Nesta semana reflecti sobre muitas coisas no meu Sportinguismo. Imagino-me sempre como um leão aguerrido com a juba sempre majestosa e pronto para qualquer luta. É a imagem que cultivo da minha “personna” clubística. Mas, a vida, os acontecimentos e as “cenas” talvez me tenham provado que afinal ainda havia uma parte do leão que estava realmente adormecida.
No verão, quando Jorge Jesus subiu a relvado e fez o seu primeiro discurso de leão ao peito, eu estava lá, disposto a uma conversão, disposto a aceitar que aquela pessoa pela qual não tinha empatia alguma fosse o próximo líder das minhas esperanças. Quando afirmou a alto e bom som que vinha para ajudar a “acordar o leão adormecido…” pensei que a frase era desapropriada. Afinal o que haveria para acordar ainda mais num Sporting versão panzer cafeínado da era BdC? O que haveria ainda para ressuscitar na alma leonina? Como se atrevia Jesus a querer entrar em nós novos Lázaros?
Pois que tenho de admitir que tinha razão. Eu sou prova disso. Assim que acabou o último derby… estava, confesso, cheio. Cheio de alegria, orgulho e a baba escorria… houve quem estivesse ao pé de mim que reparasse e tivesse de recomendar que parasse de falar no Sporting, nos jogadores, vesti a camisola do Sporting ao meu filho que ainda com a coroa de aniversariante me perguntava: “Papá…vamos ao jogo?”. Eu respondi para mim mesmo “Era o que me apetecia, foi o que me apeteceu”. Os convidados que ainda restavam da festa também estranharam e riam-se com a situação, um dos poucos benfiquistas presentes e talvez (muito) aziado com o resultado atirava o que pensava ser uma grande tirava de intelectual de Carnide: “olha… já vestiu o pijama”. Aquilo não podia vir em melhor altura, pois acabava de me dar a deixa perfeita…disse ao puto para que todos ouvissem: “esta é a maior e melhor prenda que te posso dar”.
Entre o que disse e o que pensei, havia ainda assim uma diferença. O meu filho não irá herdar um Sportinguismo definhante, esmorecido, expectante e distante. Irá receber da minha parte o fervor, a confiança e o amor incondicional que tenho por este clube… para este miúdo de 5 anos o Sporting significará sempre algo grande, majestoso, maior que o tempo, maior que os jogos, maior até que as nossas pequenas e curtas vidas. A minha maior prenda para o meu filho será a sua educação e amor, as duas melhores armas para a sua futura vida. O Sporting fará parte da educação para a luta, a conquista, a persistência, a lealdade e partilha de ideais. Mas também será uma educação para amar, para prestar devoção à alegria, à festa e à comunhão com outros.
A minha herança de Sporting jamais será um Leão Adormecido.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
25 Novembro, 2015 at 17:52
aqui outro pai Leão colando-se a esta belíssima linha de pensamento!
25 Novembro, 2015 at 18:17
+ 1 por aqui. Para já na fase Jubas, ainda…
Saudações Leoninas
25 Novembro, 2015 at 18:52
+1 também
25 Novembro, 2015 at 18:55
+1
25 Novembro, 2015 at 19:08
Mais um aqui a identificar-se a 100% com o texto.
Vou aproveitar para escrever mais umas coisas…
O meu miúdo tem 7 anos e só o fiz sócio quando ele manifestou a vontade de o ser.
Na minha maneira de ver, estas coisas não devem ser forçadas, têm de ser ensinadas.
Nunca disse mal do Benfica, nem de outro clube à frente dele.
Nós não somos contra os outros, somos pelo Sporting.
E estou tão seguro dos valores que o Sporting representa para mim que nunca tive de lhe empurrar nada à força para dentro da cabeça.
Só quando vi que o bicho já estava lá dentro, bem dentro, e que espero que não venha a sair, é que o fiz sócio e lhe comprei uma camisola – e se as Stromp deste ano são lindas!
(o meu sogro, meu fiel companheiro nestas lides, já lhe tinha dado outra quando ele tinha 3 anos e que agora só lhe serve nas orelhas).
Resta dizer que o meu irmão é benfiquista e um dos meus cunhados é lampião.
Uma nota final: é com filhos nestas idades que aprendemos a dar valor aos jogos às 3 da tarde, 4 da tarde. Jogos à noite são uma oportunidade perdida de reforçar o espírito de leão no coração dos pequenitos.
25 Novembro, 2015 at 21:05
Disseste tudo
26 Novembro, 2015 at 9:54
+1
25 Novembro, 2015 at 18:01
Estava aqui a procura da data da Jantarada da tasca neste Natal, mas não encontro. Onde posso encontrar mais detalhes ?
