Estávamos no inicio da época 1994/95. O Sporting era comandado por Carlos Queiroz,( “the man behind the moustache”, como gracejava um comentador da BBC). Alguns de vós não tinham nascido e muitos ligavam mais ao Dragon Ball do que à bola. A Internet não existia, os telemóveis eram tijolos com fio, o inventor do Facebook mal largara as fraldas e o Néné… tinha um filho.
Foi há 21 anos. E foi a última vez que o Sporting liderou o Campeonato, isolado, à 8ª jornada. Na altura, andámos 10 jornadas ombro a ombro com o Porto e no final acabámos em segundo, a 7 pontos do Treinador que o senhor das cervejas mandara dar uma volta ao bilhar grande, na época anterior. Esse treinador era o malogrado Bobby Robson. Um dos melhores Treinadores da História do Sporting e um dos melhores treinadores Ingleses de sempre. Não era só Mister, era Sir. Tinha sido contratado por Sousa Cintra no inicio da época de 92/93, após uma carreira fulgurante ao serviço do Ipswich, (onde ganhou uma Taça Uefa) da Seleção Inglesa (onde chegou às meias do Mundial de 90) e do PSV (onde fora bicampeão).
Após uma primeira época fraca, de adaptação no Sporting, Bobby Robson começou a época de 93/94 com 6 vitórias consecutivas e duas eliminatórias da Taça UEFA conquistadas. Mas, depois de perder duas jornadas seguidas (com o Boavista e Porto) e de ser eliminado pelo Casino Salzburg, o presidente do charuto apagado decidiu que estava na hora de o catapultar para um rival direto, numa das muitas trágicas decisões da década de 90 no nosso clube. Dessa decisão resultou não só a infelicidade de perdermos um dos Grandes Misters, mas a consequente infeliz tragédia de perdermos um dos maiores jogadores que alguma vez vestiram o Leão Rampante: Sergey Cherbakov. O resto, sabemos, é história: em 2 épocas, Bobby Robson ganhou tudo no Porto e cimentou mais uma era de hegemonia nacional e de futura gloria europeia ao levar consigo um tradutor imberbe chamado José Mourinho.E nós fomos consecutivamente humilhados pelo tal senhor do “moustache”.
Mas, meus amigos, porquê falar do passado derrotista quando o Presente parece tão promissor? Porquê falar do treinador que passou ao lado da nossa História e que fez sucesso num rival? Precisamente porque, para mim, Jorge Jesus é o legítimo sucessor do Sir Bobby Robson. Duas pessoas tão diferentes no seu estilo como semelhantes no seu conteúdo.
Jesus, tal como Robson, é um Mind Winner. A sua filosofia de jogo reside na incansável exigencia da perfeição, no pass precise, no killer instinct, no controle do jogo, na atitude guerreira e na determinação máxima. Jorge Jesus é o primeiro grande treinador mundial que temos desde Sir Robson. E Jorge Jesus tem precisamente hoje a mesma idade que Sir Robson tinha quando nos treinou: 61 anos. Mas, acima de tudo, porque os erros do passado pertencem aí mesmo, ao passado. E, se Bruno de Carvalho não é Sousa Cintra, o adepto Sportinguista de hoje não é certamente o adepto do passado. Hoje, nós não temos medo de existir. Nós exigimos mais e melhor. E, acima de tudo, não temos medo de Ganhar. E nós vamos deixar que Jorge Jesus alcance aquilo que Robson não pôde:uma Era de Glória!
ESCRITO POR Converge
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
28 Outubro, 2015 at 18:53
O Dragon Ball ainda não dava em Portugal em 95.
28 Outubro, 2015 at 19:06
por acaso tenho a ideia (embora na altura já não tivesse idade para ver) que o Dragon Ball começou a passar na SIC precisamente em 95. O Dragon Ball Z é que começou mais tarde.
28 Outubro, 2015 at 19:19
Tens razão…O Dragon Ball original foi transmitido em 95. O Z foi transmitido a partir de 96 ou 97. Adoro Dragon Ball. A escola parava!
28 Outubro, 2015 at 22:24
Só que na altura acho que a Sic ainda não chegava a todo o país…
29 Outubro, 2015 at 9:47
Dava, sim. O Z é que comecou em 96, num momento que fez parar uma geracao.
