Não sou, por natureza, alguém que acredite que todos os campos do nosso futebol estão corrompidos, nem sou daquelas pessoas que atribui um erro de um árbitro à pressão de beneficiar este ou outro clube. Chame-se inocência, ou ingenuidade, não sou capaz de acompanhar um desporto que julgue estar viciado desde a primeira jornada. Considero a arbitragem uma profissão de risco, em constante esmiuçar e que, tendo em conta todas estas questões, é bem paga a todos os que se atrevem a desempenhar a mesma. Não gosto, nem nunca gostarei, de ouvir em todos os estádios deste país uma onda assobios ao nome do Juiz da partida sem ainda se ter dado, sequer, o apito inicial. É uma questão cultural, que nunca vai mudar, mas que me desagrada profundamente e que nos retira a oportunidade de julgar um profissional pelo seu desempenho em campo. Não me considero injusta nem facciosa a analisar lances do Sporting ou dos seus rivais. O que é penalty é penalty, o que é expulsão é expulsão e o que é fora-de-jogo não deixa de o ser só porque “é muito difícil de ajuizar”.
O Sporting foi beneficiado num lance que ditou a sua última vitória, é a realidade. Mas que não esconde o facto de cinco minutos antes um penalty claro não ter sido assinalado, nem um fora de jogo mal tirado a Teo que o deixaria isolado (apesar dos paineleiros insistirem em dizer que foi falta, quando o fiscal assinala fora-de-jogo, ao menos saibam o que comentam). E, acreditem ou não, incomoda-me ganhar assim porque sei que o primeiro alvo é e será sempre o Presidente Bruno de Carvalho.
O benefício do último jogo também não esconde a vergonha de Coimbra, nem o golo ilegal do Rio Ave. Muito menos o penalty não assinalado no Bessa, que nos colocaria agora a quatro pontos do segundo classificado. É verdade que temos sofrido as consequências de arbitragens distraídas mas, em todas as situações, o Sporting na voz do sue treinador assumiu as despesas do golo sofrido ou dos pontos perdidos, nunca atribuindo exclusivamente a culpa a quem ajuíza a partida. Se um erro não justifica outro a incompetência constante acaba por justificar alguma desconfiança.
Hoje, o Sporting e os seus altos dirigentes são investigados por condutas pouco próprias e os árbitros ameaçam mesmo o boicote a jogos do clube que mais prejudicaram esta época tudo, porque, não podem nem devem ser criticados publicamente. Estou cansada de polémicas entre a arbitragem e o Sporting, mas ainda mais cansada da constante postura de vítima de quem tem, urgentemente, de começar a assumir que pode ser melhor, que deve ser melhor e que deve ouvir propostas que facilitem o seu trabalho.
O erro humano faz parte do jogo, claro que sim. Os jogadores falham golos, os defesas falham cortes os guarda-redes dão frangos. Mas esses são os únicos factores em que a mão humana pode ter interferência constante e que provam que umas equipas são melhores que outras ao longo de mais de trinta jornadas. Não é saudável para o futebol português esta constante falta de responsabilização, este constante desculpar do indesculpável e esta vitimização de uma classe que tem sido protegida apesar dos constantes escândalos em que já se viu envolvida.
Hoje, investiga-se Jorge Jesus pelo que disse, não pelo conteúdo do que disse. É mais importante perceber a pressão que fez sobre o quarto árbitro do que o facto de insinuar que o Benfica beneficiou de arbitragens corrompidas. Mas, o Sporting vai beneficiando da estratégia, dizem eles. Porque somou 3 pontos depois de um erro, porque supostamente foi benificiado na Luz, contra um dos benficas mais ridículos dos últimos anos. Nisto tudo, apenas Lopetegui pode continuar aos gritos com os árbitros, a criticar os erros constantes e até os minutos de compensação, em plena sala de imprensa. Só o Sporting se queixa com razão, só o Sporting quer sorteios, só o Sporting promove as novas tecnologias. Mas também é só o Sporting que merece ver os seus jogos boicotados e atrasados, apesar de querer, mais que defender-se a si, defender os árbitros e disfarçar o seu fraco treino e sua fraca preparação.
*às terças, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
3 Novembro, 2015 at 21:21
“Não gosto, nem nunca gostarei, de ouvir em todos os estádios deste país uma onda assobios ao nome do Juiz da partida sem ainda se ter dado, sequer, o apito inicial.”
