Por muito que se diga que no futebol nada é garantido e que que se conteste a ideia de “ter obrigação”, a verdade é que não haveria adepto Sportinguista que não achasse que a sua equipa tinha obrigação de ganhar aos albaneses e, arrisco dizê-lo, fazendo-o de goleada. Ora, esse pensamento foi correspondido em campo, onde as diferenças entre as duas equipas já de si gritantes, foram ampliadas pela forma disparatada como Salihi meteu mão à bola depois de já ter visto um amarelo por protestos.
A partir desse momento, a história do jogo resumiu-se a aguardar que entrasse o primeiro (que poderia ter surgido quando estava 11×11, nomeadamente na jogada em que Montero e André Martins viram os seus remates cortados em cima da linha) e que a equipa não perdesse a vontade de avolumar o resultado. E essa será, efectivamente, uma das notas mais interessantes a retirar: nos últimos três jogos, frente a Guimarães, Vilafranquense e Skenderbeu, a turma de Alvalade tem mostrado apetite voraz e não se contenta em ter os jogos resolvidos. No fundo, a tal mentalidade que Jesus tanto apregoa parece, ao fim de quatro meses de trabalho, começar a correr nas veias dos jogadores. Importa, no entanto, sublinhar, que essa vontade de atacar e de esmagar os adversários, não pode deixar cair em esquecimento os equilíbrios defensivos, algo que aconteceu ontem: na vertigem de ir por ali fora, deu-se margem a que, uma vez por outra, os albaneses aproveitassem para criar perigo aproveitando desatenções. A rever.
Com total justiça, o Sporting garante os três pontos que lhe permitem continuar a perspectivar passar à fase seguinte da Liga Europa e, não menos importante, consegue gerir a equipa para o dérbi (nalguns casos, espero que esta ausência de competição não seja demasiada) ganhando alguns trunfos. Matheus é, claramente, o maior de todos eles, chegando a tão importante jogo com o moral completamente no topo, mas também Ewerton consegue acumular 180 minutos de jogo (acredito, no entanto, que serão Paulo Oliveira e Naldo a formarem a dupla na luz), Bruno Paulista está cada vez mais integrado, Esgaio vai cimentando processos e competências na lateral direita, Jonathan desce com cada vez maior exactidão pela esquerda e Montero parece ter recuperado o sorriso e a alegria em campo. Um campo onde, ontem, voltaram a estar oito jogadores formados em Alvalade, apoiados por mais de 20 mil pessoas que, contra um clube de terceira e a uma hora capaz de colidir com horários de trabalho, não deixaram de dizer presente. Pormenores.
23 Outubro, 2015 at 8:11
Ai esta Matheus nas capas , assim o dia ate ganha outra cor, com o Rascord a salientar o valor do Plantel como o mais valorizado , agora vai ser uma semana muito dificil com muita manipulacao psicologica e jogos de bastidores, todos a elevar a voz antes que BC a perca de tanto gritar, quando mais nos a elevarmos menos necessidade tem ele ir a todas. Ontem parece que assobiadores de servico deixaram o apito no bolso :). Nunca mais chega dezembro para me tornar socio, mais o filhote e sobrinha.
23 Outubro, 2015 at 8:30
Um jogo com 5 golos é sempre um bom espectáculo, mas ficou a impressão que com um bocadinho mais de vontade a coisa podia chegar facilmente à dezena.
Mas isto é o adepto sportinguista a falar, aquele que quer sempre mais e que está a habituado a recordar os records europeus que o Sporting tem, maior goleada em casa e fora.
Agora, foco virado para o Carnide e muita atenção para todos os que visitam a lixeira, sejam eles dirigentes, jogadores ou adeptos.
A escumalha vermelha não é de confiança e esta visita à ETAR de Carnide faz-me lembrar as visitas às Antas nos anos 80 onde já sabíamos à partida que tudo estava preparado para nos fazer a vida negra, começando nos adeptos, condições de acesso ao estádio, balneários, árbitro, polícia, etc.
Vamos lá ganhar e esperar que liguem o sistema de rega no final do jogo!
23 Outubro, 2015 at 8:32
Boa vitória .
Matheus é classe pura consiga ele manter a intensidade os 90m e temos ali jogador de nível mundial.
Paulista está a confirmar as minhas expectativas.
Ewerton aos poucos está a voltar mas duvido que esteja em condições de jogar no galinheiro.
Um jogador que me está a surpreender bastante é o jonhatan.
23 Outubro, 2015 at 8:51
🙂 20.000 mil almas que não abandonam os seus e mais seriam se o horario do jogo fosse outro … eu que já estava com saudades 🙂 de ir alvalade …… tão bom estarmos em casa !!!!
não gostei do golo sofrido …. JJ ficou como eu …furibundo ! JJ na conferencia de imprensa a por a jornalista da TVI no lugar deles …MERDATV ….
23 Outubro, 2015 at 8:54
depois do jogo com o Estoril, vamos voltar a ter uma travessia do deserto de um mês sem jogos em casa, isto devia ser inconstitucional 😀
23 Outubro, 2015 at 8:55
O q é q a dita cuja disse?e q é q o cerebro respondeu?!:)
23 Outubro, 2015 at 9:09
perguntou lhe da caixa se ele sabia das caixas …e ele para ela ..é da benfica tv ? ela respondeu que não que era da TVI …e ele com aquele ar de pois estou a ver diz voçe que não é …ou seja deu uma dentadinha de leão a tvi 🙂 ….olhe sou pago para treinar …escolher jogadores … só faltou dizer lhes qualquer dia ainda vao dizer que fui eu …. …etc não sabia nada disso ….