Saudações Leoninas
25 Novembro, 2015 at 18:20
Mais um pai aqui que, tal como o Cherba, se cola à tua linha de pensamento, Javardeiro.
É isto mesmo: “A minha herança de Sporting jamais será um Leão Adormecido.”
25 Novembro, 2015 at 18:20
Grande palmelão e, entretanto, sabe-se que Jorge Sousa teve nota negativa no jogo da taça.
Se o Sporting for campeão, os árbitros vão descer todos de escalão?
25 Novembro, 2015 at 19:54
Atenção Pavel, tudo se está a organizar para expulsar da primeira liga, também, os árbitros portistas. Os do Sporting já foram todos para as distritais…
O Vítor Pereira e o Vieira (Até rima, não rima?) mereciam um balázio para elefantes entre os olhos.
25 Novembro, 2015 at 18:23
Já aqui o disse uma vez e vou voltar a repetir: na educação de um puto, o clubismo deve ser posto de lado. O processo de viver/praticar desporto é que deve ser alimentado. Se queres obter um excelente Sportinguista não o “empurres” para o clube e “empurra-o” para o desporto praticado e vivido em condições. Antes do clube está MESMO o desportivismo, e …. vocês sabem do que estou a falar ….
25 Novembro, 2015 at 18:26
Tens razão mas é impossível não incentivar a um SPOOOOOOOOORTING gritado a plenos pulmões 🙂
25 Novembro, 2015 at 19:47
Claro! fiz o mesmo! aos quatro anos ambos eram do Sporting. Aos seis ambos passaram para o benfica à conta de um avô, que no entanto era merecedor de muitíssimo respeito. É estranho mas também há desses! O sacana tinha mais tempo que eu ….
Mas como se escreve direito sobre linhas tortas, o mais novo (13 anos agora) em hóquei é genuinamente sportinguista! acredita que é verdade! Vai ver os jogos comigo, saúda os gajos todos no fim dos jogos e é uma coisa inacreditável com a equipa. Não sabe o nome de um jogador do benfica … em quer saber. Vale o que vale, mas gosto assim.
25 Novembro, 2015 at 18:58
Pois eu estou totalmente em desacordo. Uma das heranças que um pai / mãe pode deixar a um filho é tentar passar-lhe o amor pelo clube. Não de forma imposta, mas cultivando a paixão, regando-a com idas aos jogos, compras de camisolas, etc.etc. Se cada sportinguista não o fizer será na escola ou em outros sítios que os nossos filhos irão beber a inspiração clubística. E o futuro do nosso clube começará a estar mais comprometido. Obviamente se no final entenderem que devem renegar a escolha que procurámos induzir estarão no seu direito. Nada disso é incompatível com uma boa educação desportiva e com os valores do desporto. Que por coincidência estão muito mais inculcados num clube eclético e que se tem regido por princípios, do que em outros em que a corrupção de agentes desportivos foi usada e abusada para atingir os seus fins.
25 Novembro, 2015 at 19:37
O facto de o Sporting Clube de Portugal ser o clube ideal para uma sã educação desportiva até devia motivar que se evitasse justamente a referência que fizeste no teu último parágrafo. Isso é para nós “adultos”, e é fundamental!! Eu quase não faço outra coisa! mas ver putos, como tenho visto, de 12 anos e com um discurso guerrilheiro é absolutamente lamentável. Vê-los assim, aos sete, nem tem explicação… e já vi … e com um alarve e aprovador sorriso dos pais … e para meu desconcerto o pai diz-se sportinguista … é arrasador. Fode tudo o que se anda a tentar fazer. E essa quase que passou a ser uma cruzada minha: 1º. puto razoável. depois Sportinguista. Peço desculpa pela seca.
25 Novembro, 2015 at 19:24
Não… Podem escolher ser do scp ou do Sporting clube de portugal… É escolher destes o mesmo. Não fui democrático neste ponto.
25 Novembro, 2015 at 20:39
Tal como o Presidente disse…
“Lá em casa somos muito democráticos é tudo do Sporting”
25 Novembro, 2015 at 18:28
Alguém me sabe dizer se o belenenses para a liga europa joga em casa ou fora e com quem?
25 Novembro, 2015 at 18:30
Em casa com o Lech Poznan
25 Novembro, 2015 at 18:30
“A minha herança de Sporting jamais será um Leão Adormecido.”
A minha passa por dois bem acordados.