Os árbitros, antes do apito inicial, já têm historial/cadastro. A memória não é curta. Ainda assim, eu, com medo de me esquecer de algum, assobio todos.
3 Novembro, 2015 at 23:05
1º ponto em que estou de acordo com a Maria Ribeiro…
Também não concordo com esse coro de assobios e tenho até a certeza de que em certas circunstancias…
Esses assobios podem vir a ser prejudiciais ao Sporting…!!
SL
4 Novembro, 2015 at 11:47
Oh Max, não me diga que só concorda comigo nisso 🙂
3 Novembro, 2015 at 21:31
#ModernizeFootball
3 Novembro, 2015 at 21:47
Esse lance anulado ao Teo, penso que assinalaram offside. Não estava offside, e na minha perspectiva, nem falta cometeu.
O defesa do Estoril e o árbitro podem ir os dois para a puta que os pariu.
Em Portugal joga-se futebol de meninas.
3 Novembro, 2015 at 22:17
Nesse lance do Teo fiquei a olhar para o árbitro para ver o que tinha marcado, e ele lá levantou a mãozinha. Foi mesmo fora de jogo o que foi marcado.
4 Novembro, 2015 at 9:31
+1! Eu estava lá e a sinalética do arbitro depois de apitar foi clara…ele marcou fora-de-jogo…
3 Novembro, 2015 at 22:00
És um bocado ingénua, mas continuo a gostar de ler o q escreves, mesmo n concordando .
4 Novembro, 2015 at 9:38
+1
3 Novembro, 2015 at 22:07
Pois eu ja caguei na única jogada a nosso favor na contabilidade do Rui Caracóis.
Estamos fora da Liga dos Campeões … Por causa de sucessivos erros de arbitragem.
Nao sei de quantos milhões estamos a falar … Sem contar no valor do Patricinio que isso geraria, mais GBox e o diabo a cetra….
Puta que o pariu! ( ponto)
Caguei na corja.
Gosto de ir à frente por mérito, e ai de alguem que se atreva a tirar mo!
Este sabado tive que dispara contra um Benfiquista e contra um Bracarense que tentaram dizer por palavras diferentes que o Bruno era um palrador .,..
Foderam se… tiveram que ouvir tudo o que tinha para lhes dizer… E o sorrisinho saiu lhes da boca.
Acabou o bacano… A C A B O U S E!!!
3 Novembro, 2015 at 22:12
“Bracarense “, Tadeu? Isso existe?
3 Novembro, 2015 at 22:20
parece que sim :S
– que é da cidade portuguesa de Braga, ou dos seus habitantes; que lhe diz respeito
3 Novembro, 2015 at 22:09
Quem manda nas nomeações domina o futebol. Isto é como jogar
cartas quem dá tem sempre pelo menos um trunfo. Filipe Vieira tem
Vítor Pereira na mão que é um batoteiro a dar cartas. Este senhor
tem que saber que há vida para lá do futebol e somos nós sportinguistas
que lhe temos que lhe fazer ver isso.
3 Novembro, 2015 at 22:10
“(…) em todas as situações, o Sporting na voz do sue treinador assumiu as despesas do golo sofrido ou dos pontos perdidos, nunca atribuindo exclusivamente a culpa a quem ajuíza a partida.”
Pois, era só o que faltava, ver agora Jorge Jesus a queixar-se de arbitragem, depois de anos a beneficiar dela lá para Alto-dos-Moinhos. Ele não é parvo!
3 Novembro, 2015 at 22:15
Estás lá Maria!!
Boa posta.
3 Novembro, 2015 at 22:22
gosto do teu “avatar”… ou como é lá que isso se chama 🙂
3 Novembro, 2015 at 22:21
“Não gosto, nem nunca gostarei, de ouvir em todos os estádios deste país uma onda assobios ao nome do Juiz da partida sem ainda se ter dado, sequer, o apito inicial.”
Nesta parte estou contigo. Também abomino que assim que os bois entrem em campo para aquecimento se oiça um coro de assobios. Esperem por eles começarem a fazer asneira e depois então assobiem.
3 Novembro, 2015 at 22:23
se é para aquecer…. aquecemos todos ao mesmo tempo :))
3 Novembro, 2015 at 22:55
Bem visto, Tadeu.
