Venho agradecer-te. O futebol moderno não tem espaço para a construção de ídolos. Esse castelo bonito é tão leve como uma pena, como uma nota. Talvez mais como uma nota, vá-se lá saber porquê.
As crianças gostam de ter camisolas com um nome nas costas. Reconhecem a excitação que sentem quando assistem a mais um sprint do Ronaldo, porque adorariam correr tão rápido como ele. Reconhecem a técnica exímia do Messi porque, no ringue, também quereriam ser capazes de fintar os amigos todos e marcar golo. É a isso que elas dão valor. Elas não identificam as traições clubísticas e não ligam às notícias desportivas que dão conta dos jogos mesquinhos impostos nas renovações dos jogadores. Elas nem sabem o que isso significa. Contigo, eu quero ser criança. Não quero avaliar aquilo que poderá vir a acontecer, o facto de este mediatismo ser capaz de te levar para longe. Eu quero ser criança. Quero vestir uma camisola com o teu nome e lutar por todos os lances com a tua força, com a tua garra, com a tua vontade incalculável. Quero saber a que energias recorres para te apresentares 120 minutos em campo com a mesma postura de guerreiro. Como é que compreendes o nosso ADN tão bem ao ponto de teres consciência de que aquilo que fazes em campo seria o que todos nós faríamos se estivéssemos no teu lugar? É delicioso, incrível…
Há jogadores que marcam um clube. Por vezes, não importa o tempo que o representam. Importa o valor que deram ao símbolo pelo qual combateram durante esse tempo, a intensidade que transmitiam aos adeptos. Eu nunca me irei esquecer de ti. O futebol já me ensinou que dá muitas voltas, mas a vida também me vai ensinando que não podemos ser ingratos. Nós carregamos o amor, vocês carregam uma profissão. Eu nunca deixarei de amar o Sporting Clube de Portugal, mas sei que um dia poderás abandonar-nos. Só te conseguirei desejar toda a sorte, mesmo que esteja com lágrimas nos olhos. Continuarei a admirar toda a história que construíste com a nossa camisola ao peito e falarei de ti como um exemplo. Talvez alguns te condenem, mas esses são tolos… não sabem ser crianças.
Em momentos de desespero, quando já ninguém acredita e parece que uma força maior não nos permite marcar, tu apareces. Como um herói. E não me venham falar de sorte, porque já foste tu tantas vezes… no Sábado, correste para aquela bola como eu correria. Com a sede de quem tem a noção de que o Sporting tem de se voltar a impor. Com a ânsia de quem quer demonstrar que somos melhores, muito superiores ao buraco onde nos quiseram enterrar. Depois, festejaste connosco, como se compreendesses o valor daquela vitória e a ansiedade que nos estava a atingir. Que mais te poderemos pedir, Islam? Dedicação eterna? Claro que não. Eu sei disso e todos nós deveremos estar conscientes de que, um dia, irás sair.
“Vamos ganhar o jogo”, disse eu, quando a segunda parte do prolongamento estava prestes a começar. Perguntaram-me como é que eu tinha tanta certeza e foi aí que nasceu a lenda:” O Slimani ainda não marcou”. Obrigada por nos representares tão bem.
Texto escrito por Rugido de Uma Leoa, in As Redes do Damas
* “outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom se vai escrevendo na blogosfera verde e branca
26 Novembro, 2015 at 11:18
Quando é o jogo?
26 Novembro, 2015 at 11:24
ou 15 ou 16 ou 17 dezembro (segunda, terça e quarta)
26 Novembro, 2015 at 11:29
?!?!?! Isso não faz sentido nenhum…não será engano da FPF e ser nesse fds?! Nem sequer há campeonato nesse fds….
26 Novembro, 2015 at 11:19
…que pena. até gostava de derrotar o braga novamente na final. lá terão que ir com os porcos, os “GVerreiros”:)
26 Novembro, 2015 at 11:19
Fod@-se mas quem é que nos anda a representar nos sorteios da taça?!?
26 Novembro, 2015 at 11:20
O sorteio das bolas quentes está a correr muito bem ao Porto.
O Sporting está a ficar com os pepinos todos.
Os sportinguistas precisam de deixar o Benfica morrer sozinho em cebolada e preocupar-se com o Porto. Os corruptos são o verdadeiro rival na conquista do titulo. E andam tão caladinhos lá por cima… não é coisa boa.
26 Novembro, 2015 at 11:20
…daqui a 6 meses vamos ver onde está Renato Sanches
26 Novembro, 2015 at 11:22
Estes sorteios são muito engraçados… Agora juntem-lhes um estádio como o de Braga e uma arbitragem amiga e, se não fôssemos o Sporting Clube de Portugal, estariamos fodidos… felizmente somos!!
Força Sporting CP!!
26 Novembro, 2015 at 11:26
Fui só eu que achei que houve demasiado cuidado com as mãos acima dos potes, para dar um ar credível à coisa?
