO!!!!
21 Outubro, 2015 at 22:49
Não brinquemos com isto!!! Portugal é dos melhores do mundo em hoquei e o Sporting regressou à primeira divisão de um dos melhores hoquéis do mundo apenas há um ano e pouco. Querem o quê? Milagres. É assim a vida no hoquéi, é difícil e vai demorar um pouco até chegarmos ao nível dos melhores.
21 Outubro, 2015 at 23:13
Ainda não estamos na fase de nos preocuparmos com o Hóquei.
É apenas uma criança e não faz qualquer sentido andarmos a exigir mais do que aquilo que tem sido feito.
SL.
21 Outubro, 2015 at 23:02
Regressei agora de lá. Não sei o que se passou com as claques, mas o nosso espaço estava vazio. Estavam apenas uns três ou quatro tipos com o fato oficial do SCP, mas não sei quem eram.
Hoje foi tudo mau demais. Nem dá para dizer que a culpa foi dos árbitros. Racionalmente, o carnide tem uma equipa superior à nossa. Podem trocar todos os jogadores de campo e quase não se nota diferença. Para lhes ganharmos precisamos de ser perfeitos e eles não estarem num dia inspirado. Hoje nada disso se passou. Chegámos ao intervalo a perder 2-0 e podíamos estar empatados porque falhámos um penálti e um livre directo. No jogo inteiro tivemos um penálti e dois livres, falhámo-los todos. Eles tiveram um livre e um penálti e marcaram ambos. Precisávamos também do São Girão e hoje isso também faltou (já o espanhol deles defendeu tudo). Quando o resultado começou a avolumar-se viemos para a frente de forma desmiolada e eles mataram-nos nos contra-ataques. Foi um daqueles jogos em que corre tudo mal.
21 Outubro, 2015 at 23:06
Consta que as claques foram proibidas de entrar.
21 Outubro, 2015 at 23:15
Pois foram, como no domingo no Futebol também estão proibidas de entrar no estádio com tarjas e/ou material de suporte.
Infelizmente ainda estão um passo á nossa frente no que diz respeito a iniciativas de nos condicionar.
Mas quando é que o SPORTING passa a ser ACTIVO em vez de REATIVO ?
21 Outubro, 2015 at 23:19
Estão as nossas e as deles.
21 Outubro, 2015 at 23:24
É preciso ter lata.
É que as deles não estão legalizadas e as nossas estão.
É essa a diferença , ou seja , como não são legalizadas e reconhecidas pelo SLBosta vão entrar com TUDO pois o clube não é responsável.
Há 2 anos foi a Gaiola de segurança, o ano passado foi o tretardar da entrada das claques do Sporting ,este ano é a proibição…e nós??????????? que fazemos?
0 fazemos 0 , apenas reajimos á musica dos outros…enfim há coisas que nunca mudam, nem com BDC FODA-SE!
21 Outubro, 2015 at 23:26
… o retardar da entrada das claques…
* correcção
21 Outubro, 2015 at 23:52
Melhor que as deles ponham coisas lá dentro.
A ver se são castigados. E nem podem dizer que foram provocados.
22 Outubro, 2015 at 0:04
Mas quais castigados qual quê , o ano passado mandaram tochas para a superior norte e só levaram uma multinha e ainda tivemos de engolir a boca do Mr Burns a chamar de folclore.
É triste que não tenham nenhum respeito pelo Sporting .
22 Outubro, 2015 at 0:22
Não sabes que estão com pena suspensa durante 2 anos?
22 Outubro, 2015 at 0:24
Mas não é só para jogos internacionais?
22 Outubro, 2015 at 0:35
Provavelmente. Mas vão estar na mira da UEFA. Não há como passar mais paninhos quentes aos meninos.
21 Outubro, 2015 at 23:06
Diz-se que Gahndi terá dito: “Primeiro ignoram-te, depois riem-se de ti, depois combatem e depois tu vences”
Em que fase é que estamos? Na minha opinião, é na do combate.
Sim, é certo que Ghandi morreu assassinado, mas também é certo que a Índia é independente…
21 Outubro, 2015 at 23:11
O Hóquei tem muito tempo para melhorar.
Agora, sinceramente, os adeptos e o clube inteiro têm de se concentrar no jogo de futebol de domingo e trazer os três pontos.
Se isso acontecer creio que será o início de uma dinâmica de vitória muito, muito importante.
Nada mais interessa.
SL.