25 Novembro, 2015 at 18:51
Leão de plástico, estás cada vez melhor! Disseste o que me vai na alma e relataste o que fiz com os meus filhos (Duas raparigas e um rapaz agora, duas Mulheres e mães e um Homem e Pai) Todos o meu orgulho como seres humanos e Sportinguistas do fundo dos corações. Tenho netos 4 e mais um a caminho. Todos Sportinguistas e todos, a renovação do meu orgulho de <<<<<<pai, agora na manifestação que os netos são da presença neles dos meus Filhos, os mesmos valores, a mesma vontade e verticalidade férreas, um Sportinguismo ilimitado e bem fundado. Também eles, tal como eu descortinamos no Sporting os valores que correspondem a uma importante parcela dos valores que defendemos para a vida. Claro que a vida não é só desporto mas, os valores no desporto decorrem dos valores e princípios que perfilhamos, n para todas as vertentes da vida e a adesão dos nossos corações ao Sporting dá-se por via dos valores que informam o Sporting. Não poderíamos pertencer a mais nenhum Clube.
às vezes pergunto-me se há gente como nós nos outros clubes. Respondo a mim mesmo que poderá haver mesmo muito parecidos connosco e ainda hoje almoçámos juntos, 4 irmãos que são unha com carne mas, infelizmente, os dois mais novos, são Benfiquistas.
Discutimos o Derbi de Sábado e ambos reconheceram que,
1. Temos um verdadeiro e saudável Presidente (que detestam porque se opõe ao clube deles mas que reconhecem como estando certo em todas as questões que tem colocado à sociedade portuguesa, benfiquistas incluídos!).
2. Que o Sporting jogou 10 vezes mais que o Benfica que, jogou pedras.
3. Que Vieira cometeu entre outros erros, aquele mais grave de ter corrido com JJ.
4. Que Vieira é um criminoso perigoso e que vai deixar o Benfica, mais cedo ou mais tarde nas lonas. seguindo ele directamente para os calabouços da Judiciária.
5. Que os jogadores do benfica estavam instruídos pelo treinador e pelo Presidente para lesionarem jogadores do Sporting, de maneira a não serem capazes de produzir um futebol ganhador no jogo da taça.
Na opinião de um dos meus irmãos, este jogo foi o princípio do fim de Vieira para o outro, a malta engole tudo o que Vieira lhes queira dar e o gajo está de pedra e cal.
A minha pergunta é a seguinte: Porque raio não são Sportinguistas como os dois mais velhos?
A resposta é, sofreram uma influência maléfica de um tio por afinidade que era Lampião, já que para o meu Pai o desporto só interessava se fosse a selecção no Hóquei ou no Futebol. Era avesso a filiações clubísticas, partidárias ou outras (tipo associações secretas, etc.) O Clube do Nosso Pai era a Nação, como ele costumava dizer. Tudo o que é Nacional somos nós contra os outros. São essas circunstâncias que nos definem porque não há gente melhor que a nossa, principalmente os Beirões. Era tão Beirão e tão Nacionalista que costumava dizer-nos que, se nos perguntarem de onde somos, que devemos responder que somos Portugueses e se insistirem, devemos dizer que somos de Viseu, nascidos por acidente em Lisboa…
Por tudo isto, custa-me ver a Selecção Nacional "carnidizada" e acho que o Sporting os devia mandar f*d*r e não ceder jogadores ao Santos que, é um benfiquista a soldo dos interesses do benfica, nada mais senão isso. Mais um gajo intelectualmente desonesto que nada tem a ver com os meus dois irmãos mais novos. Não entendo porque raio aqueles dois não se mudam de armas e bagagens para Alvalade.
Há um amigo meu que tem uma dezena de irmãos e irmãs que costumava interferir permanentemente na educação dos outros todos, todos mais novos que ele. Um dia a bagunça à refeição era tal que perguntou ao Pai, porque razão só ele, de entre todos os irmãos, era educado e os outros todos um desatino, O Pai respondeu-lhe : – Porque tu foste o único foi educado sem a tua própria interferência.