23 Outubro, 2015 at 8:52
Bom dia Tasqueiros,
Foi um final de tarde animador, ver a nossa equipa a ganhar por 5 é sempre bom e depois a terceira parte ajudou a regressar ao Oeste bem disposto 😀
Matheus a marcar golos deixa a expectativa de ser o jogador que tanta falta nos tem feito nos últimos anos, o extremo que chega à área e marca golos, em vez de fechar os olhos e chutar para a bancada como estamos habituados a ver outros fazerem.
Domingo é para ir calar os lampiursos
SL
23 Outubro, 2015 at 9:00
Vitória importante, acima de tudo moralizadora e que poderá colocar muitos jogadores da 2ª linha com indices psicológicos no ponto para a possibilidade de irem a jogo no Domingo.
Mas agora já só penso no derby. O jogo que me provoca mais ansiedade, pele de galinha e nervos miudinhos.
Odeio lampiões, odeio tudo o que o Benfica representa. Mas não queria que eles acabassem porque serão sempre uma ajuda para eu agradecer a Deus ter nascido “verde&branco”.
Domingo é para ganhar e acabar com série de maus resultados no galinheiro!
23 Outubro, 2015 at 9:01
Ou muito me engano ou vamos ganhar todas as provas internas e a Liga Europa!
No Hóquei, o campeonato vai ter de ser nosso, tal como no futsal.
Andebol…. Acho que o Porto vai perder muito mural e vai nos entregar o caneco na reta final !!!
( já viram o que faz uma vitoria por 4, imaginem se fosse por 5?!)
23 Outubro, 2015 at 10:37
Quanto é que levas por lançar as cartas?
23 Outubro, 2015 at 10:54
Ati que és leão e lanças cartas iguais às minhas…. Nada! 😉
23 Outubro, 2015 at 9:08
Bom dia para toda a Família da Tasca…!!
Pois ontem foi “menos mau” (foi bom, mas “eu queria” mais…!!)…
Agoira é esperar por Domingo…
Confesso que o meu receio vem apenas do facto de o apitar se chamar (e ser) o “xistra”…
A verdade é que fosse outro o juiz… eu não estaria por isso mais descansado…
Mas vamos à luta…
Vamos “dar o peito às balas”…e vamos lá vencer esta “batalha” que a “guerra” ainda vai ser longa e dificil…!!
É que isto de ter de lutar contra inimigos externos e internos…é mesmo muito mais dificil…!!
Abraço e SL
23 Outubro, 2015 at 9:13
de pequenino te vi .
feliz por te conhecer .
te amo dia a dia .
Sporting até morrer .
um abraço .
23 Outubro, 2015 at 9:14
Ah e como já tinha dito anteriormente, Matheus parece-me estar muito mais apto para ser uma opção válida na equipa A do que o Gelson.
O Gelson ainda vive numa anarquia táctica e facilmente se sente pressionado a ter que resolver tudo sozinho (talvez porque foram criadas demasiadas expectativas em seu redor depois do afastamento do peruano). Preferia ver Gelson com a ir entrando na equipa com calma.
Já o Matheus é um jogador muito mais cerebral. É um pouco contraditório quando falamos de um jogador “brasileiro” mas, se olharmos com atenção, o futebol brasileiro perdeu algum virtuosismo e ganhou mais cérebro e perceção tática. Uma nova escola brasileira onde se destacam Oscar, Willian ou Coutinho.
Posso estar enganado mas, acho que o Matheus chegará ao mais alto nível se assimilar tudo o que o Jorge (e não é Mendes) tem para lhe ensinar. Se mantiver os pés assentes no chão e focado em evoluir (ter ficado no Sporting foi uma pequena demonstração disso).
Já sobre o Gelson, vejo imenso potencial, mas está na fase onde precisa de conseguir combinar toda a sua genialidade com muita rigidez táctica, fazer um equilibrio das duas coisas, perceber os momentos de jogo. Se o conseguir, acredito que também atingirá um nível elevadissimo.
Gostaria de ter visto Ryan Gauld. Sempre que o vi a jogar vi muita qualidade no passe e na leitura do jogo. Terá sempre o problema da massa muscular, mas existem tantos exemplos que nos fazem perceber que no futebol isso não é tudo…
Mas ali no meio campo já se sabe que o Jorge Jesus não é grande fã de jogadores menos aptos para o choque.
23 Outubro, 2015 at 9:22
“Mas ali no meio campo já se sabe que o Jorge Jesus não é grande fã de jogadores menos aptos para o choque.”
Amartins, Aquilani e João Mário não são propriamente jogadores que gostem de contacto…e todos eles já jogaram.
23 Outubro, 2015 at 16:59
Não discordo disso. Mas Aquilani, fisicamente até imponente. Bruno Paulista idem, Adrien e W. Carvalho são muito fortes no choque. Claro que existem exceções como A. Martins ou J.Mário.
Falando de A. Martins… grandes pormenores técnicos no jogo de ontem.
23 Outubro, 2015 at 9:44
Um dos melhores jogadores brasileiros da actualidade – e podes tirar desse lote de 3 o Oscar – é o Douglas Costa.
23 Outubro, 2015 at 10:10
Mas no contexto do comentário o Oscar é mais cerebral e o Douglas Costa mais “brasileiro”.
23 Outubro, 2015 at 10:37
Sim, verdade. Arrisco-me a dizer que este Douglas Costa tem tudo para um dia ganhar uma bola de ouro.
23 Outubro, 2015 at 16:57
O Douglas Costa é o tipico jogador brasileiro com muito futebol de rua. Já levou nas orelhas no Bayern por esse motivo.
Tem imenso talento e está a melhorar imenso taticamente. Falta-lhe ainda ser mais objectivo no último terço do campo.