21 Outubro, 2015 at 23:11
Todos os dias aqui venho 2 a 3 vezes apalpar o pulso do nosso SPORTING mas raramente comento algo, mas como o Hóquei foi um desporto que joguei e pelo qual tenho uma paixão enorme, paixão essa que estava em stand by desde que o sporting acabou com a modalidade e que renasceu quando subimos para a 1a divisão que quero dizer algo;
Em primeiro que não me sinto envergonhado ( não consegui ver o jogo ) pelo resultado. É exagerado?? Talvez. Desilude?? Claro que sim. Estávamos á espera de melhor depois de ganhar a supertaça?? Também.
Resultado que nos criou algumas ilusões, mas penso que os mais atentos perceberam e percebem que o Benfica tem melhor equipa que nós, e quem diz o Carnide dirá também o Porto, o que nos deixa este campeonato a lutar para o terceiro lugar juntamente com a Oliveirense que também apostou forte para este ano. Tudo o que se conseguir a mais será muito bem vindo . Houve um UP GRADE em relação a época passada mas penso que ainda não chega.
Saudações
21 Outubro, 2015 at 23:13
há mais jogos pra ganhar… o campeonato não acabou hoje.
21 Outubro, 2015 at 23:19
O SPORTING tem de deixar de ser REATIVO e passar a ser ACTIVO !
21 Outubro, 2015 at 23:38
Sinceramente estou um bocado triste,e surpreendido pelo resultado de hoje no hóquei,não há cansaço que sirva de desculpa.Levar 9 na luz não pode acontecer,seja em que modalidade for(nem no basket!).Estes jogos grandes têm de ser disputados até ao fim,mas se não for possível vencermos,que pelo menos tentemos perder pela margem mínima.
Deixem as lamparinas festejarem (Se tivessem ganho na Turquia mas perdido no hóquei,já vinham dizer que o hóquei é uma modalidade da treta e que ninguém liga a isso,mas hoje como perderam contra o Galasataray(o colosso mundial do nosso amigo Bruma) têm de se agarrar a alguma coisa,por isso preparem-se que até domingo,o hóquei passou a ser o desporto rei.
Mas a melhor maneira de metermos o Sporting no topo,não é a responder a essas provocações.É indo ao estádio amanhã,termos uma casa cheia para borrar os albaneses por completo,é não assobiar o hino da UEFA,porque isso é mostrar áqueles corruptos que não somos adeptos rancorosos,somos guerreiros e como tal vamos continuar a lutar e a desfrutar das noites europeias,quer eles queiram ou não.Podem tentar meter-nos na rua,que não vão conseguir! É espetar uns 4 ou 5 naqueles gajos,e depois ir á Luz no domingo e comer a relva,aziar 6 mihões de aziados!
Eles podem ter ganho estas batalhas,mas a guerra ainda é longa! Vamos Sporting!
22 Outubro, 2015 at 0:13
Também fiquei fodido com a humilhação no hóquei, mas a melhor maneira de responder às provocações dos lampiões, é dizer que este resultado ainda dá mais sabor e importância à nossa vitória alcançada na Super Taça de Hóquei. E se depois disto ainda vierem com mais conversa é responder-lhes à moda do Bruma: “Champion Galasataray”
21 Outubro, 2015 at 23:50
Carvalho pra piada do carcavelinhos
21 Outubro, 2015 at 23:50
E caralho pro corrector que nem caralhadas me deixa meter
21 Outubro, 2015 at 23:53
Fodasse jesus, se lês este espaço
Domingo é para ganhar, e por muitos
Humilhar esses porcos de merda
Estou farto da bazófia
Cabroes nao sabem ganhar
22 Outubro, 2015 at 0:08
Lembro-me de ser miúdo e ter visto o Sporting perder com o Belenenses em Alvalade. Foi a primeira vez que fui a Alvalade com os meus Tios, teria 4 ou cinco anos. A memória é vaga, a dor, a mesma.
Graças a Deus não assisti hoje ao Hóquei mais, não sei se, caso tivesse assistido, se teria resistido a um terceiro e definitivo enfarte. Pior que a derrota, a humilhação do resultado, frente a um clube que odeio visceralmente. Fui de certo modo compensado pela derrota do Benfica por 2 a 1. Desejo-lhes o pior e dentro desse pior, desejo ao Benfica a desonra completa já que honra nunca teve.
Espero que a humilhação de hoje seja a exaltação no Domingo que vem. O jogo de amanhã é só entertainment, “pinutes” como diria o JJ.
Para mim o “Scaramouche” é a feijões e tenho a ansiedade toda colocada na ida à Luz. Como nem morto irei alguma vez àquele Estádio que, me causa náuseas, vou assistir ao jogo de Domingo aqui na Tasca a ler e a responder aos comentários dos meus amigos que tenham estômago para ver o jogo na BTV.