Eximo-me, por isso, de tentar educar os meus Irmãos mais novos, até porque um já é avô e, consequentemente, ineducável e ao outro, muito mais inteligente que eu, nunca o consegui convencer e não quero auto-excluir-me dos nossos almoços semanais. Semanais, às vezes, amanhã vou almoçar com o ineducável, outra vez e vou dar-lhe cabo da moleirinha por causa das caixas do SLB que, se não fossem entregues à socapa, secretamente, em segredo, não poderiam conter Vouchers para o Museu da Cerveja. Eu, não acredito e perguntei-lhe se o Museu da Cerveja era a Santa Casa da Misericórdia pois, se assim fôr, exijo ir lá comer lagosta, beber Moet et Chandon, acabar com trouxas de ovos da Chamusca e um balão de Napoleon e pagar sete euritos. Ele disse-me que aquilo funcionava como uma apólice de seguro de grupo e eu, não discuti mais. Vinha no carro e pensei, o que interessa é o valor percebido pelo corrompido, não o valor que o bem tem para o corruptor mas, demorei a chegar lá, demorei uma hora! Por isso, sem lhe dizer porquê, telefonei-lhe e disse-lhe que queria ir almoçar com ele outra vez amanhã. Não lhe disse foi a razão mas, tenho de me preparar porque discutir com ele é pior que um exame oral na Faculdade de Direito, a matéria que ele ensina… muito complicado. Também vou procurar saber que opinião tem ele quanto à minha intenção de, em conjunto com um grupo de outros sócios, accionar o Benfica por danos desportivos e morais causados ao Sporting, coisa que eu acho que tem pernas para andar mas que preciso de uma ajuda "Superior" para fundamentar. se eu tiver razão, dá-ma. Se achar que não tenho, pondero a opinião dele e ainda que leve na cabeça farei aquilo que entendo dever ser feito.
Por hoje já está.
Spooooooooooooooooooooorting!
25 Novembro, 2015 at 21:03
Pensava que mais ninguém conhecia as trouxas de ovos da Chamusca xD
25 Novembro, 2015 at 22:33
Exelente ideia essa do tribunal Tulio, isso ja me tinha passado pela cabeça mas era em relaçao à fifa.
Como os estatutos dizem que o Sporting é o conjunto dos seus socios, eu questiono-me se nao podemos enquanto socios fazer queixa à fifa em nome do Sporting! Porque podemos fazer um dossier em betão contra a fpf.
Somos um autentico exercito de apaixonados, tenho a certeza que fariamos algo interessante!
Em todo o caso parabéns pela ideia porque é isto que é preciso, tanto as lamparinas como a apaf têm que sentir que guerra com o SCP é experiencia dolorosa!
Longe vai o tempo dos croquetes “baixa calças”!
Se forem atacados de todos os lados como eles fazem, estes caes nojentos vao pensar duas vezes antes de se virarem contra nós.
Alias acho que se arrependimento matasse o traficante mor ja estava esticadinho.
O que ele nao daria para poder voltar atras e fazer como o bufas que preferiu distancia de picardias com o novo Sporting. Tentou com o Ghilas no inicio, acabou a pagar mais que a clausula por esse coxo e nós ja tinhamos o Slim na manga por 300K, depois foi o episodio do palhaço e levou 3 no cu em pleno dragão, chegou para o bufas perceber que a melhor estratégia para ter paz era evitar problemas comnosco!
26 Novembro, 2015 at 7:34
Aguardo ansiosamente por o resultado desse almoço….
25 Novembro, 2015 at 19:07
Muito OFF OFF
Não querendo estragar este excelente tópico, mas detectei esta informação num documento da Doyen, que no mínimo configura uma grande promiscuidade, que já sabíamos existir, agora envolvendo árbitros ….
Professional Services Agreement
ORIGINAL
9/2/13
Doyen Sports Investments Limited
Bruno Paixao
EUR 45K per Annum
3 months notice
25 Novembro, 2015 at 19:22
Explica lá isto?!
25 Novembro, 2015 at 19:24
Se percebo o documento ainda tem mais estas regalias:
Other Guaranteed Bonuses include: 10% of Net realised gains up to EUR 1.5 mm 15% of Net Realised Gains between EUR 1.5 mm and EUR 5 mm 20% of Net Realised Gains of more than EUR 5 mm 50% of Net Realised Gains from any transactions involving Shakhtar Donetsk
O documento ainda vai estando aqui: https://docviewer.yandex.com/?url=ya-disk-public%3A%2F%2FODY%2BwIvU1YRmA82twqLuEPw%2BPcNQsPjzQgDgsLKzeI8%3D&name=Listagem%20de%20documentos%20-%20Doyen.xls&c=565609c3c37c
25 Novembro, 2015 at 19:27
Cherba, se achares prudente retira o link, não percebo nada do que é legal ou ilegal na internet.
25 Novembro, 2015 at 20:03
Se é legal ou não, não sei. Mas nesse documento está demonstrado que Bruno Paixão trabalha – ou trabalhou – para a Doyen. De 3 em 3 meses recebia 15.000 euros. Ou lampiões… 45.000 por ano
25 Novembro, 2015 at 20:47
45.000 a dividir por refeições de 200€ não dá para ter uma por ano.
acho mal!