Quanto ao Oscar, enquadra-se no novo jogador brasileiro. Mais cerebral, mais jogador de equipa. Ha 2/3 anos, se me perguntassem, diria que durante algum tempo o Oscar iria ser um dos 10 melhores do mundo pelo menos. Mas parece ter estagnado a sua evolução com Mourinho… Mas é um jogador que se voltar à forma dos seus primeiros tempos no Chelsea, poderá ser um caso sério.
SL
23 Outubro, 2015 at 10:04
O Gelson, ao contrário de Matheus, é que parece jogar o típico futebol brasileiro 😉
23 Outubro, 2015 at 10:25
O Gelson quando começar a carburar é que vão ser elas! Já no ano passado havia por cá muita gente a desconfiar das capacidades do Matheus.
23 Outubro, 2015 at 9:18
Boa vitória. Sempre um prazer ver tantos putos da formação jogar.
E Matheus esta numa grande forma, dá gosto ver jogar
23 Outubro, 2015 at 9:33
Tive pena do Tanaka nao jogar… Do Ryan Gauld nem opino.
Descansar até domingo… A borrasca fou valente.
23 Outubro, 2015 at 9:48
O meu comentário resume-se a isto:
“…nos últimos três jogos, frente a Guimarães, Vilafranquense e Skenderbeu, a turma de Alvalade tem mostrado apetite voraz e não se contenta em ter os jogos resolvidos. No fundo, a tal mentalidade que Jesus tanto apregoa parece, ao fim de quatro meses de trabalho, começar a correr nas veias dos jogadores.(…)” – Cherba;
“…mas ficou a impressão que com um bocadinho mais de vontade a coisa podia chegar facilmente à dezena.(…) – José Silva;
Não consigo descortinar o tal apetite voraz. É certo que gostei do jogo contra o Guimarães (apesar de ser, neste momento, das piores equipas da liga), mas estamos a falar de 3 equipas fracas.
De qualquer forma, ganhámos, era importante e foi mais um momento de afirmação do Matheus.
Tal como o Cherba, tenho sempre receio desta paragens prolongadas.
23 Outubro, 2015 at 11:01
O Benfica nao joga para o campeonato há quantos dias?
Ah?
Pois….
Há mais uma semana do que nos.
Jogo para a taça … Ganharam por 1 e ai ai ai
Com os Turcos …. Pois foi, na pá e nao é da vaca.
O Sporting vai ganhar no Domingo!!!
23 Outubro, 2015 at 15:32
Deus te oiça Tadeu (ou melhor, Jesus!).
23 Outubro, 2015 at 10:16
Estamos numa fase difícil. Ontem a equipa foi um bocadinho desorganizada a construir jogo … era muita gente a jogar junta pela primeira vez a sério.
Mas o Skand…. também estava mesmo a jeito para rodar a equipa.
E é aqui que estamos bem. A Academia continua a dar-nos jogadores de qualidade para a equipa principal e coloca-nos todos a discutir coisas como quem é melhor entre Gelson e Matheus. Se repararem ninguém, em Portugal discute assim a formação 😉
O nosso maior problema é a quantidade de bons jogadores para os lugares disponíveis. Oxalá JJ vá tendo oportunidades de os rodar e de lhes dar tempo útil de jogo.
Também eu quero ver o Gauld a sério. Ontem tinha sido uma boa oportunidade, mas lá está, os minutos foram dados a Paulista.
23 Outubro, 2015 at 10:20
Estou duplamente fodido.
Não vi o jogo.
O jesus veio acabar com o nosso ADN, de apostar na formação..
Foda-se
Agora a sério :
Sofremos um golo estúpido.
23 Outubro, 2015 at 11:03
Um golo estúpido, aos 89 minutos a ganhar 5 a 0… Com os motores desligados.
Do outro lado uma equipa a querer marcar o primeiro golo na liga europa.
Concordas que há aqui motivos mais do que estúpidos para sofrer um golo?!
23 Outubro, 2015 at 11:58
Claro que concordo.
Por isso escrevi que sofremos um golo estúpido.
Infelizmente, golos estúpidos de canto voltaram o ano passado e o jota ainda não acabou com isso.
Qual o problema?!
Golos estúpidos sao golos estúpidos, significa que tanto os sofres aos 90 min com o skendebreu como aos 70 com o carnide.
E isso é muito estúpido.
Estavam 9 do SCP contra 4 albaneses na grande área.
Podes usar sonasol, lixívia, o que quiseres má s nada apaga um golo estúpido, inadmissível
23 Outubro, 2015 at 10:26
Bom dia.
Eu diria que, neste momento, a principal diferença entre nós e os lampiões, é a seguinte:
– os gajos derrotaram por 2-0 em casa o 2º classificado (e pela primeira vez campeão no ano passado) da liga cazaque (país que está em 132º do rankink da FIFA) e, para isso precisaram da primeira equipa e de um Gaitan em grande forma.
– Nós goleámos o penta-campeão (e líder atual ) da liga Albanesa, país que, além de ser 32º do ranking FIFA, qualificou-se estrondosamente pela primeira vez para um campeonato europeu, com o todo o mérito, diga-se, ao ficar em segundo no nosso grupo.
Ah, e para golearmos sem apelo nem agravo o pentacampeão albanês, só precisámos de 10 suplentes entre os quais…um puto de 19 anos.
No Domingo vê-se a prova dos no(vos).
Naturalmente, eu acredito na vitória.
23 Outubro, 2015 at 10:30
Off Sporting: ontem o avançado Hassan marcou um grande golo. No final da partida, visivelmente emocionado, dedicou palavras bonitas ao seu pai (recentemente falecido). Alguns comentadores enalteceram o egípcio pela sua atitude em querer jogar. Desejo ao Hassan, toda a sorte do mundo (menos contra o SCP).
