Devo dizer que tenho pensado muito nisto! Um clube é o espelho do comportamento dos seus adeptos e é o que os seus adeptos quiserem! O que resta perguntar é o que é que os adeptos devem ser?!
Vezes sem conta ouvi defender os adeptos do Liverpool! Eu próprio passo a vida a olhar para eles com admiração…mas não é o Liverpool um clube menor hoje em dia muito por essa resignação que não os leva a buscar melhor?! Esse apoio não está transformado em resignação e não se tornou o Liverpool um clube sem ambição?! No sentido inverso olho para os adeptos do Real por exemplo! Eles não puxam pela equipa, tem de ser a equipa a puxar por eles…isto parece um contra-senso e todos nós sabemos que é contra-producente! Quando a equipa mais precisa os adeptos nunca estão lá! E isso faz com que a equipa caia com muita facilidade, por mais que se esforcem! E isto não é Exigência…é estupidez! Mas…não se torna o Real um clube maior por causa disso?! Não se torna o Real um clube mais forte também por isso?!
Sinceramente eu sou do tipo que não consegue atacar a própria equipa! Eu nasci para apoiar e para gritar por eles! Nunca (ou MUITO raramente) acho que não se esforçam ou se desleixam, atribuindo muitas vezes a culpa ao “correu mal”! Isso coloca-me do lado dos pouco exigentes e acho que dificilmente mudarei! A única coisa que peço aos mais exigentes é aprendam a lidar com isso e que apareçam no estádio! Isso torna-nos mais fortes! Que comprem Gamebox, que encham os estádios até ao final do campeonato! Chega de ficar em casa e de esperar que os outros façam para depois aparecer na festa! Chega de desculpas mal amanhadas! Chega de conversa fiada! Chega! Porra….o que precisam mais para acreditar nesta equipa, nesta equipa técnica e nesta direcção?!
Comprem Gamebox! Comprem GB porque este ano vai ser uma luta até ao ultimo segundo! Sejam exigentes mas sejam no final do jogo! Comprem GB porque isso impede que voltem ao sofá e voltem a abandonar a equipa ao primeiro deslize! Comprem GB porque a luta é para se fazer no campo, não é no sofá! No sofá ninguém vos ouve! O Sporting se quer mesmo ser diferente tem de começar pelos adeptos e ter 25, 30 mil adeptos “diferentes” só chega para o clube sobreviver! Fodasse…embora tenha pena que seja nesta altura de maior entusiasmo, ao menos agora dêem o grito de revolta, juntem-se definitivamente à luta e não apenas a espaços quando ela parece já bem encaminhada! Preparem-se mesmo para a luta! E se acham que um assobio espevita jogadores pensem que mais que um assobio, 45/50 mil em pé a gritar por eles espevita muito mais! Quando desabafarem um “fodasse!!” numa jogada falhada ou quando estiverem a encher os pulmões para assobiar…lembrem-se disto e gritem pelo Sporting! Gritem e incentivem quem está à vossa volta para fazer o mesmo! Só todos juntos podemos vencer! Porque no Sporting não podemos ter nós adeptos, eles jogadores, ele treinador! No Sporting temos de ser SEMPRE nós todos! No nós estamos os adeptos, os jogadores, os treinadores, os dirigentes! Todos!
Não gosto muito de frases feitas mas esta vem-me muitas vezes esta à cabeça: “Rise and Rise again, until lambs become lions!”
ESCRITO POR Tiago Coração de Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
29 Outubro, 2015 at 1:32
Bom texto. Destaco estas 2 frases:
-“Chega de ficar em casa e de esperar que os outros façam para depois aparecer na festa”!
-“Gritem e incentivem quem está à vossa volta para fazer o mesmo! Só todos juntos podemos vencer!”
A vocês que têm Gamebox apoiem a equipa do inicio ao fim dos jogos. A vocês que não têm Gamebox, mas que vão ao jogo no Sabádo, apoiem a equipa do inicio ao fim do jogo. Mostrem que os adeptos estão com os jogadores, com o treinador, com o Presidente. Porque nós, todos juntos, fazemos a equipa. Nós somos o 12ºjogador. Nós contamos com eles tanto quanto eles contam connosco…
Eu como sou pouco exigente só peço 40.000 no estádio, sábado, frente ao Estoril.
Eu não sou muito bom a escrever, portanto aqui vai um resumo do que quero transmitir: APAREÇAM NO ESTÁDIO, PUXEM PELA A EQUIPA, CANTEM E SE OUVIREM ALGUNS “CANÁRIOS” A ASSOBIAR PARA O LADO… CANTEM MAIS ALTO. ABAFEM OS “CANÁRIOS”!!!!!
P.S.1: Quando digo “Canários”, faço alusão ao nosso próximo adversário, nada mais 😀
P.S.2:SPORTING SEMPRE!!!
29 Outubro, 2015 at 1:37
este texto teria muito mais efeito em todas as paredes e murais desta net, do que aqui no tasco.
toca a partilhar
….
mais ainda não és sócio?
29 Outubro, 2015 at 7:15
apenas um complemento ao Post queacho pertinente.
vi isto num comentario e achei obrigatorio partilhar, desculpem.