25 Novembro, 2015 at 19:08
Confesso que nunca deixei esmorecer o Leão que existe em mim desde que me conheço, sou mesmo assim, nem melhor nem pior que os outros, sou um tanto ou quanto alucinado por este clube que inclusive já me ia fazendo perder o emprego devido a uma feia discussão (mais do que isso) que tive com uma chefia.
Sou assim, não levo para casa desaforos muito menos de gente de outras cores.
Já consegui mudar algumas crianças para o Sporting sendo filhos de pais benfiquistas, não desisto de lutar pelo meu Sporting, por isso este belo texto do Javardeiro soou-me a algo muito familiar, a criança que existe em mim nunca esmoreceu ao ponto de algum dia deixar de acreditar na imensidão que é o Sporting Clube de Portugal.
25 Novembro, 2015 at 19:18
o javardeiro é do caralho!!
25 Novembro, 2015 at 19:40
Bom texto!
Octávio em grande forma e a dizer umas verdades que era preciso dizer. Foi um dos melhores reforços do Sporting para esta época, até porque poupa o Presidente de um desgaste desnecessário.
25 Novembro, 2015 at 19:42
Comentário fora de linha
A Lampionagem empatou 2 a 2 e grande notícia: Jiménez marcou 2 golos!!!!
Se até este inútil marcou 2 golos tenho fundadas esperanças para o jogo com o Braga. AchO que é desta que o Fifica vai mesmo ABAIXO DE BRAGA…
25 Novembro, 2015 at 19:47
Atenção Wilson que os gajos vão entrar de moca na mão como fizeram Sábado connosco! Põe-te a pau e calça pitons de alumínio e tem a certeza que o Eliseu vê bem os pitons. Chama o gajo de parte, no aquecimento e mostra-lhos…
25 Novembro, 2015 at 19:49
Já agora mostra-os também ao filho de puta do jardel.
25 Novembro, 2015 at 20:32
Este está completamente deslocado e é tema já frio mas que me não permito esquecer.
Já não sei porquê publiquei esta na minha página do Facebook que, os tasqueiros se quiserem têm toda a liberdade de visitar.
Parece-me porém que, este fragmento da carta aberta ao Dr. Rogério Alves, sobre o tema das auditorias internas, que, penso ter acabado por não publicar aqui na tasca, vale a pena revisitar.
O Sporting e a Auditoria à Gestão dos últimos 20 Anos
“O Dr. Rogério Alves, consegue surpreender-me em algumas das posições que assume. Hoje ouvi-o afirmar que por razões de direitos humanos, constitucionais e da própria natureza do Estado de Direito nas auditorias há que observar o contraditório. Ora, uma auditoria não constitui um processo destinado a determinar a culpa de pessoas o seu grau e a sua natureza. Numa auditoria, nomeadamente à gestão, são analisados os efeitos das decisões tomadas face aos documentos que as substanciaram.
De uma auditoria poderá deduzir-se a necessidade de pôr em marcha um processo de inquérito e aí sim, terá de haver lugar a contraditório porque o seu objectivo será o de identificar e comprovar a autoria dos actos de gestão que causaram danos efectivos e a imputabilidade de culpa ou simples negligência a quem os praticou.. Caso no âmbito do Processo de Inquérito se identifique a existência de matéria passível de constituir objecto de processo crime, então, além dos aspectos disciplinares de natureza processual interna, deve o assunto ser depositado nas mãos do Ministério Público. Agora, o contraditório não faz sentido durante a realização de uma auditoria, nem é aos auditores que tal compete. Também, durante a realização da auditoria, sem estar na posse dos dados todos, senão a partir do momento da recepção do relatório final, quem contratou os auditores também não tem de avançar (nem deve) para o contraditório, sem que mande instruir um processo de inquérito pois, não estará, em consciência, em posição de o poder fazer apenas suportado pela informação FACTUAL constante dos relatórios produzidos pelos auditores.
O Senhor Dr. Rogério Alves, que pensa tão bem quando quer, não pode fazer este tipo de “confusões” (nem creio que as faça) e tenho de admitir que, essa confusão possa eventualmente ser intencional. Dá uma no cravo e outra na ferradura. Compreendo mas, não gosto. O Engº Godinho Lopes tomou uma quantidade de decisões de gestão que determinaram resultados económicos e financeiros de verdadeiro descalabro. Durante a sua gestão, o passivo do Sporting aumentou exponencialmente. Negócios levados a cabo durante o seu mandato, pelos elementos da sua Direcção e da sua Administração, têm contornos tão escuros que, não podem ser ignorados, exigindo o Sporting que sejam averiguados, de forma exaustivo e independente, de modo a determinar como se configura a culpa dos seus agentes, pelas consequências desastrosas que, os seus actos tiveram para o Sporting, a sua saúde financeira e sua probabilidade de sobreviver aos efeitos produzidos.