3 Novembro, 2015 at 22:37
São assobios da praxe que nada significam para os árbitros, antes do jogo se iniciar. O pior é quando durante o jogo há necessidade e obrigação de assobiar aos bois pretos.
Quando a APAF respeitar o SCP, há que repensar o procedimento.
Quando Vítor Pereira respeitar o SCP há que repensar o procedimento.
Quando os bois pretos atuarem com diligência, isenção e rigor, há que repensar o procedimento.
A arbitragem tem sido, salve raras exceções, um dos grandes problemas do nosso futebol e por isso é assobiar sem contemplações, no inicio, no meio e no fim. Os bois pretos se não querem respeitar o Sporting Clube de Portugal, têm de ser obrigados e forçados a esse respeito.
3 Novembro, 2015 at 22:56
Pessoal, para os que quiserem participar na Fantasy da Liga NOS, segue o link
http://virtual.liganos.pt/
Segue também o código da Liga Privada que criei para o pessoal da Tasca
c840ac07c44a5810
A Liga já vai com duas jornadas mas nada está perdido. Partimos todos em pé de igualdade. Quem já está inscrito, mesmo em vantagem, é bem vindo também…desde que seja tasqueiro e Sportinguista.
4 Novembro, 2015 at 6:14
Já está!
4 Novembro, 2015 at 8:48
Estou lá 🙂
4 Novembro, 2015 at 10:28
I’m in
4 Novembro, 2015 at 11:59
Já estou lá… Só deu para pôr o Patrício, Jefferson e Slimani (+ alguns emprestados tipo Palhinha, Iuri,Semedo)! Mas até que não ficou mal.
E Fantasy da NBA alguém joga?
4 Novembro, 2015 at 12:06
Não jogo, mas podiam criar que jogava também 🙂
Curry e mais 4.lol
4 Novembro, 2015 at 12:45
Também alinho
4 Novembro, 2015 at 12:55
Tem de se criar uma conta yahoo?
4 Novembro, 2015 at 13:08
É no site da ESPN. Temos é de marcar uma hora para fazer o Draft…
4 Novembro, 2015 at 14:45
Assumo, ainda não percebi nada daquilo :p
4 Novembro, 2015 at 20:30
É um bocadinho mais complicado mas nada demais…
4 Novembro, 2015 at 12:39
Contem comigo
4 Novembro, 2015 at 12:42
O meu plantel há lugar para tripeiros nem lampiões!
4 Novembro, 2015 at 12:46
Peço desculpa mas enganei-me a escrever a msg.
O que queria dizer era que no meu plantel não há lugar para tripeiros nem para lampiões!!!
4 Novembro, 2015 at 13:09
No meu também…
4 Novembro, 2015 at 12:53
Done.
3 Novembro, 2015 at 22:58
Parabéns aos aniversariantes amendonca e narasihma. Que contem muitos com saúde.
3 Novembro, 2015 at 23:11
Antes preocupava-me, agora riu-me, quanto mais espicaçarem o presidente, mais ele lhes vai fazer a vida um inferno, mais os Sportinguistas andaram atentos e unidos em torno do clube, mais barulho vai surgir, abafando assim a máquina de propaganda lampiã.
Já meti uma coisa na cabeça, para sermos campeões este ano, não basta apenas vencer os jogos, terá de existir este ambiente de guerra até ao final, pois só assim conseguiremos combater tudo o que nos atirarem, pois o nosso estado será de fight & resist e será mais fácil lutar e resistir a todas as novelas que venham a surgir.
Todos juntos contra essa Escumalha, bora lá!
4 Novembro, 2015 at 0:04
O caracolinhos continua a pregar no deserto.
Liga real – Sporting tem 5 penalidades não marcadas a seu favor
votação:
O Sporting é considerada a equipa mais favorecida com 95% dos votos
Paízinho do faz de conta. tristeza!
4 Novembro, 2015 at 0:10
Muito sinceramente estou farto da APAF, do CA, do Fontelas, do Pereira e dos árbitros todos.
Vamos ver se nos entendemos. A grande desculpa deles é: “o árbitro é humano e pode errar e quem se queixa, só tem de jogar mais”.
Pois muito bem. Alguém sabe como se trata o árbitro no Brasil? Juiz. E o que é que o juiz faz? Medeia uma disputa entre duas partes de forma imparcial e, espera-se, competente!