“O Sporting está neste ano a atingir algo que já não atinge talvez desde a época 2004/2005: Ter um vantagem pontual na tabela classificativa e para além disso, ser aquela equipa que neste momento está mais próxima de ser o favorito á conquista do campeonato, sobretudo devido á qualidade de jogo que apresenta. Sinceramente como profissional da área do Futebol posso deixar aqui uma garantia: o Sporting pode estar próximo do tão desejado titulo (embora se tenha jogado apenas 8 jornadas), este pode ser de facto o nosso ano.
A vantagem que já temos é uma vantagem importante e acreditem ou não, devemo-nos agarrar a ela… mas não apenas quando faltarem 5 ou 10 jogos para o fim do campeonato, é AGORA que temos de começar a entender isso. E não estou a falar aqui para a estrutura técnica ou directiva do Sporting, estou a falar para todos nós adeptos: é importante redobrar esta “onda verde”, é importante começar a criar um clima de campeão e euforia em torno da equipa e do clube e, novamente, acreditem ou não mas isso para além da normal “motivação”, trás ainda responsabilidade e compromisso… compromisso para com a vitória e isso devemos começar a transmitir ainda mais a partir de agora, e não apenas porque vencemos o eterno rival, sobretudo porque conseguimos a maior vantagem de liderança no Campeonato até ao momento mas é importante também não esquecer que os campeonatos se ganham e se perdem nos jogos contra as equipas teoricamente inferiores e o Sporting tem sentido na pele esse facto.
Aquilo que quero transmitir é que estamos mais perto que nunca! É bom que todos reflictam nisso e não deixem o sportinguismo para os grandes jogos ou derradeiras jornadas do campeonato…
As claques do Sporting estão sempre presentes mas muitas vezes não chegam para colorir de verde os Estádios forasteiros.
Vou finalizar apelando: Por favor, não fiquem em casa a partir de agora, por favor não se contentem com 35 Mil pessoas em Alvalade ou com 4 Mil nos jogos fora. Está na hora de nos unirmos ainda mais em torno da equipa, está na hora de movimentarmos todas as nossas tropas para ajudar os nossos. Por favor, encham Alvalade no Sábado, invadam Arouca no Domingo seguinte e assim sucessivamente até ao fim! Até ao objectivo.
Reflitam! Está na hora! Não vamos desperdiçar esta grande oportunidades que temos.
Publiquem mensagens semelhantes em blogs, forúns, grupos de facebook, através de SMS’s, como quiserem, mas façam-no, por favor, percebam a importância do momento e não facilitem.
SE REALMENTE QUEREM O SPORTING CAMPEÃO, ATUEM TAMBÉM VOCÊS!
SINTAM QUE ESTÁ PRÓXIMO E PODE DEPENDER DE NÓS!
NÃO FIQUEM EM CASA!
PARTILHEM!!!”
SL
29 Outubro, 2015 at 8:35
OFF do tamanho do mundo para mim!!
Queria marcar bilhete de aviao para ir a jogo para a taça de Portugal com o fifica.
Fala-se do jogo ao meio-dia? Queria saber se tenho hipotese de comprar o bilhete online sendo socio?? Obrigado pelo apoio!
29 Outubro, 2015 at 9:02
Estou como tu… queria era saber o dia certo… para marcar passagem (também de avião)…
Como sócio podes comprar pela net e imprimes o bilhete.
Abraço e
Saudações Leoninas
29 Outubro, 2015 at 9:11
É fácil comprar no site do SCP; se tens Cartão de Crédito Visa ainda melhor, se não tens dizes que queres comprar via Multibanco e dão-te as referências para o fazeres.
Imprimes o bilhete só por precaução porque entras no Estádio com o teu Cartão de Sócio.
SL
29 Outubro, 2015 at 9:17
Obrigado Gomez. Cartao tenho…o de socio e o de credito!;-)
Estou com medo que nao haja bilhetes suficientes para a procura. Vou ter que arriscar. De onde vens tu?
29 Outubro, 2015 at 9:42
Enviei-te uma mensagem no Twitter 😉
29 Outubro, 2015 at 9:48
Es tu!!??;-)
29 Outubro, 2015 at 12:17
Angra do Heroísmo
Abr e SL
29 Outubro, 2015 at 12:24
Patrício
No site do grande SCPortugal pedes para te avisarem quando há Bilhetes à Venda e eles mandam-te para o teu e’ mail a avisar.
No entanto vai experimentando, uma semana antes do dia do jogo, no site (pouco depois da meia-noite) a ver se os bilhetes já estão à venda, pois para os sócios há sempre. Deves conseguir !
SL
29 Outubro, 2015 at 9:51
Pelo que tenho visto do funcionamento das coisas…esses bilhetes vão estar disponíveis primeiro a portadores de GB mais antigos…e por aí fora até chegar só ao sócio sem GB….
Sinceramente dúvido que chegue aos sócios…só se for a dia de semana e mesmo assim ponho as minhas reservas….
29 Outubro, 2015 at 9:59
Normalmente os sócios com GB renovam o lugar para a taça automaticamente com pagamento por Referencia multibanco uma vez que a GB inclui direito de preferência para as eliminatórias das taças. Há muito mais bilhetes disponíveis do que Game Box (deve haver cerca de 45.000 bilhetes disponíveis para cerca de 30.000 GB). Ou seja fora GB ainda vai haver pelo menos à volta de 15.000 bilhetes disponíveis….
29 Outubro, 2015 at 10:39
As gameboxes têm direito de preferência no lugar.