Tem razão quando diz que os Sportinguistas não gostam disto. É uma verdade de la Palisse. Evidentemente não gostam, por todas as razões que invocou. Simplesmente, não há maneira de passar uma esponja sobre o tema e irmos todos almoçar com os Presidentes do Sporting que antecederam Bruno de Carvalho. Lamentamos profundamente o que aconteceu. Não a auditoria mas, a sua indesmentível necessidade. Portugal foi demasiados anos o País dos impunes, governados pela impunidade feita Estado. Não é possível continuarmos na “Via dolorosa” sujeitos a poderes que transformaram o País e as suas instituições numa “choldra” sem identificarmos os causadores da ruína, sem lhes imputarmos a responsabilidade pelos seus actos e lhes impormos as consequências que dessa imputação advierem. Tem de ser assim no País e tem de ser assim no Sporting, por muito que a todos nos custe”
Aqui fica para quem não tenha lido.
Spooooorting!
Viva Bruno de Carvalho!
Bruno, já sabes, aponta o cilindro que, a gente empurra!
25 Novembro, 2015 at 20:40
Nada há de mais actual que a “Correspondência de Fradique Mendes”, nada de mais elucidativo da nossa actualidade social que “as Farpas”.
Se lerem estes dois, reconhecem os personagens, Sócrates, Vieira, Passos Coelho, António Costa, José Roquete, Godinho Lopes, Vale e Azevedo, Pinto da Costa, Antero & C.ia; Ricardo Salgado. Estavam lá todos, no século XIX, como agora, no Século XXI. Só é triste constatar que Portugal, em mais de cem anos, se mudou foi para pior.
25 Novembro, 2015 at 20:45
Teo Gutierrez tem uma lesão para estar parado vários meses, possívelmente
até ao final da época, necessitamos de um bom avançado em Janeiro,
pois ficamos muito limitados para lutar pelo campeonato.
25 Novembro, 2015 at 20:51
Faz como eu e larga o álcool.
25 Novembro, 2015 at 21:10
http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=4902325
Resposta ao nosso amigo TROLHA
25 Novembro, 2015 at 23:05
Se o jogo o diz é porque é verdade……….
25 Novembro, 2015 at 21:00
Se tu o dizes quem sou eu para te contrariar
25 Novembro, 2015 at 21:06
A lesão do Teo é grave? É verdade que ele não tem demonstrado muito mas para mim é mais jogador que o Montero e lutador também.
25 Novembro, 2015 at 21:14
Já tinham lido isto que está no site do Sporting…muito fix! 😉
Depois da Supertaça e da Liga, Sporting vence Benfica na Taça de Portugal (2-1)
No lançamento da quarta eliminatória da Taça de Portugal, Rui Vitória chegou pouco mais de meia hora atrasado para, por simples coincidência (a sério que alguém acredita?), iniciar a antevisão já depois de Jorge Jesus abordar a partida. Disse dez vezes a palavra ‘ganhar’, seis o nome ‘Sporting’ e outras tantas a ideia ‘equipa’. Esta noite, tudo junto, fez sentido: a melhor equipa, o Sporting, ganhou. E esse triunfo por 2-1 apenas pecou por tardio, na medida em que foi apenas consumado no prolongamento. Depois do que tinha acontecido na Supertaça e no Campeonato, o ‘derby’ voltou a mostrar a lei do mais forte.
Com a introdução de Fredy Montero no lugar de Teo Gutiérrez, os ‘leões’ tiveram uma entrada muito forte, encostaram o adversário no seu meio-campo e, aos quatro minutos, Slimani enviou de cabeça a bola ao poste após cruzamento da esquerda. No entanto, e na primeira vez que os ‘encarnados’ conseguiram esticar o jogo à baliza de Rui Patrício, Mitroglou inaugurou o marcador aos seis minutos, na sequência de um passe longo de Gaitán seguido de excelente recepção e assistência de Pizzi.
Ainda não havia propriamente uma corrente de jogo definida, mas o golo sofrido acabou por refrear os ânimos, com os ‘verde e brancos’ a terem mais dificuldades face à postura de ‘pequeno’ do Benfica: blocos baixos muito recuados, linhas juntas e tentativa de sair em transições rápidas tentando apanhar o Sporting desposicionado. Foi um jogo de sentido único e de paciência, que depois de uma boa oportunidade de Slimani (32’, numa jogada onde acabou por chocar com Júlio César) e outra de Jefferson (39’, grande remate de fora da área para excelente intervenção do guarda-redes adversário), chegou ao empate já nos descontos da primeira parte por Adrien, com um remate dentro da área após dois maus alívios da defesa contrária.