Agora imaginemos que um destes indivíduos – árbitros de futebol pagos a peso de ouro – tem uma disputa em tribunal contra outra pessoa. Contrata o seu advogado que escolhe algumas testemunhas e monta o caso de forma suficiente para o ganhar. Agora, imaginemos que o juiz, supostamente imparcial, começa a impedir as testemunhas de falar…porque não gostou do corte de cabelo de uma…porque a outra usava suspensórios…porque não estava atento e não ouviu tudo o que outro disse… E chega-se ao fim do julgamento e, aquele que achava ter feito o suficiente para ganhar, perde o caso.
Será que seria aceitável que o juiz viesse dizer que não viu, que errar é humano, que deveriam ter montado um caso melhor?
Então parem lá de andar com paninhos quentes que ganham dinheiro mais do que suficiente para serem profissionais e competentes.
4 Novembro, 2015 at 5:52
Não assobiem os árbitros… taditos !!!
De certeza que eles depois de prejudicar o Sporting, vão para casa em estado de profunda tristeza pelo erro que cometeram, alguns nem conseguem ir para casa, vão afogar as magoas para o Museu da Cerveja!
De certeza, que o arbitro Sergei Karasev do Sporting-Schalke (esse génio que confunde a cara com a mão) ainda hoje, quando vê uma camisola verde e branca lhe veem as lágrimas aos olhos, se é de riso ou tristeza, não sei.
Coitado do míope Pavel Královec, que não vê o golo marcado com a mão, pelo jogador Doumbia do CSKA, talvez tenha de trocar de lugar com o fiscal de linha que apesar de mal colocado, conseguiu ver e anular um golo ao Slimani, alegando que a bola descreveu um arco e saiu do terreno de jogo, depois de carrillo bater o canto. Engraçado o facto de apenas ter anulado o lance depois de Slimani ter marcado o golo, ou seja 3\4 segundos depois do canto batido.
https://www.youtube.com/watch?v=SYmar8loooQ
Tenho também a certeza, que o arbitro Turco Cuneyt Çakir que não viu uma mão escandalosa de beretzuski aos 72 minutos, tambem esse ficou devastado com o acto que cometeu contra o Sporting, e que ainda hoje se penitencia na sua capela privada.
Por falar em Capelas, deixo aqui um vídeo para que analisem como os árbitros são limpinhos, e são algo acima de qualquer suspeita. Uma imagem vale mil palavras como tenho pouco tempo para escrever aqui fica:
https://www.youtube.com/watch?v=VVFnSJPFVn8
São tão bons, mas tão bons, e teem tanto, mas tanto mérito, que alguns veem o seu nome atribuído a uma taça, a famosa Taça Lucílio Batista:
https://www.youtube.com/watch?v=SYmar8loooQ
Enfim esquecer tudo isto, é dar folga a quem nos quer mal…
Quem comete “erros”, merece castigo… senão, compensa “errar”….
SL
4 Novembro, 2015 at 9:09
Acho que o capela foi o cabrao que nos roubou mais até agora. Seguido de Duarte Gomes e afins. Temos de ser forte em Arouca…. Esta nomeado o careca lampião.
4 Novembro, 2015 at 9:02
Off muito importante:
A feira popular para mim, morreu.
4 Novembro, 2015 at 9:27
Epa já tinha pensado nisso, o ar fica irrespirável com a proximidade da etar
4 Novembro, 2015 at 12:57
Ela já morreu há muitos anos…
Agora quiseram “ressuscitá-la” e “lãpioná-la”… É o que dá o fanatismo de braço dado com a ‘real politique’ deste país de faz de conta…
4 Novembro, 2015 at 9:11
Acho que não houve penalty algum no Bessa.
4 Novembro, 2015 at 9:19
Claro, estavas a ver outro jogo.
4 Novembro, 2015 at 9:28
Looooooool
4 Novembro, 2015 at 9:43
De facto não houve qualquer penalty no bessa….. assinalado pelo LADRÃO do apito!
Porque jogadas para penaltys…. tens uma em cada parte:
1º parte —-> corte com o braço do defesa a um cabeceamento do Slimani
2ª parte —> puxão continuo ao Slimani, tendo o mesmo tentado seguir com a jogada
E na 1º parte ainda marcámos 1 golo Limpo!!! O jogo acabou 0-0, pelo que só alguem ignorante ou de má-fé não reconhece o roubo que foi esse jogo!