Nós estamos garantidos! 🙂
29 Outubro, 2015 at 11:41
Não sei se estaremos garantidos nos respetivos lugares da Gamebox, no ano dos 5-3 de boa memória, os lampiões tiveram toda a bancada norte por conta deles. Acredito que haja prioridade de compra para quem tem GB mas duvido que seja para os lugares, vamos esperar para ver 😀
SL
29 Outubro, 2015 at 12:20
Nunca percebi o que se passou nesse ano…de facto eles tiveram uma bancada inteira e eu que tinha lugar naquela bancada fui para a sul na bancada B! Tinha lugar na mesma mas noutro sitio…
Mas nunca percebi porque raio os lampiões tiveram tantos lugares nesse ano…
29 Outubro, 2015 at 13:35
Caso não se possa ficar nos lugares habituais era boa ideia o pessoal ir para o A22, como na meia final da taça com o nacional, não posso é ficar com certas pessoas à frente ou não vejo a bola 😀
29 Outubro, 2015 at 14:40
Não tenha medo que eu estou na Sul e da Sul ninguém me tira! 🙂
29 Outubro, 2015 at 14:44
Medo da senhora? AH AH AH
Fique lá na sul…eu sabia que havia motivos fortes para eu estar na norte, mais vale só que mal acompanhado 😛
29 Outubro, 2015 at 14:56
Eu nos 5-3 fui um dos que teve que mudar de lugar na Central, mas mudei com todo o gosto…. pois fiquei mesmo no enfiamento da baliza onde entraram as 5 batatas!!!
E para ajudar atrás de mim estava uma fila de lampiões que se fartaram de picar durante o intervalo…. mas depois foi a parte “gira” em que quando o Vuk marcou o 5º um lampião me disse “bora lá a sentar”…. e lá tive que responder “era o que mais faltava não festejar no meu Estádio!!”
E isto com a mão bem levantada e aberta para os lampiões contarem bem os 5!!! hehe
29 Outubro, 2015 at 9:59
Ao meio-dia? Isso era excelente. Melhor só se fosse às 15h de Sábado.
29 Outubro, 2015 at 11:00
Domingo ao meio dia?
Vão obrigar-me a levantar cedo?
Espero que seja domingo mas não a essa hora…
SL
29 Outubro, 2015 at 8:54
Bom dia para a Familia da Tasca…!!
Quanto ao post…plenamente de acordo com o companheiro Tiago Coração de Leão…
Eu também sou desses que aponta…:
“Sinceramente eu sou do tipo que não consegue atacar a própria equipa! Eu nasci para apoiar e para gritar por eles!”
Por isso “fico possesso” quando oiço por exemplo assobiar a equipa…
E neses momentos…dou por mim a bater palmas quase sozinho…
Embora depois outros me acompanhem…!!
E agora dou-vos conhecimento de um problema que eu desconhecia e possivelmente a maior parte de vós também não conheciam…:
http://www.ojogo.pt/internacional/interior.aspx?content_id=4859910&page=-1
Abraço do Max e SL
29 Outubro, 2015 at 11:05
Obrigado pela informação.
Será que só se apanha através do sangue?
29 Outubro, 2015 at 16:11
Epá, sinceramente, desconfio muito da verdade desta notícia.
Estafilococus aurens é da bactéria mais ubiquitarias que há.
Existe , normalmente n nossa pele.
O problema é quando é altamente resistente à antibióticos. E “super ” bactérias são cada vez mais frequentes, muito por causa do mau (e abuso) uso de antibióticos.
É um das bactérias da problemáticas no hospitais, por exemplo.
Não digo, que não posso ter sido con , sintético mas parece-me um bocado leviano atribuir isso a uma ” bactéria dos sintético”
29 Outubro, 2015 at 9:00
bom dia a todos .
nós que estamos longe fazemos de bares , cafés , núcleos ect , pequenos Alvalade para que a corrente seja mais forte !
podíamos ficar em casa no conforto do sofá , mas a maioria quer sentir o calor leonino .
quem poder estar em Alvalade , e por outros estádios do país , que o faça , por vocês , e por milhares que estão longe .
só todos juntos vamos conseguir ganhar .
um abraço
29 Outubro, 2015 at 9:24
E para quem ainda nao teve oportunidade de presenciar as novas medidas de segurança da Emirates!!;-)
https://www.youtube.com/watch?v=jyub1Y323PQ&feature=youtu.be
29 Outubro, 2015 at 12:22
Está mesmo espetacular…. Adorei!!!
29 Outubro, 2015 at 9:43
-“Chega de ficar em casa e de esperar que os outros façam para depois aparecer na festa”!
Esta frase merece particular destaque!
“sportinguistas de festa” fazem tanta falta como a fome, sendo que depois são esses que ficam todos ofendidos com os critérios de venda para “festa” que premeiam a FIDELIDADE!!
O que fazem faltam são SPORTINGUISTAS!!!
Outra coisa que me faz confusão e me tira do sério são os assobios á nossa equipa DURANTE o jogo!
Todo o direito de criticar ….. no FIM….. assobiando. Mas durante o jogo é para APOIAR independentemente do que se está passar no relvado!!