Isto para dizer o seguinte: lamento que ninguém tenha falado da forma como o Hassan foi tratado pela estrutura do boifica. Inventaram um problema grave no avançado para poderem roer a corda no negócio. O Hassan pelos vistos era alvo de interesse do SCP, mas meia dúzia de chulos que gravitam no futebol quiseram afastá-lo de Alvalade.
23 Outubro, 2015 at 10:35
Também quero referir as palavras do Octávio na zona mista, no final da partida. Em colocar no sitio esse borrado do Jorge Baptista, que ontem, na Sick News, fartou-se – mais uma vez – de destilar ódio pelo JJ e pelo SCP, acompanhado pelo marreta do Ribeiro Cristóvão. Segundo esses entendidos, eles não conseguiam perceber porque razão o JJ ia jogar a partida da Liga Europa com uma equipa secundária, preocupados pelo facto de muitos jogadores já não jogarem há muito tempo desde as chamadas internacionais. Um desses cabeçudos da bola, o sportinguense Ribeiro Cristóvão, chegou ao cúmulo de afirmar que até ao momento os leões ainda não tinham tido um verdadeiro desafio pela frente, que testasse a equipa de JJ. Vergonhoso. Esses dois, parecem os dois velhotes dos Marretas. Aquilo nos estúdios da Sick News deve ser um cheiro ao mofo insuportável quando se encontram os dois juntos a falar de futebol.
23 Outubro, 2015 at 12:56
Para esses dois basta “uma cova e uns tacos de madeira” e é mandá-los lá para dentro e tapar bem até acima… É que os escaravelhos conseguem, por vezes, verdadeiros truques á Houdini e escapam-se…
23 Outubro, 2015 at 10:31
Apenas realçar o por(maior) que o Cherba já destaca:
Ter 20.000 sportinguistas, num jogo a meio da semana, contra uma equipa que há 2 meses ninguém tinha ouvido falar (ninguém!) e ainda hoje aposto poucos conseguem pronunciar o nome à primeira…é obra e acima de tudo é uma grandiosa demonstração que os adeptos estão com a equipa…e estão com Bruno de Carvalho!
23 Outubro, 2015 at 10:33
Os tipos da Albania, além de fraquinhos, ainda ajudaram no que puderam.
Uma expulsão imbecil, dois penalties estúpidos, e conseguiram falhar um golo de baliza aberta. Mais que o golo sofrido, o JJ deve ter ficado f$%#o com aquele contra-ataque (após um lance de bola parada perto da área deles!!!).
Pelo menos deu para rodar, ninguém se magoar, fazer três pontos e dar goleada. Moralmente foi 5 estrelas.
Individualmente, claro destaque para o Jonathan, o Paulista esteve bem no passe (verdade, tinha espaço de sobra), o Esgaio avançou muito mas foram raras as bolas que saíram de jeito, o Montero esteve bem após os golos (antes estivera egoísta e meio perdido), e claro o Matheus, que tecnicamente é do melhor.
O Andre Martins… já custa bater no rapaz, mas dali não sai futebol que o Sporting precisa. Ele é bom a rodar a bola e tal, mas a levar a equipa para a frente… não tem progressão nem em drible nem em passe, a maior parte dos passes de risco eram transviados ou com demasiada força… até que ponto vale a pena apostar nele quando não irá renovar(??) e existe um Gauld na B?
23 Outubro, 2015 at 10:43
De AMartins já nem falo…cada minuto que joga fala por si.
Agora aquele golo sofrido…gostamos mesmo de ficar na história não é?! Até quando?
Gostava de ver paulista com mais minutos
23 Outubro, 2015 at 10:34
Rui P.
R. Esgaio
Ewerton
Naldenz
Jonathan
William C.
B. Paulista
T. Gutierrez
Matheus P.
J. Mário
Islam S.
Está feito.
23 Outubro, 2015 at 10:46
Na Luz são dois avançados, o Rui Vitória que se aguente à bronca.
23 Outubro, 2015 at 10:35
Octávio a malhar no jorge baptista (e no ribeiro cristovão):
https://www.youtube.com/watch?v=Ranc_jKxq6M
Alguém sabe o que disse o merdas do JB (e o RC)?
23 Outubro, 2015 at 10:38
Acabei de falar nisso. Obrigado.
23 Outubro, 2015 at 10:41
por acaso não reparei!
23 Outubro, 2015 at 10:42
Estou a agradecer o link que acabaste de disponibilizar. Esse Jorge Baptista é um dos muitos chulos que tem enchido a pança a falar de futebol sem que tenha qualquer tipo de integridade intelectual para o fazer.
23 Outubro, 2015 at 10:53
O Jorge batista nem é anti-Sporting. mas é anti-Jesus.
Tal como o Caracois é anti-Socolari, e super-anti-Bento, e sempre foi pró-Jesus.
Infelizmente esses gajos não conseguem esquecer os ódios pessoais na altura de comentar
23 Outubro, 2015 at 11:00
O Jorge Baptista é anti-Sporting sim senhor.
É lampião primário e um frustrado.
Critica o Jesus, critica Bruno de Carvalho, goza com a imagem e jogadores do Sporting.
Goza com qualquer decisão feita nesta casa.
Na sua visão, somos presos por ter e não ter cão. Se não é do cu, é das calças.
OS COMENTÁRIOS DELE SOBRE O SPORTING SÃO SEMPRE ASSIM!
Toda a gente sabe que o Jorge Baptista é sócio do benfica e odeia o Sporting.
O Jorge Baptista que vá para a puta que o pariu e já que tem a mania que é jornalista, que investigue a fortuna pessoal do seu líder.
23 Outubro, 2015 at 11:06
Trolha, o Jorge Baptista é daqueles que fez vida a falar mal de tudo. Uma espécie de medina carreira da bola.
Nunca me pareceu dar tratamento especial pela negativa ao Sporting.