Ao intervalo, Jorge Jesus leu o jogo e… redobrou a superioridade: ao retirar Montero e colocar Gelson no corredor direito, arrastando também João Mário para a zona central do terreno, o Sporting teve 20/25 minutos de pressão intensa onde faltou apenas uma maior clarividência e pragmatismo no último terço do terreno. O Benfica lançou André Almeida, voltou a colocar algum equilíbrio no meio-campo, teve dois remates perigosos de Talisca e Eliseu, mas foram os ‘leões’ de novo a vir para cima, assumindo as rédeas de jogo e podendo ‘matar’ a partida ainda no tempo regulamentar por Slimani: aos 88 minutos, Júlio César fez uma defesa monstruosa a um remate à queima-roupa; no minuto seguinte, após jogada de Gelson, o argelino atirou por cima da trave.
No prolongamento, e com Ricardo Esgaio e Tobias Figueiredo a renderem Jefferson e Ewerton por questões físicas, o desgaste fez com que muitas vezes as pernas já não correspondessem às intenções da cabeça, mas acabou por vir ao de cima a maior qualidade técnica, táctica, individual e colectiva do Sporting, que chegou ao tento da vitória por Slimani aos 112 minutos num lance que, devido aos protestos (sem razão), valeu o segundo amarelo e consequente vermelho a Samaris. De registar também que, quase no final, o Benfica voltou a queixar-se de uma grande penalidade inexistente, algo que serviria depois para ‘justificar’ o desaire no final da partida. Ou seja, e na óptica dos queixosos, tudo poderia ser diferente. E as palavras ‘se’ e ‘perder’, que o treinador dos ‘encarnados’ dizia não entrar no seu vocabulário, lá tiveram de vir à baila. Neste caso, pela terceira vez consecutiva, algo que já não acontecia há 61 anos…
25 Novembro, 2015 at 21:19
Isso é tudo muito lindo Tadeu mas esta situação do Teo Gutierres deixa-me preocupado. Precisamos de o máximo de soluções o jogo com as galinhas já foi vem aí o Putedo.
25 Novembro, 2015 at 21:28
Tou preocupado com o Teo e com a possível penalização do Sli. Mas muito mais que isso estou preocupado com a nota negativa ao Jorge Sousa, mais uma vez! E aparentemente julgando pelo que sabemos o erro “principal” é o do suposto pênalti sobre o Luisao. Só pode ser a gozar, sinceramente! Nós jogamos mais, mas aqueles mete nojo mexem se melhor no meio da merda que são as nossas instituições futebolisticas. As notas dos árbitros são disso PROVA! É absurdo! tal como despromoverem o gajo que nomeiam para a final da taça. Não faz sentido. PONTO!
25 Novembro, 2015 at 22:08
Isto prova que o “sistema” continua activo…
É que se o árbitro teve negativa por causa do penalti (pretenso é claro…) sobre o luisão…
Quer dizer que o facto de não ter marcado 2 a favor do Sporting…
Não teve qualquer “peso” na dita…!
Abr SL
Olhe e para o amigo…
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTZSwLh_WE__fI7egTl7tLWfxTI0yzlo687zfEmlvonPN4-2ygh
25 Novembro, 2015 at 22:06
Cá em casa também sou muito democrático. Os meus garotos podem escolher entre o verde claro e o verde escuro 😀
Agora mais a sério, sou de opinião que devo passar aos meus filhos os meus valores morais e princípios de vida… e o sportinguismo é uma das coisas que pretendo passar-lhes.
Por isso os fiz sócios á nascença. Por isso já levei o mais velho de 4 anos algumas vezes a Alvalade (o mais novo irá assim que tiver idade para entrar no estádio) e por isso tento ir criando o bichinho bem lá dentro do coração deles.
Não fomento o ódio aos rivais porque isso pode ser algo que eles não saibam interpretar… Apenas digo para não dizerem mal dos outros, sabendo que o nosso clube é o Sporting!
Não irei falhar nesta missão… Sou um gajo teimoso nestas coisas e já fiz questão de garantir que não vão existir interferências… A família, os amigos e até na escola deles, já todos sabem que não quero que andem a buzinar ao ouvido dos garotos teorias carnidenses ou fruteiras.
PS: O facto da esposa ser leõa (e sócia, claro!) também me facilita a vida.
25 Novembro, 2015 at 22:14
Olhem não há ninguém mais democrático do que eu…
1 filho – um leão
+
1 filha – uma leoa
+
1 filha – outra leoa
Netos 4…:
Um gosta é de musica e diz que é do porto…estou “descansado” porque não liga nada ao futebol…
Uma neta é doente pelo Leão…!