29 Outubro, 2015 at 9:45
Para mim os adeptos que apoiam tornam o clube maior, os adeptos que nao apoiam ou assobiam tornam o clube mais pequeno. A exigência começa em nós próprios. Se somos o 12o jogador e fizermos uma exibição de merda (assobios, critica sem logica) entao quem somos nos para exigir o que quer que seja da equipa?!! Dar tudo no apoio à equipa e fazer uma exibicao genial nas bancadas é ser exigente.. E só depois disso podemos exigir o mesmo aos nossos representantes na grama, no pavilhao, no ringue, na piscina, na pista, etc
O Liverpool é ainda um clube fantastico devido aos seus adeptos, um exemplo a seguir como muitos outros espalhados pelo mundo!
Em portugal somos o bola de ouro dos adeptos, conquistemos a europa tambem!
Quem nao “joga” (apoia, incentiva) um caralho, nao é exigente! O adepto é o factor mais importante do jogo.
29 Outubro, 2015 at 9:54
Grande grande post!
Nem sempre estamos de acordo mas desta vez estou subscrevo a 100%.
O Liverpool foi um grande clube em tempos, até se acomodar a ser mediano, assim como o Real é um clube sem adeptos, mas sim uma marca que cativa pessoas pelo seu passado, sem tirar o real valor aos seus jogadores de grande qualidade.
O Sporting também foi o que os seus adeptos quiseram, deixaram que durante anos o clube fosse tomado de assalto até os correrem ao pontapé. Exigentes e apaixonados!
“Só eu sei porque não fico em casa!”
29 Outubro, 2015 at 9:55
Off topic
http://antoniotadeia.com/lastpass/82/
29 Outubro, 2015 at 14:11
O tadeia anda um desbocado, nem parece ele.
29 Outubro, 2015 at 9:55
Bom post !
No entanto Tiago, parece-me que estás já a tentar chegar a um patamar elevado.
Primeiro temos de puxar por termos mais sócios….
Se já qui neste Tasco, com todos os belos textos de Sportinguismo que vamos lendo diariamente, ainda não são todos sócios podes bem ver que a linha que queres atingir ainda está bem distante 🙂
29 Outubro, 2015 at 10:53
Grande Texto , Tiago! É esta motivação que se quer. E esta época vamos bater todos os recordes de assiStencia. Esta época vamos chegar ao fim como o clube nacional com a maior media de assistencias, não tenhas dúvidas. o povo está unido com o seu Presidente, com o treinador, com a equipa. A equipa joga um futebol encantador e eficaz. é isso que se quer! VAMOS LÁ! VIVA O SPORTING!!
29 Outubro, 2015 at 10:55
E fundamental que todos, na medida das suas possibilidades, apoiem o Sporting!
Somos e queremos continuar a ser um clube ecléctico e para tal, não sendo um pais rico e não estarmos em momento de aumentar quotas, temos de fazer um esforço para aumentar a base de apoio.
E pq a questão e simples…temos de aproximar o valor de quotização em relaçao aos 2 clubes eclécticos rivais que existem a nível interno, Carnide, e a nivel externo, Barcelona.
29 Outubro, 2015 at 11:04
Nem 8 (Real Madrid) nem 80 (Liverpool ou melhor exemplo o Dortmund) cada clube tem a sua identidade mas também gostava que nos aproximássemos mais dos 80… Por exemplo ontem a um dia de semana com 10 graus negativos o Dortmund em casa num jogo com uma equipa da 2 divisão tinha os 80 mil lugares do estádio cheio!!! Brutal…
29 Outubro, 2015 at 11:16
Brutal sem dúvida, para isso contribui:
1- Cultura de futebol, e não apenas de vitórias;
2- Poder economico. Penso que o preço dos bilhetes é idêntico aos de cá…mas agora compara-se o nivel de rendimentos;
3- E não existe um clima de suspeição, nem de guerrilha constante.
O estádio do Dortmund e seus adeptos é qq coisa!!
29 Outubro, 2015 at 11:16
Comentário retirado do ZEROZERO:
“TomPen94
2015-10-29 10h52m por SabQcna
De facto! :p !
É pena o ódio do presidente do sporting para com o benfica ! Ambos os clubes sempre tiveram boas relações. . aliás o sporting pode-se dizer que era o clube que tinha boas relações com toda a gente. . . . O sporting inclusivamente era conhecido como o clube da nobreza , um clube reconhecido por ser aristocrático!
Agora não. . . um clube que está em guerras constantes com toda a gente, e com uma falta de classe e de educação que não lembra aos mais nobres presidentes do sporting! A maneira como despediram o marco, foi no mínimo. . . vergonhosa!
Não sei até que ponto esta guerra contra tudo e contra todos, vai ser uma boa vantagem num médio-longo prazo!
Mas veremos!”
Caro Tom isso que escreve chama-se submissão e por isso é natural que os adversários preferissem um SPORTING submisso e nobre a um SPORTING lutador, forte e com atitude!
29 Outubro, 2015 at 12:01
Resumindo, éramos uma puta. E por vezes nem nos pagavam.
29 Outubro, 2015 at 13:13
Claro! E eles adoravam uma boa púta que comia e calava!
(desculpem a linguagem, mas era isto mesmo…)
29 Outubro, 2015 at 13:46
As p##as sempre cobram, e algumas (ouvi dizer) fazem-se pagar bem
29 Outubro, 2015 at 14:16
Não estou bem dentro do assunto…
ahahahahahahah
29 Outubro, 2015 at 11:17
O medo da Vitória e o medo do Comando da tabela; a humilhação da derrota e a desilusão da capitulação. A estruturação de uma mentalidade de vencedor que cresce para campeão. Os ciclos virtuosos e a sua instalação no Sporting, A interacção entre as modalidades e o Futebol, As melhores práticas. A psicologia do derrotado crónico e a do vencedor crónico.