Nada contra ter saído o Braga. Se queremos ganhar a Taça outra vez, temos de eliminar todos e eles até devem ter uma certa azia por terem calhado connosco.
26 Novembro, 2015 at 12:28
Também reparei “nesse gesto”…enquanto baixava a mão para colocar “a casca do ovo”…
“Fazia esforços” para manter a mão contrária “à tona de água…”…
Aquilo é tudo gente que se preocupa muito “com as aparências…!!
Abr e SL”
26 Novembro, 2015 at 12:33
Abraço, Max! SL
26 Novembro, 2015 at 11:26
Bons dias, Caros Tasqueiros.
Num texto sobre o Slimani alguns Caros Tasqueiros preferem falar de jogadores dos milhafres… Não percebo…
Quanto ao Slimani: não é um grande jogador; mas é o NOSSO grande jogador. Elemento mais importante da equipe e que “arrasta” animicamente os colegas de equipe. Que colega é capaz de olhar para o Slimani fazer piques para recuperar bolas aos 90 minutos de um jogo e não sentir vontade de igualar tal esforço?
É um jogador limitado, mas tem superado isso com uma inigualável (infelizmente) e ininterrupta entrega ao jogo. Admiro os jogadores que dão tudo em campo. E, nisso, o Slimani NUNCA falha.
Agora, se conseguir moderar um bocadinho aquele temperamento…
SL
26 Novembro, 2015 at 11:27
O Braga teve um azar do crl no sorteio! Coitados! Aposto que neste momento estão os gajos todos do Braga a reclamar com as bolas quentes e frias.
Para nós é mais uma oportunidade de mostrar toda a nossa força! Ainda por cima são jogos ao fds que não têm nenhum impacto no campeonato!
PS: Já agora podem ajudar-me….o que aconteceu ás bolas quentes e frias o ano passado depois do dragun que nos deram equipas do CNS até não haver mais nenhuma?!
26 Novembro, 2015 at 11:31
Os jogos são a meio da semana (dias 15/16/17 – terça/quarta/quinta).
Vamos a Braga e depois à madeira jogar com o União (o jogo será certamente no domingo, porque na 4ª dia 23 vão jogar com o carnide o jogo em traso).
26 Novembro, 2015 at 11:34
Ainda vou ver essas datas…tens a certeza que nesse fds à campeonato?! No fds de 12 e 13 de Dezembro?!
26 Novembro, 2015 at 11:35
A data da Taça e 15/16/17…confirmado FB Sporting
26 Novembro, 2015 at 11:30
datas para os oitavos de final
Braga – SPORTING:
15 dezembro (segunda)
ou
16 dezembro (terça)
ou
17 dezembro (quarta)
De referir que, antes desse jogo recebemos o Moreirense em casa para a Liga
(13 dezembro – 13ª jornada) e depois desse jogo vamos à Madeira jogar contra o União (20 dezembro – 14ª jornada).
26 Novembro, 2015 at 11:32
Dia 15 é 3ª feira.
26 Novembro, 2015 at 11:33
À Madeira?! Eu tenho no dia 5 de Dezembro!
Não percebo essas datas! Ao que sei nesse fds (12 e 13 de Dezembro) não há campeonato! Eu pelo menos no meu calendário não tenho jogos…
26 Novembro, 2015 at 12:06
É com enorme orgulho que quero agradecer à Tasca do Cherba a partilha do meu texto, publicado nas Redes do Damas. Ver o meu trabalho (que não dá trabalho nenhum) ser reconhecido pelo universo leonino deixa-me sem aquilo com que mais gosto de brincar: palavras. Juntar a paixão pela escrita com o meu grande amor pelo Sporting é extraordinário, mas os vossos comentários e este reconhecimento é aquilo que me faz ter força para ir melhorando. Obrigada, leões/leoas. Obrigada do fundo do coração.
Sporting Sempre
26 Novembro, 2015 at 13:32
Com alguma tristeza mas muita alegria, faço a seguinte comparação:
Slimani evoluiu em 3 épocas, com as conhecidas vicissitudes físicas e contratuais mais, mas muito mais, que Ryan Gauld.
Porém é desnecessário que se diga mas, é justo que o faça, quanto à qualidade de cada um deles nas respectivas posições, numa escala de 1 a 10, o seguinte:
Físicamente:
Slimani leva vantagem nítida, 8
Gauld, em desvantagem clara, 6
Técnicamente:
Slimani: 5
Gauld: 8
Tácticamente:
Slimani: 10
Gauld: 8
Profissionalismo:
Slimani: 6 ( Lembremo-nos das questões pouco profissionais no relacionamento de Slimani com a SAD em 2013 e 2014)
Gauld: 10 (Lembremo-nos da lealdade e reconhecimento ao Sporting, sem mácula, regular e publicamente manifestadas desde o dia em que chegou).