Eu sei do que falo, eu estava lá…
28 Outubro, 2015 at 18:56
😉 sou devota de Jesus …e até chorei no dia em que Sousa Cintra me dá aquela notícia …era uma pita 🙂 ou nem isso …mas adorava o sir Robson. ..meu rico pai é que me consolou mas nem isso me valeu …!!! O futuro pertence nos 😉 hoje e só grandes petiscos na tasca …
29 Outubro, 2015 at 10:41
Uma palermice tremenda, bela. mas como tudo na vida, há um destino que tem que se cumprir e se não fossem os erros do passado provalvemente hoje não teríamos Bruno de Carvalho…e Jorge Jesus;)
29 Outubro, 2015 at 12:10
somos muito mais do que o somatorio do nosso erros 🙂 !!! é isso caro converge!!!!!!!!
mas no alto dos meus 14 ou 15 anos na altura foi uma choradeira !!!!!! valha me o Amor do Homem que me fez Sportinguista e da paciencia infinita que tinha para o meu Mau feitio !!!!!!!!
28 Outubro, 2015 at 19:00
Apesar de viver na Suíça italiana e na altura com 23 anos lembro-me bem desse campeonato … Sofria tanto o mais que agora tanto eram as dificuldades em ter acesso às notícias vindas de Portugal …. Neste momento como tu dissestes e bem Bruno Carvalho tem algumas semelhanças com Sousa Cintra mas sinceramente acho mais inteligente …. Agora quero é que chegue sábado para lá estar como de costume sem antes ir ao aniversário da tasca
28 Outubro, 2015 at 19:24
Quem parte o vidro de um carro com uma garrafa, a partir do seu interior, nunca poderá ser comparado ao actual presidente.
28 Outubro, 2015 at 19:26
João Rocha
Bruno de Carvalho
Sousa Cintra
só conheci estes, os outros…
28 Outubro, 2015 at 21:54
Mais presidentes merecem ser reconhecidos, especialmente aqueles que lá mais tempo aguentaram e mais títulos venceram.
Joaquim Guerreiro de Oliveira Duarte, de 1932 a 1942 (1 campeonato nacionais, 1 taça portugal, 3 campeonatos de portugal, 8 campeonatos de lisboa)
António José Ribeiro Ferreira, de 1946 a 1953 (7 campeonatos nacionais !!, 2 taças portugal, 2 campeonatos de lisboa) -> Presidente que juntamente com Cândido de Oliveira construiu a equipa dos 5 violinos.
E por falar em 5 violinos, com tantos canteranos na equipa o Sporting arrisca-se a gerar mais 5. Pena que os tempos sejam outros, e não os consigamos aguentar no clube.
Guilherme Braga Brás Medeiros, de 1965 a 1973 (3 campeonatos nacionais, 3 taças portugal, 2 taças lisboa) -> contratou Yazalde
28 Outubro, 2015 at 21:57
Por falar em presidentes… a pérola que eu fui achar.
https://www.youtube.com/watch?v=YCYj2O8Y408
28 Outubro, 2015 at 19:23
Desculpa lá o off, Converge mas isto está demais:
http://oartistadodia.blogspot.pt/2015/10/o-video-que-se-impunha-e-que-finalmente.html
28 Outubro, 2015 at 23:30
Esta lindo!!! Muito bom, thanks;)
28 Outubro, 2015 at 19:25
Converge… o “pass precise” matou-me. Deu uma certa saudade do Sir.
Temos de criar condições para o mister nos dar as vitórias que tanto procuramos.
Não há clube como o Sporting, vamos voltar a ganhar o campeonato.
28 Outubro, 2015 at 19:31
Lembro-me perfeitamente… e honestamente não gosto muito de recordar tal decisão.
Temos presente e temos futuro. Temos presidente para muitos anos, temos treinador para tantos quanto ele queira… e temos jovens de imensa qualidade.
28 Outubro, 2015 at 19:36
Bela posta, Converge.
É sempre bom celebrar a memória de Sir Bobby Robson, mesmo sendo para nós, uma memória dolorosa.