Desportivamente que mudou no Sporting? As mudanças desportivas estão ligadas aos resultados de exploração e ao equilíbrio Financeiro? O “vice.versa é verdadeiro? Fazer mais com menos? Fazer mais com menos jogadores bons ou fazer mais com menos dinheiro disponível. Como fazer de jogadores contratados, Argelinos, Africanos,Sul-americanos, Bracarenses, de Leiria, Lisboa, Faro ou Funchal, de Cabo Verde, da Guiné, profissionais contratados e Sportinguistas no coração? O orgulho no Clube é condição “sine qua non” da estabilidade no nível de venda de bilhetes para os jogos? Entre um jogador com todos os requisitos atléticos e técnicos da enorme panóplia disponível no genoma humano e um jogador, menos dotado mas, muito mais inteligente, com um carácter de aço inoxidável qual deverá ser a escolha (entre jogadores como Carrillo e Adrien ou Carrillo e Slimani). Que tipo de jogador é mais determinante na conquista de um Campeonato? Que poderá interpor-se entre o Sporting e a vitória, interna e externamente? Num Clube bem organizado, com as pessoas certas nos lugares certos, isto é num clube “estruturado”, a tal estrutura que, ninguém parece saber o que é, existe ou é um mito e tudo depende, de facto de um Treinador como Jorge Jesus? Jesus irá para o Chelsea e virá Mourinho para o Sporting? O Sporting quereria ter Mourinho em vez de Jesus? A Democracia Parlamentar é um Monte de Esterco? Trata-se de um sistema político que algema o que, saíram de Portugal há 2200 anos voltam agora pela porta do PS? Atenas está a mudar-se para Lisboa? O Sistema Democrático que acabou com a Grécia depois do Século de Péricles é o mesmo que está a acabar com a Grécia no Século XXI e se quer instalar desnecessariamente em Portugal?
Fui escrevendo este comentário à medida que iam surgindo títulos de jornais na “1ª Parte”, na Sporting TV, à medida que se ia desenrolando o programa que, nunca perco. Agora Diogo Beja Filipa Mendes estão a maçar-me até ao tédio sentados na péssima ideia do “Sofá Verde” que, o não é. Se me passasse pela cabeça fazer entrar em minha casa um móvel daqueles a minha Mulher ateava-lhe fogo! É a Vida. Ao fim de semana ou vou ao Estádio ou estou condenado à Sic Mulher, “ad nauseam”, concursos de culinária na Austrália, Cozinheiros chefes que querem ser diferentes e dar nas vistas, meninas burras a entrevistarem Lampiões ainda mais burros e alguns Sportinguistas que partilham o mesmo Q.I., mais concursos de plantação de “super models” a haver, recheados de bichas malucas que também comentam jogos de futebol e parecem ser todas Lampiãs por dentro, “you name it” dão comigo em doido ou eremita. Se calhar em “estilita” ou seja, um gajo que não faz a barba, nem corta o cabelo e vive sentado no topo de uma coluna, se possível, dórica. Se isso me acontecer, mudo-me para o Porto e vou viver para a Rotunda da Boa Vista onde fica a única coluna sobre a qual vale a pena viver.
Todas estas interrogações que me assaltaram a mente durante o programa de informação de que falei acima, são em si mesmos títulos sobre os quais todos nós devemos reflectir para entendermos a nossa realidade de Sportinguistas, num País em derrocada, porque é um País que só tem “um Bruno de Carvalho”, não tem dois. Não havendo dois, só existe uma Instituição Portuguesa capaz de construir um ciclo virtuoso enquanto as outras se desmancham, umas por falta de carácter e senilidade, outras por simples falta de carácter. É por isso que o Porto está podre, caduco e calado e o Benfica está podre, calado e em implosão, como aqueles prédios americanos de 40 andares que são demolidos a dinamite, pelo lado de dentro, caindo sobre si-mesmos numa nuvem de irrespirável poeira, num ruído de rebentamento e avalanche, indispensável para, no local se edificar algo de novo e bem melhor. Até o “caracoleta” dos fatos de papel almaço de 35 linhas, o “enorme” Rui Santos está quase a mudar-se para Alvalade, Quen o viu na passada segunda-Feira viu um “ferrador” quase convertido, com um martelo na mão a despachar dois na ferradura e um no cravo, numa sucessão de “meias verdades” por manifesta falta de coragem moral. Será que apoia Rui Gomes da Silva contra Vieira da Silva? Ou será que não quer perder o tempo extra nas mudanças que, sem margem para dúvidas, terão lugar depois do Sporting Benfica para a Taça?
29 Outubro, 2015 at 11:26
O mal de não rever os textos é este. Aqui fica uma só correcção: “trata-se dum sistema político que algema o Regime? Os Gregos que saíram de Portugal há 2200 anos regressam agora pela porta do PS?…”
29 Outubro, 2015 at 12:11
Túlio areje a cabeça, não passe demasiado tempo em frente à caixinha que de mágica já nada tem…
Venha até ao Funchal, vá a São Miguel, ao Alentejo ou ao Algarve… encontrará sempre um Leão 😉
Saudações Leoninas
29 Outubro, 2015 at 11:57
Muito bem.