Claro que depende da visão de cada um… já me disseram que o Rita é anti-benfica e que os comentarios do futsal são pró-sporting…
23 Outubro, 2015 at 13:15
o rita o quê????????????
Tirem essas ideias da tola… O rita não é do benfica, é LÃPIÃO…
23 Outubro, 2015 at 12:22
Confirmo que já ouvi o Baptista a descair-se em directo na TV (ou não, a vergonha não é muita) e a referir-se aos lamps na primeira pessoa do plural. Qualquer dia sai do armário em definitivo e passa a ser um Gobern II, com menos pança.
23 Outubro, 2015 at 10:58
Uruguaio, podes dizer em traços largos o que ele disse, o Otavio.? é que nao consigo abrir o video. thanks
23 Outubro, 2015 at 11:20
Em traços gerais meteu o Jorge Baptista no sítio, afirmando que esse gajo deve muito ao futebol para andar a fazer comentários miseráveis sobre futebol. Relembrou que essa figura já esteve envolvido em conflitos com o Queirós, Figo, etc. Depois aproveitou para dizer que o Ribeiro Cristóvão tb anda a ser influenciado por essa figura.
23 Outubro, 2015 at 10:46
Pimba… e Pumba!
Ou é ao contrário?
Pumba… e Pimba?
Não me lembro.
23 Outubro, 2015 at 10:56
Era isto que faltava no Sporting há anos. Um a um, andam todos a ser metidos do sítio.
É expor estes cabrões todos, estes frustrados de merda que criticam a família Sportinguista publicamente.
O CALIMERO FOI APANHADO, MAIS SERÃO
23 Outubro, 2015 at 10:40
Eu queria aqui relembrar uma coisa: quantas vezes o Jonathan foi apelidado de fiasco aqui na Tasca?! Quantos e quantos não meteram em causa as capacidades do Matheus? Isto porque no ano passado, após ter ficado barrado de jogar futebol, enquanto se manteve o impasse da renovação, não estava a produzir aquilo que se esperava dele. Enfim, queriam que o moço, após longa paragem, assim que calçasse as chuteiras, que partisse a loiça toda. Vamos ser pacientes! Agora, querer deitar os putos abaixo por falta de paciência isso é que não faz sentido. Vamos acreditar caralho!
23 Outubro, 2015 at 10:43
Viva a bipolaridade leonina
23 Outubro, 2015 at 10:52
O Jonathan naõ tem sido muito criticado neste blogue. Penso que na generalidade os Sportinguistas gostam muito do argentino. Tem raça, e é muito novo. Promete ser um grande lateral.
23 Outubro, 2015 at 11:01
Isso também se aplica ao Nuno Lopes e ao Nuno Dias?
23 Outubro, 2015 at 11:03
Maria… ai mau Maria….
23 Outubro, 2015 at 12:01
Lá andas tu a falar dos Nunos, raio de fixação com o nome 😀
23 Outubro, 2015 at 11:05
DF, quem viu, como eu, vários jogos do Jonathan pelo Etudiantes, sabe que está ali um dos melhores laterais argentinos em potencia, da atualidade. mas estamos a falar dum miudo de 21 anos, que vem duma cultura futebolística muito menos exigente do que a europeia (é verdade, o futebol argentino ao nivel de clubes é fraco, ponto.) e que ainda para mais defende uma posiõa que é talvez, a mais ingrata do futebol, que é a de laterál. diz-me UM lateral no Sporting que não tenha sido arrasado. até o Rui Jorge o foi! um lateral não é um extremo, é muito mais fácil de se queimar porque uma bola perdida em corrida é mais desastroso do que um drible perdido. por isso é que tens laterais muito bons ofensivamente e depois são sempre postos em causa pelos adeptos por defenderem mal (casos de eliseu e Cédric, por exemplo). Vê lá o que dizemos agora do Cédric e recorda-te do ódio que havia por aqui.,
O Jony vai ser Gigante! tem a matéria prima toda: velocidade, garra, sentido de baliza, disciplina. E tem o Mestre para o moldar.
23 Outubro, 2015 at 11:09
Lembro-me de algumas críticas ao argentino. Não é o teu caso obviamente.
O que eu tenho reparado no Jonathan é que ele já se consegue posicionar melhor nos movimentos defensivos. Agora raramente é apanhado em contrapé. Noto evolução tacticamente, e não só!
23 Outubro, 2015 at 11:17
Estou aqui, sem problemas.
O Jonathan tem estado mais perto do Ponto Grimi do que do Pólo Heinze. Não será um jogo frente ao Skeletor que me fará mudar de opinião.
Terá a sua qualidade, espero que evolua, tenho confiança de que o JJ assim o fará, mas HOJE, o Jefferson é bem melhor. E tanto que é assim, que é 1ª primeira escolha do Jedi Jesus.
23 Outubro, 2015 at 11:18
Sem dúvida, e digo-te, se não fosse a importância do Jefferson no nosso futebol ofensivo (continua a ser talvez o maior assistente), acho que o brasieiro já era.
23 Outubro, 2015 at 11:19
E mais…
Nunca disse que devia ser dispensado/corrido/escorraçado, até porque é uma posição onde o talento (e barato) não abunda, mas o jonathan é por enquanto apenas e só uma alternativa ao Jefferson.
23 Outubro, 2015 at 11:29
Calma Nuno! Não me referi a ninguém em específico!
23 Outubro, 2015 at 11:29
Se calhar tive saudades do JOÃO.
23 Outubro, 2015 at 11:44
Ultimamente andas a atacar os Nunos… quem se mete com o Nuno leva!!!!!