Outro neto (o Tomás), é um pouco complicado…: o pai é dos benfas e está sempre a “puxar” por ele…o avô já o levou várias vezes a Alvalade, onde se comporta como um verdadeiro leãozinho…ao avô vai dizendo que é do benfas…mas também gosta do Sporting (é uma questão de o levar mais vezes a Alvalade…o problema são as horas dos jogos…)
A irmã apenas tem 2 anitos…umas vezes diz “fica”…outras vezes “”poting”…é preciso é calma…!!
Spoooorting…!!
25 Novembro, 2015 at 22:23
Oiçam o Alvaro Magalhães….é o único lampião que consegue minimamente ter um discurso coerente.
“Não me apercebi de nenhuma agressão…o árbitro errou para os dois lados…é ridículo por um miudo no flash…”
26 Novembro, 2015 at 10:47
Já tinha dito isso no dia seguinte ao jogo. Mandar o Guedes à flash é do mais amador que pode existir, sobretudo após a terceira derrota da época com o maior rival.
25 Novembro, 2015 at 22:25
Encher as caixas de email da fpf e liga a frisar a vergonha de as notas dos árbitros serem divulgadas, somente em jogos do Sporting, focarem a nota de Jorge Sousa num lance posterior a 3!!! na grande área dos lampiões, questionar as palavras do bosta costa a afirmar que sabe o que é necessário para questionar as arbitragens
25 Novembro, 2015 at 22:58
Isto!
É muito importante cair em cima destes merdas, mostrar-lhes que nao é o Bruno, somos todos nós que eles terão de afrontar!
E tu ? Ja escreveste à federação a dizer o que pensas das notas dos arbitros, isto sim é condicionar os arbitros!
contacto fpf
Arbitragem Futebol 11 +351 213 252 792 [email protected]
25 Novembro, 2015 at 22:41
“No verão, quando Jorge Jesus subiu a relvado e fez o seu primeiro discurso de leão ao peito, eu estava lá….”
Verdade, verdadinha , que eu estive lá contigo. 🙂
E desde esse dia tenho dito sempre : “os astros estão alinhados. Só podemos ser felizes.”
25 Novembro, 2015 at 22:54
O meu pequeno tmb tem 5 anos e respira Sporting !
Mais um que fica sempre triste quando lhe digo que os jogos sao à noite e nao pode ir…só de tarde é que o levo
25 Novembro, 2015 at 23:14
O Sporting escolhe-nos, e não o contrário.
Não gosto de doutrinação, aliás já tive uns problemas na antiga escola por causa disso.
A pequena já sabe que o pai gosta dos verdes, e canta pelo Sporting, mas conhecer, conhecer, só ainda a “preta”
25 Novembro, 2015 at 23:16
Tão bom…tal como nos tem habituado o LdP!
Ainda não tenho sportinguistas meus mas a sobrinha é sócia desde o dia em que nasceu com uma diferença de 2 horas entre ser cidadã portuguesa e sportinguista!
O meu sportinguismo foi sempre igual e mesmo nos piores momentos tive sempre um fervor enorme! Mesmo nessa altura perder um jogo era uma facada que levava dias a recuperar mas no jogo seguinte lá estava igual ao que era antes! Foi uma dor imensa aquela porque nos fizeram passar mas a muitos de nós fez-nos mais fortes ainda! Muitos há que abandonaram e só agora começam a voltar mas só os que nunca deixaram o Sporting sabem o prazer e o gozo que estar de volta dá! Não sinto isto só deste ano, sinto isto desde o LJ!
E é com toda esta força e com todo este prazer que vamos lutar até à última gota de sangue por trazer de volta o Sporting aos títulos! Pode não ser este ano que temos no ladrão um adversário à altura mas todos sentimos que mais cedo ou mais tarde vamos voltar a ganhar!
25 Novembro, 2015 at 23:31
Sem quere ser arrogante… Acho que temos equipa e vamos ganhar ao Porto!
Se perdermos pontos … Acredito que nao vai ser com nenhum dos “grandes”
25 Novembro, 2015 at 23:27
Rodnei (Ponte Preta) a caminho do Sporting?
25 Novembro, 2015 at 23:57
Amigo TROLHA esse jogador vai para o grémio de porto alegre
26 Novembro, 2015 at 9:10
Veremos.
26 Novembro, 2015 at 0:11
O sistema está a preparar o nosso afastamento da luta pelo título
26 Novembro, 2015 at 8:22
Isso já está desde o princípio. Cá estamos para ver o que se segue.