Textos como este, Túlio, fazem deste blog uma Tasca verdadeiramente ‘gourmet’.
Nem o Gosma da Silva se sentiria deslocado aqui… 😉
Parabéns, e obrigado.
29 Outubro, 2015 at 11:47
Bom post é um tema pertinente mas temo que este assunto nunca terá resolução a relação Sócio\Adepto com as equipas acaba por ser uma simbiose ambos necessitam da outra parte e dela tiram proveito…
As equipas tiram proveito do apoio dos adeptos\sócios de forma financeira e dentro do campo, usam esse apoio para para moralizar os seus atletas, os adeptos\sócios retiram da equipa toda a alegria e emoção que por exemplo um domingo de futebol proporciona.
Não é de estranhar portanto que quando um destes vínculos se quebra haja uma reacção negativa da outra parte, pensar o contrario não passa de uma utopia. O que vejo no futebol é simplesmente isto, jogam bem e ganham troféus os adeptos acabam por aparecer, para se alimentarem dessa alegria, com cada vez mais adeptos os atletas e funcionários recebem mais apoio moral e sentem mais a responsabilidade de se superarem nas suas funções.
Acaba por ser um loop, uma fita de moebius, sem principio nem fim. Acreditar que se vai encher o estádio todas as semanas somando derrotas é irreal, querer que as equipas se superem com estádios vazios é igualmente irreal. Isto esta pode ser observado todos os fins de semana nos estádios das equipas mais fracas da primeira liga.
Mau futebol leva pouca gente aos estádios, pouca gente nos estádios, cria mau futebol pois não há receitas para investir nas equipas, nem responsabilidade perante o publico de oferecer um espectaculoso com qualidade…
O que realmente me incomoda, e que acho que deve ser mudado no Sporting, é a mentalidade, acredito que se deve mostrar o desagrado mas nunca abandonando a equipa, saindo mais cedo do estádio, nem assobiando jogadores (os assobios são para os adversários).
Reparem numa forma positiva de criticar a equipa e infelizmente usada vezes demais pela nossa claque:
Quando os rapazes
de verde e branco
entram em campo
é para ganhar
Não tenham medo
joguem à bola
e a camisola
é para suar
Este é um cântico que apesar de palavras de apoio carrega muita critica negativa para o destinatário.
Mas também vos digo uma coisa se notar que a equipa não merece aplausos também não lhos dou, sou capaz de pedir cantando ou gritando para se esforçarem e depois se vir esse esforço, então aí sim, aplaudo não posso é aplaudir algo que me desagrada…
E ainda temos o facto de cultura dos povos de que falamos, todos sabemos que os povos do sul teem sangue quente e fervem em pouca agua basta ver alguns casos no futebol italiano onde adeptos ja quiseram obrigar os jogadores a despir a camisola do clube. A norte tens por exemplo os irlandeses que podem estar levar 2 ou 3 batatas que ninguém os cala, estejam a ganhar ou a perder…
Depois há outras formas de conseguir conquistar adeptos e que consiste naquilo que aqui criticamos diariamente e que chamamos de propaganda goebbelliana, isso no meu Sporting nunca… mas nunca mesmo… prefiro não crescer e não ganhar, mas também não serei conotado como mentiroso propagandista…
E agora vou rachar lenha: Vamos acabar mas é com as conversas de segregação entre Adeptos\Socios, detesto isso e noto que é uma característica que existe apenas em nós que acaba por ser uma autentica criancice “eu sou melhor sócio porque vou sempre ao estádio” esta é das afirmações mais ESTÚPIDAS que ouço por aqui frequentemente, e completamente irrealista, se muitos de vocês fossem ver um jogo do SPORTING ao SPORTING CLUB DE LONDRES como eu já tive o prazer de ir ver, levavam uma lição de sportinguismo e de amor ao clube. E falo em Londres porque conheço, mas tenho a certeza que o sentimento é igual em todos os núcleos Sportinguistas espalhados por esse mundo fora. PAREM COM ISSO não nos trás nada de bom e só cria clivagens… ate porque existem 50.000 lugares para milhões de adeptos e 150000 sócios portanto nunca poderiam ir todos…
E nem quero entrar pela crise e dificuldades financeiras que alguns sportinguistas passam… o Sporting já foi dos ricos, agora é de todos.
SL
29 Outubro, 2015 at 12:05
Pequena correcção, se não levares a mal. É que faz muita diferença:
“Não têm medo
jogam à bola
que a camisola
é para suar…”
https://www.youtube.com/watch?v=W_EbUNCkioE
29 Outubro, 2015 at 12:10
É isso mesmo Brave, obrigado pela correçao. 😉
29 Outubro, 2015 at 12:37
Rugido.
No Sporting Clube de Londres, e tendo em conta que o Sporting não se sustenta só do ar, como achas que as pessoas ali poderiam ajudar o clube?