(não tenho problemas em assumir que tenho sérias reservas em relação ao rapaz, e que prefiro de longe o soneca Jefferson. Nem entendi como ataque pessoal, ou colectivo)
23 Outubro, 2015 at 13:18
Mas tens reservas com um jogador de 21 anos, já internacional A pela Argentina, porquê?
Porque sim? Porque apetece? Não gostas do hairstyle?
Fodasssssssssssssssss
23 Outubro, 2015 at 13:19
Andre Almeida, internacional por Portugal.
Tambem tenho reservas
23 Outubro, 2015 at 14:18
Mas estamos a falar de um lateral esquerdo do Sporting Clube de Portugal, internacional pela Argentina em todos os escalões de formação e também já na formação principal…
Reservas???
Fodasssssssssssssss
23 Outubro, 2015 at 10:44
Boa análise!
Esteve um bom ambiente, apesar de não ter sido desde inicio por razões obvias e que referes.
Gostei particularmente do Jonathan, do Paulista (que animal!!) e do Matheus.
Não gostei assim tanto da 1a parte do Montero pelo golo fácil que falhou e por ter estado algo escondido do jogo e do Mané que nalguns lances demonstrou falhas de concentração. Espero que revejam e melhorem essas situações.
Destaco a capacidade de roubo de bola até em zonas mais altas do terreno de Bruno Paulista, o rapaz tem uma constituição fisica, capacidade de recepção e passe muito, muito acima da média!
Agora venham as gaivotas!
23 Outubro, 2015 at 10:53
Creio que o 11 mais óbvio para o galinheiro será assim:
Patricio
Joao Pereira
Naldo
Oliveira
Jefferson
William
Adrien
João Mário
Ruiz
Teo
Slimani
Exatamente o 11 que defrontou os lampiões para a supertaça (com a exceção, claro, da saída de carrillo e a inclusão de William, e aqui JM fará de carrillo). Neste sistema, Ruiz e JM jogariam nas alas, com muita incidencia em terrenos interiores.
No entanto, tenho dúvidas:
1º – será mesmo que JJ vai manter o 4.4.2? ou vai reforçar o meio campo, incluindo Aquilani e abdicando dum PL, por exemplo, Teo e deslocando Ruiz para SA, em apoio direto a Slimani? Assim, teríamos William e Adrien como médios + defensivos, Aquilani como 8/10, como player, JM e Ruiz deslocando-se das alas para o centro, com Ruiz mais em apoio ao Slimani. Com este sistema, ganharíamos mais posse e controlo de bola, maior segurança nas transições, mais desmarcações e passes de meia/longa distancia (Aquilani está a evoluir a olhos vistos!) e atgé maior incidencia ofensiva dos laterais, dado que, com mais um elemento no MC, a recuperação em perda de bola seria maior. No entanto, com este sistema, perdíamos imensa velocidade, e o jogo em transição rápida prejudicava-se.
2º Será que Jorge Jesus ainda nos vai surpreender a todos e vai incluir Gelson como titular? Se pensarmos, não seria de todo descabido, sabendo que neste momento na ala direita o sl branca tem um silvio, quanto muito um andré almeida, que não têm pica nenhuma para o nosso míudo.Ou Gelson ou até Mané! e durante o jogo ,consoante, o caminhar do resultado, poder incluir até Matheus Pereira.
3º João Pereira ou Esgaio? A experiencia, garra e vontade de contrariar do João ou o melhort momento de forma (em nitido crescendo) do Esgaio? A ver por ontem, creio que JJ vai apostar no mais velho. Mas, meu deus, concentração caralho e olhos no Gaitan.
Creio que o modo como JJ e os nossos jogadores vão anular o argentino vai influenciar o resultado final. Recordo que, apesar de na supertaça termos sido francamente superiores, os cabrões dos lampiões até podiam ter empatado, se o árbitro não fizesse vista grossa a um penaltie claro do carrillo sobre o gaitan (ok, o golo do teo foi mal anulado, é certo). Mas tudo isto, porque o nosso flanco direito foi tão generoso como a greta da cicciolina nos seus tempos aúreos:)
Enfim, são algumas pequenas mas importantes dúvidas que vão permanecer no meu cucuruto até domingo às 17h. Dou a palavra ao Mestre.
23 Outubro, 2015 at 14:50
1) Manter a tática \identidade sempre!
2) Também é a minha grande dúvida a somar às dificuldades dos laterais a condição física de Ruiz…
3) Esgaio sff!!! (Aliás pode ser coincidência mas nos dois jogos do campeonato que perdemos pontos foi com J. Pereira a titular)
PS:4) Montero ontem também posicionou-se como candidato a possível surpresa mas deve jogar o Teo.
23 Outubro, 2015 at 10:58
Aquela jogada do Monterito que senta 3 gajos, merecia destaque neste post.
23 Outubro, 2015 at 12:33
destaque dado! 😉
23 Outubro, 2015 at 11:02
Também quero dedicar umas palavrinhas a um gajo que parece um cordeiro na pele de um lobo. O presidente da nossa triste federação. Um tal de Fernando Gomes, que no ano passado foi eleito para um cargo interessante na Uefa. Depois de estoirar a bomba com as notícias que dão conta do envolvimento do Platini no caso de corrupção que abala as mais altas instâncias do futebol internacional, o morca continua a apoiar o francês. Pois, pudera. Pergunto-me se esse cabeçudo, não terá tido um dedo por detrás do castigo de 3 jogos ao João Mário. Como se fosse um pedido especial. Pergunto-me onde é que andava esse sacana quando o SCP foi espoliado de forma vergonhosa contra os russos do CSKA?! Por que razão, não houve uma palavra de contestação àquilo que foi um dos mais descarados roubos que há memória no futebol?! Puta que pariu esses lambões! Um ex-jogador de basquetebol do putedo, um dia acordou, e achou que devia apostar todas as fichas no futebol, porque dá muito dinheiro!