4 Novembro, 2015 at 9:44
Também avho acho que não há penalti nenhum, existe sim é o golo Mal anulado ao Slimani.
4 Novembro, 2015 at 10:23
+1!
4 Novembro, 2015 at 12:05
O Afonso tem razão
Não houve qualquer penalty
Houve um defesa de braços abertos a interceptar uma cabeçada, mas não foi assinalado.
4 Novembro, 2015 at 9:46
Maria, tens uma perspectiva acerca das arbitragens que é coerente com a boa-fé que toda a gente deveria partilhar no relacionamento com os outros. Se assim fosse, não haveria guerra, não haveria roubos, nem haveria injustiça e provavelmente, não haveria fome no Mundo, exploração dos mais fracos, raptos, pedofilia, tráfico de droga, trafico de pessoas, trabalho escravo. Também não haveria “migrantes” vindos do Médio Oriente, nem Estado de Israel e os Palestinianos viveriam em paz com os vizinhos desde que eles mesmos não desencadeassem uma guerra com algum deles. A realidade, porém não se compadece com os nossos mais profundos desejos e o mau carácter é transversal a toda a humanidade, manifestando-se de alto abaixo revelando comportamentos sem escrúpulos de Políticos, Industriais, Financeiros, empresários, assaltantes, advogados, Juízes, Polícias, Médicos, contínuos de empresas, telefonistas, Pais de Família, Mães, Filhos Dirigentes de Clubes, da UEFA, da FIFA, Dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol, Árbitros, Treinadores e Jogadores.
Se em cada uma das nossas profissões errássemos à razão daquilo que erram os árbitros nos jogos de futebol em Portugal e no Mundo, seríamos todos despedidos por incompetência , má-fé e dolo. Porque há de tudo entre os árbitros. Há uma escassa minoria de gente inteligente, de carácter forte e séria que erra pouco, e uma maioria infindável de gente que erra sistematicamente de uma forma geral em benefício do Benfica e do Porto e em prejuízo do Sporting. Essa é a realidade. Por estupidez, mau carácter cobardia, incompetência e todas as outras causas determinantes dos erros cometidos, o resultado final é sempre o mesmo. Há anos que se repete sem cessar. Há décadas que o Porto é beneficiado, locupletando-se com campeonatos e títulos à custa alheia e enriquece, sem causa, de forma não só ilegítima como, também ilícita. Na última década Porto e Benfica repartiram o espólio dos assaltos ao Sporting e a todos os outros clubes. O recurso a armas ilícitas são eles que o fazem mas, as balas que matam as legítimas expectativas de verdade e justiça, são as arbitragens que se deixam corromper e usar, como prostitutas, por quem quer que pague. Infelizmente é essa a realidade.
4 Novembro, 2015 at 9:48
“Come on Ryan!!!!!!!!!”
4 Novembro, 2015 at 9:53
Maria…os problemas dos arbitros são vários:
1º Têm de agradar a quem manda neles, que por sua vez tem de agradar à sua boia de salvação, o orelhas! O arbitro da final da taça foi muito claro quanto a isso.
2º São maus por natureza…vêem mal mesmo quando querem apitar bem…
3º Não têm ninguém que os treine como deve ser, que os ensine como deve ser, que crie um critério!
4º Há muitos lances efectivamente difíceis de apitar!
5º Com tudo acabam por ser uma classe MUITO pressionada!
Soluções:
1º Tirar a arbitragem de qualquer influencia dos clubes! Ou seja a arbitragem tem de ser um organismo totalmente autónomo, fora da FPF, Liga ou influencia dos clubes;
2º Criar árbitros profissionais e equipas de treino que os potencie e façam a gestão de tudo o que os envolve;
3º Todos os meios possíveis de ajuda tecnológica, incluindo video-arbitro.
4º A maior transparência possível, com a comunicação das notas, as justificações, conf. de imprensa a ajudar a perceber os erros;
5º Leis que protejam o futebol! Leis que castiguem TODOS os que falam indevidamente de arbitragem, leis que permitam que as queixas internas não caiam em saco roto, leis que permitam uma avaliação sérias dos árbitros.
6º Acabar com reclamações de jogadores, conversas de treinadores durante o jogo! Com o arbitro fala SÓ o capitão e com modos!