29 Outubro, 2015 at 13:11
Utilizei o Sporting Club de Londres pois conheço o local e as gentes mas podia ter dito o nome de qualquer núcleo sportinguista no estrangeiro quase todas as pessoas que conheçi no SCL são sócios e com muita pena deles apenas vêm ao vivo um dois jogos por ano quando estão de ferias e é por isso que fiz o comentário contra certas afirmações que vejo por aqui já há muito tempo de que quem vai ao estádio é melhor adepto do que quem não vai, acho isso ofensivo para quem por variadas razoes não pode ir e ate pelo deplorável imagem que alguns dos que vão, por vezes proporcionam estou a recordar-me por exemplo do final da taça, do êxodo a 10 minutos do fim, dos espectáculo de assobios e lenços brancos, em épocas passadas etc etc etc…
Estão longe, quando queriam estar perto, e mesmo estando longe o apoio não esmorece pelo contrario ate cresce, cheguei mesmo a ver alguns ingleses que se foram tornando clientes assíduos…
Em tudo na vida nunca gostei de pessoas de primeira e pessoas de segunda, Quanto ao SCP sou igual… para mim basta que diga que é Sportinguista.
Não acho que essa atitude traga algo de positivo só isso…
SL
29 Outubro, 2015 at 13:41
Então… quando se diz por ai essas coisas e se fazem essas comparações não estão a falar dos adeptos e sócios que estão no estrangeiro. É para o vizinho da porta ao lado, para o gajo do café e outros afins que estão a 10min. – 30 min. do estádio, falam de bola, sentados no café, criticam quem joga e até quem lá vai ver e não apoiam na verdadeira asserção da palavra. O apoio destes é ser Inácio no café, no PC, ler o pasquim e por ai em diante.
Não estão incluídas também as pessoas adeptas, beneficiárias de RSI, com pensão social, ordenados mínimos e com despesas/encargos elevados que se vejam limitadas financeiramente.
Este chapéu ó rugido não é teu, apanha outro que chapéus há muitos.
SL
29 Outubro, 2015 at 14:05
É mesmo essa distinção que pretendo fazer passar quem pode ir ao estádio, pode e acho bem que vá, quem não pode, não pode… e não devem ser desconsiderados por isso.
Ate porque quem não pode ir sempre ao estádio pelas razoes que enumeraste e muitas mais… tem sempre outra forma de ajudar o club uns assinam o jornal do Sporting outros compram merchandising, (que também podia ser um pouquinho mais variado) etc… etc… e isso é tão ou mais valido que ir ao estádio…
Não gosto muito de ver, é fazem julgamentos de forma generalizada mas enfim… adiante…
29 Outubro, 2015 at 14:59
+1
Disseste tudo!
29 Outubro, 2015 at 14:09
O Gilbreel já disse, mas reforço a ideia….
Se sou “melhor” Sportinguista que o gajo que está a meia-dúzia de Km mas não vai apoiar porque está frio, está calor, está de chuva, está a nevar? Sim , SOU!
29 Outubro, 2015 at 14:17
Isto.
29 Outubro, 2015 at 14:27
eu nessa situação especifica, só posso concordar contigo, Maria.
Mas eu gosto mais de ver cada caso, como um caso… e não há casos iguais…
29 Outubro, 2015 at 16:01
Sim é isso.
29 Outubro, 2015 at 11:52
#euvouláestar …. !!!!!! bom texto Tiago …. tudo dito !!!!!!!!!
29 Outubro, 2015 at 12:25
Os Sportinguistas não recebem lições de moral de ninguém, pelo menos na Europa.
Nem do Liverpool, que já estão num patamar elevado. “Ah têm o estádio cheio e compram muitas camisolas!” Normal, para eles um bilhete tem o custo de um café para nós. Isso é poder de compra, que os portugueses não têm. Mas a nossa alma é do tamanho do mundo, não há dinheiro ou merchandising que o compre. Não há paixão como a nossa, não há vitórias como as nossas! Os Sportinguistas carregaram durante muitos anos o nosso Clube às cavalitas e ao colo, quando ele não podia andar. Assobiaram sim, mas nunca viraram as costas ao clube, estiveram sempre lá. Se não nos reduziram ao tamanho do Belenenses, foi porque os Sportinguistas não deixaram. Do banqueiro ao trolha, todos contribuíram. Esperámos e desesperámos por ter finalmente alguém que nos mostrasse o caminho certo. E ele chegou em boa hora. Estava escrito que seria assim.
29 Outubro, 2015 at 12:27
Alguem da tasca vai para o sector B1?
SL
29 Outubro, 2015 at 15:02
Tou no B3 que é mesmo ao lado
29 Outubro, 2015 at 12:52
Então empatámos no futsal. Dedico esta frase ao Nuno Dias.
“Ó Schuster, com os teus jogadores dava-te 3 de avanço. Mudava aos 5 e acabava aos 10!”.
29 Outubro, 2015 at 14:18
Ontem foi uma exibição de amadores!
O problema é que talvez nem seja uma situação virgem nos últimos tempos…acho que a secção de futsal está a precisar de um “abanão”.
Marcão?! WTF
29 Outubro, 2015 at 13:00
OFF.
Jorge Jesus, o nosso grande maquilhador.
https://mobile.twitter.com/RivaisaMesa/status/659710519989944320
29 Outubro, 2015 at 13:14
ahahhaha parece um Lord !!!!!!!!!!! 🙂 adoro
29 Outubro, 2015 at 14:04
não foi ele que ficou mais bonito, bela. fomos nós:)
29 Outubro, 2015 at 14:14
🙂 opá tu também és um devoto de Jesus … 🙂 JJ ainda vai convencer …em Maio estarao 3.5 milhoes de devotos no Marques ( não cabemos la todos ) mas pronto …
29 Outubro, 2015 at 13:29
wtf
29 Outubro, 2015 at 13:17
Gostei do texto Tiago.