Os melhores dias estão para vir pois, para se passar o Bojador, há que passar além da dor. Espero que os nossos jogadores vinguem no Domingo, veementemente, a humilhação que todos hoje sofremos, eles incluídos.
Aqui no meu Ribatejo por adopção, foi celebrada em Santarém uma muito digna homenagem a uma figura Ímpar da nossa História, D. Pedro de Menezes, primeiro Governador de Ceuta e do Império. Sem ele, sem a conquista e manutenção na posse da Coroa Portuguesa de Praça de Ceuta, não tinha havido a extraordinária Aventura Imperial Portuguesa. É dessa fibra indómita que os nossos jogadores têm de se revestir no Domingo. Não os podemos deixar respirar, sequer. Há que massacrar. Se os não massacrarmos somos nós que de lá saímos sem esperança e sem futuro. Este jogo de Domingo é O JOGO MAIS IMPORTANTE DO ANO e é para vencer e convencer. Temos ou não fibra de campeões?
22 Outubro, 2015 at 0:09
Para vossa reflexao…
Socios Benfica: 160 000
3€ /mes : dos 0 aos 13 anos
6€/mes: dos 14 aos 17 anos
8€/mes: > 18 anos ; residentes a mais de 50km de Lisboa
12€/mes: > 18 anos
Quota suplementar Modalidades: 5€/mes
Socios Sporting: 129 000
3€ /mes : dos 0 aos 11 anos
4€/mes : dos 12 aos 17 anos
6€/mes: >18 anos ;Economica
12€/mes:> 18 anos ; Premium
Socios Porto: 107 000
10€ / mês: Sénior
3,30€ / mês: Júnior
30€ / época: Sénior Correspondente (+ de 150 km do porto)
9,90€ / época: Júnior Correspondente ((+ de 150 km do porto)
Infantil – Isento*
Infantil Correspondente – Isento
22 Outubro, 2015 at 0:26
Está desactualizada.
Nós já somos mais de 130 000 sócios.
22 Outubro, 2015 at 0:20
Não sei se o Jorge jesus ou o Presidente vêm aqui à Tasca. Se não vêm visitar-nos deviam vir porque aqui, respiramos Sporting, Suamos Sporting, Celebramos Sporting e sofremos Sporting.
Na dúvida, deixo aqui esta mensagem para Jorge Jesus e para a nossa equipe de Futebol:
Jorge, Tu hoje foste HUMILHADO na LUZ, Os teus jogadores foram HUMILHADOS na LUZ, o Nosso Presidente, cada um de nós, fomos todos, como um só derrotados e humilhados. A vingança serve-se fria e está ao alcance da mão. Temos uma oportunidade única de já no Domingo lhe espetarmos uma derrota que os humilhe e os exponha.
Temos a oportunidade de vermos os Benfiquistas a assobiarem a sua própria equipe, o treinador e o Vieira. Desta vez, se lançarem tochas, têm de as lançar todas para o camarote presidencial.
Depende de ti e do onze que escolheres apagar dos corações de todos nós a humilhação de hoje, dando-nos a vitória que Bruno de Carvalho e tu merecem.
Por isso Jorge, já sabes TODOS estamos contigo, vinga o nosso orgulho ferido, exalta o Sporting e fode o Benfica. Vamos deixá-los a oito pontos JÁ! Esses merdas merecem toda a trampa que andam a amontoar para nos atirar com ela.Merecem perder e merecem ser despromovidos à segunda divisão. É a hora. Que a hora seja nossa. Amanhã, como sabemos, são pinutes.
22 Outubro, 2015 at 1:16
A equipa de hóquei está completamente de rastos a nível físico e anímico.
Jogadores como Luís Viana, Tuco, Cacau ou até mesmo Figueira estão já nos trinta e muitos e não aguentam um ritmo de jogos como o que estamos a ter neste momento com adversário e máximo nível.
Nuno Lopes não pode lançar a equipa numa toada ofensiva à doida como o tem feito pois não há físico para isso.
Já foi assim em Barcelona e foi assim hoje com o Benfica.
Esta equipa do Sporting, face á sua veterania e inferior qualidade face a adversários como o Benfica tem de jogar atrás, no erro do adversário e nunca em ataque desenfreado.
Nuno Lopes já devia saber isto quando constituiu o plantel.
Isto hoje foi suicídio total…
22 Outubro, 2015 at 6:44
Concordo com este comentário.
Veja-se a exibição frente ao Barcelona em Lisboa. Defendemos bem e contra-atacámos exemplarmente.
Vamos aprender com as coisas boas, sff.
Estas derrotas tiram qualquer sócio do sério.