7º Microfone no arbitro que permita que o arbitro explique a decisão! Não que toda a conversa seja audível mas que seja gravada e depois possa ser ouvida.
O problema é que em Portugal, em vez de se discutir tudo isto se anda a discutir pormenores e em geral parece que a arbitragem está muito bem e recomenda-se! O que está mal são os que se queixam depois de serem prejudicados! O que interessa é o jogo absurdo que se assistiu esta semana de fingir que não interessa foras-de-jogo mal marcados e penaltis não assinalados, apenas um fora-de-jogo não assinalado como se tudo o resto não tivesse influencia! É o futebol a ir buscar o mais reles da politica (de onde vêm os Gomes da Selva e os Mr. Burns), que é a repetição de uma parvoíce ou uma mentira (ou ambas) muitas vezes vai torná-la verdade!
Ao Sporting para mim cabe um e um só papel! Uma campanha consertada, convicta e muito audível a favor de todas as alterações na arbitragem que o Sporting defende! Usem o Site, o Jornal, as redes sociais e tudo mais para repetir o que defendemos (e não é só o video-arbitro) até à exaustão, até se convencerem que não é só queixume…mesmo até o mais parvo seguidista ser obrigado a pensar 2 minutos! É urgente uma reformulação e revolução da arbitragem e o Sporting tem de ser líder nesse caminho!
A verdade Maria….é que eu não posso dizer o mesmo que tu sobre os assobios! Talvez pelos erros ou pela intencionalidade ou não de prejudicar não sejam justos mas a verdade é que são COMPLEMENTE justos pela inercia e pela falta de vontade de serem melhores e uma classe diferente e evoluída! Isso significa que algo os move para essa inercia e garantidamente não é uma coisa boa…
PS: Desta análise vou tirar algo que tem pouca solução….o pagamento directo a árbitros para beneficiarem ou prejudicarem X. Isso é crime e nada a não ser uma investigação criminal o pode evitar…
4 Novembro, 2015 at 10:03
Eu com toda a sinceridade, se mandasse na arbitragem, um dos testes a realizar, além dos testes físicos, escritos, psico-técnicos e de despiste de drogas era o de obrigar os árbitros (ainda na sua fase inicial) a efectuarem partidas de futebol. Punha-os a jogar um jogo de equipas que disputasse a CNS. Obrigava-os a jogar a avançado ou no meio-campo. Isto para que começassem a aperfeiçoar o intensómetro. Era bom para a carreira deles levarem umas charutadas bem assentes. A terem noção do ridículo de muitas decisões tomadas por essas classe de vigaristas. Esses bois, como por exemplo o Artur Soares Dias, querem tirar o protagonismo às verdadeiras estrelas da bola. Aposto que que mitra do ASD ficou carregado de inveja pelo facto do JJ ter sido capa de revista da GQ e nomeadamente Homem do Ano! Puta que pariu essa classe. Não tenho nenhum respeito pelos árbitros. São tudo uma cambada de chulos que sofriam prácticas de bullying no jardim-escola e que um dia quiseram mostrar ao mundo que tinham poder.
4 Novembro, 2015 at 10:13
Desculpem o off….
O jogo da taça contra o carnide já tem horário? (fala-se em ser à hora de almoço)
4 Novembro, 2015 at 11:57
21 às 20
4 Novembro, 2015 at 12:27
A serio?
Estive a pesquisar….ontem as 20h no facebook o “Sporting” dizia que ainda nao havia data nem hora….
4 Novembro, 2015 at 13:16
Não era para ser pelas 12h30???
4 Novembro, 2015 at 14:12
Falou-se as 12h30 de Domingo….
Mas oficialmente ainda não há data…
4 Novembro, 2015 at 14:15
Afinal…..
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/photos/a.402235511554.185820.98098491554/10153108611706555/?type=3&theater
21 Novembro as 20h
4 Novembro, 2015 at 10:24
Arbitrar é difícil, especialmente porque o ritmo de jogo e a capacidade atlética dos jogadores aumentou imenso nos últimos anos.
O escrutínio das televisões, a que se junta a divulgação imediata e global da internet, analisa cada jogada de ângulos a que o árbitro não tem acesso, e a uma velocidade (se bem que o slow-motion muitas vezes leva a resultados enganadores) que permite ver tudo quanto é pormenor.