Este teu apelo à MOBILIZAÇÃO é muito importante!
Cada um de nós tem que tentar fazer o máximo que estiver ao seu alcance para que esta Onda Verde seja imparável até ao final da época.
Uns mais perto de Alvalade, outros mais longe… uns com mais posses outros com menos, mas existem muitas coisas que um Sportinguista pode fazer para ajudar o seu clube.
Se puderem ir a Alvalade, melhor ainda! Se não puderem, não fiquem de braços cruzados à espera que outros façam aquilo que compete a TODOS nós: apoiar o Sporting Clube de Portugal!
29 Outubro, 2015 at 14:01
Graças a Deus que este imbecil é do carnide. Desde quando é que os lampiões deixaram de atacar o Sporting? Quem pode falhar em “olho por olho, dente por dente” é o Sporting. Estavam à espera de ganhar 3-0, mas como levaram 0-3 foderam-se e agora vitimizam-se. São R-I-D-Í-C-U-L-O-S!!
http://expresso.sapo.pt/desporto/2015-10-29-Rui-Gomes-da-Silva-contra-ataca-Olho-por-olho-dente-por-dente
29 Outubro, 2015 at 14:31
“Rui Gomes da Silva terá admitido ter ido “longe de mais” nas críticas à estrutura do clube, estando a considerar retificar as suas declarações na próxima edição do programa.”
O gajo é um imebecil, foi apertado e já está todo borrado. Mais depressa ganhava o Moniz ou o Rui Costa uma candidatura.
Atenção que para muitos lampiões, RGS foi durante muito tempo o Guerra actual da TVI.
29 Outubro, 2015 at 14:31
“imbecil”
29 Outubro, 2015 at 14:40
A espinha dorsal ficou na barriga da mãe…
29 Outubro, 2015 at 15:30
A “espinha dorsal” ficou-lhe atravessada na garganta três vezes. hehehe
29 Outubro, 2015 at 14:03
A melhor forma de ajudar é levar um amigo adepto ao estádio/pavilhão, incutir-lhe o bichinho de ir ao jogo, de vibrar com a equipa… os amigos passam a ser socios, depois compram a GB e por ai em diante…
Há tantas coisas boas quando se vai à bola e que são extra futebol, o convivio, as bifanas, a cerveja, o escape à rotina diária, as borboletas no estomago antes de classicos… sei lá…
Foi assim que eu fui e é assim que faço.
29 Outubro, 2015 at 20:52
Exacto!
Sinto isso tudo que tu disseste.
29 Outubro, 2015 at 14:30
Bom post Tiago!
Apenas um singelo mas forte comentário composto por:
SSSSPPPPPOOOOOOOOOOOOORRRRRRRTTTTTIIIIIIIIIINNNNNNGGGG
29 Outubro, 2015 at 15:07
Hoje fiz algo que já estava para fazer à algum tempo.
Abri uma conta no ActivoBank.
Para os menos atentos, o ActivoBank é um dos parceiros do Sporting e, na abertura de uma conta, ganhamos um vale de 70€ para gastar na Loja Verde (podemos comprar merchandising, renovar ou comprar a Gamebox ou contribuir para a Missão Pavilhão).
Para isto devemos, obviamente, ser sócios do Sporting.
O montante mínimo para abertura da conta é de 250€.
A conta não tem despesas de manutenção e os respectivos cartões são sem anuidade.
É um processo simples, para o qual é apenas necessário o documento de identificação, um comprovativo de morada e um recibo de vencimento.
Os cartões são dados na hora, bem como o vale de desconto.
É importante que os interessados se apressem e se desloquem a um balcão pois evitam trabalho redobrado (fazer online não invalida que tenham de se deslocar a um balcão para rever os dados e assinar os respectivos documentos).
Os vales são limitados ao stock existente em cada um dos balcões e válidos apenas até ao final de Setembro deste ano.
Podem abrir duas contas. Por exemplo, uma em nome próprio e outra no nome do cônjuge, onde poderão constar como segundo titular e, assim, beneficiar de um segundo vale.
Podem consultar aqui a localização dos balcões.
Se ainda não és sócio, este pode ser o momento de ajudares o teu clube, beneficiando de uma oferta de um dos seus parceiros. Faz-te sócio num minuto, abre uma conta no ActivoBank, compra a tua Gamebox (ou uma camisola oficial) e apoia o Sporting Clube de Portugal.
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/bora-la-poupar-a-pensar-na-proxima-209323
Eu também abri e recomendo mesmo que não queiram ficar com a conta aberta… O prazo foi alargado para Junho de 2016
29 Outubro, 2015 at 16:02
e podem abrir no nome dos filhos 😉
29 Outubro, 2015 at 20:56
Eu abri este ano e com o voucher fui buscar á Loja Verde a camisola alternativa desta época!
Simples e eficaz.
29 Outubro, 2015 at 15:21
Off: É possível colocar disponível o lugar de game box para o sporting vender em caso de não poder ir a determinados jogos?
29 Outubro, 2015 at 15:22
Este ano é para no mínimo dos mínimos bater os 35 mil de média… Mas aponto para os 40.000!
Para a liga até agora temos 33.997 (média):
-Paços 40.639 [Sábado 18:30]
– Nacional 30 057 [Segunda 21:00]
– Guimarães 31 295 [Domingo 20:30
http://www.ligaportugal.pt/oou/estatisticas/espectadores/jogo#jogo