28 Outubro, 2015 at 19:49
Nem de propósito, http://www.football365.com/news/portrait-of-an-icon-sir-bobby-robson
29 Outubro, 2015 at 10:46
um grande Sir, Filip. Enorme. Mas, se calhar demasiado Sir, demasiado “polite” para o futebol dos dias de hoje. Por isso é que importa termos um pitt bull à nossa frente.
28 Outubro, 2015 at 19:50
Aprender com o passado
28 Outubro, 2015 at 20:04
Off topic
Futsal na nossa tv, nós contra o braga, começou ainda agora.
SL
28 Outubro, 2015 at 20:14
Pumba e vai 1, cavinato
28 Outubro, 2015 at 20:22
O nosso presidente para não variar, lá está ele presente no futsal, este homem está em todo lado.
28 Outubro, 2015 at 20:12
Passei por isso tudo…
Enquanto para alguns DragonBall, Heidi, Tom Sawyer, é história antiga, quando eu era dessa idade o que se via era o RinTinTin, a Lassie, o Bonanza e os desenhos animados de Tex Avery e da Disney. Mas que me lembre, o Sporting nunca deixou de ser grande e de despertar paixão em milhões de pessoas, portugueses e de outras nacionalidades. Pelo contrário, é cada vez maior, está cada vez mais bem estruturado e apetrechado. Já ganhou mais títulos desportivos desde que nasci em 1957 até hoje do que antes disso, e como sempre entra em todos os campos e em todas as competições para vencer. Até campeão europeu de atletismo (track and field) já foi. Ganhou uma competição europeia de andebol no período negro em que a equipa de futebol ficou em 7º lugar, e uma equipa acabada de ascender à 1ª divisão de hóquei em patins ganhou mais uma Taça Cers. Eu nunca tive medo de existir, e sempre tive grande orgulho neste Clube, e esse orgulho é cada vez maior, e acho que Portugal se deve orgulhar de algo assim existir por cá e ostentar o nome da nossa nação.
VIVA O SPORTING!!
29 Outubro, 2015 at 10:44
Há sempre excepções e certamente que o Ari_el não é um desses resignados. Mas tantas e tantas vezes que senti em Alvalade o espírito dum clube pequenino, com medo de existir e com medo de ganhar! A troco duma suposta “cultura de diferença”. não nos esqueçamos , caro Ariel, que foi essa “cultura da diferença” que deu um pontapé no rabo do Mourinho. Por muito que não se goste dele, a década de 90 não seria a mesma se o tivessemos ao leme. E, se calhar, a hegemonia agora era nossa. mas enfim, pensemos no futuro. O futuro é nosso!;)
28 Outubro, 2015 at 20:42
Quem foi o idiota que foi buscar este marcão para o futsal?
este gajo é uma nódoa! é um saco roto!
estamos a perder com o braga por causa deste banana! é um pisso não joga merda nenhuma! uma equipa daquelas com um guarda redes de merda daqueles.
28 Outubro, 2015 at 20:45
Infelizmente é o que eu já tenho dito…
28 Outubro, 2015 at 20:45
Verdade.
N percebo mesmo. Prefiro Benedito só com um joelho que este gajo. Aliás, esta equipa de futsal parece que parou no tempo….e tem outro jogador que me mete confusão….djo.
28 Outubro, 2015 at 21:02
Verdade que o 2 golo foi culpa dele, o primeiro foi uma infelicidade do Diogo que escorregou, mas verdade seja dita, o resto da equipa pra já não tem estado grande coisa!
28 Outubro, 2015 at 21:07
neste momento temos um guarda redes que consegue deixar entrar mais bolas em apenas 1/3 dos remates feitos à baliza à nossa baliza quando o nosso ataque produz muitos mais remates e entram menos bolas porque os guarda redes defendem uma percentagem muito maior dos remates. há aqui qualquer coisa que não bate certo!
28 Outubro, 2015 at 21:10
E não gosto nada desta forma nova do nosso jogo de guarda redes subido, não precisamos de arriscar tanto com a maior parte das equipas! E o Benedito é o melhor gr do campeonato para mim, dê por onde der.
29 Outubro, 2015 at 0:18
De acordo! Essa situação além de poder virar-se contra nós tira muita da dinâmica e velocidade do nosso jogo…
28 Outubro, 2015 at 21:11
Sousa Cintra de facto não teve paciência, mas uma coisa é certa, naquela altura o Sporting estava a praticar um mau futebol e últimos resultados eram bem negativos, com uma eliminação “desastrosa” com uma equipa austríaca.