Posto isto, é claro que se deve facilitar a tarefa dos árbitros, tendo como base a ideia de que o erro nunca será eliminado a 100%. Mas é possível reduzir, e com ajuda de tecnologias hoje disponíveis.
Por outro lado, a questão da suspeição nunca será posta de lado. O futebol mexe com demasiados dinheiros e interesses para que fique liberta do fantasma da corrupção, seja em decisões de nomeação de apitos seja em questão de votações para organização de mundiais.
O único modo de eliminar alguma desta suspeição é tornando os processos transparentes. Daí que o sorteio, não sendo uma boa metodologia, acaba por entrar neste lote, pois retira da equação o ser humano e deixa tudo nas mãos de um procedimento automático, ainda que este seja quase que totalmente aleatório.
Publicação de relatórios, publicação de notas, listagem de prendas recebidas (que vá desde o sumo de pacote ao voucher), são outras medidas a implementar.
Esta história das caixas (que não acredito corromperem alguém, mas isso é outra história) poderia ter sido evitada caso as ofertas tivessem sido registadas. Agora estamos numa neblina em que uns admitem receber, outros nunca ouviram falar, outros receberam mas não usaram, enfim, o diz-que-disse que não chega a lado algum.
Por último, há leis que não fazem sentido ou deixam tudo nas mãos de um critério arbitrário. Cartões amarelos (faria sentido um amarelo ao fim de X faltas??) ora saem ora ficam no bolso, bola na mão com intenção (como se mede a intenção???), conduta incorrecta (chamar fdp ao adversário não seria vermelho??), há toda uma cartilha que coloca o poder nas mãos de um tipo de apito, podendo ele exercê-lo como bem entender.
4 Novembro, 2015 at 10:52
A “pressão” dos árbitros em Portugal ao Sporting só muda (infelizmente) no dia em que um boi levar um aperto “a sério” no Estádio de Alvalade após uma das muitas “sessões de gozo pessoal” que temos vindo a assistir no nosso Estádio.
Por principio sou contra a violencia, mas isto já passou todos os limites e os bois já demonstraram por mais do que uma vez que não são pessoas de bem e não têm principios nem sabem o significado da palavra Ética.
Por isso…. um “aperto” acho que faria maravilhas ao futebol Português!
4 Novembro, 2015 at 11:40
O Football Leaks tentou voltar outra vez!
Os novos documentos estão todos aqui https://twitter.com/parvodavida
Entretanto o site ficou offline, mas os documentos continuam disponíveis.
4 Novembro, 2015 at 20:39
Estranho…
4 Novembro, 2015 at 12:20
Maria, concordo com tudo o que escreves, com uma excepção: não me sinto minimamente incomodado ( e o BdC muito menos) com a vitória contra os Trafficantes. Já não falando das vergonhosas épocas anteriores, só nesta fomos prejudicados nos jogos em que perdemos pontos: o penaltie e expulsão do João Pereira contra o paços é muito discutível e no bessa foi a vergonha que se viu. portanto, incómodo não é um mimo que se atribui a nós, pelo menos a mim.
(já agora, dizer-se que o carnide foi prejudicado num suposto penaltie que ninguém viu, num jogo em que foram massacrados e goleados, só torna os lampiões mais ridiculos do que eles já são.)
4 Novembro, 2015 at 13:26
Desde que há cerca de 20 anos atrás um ex-árbitro, amigo da familia, da 1ª categoria me disse que “O FUTEBOL PORTUGUÊS É UMA MENTIRA” que a minha forma de observar um árbitro se resume aos primeiros 15 minutos do jogo… Logo ali se vê ao que vem.
E, desculpa lá Maria, mas eu também não ‘embarco’ nessa de ‘paninhos quentes’ nessa gente que tanto tem prejudicado, intencionalmente, o Sporting Clube de Portugal! Para mim parto sempre, não com um, mas com os dois pés atrás para falar do desempenho de qualquer árbitro.
Tal como a maioria dos Sportinguistas também eu peço uma arbitragem com recurso ás novas tecnologias, por forma a que se possam minimizar os erros a um limiar de razoabilidade que se torne aceitável e não esta pouca vergonha que observamos fim de semana sim, fim de semana sim, umas vezes de forma mais descarada, outras mais encapotada, mas sempre a tentarem prejudicar o NOSSO SCP!
A essa gentalha mais depressa dou com um barrote do que uma palmadinha nas costas!!!
SL