Para quando um convite a JJ para acumular as funções de treinador da nossa Selecção Nacional?! Puta que pariu essas escória!
23 Outubro, 2015 at 11:04
O prometido é devido:
http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/liga/cucujaes-foi-a-alvalade-e-equipou-bruno-de-carvalho
23 Outubro, 2015 at 13:40
Muito Bom !!
23 Outubro, 2015 at 13:56
como dizem os ingleses
“you gave me lemons, i made lemonade”
enquanto outros andariam por ai a bradar aos céus a pedir respeitinho os dirigentes do Cucujaes puxaram do sentido de humor e mostraram o seu clube a todo Portugal e ainda fazem uma parceria com um dos grandes que lhes pode trazer grandes benefícios…
por exemplo o SCP B ir la jogar de certeza que o estádio vai encher ou quase…
23 Outubro, 2015 at 11:37
Parabéns ao tasqueiro Paradise Café! Abraço e SL!
23 Outubro, 2015 at 13:40
Ele que mantenha o Reinaldo fechado!!
Parabéns 🙂
23 Outubro, 2015 at 11:47
Claramente a mentalidade de JJ a ser assimilada pelos jogadores.
Se pudemos ganhar por 5 não vamos ganhar por 4. Sempre prego a fundo a querer mais.
Queremos esquecer aqueles muitos e muitos jogos em que ganhávamos 1 ou 2-0 e que saiamos com aquele amargo de boca: porra podiamos ter dado 5 ou 6 e eles não quiseram!!!
Até agora a gestão tem dado resultados mas atenção que a oposição quando dessa gestão foi sempre muito fraquinha.
A rever com cuidados redobrados.
P.S. – E o sacana do JJ que não gosta nem aposta na formação…
23 Outubro, 2015 at 12:03
Tivemos três jogos seguidos que foram 3 vitórias por goleada. Nesses 3 jogos, o Sporting marcou 14 golos e sofreu dois por desleixo e descompressão imperdoável antes do apito do árbitro para que os jogos acabassem.
Dito isto, é preciso dizer também que o Guimarães é uma equipe completamente atípica se pensarmos no Guimarães dos últimos cinco anos e está mais ao nível da Oliveirense que, o Vilafranquense, é uma equipe das Distritais e que o Scaramouche jogou pior que qualquer das outras duas.
O facto permanece, estes três jogos deram a Jorge Jesus a possibilidade de preparar o jogo de Domingo que vem, observar jogadores em competição, moralizar a equipe e motivá-la para o que aí vem, instigando confiança em jogadores menos experientes. Jorge Jesus está a vencer a batalha da homogeneízação do plantel. Cada vez sabe melhor como cada jogador reage à pressão de ter de ser imprescindível à vitória que, uma vitória tem de ser consolidada com golos, que os grandes palcos em vez de assustarem os profissionais jovens têm de ser o tónico que lhes permite destacar-se pelas razões certas, o rigor táctico e a confiança nas capacidades próprias e da equipe. A mentalidade vencedora instala-se gradualmente, não cai das árvores como se estivesse madura e fosse só apanhá-la do chão.
Analisemos tudo isto como um processo. Quando falo de um processo, falo de um “dossier”. Um dossier está fechado quando as consequências que se pretende obter resultam naturalmente da compilação sucessiva dos documentos que o integram. Um processo de fabrico, é a mesma coisa. a matéria prima, os equipamentos e o know how dos homens, conjugam-se para transformar um granulado num tupperware. Num processo disciplinar ou, num processo crime as peças vão-se completando até esclarecerem o puzzle e se poder entender a “big picture” e se tomem as necessárias decisões.
Na construção de uma equipe de futebol, ou numa orquestra que se prepara para uma época de concertos, é a mesma coisa, desde que o maestro seja bom. Os primeiros concertos não são extraordinários e só o tempo permite dar consistência às performances, através de ensaios de conjunto sucessivos, espectáculos bem sucedidos, músicos que o maestro observa para poder ajudar a melhorar e de repente a orquestra revela-se como um conjunto harmónico, dependente entre si de todos os executantes e dum Maestro que define, estabelece regras, comanda os momentos da partitura na intensidade, no ritmo e nas entradas dos vários instrumentos e dos solistas. Um primeiro violino não é um tocador de trompa; um pianista, não é um contrabaixista. Todos têm funções específicas no conjunto e se estas não forem executadas com o rigor, a motivação e a precisão que resulta do trabalho continuado de toda a orquestra, maestro incluído, o resultado, é inaudível. Por exemplo, num concerto para piano e orquestra, há um pianista soberbo que mais para o final da performance, nas partes em que toca junto com a orquestra o tema central, tende a não exercer a pressão adequada com o dedo mindinho da mão esquerda, nas notas mais graves. Que faz o maestro? Chama-lhe a atenção para o facto durante os ensaios, exige-lhe concentração e a execução de exercícios específicos tendentes a melhorar esse aspecto específico das suas performances. O processo é moroso mas, o pianista acaba por corrigir o erro durante os ensaios. Chega o dia do grande concerto que faz o maestro? Chama de parte o primeiro contrabaixo e diz-lhe em surdina que em determinados pontos da partitura tem de reforçar com o seu contrabaixo as notas que o pianista toca.
Numa equipe de futebol, é a mesma coisa. O tempo, os treinos, o conhecimento mútuo, a confiança depositada no treinador e nos colegas, a capacidade de entender o erro e de o corrigir a aprendizagem que a transforma numa orquestra bem dirigida e bem ensaiada não surge num estalar de dedos. Pouco a pouco, vai-se descortinando a equipe e compreendendo o treinador e as performances começam a corresponder às expectativas. Aquilo que se consegue nos treinos, vem à superfície em todos os jogos, sejam pequenos jogos da Taça ou grandes jogos do campeonato.