Um treinador que me encheu as medidas e que colocou o Sporting a jogar um futebol excitante e de grande qualidade, foi o inglês Malcolm Allison. Nessa época espetacular foi campeonato e taça, mas o Sporting tinha jogadores de muita categoria (Manuel Fernandes, Jordão e Oliveira).
Nesse tempo, não havia medos para ninguém. Nem para os jogadores, adeptos e dirigentes e das modalidades ditas amadoras, nem é bom falar. Era grandioso.
Só espero que continuemos na direção certa, com JJ e BC.
28 Outubro, 2015 at 21:37
Concordo, o Malcom foi o meu treinador preferido no Sporting…até hoje hehehe!
28 Outubro, 2015 at 21:18
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLOOOOOOO
2-2 Diogo
28 Outubro, 2015 at 21:18
Goloo caralho Diogo. 2-2
28 Outubro, 2015 at 21:20
Braguilha em 5X4
28 Outubro, 2015 at 21:26
Wtf????? Que é isto no nosso canal?? Que puta de amadorismo, por favor.
28 Outubro, 2015 at 21:28
Que merda é esta?????
28 Outubro, 2015 at 21:27
Cortaram a transmissão. E so fossem gozar com o ****************?
28 Outubro, 2015 at 21:27
Foda-se, que amadorismo é este? Estão a gozar connosco?!!!
28 Outubro, 2015 at 21:28
Mudaram para o hoquei.
28 Outubro, 2015 at 21:29
Podiam ter acabado o futsal e depois mudavam para o hoquei.
29 Outubro, 2015 at 0:19
Óbvio!!!
28 Outubro, 2015 at 21:28
Não acredito no que estou a ver!!! Vergonhoso!!!
28 Outubro, 2015 at 21:28
Que merda é esta????????????????????????
28 Outubro, 2015 at 21:28
Isto é brincadeira caralho, que amadorismo.
28 Outubro, 2015 at 21:29
Então…mas a 1ª parte já acabou…?
Então aa publicidade não é no intervalo…?
Olha…foi para dar o hoquei…então e nem se avisa nem nada…?
SL
28 Outubro, 2015 at 21:29
Sempre achei piada ao Sousa Cintra. E adorava o Bobby Robson. Portanto a decisão de despedir o melhor treinador que tinha conhecido até àquela altura custou-me a engolir. É claro que depois também é fácil criticar uma má decisão, mas de qualquer forma era óbvio que o Sir merecia o benefício da dúvida até ao final dessa época.
Voltando ao presente, espero que consigamos manter JJ por muitos anos mesmo se não ganharmos sempre, pois dificilmente encontramos um treinador melhor e mais adequado ao nosso clube e campeonato.
28 Outubro, 2015 at 21:29
Que tristeza! Esta gente da SportingTV é de um amadorismo que dá dó.
Esperavam que acabasse o futsal e depois ligavam ao hóquei!!!
28 Outubro, 2015 at 21:29
Alguém que esteja em Odivelas que confirme o resultado do futsal
28 Outubro, 2015 at 21:34
Nem no twitter está. Que tristeza. 🙁
28 Outubro, 2015 at 21:32
A sporting tv precisa urgentemente de mudanças drásticas!
Aquilo é uma merda! uma pouca vergonha!
28 Outubro, 2015 at 21:33
TEM QUE ROLAR CABEÇAS!
28 Outubro, 2015 at 21:35
Precisa a tv e a equipa de futsal, parece que estagnou na evolução, jogos sofriveis com equipas médias até mete dó a quantidade de passes falhados e perdas de bola.
29 Outubro, 2015 at 0:11
era muito melhor à 3 anos quando se via um boi, não era?
28 Outubro, 2015 at 21:32
O responsável por esta palhaçada tem de procurar outro emprego. Só nos apanhados…
28 Outubro, 2015 at 21:34
” e o Néné… tinha um filho.”
Tive de interromper a leitura durante um par de minutos. Fiquei com soluços de tanto rir.
28 Outubro, 2015 at 21:35
Empatea 2 no futsal