Maturidade Psicológica:
Slimani : 8
Gauld : 10
Maturidade Física:
Slimani: 10
Gauld: 6
Capacidade de sofrimento durante o jogo:
Slimani: 10
Gauld: 8
Disponibilidade e solidariedade para e com a equipe:
Slimani: 10
Gauld: 10
Margem de Progressão:
Slimani: 2
Gauld: 7
Utilidade prática para a equipe em que cada um joga:
Slimani: 9
Gauld: 7
Total e (Média) de Pontos:
Slimani: 79 pontos (7,18)
Gauld: 74 pontos (6,72)
Diferença pontual de Slimani para Gauld e (Média):
Slimani: + 5 pontos (0,45)
O que é que isto nos diz?
1º A avaliação é subjectiva e feita à distância por um adepto e certamente diferente da avaliação dos treinadores.
2º Há outros critérios de avaliação que revelariam uma muitíssimo maior vantagem de Slimani, em termos de utilidade efectiva para a equipe em que joga. Por exemplo, qual a percentagem de jogos em que Slimani Jogou e o Sporting venceu, versus a perceentagem de jogos em que Slimani jogou e o Sporting não venceu, bem como a percentagem de jogos em que Slimani não jogou e o Sporting venceu, assim como aquela em que Slimani não jogou e o Sporting não venceu. Nem vale a pena ensaiar uma comparação nesta matéria.
Que conclusões tiro desta experiência?
Slimani é um valor seguro Elevadíssimo, agora, com muito menor margem de evolução que, há 3 anos. Slimani a continuar no Sporting já não vai evoluir muito mais mas, ainda pode melhorar significativamente a sua produção e alguma coisa a sua técnica de recepção de bola, passe e de finalização. Em meu entender o potencial máximo de Slimani será atingido até final da 1ª volta do campeonato do ano que vem.
Gauld é um valor seguro elevado com enorme margem de progressão nas vertentes Física, táctica e técnica. Não precisa de beijar o emblema quando marca golos pelo Sporting para que conheçamos a sua dedicação ao clube, a sua honestidade profissional e a alegria que sente no contributo dado à equipe.
Em termos de carácter, Gauld dá 10 a 5 ao Slimani, se o quisermos medir deste mesmo modo, numa escala de 1 a 10.
Slimani vai ser vendido nos próximos 24 meses e vai render largos milhões ao Sporting. Neste momento, é um jogador de características únicas no Futebol Mundial.
Neste momento, Ryan Gauld é um jogador fantástico, com uma gigantesca margem de progressão. Dentro de 3 épocas estará no máximo do seu potencial e será, certamente, um dos 5 melhores jogadores do Mundo na sua posição. Porém, neste momento, o único jogador da equipe A a quem poderia tirar o Lugar seria, eventualmente (digo eventualmente pois, nem disso tenho a certeza) ao André Martins.
Assim sendo, que pode fazer-se para dar as oportunidades a Ryan Gauld que merece e carece?
1. Conquistou o seu lugar de “indispensável” na B, tem de jogar e ter minutos na A, já este ano (Taça da Liga, convocatórias para jogos da Taça de Portugal e da Liga que permitam entrever a possibilidade de não constituir um risco pô-lo a jogar 20 ou 30 minutos, na segunda parte.
2. Levá-lo a jogos Internacionais da equipe A mesmo que seja para ir para a bancada.
3. Caso percamos hoje com o Lokomotiv, permitir-lhe jogar como titular contra o Besiktas e substituí-lo quando der sinais de cansaço ou, se não estiver a render, coisa que duvido.
Ryan Gauld (assim como Wallison) vão ser duas pedras importantíssimas na nossa equipe a partir da segunda volta do campeonato do ano que vem, assim como Iuri e Podence, Matheus e Gelson e talvez Sackô, também.
Infelizmente está muito tapado mas, vai ter o seu espaço e o seu lançamento enquanto jogador importantíssimo no Sporting e, depois, numa carreira em Inglaterra, provavelmente, num dos clubes de topo do futebol Inglês. Vai render uma data de milhões ao Sporting, disso não tenho dúvidas.
Será que estes jogadores têm um plano de carreira definido no Sporting, plano esse que conhecem? É provável.
Pergunto-me outra coisa, que vai acontecer com Carlos Mané? Estará o Sporting a perspectivar vendê-lo por 4 ou 5 Milhões, assim como vendeu Wilson Eduardo que, vai acabar a carreira, precocemente, num qualquer clube da Segunda Divisão…cá, ou lá fora!
26 Novembro, 2015 at 13:42
É caso para dizer: Slimani Resolve!!!!
26 Novembro, 2015 at 15:02
Slimani: Sou FÃ
Conquistou-me, no inicio não gostava muito dele… mas eu não entendo nada de bola 🙂
27 Novembro, 2015 at 0:57
Mas temos medo do braga???? Qual a diferença para um moreirense ou um p de ferreira??? É para varrer! SL
30 Novembro, 2015 at 8:46
Por falar em crianças, acabaram as borlas para os putos…