Eu estou rendido a Jorge Jesus e já há alguns dias dei o braço a torcer quanto ao seu Sportinguismo, agora dou-o quanto à sua inigualável competência no panorama do futebol em Portugal. Muita gente gosta de dizer que JJ é o melhor treinador Português a treinar em Portugal. É um erro e uma mentira, um elogio cheio de vinagre porque o secundariza sempre à figura de Mourinho e intencionalmente coloca a dúvida quando se compara com tantos outros treinadores Portugueses que trabalham no estrangeiro. Jorge Jesus é, sim, o melhor treinador, a anos luz de qualquer outro, no campeonato Português.
Se quisesse, seria o melhor treinador do campeonato do Qatar e depois, o melhor em França e, quem sabe se, em clubes com os recursos de um Chelsea, se não tornaria no melhor do Mundo e o mais rico.
Não é isso que Jesus quer. Jesus, quer estar em casa. Como é “bígamo”, quer estar nas suas duas casas em simultâneo, com a Família de sangue, à noite e com a Família Sportinguista, durante o dia.
Quanto ao jogo de Domingo? Está preparado e a equipe, preparada para o vencer, contra tudo e contra todos. Pela primeira vez em muitos anos, vamos à Luz com a convicção de que vamos buscar os três pontos. Costumamos ir com essa esperança mas, sem essa convicção. É também aí que Jorge Jesus já fez a diferença. Vamos à Luz para sermos campeões.
Que pensarão Vieira, Vitória e os jogadores lampiões neste momento? Não aquilo que dizem, da boca para fora mas, aquilo que lhes vai na alma?
1. Jorge Jesus é muito melhor que Rui Vitória
2. O nosso plantel é muito mais vasto que o deles, muito melhor e mais equilibrado.
3. O Sporting joga melhor e é muito mais consistente com equipe e muito mais equilibrado, na mesma perspectiva.
4. A equipe deles vem de uma derrota com uma toalha turca
5. A do Sporting de três vitórias consecutivas
6. Eles tiveram 3 dias para recuperar do esforço e preparar o jogo de Domingo.
7. Jorge Jesus anda há três semanas a preparar, com a equipe que vai jogar no Domingo, o jogo com o Benfica.
8. Teve ocasião de ver os jogos do Benfica com a equipe que nos vai defrontar Domingo.
9. Ninguém no Benfica teve a oportunidade de ver e observar a equipe do Sporting que lhes vai surgir pela frente. Aquilo que sabem é que, seja qual for vai à Luz para ganhar o desafio e que o vai certamente ganhar, com Xistra, sem Xistra, com caixas douradas, sem caixas douradas, com Gaitan, ou sem ele.
10. Suspeitam que a Judiciária poderá fazer uma busca nas cabines durante o jogo mas, não têm a certeza disso.
11. Vítor Pereira já não teve a mesma liberdade do costume para nomear o Costa ou o Capela, nem sequer um árbitro do Porto porque sabe que, o adversário do Porto, este ano é o Sporting. Foi buscar um ao Benfica de castelo Branco, um gajo que tem telhados de “xistra” e que vai ter muito cuidado mas, muito mesmo, na arbitragem que vai fazer, não vão pensar que tenha sido ele a usar os vouchers. Se vir falta para penalty contra o Benfica, vai marcá-lo; se vir um golo válido do Sporting, não o vai anular; se tiver dúvidas num lance na nossa área, vai fechar os olhos e pedir depois desculpa, porque não viu.
12. A lampionagem sabe de tudo isto e tem medo de ter de jogar sem benefícios “a latere”.
Ou me engano muito ou vamos sair da Luz com 18 ou 19 golos marcados nos últimos cinco jogos.
Confiança desta não existe há muitos anos no Sporting mas, se a sinto, todos a sentem, nós e eles. Vamos embora pessoal, até os comemos.
23 Outubro, 2015 at 12:21
Caro Mário Túlio,
Concordo consigo no sentido de que, provavelmente, o próximo derbie é aquele que o SCP mais hipóteses teóricas tem de vencer na ETAR. Não que sejamos favoritos, claro, mas que existirão francas possibilidades de disputarmos a vitória.
A “rotatividade” realizada nos nossos últimos encontros sem dúvida que terá permitido uma melhoria dos índices físicos e, também, dos anímicos (a este propósito, interessante a forma e a confiança do Matheus, miúdo que certamente será – do banco ou a titular – aposta na Luz.
Obviamente, será sempre um jogo muito difícil, mais não seja atendendo a dois factores que se entrelaçam: os milhafres têm os dois melhores jogadores ofensivos de ambas equipes em Gaitán e Jonas; o SCP não tem, ainda, a defesa “estabilizada”.
Acredito que vai ser um jogo “decidido” pelos treinadores. A escolha dos titulares e da táctica a utilizar vai ser, a meu ver, determinante.
Não me agrada a ideia do João Pereira jogar. Esgaio defende melhor. Mas se jogarmos com 3 médios, se calhar fará sentido apostar no JP. Mas, e que médios? JM ou Aquilani como o “terceiro”? O JM ajuda mais o meio campo defensivo; o Aquilani tem mais “visão de jogo”. Ou, antes, manter os dois avançados? Mas neste caso não deveria jogar Esgaio e Jonathan a laterais? Etc., etc..
Isto para dizer que a estratégia tem que ser cuidadosamente planeada e aplicada sem mácula, uma vez que os milhafres, por sua vez, tentarão fazer o “jogo do campeonato” no próximo Domingo. Eles sabem que se perdem, ficam animicamente de rastos. Mas que se ganharem voltará o “não precisamos do JJ para nada” e “eles falam, falam, mas continuam a perder”.
SL